BOLETIM
RODOVIA DO PARQUE
Junho/2012 | nº 23 www.rodoviadoparque.com.br EDITORIAL O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, através da STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A., apresenta o vigésimo terceiro BoleƟm da Rodovia do Parque, para informar a comunidade o passo a passo da Gestão e Supervisão Ambiental da BR-448.
Arquivo/STE
14 poços monitoram as águas subterrâneas na BR-448
Água subterrânea é monitarada através de coleta trimestral nos poços piezométricos
Palestra para APA do Delta do Jacuí
Ministro dos Transportes visita exposição da BR-448
Na tarde de 10/05, a Gestão palestrou para cerca de 30 membros do Conselho DeliberaƟvo da Área de Proteção Ambiental Estadual Delta do Jacuí. Na ocasião, a Gestora da APA, Vânia da Costa, avaliou a parƟcipação. “Vocês são os primeiros a reconhecer a legalidade do Conselho e a importância da apresentação de projetos para apreciação”, destaca.
Nas comemorações de aniversário de 11 anos do DNIT realizada no dia 05/06, em Brasília, o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos acompanhado do Diretor Geral do DNIT, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, visitaram a Exposição da Gestão Ambiental da BR-448 (STE) “Que árvore você quer para o futuro? Não faça do lixo a semente”.
Arquivo/STE
Na tarefa diária para garanƟr o menor impacto sobre o ambiente em função das obras da BR-448, o DNIT, por meio da Gestão Ambiental da BR-448 (STE) realiza o monitoramento dos recursos hídricos subterrâneos do entorno do empreendimento. Amparados pelo Programa Ambiental de Controle e Monitoramento da Qualidade dos Recursos Hídricos Subterrâneos, previsto pelo Plano Básico Ambiental, são efetuadas campanhas trimestrais de qualidade nos 14 poços piezométricos instalados nos canteiros de obras e ao longo da faixa de domínio. No mês de maio a Equipe de Gestão Ambiental encerrou a 9ª Campanha de Monitoramento. As amostras são enviadas para análise laboratorial de parâmetros, entre eles: alcalinidade, turbidez, óleos e graxas e coliformes. Segundo a equipe, quatro parâmetros são analisados no local: temperatura, pH, conduƟvidade elétrica e oxigênio dissolvido.
Diretor Geral do DNIT, Jorge Fraxe (dir.) mostra a exposição para Ministro Paulo Passos (esq.) durante as comemorações de 11 anos do Departamento