
2 minute read
NOTÍCIAS
Boletim Informativo11 De Novembro De 2022
quista do Sindicato, haja vista o retorno das iliações de novos associados e graças ao empenho e pro issionalismo do nosso assessor jurídico, Dr. Anselmo Castilho”, destacou.
Advertisement
uma importante vitória com o estabelecimento do FUNDEB Permanente, após ampla luta dos sindicatos, parlamentares e organizações defensoras da educação pública”.
Para Felipe se faz necessário “agora lutar pelo aperfeiçoamento do regramento legal que rege a arrecadação de recursos para o FUNDEB e sua distribuição. Isso diz respeito não só à remuneração dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, a valorização da nossa carreira, mas também das condições estruturais das nossas escolas”.
SINTEP-PB MARCA PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO
DA CNTE PARA DISCUTIR OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DO FUNDEB
O SINTEP-PB, marcou participação em Brasília (DF), no seminário para discutir o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Pro issionais da Educação – o Fundeb Permanente promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), nos dias 9 e 10 de novembro. O sindicato esteve representado pelos diretores
Edvaldo Faustino e Felipe Baunilha, juntos aos demais trabalhadores/as da educação, conselheiros/as do Fundeb e sindicalistas de todas as regiões do país.
O seminário teve como objetivo, além de discutir as questões atuais e urgentes e esclarecer dúvidas sobre o novo Fundeb, se estender na construção de um grupo de estudos contínuo para o próximo ano a im de dominar a nova ferramenta e poder fazer o controle social da arrecadação e repasse junto à base.
De acordo com o diretor Felipe Baunilha, da Secretaria de Juventude, “representamos o SINTEP-PB, no Seminário sobre o FUNDEB Permanente e discutindo os desa ios colocados ao inanciamento da educação pública brasileira. Tivemos
Na oportunidade, Felipe a irmou que, “apesar de não ser a única fonte de recursos para a educação, o FUNDEB é a principal delas. Por isso a importância dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e seus dirigentes sindicais aprofundarem o conhecimento sobre o tema. Esta é uma importante iniciativa da CNTE que será replicada em breve também no nosso estado”, inalizou.
ENTIDADES LIGADAS À EDUCAÇÃO PEDEM REVOGAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES
Foi realizada na última quinta-feira (10), em Brasília, uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, sobre a revogação de resoluções das Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores e houve um consenso entre as entidades participantes para que as resoluções; NE/CP nº 2, de 20/12/2019 e a CNE/ CP Nº 1, DE 27/10/20 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), devem ser derrubadas pois elas limitam a formação e a tornam tecnicista, desvalorizam os/as profissionais da educação e promovem o avanço privatista sobre a educação.
Leia a matéria completa no site: www.cnte.org.br
Coordena O De Comunica O E Assessoria
Secretários: Sarturno Medeiros e Manoel Brasileiro
Jornalista: Antonia Sousa - DRT14789/92
Diagramação: Ana Holanda