2 minute read

CORREIAS TRANSPORTADORAS

disponíveis no mercado para inspecionar e evitar incêndios”, relata o engenheiro mecânico Rafael Angelo Tozzo, da engenharia Usinas Sudeste, com foco em máquinas de pátio e transportadores de correia da Vale.

Replica O

ração, que alinha propriedades antiestática e autoextinguível. Segundo Dantas, o produto não só atende às normas ISO 340 (ASTM D 378 13.2, de teste de chama) e ISO 284 (de condutividade elétrica), mas também oferece resistência à abrasão de 50 mm³, o que – segundo o especialista – é inédito no segmento.

Para evitar acidentes e incêndios durante a operação, a Vale optou por instalar o Sistema Vantage para monitoramento constante dos rolos de carga, impacto e retorno do Drum Reclaimer 3 – tornando-se a 1ª máquina do mundo a ter 100% dos rolos monitorados pela tecnologia da Superior Industries. Ligados ao sistema, os rolos passaram a identificar e coletar dados como temperatura dos rolamentos e rotação. “Uma nova versão do hardware embarcado no rolo já conta com monitoramento de vibração dos rolamentos”, explica Danilo Bibancos, diretor da Superior no Brasil.

Segundo ele, as informações são captadas por diferentes sensores, podendo ser acessadas em tempo real para acompanhamento da operação e das condições de trabalho. Os dados são enviados através de sinal de rádio LoRa, o que – segundo ele – permite uma operação de baixo custo e alta segurança da informação, adequados para ambientes hostis e confinados.

Além do Vantage, a borracha especial antichamas UL94-V0, também desenvolvida pela Superior, ajuda a complementar as medidas de segurança da operação. Criada com tecnologia totalmente nacional, a borracha reveste e protege os rolos de impacto e retorno, com índices de abrasão e dureza compatíveis aos das correias. “Antes desses sistemas, a Vale analisou um vasto leque de tecnologias

Após constatar os resultados, Tozzo cogita instalar o Sistema Vantage em outros equipamentos, devido à possibilidade de controle e monitoramento contínuo, que fazem a diferença na operação. “Enquanto o Drum opera, não é possível entrar na região do transportador de correia interno ao tambor para inspecionar suas condições”, detalha. “Esse cenário restrito abre espaço para situações como quebra, falha, travamento ou fim de vida útil de rolos, que só são percebidas quando acontecem”, diz o engenheiro.

O Vantage, prossegue Tozzo, monitora a saúde e a temperatura dos rolos de maneira ininterrupta, podendo ser acessado por computador ou celular. Se a temperatura ficar muito alta, é emitido um alerta – algo que não acontecia antes.

A qualquer sinal de temperatura acima do limite estabelecido, a equipe recebe mensagem imediata de alerta e se prontifica para identificar o defeito, “Constatado que o rolo está em temperatura limítrofe, o responsável solicita a interrupção da operação do equipamento para checagem”, relata Francisley Silvestre Leite, inspetor de manutenção da Vale em Brucutu. “E, caso algum rolamento esteja danificado, é feita a intervenção antes de o rolo atingir uma temperatura que provoque danos.”

Saiba mais:

Maxbelt: https://maxbelt.com.br

Superior: https://superior-ind.com

Vale: www.vale.com/pt