1 minute read

NOTÍCIAS

Next Article
NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Boletim Informativo Semanal20 De Julho De 2022

SINTEP-PB PARTICIPOU DA II CONAPE 2022, REFERENDADA ‘CONAPE DA ESPERANÇA’

Advertisement

O SINTEP-PB se fez presente na II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022), entre os dias 15 e 17/07 em Natal, no Rio Grande do Norte, com uma grande delegação, participando de forma quali icativa, de todas as atividades. No primeiro dia pela manhã, ocorreu o Credenciamento, e no período da tarde, houve um grande Ato Político Cultural e uma caminhada com o nome de ‘Marcha pela Educação Pública’. Foi uma grande manifestação, com mais de 5 mil pessoas, saindo de frente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), percorrendo as principais ruas de Natal, caminhou-se mais de 4 km, ao embalo de músicas e palavras de ordem. O encerramento deu-se na Praça da Árvore, na ocasião houve o Ato Público Político Cultural, seguindo-se a abertura da II Conferência. Mais um momento de grande importância política, com as manifestações de saudação pelas representações local, Nacional e Internacional, sobretudo, da América Latina, trazendo votos de sucesso à delegação no debater o futuro da Educação no Brasil. No segundo dia, ocorreu debates de produção acadêmica, além dos debates, deliberações acerca dos 6 eixos que haviam passados nas Conferências Municipais, Distritais, Regionais e Estaduais, seguindo-se de apresentação de moções de repúdio, apoio e aplausos. Concluindo a noite com os lançamentos de livros.

Já no domingo (17/07), último dia da CONAPE, se deu com uma grande Plenária de deliberações, do documento inal, assim como, da CARTA DE NATAL, onde trabalhadoras e trabalhadores aprovam compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva para todas, todos e todes. Nesta, ainda foi referenciada em plenário como “CONAPE da Esperança”. A Carta, como diz o presidente em exercício da CNTE, Roberto Leão, é um resumo do Documento inal da etapa nacional da Conferência (que serão divulgados em breve) no qual aponta as reivindicações do ramo da educação e as pautas do movimento rumo à reconstrução do País.“Para isso, propomos uma plataforma em defesa do Estado democrático de direito, em defesa das instituições republicanas, da vida e da soberania popular, dos direitos sociais e da educação, que mobilize ainda mais o amplo setor da sociedade”, diz trecho da Carta ao citar as principais pautas das entidades que compõem o FNPE e que assinam o compromisso.

Algumas das bandeiras de lutas das trabalhadoras e trabalhadores da educação: A revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que limita investimentos da saúde e educação. E outras medidas como renúncia iscal que fragilizem as políticas sociais, retomada de investimento na educação pública e nas áreas sociais, im do congelamento dos recursos primários associados ao

This article is from: