COMUNICA FEC - 2023 ED. ESPECIAL


É com grande satisfação que compartilhamos uma emocionante notícia que diz respeito a todos nós: a Fundação Euclides da Cunha está revelando a sua nova identidade visual. Essa mudança representa um momento significativo em nossa jornada e gostaríamos de mostrar os detalhes a vocês em primeira mão.
Nesta edição especial do ComunicaFEC, vocês conferem o passo a passo do processo criativo que nos guiou até aqui e conhecem o resultado final de nosso esforço.
Esperamos que gostem!
Nossa nova identidade visual foi cuidadosamente desenvolvida para refletir quem somos como organização, a nossa Identidade Organizacional e, ao mesmo tempo, fortalecer o senso de pertencimento e conexão em nosso Time. Outro objetivo relevante pautado foi o nosso desejo de transição para a assinatura “FEC”, o que simboliza nossa evolução contínua.
As palavras-chaves selecionadas por e para nós são acolhimento, força, inovação, humanização, evolução e ousadia.
Sigam conosco a linha do tempo do desenvolvimento da nossa nova marca. Comecemos pela Fase 1: Definição dos arquétipos e alinhamento para criação.
Eu conheço o caminho e vou cuidar para chegarmos ao destino.
Durante o processo de criação, escolhemos dois arquétipos que acreditamos representar fielmente a nossa fundação: o Sábio e o Cuidador.
O sábio tem como razão de existir a busca pelo conhecimento e o compartilhamento deste para conquistar um lugar melhor. Costuma ver o mundo de forma diferente e tem como base a boa informação. Seu maior medo é ser enganado.
O cuidador se importa em oferecer soluções que melhorem a vida das pessoas. Com carinho e bondade, promete ajudar o próximo sem medir esforços e, por isso, se afasta do egoísmo.
Nossa nova identidade visual foi cuidadosamente pensada para refletir quem somos e a essência do nosso trabalho, enquanto os arquétipos personificam os valores que nos guiam.
FASE 1: DEFINIÇÃO DOS ARQUÉTIPOS E ALINHAMENTO PARA CRIAÇÃO
O elemento central da nossa nova identidade é o monograma, uma representação visual poderosa dos nossos valores, como nos exemplos abaixo:
As cores têm um impacto psicológico significativo nas emoções, percepções e até mesmo no comportamento humano. Por conta disso, escolhemos cores que refletem o agora e o que estamos construindo para o nosso futuro: azul e laranja.
O azul, representando a calma, a confiança e o profissionalismo, destaca a credibilidade da FEC. O laranja traz energia, criatividade e inovação, simbolizando a comunicação dinâmica e entusiástica da organização com o mundo.
A decisão por adotar uma fonte em caixa baixa foi estratégica. Esta escolha não apenas humaniza a marca, mas também estabelece uma conexão genuína com as pessoas. É jovem, dinâmica e simpática, refletindo a abordagem calorosa e amigável da FEC para com todos.
FASE 2: APRESENTAÇÃO DAS VERSÕES PRELIMINARES
FASE 3: VERSÃO FINAL DA NOVA
IDENTIDADE VISUALHoje, não apenas revelamos uma nova identidade visual; nós lançamos uma narrativa visual que ecoa nossa dedicação ao conhecimento e ao cuidado.
Esta mudança não é apenas sobre uma imagem; é sobre uma promessa renovada à comunidade, um compromisso com um futuro melhor, alimentado pelo conhecimento, humanidade e pela inovação.
Queremos que cada um de vocês se sinta conectado a esta nova identidade, pois vocês são parte fundamental da FEC. Agradecemos por trilharem essa trajetória conosco. Esperamos que estejam tão empolgados quanto nós com essa emocionante e importante nova jornada da FEC.
Fiquem atentos para mais detalhes sobre como nossa nova identidade será implementada na rotina diária. Em breve, vocês verão a FEC sob uma nova luz, mas nosso compromisso com vocês e com nossa missão permanece inabalável!