Page 1


TAG Comércio de Livros Ltda. Rua Câncio Gomes, 571 | Bairro Floresta Porto Alegre - RS | CEP: 90220-060 (51) 3095-5200 contato@taglivros.com.br www.taglivros.com


Que bom ver você por aqui, desejamos boas-vindas! Esta é a nossa revista de experiências. Aqui, contamos como tudo começou e o que ainda está por vir. É a porta de entrada para o nosso universo literário. Vamos começar? As próximas páginas estão repletas de conteúdo interativo! Cada ícone significa algum tipo de redirecionamento de conteúdo. Reportagens, matérias e conteúdos extras Vídeos complementares Artigos do blog da TAG Produtos disponíveis na loja virtual

Boas leituras!


Associados 43 Quem são nossos associados

TAG 07 Quem somos nós

09 Aniversários da TAG

27 TAG na mídia

31 Prêmios

33 Projetos sociais

37 Sustentabilidade

45 Experiências além da caixa

47 Encontros

49 Flip

53 Histórias incríveis


Produtos 67

73

TAG Curadoria

Loja Virtual

74

76

TAG Inéditos

Moedas de aniversário

Literatura 80 Conteúdos literários


TAG


6


Quem somos nós? Muito prazer! Nós somos a TAG - Experiências Literárias, um clube de assinatura de livros que construiu, em poucos anos, a maior comunidade literária do Brasil. A TAG nasceu em julho de 2014, idealizada por 3 jovens, o Gustavo, o Arthur e o Tomás. Um mês depois, 65 associados receberiam o primeiro kit exclusivo. Hoje, o clube já reúne milhares de leitores associados e formamos um time com mais de 100 apaixonados por livros. Já compartilhamos cerca de 500 mil experiências com todo o país.

O que nos move?

Afinal, o que significa “TAG”?

Como surgiu o clube?

Linha do tempo da nossa história.

Conheça os livros favoritos da nossa equipe.

7


8


Aniversários da TAG Nós, particularmente, amamos fazer aniversário! E gostamos tanto que, todos os anos, aproveitamos o mês de julho (aquele no qual sopramos as velinhas) para preparar surpresas e projetos especiais e comemorar mais um ano de vida ao lado de quem mais importa: nossos associados.

Confira nas próximas páginas os projetos especiais que já preparamos!

9


Julho de 2015

1 ano na TAG Curadoria! Literatura brasileira em nosso primeiro aniversário Para fechar o primeiro ano da TAG, convidamos o escritor brasileiro Mário Prata para ser nosso curador. Apesar do seu amor declarado por livros de mistério, Prata indicou “Encontro marcado”, de Fernando Sabino.

O “Encontro marcado” é uma das obras mais conhecidas de Fernando Sabino, considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira e que, segundo ele mesmo, "nasceu homem e morreu menino".

Mário Prata e Fernando Sabino

10


O livro conta a trajetória de Eduardo Marciano, um jovem em desesperada procura de si mesmo e da verdadeira razão de sua vida. História de adolescência e juventude, de prazeres fugidios, desespero, cinismo, desencanto, melancolia e tédio, que se acumulam no espírito do jovem, amadurecendo em um mundo desorientado. Ele vê seu matrimônio quebrar-se quando já não pode abdicar. Por sua própria experiência, o suicídio deixa de ser uma solução. Nessa paisagem atormentada, ele deve renunciar a si mesmo, para comparecer ao encontro com uma antiga verdade. Fernanda, a milésima associada! No fim desse mesmo ano, chegamos a marca de 1.000 associados no clube! Para comemorar, nossa milésima associada recebeu uma caixinha especial, recheada de confetes e com um espumante personalizado - afinal, toda comemoração merece um brinde, nem que seja de longe!

Veja a montagem da caixinha!

11


Julho de 2016

2 anos na TAG Curadoria! A primeira edição exclusiva do clube

Em parceria com a editora Dublinense, a TAG enviou a sua primeira edição exclusiva, desenvolvida com todo carinho para nossos associados. “O vermelho e o negro”, de Stendhal, recomendação do escritor Luiz Ruffato.

Publicado na França pós-napoleônica, o livro é um clássico da literatura mundial. A obra narra a história de um ambicioso filho de carpinteiro, que faz de tudo para ascender socialmente: por ser inferior de berço, precisa revestir sua revolta com polidez, seus interesses com paixão, sua hipocrisia com inocência, e assim lutar contra a opressão e os preconceitos da sociedade francesa. Com grande profundidade psicológica, o autor insere-nos na mente de seu protagonista, tornando-nos cúmplices de suas hipocrisias e raciocínios – característica que o levou a influenciar mestres como Dostoiévski e Nietzsche. Ao fim da narrativa, apercebemo-nos diante de um brilhante retrato histórico, onde está pintada a exclusivista sociedade francesa do início do século XIX.

12


Naquele mês, um espaço reservado da revista foi de agradecimento e conquista. Confira!

Ao leitor Este é um mês muito especial. Desde que fundamos a TAG, dois anos atrás, temos cultivado diversos projetos, à espera do melhor momento para sua viabilização. Conforme a empresa cresce, é possível concretizar alguns deles. Nossos associados mais antigos deverão lembrar-se de que, no início, as caixas não eram estampadas. Éramos muito pequenos para o pedido mínimo de mil unidades que nosso fornecedor exigia. Então carimbávamos as embalagens, uma a uma, para que ficassem bonitas. Hoje, graças à confiança de todos, que tornam o clube maior a cada dia, pudemos realizar mais um sonho. É com muito orgulho que apresentamos uma das nossas mais esperadas novidades: a edição de luxo da TAG. Indisponível para compra em livrarias, a edição deste mês foi elaborada pela TAG com exclusividade para os nossos associados!

13


Julho de 2017

3 anos na TAG Curadoria! Releituras de contos clássicos escritas especialmente para a TAG Para o aniversário de três anos da TAG realizamos um antigo sonho: lançar uma obra original, idealizada e concebida como um presente ao associado do clube. Dez autores da língua portuguesa, Ivana Arruda Leite, Luiz Antônio de Assis Brasil, Beatriz Bracher, Milton Hatoum, Eliane Brum, Paulo Lins, Ana Maria Gonçalves, José Luis Peixoto, Maria Valéria Rezende e Cristóvão Tezza, relevantes dentro do cenário atual pela densidade e singularidade de seus escritos, foram convidados a escrever uma releitura de um conto clássico compondo uma coletânea cuja organização ficou a cargo de Luiz Ruffato e Helena Terra.

Confira como foi feito o projeto gráfico da edição!

Conheça os autores do livro.

O kit está disponível na nossa loja virtual. 14


Entenda o mimo: assim como os escritores contemporâneos de nossa coletânea, desafiamos os associados a tentar as suas próprias releituras! Dentro da caixinha, encontravam-se as palavras que compõem o poema Espelho, de Ana Martins Marques. Além do texto original, adicionamos algumas palavras que são a cara do associado!

Veja as resenhas escritas sobre a obra por nossos colunistas:

Sérgio Rodrigues

Carol Bensimon

Leticia Wierzchowski

Confira o evento de lançamento Uns e outros, o primeiro livro inédito escrito e enviado pela TAG. Os escritores Luiz Ruffato, Cristóvão Tezza e Ivana Arruda Leite discutiram a obra com mediação de Sergio Rodrigues.

15


Julho de 2018

4 anos na TAG Curadoria! Obra inédita no Brasil de uma vencedora do Nobel de Literatura Para o aniversário de quatro anos, enviamos um livro ainda inédito no Brasil de ninguém menos que a vencedora do Nobel de Literatura 2015 e um dos maiores fenômenos literários do mundo: Svetlana Aleksiévitch. Nesta obra, a escritora dá voz às memórias de pessoas que viveram a guerra durante a infância. Ainda, preparamos um presente especial: o diário de leituras foi pensado para enriquecer o universo literário: em suas páginas, o associado pode registrar suas leituras, citações favoritas, organizar sua biblioteca, anotar obras desejadas e quais livros emprestou ou pegou emprestado.

Veja como foi a edição.

A TAG realizou uma entrevista exclusiva com a autora! Confira. Mimo do mês: reunimos 4 escritores que assim como Svetlana, foram vencedores do prêmio Nobel de literatura e que agora podem marcar as páginas das leituras favoritas dos associados ou enfeitar as suas estantes.

16


Julho de 2018

4 anos na TAG Inéditos! Best-seller nigeriano de uma autora nunca antes publicada no Brasil Em abril de 2018 foram enviadas as primeiras caixinhas da nossa nova linha de assinatura, a TAG Inéditos. Com o objetivo de trazer em primeira-mão obras aclamadas pelo grande público lá fora, mas ainda inéditas no Brasil, a caixinha de julho recebeu o best-seller nigeriano Fique Comigo, de Ayobami Adebayo. Finalista do Baileys Women’s Prize for Fiction e avaliado em 4,5 estrelas pelos associados.

Veja como foi a edição.

O kit está disponível na nossa loja virtual.

17


Item extra nas caixinhas de aniversário! Para tornar as caixinhas ainda mais especiais, todos que trabalham na TAG escreveram cartas aos associados contando um pouquinho sobre como o seu trabalho se relaciona com a experiência de leitura! Assim, estreitamos nossos laços e tornamos nosso clube do livro mais forte. Conheça algumas dessas pessoas:

18


Essa é uma das muitas cartinhas que distribuímos pelos kits de aniversário. Compartilhe a sua com a hashtag #TAGLivros e publique no aplicativo do clube. Assim, você pode conhecer todas as mensagens escritas por quem trabalha na TAG especialmente para vocês, associados.

19


Essa é uma das muitas cartinhas que distribuímos pelos kits de aniversário. Compartilhe a sua com a hashtag #TAGLivros e publique no aplicativo do clube. Assim, você pode conhecer todas as mensagens escritas por quem trabalha na TAG especialmente para vocês, associados.

20


Essa é uma das muitas cartinhas que distribuímos pelos kits de aniversário. Compartilhe a sua com a hashtag #TAGLivros e publique no aplicativo do clube. Assim, você pode conhecer todas as mensagens escritas por quem trabalha na TAG especialmente para vocês, associados.

21


Julho de 2019

5 anos na TAG Curadoria! Um livro escrito especialmente para a TAG por José Luís Peixoto

Desde 2017 trabalhamos neste projeto por sua grandiosidade e importância. O autor escolhido para transformar essa ideia em realidade foi o premiado português José Luís Peixoto que escolheu escrever sobre a arte de escrever. Ele trouxe a imagem de José Saramago, personalidade tão admirada por ele quanto por nós, para desenvolver um enredo rico em metaliteratura. Neste ano lançamos um desafio aos associados: desvendar o projeto de aniversário antes mesmo de receber a caixinha. Para isso, elaboramos uma série de pistas.

Pista 1: No kit de abril, cada associado recebeu uma parte de um bilhete. Em um esforço coletivo pelo app e outras redes sociais, os leitores descobriram que um livro estava sendo escrito especialmente para a TAG. Pista 2: Os associados foram surpreendidos por um postal em suas caixinhas de maio. O remetente anônimo se apresentava como um escritor português, autor do livro de julho. Pista 3: José Luís Peixoto deixou um recado de voz aos associados revelando quem é a personagem central do seu romance, uma figura muito importante para a literatura mundial. Um mimo com cara de presente: para completar nossa experiência de aniversário, elaboramos uma box com 3 clássicos da literatura em formato de bolso: Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, Amor e amizade, de Jane Austen e A mão e a luva, de Machado de Assis.

22


Julho de 2019

5 anos na TAG Inéditos! Best-seller de Harlan Coben com mais de 70 milhões de livros vendidos e número 1 do New York Times A obra enviada na caixinha de aniversário da TAG Inéditos foi escrita por Harlan Coben, a autoridade do suspense policial no cenário literário contemporâneo. O autor já vendeu mais de 70 milhões de livros sendo o número 1 do New York Times. Em consonância com o tema misterioso de julho, desafiamos os associados a solucionar uma série de pistas que conduziam ao nosso projeto de aniversário. Pista 1: Os associados foram lançados em uma jornada pelos cenários do livro de julho. Para aqueles que chegaram até o final, uma revelação! Pista 2: As caixinhas de maio chegaram aos assinantes com um mapa e coordenadas misteriosas que indicavam o cenário onde se passa o enredo da obra de julho. Pista 3: O livro de julho deixou uma mensagem aos associados do clube: dicas sobre o premiado e reconhecido autor enviado na edição de aniversário da TAG Inéditos.

Um mimo com cara de presente: para completar nossa experiência de aniversário, elaboramos uma box com 3 clássicos da literatura em formato de bolso: O alienista, de Machado de Assis, Um Estudo em vermelho, de sir Arthur Conan Doyle e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

24


26


TAG na mídia O que estão falando sobre o clube?

“... um clube de assinatura de livros que envia mensalmente para o endereço do assinante um kit que inclui uma obra selecionada a dedo por um curador especial, e ainda uma revista temática sobre literatura e um mimo, escolhido de acordo com o autor ou título.”

“Já pensou se todo mês você recebesse na sua casa um livro surpresa? Você talvez não conheça a obra, talvez tenha visto o nome do autor só de relance e, mesmo assim, aquele livro é para você..”

27


“Em 2017, a TAG foi o Destaque do Ano do Prêmio Empreendedor de Sucesso, organizado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios.”

“Em agosto de 2014, um grupo de jovens egressos da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fundou uma empresa inspirada nos clubes de assinatura de vinhos e cerveja. Em vez bebida, queriam vender literatura. “

“Em um país onde 30% da população nunca comprou um livro, segundo dados da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", divulgada em maio, é curioso que um serviço de assinatura de livros veja seu número de associados crescer...”

28


“Em meio à enxurrada que jorra diariamente das prateleiras físicas e virtuais – mais de 50 mil títulos lançados por ano, segundo pesquisa anual da Fipe para a Câmara Brasileira do Livro –, os leitores têm buscado novas maneiras de encontrar livros resgatando uma prática antiga: o serviços de assinatura mensal…”

“O crescimento da TAG Livros foi tão surpreendente que o trio de amigos lançou em fevereiro um perfil de assinatura, chamado TAG Inéditos, e no qual a proposta é levar aos leitores best-sellers que ainda não chegaram ao mercado nacional.”

“Agora uma das mais conhecidas startups internacionais dos últimos anos, a TAG de quatro anos cresceu e está entre os maiores clubes de livros do mundo, com mais de 37.000 assinantes, que se dividem em dois grupos, TAG Curadoria e TAG Inéditos.”

29


Quer saber mais? Confira a publicação do blog.

30


Prêmios The Quantum Innovation Award Clube de assinatura de livros venceu na categoria de inovação. A premiação acontece durante a London Book Fair, importante feira voltada ao mercado editorial e o prêmio celebra a inovação em qualquer etapa do processo de publicação, do produto à plataforma, e foi recebido em mãos por Gustavo Lembert, sócio fundador da TAG.

Prêmio Empreendedor de Sucesso O maior prêmio do empreendedorismo brasileiro. Além de vencer nessa categoria, a empresa foi eleita o Destaque do Ano da premiação.

Prêmio Jovens Talentos Realizado pelo PublishNews, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e com a Feira do Livro de Frankfurt, o prêmio é entregue a um profissional com menos de 35 anos que se destacou na indústria do livro. Gustavo Lembert, diretor de produtos da TAG, foi o vencedor da terceira edição.

31


32


Projetos sociais Como levamos a literatura além do clube

A TAG sempre acreditou no poder da leitura compartilhada como um agente de transformação social. Aqui no clube compartilhamos sentimentos, experiências e novas descobertas. Ao longo desses 4 anos realizamos diversas iniciativas sociais, confira por onde passamos:

2014

Caça aos livros!

2016

Em parceria com Um Pé de Biblioteca, reformamos uma biblioteca!

33


Para amplificar nossas ações e levar nossas experiências literárias para fora do clube, surgiu em 2017 o Projeto Despertar, pensado para incentivar a leitura em pessoas que têm pouco acesso aos livros e estimular a formação de novos leitores. Além de doações para diversas bibliotecas, projetos e instituições durante o ano, o Despertar trabalha a experiência de clube do livro com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Projeto Despertar conclui sua primeira edição!

2017 Veja como foi essa edição!


2018

Projeto Despertar conclui sua segunda edição, dessa vez, organizada pelos associados do clube!


36


Sustentabilidade

Como um clube de livros, temos as nossas responsabilidades Ser sustentável não significa, necessariamente, zerar o uso de recursos. Acreditamos que podemos usá-los com propósito e responsabilidade. Buscamos trabalhar com fornecedores que usam tecnologias sustentáveis como máquinas sem utilização do álcool, tinta a base de soja, chapas sem processamento químico e que utilizem papéis certificados FSC, um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido que identifica, através de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal. Além disso, solicitamos somente a quantidade necessária ao negócio, devolvemos caixas excedentes ao fornecedor para reciclagem, enviamos estoque antigo para reaproveitamento e incentivamos nossos associados a reutilizarem as caixinhas em soluções simples do dia a dia como organizadores de gavetas, camas de gato, porta-objetos e outras funcionalidades possíveis. Com frequência, doamos livros para escolas, projetos, bibliotecas e outras iniciativas que compartilham da nossa filosofia.

37


Conheça um pouco das empresas com as quais trabalhamos A Arco – Ações para Reciclagem e Compostagem, é a solução escolhida pela TAG para a gestão dos resíduos gerados na empresa. Através de treinamentos e sensibilização dos colaboradores, entrega dos contentores para armazenamento temporário dos resíduos, coleta diária e regular, correta destinação dos resíduos, mensuração dos impactos positivos e comunicação externa desses indicadores, oferecem uma solução segura e sócio ambientalmente adequada. Como posso reutilizar as minhas caixinhas da TAG?

Tudo sobre o copo Menos 1 Lixo:

Mimo fevereiro TAG Curadoria Canudo de inox

Mimo abril TAG Curadoria Copo eco

38


400g

Todas as segundas-feiras recebemos as nossas caixinhas de frutas da 400g. O propósito da 400g é combater o desperdício de alimentos no Brasil escoando hortifruti fora do padrão tradicional para pessoas e empresas que busquem práticas mais sustentáveis no dia a dia

As frutas que recebemos não tem agrotóxicos e são cultivadas por famílias de agricultores próximas da nossa sede.


Associados


Confira a entrevista que realizamos com uma das primeiras associadas! 42


Quem são os nossos associados Leitores de todo o Brasil que compartilham experiências literárias Os associados da TAG estão espalhados por todos os estados do Brasil. Já pensou que um dos seus vizinhos, colegas de trabalho ou faculdade e até mesmo aquela pessoa que pega o mesmo ônibus que você todos os dias pode ser um deles? Cada associado é especial e único pra nós. Em comum, eles têm duas caraterísticas: o amor pelos livros e a ansiedade por receber nossas caixinhas todos os meses.

Veja alguns depoimentos:

43


44


Experiências além da caixa Vivências que ultrapassam o livro Todos os meses, com a chegada das caixinhas do clube, compartilhamos experiências literárias! Para expandir essas vivências e levá-las para além do kit, buscamos outras maneiras de nos conectarmos e relacionarmos.

Aplicativo da TAG Desenvolvemos um aplicativo exclusivo para os associados do clube! Funciona como uma rede social literária. Lá, você pode avaliar suas leituras, compartilhar percepções sobre as obras e conversar com outros associados sobre os livros da TAG. Além disso, o nosso “Cafezinho” está repleto de discussões e conversas sobre o universo da literatura. Indique leituras, conheça novos leitores, converse através do chat e marque encontros presenciais na sua cidade! Baixe o app:


46


Encontros Uma das melhores partes de participar de um clube de livros é, sem dúvidas, a possibilidade de discutir e trocar opiniões a respeito de uma obra. Com a TAG não é diferente. Recebendo livros incríveis todos os meses, os próprios leitores tomaram a iniciativa de complementar a experiência TAG e passaram a organizar encontros presenciais para discutir as obras enviadas pelo clube. De maneira orgânica, os encontros presenciais foram surgindo em diversas cidades do Brasil, das capitais ao interior, de norte a sul. Dessas reuniões da comunidade TAG surgiram diversas amizades e até amores. Em 2018, foram mais de quase 1.000 encontros atravessando o país, totalizando mais de 90 cidades em quase todos os estados, imaginem quantas histórias! Quando a TAG ainda era apenas um esboço no papel, lá em 2013, tínhamos muitas expectativas e sonhos, mas seria impossível imaginar que a comunidade de associados teria um papel tão ativo - e afetivo - nessa construção. Em 2015, foi criado o primeiro grupo de Facebook, seguido pelos grupos de WhatsApp. Em 2016, o nosso aplicativo foi desenvolvido, ampliando ainda mais as possibilidades de discussões e debates sobre literatura. Em 2019, não é mais possível imaginar a experiência TAG sem a presença da comunidade e dos encontros. Por isso, homenageamos alguns desses momentos com os registros enviados com tanto carinho pelos associados.

47


janeiro 2019 a velocidade da luz

janeiro 2019 Um casamento americano

de Javier Cercas

de Tayari Jones

c

ompartilhar as impressões de uma leitura é uma das melhores experiências de fazer parte de um clube de leitura. Pensando em proporcionar boas discussões, preparamos questões para iniciar o debate do encontro do livro enviado no mês de Janeiro – A velocidade da luz do autor Javier Cercas escolhido pelo curador João Anzanello Carrascoza.

1 2 3 4 5

Você diria que o narrador do livro é um anti-herói? Como você se sentiu em relação a ele?

Ainda como o professor em Urbana, Rodney não costumava ter muitas pessoas ao seu redor. Ainda assim, o protagonista sentiu uma atração por ele desde o primeiro encontro. Qual você acredita que foi o magnetismo que Rodney exerceu sobre ele?

Rodney tem uma visão controversa sobre a guerra, que poderia deixar quem a escutasse no mínimo hesitante. O que você pensa sobre esse problema, da beleza da guerra, que permeia boa parte da narrativa?

Você foi surpreendido pelo desfecho de Rodney? De que forma ele impactou sua visão sobre o livro?

O posfácio de Carrascoza foi bastante comentado no aplicativo. Ele contribuiu para a compreensão da leitura? De que maneira ele se aproxima de “A velocidade da luz”?

c

ompartilhar as impressões de uma leitura é uma das melhores experiências de fazer parte de um clube de leitura. Pensando em proporcionar boas discussões, preparamos questões para iniciar o debate do encontro do livro enviado na TAG Inéditos – Um casamento americano de Tayari Jones.

1 2 3 4 5

Mais do que sobre o problema do encarceramento em massa, Um casamento americano conta os efeitos colaterais causados por um sistema carcerário falho. O que você achou da trama que a autora concebeu a partir do ponto de vista dos três protagonistas? Com qual dos personagens você se identificou mais?

Celestial e Roy escrevem cartas um para o outro quando ele está na prisão. O que esse elemento da história nos mostra sobre o relacionamento?

Em que momento você diria que o casamento de Roy e Celestial começa a estremecer? Você acha que eles teriam permanecido juntos caso Roy não tivesse ido para a prisão?

Celestial procura companhia e amor em Andre, seu velho amigo, durante a ausência de Roy. Você concorda com a decisão? Ou acha que ela deveria ter permanecido leal a Roy, independentemente da situação? Se você pudesse reescrever a história, modificaria o destino dos casais?

Nos Estados Unidos, um em cada três homens negros poderá ser preso em algum momento da vida, segundo estudo feito pelo The Sentencing Project. Você acha que a autora foi empática em sua abordagem do tema?

As perguntas para debate do livro do mês

Veja as dicas para realizar um encontro TAG em sua cidade! É muito simples ficar por dentros dos encontros que vão acontecer na sua cidade: primeiro, baixe o aplicativo da TAG procurando por “TAG Livros” na App Store ou na Play Store. Abra o aplicativo e selecione o segundo ícone no rodapé da página. 48


2017 No final de julho, aconteceu a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty, e a TAG esteve por lá! Nossa primeira ida à Flip rendeu um encontro entre os associados, com a participação de Sérgio Rodrigues, escritor e colunista do blog Etcetera, de José Luis Peixoto, um dos autores do livro exclusivo da TAG, Uns e Outros, e da booktuber do nosso canal, Mell Ferraz. Conversamos sobre as releituras, as impressões dos associados sobre o livro e, é claro, literatura!


2018 Em julho de 2018, a TAG participou da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) mais uma vez. O que começou com um encontro entre os associados em 2017 resultou em uma programação incrível e muito mais completa neste ano. Logo no primeiro dia da 16ª edição da Flip, um café de boas-vindas aos associados na casa compartilhada entre a TAG e outras seis editoras inaugurou um espaço que ainda seria ocupado por muitos leitores e escritores. A presença dos booktubers Isa Vichi, Mell Ferraz e Yuri Al'Hanati fez sucesso entre o público, que também aproveitou nossa lojinha física para adquirir seus produtos literários favoritos. Porém, o dia em que a casa esteve mais lotada foi aquele em que, logo após um evento exclusivo com os associados acerca da “Escrita Negra Transnacional”, a escritora Conceição Evaristo prestigiou seus fãs com uma sessão de autógrafos aberta ao público. Por fim, no domingo, quem passou por lá foi o autor Colson Withehead, que publicou Underground Railroad – Os caminhos para a liberdade, livro enviado pelo clube no mês de abril. Além das discussões apaixonantes sobre literatura que presenciamos, o que mais emocionou a todos foram os encontros e abraços que ela proporcionou.

Acesse o link e confira a matéria completa do evento, além do vídeo que preparamos com os melhores momentos da TAG na Flip.


51


52


Histórias incríveis Somos formados por pessoas, livros e vivências Fazer parte de um clube do livro não é apenas compartilhar leituras: é trocar ideias, é viver experiências, é criar laços e dividir momentos especiais. Conheça algumas histórias que passaram pela TAG e nos mostraram que a literatura une, constrói e acolhe.

Dia do Professor Momento de agradecer Para celebrar o Dia do Professor em 2018, a equipe da TAG compartilhou as caixinhas de experiências literárias com aqueles que tanto os transformaram! Confira os depoimentos:

53


Pedido de casamento Um capítulo de uma história de amor dentro da TAG qualquer coisa, os dois se tornaram inseparáveis após um primeiro beijo em uma festa “onde muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo”, como definiu Rafael. Mesmo após um longo relacionamento, casar não estava propriamente nos planos, mas Rafael teve, subitamente, uma urgente epifania: o pedido estava quase escapando para oficializar os planos de uma vida compartilhada.

Foi no início de 2018, voltando da festa de casamento de um primo, em um clima nostálgico e comemorativo, que Rafael Reis soube que queria pedir a namorada, Giovana Varasquim, para passar a vida ao seu lado. Namorados há seis anos, os engenheiros se conheceram quando eram trainees em uma empresa de mecatrônica em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Amigos antes de

Mas não era uma tarefa simples ou óbvia. Giovana é descrita por Rafael como objetiva, racional e pragmática. Workaholic e sempre viajando a trabalho, a jovem “escapa” da rotina lendo os livros enviados pela TAG – ela é associada do Curadoria e Inéditos – e participando dos encontros regionais (os quais ela descreve como “verdadeiras comunidades”). Por estar quase sempre longe de casa, é ele que, via chamada de vídeo, mostra o livro, revista e mimo que chegam a cada mês. Rafael conta, inclusive, que Giovana fica super ansiosa pelos kits e pouquíssimas coisas conseguem deixar ela tão empolgada assim. Querendo fazer uma surpresa que tivesse um significado, Rafael lembrou da TAG: ele diz que associa o clube à felicidade de Giovana. Naquela noite em que voltaram do casamento do primo, ele mal dormiu. Entrou em um “modo ansiedade”, como ele mesmo definiu, e,

ainda naquela madrugada, enviou um e-mail para a nossa equipe. “Queria fazer isso de uma forma especial e significativa pra Gi, e não consigo pensar em mais nada melhor do que ter a TAG como pano de fundo para esse tema”, escreveu ele, lá em agosto.

54


Foi algo inédito por aqui. "Love is in the air" define os dias de preparação para que tudo funcionasse de acordo com os planos. Giovana, sem desconfiar de nada, recebeu um bilhete dourado dentro do kit de setembro com um convite para visitar a TAG. Veio de Florianópolis até Porto Alegre só para isso, e, ao chegar, encontrou os funcionários (que já sabiam de tudo) agindo com

naturalidade, como se tudo aquilo não passasse de uma visita de rotina. Durante o encontro, quando Giovana aprendia a montar os kits no pavilhão, Rafael apareceu de surpresa, com um anel de noivado cheio de brilhantes e a pergunta que fez com que todos os funcionários (escondidos atrás das pilhas e pilhas de kits) segurassem a respiração por uma fração de segundo.

A resposta, positiva (!), fez com que todos gritassem de felicidade pelo mais novo casal que, agora, terá a TAG para sempre em sua história. A maior ironia de todas? O primeiro livro recebido por Giovana após se associar à TAG foi O Casamento, de Nelson Rodrigues, enviado em agosto de 2016.

55


Como um grupo de leitores se uniu para salvar um amigo da cegueira: A diferença feita pela união

Segundo um estudo realizado pela The New School for Social Research, de Nova York, pessoas que leem ficção apresentam maior habilidade em detectar e entender emoções alheias. Tal estudo provou-se verdadeiro em um grupo de leitores da TAG: comovidos com a história de um associado, uniram-se para ajudá-lo a continuar desfrutando do amor pela literatura.Até os 19 anos, Quenani Leal, hoje com 34, não era um grande leitor: sua mãe, dona de uma livraria em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, indicava livros que não faziam com que ele gostasse de ler. Tudo mudou quando, ainda no final da adolescência, o jovem descobriu um problema de visão que poderia levá-lo rapidamente à cegueira. A ideia de nunca mais poder ler o assustou tanto que, a partir daquele momento, Quenani começou a devorar todos os livros que podia.Foi em 2013 que ele fez seu primeiro transplante de córneas para tentar vencer o ceratocone, uma doença que afeta o formato e a espessura do tecido. Ao longo de mais de 3 anos, seu corpo tentou aceitar as córneas doadas. Em janeiro de 2017, porém, seu médico deu uma triste notícia: “Eu havia perdido a guerra. Teria pouco mais de 6 meses para refazer o transplante ou perderia a visão”, conta Quenani.O período coincidiu com sua entrada na TAG, clube de assinatura de livros, e no grupo Tag@relas, um dos que reúne os associados através do WhatsApp. Em uma discussão sobre como surgiu o gosto pela leitura, por acaso,

56


Quenani acabou dividindo sua história pessoal e o difícil momento pelo qual estava passando. Comovidos com a ideia de perder um membro do grupo, que poderia ficar impossibilitado de ler, os participantes do Tag@relas logo tomaram a iniciativa de criar uma vaquinha virtual para ajudar o amigo. Em apenas 4 dias, eles ultrapassaram o valor necessário. Com o restante do dinheiro, Quenani conseguiu, além de pagar pela cirurgia, arcar com uma parte das despesas hospitalares. O procedimento, realizado em março de 2017, foi um sucesso: “Meu corpo reagiu bem melhor dessa vez. Logo após a primeira cirurgia, parecia que eu enxergava através de um copo d’água. Depois da segunda, havia apenas um papel filme. Passei a ter uma vida normal a partir de uma visão que não tinha mais jeito”, diz Quenani, que, graças ao êxito do retransplante, conseguirá concluir dois grandes projetos: graduar-se na faculdade de Publicidade e Propaganda e seguir com sua carreira de fotógrafo.

“Por muitas vezes a gente pensa que as conexões digitais não têm relevância. Mas os avatares são pessoas. Uma córnea não é uma peça de computador que se pode simplesmente comprar e substituir. É preciso uma rede muito grande de pessoas para fazer um transplante acontecer, desde a formação do médico até a família que dispôs o órgão da pessoa amada, e por duas vezes para mim. Talvez eu não conheça 99% daqueles que contribuíram com a vaquinha, mas eles transformaram a minha vida. E agora eu estou enxergando de novo. Como pode alguém ter tanta empatia? Isso não está resumido na vaquinha. É muito mais profundo”, diz Quenani, que completa: “É fascinante ver o que uma comunidade de interessados pela leitura pode fazer e isso é uma lição para mim; uma coisa à qual eu não consigo mais ficar indiferente. É impressionante o poder que isso tem”

57


Ações especiais Todos os dias, ficamos encantados com as histórias que ouvimos dos nossos associados e também muito felizes com as relações calorosas que construímos com cada um. Por isso, nada mais justo do que retribuir uma parte desse carinho com pequenas surpresas. Separamos algumas das que colecionamos ao longo do tempo para compartilhar com você, confira em nossa postagem do blog!

6 associados da TAG que foram surpreendidos.

Cantinho do associado Onde guardamos todo o carinho que recebemos Já recebemos muitas cartinhas aqui na TAG e, eventualmente, até mesmo alguns presentes! Todo esse carinho é cuidadosamente guardado e exposto em nossa biblioteca principal, para sempre nos lembrarmos dos laços que criamos dentro do clube.

58


Leituras em aquarela A literatura tomando forma

A associada Eloisa Bido, de São Miguel do Oeste – SC, compartilhou no aplicativo do clube alguns dos extraordinários quadros que pintou em homenagem às obras enviadas pela TAG. Acima, estão imagens da postagem original e as obras que ilustram Quase memória (agosto de 2017), As alegrias da maternidade (outubro de 2017), As três Marias (novembro de 2017) e O alforje (fevereiro de 2018). Estamos no aguardo de outros associados artistas que gostem de entrelaçar suas criações com o mundo da literatura!

59


Fora da caixinha Já pensou em vivenciar a história? Dois associados da TAG resolveram transcender as experiências literárias das obras que receberam em novembro e dezembro. Em diferentes lugares do globo, ambos buscaram estimular os cinco sentidos nos cenários descritos pelos autores e vivenciados pelos seus protagonistas. Com as experiências além-páginas, puderam observar os espaços e aposentos e viver daqueles raros momentos em que se mesclam ficção e realidade.

Darwin Nascimento Oliveira, associado de Fortaleza, visitou o internato pelo qual Rachel de Queiroz circulou durante a infância, na capital cearense, e que virou cenário importante de As três Marias, obra enviada em novembro de 2017. Tirou fotos, vasculhou documentos da menina Rachel e de suas amigas Odorina Castelo Branco e Alba Frota – inspirações para as outras duas Marias do romance – e registrou a experiência em seu canal de YouTube Seleção Literária.

60


Thiago Bischoff Müller, de Porto Alegre, viajou para Barcelona e levou os amigos para conhecer a Praça do Diamante, a mesma praça que a protagonista e narradora Natalia – ou Colometa – visitava na obra homônima de Mercè Rodoreda, enviada em dezembro de 2017. Chegando lá, também fez os seus registros.

61


Dia dos Namorados Nada melhor do que compartilhar amor e livros Ao relacionar amor e livros, logo pensamos em casais célebres da literatura, como Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, Bentinho e Capitu, Romeu e Julieta, entre tantos outros. Na TAG, no entanto, o romance não é uma exclusividade dos personagens dos livros enviados.

Em maio de 2017, perguntamos no Espaço do Leitor e no nosso aplicativo quem dividia a assinatura da TAG com o seu “mozão”. Para aqueles que comentaram o nome da sua cara metade no post, colocamos uma surpresinha no kit de junho, em homenagem ao Dia dos Namorados.

62


Mimo que subiu ao altar Associados levaram a TAG para um momento marcante da sua história Também em maio de 2017, um dos nossos mimos foi para o altar! Os associados Saionara e Ilia se casaram e transformaram o saquinho com as moedas de Os irmãos Sisters em um porta-alianças.

Felicidades para o casal!

Junior Bach

63


Produtos


66

Conceição Evaristo


TAG Curadoria

2014

Conheça as grandes personalidades que já indicaram os seus livros favoritos aos associados da TAG

Mario Sergio Cortella O físico (1986), de Noah Gordon

2015

Mario Sergio Cortella é filósofo, escritor e professor. Dentre sua obra, destaca-se Por que fazemos o que fazemos?, livro publicado em 2016.

Patch Adams O intruso (1948), de William Faulkner e Vida e Proezas de Aléxis Zorbás (1946), de Níkos Kazantzákis. Patch Adams, médico e ativista, é reconhecido internacionalmente pelas suas ideias inovadoras a respeito do tratamento de enfermidades. Sua vida inspirou o filme Patch Adams, estrelado por Robin Williams.

67


Cíntia Moscovich Patrimônio (1991), de Philip Roth

2016

Cíntia Moscovich é jornalista, Mestra em Teoria Literária e escritora. Seu primeiro romance Duas iguais, lançado em 1998, foi vencedor do Prêmio Açorianos de Narrativa Longa.

Luis Fernando Verissimo O Seminarista (2009), de Rubem Fonseca e Memórias de Brideshead (1945), de Evelyn Waugh Luis Fernando Verissimo é um renomado escritor brasileiro. Filho de Erico Verissimo, já publicou mais de sessenta títulos que compõem uma extensa obra de contos, crônicas e romances, entre outros.

Luiz Ruffato O vermelho e o negro (1830), de Stendhal Luiz Ruffato nasceu em Cataguases, Minas Gerais. Eles eram muitos cavalos, romance que publicou em 2001, foi vencedor do Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional.

Leticia Wierzchowski Stoner (1965), de John Edward Williams Leticia Wierzchowski é uma escritora brasileira conhecida principalmente pelo seu livro A casa das setes mulheres (2002), romance de enorme sucesso adaptado para a televisão. 68


2017

Chimamanda Adichie As alegrias da maternidade (1979), de Buchi Emecheta Chimamanda Adichie é uma das escritoras contemporâneas de maior sucesso literariamente. Seu segundo romance, Meio sol amarelo (2006), foi vencedor do Orange Prize de Ficção e adaptado para o cinema em 2013. 7 coisas que você não sabia sobre Chimamanda Adichie

Mario Vargas Llosa O leopardo (1958), de Giuseppe de Lampedusa Mario Vargas Llosa é uma das principais vozes latino-americanas da literatura. Em 2010, foi vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. TAG tem seu primeiro curador Nobel de Literatura

Daniel Galera Os irmãos Sisters (2011), de Patrick deWitt Daniel Galera é escritor e tradutor literário. Barba ensopada de sangue, título que publicou em 2002, foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura.

Entrevista com Daniel Galera

69


2018

Conceição Evaristo Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (1969), de Maya Angelou Conceição Evaristo é uma renomada escritora brasileira. Doutora em Literatura Brasileira, já publicou romances, contos e poemas. Entrevista com Conceição Evaristo Eliane Brum Voragem (1931), de Junichiro Tanizaki Eliane Brum é escritora, jornalista e documentarista. Além de seis livros publicados, venceu mais de quarenta prêmios nacionais e internacionais de reportagem. Eliane Brum é a curadora de junho da TAG Curadoria

Milton Hatoum Tempo de migrar para o norte (1966), de Tayeb Salih Milton Hatoum é escritor, tradutor e professor universitário. Considerado um dos principais autores contemporâneos, seus livros já venderam mais de duzentos mil exemplares no Brasil. Premiado escritor brasileiro Milton Hatoum é o curador da TAG

70


Livros mais bem avaliados

2015

2014

Os melhores livros, de acordo com os associados 4,7

4,6

4,3

O físico

Orgulho e preconceito

Memórias de Adriano

de Noah Gordon

de Jane Austen

de Marguerite Yourcenar

4,5

4,5

4,5

Duas narrativas fantásticas

Doze contos peregrinos

Contos de imaginação e mistério

de Gabriel García Márquez

de Fiodor Dostoievski

de Edgar Allan Poe

71


2016 2017

4,7

4,4

4,4

Stoner

Ainda estou aqui

Desonra

de John Williams

de Marcelo Rubens Paiva

de J. M. Coetzee

4,8

4,5

4,3

As alegrias da maternidade

O xarรก

Os irmรฃos Sisters

de Jhumpa Lahiri

de Patrick deWitt

de Buchi Emecheta

72


2018

4,6

4,3

4,2

Eu sei por que o pássara canta na gaiola

A promessa e A pane

As últimas Testemunhas

de Friedrich Durrenmatt

de Svetlana Alexijevich

de Maya Angelou

Assista aos unboxings e veja as sinopses dos livros aqui

Produtos da nossa loja virtual leituras complementares e itens indispensáveis para um amante de livros! Nossa loja virtual é onde você pode comprar kits passados do clube e uma vastidão de outros itens literários: camisetas, caderninhos, almofadas, capas para carregar seus livros... Aproveite que você tem desconto de até 20% exclusivo para associados em todos os produtos!

Conheça

73


TAG Inéditos A TAG Inéditos teve a sua primeira caixinha enviada em abril de 2018! A nova linha de assinatura nasceu do desejo de consumir literatura contemporânea de uma forma diferente: mensalmente, enviamos um livro que ainda não foi lançado no Brasil em primeira mão aos associados, são livros contemporâneos, de leitura rápida e envolvente, que estão fazendo sucesso com os leitores ao redor do mundo. A pré-venda do primeiro kit da TAG Inéditos teve uma tiragem limitada e foi exclusiva para associados, ex-associados e pessoas que se cadastraram em um link exclusivo.

Como escolhemos os livros? Nossa equipe de bookhunters investiga os lançamentos mais recentes para descobrir aqueles que estejam fazendo sucesso entre os leitores ao redor do mundo, mas que ainda não tenham vindo ao Brasil, para trazer em primeira mão aos associados.

Conheça o Vinícius, o primeiro associado da TAG Inéditos!

74


Livros mais bem avaliados Os melhores livros, de acordo com os associados 4,1

4,8

4,2

O bom filho

Todas as cores do céu

de You-Jeong Jeongo

de Amita Trasi

A filha do Rei do pântano de Karen Dionne

4,5

Fique comigo de Ayòbámi Adébáyò

4,2

A vendedora de livros de Cynthia Swanson

Assista aos unboxings e veja as sinopses dos livros aqui

75

4,3

A boa filha de Karin Slaughter


Moedas de aniversário Para simbolizar e comemorar cada ciclo completo no clube Toda vez que algum associado completar doze meses de experiências literárias com o clube, ele será visitado por essas personalidades. Pensando em uma maneira de celebrar essa data tão importante, criamos moedas com escritores consagrados em cada uma delas.


Clarice Lispector Essa é a estrela da moeda colecionável com a qual presenteamos todos aqueles que completam um ano de TAG. Os associados que completarem 12 meses no clube terão a visita ilustre desse grande ícone da literatura brasileira do século XX.

Gabriel García Márquez Já pensou receber o Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez na sua casa? Os associados da TAG que estiverem no clube há 24 meses terão essa sensação. <3 Essa é a nossa moeda colecionável para quem completar 2 anos de clube.

Machado de Assis Sabe o que o Machado de Assis tem feito? Ele está se preparando para chegar nas casas dos associados que completarem 3 anos de TAG. :0 Esse grande escritor brasileiro é a figura por trás da moeda colecionável de aniversário que será enviada para quem está no clube há exatos 36 meses! <3

Jane Austen A escritora que ilustra a moeda de 4 anos de assinatura é considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa do século XIX. Associados que estiverem há 48 meses na TAG irão completar a coleção com Jane Austen.

Ariano Suassuna A escolha da figura que ilustra a moeda comemorativa de 5 anos ficou a cargo dos associados! Ariano Suassuana, um dos grandes nomes da Literatura brasileira, foi selecionado para a peça que representa 60 meses de experiências literárias! 77


Literatura


Conteúdo Literário Quer saber mais sobre o nosso universo literário? Conheça os nossos canais de conteúdo! Em nosso blog você encontra entrevistas exclusivas com autores e figuras do cenário cultural, matérias sobre literatura, recomendações de obras e muito mais. Também, você pode aprofundar a experiência do mês assistindo às resenhas dos booktubers no canal da TAG no youtube, além de ter acesso às playlists exclusivas de cada edição no Spotify. Nos acompanhe nas redes sociais e aplicativo oficial para ficar por dentro das novidades do clube!

Youtube

Spotify

Blog

Facebook

Instagram

Podcast

App

80


Dentro de cada caixinha existe uma ideia: a de que as histórias tornam o mundo mais sensível e a vida mais bonita. Assusta-nos muito a perspectiva da morte do livro, e lutamos contra ela. Criamos o clube para construir uma experiência literária saborosa e reunir todos aqueles que adoram o cheirinho de páginas impressas, vão à livraria comprar um e voltam com dez, choram por personagens e acreditam em histórias inventadas. Juntos, e através dos livros, navegamos por universos literários, discutimos obras, conhecemos novos autores e brincamos com essa fonte de prazer e transformação chamada imaginação. Acreditamos na leitura como exercício de alteridade, na força das delicadezas e no carinho como relação social. No prazer como objetivo estratégico e no sorriso como indicador de resultado. Num clube de livros em um país de poucos leitores e na boa literatura. Nas páginas anteriores, exploramos tudo o que forma a TAG - Experiências Literárias: o caminho percorrido, as pessoas já que passaram pelo clube, as caixinhas, as leituras e, acima de tudo, os associados.

Bem-vindo ao nosso universo e muito obrigada por compartilhá-lo conosco. Boas leituras!

81


Fale Conosco Sinta-se à vontade para entrar em contato sempre que desejar! Caso queira, você pode consultar nossos textos explicativos acessando sua Área do Associado na aba Dúvidas. Canais oficiais: (11) 2908-4142 (21) 2042-2595 (31) 4042-4422 (41) 4042-8240 (51) 3095-5200 (61) 4042-6840 contato@taglivros.com.br de segunda a sexta-feira das 9h às 18h

Profile for TAG - Experiências Literárias

Revista Interativa  

Revista Interativa  

Profile for taglivros