Issuu on Google+

Saneamento Básico Grupo: Isabella ?, Julia ?, Lucas? e Vitor? profª. Sirlene – 5º Ano junho / 2011


1- O que é ? Saneamento básico é um conjunto de procedimentos (abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais), adotados numa determinada região, que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.


2- Quais os efeitos para o planeta / seres vivos? A falta de saneamento básico apresenta muitos problemas, como: Traz doenças onde, algumas, podem levar a morte. Ocasiona muita poluição no ar, na água e no solo. Aparecimento descontrolado de animais transmissores de doenças (ratos, baratas...). Desequilíbrio ambiental.


3- Como evitar ? ü Lixo: não jogando lixo na rua, e sim, no

lixo adequado e, se possível, para ser reciclado. ü Esgotamento sanitário: não jogar objetos no vaso sanitário, pia ou tanque como papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, roupas, restos de comida e outros objetos. ü Água: evitar o desperdício e não sujar as ruas para que os rios possam ser preservados.


Fique sabendo Para cada R$ 1,00 (um real) investido no setor de saneamento economiza-se R$ 4,00 (quatro reais) na área de medicina curativa. Nos países que não possuem o saneamento básico, 913 crianças por hora, 15 por minuto ou uma a cada quatro segundos morrem no mundo por doenças relacionadas à falta deste. 1 bilhão de pessoas não dispõem de água potável. 1,8 bilhão não têm acesso a sanitários e esgoto. 8 milhões de crianças morrem anualmente em decorrência de enfermidades relacionadas à falta de saneamento.


FALTA DE SANEAMENTO


Fontes www.suapesquisa.com/o_que_e/saneame nto_basico.htm www.culturamix.com/saude/importanciasaneamento www.ribeiraopreto.sp.gov.br/daerp/i04dcceeesgoto.php http://www.esgotoevida.org.br/saude_sane amento.php Acesso em 15 e 16/06/2011.


Saneamento basico