Issuu on Google+

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva Normas padrão para o uso correto da marca Sensitiva

Iole Di Natale.

Papelaria institucional padrão e demais materiais de comunicação


A imagem acima é do quadro feito exclusivamente para a Farmácia Sensitiva, foi pintado pela artista plástica Iole Di Natale. Ele está exposto na unidade da Vila Mariana. Será parte integrante da identidade visual, presente na maioria dos materiais de comunicação da empresa.

Iole Di Natale.

Veja na próxima página o texto por Oscar D’Ambrosio.


Pessoas, ser viços e produtos comprometidos com a sua saúde.


Painel de Iole Di Natale na Farmรกcia Sensitiva

4

Manual de Identidade Visual farmรกcia sensitiva


A MULHER SENSITIVA *por oscar d´ambrósio

A integração do ser humano com a natureza é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo. Os elos primordiais de cada um de nós com o ambiente vêm sendo progressivamente rompidos com uma violência inimaginável. Talvez a arte seja uma maneira de recuperar parte dessa história. O painel de Iole Di Natale na Farmácia Sensitiva, na Vila Mariana, São Paulo, SP, representa um papel fundamental nesse esforço. A empresa, voltada para a manipulação de fórmulas homeopáticas, fitoterápicas, dermatológicas e convencionais, ao colocar esta criação em seu espaço, mostra o desejo de valorizar as artes visuais. Os tons de verdes são essenciais no trabalho e apontam para a presença de árvores, tão importantes para a sobrevivência da cidade, que aparece de maneira consistente, no canto superior esquerdo do painel em tons de cinza. De fato, a metrópole hoje é o resultado do diálogo nem sempre afetuoso entre os prédios e a natureza. O foco da atenção dos olhos do observador, porém, é a magnífica mulher em tons quentes de amarelo, vermelho e laranja que surge atada às arvores, plena de força. É ela que, como mãe natureza e com seu poder de restabelecer a saúde, oferece princípios medicinais que livram de diversos males e nos reintegram ao meio ambiente. * Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

5


6

Manual de Identidade Visual farmรกcia sensitiva


INTRODUÇÃO

A Sensitiva é a farmácia onde a matéria-prima principal é a qualidade, desde a manipulação até o atendimento. É uma empresa que oferece produtos e serviços feitos com alma e tem o compromisso constante com a saúde dos seus clientes. Para traduzir a sua seriedade e profissionalismo ao mercado está introduzindo uma nova identidade visual que garantirá mais ainda o sucesso da marca e tudo o que ela representa. Este manual é uma publicação para estabelecer normas e padrões no uso correto da marca e todas as suas comunicações com os clientes, gestores, colaboradores e stakeholders. Além disso, garantirá uma comunicação clara, eficiente onde seus interlocutores identificarão imediatamente a empresa e associarão a marca à farmácia e ao seu posicionamento no mercado.

www.sensitiva.com.br

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

7


DEFINIÇÕES

O que é Identidade Visual? Identidade Visual é o conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa ou instituição. Compõe todas as manifestações físicas e tangíveis da personalidade da empresa e das pessoas que estão envolvidas, gestores, colaboradores e clientes. A importância da Identidade Visual Responsável pela identificação da instituição, a identidade visual bem estruturada transmite força, organização, competência, profissionalismo e outros valores da empresa. Além disso, mostra aos seus funcionários os objetivos da organização, fazendo-os trabalhar na mesma direção. Isso contribui para elevar a motivação e o espírito nas tarefas do dia a dia, gerando assim eficiência e produtividade. O Manual de Identidade Visual A normalização e a aplicação da identidade visual são feitas por meio do manual que organiza os elementos institucionais, especificando formatos, cores, tipografia e regras que orientam todas as manifestações visuais.

8

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

A Marca É o elemento mais importante de toda a identidade visual. Seu uso deve seguir algumas regras para manter a uniformidade em todas as suas aplicações. “A imagem da empresa, representada pela sua marca, é uma das armas fundamentais para disputar o mercado. Ela é o instrumento responsável pelo sucesso da empresa e de seus produtos ou serviços” (Moreira, M.E, Design Gráfico) Projetar uma marca forte, fazer planos de aplicação rigorosamente definidos, elaborar precisamente a programação visual é o princípio para garantir um bom desempenho mercadológico e o mais importante, a empresa ganhar a confiança do consumidor.


a marca sensitiva

Versão Preferencial vertical

Esta é a versão preferencial para aplicação da marca Sensitiva. O tamanho mínimo para redução da marca Sensitiva é de 2 cm na largura, isso garantirá a legibilidade sem distorções.

2 cm

Versão Auxiliar horizontal

Essa é a versão auxiliar para aplicação da marca Sensitiva. Utilizar em último caso quando o layout do material necessite essa configuração ou quando a versão preferencial for menor que sua largura mínima. O tamanho mínimo para redução da marca nessa versão auxiliar é de 4 cm na largura.

4 cm

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

9


cores e família tipográfica

Cores Institucionais Sensitiva Para reprodução das cores institucionais é necessário seguir os critérios das escalas pantone (cor especial), CMYK (impressão) e RGB (internet, e-mail, arquivos online).

Azul Médio Sensitiva Pantone: 300M CMYK: 100 - 44 - 0 - 0 RGB: 0 - 121 - 193

Azul Claro Sensitiva Pantone: 284M CMYK: 55 - 19 - 0 - 0 RGB: 108 - 174 - 223

Cinza Escuro CMYK: 0 - 0 - 0 - 85 RGB: 77 - 77 - 79 Paleta de cores softwares: 2º cinza da 2ª coluna A cor cinza foi definida para utilização em todos os textos da comunicação visual da Sensitiva.

10

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva


família tipográfica principal A família tipográfica é usada em textos para todo o material gráfico da Sensitiva. Foi adotado a família Gill Sans e suas variações: light, regular, bold e extra bold. GILL SANS LIGHT

FAMÍLIA GILL SANS BOLD

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZYW abcdefghijklmnopqrstuvxzyw 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZYW abcdefghijklmnopqrstuvxzyw 0123456789

GILL SANS REGULAR

FAMÍLIA GILL SANS LIGHT

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZYW abcdefghijklmnopqrstuvxzyw 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZYW abcdefghijklmnopqrstuvxzyw 0123456789

TIPOGRAFIAS ALTERNATIVAS Para um material gráfico não ficar poluído, é preciso limitar também o uso de várias famílias tipográficas. Definimos duas fontes como tipografia alternativa. CAFLISH SCRIPT

ARIAL

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZYW

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZYW abcdefghijklmnopqrstuvxzyw 0123456789

abcdefghijklmnopqrstuvxzyw 0123456789

Utilizar em texto para e-mail ou carta editada em documento word.

Iole Di Natale

Pode ser utilizada em textos para destaque. Exemplo: A frase do e-mail mkt.

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

11


aplicações da marca e seus elementos

versões alternativas Em casos especiais onde a marca, por outros motivos, não poderá apresentar-se no seu padrão normal, também teremos regras para aplicação. É necessário que haja controle da qualidade da reprodução. A seguir mostraremos os casos mais comuns. versão negativa (fundo escuro)

Deverá ser aplicado a marca nas suas cores padrões quando apresentar cores de fundos bem claro.

Deverá ser aplicado a marca em branco quando apresentar cores de fundo escuros.

uma cor

fundo imagens

Quando o material for impresso em apenas uma cor deverá ser aplicado a marca na cor Azul Médio Sensitiva ou preto caso o material seja pb.

Na situação em que o fundo é uma imagem, aplicar a marca Sensitiva em um fundo branco para garantir sua legibilidade. Conforme exemplo abaixo:

Iole Di Natale

versão padrão (fundo claro)

Iole Di Natale

uso incorreto do logo (fundos e imagens)

X

Iole Di Natale

X

12

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

X X

X

O tamanho da letra Sensitiva é a referência para o tamanho da margem do fundo branco, como descreve a figura ao lado.


elementos gráficos sensitiva Serão utilizados alguns elementos gráficos para compor os layouts das peças de comunicação visual da Sensitiva. imagem do quadro por iole di natale

Essa imagem será utilizada na maioria das comunicações visuais da Sensitiva.

Iole Di Natale

Iole Di Natale

Ao usá-la será necessário citar o nome da artista plástica Iole Di Natale.

linha curva sensitiva

Pode ser aplicada em cabeçalhos e rodapés para separar os textos dos títulos e em outros fins.

símbolo do logo sensitiva

Utilizada como marca d´água em diversas aplicações. A porcentagem variando entre 10% a 40%, dependendo do material produzido.

barra vertical para separação de texto

Nos textos em geral utiliza-se para a separação das informações a barra vertical: | (tecla de atalho: Alt + 0124) Exemplo: unidade vila mariana (11) 5539 6736 | rua joaquim távora 1524

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

13


peças institucionais | papelaria

cartão de visita | com identificação 8 6

Formato final:

4,5

9 x 5 cm

Marcia Aparecida Gutierrez Farmacêutica | Diretora Técnica

Papel:

Cel.: (11) 9997 2623 marcia@sensitiva.com.br

8

unidade vila mariana

unidade vila madalena

Tel.: (11) 5539 6736 Rua Joaquim Távora, 1524 CEP 04015-014

Tel.: (11) 3031 0222 Rua Luminárias, 211 CEP 05439-000

medidas em mm

14

Cores: 3X3

www.sensitiva.com.br

6

Couché 230 g/m2

30

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

Acabamento:

Refile com cantos arredondados Laminação Fosca


cartão de visita | sem identificação 8 Formato final:

4,5

6

9 x 5 cm

Papel:

8

unidade vila mariana

unidade vila madalena

Tel.: (11) 5539 6736 Rua Joaquim Távora, 1524 CEP 04015-014

Tel.: (11) 3031 0222 Rua Luminárias, 211 CEP 05439-000

medidas em mm

Cores: 3X3

www.sensitiva.com.br

6

Couché 230 g/m2

Acabamento:

Refile com cantos arredondados Laminação Fosca

30

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

15


peรงas institucionais | papelaria

papel timbrado (word) 20

20 Formato

10

21 x 29,7 cm (A4)

Fonte

Arial tamanho 10

15 medidas em mm

16

Manual de Identidade Visual farmรกcia sensitiva


envelope OFÍCIO E CARTA Formato

22,9 x 11,4 cm

Cores:

1X1 PANTONE 300M

www.sensitiva.com.br

unidade vila mariana

unidade vila madalena

Tel.: (11) 5539 6736 Rua Joaquim Távora, 1524 CEP 04015-014

Tel.: (11) 3031 0222 Rua Luminárias, 211 CEP 05439-000

Formato

32,4 x 22,9 cm

Cores:

1X1 PANTONE 300M

www.sensitiva.com.br

unidade vila mariana

unidade vila madalena

Tel.: (11) 5539 6736 Rua Joaquim Távora, 1524 CEP 04015-014

Tel.: (11) 3031 0222 Rua Luminárias, 211 CEP 05439-000

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

17


peças institucionais | diversos

assinatura de e-mail Formato 420 px de largura

Fonte

Arial tamanho 10 (nome, telefone e site) Arial tamanho 8 (cargo e e-mail)

e-mail marketing padrĂŁo Formato 600 pixel de largura

Iole Di Natale

Fonte Arial tamanho 10

18

Manual de Identidade Visual farmĂĄcia sensitiva


papel de parede | tela do computador Formato Varia de acordo com a resolução da tela do monitor utilizado

imã de geladeira | divulgação delivery Formato 4,5 x 5 cm

Material Imã

ENTREGA DOMICILIAR

unidade vila mariana

Tel.: (11)

5539 6736

unidade vila madalena

Tel.: (11) 3031

0222

www.sensitiva.com.br

Manual de Identidade Visual farmácia sensitiva

19


www.sensitiva.com.br

unidade vila mariana

Tel.: (11) 5539 6736 Rua Joaquim Tรกvora, 1524 CEP 04015-014 unidade vila madalena

Iole Di Natale

Tel.: (11) 3031 0222 Rua Luminรกrias, 211 CEP 05439-000


Manual de Identidade Visual - Farmácia Sensitiva