Page 1


2 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


3 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


4 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


5 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


6 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


7 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


8 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


A executiva de contas da ACIC, Gracieli Maggioni, destaca que a entidade busca constantemente disponibilizar novos serviços aos associados para facilitar o dia a dia das empresas. “As soluções empresariais possibilitam melhores condições para gerenciar os negócios e, consequentemente, aumentar a competitividade das organizações. Estamos sempre atentos às necessidades do mercado e ouvindo os associados para aprimorar nossa atuação”. Mais informações pelo e-mail comercial@acichapeco.com.br e pelos telefones (49) 3321-2800 e (49) 9 8423-1315.

9 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


10 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


11 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


12 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


13 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


14 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Com os financiamentos do BRDE, o setor de Comércio e Serviços do Sul do Brasil transforma seus projetos em realidade. Aqui, você conta sempre com a orientação de uma equipe técnica especializada, que encontra a solução mais adequada para cada necessidade, além de diversas linhas de crédito que ajudam a promover o crescimento de seus negócios. BRDE. O banco que liga você ao desenvolvimento.

CONHEÇA AS LINHAS DE CRÉDITO PARA COMÉRCIO E SERVIÇOS. www.brde.com.br

15 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

Ouvidoria DDG 0800 600 1020

ONDE O BRDE ESTÁ PRESENTE, O DESENVOLVIMENTO ACONTECE.


16 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


17 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


18 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Empresas contribuem na formação acadêmica de estudantes

Proporcionar aos alunos do curso de Administração da Unochapecó a vivência prática das empresas, os desafios e oportunidades que os gestores enfrentam no dia a dia. Esse foi o objetivo do projeto de estudo de casos realizado pelo curso em parceria com a ACIC. Estudantes do 3º, 4º e 5º períodos, professores e representantes das empresas nucleadas à ACIC que participaram da iniciativa se reuniram em setembro para conversar sobre os resultados.

Reforma trabalhista

Mais de 90 pessoas participaram da capacitação “Reforma trabalhista – como fica”, promovida pela ACIC em setembro. A lei nº 13.467, sancionada no dia 13 de julho, altera mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e entra em vigor no dia 11 de novembro deste ano. O facilitador foi mestre em Direito e especialista em direito trabalhista e previdenciário, Ariel Silva.

IVG avalia 265 veículos

Itens básicos como óleo do motor, filtro de ar e pneus foram alguns dos que mais apresentaram problemas durante a Inspeção Veicular Gratuita (IVG). A ação, promovida pelo Núcleo de Automecânicas da ACIC, em setembro, inspecionou 265 veículos. Dos mais de 90 itens avaliados pelas automecânicas nucleadas da ACIC, os que mais apresentaram problemas foram itens básicos como óleo do motor e filtro de óleo (49,43%), filtro de ar (49,06%) e itens mais específicos como as correias (31,82%), amortecedores (20,85%), sistema de arrefecimento (18,11%), freios (17,26%), embreagem (12,70%), escapamentos (9,06%), rolamentos (8,75%) e sistema elétrico (4,53%). A ação celebrou a Semana Nacional do Trânsito e teve apoio da Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade.

Trânsito mais seguro

Uma proposta de mudança na legislação da formação de condutores, fundamentada em práticas pedagógicas que sejam capazes de promover um trânsito mais seguro, foi apresentada em setembro durante a palestra “Nova formação de condutores no Brasil”. O evento foi promovido pelo Núcleo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da ACIC e teve como palestrante o especialista em legislação de trânsito Sidnei Schmidt.

Marketing digital

Para contribuir com as empresas a ter melhores resultados com marketing digital, a ACIC promoveu, em setembro, o workshop “Adeus, marketing digital”. O curso teve atividades teóricas e práticas sobre mídias sociais e o facilitador, Fumy Santana, apresentou ferramentas do Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp e orientou sobre como otimizar as vendas online. Outros cursos promovidos em setembro foram “Lean manufacturing – produção enxuta”, com o facilitador Anselmo Rocha Neto e “Substituição tributária do ICMS de Santa Catarina”, com o facilitador Dionei Hiendlmayer.

19 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Núcleo de Gestores de Pessoas

Como identificar indicadores importantes para a gestão da sua empresa Para que os indicadores de desempenho tenham uma contribuição significativa no controle da empresa, primeiro é necessário entender o planejamento estratégico e ter objetivos claros na hora da definição das metas que devem ser alcançadas. A partir daí, a elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho podem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa e servir como referência para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria. Para definição de um indicador devem ser considerados alguns requisitos: Disponibilidade; simplicidade; estabilidade; rastreabilidade; confiabilidade; representatividade; ser gerenciável. Os indicadores de desempenho são métricas que quantificam sua performance de acordo com seus objetivos organizacionais. Seguem os mais importantes: De produtividade; de qualidade; de capacidade; estratégicos; índice de turnover. Autoras: Rubia Pinheiro e Simone Kozelski

Núcleo de Assessorias e Consultorias

Líderes eficientes, equipes vencedoras À medida que as empresas precisam aprender a lidar com mudanças rápidas, as equipes se tornam cada vez mais importantes. A liderança tradicional, hierárquica, perde importância e um novo estilo em rede vem ocupando lugar. Os líderes se veem como membros de vários tipos de equipes, incluindo virtuais, autônomas, multifuncionais etc. Muitos dos líderes atuais enfrentam um dilema: a necessidade de montar equipes eficazes cresce e o tempo disponível para a formação

delas diminui. O processo de coaching executivo é uma alternativa que ajuda a fortalecer o trabalho em equipe sem perda de tempo. Para implementar com sucesso esse processo, o líder terá de assumir o papel de coach ou facilitador e evitar agir como “chefe” ou “instrutor”. As variáveis que determinam o progresso a longo prazo dos executivos que fazem coaching são os próprios líderes (coachee) e seus colegas de trabalho. O processo funciona por ser altamente focado e disciplinado. O tempo investido pode produzir um grande retorno para você, para a equipe e ainda maior para a organização.

Autor: Rangel Lima

Núcleo de Automecânicas

Mecânica básica para mulheres Quem disse que nível do óleo, calibragem dos pneus, alinhamento das rodas, freios, bateria e filtros não são assuntos para mulheres? Ocupando cada vez mais espaço, elas estão mostrando que são capazes de resolver situações que até pouco tempo estavam sob o domínio exclusivo dos homens. E é exatamente pensando nisso que o Núcleo de Automecânicas da ACIC promove, no dia 16 de outubro, das 19 às 22 horas, mais Autora: Elaine Willms Schneider

20 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

uma edição do Curso de Mecânica Básica para Mulheres. O curso será ministrado pelos empresários do Núcleo e tem como objetivo esclarecer as dúvidas, ensinar a detectar alguns sintomas de problemas que o carro possa vir a apresentar e expor cuidados necessários para garantir as boas condições do veículo. O investimento é um quilo de alimento não perecível. Mais informações e inscrições pelo e-mail nucleos2@acichapeco.com.br e telefone (49) 3321-2800.


Núcleo de Academias

A importância da orientação profissional na prática de exercícios físicos

A prática de atividades físicas traz diversos benefícios, seja para a saúde, qualidade de vida ou estéticos. Porém, a sua realização sem o acompanhamento e orientação de um profissional qualificado pode mais atrapalhar do que ajudar. A importância desses profissionais foi tema de campanha do Núcleo de Academias da ACIC em setembro, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. O coordenador do núcleo, Vitor Goulart, destacou que os nucleados avaliaram positivamente a campanha, pois demonstrou o

valor dos profissionais da área para promover a saúde das pessoas por meio de atividades físicas. O educador físico é o responsável pelo planejamento da atividade, indicando a carga apropriada, a intensidade, o volume, o intervalo de repouso, os cuidados com a alimentação e fará as correções necessárias para a obtenção do melhor resultado, sem colocar em risco a saúde. As pessoas que recebem orientação devem se certificar que seu professor tem formação universitária e registro no devido Conselho Profissional.

Autor: Vitor Goulart

21 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Cooperativa de crédito contribui para investimentos empresariais

O desenvolvimento empresarial está estritamente ligado com a disponibilidade de investimento no negócio. A injeção de recursos financeiros, na maioria das vezes, é imprescindível para o sucesso ou não de qualquer empreendimento, seja no agronegócio, na área alimentícia, de lazer, saúde, tecnologia, educação, serviços e outros. Dados do Serasa Experian, divulgados em junho deste ano, mostram que no primeiro trimestre foram criadas no País 581.242 novas empresas, número maior para o período desde 2010. Em conjunto com a intenção de empreender e A COOPERATIVA A Sicredi Região da Produção RS/SC é uma das 122 cooperativas de crédito do Sistema Sicredi, que conta com 1.500 pontos de atendimentos em 21 Estados do Brasil. Atualmente, o Sicredi possui mais de 34 bilhões em carteira de crédito no País, sendo 18,4 bilhões em crédito comercial, representando crescimento de 15,1% nos últimos 12 meses. Mais de 16 bilhões em crédito rural, o que significa um aumento de 20% em relação ao Plano Safra 2015/2016. Na mesma proporção, a Sicredi Região da Produção RS/SC direcionou para o Plano Safra 2017/2018, R$ 196 milhões em crédito rural para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representando 30% a mais sobre o ciclo anterior (2016/2017) e com estimativa

do otimismo de ter o próprio negócio, o cooperativismo de crédito pode ser uma boa opção para oferecer soluções financeiras que agregam e contribuem nesse processo. A Sicredi Região da Produção RS/SC foi criada para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades de seus associados, com atuação nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ultrapassa os 51 mil. Os associados podem contar com mais de 300 produtos e serviços para atender as demandas dos associados, entre eles cartões de crédito e débito, certificado digital, conta-corrente, consórcios, crédito, investimentos, pagamentos, previdência, recebimentos e seguro. “O Sicredi oferece soluções financeiras e é um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Utiliza seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados”, comenta o presidente do conselho de administração, Saul João Rovadoscki. O presidente avalia que “o crédito imobiliário deve apresentar crescimento nos próximos anos, em virtude da queda de taxa de juros, facilitando, dessa forma, o acesso a essa modalidade pelos associados e maior participação na captação de poupança”.

de realizar cerca de 6.000 operações. Com ampla atuação nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Sicredi Região da Produção RS/SC completa, em 2018, 35 anos dedicados ao desenvolvimento dos 18 munícipios onde atua. São 22 agências potencializando o crescimento de seus associados. Em Chapecó, o Sicredi está presente com as agências Empresarial, Centro, Efapi e Santa Maria. NÚMEROS - 42% do crédito refere-se ao Crédito Rural. Deste montante, 76% das operações são destinadas ao atendimento do Pronaf e Pronamp. - 51% do Crédito Comercial PJ está concentrado nos segmentos de micro e pequenas empresas (faturamento até R$ 3,6 milhões anuais).

“A Sicredi Região da Produção RS/SC aposta também no associativismo. Como uma cooperativa de crédito, temos a intenção de fomentar as empresas de cada região. Para isso, estabelecemos parcerias que potencializam o desenvolvimento. Com os associados da ACIC é assim, oferecemos ampla linha de produtos e serviços, destacando o associativismo como um pilar importante de cada comunidade.” Saul João Rovadoscki, presidente do conselho de administração da Sicredi Região da Produção RS/SC

22 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


AGENDA ACIC NÚCLEOS

CAPACITAÇÕES

16/10 Mecânica básica para mulheres

25, 26 e 27/10 Gestão Financeira

Núcleo de Automecânicas ACIC Chapecó | 19h

ACIC Chapecó 18h30 às 22h

23/10 Curso de Corte e Vinco

27/10 Inova Jovem - Postura Profissional

Núcleo das Indústrias Gráficas ACIC Chapecó | 19h

ACIC Chapecó 19h às 22h

24/10 CENA - Gestão de pessoas e Liderança

20, 21 e 22/11 Liderança e Delegação ACIC Chapecó 19h às 22h

Núcleos Empresariais ACIC Chapecó | 18h30

07/11 Programa Introdução ao Mundo de Negócios

Informações Josiane Scheffer Treinamentos 49 3321-2800 treinamentos@acichapeco.com.br

Junior Achievement Verde Vida - Programa Oficina Educativa 13h30

09/11 Planejamento dos Núcleos Empresariais Núcleos Empresariais ACIC Chapecó 08h às 22h

EVENTOS 23/10 Lançamento infraestrutura e aplicativo ACIC+

14/11 Programa Habilidades para o Sucesso Junior Achievement Verde Vida - Programa Oficina Educativa 13h30

ACIC Chapecó | 18h

23/11 Empresário do Ano 2017

21/11 Programa Meu Dinheiro Meu Negócio

Clube Recreativo Chapecoense (CRC) 20h

Junior Achievement Verde Vida - Programa Oficina Educativa 13h30

Informações Taisa Brassanini Eventos 49 3321-2800 eventos@acichapeco.com.br

30/11 CENA - Endomarketing com Marcelo Peruzzo Núcleos Empresariais Auditório Sicoob | 18h30

Informações Josimar Fiori e Tania Adaghinari Núcleos Empresariais 49 3321-2800 nucleos2@acichapeco.com.br nucleos3@acichapeco.com.br

SEJA ASSOCIADO VOCÊ TAMBÉM!

MISSÃO ACIC Representar os segmentos econômicos de Chapecó, estimulando a livre iniciativa e trabalhando como agente de mudanças. Atender com eficiência e eficácia as necessidades dos associados correspondendo às suas expectativas. Ser a indutora de Av. Getúlio Vargas, 1748N CEP: 89805-000 - Chapecó/SC Fone/Fax: 49 3321-2800 E-mail: acic@acichapeco.com.br facebook.com/acic.chapeco

ações para o fortalecimento da classe empresarial, oportunizando condições para o surgimento de novos mercados de trabalho e ampliação dos já existentes.

Diretoria Executiva Gestão 2016/2017 Diretor Presidente Josias Antonio Mascarello Diretor 1° Vice Presidente e do Micro Empreendimento Cidnei Luiz Barozzi Diretor 2° Vice Presidente Gilson Carlos Confortin Diretor Administrativo Lenoir Antonio Broch Diretor Administrativo Adjunto Lenoir Carminatti Diretor Financeiro Sergio Perondi Diretor Financeiro Adjunto Jefferson Garcez da Luz Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Carla de Almeida Martins Basso Diretora de Responsabilidade Social Márcia Berticelli Diretora de Relações Internacionais e Comércio Exterior André João Telocken Diretor de Feiras e Eventos Bento Zanoni Diretor de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Inovação Francis Marcel Post Diretor de Assuntos Econômicos e Tributários Dalvair Jacinto Anghében Diretor de Projetos Especiais Marcia Damo Diretor de Relações Institucionais Nelson Eiji Akimoto Diretor de Agronegócio Vincenzo Francesco Mastrogiacomo Diretor de Gestão Ambiental Djalma Aquino Azevedo

TODOS OS DIRETORES DA ACIC COLABORAM DE FORMA VOLUNTÁRIA, SEM REMUNERAÇÃO ESTRUTURA ORGNIZACIONAL Conselho Deliberativo: Presidente: Marcos Moschetta Vice-Presidente: Leandro Sorgato Secretária: Leandra Merisio Conselho Consultivo: Mauricio Zolet Diretor Executivo: Fabio Luis Magro Gerente de Núcleos: Taisa Bonassi Brassanini

Jornalista Responsável: Marcos Antônio Bedin (M.T.B.: SC-0085 JP) Edição: Lisiane Kerbes | Redação: Marcos Antônio Bedin, Lisiane Kerbes, Izabel Guzzon, Silvana Cuochinski e Caroline Figueiredo Projeto Gráfico: Rodrigo Felchilcher | Impressão: Gráfica Arcus | Tiragem: 2.000 unidades | Fechamento da Edição: 05/10/2017


24 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

Revista Empresa Forte - Outubro 2017  
Advertisement