BOLETIM INFORMATIVO Nº26/2022

Page 1

NOTÍCIAS

BOLETIM INFORMATIVO26 DE NOVEMBRO DE 2022

da mais grave, são as lideranças de turmas sendo manipuladas, os mesmos não podem encaminhar as questões porque servem de manipulação por alguns gestores e gestoras.

SINTEP SE REÚNE COM A COMISSÃO EXECUTIVA DAS ESCOLAS INTEGRAIS (CEEI)

Uma comissão da direção do SINTEP PB esteve reunida com a nova Comissão Executiva das Escolas Integrais (CEEI), no último dia 22 de novembro para apresentar as demandas da categoria. Na oportunidade, foram discutidas algumas questões pedagógicas relacionadas às escolas integrais, entre elas, a carga horária dos professores e professoras (40 h ou 30 h), remuneração, estrutura das escolas, organização pedagógica e formação continuada para professores, atividades extra sala de aula para os alunos e a falta de diálogo entre a gestão e os trabalhadores e trabalhadoras em educação.

A coordenadora geral da CEEI, professora Luiza Iolanda, irmou compromisso, com o SINTEP-PB, de manter o diálogo permanente sobre os temas apresentados. Ela comunicou que está fazendo um levantamento de todas as demandas, e, posteriormente, vão ser elaboradas as novas diretrizes para o próximo ano letivo

De acordo com a diretora da terceira regional, Socorro Ramalho, são inúmeras as di iculdades que os educadores e educadoras estão enfrentando nas escolas integrais. “É justamente pela falta de diálogo entre as gestões e a comunidade escolar, falta de apoio e incentivo aos grêmios estudantis que em algumas escolas quando não são abafados estão sendo desfeitos pelas próprias gestões. Ain-

Para Socorro, foi uma reunião bastante produtiva “porque nós pudemos conversar sobre aquilo que está acontecendo dentro das escolas, onde há diversas medidas de autoritarismo, falta de diálogo com os alunos, falta de participação da comunidade nas decisões das escolas, as AVS (Avaliação Semanal), onde os estudantes terminam e são obrigados a icar na sala de aula, não há livre circulação pelas escolas, existem algumas que são tranca iadas com cadeados em todos os portões, para não circularem e tudo isto gera um clima de insatisfação tanto de alunos, como de professores. O SINTEP-PB vê com preocupação todas estas problemáticas e “por isso nós entendemos que a procura pela escola integral tem sido cada vez menor, provocando uma evasão muito grande, tanto é que toda comunidade está tentando captar alunos pela di iculdade que os mesmos têm de virem para a escola integral. Portanto, do ponto de vista pedagógico, precisamos melhorar muito. A proposta é boa, mas na prática não acontece e tem levado muitos alunos a não icarem, a não quererem estudar na escola integral”, inalizou Socorro Ramalho.

EXPEDIENTE DURANTE JOGOS DO BRASIL

Foi publicada no Diário O icial do Estado (DOE) no último dia 18 de novembro uma medida modi icando o expediente nas repartições públicas estaduais que é encerrado uma hora antes das

Nº26/2022

NOTÍCIAS

BOLETIM INFORMATIVO26 DE NOVEMBRO DE 2022

partidas da Seleção Brasileira. A suspensão não é válida para os serviços essenciais, que deverão preservar o funcionamento. Mesmo com a portaria do governo do estado disciplinando o tema do expediente em dias de jogo, alguns gestores icaram com dúvida sobre o tema. Para que não restasse dúvida, a direção do SINTEP interpelou o secretário Cláudio Furtado sobre o tema. O secretário con irmou a determinação do decreto e destacou que nestes dias não haverá expediente Os horários de expediente foram mudados, para que os servidores possam assistir às partidas da primeira fase da Copa do Mundo de 2022.

Abaixo, veja como funcionará a administração pública:

Dia 28, segunda-feira: até às 12h

Brasil x Suíça - 13h

Dia 2 de dezembro, sexta-feira: até às 15h.

Brasil x Camarões -16h

(MEC). O presidente da CNTE, Heleno Araújo, e a ex-presidente da entidade e senadora eleita, Teresa Leitão, participaram da reunião como membros do GT.

Para a vice-presidente da CNTE, Marlei Fernandes de Carvalho, o objetivo da reunião foi cumprido, o movimento sindical CUTista da educação foi ouvido e se abriu uma agenda de diálogo de forma permanente. “Fomos ouvidos e indagados sobre várias questões e respondemos todas à altura. Nós voltamos a ressaltar que o MEC tem que ter uma política, de fato, indutora da relação dos federados e do sistema de ensino, para que a gente possa recuperar a força da educação que nós precisamos ter no país, e a CNTE é de fundamental importância neste processo”, a irmou.

O documento apresentado destaca a conjuntura política do momento e que o próximo governo precisará se empenhar para revogar a Emenda Constitucional 95 (EC 95), com a qual se torna impossível implementar as políticas de inclusão social e de valorização dos serviços públicos que o país tanto necessita. Fora a ação emergencial que será preciso fazer antes mesmo de Lula assumir, como a PEC da transição.

Con ira a matéria completa https://www.cnte.org.br

A GRAVÍSSIMA COVID-19 ÔMICRON BQ.1

POR MIGUEL NICOLELIS

CNTE DIALOGA COM A EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE EDUCAÇÃO DO GOVERNO LULA E ENTREGA DOCUMENTO COM PAUTAS EMERGENCIAIS

No primeiro diálogo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) com a equipe de transição do governo Lula, que aconteceu nesta terça-feira (22), na sede da entidade, os/as dirigentes sindicais entregaram para o coordenador do GT Educação, José Henrique Paim, um documento que aponta pautas emergenciais para o próximo período, tanto para a etapa da transição, quanto para o Ministério da Educação

“Apesar do momento não ser o ideal, gostaria de alertar a todos os amigos aqui que é quase certo que estamos entrando numa nova onda da pandemia de COVID19 que, ao contrário do que muitos acreditam, está longe de acabar. A nova variante da Ômicron, chamada BQ.1, que causou sérios problemas na Europa, Ásia e EUA, chegou ao Brasil e está se espalhando rapidamente. Prova disso é que o fator de replicação já está superior a 1! É preciso restituir o uso de máscaras e evitar aglomerações novamente porque, além de tudo, esta nova variante escapa muito mais da cobertura das vacinas disponíveis no Brasil.

Nº26/2022

NOTÍCIAS

BOLETIM INFORMATIVO26 DE NOVEMBRO DE 2022

É preciso evitar o crescimento dos casos porque esta variante também pode levar à COVID crônica. Se alguém ainda duvida do dano que a COVID19 crônica causa, olhem para o colapso do sistema de saúde do Reino Unido como um exemplo do que pode acontecer com o SUS em 2023. Apesar de saber que poucas pessoas querem ouvir este alerta, estou tentando disseminá-lo o mais amplamente possível, mesmo porque é urgente que o Brasil adquira a nova geração de vacinas, que protege melhor contra a Ômicron e suas variantes. Também é urgente vacinar as crianças brasileiras que permanecem totalmente expostas ao coronavírus! Se alguém puder transmitir estas mensagens a quem for responsável pelo planejamento do combate a pandemia no novo governo - se é que alguém pensou nisso - eu agradeceria profundamente porque a situação pode se agravar rapidamente nos próximos 30-60 dias. Infelizmente é esta a situação atual. E a grande mídia já começou a tucanar a BQ.1, dizendo que ela causa casos leves. Na realidade, em quem não tem proteção vacinal ela mata igual”.

-se, desde setembro, parado esperando autorização da Anvisa, que se mantém até hoje em um silêncio inexplicável.

* Infelizmente esse tipo de postagem, que deveria ter milhares de compartilhamentos, curtidas e comentários, passa praticamente despercebido. Mostrando que as omissões e negligências dos nossos governos são o reflexo também do caráter omisso e indiferente desse povo.

Enquanto isso, o pedido feito pela Fiocruz para a compra de insumos e fabricação das vacinas de segunda geração, eficazes no combate a BQ.1, encontra-

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINTEP-PB vem esclarecer aos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba que esta nota que está circulando nas redes sociais e em diversos grupos de whatsapp com aviso sobre causas trabalhistas, usando irresponsavelmente o nome do advogado Dr. Anselmo Castilho, é fake news. Não existe esta pessoa que se diz secretária do sindicato, nem tão pouco nossa assessoria jurídica liga particularmente para a casa das pessoas, portanto, orientamos que não atendam porque é golpe, pois este número de celular também não corresponde ao do advogado. Quem cria notícia falsa, divulga e quem compartilha pode ser responsabilizado criminalmente! - A Diretoria

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA

DE IMPRENSA DO SINTEP-PB

Secretários: Sarturno Medeiros e Manoel Brasileiro

Jornalista: Antonia Sousa - DRT14789/92

Diagramação: Ana Holanda

Nº26/2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.