Issuu on Google+

CASA MÓS SONEL HOTELS


A Studio ArTe é uma plataforma de design, de várias especialidades, sedeada em Portugal e Holanda, que aborda a prática usual de arquitectura de uma forma única. Ao escutar os nossos clientes, concebemos para eles um estilo de vida própria que servirá de base para os nossos desenhos, criando espaços que se enquadram perfeitamente no seu dia-a-dia. Ao aplicar os nossos conhecimentos, elevamos os nossos projectos para além do previsível, despertando os sentidos ao desconhecido. Competências disponíveis:

- Design de arquitectura para Interior, Exteriores e Paisagismo - Planeamento e Direcção de Projecto - Consultores de Arte - Criadores de conceitos

A nossa missão geral é a criação de ambientes surpreendentes que elevem a imaginação, ultrapassando qualquer expectativa. A Studio ArTe acentua o poder das emoções humanas e quer traduzir os sentimentos dos seus clientes numa nova forma de arquitectura e conceito de vida. Hoje em dia vivemos numa aldeia global, por isso gostamos de extrair a beleza e simplicidade pura de todas as culturas e misturá-las numa convivência melhorada. Também acreditamos em honrar o antigo e utilizar o moderno numa simbiose de raízes e conforto. Nós desenhamos a harmonia entre os nossos clientes e o seu habitat. Preferindo trabalhar com a Natureza em vez de forçá-la, combinamos elementos ecológicos com um máximo de conforto. Acreditamos fortemente que ao minimizar o seu impacto no ambiente, maximiza o bem-estar nas nossas criações. As visões inovadoras da Studio ArTe sobre os aspectos habituais da vida inspiram desenhos subtis e elegantes para além do previsto.


SITUAÇÃO EXISTENTE

INTERIORES

Em geral, a estrutura do edifíco e as dimensões dos quartos são muito boas. No entanto, a forma como os quartos estão decorados não é, no nosso entender, adequado à imagem de uma unidade hoteleira de quatro estrelas. Actualmente, os quartos da Casa Mós possuem uma decoração pouco estudada, que combina elementos díspares como, por exemplo, mobiliário de exterior em plástico com mobiliário de madeira. As paredes estão pintadas em tons amarelo creme com linhas de flores pintadas em stencil, que dão aos quartos um aspecto datado e embaciado. As próprias fotografias dos quartos apresentam-se desbotadas e esfumadas. Torna-se perceptível que certos elementos como detectores de fumo, aparelhos de ar condicionado e cabos para televisão foram adicionados ao longo dos anos, corrompendo assim a decoração inicial. A limpeza impecável dos quartos fica escondida pelo aspecto antiquado dos aparelhos técnicos, da cozinha e dos interiores.


SITUAÇÃO EXISTENTE

EXTERIORES

A Casa Mós foi originalmente construída como uma vivenda, que actualmente funciona como Aparthotel para o Grupo Sonel Hotéis. O exterior encontra-se pintado criativamente em tons variados de boa qualidade, no entanto, actualmente esta técnica é mais comum nas Caraíbas e na América do Sul. Possivelmente, houve a intenção de dar um aspecto tropical e propício a época de férias. A entrada deste complexo tem um carácter complicado, uma vez que a lavandaria do Grupo Sonel Hotéis está localizada na cave. Esta situação tem um impacto muito negativo à chegada.


Barbecue

Relvado e Solário

Acesso pelo jardim Nova entrada Banco de madeira em forma de L com mesa e 2 cadeiras Sofá-cama para 2 pessoas Roupeiro e TV plasma

NOVAS DIRECÇÕES

CAVE

O apartamento localizado no lado direito da cave pode ser transformado num luxuoso apartamento de Hotel, para 2 a 4 pessoas. Neste desenho, o acesso para os apartamentos dos andares superiores é alterado, criando assim espaço para um jardim privado para o apartamento da cave. A divisão das secções do jardim é feita através de um muro com portão e de uma pérgola com buganvílias, de modo a optimizar a privacidade do apartamento. O piso actual é substítuido por um piso novo em calçada portuguesa. O jardim tem três áreas distintas: uma área frontal com pérgola, uma área de relax com duas camas de sol e uma zona para refeições com barbecue e pérgola. Esta pérgola terá uma estrutura em madeira e o tecto será composto por uma rede de madeira entrelaçada com buganvílias. A área frontal tem uma nova porta dupla de acesso ao apartamento. Adicionámos igualmente uma nova porta junto à cozinha.


Apartamento B

Terraço com solário e pátio protegido com pérgola Kitchenette Roupeiro e vestiário Nova entrada para o apartamento B Rainshower Roupeiro

Apartamento A

NOVAS DIRECÇÕES

SEGUNDO ANDAR - OPÇÃO 1

No segundo andar criámos os seguintes melhoramentos para os apartamentos A e B. O apartamento A terá uma casa de banho nova com uma área separada de chuveiro "rainshower" com portas de correr. Estas alterações implicam a instalação de um aparelho Sanicompact Star (www.sfa.es). A lareira será removida, e no seu lugar ficará um sofá em forma de L e uma televisao plasma. O apartamento B terá um novo acesso através da entrada principal, situada na parte da frente do complexo. Terá igualmente uma "walk-in" kitchenette, um sofá-cama, uma secção para refeições, duas portadas portuguesas de acesso ao quarto, um vestiário com roupeiro, uma porta separadora do hall e da casa de banho e um acesso para o terraço. Devido às mudanças feitas nas entradas dos apartamentos A e B, tivemos que mudar a localização da porta do terraço. Esta terá como dimensões 90x200 cm.


Roupeiro

Mini-kitchenette Mesa multifuncional Sofá-cama Mesa pouffe

NOVAS DIRECÇÕES

SEGUNDO ANDAR - OPÇÃO 2

Esta opção apresenta uma modificação no apartamento A. A kitchenette é reposicionada e o roupeiro encontra-se junto à entrada do apartamento. Na cozinha posicionamos uma mesa multifuncional com rodas, para uso tanto na cozinha como junto ao sofá. A casa de banho, com porta de correr, equipada com rainshower, sanita e lavatório, fica no sítio da antiga cozinha. A cama de tamanho kingsize com duas mesas de cabeceira está colocada no local onde se encontrava a lareira.


Zona multifuncional de refeições Bloco cozinha e roupeiro

Mini boudoir Quarto para lua-de-mel

NOVAS DIRECÇÕES

SEGUNDO ANDAR - OPÇÃO 3

Nesta opção, juntamos a cozinha e o roupeiro do apartamento A num só bloco, criando assim mais espaço de convivência dentro do apartamento. O apartamento B possui um quarto com grandes dimensões, pelo que poderá albergar uma cama dupla como a que se encontra numa das fotos desta página. No nosso entender, os apartamentos A e B podem ser alugados em conjunto, transformando-se assim num grande apartamento ideal para uma família ou grupos até 6 pessoas.


CONCEITOS

"Como reconhecer Portugal no interior dos quartos do Hotel?"

Gostariamos de criar no Hotel um ambiente no qual fosse possível reconhecer imediatamente Portugal, sem cair nos clichés comuns aos quais Portugal está associado. Para responder a essa questão iremos utilizar como base a cor branco-leite, com toque de cor de solo vermelho, de areia e seixos de praia, de madeira e azuis do mar. Estes tons serão combinados inteligentemente com vários materiais, texteis, mobiliário e arte, de modo a transmitir um conceito de "Portugal Contemporâneo" aos futuros hóspedes da Casa Mós. A Studio ArTe recomenda que o interior de todos os quartos seja pintado de branco-leite, para que os mesmos tenham um aspecto fresco e renovado.


MATERIAIS Recomendamos a alteração do piso do rés-do-chão para Kerlite. Um novo produto de fibrocerâmica composto por placas de 3mm de altura (em cor de pedra Moleanos), que pode ser colocado directamente sobre o chão existente. Para a decoração vamos seguir uma tendência básica e pura, enriquecida com certos elementos decorativos tais como espelhos antigos e cómodas. O conforto encontra-se nos textêis utilizados, como por exemplo, nos cortinados blackout e voile que se entendem de parede a parede, filtrando a luz natural que vem do exterior. O impacto luxuoso encontra-se nos acessórios modernos adicionados tais como almofadas, candeeiros de mesa, tapetes e arte contemporânea. Nas próximas paginas descrevemos mais detalhadamente os materiais que pretendemos utilizar. O "design management" que a Studio ArTe pretende adoptar em todos os hotéis do Grupo Sonel assenta no princípio de "Less is more". Queremos tirar o máximo partido das dimensões generosas dos quartos sem perder conforto, hospitalidade e uniformidade. A identidade dos hotéis será reconhecida pelo vosso atendimento personalizado em conjunto com o design característico de cada quarto, de modo a que os hóspedes vos escolhem pela qualidade e não pelo preço.


TÊXTEIS Portugal é a alegria do sol, ar puro, medronho, azulejos, figos secos, pasteis de nata, bacalhau, vinho, azeite, sardinhas, licor beirão, fado, calçadas, laranjas, ginginha, sobreiros, montes e praias fantásticas. Com esta mistura saborosa, vamos reinventar Portugal. A nossa reinvenção dos quartos do Grupo Sonel Hoteis passa pela utilização de têxteis artesanais portugueses, como alinhavados de Nisa, colchas de Castelo Branco, rendas de Bilros, tapeçarias de Arraiolos, chitas de Alcobaça, crochet e ponto-cruz, entre outros. A conjugação sóbria e cuidada destes elementos, em conjunto com almofadas, cortinados de parede a parede e iluminação de mesa em PVC imitando bordados, irá alcançar o efeito desejado. Todos os produtos que escolhidos serão laváveis, à prova de fogo e de fácil manutenção. A fotografia de quarto em tons de branco que apresentamos nesta página é um bom exemplo de como pretendemos utilizar os elementos acima descritos.


MOBILIÁRIO A base do conceito para os quartos é uma boa cama, iluminação correcta, pés quentes, espaços amplos, ambientes com toques de cor e da vida portuguesa. A cama tem que ser confortável, com bastantes almofadas, lençóis imaculados e uma bonita colcha portuguesa. Para a zona de estar, utilizaremos vários elementos como mini-sofás e cadeiras confortáveis para leitura e relax. Queremos jogar com uma mistura de custos a nível de mobiliário, por exemplo, cadeiras que sejam utilizadas durante 5 anos e acessórios como mesas e candeeiros de pé que possam ser substituídos dentro de 2 ou 3 anos. A identidade dos quartos será garantida pela utilização de antiquidades portuguesas, que perdurarão para sempre. Será um estilo Hip-Hop decorativo. Uma ideia de choque entre Ikea, artesanato e antiquidades.


ARTE Acreditamos que o conceito-chave de "Portugal Contemporâneo" deve ser reforçado com a utilização de várias peças de arte nos quartos. Estas poderão ser pequenas impressões em tela de fotografias que descrevam a vida tradicional em Portugal como retratos, de famílias, de trabalho nos campos, de actividades de pesca e da vida antiga nas cidades. Estas devem ser colocadas em boas molduras e agrupadas. Vamos utilizar tambem blow-ups de pequenos detalhes de elementos tradicionais portugueses como azulejos, entradas típicas, chaminés algarvias e outros que possamos achar interessantes.


EXTERIOR

FACHADA

Ao chegar ao aeroporto de Faro os seus clientes são atordoados pela intensidade da luz, o aroma das ervas que paira no ar e pela cor vibrante da terra vermelha, que são tão típicas do sul de Portugal. É uma sensação inesquecível que gostaríamos de repetir à chegada ao complexo da Casa Mós. A Studio ArTe acredita que actualmente a cor da fachada do complexo transporta os clientes para um destino mais parecido com Santa Fé, México do que para o Algarve, Portugal. Apesar de reconhecermos que antigamente, as casas Algarvias eram pintadas de branco, estamos convencidos que a utilização de uma cor de terra vermelholaranja irá enriquecer o carácter de férias da Casa Mós. Isto, junto com a utilização de plantas perfumadas como lavanda e outros, reproduz a mesma sensação atordoante da chegada ao Algarve.


EXTERIOR

JARDIM E PISCINA

A Casa Mós tem duas desvantagens evidentes: a entrada da lavandaria (que exige um espaço frontal suficiente para um automóvel), e o espaço limitado em redor da piscina. Devido à alteração das entradas para os apartamentos situados no primeiro e segundo andar, criamos um espaço amplo de jardim para o apartamento da cave. Férias no Algarve significa poder passar grande parte do tempo ao ar livre. Para melhorar a convivência no exterior da Casa Mós sugerimos a criação de uma ampla área de estar debaixo da palmeira existente, prologando o muro até ao portão. O contacto directo com a estrada pública é evitado por uma pérgola com réguas de madeira e buganvílias. A zona de barbecue será alterada para uma zona de estar exterior com bancos tipo lounge. Em volta da piscina, junto ao muro, iremos posicionar sofás largos e vasos com bambús ou outras plantas de folhas grandes. A entrada para a zona da piscina será feita unicamente pela entrada principal do complexo, ficando neste caso, com maior segurança para crianças.


entrada

EXTERIOR

Vasos com bambús ou outras plantas

Deck de Madeira protegido do exterior por uma pérgola com painéis e buganvílias

Camas e sombreiros

Porta em madeira Novo terraço criado junto ao quarto

Sofás tipo lounge


CONCLUSÃO Com este livro, a Studio ArTe apresenta um projecto de estudo para o futuro conceito dos vossos hotéis que deve ser aplicado na sua totalidade ou em quaisquer obras a partir deste momento. As renovações devem ser iniciadas com o apartamento da cave e os quartos do segundo andar, pelo que estas podem funcionar de exemplo para as futuras modificações nos hotéis do Grupo Sonel. O objectivo deste estudo de conceito para as renovações da Casa Mós foi criar ambientes com uma identidade própria, com um mínimo de alterações estruturais.


Casa Mós