SINDSAÚDE-PR - INFORMATIVO - DEZEMBRO 2016

Page 1

+CONTROLE

SOCIAL

DEZEMBRO DE 2016

Informativo do SindSaúde aos conselheiros de Saúde | Número 6

CES ou rainha da Inglaterra? A Sesa acha que pode administrar a gestão como bem entende. Esquece que o Conselho é o legítimo espaço de controle social em que as políticas, projetos e situações inesperadas devem ser definidas pelos seus integrantes. O SindSaúde, que tem sempre uma cadeira assegurada neste espaço de decisão, vem percebendo que a gestão decide, e os conselheiros tomam conhecimento por meio da mídia. Aí não tem como aceitar. Porque o que está no papel não vale nada? Elaboramos este informativo para fazermos alguns questionamentos. Contamos com cada conselheiro eleito para refletir sobre alguns assuntos. 1. Como são feitas as pautas do Conselho Estadual? 2. Como são estabelecidas as prioridades? 3. Por que as reuniões já não são de dia inteiro? 4. Por que não há reuniões extraordinárias? 5. Por que a mesa diretora não apresenta as informações? Temos certeza de que essas perguntas os conselheiros já estão se fazendo. E o SindSaúde faz coro.

BRUNO GALVÃO

O ano inteiro pedimos pautas. Poucas fizeram parte do debate do pleno do Conselho. Mais perguntas: 1. O Conselho não pode debater o convênio Sesa-Coren?

2.

Ao Conselho não interessa conhecer, debater os contratos que a Sesa mantém com as empresas terceirizadas?

3.

A Operação Verão chegou. E a gestão decidiu tudo sozinha, mesmo quando no Litoral podemos ter novo surto de dengue. Teremos zika e chincungunha?

4.

Por decisão unilateral, sem apresentação de justificativas ou estudos técnicos, a Sesa está terceirizando as cozinhas dos hospitais. Como ficarão os

equipamentos? Qual o formato estabelecido para o controle de qualidade? Por que a diferença do custo da alimentação para cada hospital? Nada disso apareceu no CES, apesar do nosso pedido de pauta.

5.

E o concurso público? Porque não houve chamamento em 2016? Por que não foi cumprida a meta de chamar 500 servidores?

6.

O Hospital Regional São Sebastião da Lapa vive uma crise. Também não interessa ao CES? Esses e outros assuntos pedidos pelo SindSaúde não foram para a pauta. Será que não houve tempo? Fortes indícios mostram que não há vontade de trazer a público as decisões unilaterais da gestão.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
SINDSAÚDE-PR - INFORMATIVO - DEZEMBRO 2016 by SindSaúde Paraná - Issuu