Page 1


Como montar uma EstratĂŠgia de Marketing Digital Eficazmente e de forma Profissional

( Clica na imagem para assistires ao vĂ­deo )


Quanto pagarias por uma Estrat茅gia de Marketing Digital que Garantisse 100% dos Resultados da tua Empresa, Neg贸cio, ou Projecto que escolhesses para desenvolver na Internet?

Manuel Manero


( Antes de mais, e porque gosto sempre de salientar este aspeto, nada do aqui é descrito de forma alguma garante algum tipo de resultados.

Embora toda a informação que poderás aqui recolher seja fruto de muito estudo, formações, e sobretudo resultados da sua aplicação prática e diária de todas estas técnicas, serve apenas para te elucidar do que é possível, e de que forma te deves situar neste mercado se queres ter algum tipo de resultado, seja ele de que origem for.

Nesse seguimento, devo prevenir-te que este artigo é longo (muito longo), de qualquer forma e porque prezo bastante o tempo investido em qualquer tipo de actividade (o teu e o meu), converti-o em Pdf, tipo ebook, para que, caso não gostes do formato em que está exposto aqui no blogue, possas confortavelmente descarregá-lo para o teu computador, e consultá-lo sempre que quiseres, sem teres que visitar o meu blogue.

No entanto podes ainda adicionar o link do artigo aos teus favoritos e consultá-lo sempre que achares necessário- )

Manuel Manero


Manuel Manero


Hoje vamos desmontar peça por peça este grande puzzle, para muitos um autentico bicho de sete cabeças, que è a nossa comunicação na internet, e de maneira podemos tirar partido dela, e montar com sucesso uma estrutura que seja sustentável o suficiente que nos permita viver dela.

Partindo do princípio que já estás a desenvolver uma actividade, ou que vais começar em breve a desenvolvê-la. Por outras palavras, que encontraste o veículo ao qual te queres dedicar, vestir a camisola, e colocar toda a tua energia e saber nele para chegares aos teus objetivos.

⌈ Imaginando que estás ainda numa fase de indecisão, sem saber muito bem que oportunidade deves aceitar, considerando a quantidade de ofertas disponíveis que por aí andam, mas estás decidido/a a mudar algo na tua vida, e lutares por algo que te possa dar um melhor conforto financeiro, com mais qualidade de vida para ti e para quem mais amas, deves, mesmo assim, assimilar esta informação. Pois vai-te consciencializar para tudo aquilo que envolve a parte mais importante de qualquer negócio, seja ele online ou offline, mas que ninguém fala nisso (a maior parte das pessoas nem sequer sabe), e que é a “Estratégia de Marketing“. No entanto, podes sempre entrar em contacto comigo por TLM, SKYPE, ou EMAIL, e pedires a minha ajuda para este desafio. ⌋

Manuel Manero


Vamos lá “desbravar” esta Estratégia Digital ! ( Por passos… )

Estes objetivos devem estar visíveis no teu escritório, ou em algo similar que possa ser visualizado diariamente, para estejam sempre presentes dentro da tua cabeça, mesmo quando não estás a pensar neles.

Vou-te dar um breve exemplo para estes objetivos, como se fossem para o meu negócio: Eu posso montar uma estratégia de marketing com o objetivo de ter mais contactos (leads) na minha base de dados (autorresponder), como posso simplesmente querer fazer mais vendas com a estratégia que vou montar. Estes 2 objetivos, embora pareçam sequenciais, uma vez que quantos mais contactos verem aquilo que eu tenho para oferecer maiores serão as probabilidades de eu fazer vendas, alteram completamente, e de forma drástica, a montagem do plano de ação.

Manuel Manero


Steve Jobs, por exemplo, ficou conhecido por ser o fundador de uma das melhores e mais conhecidas marcas de computadores existentes no nossos planeta – a Apple – revolucionando dessa forma toda a industria dos computadores pessoais. Por muita necessidade que pudesse ter no início da sua carreira, ou até ter sido aliciado com outras propostas mais vastas, ele nunca perdeu o foco do que queria e, acima de tudo sabia que o caminho mais certo, embora por vezes o mais complexo de se fazer, nunca seria o da diversidade.

Encontrar um publico que tenha a vontade e a necessidade de receber aquilo que tens para oferecer, não só faz com que aumentem os teus resultados, como vais ter a oportunidade de te especializares na matéria, conseguindo dessa forma umacomunicação cada vez mais próxima, e com um teor de informação cada vez mais útil para os teus seguidores.

Manuel Manero


É de extrema importância que este serviço seja excepcional (não tem que ser apenas Bom!), porque tal como na tua vida “real” nunca terás uma segunda hipótese de causar uma boa primeira impressão, aqui, no teu mundo “virtual, funciona exatamente da mesma maneira. Quem te visita pela primeira vez deve ficar com vontade de voltar a “visitar-te” outra vez, e essa vontade deve ser repartida entre o valor do teu conteúdo, e o agrado do conforto do teu blogue. Não precisando ires muito longe, basta fazeres uma breve análise ao “porquê” de estares aqui no meu blogue a ler este artigo. Certamente que procuras que ele te possa ajudar em alguma área da tua vida (e esse é o meu principal objetivo, por isso investi tempo e outros recursos na construção deste artigo), mas também gostas do à-vontade que ele te proporciona a nível da sua navegabilidade, oferecendo-te recursos e dicas à medida que vais avançando na leitura.

Manuel Manero


Nada de blogues gratuitos! …por muito aliciantes e fáceis de subscrever que eles sejam, nunca irão ser da tua propriedade. É como estares a viver na casa de alguém sem lhe pagares uma renda, por muito bom relacionamento que possas ter com a pessoa, o dia em que as coisas derem para o torto vais ter de sair de lá.

Conheço pessoalmente bloggers que perderam literalmente todo o seu conteúdo (nalguns casos foram mais de 700 artigos escritos em 2 anos de trabalho), em serviços gratuitos, simplesmente porque os respetivos serviços suspeitaram de SPAM na sua utilização.

Conteúdo esse que nunca mais pode ser recuperado, ou até mesmo reclamado por se tratar de um serviço gratuito em que não existem quaisquer tipo de obrigações por parte do fornecedor. Eu pessoalmente uso o “Kalatú Premium“, que apesar da sua fácil utilização em formato WordPress, permite uma exposição profissional, privilegiando a sua posição nos maiores e mais solicitados motores de busca da internet.

Além disso, e por detrás de toda a estrutura, existem um sistema de afiliados para todos aqueles que, para além de gostarem de blogar de forma profissional, possam também ganhar com a venda deste serviço de blogue viral.

Manuel Manero


Ou seja. Imagina que fizeste uma qualquer publicidade numa rede social (já falaremos mais á frente sobre publicidade), e que algumas pessoas ficaram interessadas em perceber um pouco mais daquilo que tens para oferecer, colocando o seu email num formulário que fazia parte do teu anuncio, permitindo dessa maneira que te possas comunicar com eles de uma forma mais próxima. O teu Autorresponder, para além de guardar esse, e todos os outros emails, na sua base de dados, habilita-te a que, sempre que desejares, envies um (ou vários) email (broadcast), para esse pessoal com uma mensagem que faça parte do teu funil de marketing (vais perceber melhor o que é um funil de marketing mais à frente, também). Por isso é que deves ter o melhor serviço de email marketing que conheças para que nunca, por qualquer problema que possa surgir, percas o contacto da pessoa e, nesse seguimento, a consequente comunicação e relação com ela. Neste campo tens um vasto leque de boas opções, o que torna a tua tarefa mais simplificada. De qualquer forma o que eu uso e gosto é o Aweber.

Manuel Manero


( Por esta altura tens aquilo que é a “Estrutura da Estratégia”. Qualquer que seja a presença que queiras ter na internet deve ter por detrás esta estrutura, de outra forma não tens qualquer tipo de negócio digital. Podes até pensar que não necessitas de nada disto para começares a dar os teus primeiros passos na internet, e na verdade não precisas, não esperes é resultados de qualquer espécie se não tiveres uma estrutura como esta ou similar por trás que dê seguimento ás tuas ações. )

Manuel Manero


Passemos ao “Sumo” da tua estratégia:

Manuel Manero


Quero fazer aqui uma breve descrição do que é, para mim, Marketing, no sentido de te dar a entender como podes tirar o maio proveito dele cada vez que montes uma estratégia idêntica a esta que aqui vou descrever.

“Dizem-nos as mais conceituadas enciclopédias que Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes ( in Wikipédia ).

Para mim Marketing é a capacidade que nós temos de educar voluntariamente os outros com a nossa mensagem.”

Partindo deste principio, independentemente do teu produto, negócio, ou serviço que tenhas para comercializar, deves neste fase focar-te em levares algum do teu valor ao mercado, ao teu publico alvo. A melhor forma de termos seguidores é quando nos tornamos uma pessoa atrativa pelo valor que, naturalmente e de forma desprendida levamos aos outros. Por isso é tão importante o teu envolvimento emocional com o que estás a fazer. Gosto da palavra “Paixão” pela força que transmite ao ser pronunciada como o maior descritivo que devemos ter quanto ao que sentimos pela nossa actividade, seja ela um trabalho, um negócio, um desporto, ou até mesmo um hobbie. Pessoas apaixonadas contagiam outros com os seus feitos, e deixam as melhores marcas pessoais neste mundo. Tudo aquilo que hoje usas com necessidade e satisfação já foi outrora um sonho realizado de alguém que, com paixão, colocou á luz do dia aquilo que fazia o seu coração bater mais forte.

Manuel Manero


Isto tudo para te dizer que a base do teu Marketing vai ser a partilha da tua Paixão. Neste momento uma das perguntas que recebo com regularidade é:

” – Mas que valor é que eu tenho, e que nem sei que o tenho, que possa partilhar para os outros? “

A resposta é a tua paixão, aquilo que faz o teu coração bater mais forte e trás naturalmente um brilho aos teus olhos de cada vez que falas nisso. Esse é o teu tema, a tua praia. Aquele falarias noite e dia sem te cansares, nem dares pelo tempo a passar.

Manuel Manero


Por esta altura temos resposta para os 2 tipos de pessoas a quem esta mensagem se dirige:

- Empresários, e todos os profissionais liberais que já tenham uma atividade, seja ela de que natureza for, para divulgá-la e fazê-la crescer neste mundo digital;

- Todas as pessoas que, ainda não tendo uma atividade para a qual possam direccionar o seu trabalho, estão dispostas a seguir estas instruções e colocá-las em prática servindo-se do nosso SISTEMA DE FORMAÇÃO para, não só se formarem em Internet Marketeres e dominarem dessa forma este mercado, como ganharem a sustentabilidade necessárias e viverem literalmente de rendimentos gerados através da internet.

Manuel Manero


→ Chegou a altura de montar isto tudo!

( Novamente, por passos )

A – Vais começar (ou dar continuidade, caso já o faças) a escrever sobre as tuas paixões no teu blogue. Este vai ser o palco principal das tuas ações, onde tudo acontece, como acima te descrevi. Tudo aquilo que possas fazer a nível de publicidade (aprenderás também como fazer as tuas campanhas), deve convergir para o teu blogue.Tu na verdade o que vais querer, em primeira instancia, é teres seguidores. Pessoas que se sintam bem em “visitar-te”, e que cada vez que o façam levam mais valor para as suas vidas, negócios, ou projectos que queiram desenvolver.

Manuel Manero


B – Esse blogue vai ter formulários onde os teus leitores possam colocar o seu nome e email de forma a subscreverem uma qualquer newsletter que tenhas lá anunciada (não te preocupes caso ainda não tenhas nenhuma, pois na verdade o que estás a fazer é aproximares-te mais dos teus seguidores de maneira a que eles sintam que fazem parte do teu “inner Circle”). A este passo chama-se de captura do contacto. Onde, com uma linguagem mais profissional, temos as pessoas que estão interessadas em consumir o nosso conteúdo – os “Leads” – e em que alguns deles subscrevem qualquer coisa nossa (neste caso específico foi uma newsletter), e passam para contactos capturados, entrando desta forma no nosso “Funil de Marketing”.

C - Dentro no nosso “Autorresponder”, local para onde o vão todos os contactos capturados, está montado o “Funil de Marketing” e, como o nome indica, este é um sistema que tem como objetivo final transformar um contacto num cliente, ou seja, alguém que nos compra algo. Tal como um simples funil em que o objetivo é “encaminhar” uma grande quantidade de liquido para uma entrada mais pequena, no de Marketing, ou “Funil de Vendas” como também é conhecido, também a entrada principal é exponencialmente maior, mas só alguns contactos vão querer verdadeiramente ser nossos clientes.

Manuel Manero


| Chegada esta parte, constatamos algumas situações que nos poderão acontecer, e vão certamente fazer parte do nosso trabalho logo temos que estar devidamente preparados para elas, que são; |

Vamos por partes …

Primeiro temos que estar conscientes dos números. E ter esta consciência é saber que toda e qualquer atividade é feita de números. Por outras palavras, é dizer “quantas pessoas é que sabem da tua existência”, e dessas, quantas conhecem as tuas paixões, aquilo que de forma natural partilhas com o mundo – a tua mensagem – como eu gosto de lhe chamar.

Manuel Manero


… Respondendo ás 3 perguntas acima ( uma por uma ):

R1- Quem não é AINDA teu cliente, significa que; ou AINDA não tens nada daquilo que lhe possa interessar como produto ou serviço no teu blogue, ou AINDA não o motivaste o suficiente a comprar-te algo. Partindo do princípio que o teu Funil de Marketing está bem montado (para converter), apenas tens de continuar a trabalhar no conteúdo, pois a seu tempo o teu seguidor à de se tornar cliente. Mesmo assim, uma grande percentagem, vai estar no teu Funil apenas para consumir e partilhar toda a nossa informação, e esses são muito importantes também para a visibilidade e sustentabilidade da tua actividade, pois fazem (muitos sem saberem) publicidade gratuita ao teu negócio com as suas recomendações aos seus contactos.

|- Solução – Continua a partilhar voluntariamente e de forma desprendida todo o teu valor, e procura perceber porque é que as pessoas te seguem. O que as fez subscrever a tua newsletter. Podes elaborar um breve questionário, com 3 ou 4 perguntas simples dirigidas aos teus contactos, e assim ficas a saber o que é que eles esperam de ti.

Manuel Manero


R2- Para os teus clientes, o objetivo é que se tornem teus fãs! Não há nada melhor, segundo Roberto Shinyashiki, do que termos fãs. Eles não só compram tudo o que tivermos para oferecer, como recomendam vivamente os nossos produtos.

|- Solução – Este estatuto consegue-se com a congruência da tua mensagem aliada à sustentabilidade dos teus ensinamentos, ou seja, ao numero de pessoas cujas vidas ajudaste a melhorar com a aplicação prática dos teus conhecimentos – da mensagem que defendes e partilhas com o mundo.

R3- Por último, o que podes fazer para aumentar a tua taxa de conversão e conseguires naturalmente mais clientes. Para mim, e seguindo o mesmo raciocínio de quem é teu fã, a única maneira de “venderes os teus produtos a mais pessoas” é através dos resultados que eles provocaram em quem os já comprou. Sempre que alguém, que não tem nada a ver com o teu negócio, fala bem do teu produto aumenta radicalmente a probabilidade de ele ser vendido a mais pessoas. Se reparares nos anúncios de televisão, por exemplo, existem sempre testemunhos a falar dos benefícios que esse produto anunciado lhes trouxe.

|- Solução – Envolve os resultados e os testemunhos de outras pessoas nos benefícios dos teus produtos. Quem tem resultados, normalmente gosta de falar aos outros dele, uma vez que aumenta também a sua exposição nesse mercado.

Manuel Manero


Manuel Manero


Quase na reta final deste artigo em que tanta partilha de conhecimento foi feita sempre com o objetivo de que ele cumpra o seu propósito – “Montares uma estratégia de Marketing profissional e orientada para Resultados na Internet”, fica sempre aquele sentimento preocupação com a proximidade que algumas pessoas tem com este mercado Digital (a maior parte delas durante largos anos), mas com pouco ou nenhum sucesso ….

Para essas, e porque o meu compromisso é grande, deixo aqui o veiculo que uso desde 2012 para dar forma aos meus pensamentos, vida aos meus sonhos, e que me permite desde essa altura a sustentabilidade necessária para continuar a fazer aquilo que mais gosto – ajudar outras pessoas a viverem vidas mais gratificantes, combatendo inicialmente todas a fontes de escassez financeira que possam ter.

Fica também a garantia do meu apoio pessoal a todas as que decidirem “experimentar” (uma vez que o sistema dispões de uma garantia total de satisfação de 15 dias com total reembolso dos valores investidos na sua aquisição), usando para o efeito todas as formas alternativas de contacto (skype, tlm, hangouts, email), e inclusivamente a participação em todas as formações que eu dou presencialmente.

Manuel Manero


| Por agora é tudo. Espero do fundo do coração que recolhas aqui aquilo que necessitas. Prometo actualizar toda esta informação com regularidade, implementando todas as técnicas e princípios que possam melhorar a tua prestação online.

| Agradecia, e muito, que me fizesses chegar todos os teus comentários, ou dúvidas que possas ter (acredito que possam ser bastantes), no sentido de te poder ajudar melhor.

| Partilha com todos aqueles que achas que podem beneficiar com o que aqui está escrito, no sentido de também eles terem o sucesso que merecem neste competitivo mercado Digital.

Manuel Manero


Manuel Manero


Como montar uma Estratégia de Marketing Digital Eficazmente e de forma Profissional  

Quanto pagarias por uma Estratégia de Marketing Digital que Garantisse 100% dos Resultados da tua Empresa, Negócio, ou Projecto que escolhes...

Como montar uma Estratégia de Marketing Digital Eficazmente e de forma Profissional  

Quanto pagarias por uma Estratégia de Marketing Digital que Garantisse 100% dos Resultados da tua Empresa, Negócio, ou Projecto que escolhes...

Advertisement