Page 1

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CHAPECÓ Abril 2018

COMO ACOMPANHAR AS

NOVAS DIREÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO


Aniversário Premiado

Sicredi Região da Produção RS/SC

35

anos

Promoção

4 Gols 2018

1 Amarok 2018

23

Smart TV

Full HD 43” Meramente ilustrativo.

Contratando um produto ou serviço

=

1 cupom

sicredi.com.br/promocoes Participe de 02/04 a 27/12/2018

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃOSEAE/MF/02.000243/2018. Fundos de Investimentos não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar os seus recursos. Seguros e Previdência Privada intermediados por Corretora de Seguros Sicredi Ltda., CNPJ 04.026.752/0001-82, registro SUSEP n° 10.0412376. Os planos em FAPI são administrados pelo Banco Cooperativo Sicredi S.A., CNPJ 01.181.521/0001-55. Produtos de Crédito: a disponibilidade está condicionada à análise de crédito do associado. Promoção válida durante o período de 02/04/2018 a 27/12/2018, para os associados da cooperativa Sicredi Região da Produção RS/SC. Consulte o regulamento completo da promoção e condições de contratação nas unidades de atendimento participantes e no site sicredi.com.br/promocoes. Imagens meramente ilustrativas.SAC - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525.Ouvidoria - 0800 646 2519.

2 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


INOVAÇÃO, EFICIÊNCIA & ASSOCIATIVISMO Inovação para aumentar a competitividade e para promover maior eficiência são ações cada vez mais interdependentes. Num mundo com produções e demandas globalizadas, com um mercado financeiro que se notabiliza por constantes oscilações e em meio a uma jamais imaginada revolução nas formas e nos meios de comunicação, o tema inovação e competitividade ocupa posição destacada dentre as preocupações de natureza estratégica das empresas e demais organizações humanas. A ACIC tem sido estimuladora da inovação e sempre defendeu uma política orientada para acelerar o estabelecimento de condições para garantir o acesso à inovação e à competitividade econômica para os produtos e serviços de Chapecó e de Santa Catarina. Nesse aspecto, sugere mapear e caracterizar as vantagens comparativas, tendo em mente os cenários que a inovação descortina no horizonte das possibilidades econômicas de Chapecó. Nossos empresários são criativos e empreendedores. Chapecó é um dos principais municípios em número de startups e de projetos inovadores, basta ver a célere expansão do Polo Tecnológico aqui sediado, para cuja constituição a ACIC pres-

tou importante contribuição. A importância da inovação para o mundo empresarial, não apenas a inovação em produtos e serviços, mas também em gestão e visão/ compreensão do mundo é objeto da entrevista do diretor Nelson Akimoto, nesta edição. Ele estabelece um interessante ponto de contato entre inovação e associativismo e realça o papel da ACIC como indutora da inovação e das novas tecnologias. A observação está harmonizada com a atuação da ACIC que, em seus 70 anos, sempre procurou desenvolver junto ao empresariado o sentimento segundo o qual todos são responsáveis pela evolução e pelo aperfeiçoamento da sociedade e das organizações humanas – entre elas, as empresas. Entendemos que, para isso, é necessário romper o egoísmo e o imobilismo, a apatia e a abulia em favor de uma postura de participação. É preciso deixar a zona de conforto das rotinas empresariais para se envolver de modo mais profundo nas questões de natureza coletiva. Inovação é o que move o mundo e o associativismo empresarial é o caminho para fazer da cooperação uma ferramenta a serviço de projetos inovadores.

Chapecó, abril de 2018

CIDNEI LUIZ BAROZZI - Presidente

3 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Institucional

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CARNE ABORDARÁ

TENDÊNCIAS MUNDIAIS O 12º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, previsto para o dia 12 de setembro, será o evento mais importante da programação científica da Mercoagro 2018 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) programada para o período de 11 a 14 de setembro de 2018 no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. A Mercoagro é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O Seminário será estruturado e coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Chapecó) no horário das 8h às 12h30, no auditório do campus da Unochapecó. Focalizará as técnicas e inovações mais expressivas e surpreendentes do mercado mundial de carnes. O gerente do projeto Mercoagro Nadir José Cervelin destacou o apoio do SENAI e da universidade ao processo de inovação e atualização tecnológica que a Mercoagro proporciona à indústria através do Seminário. Além de palestras nacionais e internacionais de alto nível, os participantes terão oportunidade de conhecer a infraes-

trutura, os laboratórios, os projetos de pesquisas, os cursos e as oportunidades voltadas ao setor que a Unochapecó oferece. Integra a programação de difusão de conhecimento da Mercoagro ainda o Salão de Inovação, a Clínica Tecnológica e o Laboratório Experimental, coordenados pelo SENAI. GERAÇÃO DE NEGÓCIOS A Mercoagro também oportunizará a troca de contatos, relacionamento e a geração de negócios por meio de eventos paralelos. Estão programadas Rodadas de Negócios, Sessões de Negócios e Painéis de Oportunidades. Também fazem parte da programação a Mercoshow, o Painel de Classificados Mercoagro, a Mercoagro On Business e o Painel Relacionamentos de Negócios. Todos os eventos serão gratuitos. O detalhamento de horários, dias e locais serão definidos pela Comissão Organizadora. Mais informações no site: http://www.mercoagro.com.br.

TEMAS DO SEMINÁRIO Foram elencados para o Seminário os seguintes assuntos:

Embalagens inteligentes

4 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

O futuro dos alimentos cárneos

Indústria 4.0 tecnologias e soluções inovadoras

Regulamentações para o comércio mundial de carnes


APLICATIVO MERCOAGRO Visitantes e expositores estarão conectados à feira

Todas as informações na palma da mão. Tudo o que for relevante sobre a 12ª edição da Mercoagro está disponível através de aplicativo para smartphone. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa BRSIS e tem como patrocinador exclusivo a Unimed Chapecó. Pode ser baixado gratuitamente pelas lojas virtuais Apple e Google Play. “Esse serviço tem o objetivo de dar transparência e atender com rapidez todas as demandas dos nossos diversos públicos”, destaca o gestor da Mercoagro 2018 Nadir José Cervelin.

Dinâmico e com atualização sistêmica, o aplicativo torna-se um instrumento útil e confiável para visitantes, expositores, profissionais de imprensa, fornecedores e outros direta ou indiretamente envolvidos com a exposição-feira. Uma das principais utilizações é o credenciamento de visitantes, facilitando o acesso aos pavilhões do Parque de Exposições Tancredo Neves. O aplicativo traz programação central e de todos os eventos paralelos, datas, locais, horários, orientações e informações que simplificam e agilizam o relacionamento entre a feira e todos os seus públicos. Também é possível fazer a inscrição prévia para eventos que constituem a programação da Mercoagro 2018. O usuário tem acesso ao mapa da feira, às companhias de transporte aéreo e rodoviário, Hotéis (inclusive com a indicação dos preços de diárias que serão praticados durante a feira) e outros serviços, além de notícias postadas pela Comissão Central Organizadora. O visitante ganha área de busca que pode ser orientada por interesse, por pavilhão e por expositor. O expositor, de outro lado, tem no site uma área restrita que contém o manual do expositor e itens que ele necessita locar para complementar o funcionamento do stand, fornecedores de serviços oficiais, crachás do expositor, contratação de serviços, serviços oferecidos, visitas, meeting maker, convidados etc.

5 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Institucional

ACIC IMPLANTA PONTOS DE INTERNET G RAT U I TA E M C H A P ECÓ A ACIC irá disponibilizar internet wifi gratuita em alguns pontos de Chapecó. O projeto faz parte do planejamento da diretoria executiva e está dentro do conceito de smart city. “Esse projeto se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. É uma ação social que beneficiará a população que poderá utilizar a internet para se conectar com seus familiares, amigos e acessar in-

formações”, realça o presidente da ACIC, Cidnei Barozzi. Para acessar, o usuário precisará preencher um cadastro e, após, poderá utilizar a internet em smartphones, tablets e computadores. “Será um processo simples e de fácil entendimento”, frisa o presidente da ACIC. São parceiras as empesas associadas MHNET (provedor de internet), a Inova Informática (cedeu o roteador) e a Elo Ideias (desenvolveu o software).

Projeto integra o planejamento da diretoria executiva e possui parceria de empresas associadas

6 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


7 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


CAPACITAÇÕES ACIC Rá p i d a s , c o m m e t o d o l o g i a s p r á t i c a s e a p l i c a ç õ e s i m e d i a t a s

“Há um tempo ouvi uma história sobre capacitação profissional que guardo até hoje. Em uma conversa entre um diretor e um gestor de uma empresa, o diretor fala o seguinte sobre disponibilizar um treinamento para os colaboradores: ‘E se nós investir na capacitação deles e eles saírem da empresa?’ O gerente prontamente responde: ‘E se não investirmos e eles ficarem trabalhando conosco?’”. Assim o supervisor de produção da Hightech, Rafael Moura, explica a importância de as empresas investirem em capacitações. Ciente dessa realidade, a ACIC prioriza a oferta de capacitações para empreendedores, dirigentes, executivos de todos

A ACIC sempre traz treinamentos importantes para o mercado, atualizados e com profissionais diferenciados. Sempre dentro das nossas necessidades”. Sandro Flach, supervisor da rede de farmácias São Rafael e consultor de campo da São Rafael Franchising

8 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

os níveis, assessores e colaboradores de todas as funções. O supervisor da rede de farmácias São Rafael e consultor de campo da São Rafael Franchising, Sandro Flach, reforça que o mercado está em constante mudança, os novos consumidores estão mais exigentes e as informação na palma da mão. “Estar em constante atualização e capacitação é muito importante para manter a empresa competitiva. A capacitação traz um diferencial garantindo a manutenção no mercado com crescimento. É um investimento que garante retorno”, realça.

As capacitações promovidas pela ACIC são de boa qualidade, pois trazem temas atuais e professores com vivência nas áreas mais diversas, auxiliando o aluno na ponte da teoria com a prática. Em todos os treinamentos que participamos tivemos experiências positivas”. Rafael Moura, supervisor de produção da Hightech


AUTO VIAÇÃO TEM SISTEMA PARA COMPRA ONLINE A rotina de deslocamento mensal até a empresa de transporte coletivo para a compra das passagens não é mais necessária, devido à implantação de sistema online pela Auto Viação Chapecó. Além da rapidez do novo processo, outras vantagens compreendem a possibilidade das empresas realizarem via online a gestão de todo o processo do vale transporte dos funcionários e acessar dados sobre dias, horários e onde o benefício é utilizado. De acordo com o diretor comercial da Auto Viação, João Carlos Scopel Fi-

lho (Jonny), o novo sistema foi concretizado após solicitações de empresas, especialmente em decorrência de gestões recentes da ACIC, através de seu presidente Cidnei Barozzi. As empresas interessadas necessitam efetuar o cadastro de seus dados através do e-mail vt@autoviacao.com. Poderão, depois, pelo site www.autoviacao.com, no link “Carregue seu cartão” - com login e senha próprios -, indicar os nomes dos funcionários, comprar as passagens e emitir o respectivo boleto para pagamento no sistema bancário

ou via internet, bem como vincular novos colaboradores. Finalizado o pedido e feito o pagamento, em 48 horas a recarga está habilitada, com os créditos lançados à noite quando os ônibus são conduzidos à garagem. Dessa forma, o funcionário pode utilizar seu cartão em qualquer um dos ônibus. A única necessidade é que o funcionário, antes da primeira utilização, compareça ao setor de atendimento da Auto Viação, na avenida Nereu Ramos, próximo ao terminal urbano, para a confecção do cartão individual.

9 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


10 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


11 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


COMO ACOMPANHAR AS

NOVAS DIREÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO As mudanças nos negócios, nas tecnologias, no comportamento, na comunicação e em tudo o que nos envolve são constantes e, em algumas áreas, frenéticas. Esse cenário obriga as empresas a prestarem atenção no que está acontecendo e acompanhar o mercado para não perderem vantagem competitiva. Sejam pequenas ou grandes, todas as empresas podem ter resultados positivos com o desenvolvimento de estratégias e planejamento com foco na visão de futuro. Nesta entrevista, o diretor 2º vice-presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, fala sobre o atual momento para os negócios. Atualmente, as mudanças no mundo dos negócios ocorrem em uma velocidade que às vezes é difícil acompanhar. Para qual direção as empresas devem voltar suas atenções e como acompanhar essas mudanças? Uma inovação que ocorria lá “do outro lado do mundo” demorava anos para chegar até nós e, hoje, ocorre quase que simultaneamente. As formas de comunicação e conectividade nos apresenta acesso a informações que são oportunidades para melhorar minha vida e o meu negócio. Ressalto a importância de termos nossa missão e visão empresarial bem definidas, pois assim vamos estar sempre atentos para o que pode realmente ajudar o negócio evoluir e não se perder nesta “avalanche” de informações. Como se diz: “Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.” Uma forma de acompanhar essas mudanças é estar no associativismo, participar do ecossistema de inovação e não esperar, mas ir em busca destas inovações.

12 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br 12 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Por que é tão importante investir em inovação? Qual o diferencial que as micro e pequenas empresas podem adquirir com investimento em inovação? Inovar é uma questão de sobrevivência empresarial, pois em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, se não nos reinventarmos constantemente seremos superados ou esquecidos. Quando falo em inovação não é somente para produtos e serviços, mas também na gestão das empresas. O grande diferencial que as micro e pequenas empresas podem adquirir com investimentos em inovação é deixar de ser o que é e evoluir. Muitas das grandes empresas que conhecemos hoje foram pequenas um dia, e foi a “grande ideia” - a inovação - e muito trabalho e vários talentos que a tornaram uma empresa vencedora. Nesse novo cenário, é importante também adequar a gestão das empresas. Quais são as tendências tanto na gestão empresarial como na gestão de pessoas? A inovação é um processo que envolve conhecimento e pessoas e, por isso, considero que uma empresa precisa criar um “ambiente” propício para que a inovação ocorra. A gestão empresarial e a gestão de pessoas precisam estar alinhadas com este novo momento e propiciar as mudanças necessárias para que a empresa possa inovar cada vez mais e melhor. Esta gestão precisa estar alinhada com a sustentabilidade empresarial que é uma forma de gestão inovadora para o sucesso da empresa neste novo cenário.

com o cliente e as vendas? A palavra de ordem é produtividade. Temos que aperfeiçoar mais nossos processos e buscar a inovação, sejam eles de gestão administrativa, de pessoas, de produto, comerciais e outros, e a tecnologia deve ser a grande aliada, pois aperfeiçoamento significa simplificação, intensidade, velocidade. Este é o princípio da “Empresa 4.0”. As novas gerações estão trazendo um novo ritmo e tendências sem volta ao mercado consumidor. Como essas gerações influenciam nas compras e, consequentemente, nas mudanças nos negócios? Penso que temos que estar sempre atentos aos novos hábitos de consumo, de experiência da compra e procurar novas oportunidades conhecendo estas tendências das novas gerações, mas sem esquecer que ainda temos o consumidor considerado tradicional que não pode ser esquecido. Assim, ao pensar o negócio preciso saber qual a melhor estratégia a seguir, mas sempre procurar conhecer as ferramentas tecnológicas para alavancar o negócio, pois não dá para continuar “fazendo da mesma forma”.

“UMA FORMA DE ACOMPANHAR AS MUDANÇAS É ATUAR NO ASSOCIATIVISMO”

Qual a importância dos líderes nesse processo? Fundamental, pois são eles os grandes inspiradores e protagonistas deste processo de inovação alinhado com a missão e visão da empresa. São eles que conduzirão a equipe para o sucesso e, por isso, a descoberta e capacitação do líder é uma arte. O uso da tecnologia tem facilitado vários aspectos do dia a dia. De que maneira as empresas podem utilizar a tecnologia para alavancar os negócios e facilitar tanto a rotina interna da organização como o relacionamento

Como os empreendedores vinculados à ACIC podem atuar junto à entidade em busca de conhecimento, tecnologias e inovações para fortalecimento dos negócios das empresas associadas? Penso que o papel da ACIC é ser indutora destas novas tecnologias e inovações, procurando, através dos seus treinamentos, palestras, eventos, feiras, missões empresariais, inspirar empresas associadas nestas tendências, visando o seu sucesso. Outro papel importante da ACIC é ser o canal de aproximação entre empresas e universidades, onde encontra-se muito conhecimento. As universidades são as grandes parceiras desse ecossistema de inovação que estamos desenvolvendo em nossa região, onde tudo inicia por uma educação de qualidade, sinergia entre os agentes de desenvolvimento públicos, privados e do associativismo, além de pesquisas inovadoras alinhadas com as necessidades da região do DESBRAVALLEY que é o grande ecossistema de inovação do Oeste Catarinense.

13 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


N O VA S F O R M A S D E V E N D E R P R O D U T O S :

E-COMMERCE E MARKETPLACE

Gustavo Damschi Diretor da Elo Ideias, nucleado no NTIC da ACIC e Diretor de Tecnologia e Inovação da ACIC

Se você vende produtos, deve estar se perguntando qual é o momento de abrir um e-commerce ou loja virtual. Como faço para vender no Mercado Livre, Lojas Americanas, Wallmart, Amazon e outros marketplace? Qual a viabilidade? Quais as vantagens em relação ao método tradicional? E-commerce é um site de vendas diretas, onde você cadastra seus produtos com estoque, preço, peso, fotos e descrições, divulga em canais digitais como Google Adwords, redes sociais, e-mail marketing para sua rede de clientes e pronto! O consumidor vai buscar e comprar, sua empresa vai começar a receber pedidos já pagos, você embala e despacha em Correios ou transportadoras. O dinheiro estará disponível na sua conta em até 30 dias. Vantagens de um e-commerce: • Aumento das vendas e divulgação: fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana e com abrangência nacional. • Comodidade para o consumidor: ele compra com seu celular ou notebook em qualquer momento do dia, paga parcelado e sua empresa recebe à vista. • Não tem inadimplência: o consumidor paga via cartão de crédito e boleto, você só entrega se estiver pago. • Retorno do investimento: dois a cinco meses - temos exemplos de clientes em que o retorno de investimento foi de 15 dias apenas, depende da estratégia de divulgação do e-commerce, orçamento de marketing digital aplicado e abrangência. Marketplace são portais de vendas onde sua empresa fornece os produtos do e-commerce e o portal se encarrega de fazer tudo, sua empresa precisa ter disponibilidade de es14 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

toque, competitividade de preço e atualizar as informações dos produtos constantemente. Vantagens de vender no marketplace (Mercado Livre, Submarino, Amazon, Wallmart, Dafiti, Lojas Americanas, Netshoes e outros): • Aumento considerável das vendas: os portais vão gerar muitos negócios, pois quanto mais vende mais sua empresa e os portais ganham; • Confiança e credibilidade: estará vendendo seus produtos dentro de marcas consolidadas mundialmente e que investem milhões em marketing; • Terceirização total do marketing digital: eles que vão pagar os anúncios do Google, Facebook, Instagram, e-mail marketing, aplicativos e outras formas de marketing; • Terceirização total dos meios de pagamento: os portais disponibilizam todos os meios de pagamento e está incluso as taxas de cartão, parcelamentos e segurança. Não tem inadimplência; • Retorno sobre o investimento: dois a cinco meses, depende da competitividade de preços, disponibilidade de estoque e organização operacional. Se sua empresa é uma indústria, distribuidora ou varejo, precisa conhecer esta solução digital que está revolucionando as vendas e atendendo ao novo comportamento do consumidor. Com um bom planejamento, o retorno sobre o investimento pode ser de dois a cinco meses e você terá uma filial online 24 horas por dia. Você já comprou algo online? Então, agora sua empresa pode vender 24 horas por dia online para todo Brasil. Gostou do artigo? Manda um WhatsApp com seu feedback (49) 9 8838-0000.


15 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Conversa com Especialista

O SER LÍDER Luiza Utzig, administradora de empresas na Difrisul Chapecó e fundadora da Três – Desenvolvimento Humano

Aristóteles, em algum momento dos seus 62 anos, disse que “felicidade é o pleno desabrochar da natureza de quem vive.” Apaixonei-me por esse conceito, porque vejo nele uma sequência de verdades que o Ser deve encarar para ser (do verbo) um Ser (do substantivo) Líder. Um líder é, antes, um Ser. E é neste Ser que estão os caminhos mais profundos e abundantes de uma liderança real, sincera, autêntica. Características que, na demanda atual, são aquelas que sustentam sua habilidade de influenciar outros. Estamos em novos tempos... Tempos mais difíceis de conseguir o direito de liderar alguém... A autenticidade da influência não está mais relacionada a cargo, salário, remunerações. Nunca estivemos em um tempo com tantas pessoas no ‘estar líder’ e poucas pessoas no ‘ser líder.’ Mas então, o que seria um pleno desabrochar? Pleno, de plenitude, é um estado daquilo que é inteiro. Não há liderança pela metade. É preciso estar inteiramente conectado com aquilo que se pretende fazer, sem atalhos, sem garantias, sem respostas prontas ou noites perfeitamente dormidas. Liderar é, antes de mais nada, uma decisão. É como casar, ter um filho, tornar-se empreendedor. Ou você se entrega e percorre toda a ponte, ou então, a queda já está preparada. É apenas uma questão de tempo para você se apoiar na primeira dúvida, falha, crítica ou desor-

16 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

dem para você falar diretamente ao seu íntimo “eu sabia que não daria certo”. Essa plenitude é de um desabrochar. Uma flor não desabrocha no dia que nasce. Desabrochar significa despertar, com paciência, ao se alimentar de recursos que cooperam com o seu crescimento. Não é instantâneo e também não é uma espera milagrosa. Para desabrochar, é necessário alimentar-se daquilo que contribui para o seu propósito. É escolher suas influências, é gerir sua emoção, aceitar o dia que não foi bom sem culpa destrutiva, é aprender a perguntar para quem conseguiu bons resultados, é alimentar-se para desabrochar de uma maneira autêntica. Por fim, Aristóteles fala “da natureza de quem vive.” Líderes não nascem prontos, tenho convicção sobre isso. Natureza é uma condição original, você nasce com talentos atemporais na sua individualidade maravilhosa criada por Deus. Não tente liderar a partir da natureza do outro, porque o melhor resultado possível será a melhor cópia do mundo. Ao ‘Ser Líder’ de hoje e do amanhã, questiono: Se liderar é um caminho e o líder é um viajante, quais fronteiras você tem explorado dentro de si mesmo com propósito claro de chegar a um lugar diferente de todos já visitados, para compartilhar com o seu time, uma vivência que eles não teriam com um líder qualquer?


Com os financiamentos do BRDE, projetos inovadores do Sul do Brasil viram realidade. Aqui, você conta com a orientação de uma equipe especializada, que encontra a solução ideal para cada necessidade, além de linhas de crédito específicas para inovação, incluindo desenvolvimento de novos produtos, aprimoramento de serviços ou modernização de processos. BRDE. O banco que liga você ao desenvolvimento.

CONHEÇA AS LINHAS DE CRÉDITO PARA INOVAÇÃO. www.brde.com.br

17 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

Ouvidoria DDG 0800 600 1020

ONDE O BRDE ESTÁ PRESENTE, O DESENVOLVIMENTO ACONTECE.


Performance

EMPREENDEDORISMO

NO OESTE CATARINENSE “Em 2014, os dados mostravam pouco mais de 12 mil. Hoje, contabilizam quase 22 mil MEIs.” Enio Albérto Parmeggiani Coordenador regional oeste do Sebrae/SC

Os pequenos negócios representam 98,1% dos estabelecimentos e comprovadamente empregam em torno de 44% da mão de obra no Oeste Catarinense. Os investimentos, que exigem cautela em razão das perspectivas de mercado nos últimos anos, apresentam cenário permanente de novos desafios para os atuais empresários e oportunidades para quem pretende investir em um novo negócio. O setor primário representa em torno de 15% do PIB, enquanto que o setor secundário 33% e o terciário 52%. Com esta matriz econômica, tanto no oeste catarinense como em todo o Estado e País, observamos a importância do cenário representativo do agronegócio mesmo em meio às instabilidades do mercado. Empreender com planejamento e inovação para manter e elevar a competitividade são as palavras de ordem. Observar os es-

18 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

paços nas cadeias produtivas e suas necessidades de competir no mercado geram oportunidades. Para os potenciais empresários oriundos de grandes e médias empresas ou novos empreendedores na informalidade o caminho de empreender para garantir renda, eleva significativamente o número de novas empresas. Nos 54 municípios da área de abrangência do Sebrae/SC, o número de Microempreendedores Individuais, por exemplo, cresceu expressivamente. Em 2014, os dados mostravam pouco mais de 12 mil. Hoje, contabilizam quase 22 mil MEIs. Empreendedorismo e inovação diferenciam-se em qualquer cenário e no Oeste percebemos e nos alinhamos a programas nacionais com apoio estratégico da direção do SEBRAE/SC. A aplicação de soluções de apoio a empreendedorismo e inovação, além de apoio a progra-

mas e várias iniciativas da comunidade, vislumbramos cada vez mais o surgimento de startups. Esta modelagem de negócio que se propõe a resolver problemas em sua fase inicial, por si só é uma proposta inovadora que ganha espaço no oeste e, assim como em todo o País, desenvolve-se de forma ascendente. Com a clareza de que vale a pena preparar as pessoas para os desafios de empreender também buscamos com apoio dos educadores, direções de escola e anuência dos Governos, implantar a educação do empreendedorismo para crianças e jovens por meio do Programa de Educação Empreendedora. A educação para empreender é fundamental para o mercado justamente porque gera melhores avaliações das oportunidades e negócios mais sustentáveis.


19 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Dica dos Nucleados

Núcleo Multissetorial

Encontrar novos talentos e formar seu quadro pessoal não é uma tarefa fácil. Visando auxiliar os gestores, foram instituídos dois programas: Estágio (Lei 11.788/2008) que estimula as empresas através de incentivos fiscais e tributários, e o Programa de Aprendizagem (Lei 10.097/2000) que estabelece cotas de contratação de jovens, com incentivos tributários. Ao contratar estudantes, além dos benefícios citados, é estimulada a gestão com a inclusão de novos talentos a serem lapidados pela equipe, aumentando os ânimos internos e melhorando significativamente os resultados operacionais. Outro benefício é a melhoria da condição de vida destes jovens. As bolsas auxílio dos estagiários ou os salários dos aprendizes são injetados na economia local, aumentando os negócios na própria comunidade. Dê uma oportunidade aos novos talentos e revolucione seus negócios. Gabriel Vinicius Reisdorfer - CIEE/SC - Chapecó

Abra as portas para novos talentos

Núcleo de Automecânicas

Dicas ao adquirir um automático

Dirigir um carro automático é mais cômodo e o consumo fica próximo aos veículos manuais, sendo um ótimo custo benefício. Ao obter um, você precisa estar atento a alguns cuidados. Você vai precisar trocar o óleo e, embora algumas marcas digam o contrário, prefira garantir. Cada manual tem sua troca recomendada, verifique. Se comprar um veículo com mais de 50 mil KM, se informe se a manutenção foi realizada, se não foi, previna-se. Se seu veículo tem alta quilometragem, nunca fez a manutenção e começou apresentar sucintos problemas, esteja ciente que efetuar apenas a troca será pior a esta altura, visto que já está com algo comprometido. Não queira economizar na manutenção, um conserto de câmbio, além de lhe gerar contratempos, visto que exige diagnóstico preciso e mão de obra especializada, custará no mínimo cinco vezes o valor da manutenção preventiva. Além do conhecimento necessário, o reparador precisa dos equipamentos certos. Procure oficinas especializadas, afinal o barato pode custar caro! Jéssica Eduarda Dorini – Auto Mecânica Dorini

Núcleo de Assessorias e Consultorias

Liderança na gestão da qualidade

20 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

A liderança tem o papel fundamental na gestão da qualidade. O líder é a chave para que a qualidade aconteça em todas as atividades. Ele é o exemplo para a equipe, é quem define tarefas, orienta e delega para que as estratégias e objetivos sejam atingidos. A qualidade não pode acontecer em uma ou outra atividade, ela é inerente ao processo. Mas quando falo em liderança não estou me referindo à alta direção somente e, sim, todos os líderes, o profissional responsável por compras, gestão de pessoas, planejamento etc. Se cada líder assumir a responsabilidade e comprometimento, tendo como foco gerenciar seus processos com qualidade, ela será integrada à cultura da empresa. Se isso não acontecer, a qualidade não vai acontecer. Qualidade deve ser um exercício diário de todos os líderes nos processos, precisa ser comunicada, praticada e discutida com a equipe. Lediana Rampao - ID Empresas Consultoria e Treinamento


Dica dos Nucleados Núcleo de Eventos

Núcleo dos Centros de Formação de Condutores

Por que filmar meu casamento?

Estacionamento para deficientes e idosos

Um dos equívocos dos noivos ao preparar o grande dia é não dar importância ao filme de casamento. Desde aquele maçante vídeo do enlace de seus pais, que você nunca conseguiu terminar, os vídeos de casamento evoluíram – e muito. Eles deixaram de ser um registro na íntegra e se tornaram verdadeiros filmes que retratam toda a emoção deste dia nos mínimos detalhes. Quantos eventos importantes já aconteceram na sua vida e hoje você não tem a oportunidade de revivê-los porque não há um registro? Registrar sua história em vídeo é eternizar um momento único e não permitir que essas memórias se percam com o tempo. Klivia Verdi Anziliero - Nossa História Filmes

Desde novembro de 2016 está em vigor a lei 13.281\16 que altera a lei 9.503\97 a qual assegura o direito ao idoso e às pessoas com deficiência à vaga de estacionamento exclusivo em locais públicos e privados. Do total de vagas do estacionamento regulamentado, 5% devem ser destinadas a idosos e 2% às pessoas com deficiência. Estacionar o veículo nas vagas reservadas é uma infração gravíssima. A penalidade é multa (R$ 293,47) e medida administrativa - remoção do veículo (Art. 181 – XX – CTB). O texto criou a possibilidade dos órgãos de trânsito municipais fiscalizarem edificações de uso público e privadas de uso coletivo. Valmir Gomes – CFC ABC

Núcleo de Sustentabilidade

Núcleo das Indústrias Gráficas

Relato de sustentabilidade

O futuro da indústria gráfica

A comunicação das empresas com seus públicos de relacionamento em relação ao seu desempenho financeiro, social, ambiental, cultural e seu modelo de governança é fundamental para estabelecer uma relação de confiança. Nesse sentido, o relatório de sustentabilidade é uma importante ferramenta de prestação de contas e transparência para empresas de todos os portes. O processo envolve identificação, mensuração e divulgação do desempenho sustentável e tem sido um instrumento complementar de apoio para a melhora do desempenho socioambiental e reflexão sobre o modelo de negócio, além de agregar cada vez mais valor à sociedade. Juciele Wrublewski – Unimed Chapecó

Como qualquer outro segmento, a indústria gráfica vem se reinventado a todo momento. As novas tecnologias são necessárias, agora, mais do que nunca, pois permitem novas possibilidades de negócios e aumento do mix de produtos. Produzir materiais personalizados será uma das grandes tendências. Isso ficou evidente no evento mundial sobre impressão digital em Tel Aviv, Israel, em fevereiro. Junto com aproximadamente 700 empresários gráficos de todo o planeta fui convidado pela empresa HP Indigo para participar da feira. Conhecemos de primeira mão a forma como a HP está interrompendo a indústria de impressão com tecnologia inovadora e aplicações. A empresa está quebrando grandes rupturas em nosso setor. Não há dúvida que o digital é o futuro da impressão. Cidnei Barozzi – Arcus Indústria Gráfica 21 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Aconteceu CONSELHO DELIBERATIVO O presidente do Observatório Social (OS) de Chapecó, Armelindo Carraro, participou, em março, de reunião do Conselho Deliberativo da ACIC e explanou sobre o impacto positivo das ações do OS na vida dos cidadãos.

CAPACITAÇÕES PROFISSIONAIS A ACIC promoveu quatro capacitações em março sobre venda de serviços, comunicação e oratória, gestão estratégica de pessoas e desenvolvimento do profissional de compras. Em parceria com a O2 Multicomunicação, também ocorreu a palestra “Como Utilizar as Redes Sociais para Potencializar seus Negócios”.

PROTESTO EXPRESSO A ACIC, promoveu, em março, a palestra “Protesto Expresso – o Jeito mais Fácil e Assertivo de Cobrar uma Dívida”, com o diretor comercial da Central de Cartórios de Protesto de Santa Catarina, Sérgio Acy Kollet. ALTERAÇÃO NA LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO A atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi tema de palestra promovida, em março, pelo Núcleo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O facilitador foi o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, tenente coronel Ricardo Alves da Silva.

EXPOSITORES LOCAIS DA MERCOAGRO Explanar sobre a organização, o planejamento da Mercoagro 2018 e ouvir sugestões foram objetivos da Comissão Central Organizadora ao reunir expositores locais da feira em março.

NOVOS ASSOCIADOS A ACIC recebeu, em março, novos associados. Eles foram recepcionados pela diretoria executiva da entidade.

NÚCLEO DE SUSTENTABILIDADE Apresentar a Agenda 2030 – um plano de ação global para o planeta alcançar o desenvolvimento sustentável – foi objetivo da oficina “Agenda 2030 aplicada a MPMEs – Estratégias empresariais para o desenvolvimento sustentável” realizada pelo Núcleo de Sustentabilidade da ACIC, com a consultora de sustentabilidade da Facisc, Adelita Adiers.

22 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

CONSELHO DE NÚCLEOS A primeira reunião de 2018 do Conselho de Núcleos da ACIC ocorreu em março, com apresentação de atividades para este ano e um treinamento para líderes. Em março também foi aberta oportunidade para novos integrantes ingressarem nos núcleos.


AGENDA ACIC

DIRETAS

CAPACITAÇÕES E EVENTOS 10,11 e 12/04 Curso Como Engajar e Vender Através das Mídias Sociais ACIC Chapecó | 18h30 às 22h

24 e 25/04 Curso Gestão de Alta Performance Através de Indicadores de Desempenho ACIC Chapecó | 18h30 às 22h

03/05 Workshop Exelência na Prestação de Serviços ACIC Chapecó | 18h30 às 22h

08, 09 e 10/05 Curso Superando seus Limites nas Negociações ACIC Chapecó | 18h30 às 22h

Informações Márcia Franzen e Jaqueline S. Southier 49 3321-2800 treinamentos@acichapeco.com.br

NÚCLEOS 16/04 Workshop Empresarial - Como Vender Sua Marca - NAC ACIC Chapecó | 19h

17/04 e 08/05 Curso Atitude na Prestação de Serviços - Núcleo Multissetorial ACIC Chapecó | 8h

12/05 Visita técnica à Cervejaria Lassberg - Núcleo Multissetorial 8h às 17h

MISSÃO ACIC Representar os segmentos econômicos de Chapecó, estimulando a livre iniciativa e trabalhando como agente de mudanças. Atender com eficiência e eficácia as necessidades dos associados correspondendo às suas expectativas. Ser a indutora de ações para o fortalecimento da classe empresarial, oportunizando condições para o surgimento de novos mercados de trabalho e ampliação dos já existentes.

Sebrae/SC O portal do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) está de cara nova, com muitas novidades. O SIS é uma ferramenta gratuita que auxilia empresários a tomarem decisões estratégicas. O site é https:// sis.sebrae-sc.com.br/. Unimed Chapecó A Unimed conquistou o 3º lugar entre as 25 empresas dos sonhos dos brasileiros no Top Companies 2018, do LinkedIn. O ranking mostra as empresas mais procuradas pelos profissionais brasileiros. O2 Multicomunicação A agência de Concórdia é considerada pelo Marketplace da Resultados Digitais (maior empresa de Marketing Digital da América Latina) como uma das quatro melhores empresas para alavancar resultados em marketing e vendas no Brasil e a primeira do Sul do Brasil. Fundação Aury Bodanese / Aurora Alimentos O Relatório Anual da Fundação Aury Luiz Bodanese 2017 está disponível no endereço http://www.falb.org.br/relatorio_anual/2017/. Em 2017, foram mais de 118 mil atendimentos em 2.022 ações em todo o Brasil. Gráfica Expresso A empresa iniciou o ano de logomarca e fachada novas. Possui um excelente parque industrial e completa área produtiva em um espaço com mais de 1.300 m². A Gráfica Expresso completa 18 anos em junho próximo.

Informações Adriana Sandri e Tania Adaghinari 49 3321-2800 nucleos2@acichapeco.com.br nucleos3@acichapeco.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1748N CEP: 89805-000 - Chapecó/SC Fone/Fax: 49 3321-2800 E-mail: acic@acichapeco.com.br facebook.com/acic.chapeco

DOS ASSOCIADOS

Diretoria Executiva Gestão 2018/2019 Diretor Presidente Diretor 1° Vice Presidente Diretor 2° Vice Presidente Diretor Administrativo Diretor Administrativo Adjunto Diretor Financeiro Diretor Financeiro Adjunto Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Diretora de Responsabilidade Social e Ambiental Diretor de Relações Internacionais e Comex Diretor Mercoagro 2018 Diretor de Desenvolvimento de Industria, Comércio e Serviços

Diretor de Assuntos Econômicos e Tributários Diretor de Tecnologia e Inovação Diretor de Relações Institucionais Diretor de Agronegócio Diretor de Micro e Pequenas Empresas

Cidnei Luiz Barozzi Gilson Carlos Confortin Nelson Eiji Akimoto Lenoir Antonio Broch Helon Rebelatto Dalvair Jacinto Anghében Sergio Perondi Cleunice Zanella Carla Fabiana Cazella Milvo Zancanaro Bento Zanoni Claudemir José Bonatto Alcindo Lopes Gustavo Damschi Josias Mascarello Vincenzo Francesco Mastrogiacomo Julio Cesar Moura Franco

TODOS OS DIRETORES DA ACIC COLABORAM DE FORMA VOLUNTÁRIA, SEM REMUNERAÇÃO ESTRUTURA ORGNIZACIONAL Conselho Deliberativo: Presidente: Itacyr Centenaro Vice-Presidente: Neivor Canton Secretária: Leandra Merisio Conselho Consultivo: Marcos Moschetta Diretor Executivo: Fabio Luis Magro Gerente de Eventos: Taisa Bonassi Brassanini

Jornalista Responsável: Marcos Antônio Bedin (M.T.B.: SC-0085 JP) Edição: Lisiane Kerbes | Redação: Marcos Antônio Bedin, Lisiane Kerbes, Izabel Guzzon, Silvana Cuochinski e Caroline Figueiredo Projeto Gráfico: Ananda Marcon | Impressão: Gráfica Arcus | Tiragem: 2.000 unidades | Fechamento da Edição: 03/04/2018


24 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

Revista Empresa Forte - Abril 2018  
Revista Empresa Forte - Abril 2018  
Advertisement