1 minute read

Ramos do Cooperativismo

A essência cooperativista de união e prosperidade, mediada por seus valores e princípios, adapta-se a diferentes áreas produtivas, classes profissionais ou de serviços. Atualmente são sete os ramos do Cooperativismo, representados em nível nacional pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e por organizações estaduais (OCEs). A classificação das Cooperativas brasileiras em ramos busca otimizar as ações de representação dos interesses das Cooperativas e de seus cooperados junto aos Três Poderes federais.

Agropecuário

Advertisement

Cooperativas que realizam atividades de agropecuária, extrativistas, agroindustriais, aquícolas ou pesqueiras.

Consumo

Cooperativas que realizam compras em comum, de serviços ou artigos de consumo para seus associados. Engloba ainda as Cooperativas formadas por pais para contratação de serviços educacionais e Cooperativas de consumo de serviços turísticos.

Crédito

Cooperativas destinadas a promover poupança e oferecer soluções financeiras adequadas às necessidades de seus associados, assegurando-lhes acesso aos instrumentos do mercado financeiro.

Infraestrutura

Cooperativas que prestam serviços de infraestrutura aos seus associados. Por exemplo: geração e compartilhamento de energia elétrica, construção de moradias, serviços de telefonia e irrigação.

Produção de Bens e Serviços

Cooperativas que prestam serviços especializados a terceiros ou que produzem bens, tais como beneficiamento de material reciclável e artesanatos. Reúne também todas as Cooperativas de professores e dos antigos ramos produção e mineral, e parte dos ramos especial, turismo e lazer.

Saúde

Cooperativas formadas por médicos, odontólogos ou profissionais ligados à área de saúde, enquadrados no CNAE 865. Abrange também as Cooperativas de usuários que se reúnem para constituir um plano de saúde, consideradas operadoras.

Transporte

Cooperativas de proprietários ou possuidores de veículos de carga ou de passageiros, incluindo também transporte turístico (ex: transfers, buggies).

*Dados referentes ao mês de março de 2021

This article is from: