__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

1980 - 2020

| 1


2 |


Diretoria triênio 2020 - 2022 Presidente: José Jorge Neves Filho Vice - Presidente: Luzaldo Pscheidt Secretário: Edemilson Miguel de Jesus Tesoureiro: José Fonseca Suplente de Secretário: Giovani Andriani Suplente de Tesoureiro: Dulcemar Anastacio Costa Conselho Fiscal: Francisco de Assis Coura Conselho Fiscal: José Carlos Ferreira Conselho Fiscal: Giacinto Bernardo Tasso

Expediente

Suplente de Conselho Fiscal: Gizelle Perão

Jornalista responsável: Jéssica Martinez Feller ( SC 3670/ JP) comunicacao@sindipi.com.br Diagramação: ED Criative Studio Correção: Fátima Catarina Barbi Fotos: Sede: João Souza; Imagens aéreas das embarcações: HB Produções Audiovisuais; Indústrias associadas: Divulgação.

Suplente de Conselho Fiscal: Marcos Augusto Onishi Suplente de Conselho Fiscal: Valmir Fabricio Peron Delegado: José Jorge Neves Filho Delegado: Agnaldo Hilton dos Santos Suplente de Delegado: Beatriz da Costa Neves

| 3


Palavra do Presidente

É

com muita satisfação que apresento essa publicação histórica que celebra os 40 anos do SINDIPI. Nela abordamos nossos marcos de uma forma diferente, apresentando os registros que estão em nossa sede e focando no panorama atual do setor pesqueiro regional, bem como, de nossos esforços e trabalhos como entidade representativa.

Infelizmente outras ações comemorativas, que estavam sendo planejadas desde o ano passado, não puderam ser realizadas devido a pandemia de COVID- 19. Mas fizemos questão de manter essa publicação, que foi produzida apesar de muitos desafios logísticos. Mantenho minha fé de que em breve, estaremos reunidos comemorando este importante marco.

Essa edição especial é uma homenagem a todos que fizeram parte da nossa história, mas também, é a maneira que encontramos de eternizar o momento atual, para que daqui a 40 anos nossos associados possam ter esse conhecimento e traçar um novo comparativo de evolução. Ressalto que a história completa da criação do SINDIPI está disponível em nosso site, bem como, nas duas edições comemorativas anteriores, de 25 e 30 anos.

No mais, aproveito o espaço para agradecer a todos os armadores e indústrias que fazem e fizeram parte do nosso quadro de associados, aos diversos voluntários que ao longo dessas quatro décadas trabalharam em prol do SINDIPI como diretores e a todos os colaboradores e parceiros. Vocês são parte fundamental desses 40 anos e para sempre serão integrantes do Povo das Águas. Muito obrigado! José Jorge Neves Filho Presidente do SINDIPI

4 |


40 anos de representatividade

O

Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região - SINDIPI foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das indústrias de processamento e beneficiamentos de pescados e dos armadores de pesca industriais. Na prática, isso significa que além das negociações com os sindicatos laborais dos pescadores e dos trabalhadores nas indústrias, o SINDIPI também representa seus associados nas esferas municipais, estaduais e federais, buscando fomentar a pesca industrial da região, reconhecida como maior polo pesqueiro do Brasil. A entidade também representa legalmente as categorias econômicas da aquicultura e piscicultura marinha em todo o Estado de Santa Catarina, embora atualmente não tenha associados nestas categorias.

| 5


Câmaras Setoriais

C

ompreendendo que cada modalidade de pesca representada possui características e demandas próprias, assim como as indústrias,

o SINDIPI é organizado em Câmaras Setoriais. Cada uma é coordenada por um membro da modalidade, escolhido pela maioria de seus pares e assessorada pela equipe da Coordenadoria Técnica. As Câmaras se reúnem periodicamente para debater e deliberar sobre posicionamentos e ações que serão realizadas através do SINDIPI em nome de toda a categoria. Os infográficos ao lado mostram como o SINDIPI é atualmente composto.

6 |


Câmaras Setoriais - Embarcações - Associados Camarão rosa

Cerco

Polvo

Camarão sete barbas

Arrasto de peixe

Emalhe

Vara e isca-viva

Long Line (Espinhel) de Superfície

Long Line (Espinhel) de Fundo

Indústria

Total de Associados

150 embarcações 80 associados

32 embarcações 30 associados

25 embarcações 8 associados

Total

447 embarcações 282 armadores

55 embarcações 35 associados

72 embarcações 45 associados

30 embarcações 22 associados

41 associadas 5.050 mil funcionários diretos

1 embarcação 1 associado

79 embarcações 58 associados

3 embarcações 3 associados

323 Armadores + Indústrias

Dados de março de 2020 / Icones: thenounproject

| 7


Uma visão geral do setor pesqueiro na região

R

econhecida como o maior polo pesqueiro do Brasil, nossa região abriga não só a maior unidade de recepção de pescados da América Latina, a Gomes da Costa (GDC), mas também outras diversas indústrias de beneficiamento de pescados, que assim como nossas embarcações, são modernas e competitivas. Muito nos orgulha saber que grande parte dessas empresas são associadas ao SINDIPI e que quase 50% da frota de Santa Catarina também é representada por nossa entidade.

Embarcações A força e diversidade de nossa frota pesqueira industrial fica evidente nessas belíssimas imagens aéreas.

8 |


| 9


GDC A associada do SINDIPI, GDC Alimentos, é a maior empresa de pescado em conserva do Brasil. Sua fábrica localizada em Itajaí é uma unidade de processamento de pescados de última geração. Camil Outra gigante das conservas de pescados, a Coqueiro, marca pertencente ao grupo Camil, também compõe nosso quadro de associados.

10 |


Costa Sul Com 31 anos de história, a Costa Sul possui instalações na cidade de Navegantes que compreendem 16.500m² de área construída que inclui cais próprio e câmaras de estocagem com capacidade de 7.000 toneladas.

| 11


O

Programa de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel foi criado mediante a Lei nº 9.445, de 14 de março de 1997, regulamentada pelo Decreto nº 7.077, de 26 de janeiro de 2010, e seus procedimentos administrativos definidos por Instruções Normativas, sendo uma parceria entre o Governo Federal e os Governos Estaduais. Tendo como objetivo promover a equalização do preço do óleo diesel nacional ao preço do óleo diesel internacional, possibilitando assim o aumento da competitividade do pescado brasileiro no mercado internacional e, consequentemente, o aumento da rentabilidade daqueles trabalhadores envolvidos na atividade pesqueira. Na prática, o Programa garante a sobrevivência da atividade, pois cerca de 70% dos gastos que um armador tem a cada cruzeiro de pesca é com óleo diesel. Para dar dimensão à sua importância, o setor de Requisição de Óleo Diesel (ROD) do SINDIPI fez um levantamento dos dados de abastecimento dos últimos 10 anos das embarcações associadas à entidade.

12 |

total de litros

2010

26.386.775

2011

22.245.148

2012

30.452.692

2013

31.378.827

2014

33.264.873

2015

30.537.893

2016

13.794.084

2017

23.496.773

2018

25.205.966

2019

27.901.229

2020*

2.052.233

Total

266.716.493

* Dados parciais

Programa de Subvenção

Ano


| 13


Nossa história registrada

A

história do SINDIPI está presente em nosso dia a dia de diferentes formas através da nossa sede, são referências e homenagens àqueles que fizeram parte desses 40 anos da entidade. A sede própria do SINDIPI, foi inaugurada no dia 13 de dezembro de 2007. Cerca de um ano e meio depois, a Diretoria do triênio 2008/2010 liderada pelo então presidente, Dario Luiz Vitali, aproveitou a inauguração do auditório para homenagear o presidente antecessor, Antônio Carlos Momm, idealizador e responsável pela construção da sede, dando o seu nome ao prédio.

14 |


Nossa logomarca tem destaque na sala da presidência

Além de sócio nº 01, Alfredo Weiss também foi o primeiro tesoureiro do SINDIPI.

| 15


Associados Logo na entrada do prédio, estão registrados todos os nomes dos armadores e empresas que eram associadas ao SINDIPI na época de inauguração da sede. Esses nomes são mantidos até hoje, conservando viva a memória não só da entidade, mas também do setor pesqueiro de nossa região.

16 |


| 17


Galeria de presidentes

18 |


Os presidentes do SINDIPI, desde sua criação legal em 28 de abril de 1980, estão imortalizados em um lugar de destaque em nosso primeiro andar. É lá que também homenageamos nosso primeiro associado, Alfredo Weiss, que dá nome ao nosso auditório inaugurado em 30 de junho de 2009.

| 19


A evolução da marca

A logomarca do SINDIPI como é conhecida hoje, foi desenvolvida em 2007 e tem como objetivo transmitir através de suas cores e formas, a interação entre o mar, rede e pescado que acabam se integrando harmoniosamente em um só elemento. Durante o ano de 2020, faremos uso da logomarca comemorativa, que faz referência aos 40 anos em toda a nossa comunicação visual.

20 |


Ações comemorativas

Devido a pandemia de COVID-19 o SINDIPI precisou suspender várias das ações comemorativas que estavam programadas, entre elas: evento social para os associados; instalação de outdoor na entrada das cidades que compõem nossa área de abrangência; distribuição de brindes.

| 21


Assessoria Técnica

A

Coordenadoria Técnica do SINDIPI, popularmente conhecida como CT, foi criada em dezembro de 2008. Esta presta atendimento direto aos associados, orientando-os a respeito de Normativas do ordenamento pesqueiro e atendendo as demandas e problemáticas que o nosso setor enfrenta. A CT é atualmente composta por três oceanógrafos, que participam ativamente em fóruns sobre gestão e ordenamento de recursos pesqueiros do País. Esses profissionais compilam informações da prática vivenciada por nossos armadores e indústrias e agre-

gam ao conhecimento técnico científico, gerando demandas e possíveis soluções que estejam de acordo com a sustentabilidade e rentabilidade da atividade pesqueira. Isso acontece durante um processo que começa em reuniões com os associados, onde são discutidas as dificuldades que o setor enfrenta e, a partir disso, procuram traçar o plano de trabalho mais adequado para cada situação, construindo propostas coletivas que são apresentadas aos órgãos governamentais competentes, responsáveis pela gestão e pelo ordenamento da pesca no País

Assessoria às Indústrias Já as indústrias associadas contam com a assessoria técnica de dois engenheiros de alimentos, que também conduzem reuniões; produzem encaminhamentos de demandas aos órgãos responsáveis; participam de fóruns e eventos como representantes da categoria. Além disso, são os responsáveis pelos es-

22 |

clarecimentos de informações sobre legislações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, entre outros.


Média de reuniões dos fóruns que a Coordenadoria Técnica participa por ano: Câmaras Setoriais do SINDIPI (9 câmaras) Comitês Permanentes de Gestão (extintos) (Atuns, Demersais S/SE e Pelágicos S/SE)

Planos de Conservação (PANs) (Tubarões e Raias, Toninhas, Albatrozes e Petréis, Corais, Cetáceos) Comitês/Grupos de Trabalhos (445, Tainha)

Conselhos de Pesca (Municipal e Estadual) Conselhos de Unidades de Conservação (APA Baleia Franca, REBIO Arvoredo, Arquipélago de São Pedro e São Paulo)

0

reuniões por ano

10

reuniões por ano

20

reuniões por ano

30

reuniões por ano

40

reuniões por ano

50

reuniões por ano

| 23


Serviços

A

lém dos anteriormente citados, o SINDIPI ainda disponibiliza uma série de serviços aos seus associados, bem como, produz, apoia e divulga informações de extrema importância para o setor pesqueiro em geral. Confira os principais:

Assessorias Técnicas Coordenadoria Técnica Assessoria às Indústrias Assessoria Jurídica (terceirizada)

24 |

Requisição de Óleo Diesel Federal Estadual

Informações Atualizadas E-mail Site WhatsApp Ligações


Redes Sociais Fanpage Youtube Twitter

Convênios Descontos exclusivos em produtos e serviços para os associados e seus familiares

Eventos Reuniões e palestras técnicas Confraternizações entre associados e a comunidade Realização de visitas técnicas à representantes do governo, entidades ligadas ao setor e até mesmo de comitivas internacionais

Produções institucionais e científicas Revista bimestral Vídeos Manuais Artigos

Campanhas Midiáticas Institucionais Incentivo ao consumo de pescados Fortalecimento econômico da região

| 25


A equipe de colaboradores do SINDIPI do ano de 2020


28 |

Profile for Sindipi da Pesca

Especial 40 anos  

Revista SINDIPI especial 40 anos.

Especial 40 anos  

Revista SINDIPI especial 40 anos.

Advertisement