2 minute read

Aconteceu comigo E AGORA?

Caso presencie uma situação que possa causar acidentes, o que fazer?

Pare de executar a função imediatamente e procure o seu superior. Se isso não bastar, procure o cipeiro da empresa, o técnico de segurança e o representante sindical (CSE). Se sua empresa não tem CSE, entre em contato pelos canais de denúncia do Sindicato.

Sofri acidente, o que fazer?

Procure o departamento médico da empresa ou SESMET. Cobre da empresa a cópia do seu CAT e contate o Sindicato para orientações. Em caso de afastamento, respeite seu período de recuperação. Se for superior a 15 dias, acione o INSS.

O que a empresa deve fazer para prevenir acidentes?

São inúmeras as normas regulamentadoras (NRs) que a empresa deve cumprir. Alguns pontos importantes são: fornecer e fiscalizar o uso dos EPIs; realizar treinamentos; investir em equipamentos novos e fazer regularmente a manutenção do maquinário mais antigo; fazer o mapeamento de risco; criar e ouvir a CIPA; etc. Os patrões precisam ter a consciência de que, se tiver qualquer chance de acidente, medidas devem ser tomadas imediatamente.

Quais as obrigações da empresa quando acontece um acidente?

Deve prestar socorro imediatamente, fornecer apoio ao trabalhador e comunicar o acidente às autoridades competentes, como Sindicato, Cerest e até mesmo abrir um BO, dependendo da gravidade. Cabe à empresa investigar o que causou o acidente, buscar uma solução e cumprir com todas obrigações legais. Caso isso não ocorra, denuncie ao SMetal para que sejam acionados os órgãos fiscalizadores.

A importância de uma CIPA atuante no local de trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assé dio (CIPA) é a principal ferramenta para a preservação da saúde e integridade física no local de trabalho. Se a sua empresa tem mais de 20 metalúrgicos e não possui CIPA, informe imediatamente ao Sindicato.

Só que zelar pela segurança e saúde deve ser um compromisso de todos: Sindicato, trabalhadores e, principalmente, patrões.

Sabemos que, muitas vezes, os trabalhadores desanimam ou deixam de participar da CIPA porque a empresa não dá o encaminhamento devido às cobranças que são feitas pelos cipeiros. Mas não desanime!

Uma CIPA atuante é imprescindível na luta por melhores condições de trabalho. Cipeiros comprometidos com a segurança do trabalhador ajudam a evitar acidentes e, muitas vezes, até mesmo a salvar vidas. Conte sempre com o SMetal nessa batalha!

Não queremos que o cipeiro seja o ‘Superman’ ou a ‘Mulher Maravilha’. Mas sim que estejam comprometidos com os colegas de trabalho e que, se existe a possibilidade de um cabo de aço estourar e pegar em alguém, por exemplo, busquem medidas que possam evitar que isso ocorra e cobre da empresa formas de prevenção”.

Conte sempre com o seu Sindicato

A luta por um ambiente de trabalho seguro é diária e há muitos desafios a serem enfrentados. Para informações, denúncias de irregularidades ou sugestões de melhorias no local de trabalho, procure imediatamente o Sindicato dos Metalúrgicos.

O SMetal possui, inclusive, um departamento jurídico com advogados e médico do trabalho extremamente competentes para dar todo o respaldo necessário ao metalúrgico. Basta agendar um atendimento.

Denuncie aqui

Fonte será mantida em sigilo 15 99714-9534

Tel. 15 3334-5400

Siga nossas redes sociais @smetalsorocaba

This article is from: