1 minute read

COMÉRCIO CONTRIBUI POPULAÇÃO DE CHAPECÓ

Uma das fortes características que o setor do comércio apresenta está na estreita relação como os demais segmentos da atividade econômica. Integrante do setor econômico denominado como terciário, o comércio possui inter-relação direta com os outros dois, o primário, cuja atividade produtiva está vinculada ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e extrativismo, e o secundário, que engloba o sistema industrial de produção.

Em Chapecó, especialmente, o comércio tem se expandindo de forma integrada com o processo de crescimento que envolveu as agroindústrias e depois outros segmentos, como eletrometalmecânico, educacional e da saúde. Depois da fase inicial dos armazéns de “secos e molhados”, que vendiam de alimentos a tecidos, empresas locais ou regionais se consolidaram e, com o crescimento urbano, populacional e econômico, foram atraídas marcas de renome nacional e internacional. Depois da Pernambucanas, a primeira loja de âmbito nacional que se instalou em Chapecó, em janeiro 1953, vieram paulatinamente nomes como Magazine Luiza, Casas Bahia, Havan, Lojas Americanas, Renner, Riachuelo, Mc Donald’s, Burger King, Pizza Hut e Vivara.

Advertisement

Com 59,9% de sua população economicamente ativa, segundo o IBGE (2019), e PIB per capita de R$ 53,3 mil (IBGE/2020), Chapecó tem na ativida- de do comércio um de seus sustentáculos para o desenvolvimento socioeconômico. “Essa potencialidade tem evoluído de maneira integrada no expressivo universo econômico do município, compondo um mosaico comercial com os mais diversos setores da economia, como é caso da indústria e prestação de serviços”, salienta o presidente do Sicom, Ernani Zottis.

Diversidade em produtos e serviços

A expressividade do setor do comércio chapecoense envolve a disponibilidade de produtos e serviços para uma população estimada, em janeiro passado pelo IBGE, na casa dos 260 mil habitantes. Além disso, há reflexo perante os potenciais consumidores na região Oeste de Santa Catarina, bem como nas regiões próximas dos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. Conforme o Mapa do Comércio 2022, elaborado pelo Sicom, Chapecó tem cadastradas 7,7 mil empresas específicas de atuação no comércio, número que chega a 9,6 mil se forem consideradas empresas de outros setores que também realizam atividade comercial. Como referência de modernidade, diversida-

This article is from: