3 minute read

Figura 93 - Agenciamento

Azul: Público

Verde: Privado;

Advertisement

Figura 93 – Agenciamento

Fonte: Autor, 2021.

Fluxograma, organograma e agenciamento obtiveram referências do projeto Centro de Recuperação para Dependentes Químicos Cidade Viva, por ser um projeto nacional e com um programa bem completo.

121

5. CAPÍTULO 5 – INTRODUÇÃO PROJETUAL

5.1 CONCEITO (ARQUITETÔNICO / URBANÍSTICO)

O conceito principal do projeto tem como objetivo a reinserção social de diversas pessoas distintas, em suas diferentes classes sociais, mas todas elas têm a fragilidade em comum, o adicto precisa de estímulos para voltar ao convívio com a sociedade totalmente revigorado, a reinserção social então é algo a se trabalhar no projeto de forma que possa ajudar essas pessoas, que em algum momento desacreditaram da vida.

Sendo então uma forma de dar auxilio e também uma esperança para os adictos, seus familiares e para a sociedade como um todo. Pois um tratamento eficaz é aquele que atende às diversas necessidades dos indivíduos e não apenas ao uso de drogas.

Segundo conceito que o projeto irá atender é a neuroarquitetura termo que se refere a estudo da neurociência aplicada à arquitetura, o conjunto estuda como o ambiente físico ao redor interfere na nossa atividade cerebral, por consequência no nosso comportamento, segundo a arquiteta e urbanista Suzana Duarte estudos tem apontado que a ligação entre processos cerebrais e ambientes arquitetônicos consegue gerar um impacto na saúde emocional e física das pessoas, por meio de sensações e reações.

Capaz de mudar os níveis de emoção, uma tomada de decisão e até mesmo no bem-estar. Espaços com a aplicação do método podem estimular estados mentais de maior criatividade ou autocrítica, estimular a concentração ou a dispersão, aumentar a colaboração, socialização, relaxamento, facilitar o aprendizado e a memorização, ou até mesmo contribuir para a recuperação da saúde e para a diminuição da percepção de dor, diminuir o stress.

Tudo isso sem que o usuário do ambiente perceba, podendo até mesmo ajudar a tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, entre outros problemas. Neuroarquitetura estuda também a

122

psicologia, endocrinologia, ciência cognitiva, genética e até mesmo epigenética.

Dentro de neuroarquitetura existe um fator chamado biofilia, que consiste na mesma técnica, porém biofilia é aplicada ao interno dos ambientes por meio do design de interiores e paisagismo, quando o cérebro é estimulado da forma correta, ele corresponde. O homem é naturalmente ligado a natureza, estudos mostram que pessoas que tem suas atividades diárias ligadas ao verde tende a serem mais criativas, mais produtivas e mais calmas.

Primeiro conceito urbanístico que pode ser aplicado tanto no meio urbano quanto no edifício em si, é a versatilidade da relação entre o meio urbano e o projeto trazendo benefícios para ambas as partes, em prol da população e dos internos, dando a liberdade aos dependentes químicos e dessa forma inserindo-os aos poucos ao convívio cotidiano da população.

O segundo conceito urbanístico foi pensado para ser mais voltado ao seu meio urbano de um contato direto, arquitetura japonesa moderna, de forma a reforçar a recordação da Imigração Japonesa para os cidadãos e deixar em evidência essa relação que o município de Mogi das Cruzes tem com o assunto, voltando um pouco a história de Mogi das Cruzes.

Os japoneses chegaram ao país no dia 18 de junho de 1908, num navio desembarca com cerca de 800 japoneses, por meio da companhia Imperial de Imigração, eles fizeram com contrato com fazendeiros da plantação de café, com foco em trabalhar, porém o momento era de crise no Brasil e devido a isso os fazendeiros não cumpriram o acordo, a partir disso procuraram outros trabalhos na cidade.

Segundo o historiador e professor Mário Sérgio de Moraes, em História da Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes (2008), em 1919 eles chegaram em Mogi no bairro do cocuera, e nesse local começaram a plantar orquídeas, tomate e o caqui, depois a cidade fica conhecida como a terra do caqui, justamente por conta disso. Aliás tudo que eles plantaram foi considerado a melhor safra da época, e Mogi das Cruzes passou a ser conhecida nacionalmente pelas mãos dos japoneses, e mesmo assim eles sofreram muito, sofreram xenofobia.

123

This article is from: