Órgão de divulgação do SindSaúde Especila Lapa – nº. 1 – fevereiro de 2008
Aos 80 anos, Hospital São Sebastião é parte da história da Lapa
De sanatório para receber pacientes com doenças pulmonares, o São Sebastião atende, atualmente, pessoas acometidas de todo o tipo de moléstia
O primeiro hospital construído no Brasil com dinheiro dos cofres públicos, com 150 leitos para tratamento específico da tuberculose, o Hospital São Sebastião foi inaugurado em 30 de outubro de 1927. As informações são do site do governo do Estado. O hospital foi idealizado pelo então governador Caetano Munhoz da Rocha, na luta para amenizar o sofrimento das vítimas de tuberculose. A intenção era fazer um sanatório modelo. Entretanto, se no passado muitos doentes tiveram sua saúde recuperada, hoje, o hospital é a raiz da doença de parte dos servidores que ali trabalham.
Violência produz doença Há meses os servidores têm denunciado que o ambiente de trabalho está cada dia mais deteriorado. Isso por conta do autoritarismo que impera naquela que deveria ser uma unidade de saúde. Muitos trabalhadores estão, nesse momento, passando por situação de constrangimento e humilhação. Isso tem nome: violência moral no trabalho.