2 minute read

MANIPULADORES TELESCÓPICOS

à sua contínua aceitação no mercado brasileiro.”

Em 2022, diz Hauck, a fabricante britânica considerou a tendência até surpreendente, com as empresas de rental apresentando demanda acima das expectativas, superando até mesmo as construtoras e prestadoras de serviços nesse segmento. “É notável observar que empresas muito experientes na locação de máquinas tradicionais da Linha Amarela, como retroescavadeiras, carregadeiras e escavadeiras, estão agora expandindo a atuação ao investir no aluguel de manipuladores de materiais”, comemora o executivo.

Além disso, as locadoras especializadas em plataformas e guindastes também vêm demonstrando interesse crescente no segmento, dado que – segundo os especialistas – os manipuladores possuem capacidade de carga superior às plataformas e, além disso, oferecem maior agilidade na manipulação de materiais em comparação com os guindastes. A tendência no curto prazo, observa Hauck, aponta para uma relevância crescente das locadoras que ofertam manipuladores, tornando o rental tão significativo quanto os setores de construção e agrícola. “Isso reflete a demanda crescente e a adaptabilidade dessas máquinas ao mercado, consolidando sua posição como ativos essenciais na indústria de locação de equipamentos”, avalia o gerente.

Diversifica O

Globalmente, a francesa Manitou tem participação expressiva no mercado de manipuladores telescópicos. Além do bom desempenho nos setores da construção e agrícola, os equipamentos da marca vêm tendo boa penetração em mineradoras, área que cada vez mais se volta para questões de segurança e desempenho das máquinas. “O manipulador consegue fazer um trabalho para o qual normalmente seriam necessárias de duas ou três máquinas distintas, como trocar pneus de caminhões fora de estrada”, exemplifica Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para a América Latina, destacando que a solução requer somente 10% do tempo que outros equipamentos precisam para realizar essa operação.

Outra aplicação que progride nas mineradoras é a movimentação de grandes cilindros hidráulicos, que também exige alto nível de segurança e boa performance, assim como o mercado de energia solar, onde as máquinas são utilizadas na montagem de estruturas auxiliares para a instalação de painéis fotovoltaicos. Segundo Bracco, a tendência é promissora, pois somente no Nordeste o número de instalações de energia solar cresceu 95% em 2022, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Esse mercado vem demandando uma elevada quantidade de manipuladores”, revela o executivo.

Alguns desses setores, como sucroenergético e siderúrgicas, que antes utilizavam carregadeiras para algumas atividades, vêm optando por manipuladores de pequeno porte, na faixa de 9 t de carga. Nesse aspecto, Bracco considera que as carregadeiras são “máquinas enormes”, adequadas para outros tipos de operações, enquanto os manipuladores são bem mais compactos e apropriados para manusear peças pequenas e pesadas. “Em obras de construção, por exemplo, onde a máquina precisa desagregar material, a pá carregadeira é mais indicada, embora não seja uma solução para todas as tarefas”, pondera o diretor.

Na Europa, ele elucida, a pá passou a ser relativamente menos demandada, abrindo espaço para os manipuladores em operações nas quais são mais apropriados pelo talhe e conceito de operação. “Assim como acontece no

É um guindaste?

Uma pá carregadeira?

Uma empilhadeira?

O Loadall JCB é tudo isso e mais.

O Loadall é o nosso manipulador telescópico com o poder e a eficiência de diversas máquinas. Sua versatilidade, agilidade, ergonomia e desempenho priorizam o uso eficiente do seu tempo e dinheiro.

A linha de produtos Loadall funciona bem em qualquer local de trabalho, aumentando a produtividade da sua empresa ao manipular mais material em menos tempo.

VENÇA AS NECESSIDADES DO DIA A DIA COM UMA MÁQUINA COMPLETA.

Conheça os modelos de Loadall disponíveis:

Agrícola: 530-70, 531-70 e 541-70

Construção: 530-110 e 540-170

Descubra as melhores soluções para atender às necessidades da sua produção, aliadas a um DNA único.

Aponte a câmera do seu celular e contate um distribuidor!