2 minute read

 SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA PAG

SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

Por Sheila Castro

Advertisement

Foto - fonte internet

Alto Vera Cruz é um bairro situado na região leste do município de Belo Horizonte. Sua população em 2010 segundo o censo é de cerca de 23.000 pessoas

Onde se localiza hoje o bairro Alto Vera Cruz, havia, no passado, fazendas pertencentes às famílias Necésio Tavares, marçola e Jonas Veiga. Partes dessas terras foram vendidas para a Comiteco e posteriormente para a Ferrobel (Cia Mineradora de Belo Horizonte), que deveria promover a urbanização do lugar.

Como isso não ocorreu, a área ficou abandonada e degradada ambientalmente. Apesar disso, era bem servida pelas águas limpas e abundantes do córrego Santa Teresinha, que nessa época era margeado por uma densa mata.

Em 1950 iniciou-se a ocupação da área que não contava com nenhuma infra-estrutura ou saneamento básico. Porém, só na década de 60 é que o povoamento se intensifica com a chegada de trabalhadores provenientes da construção civil. Nessa época, o único meio de acesso ao local era o trem que vinha de Sabará, a “Maria Fumaça” e a “jardineira” que passava na rua Leopoldo Gomes com Caravelas. Os moradores costumavam andar a pé até o bairro Horto para pegar o bonde.

Fonte Internet Fonte internet

Hoje, com cerca de 90 mil moradores, o Bairro Alto Vera Cruz possui uma vida cultural muito rica e diversificada, O bairro possui uma vida cultural muito rica e diversificada, com locais como o Centro Cultural Alto Vera Cruz-CCAVC, Centros de Vivência Agroecológica–CEVAE, o Centro Integrado de Atendimento a Criança e ao Adolescente (CIAME), o Núcleo de Apoio à Família (NAF) que encaminha jovens para o mercado de trabalho e diversas outras associações comunitárias, algumas surgidas no início do processo de urbanização da área. No final da década de 80, a comunidade do Alto Vera Cruz já contava com sete associações, projetos e grupos de esporte e lazer.

No bairro também há 3 escolas e uma creche comunitária, a Escola Municipal Israel Pinheiro, que atende crianças a partir de 6 anos de idade a idosos de até 85 anos de idade. A escola . também ministra vários cursos de qualificação profissional como cursos de culinária, artesanato, informática e cidadania. A Escola Estadual Necésio Tavares e a Escola Estadual Engenheiro Prado Lopes. A Creche Comunitária denominada Centro Educativo Comunitário Israel Pinheiro, aberta à comunidade para desenvolvimento de atividades sociais, eventos e reuniões. No espaço funciona o AA - Alcoólicos Anônimos, o Projeto Social Mais Cidadania e Solidariedade e oficinas do Projeto Artes e Saúde.

Destacam-se grupos culturais além dos pioneiros: Evandro Emeci e Daniel do rap que formaram no final dos anos 80 o grupo Processo Hip Hop, temos o Grupo de Rap NUC, as Meninas de Sinhá,Grupo Netinhas de Sinhá e mais recentemente a ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA ANGOLA – BHZ CONNECTION ou simplesmente ACCA BHZ[2]. O Rapper Flávio Renegado foi nascido e criado no bairro, onde começou sua carreira

This article is from: