
1 minute read
INFORMAÇÃO MAPA DO COMÉRCIO APRESENTADO PELO SICOM NO SICOMÉRCIO 2023
O Mapa do Comércio, iniciativa realizada em Chapecó pelo Sicom através de levantamento anual para indicar o perfil e a distribuição das empresas do setor na cidade, foi apresentado em Brasília no dia 14 de julho. Isso ocorreu no Sicomércio 2023, promovido pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com mais de 1,3 mil participantes, entre eles, representando o Sicom, seu presidente Ernani Zottis e o diretor Executivo Almeri Dedonatto (foto).
A programação iniciou no dia 11 e constou de palestras com o objetivo de compartilhar boas práticas sindicais e discutir temas com palestrantes em várias áreas, entre eles o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Também constou da programação, na tarde do dia 14 de julho, espaço para apresentação de experiências implementadas no País por sindicatos do comércio.
Advertisement
Duzentos cases foram cadastrados, entre eles 48 de Santa Catarina, que ficou em primeiro lugar na quantidade de experiências inscritas. Para a apresentação, foram selecionados pelos organizadores 18 trabalhos, entre os quais três catarinenses. Um deles foi de Chapecó, no eixo de “Desenvolvimento de Negócios”, e os outros do Sirecom da Grande Florianópolis, sobre atuação gerencial, e do Sindilojas de Itajaí, quanto à comunicação institucional.
O mapa do comércio
Ao compartilhar o case do Mapa do Comércio, o executivo do Sicom esclareceu que o estudo mostra a segmentação do setor em Chapecó. Almeri Dedonatto indicou que o Sicom atua há 53 anos numa área de 25 municípios, onde o comércio gera, através de 10.720 empresas ativas, 31 mil empregos formais, 23 mil deles em Chapecó.
Quanto ao Mapa do Comércio foi detalhado que é uma base de dados feita desde 2020 e sua terceira edição foi fechada em dezembro do ano passado, com identificação de 32.500 empresas cadastradas em Chapecó nos diversos segmentos da economia, 9.654 delas classificadas como comércio, o que representa 29,7%. O levantamento envolve o perfil de 31 bairros, o distrito de Marechal Bormann e área rural do município.
Para o presidente do Sicom, “o Mapa do Comércio fornece aos empresários informações úteis para o desenvolvimento de um setor cada vez mais forte”. Ernani Zottis argumenta que o mapeamento contribui para apontar carências de comércio em determinadas regiões e facilita o crescimento mais homogêneo e a competitividade.