9 minute read

O Som da Bahia pro Brasil com Reizinho de Jesus

Com um ritmo alegre e dançante, a canção “Vem dando glória”, lançamento independente do cantor e compositor baiano Reizinho de Jesus, fala de milagres, fé e esperança. Ele conta que esta é uma música “que glorifica o nome do Senhor, que traz paz, alegria e comunhão da Igreja”, então, decidiu que ela seria o carro-chefe para iniciar um novo e importante momento da sua vida.

A canção autoral foi composta no primeiro semestre de 2023. Lembrando-se do tempo em que marcou uma geração no Brasil com canções seculares, Reizinho entendeu que precisava contribuir com o seu dom para tocar o coração das pessoas, agora, para glorificar o nome de Jesus e em atos de evangelismo.

Advertisement

A música foi gravada no Studio Commusic, de Lenon Santana, excelente profissional, que cuidava das produções do Irmão Lázaro e de vários outros artistas do gospel. Reizinho elogia Lenon e diz que ele foi escolhido a dedo por se tratar de um produtor renomado no estilo da sua música.

Poder enxergar Deus em cada detalhe, ver tudo o que Ele prometeu se cumprindo é algo que muito alegra o cantor: “Entender o quanto Ele me tem sido fiel em todos os sentidos, especialmente colocando ao meu lado uma equipe de excelência que já trabalha comigo há mais de dez anos, como George Frasant, Romualdo, Edhuardo, entre outros, me dá ainda mais segurança para produzir trabalhos com a excelência devida ao Senhor.”

Reizinho de Jesus, conhecido na década de 1980 como Rey Zulu, é cantor e compositor baiano; ele conquistou o país com seu estilo único e animado. Nascido e criado em Maragogipe, Recôncavo Baiano, cresceu em meio às raízes da cultura do lugar e se interessou pela música muito cedo.

O cantor começou a carreira compondo e cantando para o Olodum. Mas como cantor solo ele se destacou gravando seu primeiro álbum em 1987. Ele lançou vários sucessos seus, tanto na sua voz quanto na voz de grandes artistas como Chiclete com Banana, Margareth Menezes, Banda Reflexus, Meninos do Pelô, Araketu, Daniela Mercury, entre outros. As músicas "Batuque", "Todo reggae" e o "Reggae e o mar” são só algumas entre outras dezenas de composições suas, que foram gravadas na voz de Daniela Mercury e outros.

Convertido ao Senhor Jesus há quase 20 anos, ele lança agora sua carreira como cantor gospel com o nome Reizinho de Jesus. O estilo musical do cantor mescla samba-reggae, samba-duro e outras células no estilo do axé baiano. O primeiro single lançado pelo cantor, "Então vai dando Glória", fala sobre milagre, fé e glorificação a Deus; seguido da canção romântica "Como é lindo o nosso amor", que aborda o amor entre duas pessoas que reconhecem que o amor é uma união abençoada por Deus.

Nesta nova fase da sua vida e carreira, Reizinho de Jesus se dedica com muito zelo e amor a Deus para que suas canções glorifiquem ao Senhor e abençoe milhares de pessoas.

“Eu não pensava em gravar músicas nem em lançar carreira no gospel, nada nesse sentido. Mas, neste ano, eu estava em cima de um trio, em meio à produção de um evento que eu apoio, que é a Marcha para Jesus do Engenho Velho de Brotas, um bairro de Salvador, quando tive uma experiência muito forte com Deus sobre esta nova fase da minha vida. Antes de descer do trio, o Espírito Santo falou muito forte comigo dizendo-me para que havia sido muito bom eu ter ajudado naquele evento de evangelização em todo o bairro, mas que Ele queria muito mais de mim. Ele me disse que queria que eu lhe devolvesse o que está escondido em mim, dentro do meu coração, que é o dom que Ele me deu há muitos anos na área da composição musical e no canto, mas que, dessa vez, eu deveria usá-lo para glorificá-lo onde quer que eu esteja. E isso foi muito marcante para mim. O desejo de levar a mensagem do Senhor por meio desse estilo musical tem ‘incendiado’ o meu coração. E a música ‘Vem dando glória’ é como um ato de gratidão e glorificação ao Senhor por tudo o que Ele tem feito e o que Ele ainda fará. Glorifiquem também ao nome do Senhor e vamos espalhar esta mensagem aos quatro cantos da terra! Fiquem ligados em nossas redes sociais pois está vindo muita coisa boa aí e participação com pessoas maravilhosas é uma delas. Deus abençoe a todos!” (Reizinho de Jesus)

Contatos:

Telefones: (71) 30272517 / 9184-1386 / 99909-9786

E-mail: comunicacaoreizinho@gmail.com

Instagram: @ministerioreizinho https://youtube.com/@reizinhodejesus mais. Olhando para trás, ao notar todo o caminho que percorreu, o guitarrista entende que para se tornar um especialista é preciso parar de romantizar a música, aceitando que é necessário subir todos os degraus de uma longa escada.

Aos 12 anos, Israel Tenório precisou encarar o luto ao perder seu pai. Como escape inesperado, iniciou seus primeiros passos na música inspirado pelo seu irmão que tocava em casa. Foi neste ambiente que ele desenvolveu seu chamado ministerial e encontrou uma profissão para seguir. De forma autodidata, ele aprendeu a tocar seu primeiro instrumento: o violão. Logo após, ele se recorda de fazer aulas na igreja e se dedicar muito, passando a se desenvolver mais que os seus colegas de sala.

"A música é uma profissão como qualquer outra", explica Israel. "Todo mundo acha a arte linda, mas não entende o processo de sacrifício e abnegação que existe por trás dela. Como toda carreira, também há um processo exaustivo, tanto físico quanto mental, e os músicos precisam entender que o trabalho, no fim das contas, é um produto, uma ‘mercadoria’”. E continua: “Essa ruptura é fundamental para que o músico entenda que é possível viver da sua arte como uma profissão normal".

Israel já trabalhou acompanhando outros artistas como guitarrista, tocou em bares, pubs e hoje se arrepende de não ter escolhido viver da sua música muito mais cedo. Com sua experiência no gospel e no secular, o profissional consegue enxergar que em ambos os mercados há dificuldades e ele dá um conselho para quem quer ou para quem já vive da música: "O músico precisa se reinventar constantemente. Para ele viver da sua música, muitas vezes, precisa acompanhar vários artistas, lidar com vários estilos musicais e conviver com diversos tipos de pessoas".

O canto e a guitarra vieram naturalmente e a igreja foi fundamental nesse processo, onde teve seu primeiro acolhimento por grupos de louvor e desenvolveu seu lado de tocar em grupo. "Eu não vim de uma família de músicos, porém sempre fui cercado por ela na igreja. A igreja tem essa imensa vantagem pelo fato da música estar tão perto o tempo todo", destaca Israel que no meio deste caminho fundou a banda Kruyssen (ainda ativa), grupo de rock cristão vencedor do Prêmio Hangar de música. O grande diferencial desta banda são as canções com letras inteligentes que falavam sobre Deus.

Aperfeiçoamento, dedicação e novos rumos

Se hoje Israel é um profissional e consegue viver da música, é porque ele se aperfeiçoou, investindo tempo para estudar instrumentos e treinar cada vez

Ele também faz analogias das diferenças entre músicos do gospel e do secular, um relato que vale a pena ser compartilhado para gerar uma reflexão. "Nunca encontrei tantos amigos, tanta sensibilidade em ajudar o próximo como no meio secular. O sentimento de comunhão entre os músicos é bem maior. Já os músicos do meio gospel sabem que a fatia de trabalho é menor, então se tornam extremamente egoístas e pouco confiáveis quando têm um trabalho fixo na mão. E é com tristeza que faço essa afirmação".

Atualmente, Israel Tenório mora nos Estados Unidos e consegue observar bem as diferenças culturais que envolvem o trabalho de um músico profissional. "O músico está se superando o tempo todo, se reinventando, derrotando preconceitos da profissão e provando que é possível se sustentar do suor do seu trabalho como qualquer outro", finaliza.

por JANDER PIRES

Você já lançou uma música e se frustrou com os resultados? Ficam sempre aquelas dúvidas cruéis:

Será que a música não é boa? Será que fiz alguma coisa errada? Onde eu errei? Seguem 10 dicas que te ajudarão a melhorar seus resultados em seus próximos lançamentos:

1. BUSQUE CONHECIMENTO

Um lançamento de música no mercado digital pode ser muito desafiador, estar em contato com pessoas do mercado pode facilitar a enxergar esses desafios com mais clareza, te ajudando na construção da estratégia ideal para seu lançamento. Então, siga essas pessoas referências nas redes sociais, adquira cursos e treinamentos e aprenda com eles.

2. NÃO SEJA PASSIVO, FAÇA SUA PARTE

Um dos maiores erros no mercado gospel é a passividade. O artista foca seus esforços apenas no período de produção musical e deixa “pra Deus” o trabalho de divulgação. Não se engane, Deus precisa estar em todas as fases do seu projeto, da concepção até o pós-lançamento. Se você se esforça na produção, faça o mesmo pelo lançamento.

3. TRACE METAS E OBJETIVOS ALCANÇÁVEIS

Outro erro comum é lançar algo sem ter com clareza os objetivos que deseja alcançar com o lançamento ou traçar objetivos muito distantes da realidade. Todo mundo ao lançar sonha que sua música seja o próximo hit do mercado e, quase que na totalidade, isso não acontece. Porém, é possível crescer a cada lançamento, construindo aos poucos uma carreira sólida e estável. Pra isso, tenha em mente onde você quer chegar com esse lançamento, ficará muito mais fácil estabelecer metas e micro objetivos alcançáveis, o que te dará uma sensação de lançamento bem sucedido ao alcançar tais objetivos.

4. PREPARE-SE FINANCEIRAMENTE

O artista amador foca todo seu esforço financeiro na produção do produto e, quando chega no lançamento, não tem mais recurso para investir no marketing e impulsionamentos. Muitos se frustram com os resultados fracos. Aprenda a se organizar financeiramente em todas as etapas do seu projeto, da produção ao lançamento. Uma boa sugestão pra começar e trabalhar com 50% dos recursos na fase de produção musical e vídeo e 50% para divulgação e impulsionamentos. Acredite, você ficará muito mais feliz com os resultados.

5. CRIE UM PLANO DE INVESTIMENTO

Uma vez com recurso para investir e objetivos devidamente estabelecidos, defina onde e quanto irá investir para que sua música tenha um melhor alcance. Lembre-se, o Youtube é a principal plataforma de música do mundo hoje, e ainda audio visual, onde a música trará sua imagem no vídeo. Se você estiver com poucos recursos, foque primeiro no Youtube, você estará trabalhando com a ferramenta que oferece o maior alcance inicial para sua música. Mas não deixe de investir em tráfego para as plataformas e redes sociais. E também em divulgação nos meios de comunicação.

6. FAÇA UM PLANO DE LANÇAMENTO

Lançamento é formado de pré-lançamento, dia de lançamento, pós-lançamento e sustentação. Sabendo disso, crie ações de engajamento e comunicação para posicionar seu lançamento com estratégia para cada fase, onde o pré-lançamento anuncia seu produto e gera interesse do público, o dia do lançamento é dia de trabalhar pesado, pós-lançamento são os primeiro 7 dias que sua música saiu, seja intenso na sua comunicação e investimento em publicidade aqui e tenha um plano de sustentação para as semanas seguintes, dando uma continuidade de consumo para sua música.

7. FAÇA O PITCH PARA AS PLATAFORMAS DIGITAIS

Pitch é a apresentação da sua música para os editores de playlists editoriais nas plataformas digitais. Aqui você tem a oportunidade de apresentar o conceito da sua música e suas estratégias de divulgação, assim os editores de playlists nas plataformas podem conhecer mais sobre seu projeto, ouvir sua música e decidirem se darão espaço para seu lançamento nas playlists editoriais. O Spotify e a Amazon Music oferecem ferramentas nativas de Pitch direto em suas plataformas, obtenha o acesso a essas ferramentas e faça uso delas. Fale com sua agregadora, ela pode te ajudar com um pitch bem sucedido.

8. USE A IMPRENSA PARA SE POSICIONAR

Muitos artistas esquecem de ativar a imprensa sobre seus lançamentos. Falar através da imprensa atingirá um público muito além da sua rede e ajudará a te posicionar como artista no mercado, além de indexar seu nome e lançamento no Google, melhorando os resultados de pesquisa.

9. USE SUA REDE DE RELACIONAMENTOS

Não menospreze sua rede de relacionamentos. Sua família e seus amigos podem ajudar muito em um lançamento. Que tal criar uma estratégia que envolva as pessoas mais próximas de você? Não estou falando de só pedir para compartilharem, mas envolve-los no seu plano de lançamento.

10. CONSTRUA SUA AUDIÊNCIA

Grupos de amigos e famílias pode ajudar bastante, porém não se limite a eles. No dia a dia, invista em desenvolver sua audiência. No secular, o mercado chama isso de base de fãs. São pessoas que se identificam com você e com sua música. Eles podem ser seus maiores consumidores, os ouvintes da sua música que estão mais próximos de você no dia a dia. Ao chegar seu lançamento, serão seus primeiros divulgadores, além de primeiros ouvintes.

Jander Pires é diretor da Agência JPIRES e dos selos BRASAS Music e FLAME Music. No mercado fonográfico cristão desde Outubro de 2010, trabalha no planejamento de marketing e construção de audiência de grandes nomes e esteve envolvido com grandes lançamentos como Fernandinho, Aline Barros, Theo Rubia, Kemuel, Midian Lima, Júlia Vitória, Eli Soares, Ton Carfi, Leandro Borges, David Quinlan e muitos outros. Especialista em lançamentos digitais de música e construção de audiência.

Redes Sociais: Instagram @janderpireslinks na Bio para suas comunidades.