
4 minute read
Modelo Organizacional do Sicoob 09
ENTIDADES COOPERATIVISTAS
ACI - Aliança Cooperativa Internacional
Advertisement
Representa o cooperativismo em nível mundial e tem como função básica preservar e defender os princípios cooperativistas.
WOCCU - Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito
Representa o cooperativismo de crédito em nível mundial, além de promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito e outras instituições financeiras cooperativas de todo o mundo para capacitar as pessoas através do acesso de alta qualidade e preços acessíveis de serviços financeiros.
OCB - Organização das Cooperativas do Brasil
Representa o cooperativismo no Brasil.
SISTEMA OCEMG - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais
Representa o cooperativismo no estado de Minas Gerais. O Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.
FRENCOOP - Frente Parlamentar do Cooperativismo
Grupo político, não ideológico, independente de sigla partidária, reunido para defender os interesses do Cooperativismo em todos os seus 13 ramos. Quando se debate o agronegócio, o crédito, a saúde, a habitação, a educação, as questões tributária e trabalhista, geração de emprego e renda, a exploração mineral, o transporte alternativo, a inclusão social dos portadores de necessidades especiais, o turismo, a cooperação, ali está a Frencoop.
CENTRO COOPERATIVO SICOOB CCS
Representa institucionalmente o Sistema Sicoob e é responsável pelas normas, políticas, condutas, processos, tecnologias, produtos, serviços e marcas de todo o Sistema. Contempla: uma confederação, um banco cooperativo, um instituto voltado para o investimento social estratégico, uma distribuidora de títulos e valores mobiliários, uma processadora e bandeira de cartões, uma administradora de consórcios, uma entidade fechada de previdência complementar e uma seguradora do ramo vida e previdência.
Fonte: Sites Cecremge e Sicoob
MODELO ORGANIZACIONAL DO SICOOB
O Sicoob é formado por entidades criadas para atender as demandas dos associados, que continuam no topo da pirâmide. Acompanhe, abaixo, a atual estrutura do Sistema e a função de cada ente.

Os associados, pessoas naturais ou jurídicas, com interesse comum de utilizar produtos e serviços financeiros que atendam melhor suas necessidades, reúnem-se para criar uma cooperativa de crédito singular. Estas pessoas são, ao mesmo tempo, donas e clientes de sua instituição financeira e reúnem-se no mínimo uma vez por ano em Assembleia, para decidir sobre o rumo da cooperativa. As cooperativas singulares são as entidades que prestam atendimento direto aos cooperados. Elas têm atuação local e estão presentes em todos os estados e no Distrito Federal. São instituições financeiras não bancárias, controladas por seus associados e oferecem a eles os mesmos produtos e serviços financeiros de um banco. Seguem uma legislação cooperativista, os normativos do Conselho Monetário Nacional e são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.
As cooperativas centrais são as entidades regionais que promovem a integração sistêmica das cooperativas singulares a elas filiadas, coordenando-as e oferecendo-lhes apoio. Elas ainda têm como funções: promoção da integração do Sistema; representação
institucional regional; centralização dos recursos captados; padronização e supervisão de sistemas operacionais; controle de depósitos e empréstimos; supervisão auxiliar; educação e capacitação; adoção de medidas corretivas; assessoria jurídica; desenvolvimento de negócios.
Para exercer o papel de representação institucional e para estabelecer diretrizes de atuação sistêmica quanto à organização e estruturação do Sistema, as centrais do Sicoob constituem uma Confederação, que tem como funções: representação nacional, supervisão, padronização de procedimentos operacionais, implantação de sistema de controle interno e de informações gerenciais, capacitação, coordenação do uso da marca Sicoob, apoio ao planejamento estratégico das cooperativas centrais de crédito, assessoria jurídica e de gestão operacional do Fundo Garantidor do Sicoob (FGS).
O Banco Cooperativo do Brasil, Bancoob, é um banco comercial privado cujo controle acionário pertence às cooperativas centrais do Sicoob. Surgiu da necessidade das cooperativas efetivarem suas operações e atua na gestão centralizada dos recursos financeiros do Sistema. A Cabal Brasil é uma empresa processadora e administradora de cartões do Sicoob que oferece a infraestrutura de processamento e apoio operacional e, além das bandeiras Cabal Crédito e Cabal Débito, administra a bandeira Cabal Vale, com os produtos de vale alimentação e refeição.
Bancoob Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda (Bancoob DTVM) é uma empresa especializada na Administração e Gestão de Recursos de Terceiros, tendo como sócio majoritário o Banco Cooperativo do Brasil S/A - Bancoob. É credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e foi constituída com a finalidade de gerenciar ativos financeiros por meio de fundos de investimento, inclusive fundos exclusivos para as cooperativas do Sicoob.
Os depósitos em cooperativas financeiras têm a proteção do
Fundo Garantidor do Coope-
rativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos: R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. A Fundação Sicoob Previ é uma entidade fechada de previdência complementar, criada para atender os funcionários e associados do Sicoob. Ela segue o preceito do cooperativismo de não objetivar lucro, o que possibilita mais benefícios aos participantes que aderirem aos planos.
A Ponta Administradora de Consórcios é uma das mais tradicionais empresas do segmento e conta com o diferencial de ter sido a primeira administradora de consórcios a obter autorização de funcionamento pelo órgão regulador no país, servindo de modelo para a estruturação de outras empresas de semelhante atuação. Desde julho de 2011, a Ponta Administradora de Consórcios integra o conjunto de instituições que formam o Sicoob, a partir de sua aquisição pelo Bancoob.
A Seguradora Sicoob possui seguros desenvolvidos sob medida para as necessidades do cooperado, com planos flexíveis e personalizados. Dentre as opções, há: Seguro vida individual; Seguro vida mulher; Seguro vida simples; Seguro vida master, Seguro vida prestamista; Seguro vida renda protegida; Seguro auto e Seguro residencial.