Issuu on Google+

Nossa

NOVEMBRO DE 2012 - ANO i - N0 5 - www.astfacilities.com.br

As 5 forças do

crescimento:

famĂ­lia, trabalho, reconhecimento, responsabilidade e estabilidade


2

NOVEMBRO 2012

FALA VOCÊ! Renilda de Oliveira Costa

(Sede da AST - Porto Alegre)

Desejo que a empresa siga em frente da forma que está. Se cada profissional assumir sua responsabilidade nas tarefas, podemos fazê-la crescer e trazer benefícios

para nós mesmos. O importante é não parar de crescer, e é isso que desejo para a AST.

Elvira da Silva

(Saint-Gobain - Viamão)

Fico muito feliz pelo aniversário da AST. Adoro a empresa e desejo que cada vez melhore mais, cada

vez seja mais aquilo que ela é: uma empresa que se preocupa com as pessoas. Eu só tenho orgulho de onde trabalho. Devo muito à AST.

acontece

Serviços especiais A AST Facilities criou uma nova estratégia para solucionar a rotatividade e as demandas fora do escopo de trabalho. A empresa investiu em uma equipe móvel, mais especializada e capacitada, que se desloca aos clientes para suprir necessidades especiais

de limpeza, como trabalho em altura e operação com máquinas especiais. Batizada de unidade de serviços especiais, é formada por cinco profissionais atualmente e já opera em três contratos: Bourbon Country, Bourbon Wallig e Taurus, em Porto Alegre.

2º Encontro de Líderes Em outubro, as lideranças da AST se reuniram em Porto Alegre para tratar de um tema fundamental: segurança no trabalho. Depois da primeira edição do encontro, que ocorreu em junho e contou com a participação de quase 20

profissionais, foi possível melhorar a gestão de cada contrato. Agora, o objetivo é trabalhar e desenvolver novos temas, que serão repassados a todos. Com essa qualificação dos líderes, será possível levar mais conhecimento e experiência aos contratos.

Que venha 2013 O fim de ano é sempre uma época para cada pessoa avaliar se o seu trabalho melhorou como gostaria. É muito importante olhar para trás de forma transparente, honesta. Perguntar para si mesmo: “eu melhorei? o que gostaria de ter realizado? se não consegui algo que queria, qual foi o motivo?”. Esse exercício nos ajuda a planejar o que queremos para o ano seguinte. Uma dica que funciona é criar metas anuais: “quanto quero ganhar? que cursos quero fazer? o que quero comprar?”. Depois de defini-las, é preciso trabalho, persistência e disciplina para alcançar o resultado. Funciona, basta querer de verdade. Como o fim de ano também é uma época de muitas festas e presentes, preparamos um Nossa AST com orientações de responsabilidade, ou seja, moderação no consumo de

álcool e nos gastos financeiros. Porque não é o álcool que destrói famílias inteiras, é a pessoa que não age de maneira adulta e responsável. Também não são as dívidas que prejudicam a vida de um trabalhador, é quem as cria seja lá por qual motivo for. Por fim, quero agradecer o empenho e a dedicação de todos aqueles que fazem parte da vida da AST, e que venha 2013 repleto de muito trabalho. Flávio Nascente dos Santos Diretor da AST Facilities

expediente O Nossa AST é uma publicação trimestral da AST Facilities Entre em contato pelo e-mail ast@astfacilities.com.br ou pelo telefone (51) 3254.8400 Realização: Vicente Medeiros Comunicação Projeto gráfico: Jaqueline Bica - diagramação: Taciana Pessetto Foto de capa: Vinícius Roratto

Mathias Cramer

O que você deseja para a AST nesse aniversário de 14 anos?


3

NOVEMBRO 2012

DIREITOS DEVERES

&

Quais os benefícios que a AST oferece?

VISITA ILUSTRE Gerentes do Bourbon Wallig visitam nova sede da AST

Numa empresa, um profissional ganha muito mais do que apenas seu salário.

?

Nome: Jair da Silva. Contrato: equipe de serviços especiais. Nasci em: Barracão (PR). Já trabalhei de: trabalhador rural, auxiliar de produção e serviços gerais. Minhas funções são: apoiar os serviços de limpeza nos contratos, onde a equipe local não consegue atuar. O que mais gosto no meu trabalho: poder ser o diferencial. Ainda pretendo: continuar me dedicando cada vez mais. Em minha vida não pode faltar: minha família. O melhor conselho que já recebi foi: em primeiro lugar, sempre ter humildade (ensinado pelo meu pai). Uma pessoa que admiro: meu

Os gerentes do maior contrato da AST Facilities – Sandro Santos e Paulo Eroi (ao centro) – conheceram a nova sede da empresa durante a reunião semanal para avaliação dos trabalhos. Atualmente, cerca de 120 profissionais são responsáveis

pela higienização de um dos maiores shoppings do Rio Grande do Sul, que conta com 230 lojas, 8 salas de cinema com capacidade para 2 mil pessoas e 22 restaurantes na praça de alimentação, que atendem cerca de 1 mil clientes diariamente.

pai, Florentino da Silva. Meu hobby é: escutar música. Nos finais de semana: fico em casa com minha família. Se pudesse, o que mudaria no mundo: eliminaria a fome das pessoas, especialmente das crianças que ficam nas ruas. Meu amuleto da sorte: não tenho. Trabalho na AST porque: admiro a empresa, é familiar e gosto muito do que faço na AST. Mensagem para os colegas: acreditem na AST porque ela está sempre dando oportunidades. É uma empresa humilde que sempre dá apoio aos profissionais.

Acreditem na AST porque ela está sempre dando oportunidades.

Vinícius Roratto

Quem é

Divulgação

S

egundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a empresa deve oferecer férias remuneradas, vale-transporte, 13° salário, depósito do FGTS ( Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), hora extra, hora noturna, verbas rescisórias e adicionais de periculosidade e insalubridade. Na AST, além desses, o profissional que já tinha Centro Clínico agora passa a ter Unimed, que possibilita realizar atendimento médico em Porto Alegre, Grande Porto Alegre e no Litoral Norte do Estado, seguro de vida, adiantamento quinzenal (quando o profissional recebe 40% do salário nos primeiros 15 dias de trabalho, que será complementado no final do mês), cesta básica e vale-transporte e alimentação. Em números, tudo isso representa um acréscimo de até 80% no salário de cada profissional.


4

Cinco forças para u A AST acredita que estas 5 forças são importantes para todos os seus profissionais. Por isso, a empresa procura aplicá-las nas ações que realiza.

Família

Empresas são como famílias. E como em toda boa relação familiar, o respeito com o outro é fundamental, assim como a busca por melhoria de vida. Se a empresa progredir, a vida de todos que dela fazem parte também progride. Por isso, é importante que o colaborador busque sempre contribuir para a evolução da empresa, pois, dessa forma, todos saem ganhando.

Equipe da AST no contrato da Marisol, em Campo Bom.

Trabalho

Realce Studio Digital

2

podem ajudar a criar um melhor ambiente de trabalho, facilitar as relações e colaborar para criar uma carreira sólida. Para aqueles que querem o crescimento, basta acreditar nestes valores e seguir em frente.

Realce Studio Digital

CAPA

1

N

a prática, significa que um profissional vai encontrar estes 5 elementos na empresa em diversos modos: através dos colegas, das atividades diárias, dos superiores. São conceitos que, se levados a sério,

Noroli Tavares, profissional no contrato da Marisol.

O trabalho é um dos maiores bens que uma pessoa pode ter na vida e é mais frutífero quando as pessoas trabalham em harmonia, buscando objetivos comuns. E, nessa questão, ninguém é mais ou menos pelo tipo de trabalho que faz. Busque encontrar em sua profissão atividades que você gosta de executar e invista nelas. Mas não se esqueça: um bom profissional também deve se dedicar às outras funções, por mais que goste de uma atividade específica.


5

uma carreira sólida O bom trabalho é sempre valorizado. O colaborador que se empenhar, realizar com seriedade todas suas atividades e ainda acrescentar novas ideias e iniciativas para ajudar a empresa, certamente terá seu trabalho reconhecido. Também é importante que haja reconhecimento entre os colegas quando um bom trabalho for realizado, seja da mais simples tarefa até a atividade mais complexa.

Vinícius Roratto

Quando convidam uma pessoa a trabalhar em suas “famílias”, as empresas partem do princípio de que esse profissional seja alguém responsável dentro e fora da organização. É através do exercício da responsabilidade que as pessoas transmitem aos outros o quão corretas elas são. Nesse sentido, a honestidade é o melhor caminho. Ao ser honesto sobre a qualidade do seu trabalho e buscar melhorar aquilo que não está bom, se aprende mais, se cresce mais e o trabalho se torna muito mais prazeroso.

4

Deivid Andrade, Maira Gosmman e Roberta Trindade: responsáveis por administrar mais de100 profissionais no contrato do Bourbon Wallig, em Porto Alegre.

Responsabilidade

Vinícius Roratto

Osmar Pólis: começou como profissional de Serviços Gerais, mostrou força de vontade e foi promovido a líder no Bourbon Wallig, em Porto Alegre.

5

Estabilidade

Qualquer pessoa que tenha um emprego regular em uma empresa honesta conta com a estabilidade como um valor. Contudo, a estabilidade na carreira é fruto direto de um bom trabalho. E por bom trabalho, entende-se a Berenice Eich: completou 3 prática da honestidade, dedicação e anos de AST responsabilidade dentro da empresa. no contrato da Lembre-se sempre: a estabilidade Ziemann-Liess, tem como consequência em Canoas. direta o crescimento do profissional.

Guto Alves

3

Reconhecimento Reconhecimento


6

NOVEMBRO 2012

Com mais de 10 anos de mercado, a encarregada Adriana Oliveira, da Marisol (Campo Bom), explica que saber lidar com as pessoas é um dos desafios mais importantes para se conseguir bons resultados no trabalho.

R

Divulgação

ecentemente, Adriana trocou a agitação e o corre-corre de um shopping em Porto Alegre, onde trabalhava com 130 pessoas, por uma fábrica em meio à natureza em Campo Bom. Ao menos, ficou mais perto da sua família. No novo trabalho, precisou aprender novas tarefas, como jardinagem, e está disposta a ‘dar um empurrãozinho’ naqueles que querem se destacar na empresa. Como trabalhar com as pessoas? É preciso ganhar a confiança delas, saber puxá-las para o seu lado e tratá-las com muita educação, se importando realmente com elas. Também é importante saber separar a amizade do profissionalismo, ou seja, entender que dentro da empresa se deve agir de certa forma, respeitando todas as regras. Como perceber se alguém quer crescer no cargo? Você percebe pelo interesse. Se eu falo uma vez e a pessoa entende, muda e acerta, significa que ela está interessada em aprender e fazer de forma correta. Agora se eu preciso repetir várias vezes a mesma coisa, significa que ela não quer muita coisa. Eu estou sempre disposta a ajudar

Atitude com resultado Encarregado do contrato do Bourbon Wallig, em Porto Alegre, Jeferson Luiz Dias Quintana foi um dos últimos profissionais reconhecidos pelo Projeto Valeu!, da AST. Jeferson percebeu que as plantas artificiais do shopping estavam com aparência opaca, sem brilho, e experimentou limpá-las com cera. O resultado foi impressionante: ganharam mais cor e um novo aspecto. Hoje, as pessoas chegam a tocá-las para

saber se são de verdade. “Foi uma questão de atitude e acho que todos na AST podem fazer o mesmo, sendo encarregado ou não”, explica Jeferson. A ideia se tornou parte da rotina do profissional, que passou a realizar a limpeza nas plantas a cada dois meses. Como reconhecimento pela iniciativa, Jeferson ganhou uma mochila da AST e percebeu que, com pequenas atitudes, pode transformar para melhor o ambiente onde trabalha.

aqueles que querem ser ajudados no trabalho. O que um profissional tem que fazer para passar de serviços gerais para encarregado? Primeiro tem que ter uma visão do todo, conhecer todos os detalhes do trabalho, os locais, equipamentos, saber as rotinas, os horários, quem são os gestores e o que eles gostam e não gostam. Mas é uma decisão que tem que vir da própria pessoa, não adianta outra ficar falando e incentivando. O que você fez para conseguir essa evolução? Eu trabalhava nos plantões, nos feriados, no Natal, na Páscoa... quando precisavam de mim, eu estava disponível, estava sempre disposta a ajudar porque gostava do que fazia, gostava de fazer um trabalho bem feito, até de receber um elogio. E hoje as pessoas fazem isso? Hoje as coisas mudaram, existe mais oferta de trabalho. O problema é que trocar de empresa até pode ser bom, mas ficar trocando o tempo todo não leva a lugar nenhum, porque precisamos de estabilidade, de crescimento, temos que evoluir dentro de uma atividade.

5 Vinícius Roratto

SOU AST!

O diferencial da experiência


7

NOVEMBRO 2012

Mural

de vagas

Oportunidades Além de trabalhar com limpeza corporativa, a AST também oferece centenas de vagas efetivas e temporárias. Como o fim de ano se aproxima e com ele uma série de oportunidades, conheça as atividades que você pode indicar para seus amigos e familiares

Operador de Máquina

Call Center

Operador(a) de Caixa

Recepcionista / Telefonista

Vaga Temporária para São Leopoldo Desejável: Disponibilidade total de horários e para turnos. Não é necessário ter experiência na função. Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Salário: R$ 3,56 por hora + 20% de insalubridade + VT + refeitório no local.

Vaga Temporária para Porto Alegre Atividades: Retenção de clientes. Desejável: Experiência na função. Horário: De segunda a sábado das 14h às 20h. Escolaridade: Ensino Médio completo. Salário: R$ 800,00 + variável + VT.

Vaga Temporária para Porto Alegre Desejável: Disponibilidade de horários, não é necessário ter experiência na função. Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Salário: R$ 750,00 + bonificação + VT + refeitório no local.

Vaga Temporária para Porto Alegre Atividades: Atendimento ao público pessoalmente e por telefone. Desejável: Experiência na função e disponibilidade de horários. Escolaridade: Ensino Médio completo. Salário: R$ 800,00 + VT

Assistente de Logística

Auxiliar de Produção

Assistente Administrativo

Serviços Gerais

Vaga Temporária para Porto Alegre Atividades: Acompanhamento da operação dos centros de distribuiçãox. Desejável: Possuir carro e disponibilidade para viagens. Horário: Das 22h às 7h. Escolaridade: Ensino Médio completo. Salário: R$ 1.330,00 + alimentação.

Vaga Temporária para São Leopoldo Desejável: Disponibilidade total de horários e para turnos. Não é necessário ter experiência na função. Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Salário: R$ 3,56 por hora + 20% de insalubridade + VT + refeitório no local.

Vaga Temporária para Porto Alegre Atividades: Atuar na área de crédito e cobrança, dando apoio à equipe. Desejável: Experiência na área de crédito e cobrança, conhecimento em SAP e Excel. Escolaridade: Ensino Superior em andamento nas áreas afins. Salário: Entre R$ 1.166,00 e R$ 1.312,00 + VT + refeitório no local.

Vaga Efetiva para Vale dos Sinos Atividades: Limpeza em áreas internas e externas. Desejável: Disponibilidade de horários. Escolaridade: Ensino Fundamental incompleto Salário: R$ 652,82 + 20% de insalubridade + VT + refeitório no local + cesta básica + Good Card.

PASSATEMPO JOGO DOS

PONTOS

para colorir


8

NOVEMBRO 2012

FAMÍLIA

Ceia econômica Falta pouco para as festas de final de ano. Por isso, já está na hora de começar os preparativos. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a tornar sua ceia mais econômica: 

l Planeje:

l Pesquise:

faça uma lista de compras. Dessa forma, você tem maior controle sobre seu orçamento e evita adquirir produtos desnecessários.

compare os preços de diversos estabelecimentos. Esse é um cuidado que pode fazer a diferença no seu bolso.

l Menos carne:

l Evite as filas:

escolha um prato principal com carne – como lombo de porco, peixe ou frango assado – e planeje o restante dos pratos com muitas verduras e legumes, que são mais em conta.

compre com antecedência. É comum que os supermercados e shoppings fiquem superlotados com a proximidade das festas de final de ano. Evite transtornos e as longas esperas nas filas.

l Frutas:

l Decoração:

castanhas, nozes e avelãs são mais comuns em países europeus e, portanto, mais caras no Brasil. Fuja dos gastos e torne a ceia um pouco mais brasileira, substituindo esses produtos por frutas da estação.

em vez de comprar itens de decoração, utilize objetos que você já tenha em casa. Velas, toalhas, talheres, almofadas, copos e guardanapos são itens que compõem qualquer ceia e fazem toda a diferença.

Substitua marcas mais caras por outras de qualidade igual, porém, mais baratas. E não deixe de usar a criatividade.

As bebidas alcoólicas também são parte das festas de final de ano, mas lembre-se: beber é um ato que exige responsabilidade e limite. Evite exageros.


Nossa AST