Page 1

1990


Um raio-x dos Conjuntos Serra do Mar I e II Hoje em dia, cerca de 2080 pessoas vivem nos conjuntos Serra Do Mar. Em 87,7% das famílias, a mulher é a principal responsável. Em relação à renda das famílias, é possível dizer que 29,9% dos moradores não têm qualquer fonte de renda. 50,8% dos responsáveis têm trabalho remunerado, sendo que 38,5% não trabalham.

Educação A

lém da falta de infraestrutura e segurança, os moradores também enfrentam dificuldades por haver poucas escolas atendendo à região. O maior problema são os Cmeis. Faltam vagas para todas as crianças, pois só há uma unidade no bairro. No caso dos moradores dos conjuntos Serra do Mar, por exemplo, apenas 6% das crianças frequentam regularmente os Cmeis. As demais ficam em casa, sob a supervisão de um adulto. Por necessidade, é comum as mães saírem para trabalhar e sofrerem bastante na busca de meios ou pessoas para cuidar de seus filhos. Mas as dificuldades não atingem apenas os bem pequenos. Aqueles que já estão em idade escolar, também enfrentam problemas. No caso da Escola Municipal Almir Ferraz, a única do bairro a receber crianças do primeiro ao quinto ano, é preciso olhar além das aparências. A escola foi reformada recentemente pelo município. Mas as mudanças na fachada não solucionaram outros problemas enfrentados no dia a dia. De acordo com os professores, foram trocadas as janelas, fizeram os jardins, reformaram o telhado, pintaram por dentro e por fora... Porém velhos problemas se mantém. A escola não tem sequer quadra coberta, para atividade esportiva e recreação dos alunos. Também não há pedagoga, já que as duas que havia pediram remanejamento e ainda não foram substituídas. Faltam professores, o que acarreta diversos problemas no dia a dia, dificultando a rotina e o aproveitamento dos alunos. Informática e biblioteca é um “luxo” que os alunos da região não tem acesso.


Boletim Informativo Por Dentro de São José edição 02- março de 2015  

O Boletim Informativo Por Dentro de São José é uma publicação do Sinsep - Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you