Page 1


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sesc São Paulo apresentam, neste guia, a programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 22 a 31 de agosto de 2014, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Com curadoria cultural do Sesc, esta programação foi pensada para ampliar, de forma criativa, o contato do público com o mundo dos livros. Aproximando a literatura das diversas formas de expressão, como a música, o teatro, a gastronomia e as artes plásticas, foram criados especialmente oito espaços, num ambiente arquitetônico que convida para a criação de novas experiências e novas narrativas. A partir de agora, você pode mergulhar de corpo e alma nas páginas que começam a ser escritas nesta Bienal do Livro, participando de debates sobre questões da atualidade, encontros com escritores e ilustradores, ouvindo contações de histórias, frequentando os ateliês e as oficinas de literatura e desenho, como assistindo a saraus e a espetáculos musicais e teatrais baseados em obras literárias, entre tantas outras atividades. Neste guia, você encontra a programação cultural do Salão de Ideias, do Espaço Imaginário, do BiblioSesc, do Anfiteatro e do Estande das Edições Sesc São Paulo. Também estão presentes a Arena Cultural, que realiza encontros com escritores, a Escola do Livro, com palestras sobre o mundo editorial, e o Cozinhando com Palavras, com temperos e palavras de grandes chefs de cozinha. Boas leituras.

1


2


04 SALÃO DE IDEIAS 12 ESPAÇO IMAGINÁRIO 21 ARENA CULTURAL 27 BIBLIOSESC PRAÇA DE HISTÓRIAS 33 BIBLIOSESC PRAÇA DA PALAVRA 40 ANFITEATRO 48 EDIÇÕES SESC 54 ESCOLA DO LIVRO COZINHANDO COM PALAVRAS 59 65 ITINERÂNCIA SESC 23ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 70

MAPA DO EVENTO

72

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA

84 INFORMAÇÕES GERAIS PROGRAMAÇÃO GRATUITA

3


O SALÃO DE IDEIAS APRESENTA DEBATES COM ESCRITORES, PENSADORES E ARTISTAS SOBRE TEMAS ATUAIS E DE RELEVÂNCIA SOCIAL E CULTURAL ONDE: L298, Alameda L Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na bilheteria do Salão de Ideias Tradução em Libras Classificação indicativa deste espaço:

L Livre 12 Indicado para maiores de 12 anos

David Mairowitz, dia 29 4


O PAPEL DAS LIVRARIAS E EVENTOS LITERÁRIOS NA PROMOÇÃO DA LEITURA Espaços de sociabilidade espontânea na vida cultural das cidades, as livrarias estão, cada vez mais, procurando abrigar eventos e situações propícias à valorização e à difusão do livro. Para discutir sobre esse novo cenário, o crítico literário João Cezar de Castro Rocha conversa com os livreiros Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes), Pedro Herz (Livraria Cultura), Samuel Seibel (Livraria da Vila) e com o livreiro francês Jean-Marie Ozanne, um dos fundadores do Salon du Livre et de la Presse Jeunesse de Montreuil, o maior evento de literatura infantojuvenil da França. Ozanne vem a convite do Consulado Geral da França.

DO

A EL

NC A C DEXTER O CÓDIGO DE

23/08, sábado, às 20 horas

O escritor americano Jeff Lindsay, autor de “A Mão Esquerda de Deus” e criador de Dexter Morgan, o mais famoso psicopata da ficção contemporânea, fala sobre as origens deste personagem, popularizado pela série de televisão “Dexter”, e a atração que ele exerce sobre o público. A mediação é do crítico de televisão Maurício Stycer.

23/08, sábado, às 14 horas

ERÊNDIRA Baseado no conto “A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, o coreógrafo Ismael Ivo criou um trabalho coreográfico explorando as relações desta narrativa com questões sociais e existenciais da atualidade. Erêndira poderia ser alguma das muitas jovens que entram na lista de jovens desaparecidas de muitas cidades no mundo. Nesta mesa, Ismael Ivo fala sobre a criação de um espetáculo de dança a partir de uma obra literária, com a presença da crítica de dança Cássia Navas e a coreografa de Cláudia de Souza.

12

ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA A ilustração brasileira vem conquistando cada vez mais prêmios internacionais. Esta mesa, que conta com a presença dos ilustradores Fernando Vilela, Roger Mello e Odilon Moraes, vai discutir o histórico e os momentos mais significativos desta profissão no Brasil, com o seu reconhecimento na última Feira do Livro de Bolonha, de 2014, na Itália. A mediação é do artista plástico Renato Moriconi.

23/08, sábado, às 16 horas

24/08, domingo, às 12 horas

12

NARRATIVAS DE ASSALTO: O UNIVERSAL NO NOVO GÊNERO POLICIAL

12

OS SERMÕES DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA, QUATRO SÉCULOS DEPOIS

Com a presença do argentino Pablo De Santis, autor de “La Sexta Lâmpara”, livro incluído entre os cem melhores publicados na Argentina nos últimos 25 anos, e do brasileiro Raphael Montes, autor de “Suicida” e “Dias Perfeitos”, considerado por Scott Turow “um dos mais brilhantes ficcionistas jovens da atualidade”, a proposta desta mesa é discutir a universalidade deste gênero literário tradicional. A mediação é do escritor e editor Joca Reiners Terron. Pablo De Santis tem o apoio da Embaixada da República Argentina no Brasil.

A arte dos sermões do padre Antônio Vieira (16081697) é tema de uma conversa entre João Adolfo Hansen, professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo e um dos grandes estudiosos da obra do jesuíta no país, com o jornalista e editor Flávio Moura. O objetivo da mesa é apresentar as principais características literárias de Vieira e destacar as suas ideias, bem como a sua influência na própria literatura brasileira.

23/08, sábado, às 18 horas

12

12

24/08, domingo, às 14 horas 5

12


QUASE ROMANCE, QUASE MEMÓRIA

O LUGAR DA CRÍTICA LITERÁRIA

Quais os limites entre a ficção e a memória? Para falar sobre essa fronteira entre o vivido e o inventado, esta mesa reúne os escritores e jornalistas Carlos Heitor Cony, autor do romance “Quase Memória”, Heloisa Seixas, autora de mais de dez livros, entre eles “A Porta” e “Pérola Absoluta”, e Ruy Castro, autor de importantes biografias, como as de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues.

Com o objetivo de discutir os diferentes espaços da crítica literária na vida contemporânea, esta mesa reúne os críticos Hans Ulrich Gumbrecht e Silviano Santiago, com mediação do escritor e jornalista Rogério Pereira. Professor da Universidade de Stanford, Grumbrecht, considerado um dos grandes humanistas de nossa época, tem vários livros lançados no Brasil. Santiago é professor, romancista e autor de obras importantes, como “Uma Literatura nos Trópicos” e “Nas Malhas da Letra”.

24/08, domingo, às 16 horas

12

24/08, domingo, às 20 horas

12

SÃO PAULO METRÓPOLE MUSA São Paulo como musa inspiradora para diversas expressões artísticas, como a literatura, o cinema e a fotografia. É este o tema da conversa com a romancista Maria José Silveira, autora de “Pauliceia de Mil Dentes”, o fotógrafo Cristiano Mascaro, que tem na arquitetura da cidade um dos eixos de seu trabalho, e Carlos Augusto Calil, documentarista, professor da USP e ex-secretário municipal de cultura de São Paulo. A mediação é do jornalista Cunha Júnior.

25/08, segunda, às 14 horas EM BUSCA DA SOCIEDADE IDEAL

A URGÊNCIA DAS RUAS

Numa época de grandes tensões sociais no mundo inteiro, esta mesa reúne dois nomes importantes do pensamento contemporâneo para discutir os movimentos utópicos e as ideologias. São eles o historiador Gregory Claeys, autor do livro “Utopia, a História de uma Ideia” e professor da Universidade de Londres, e o filósofo Paulo Arantes, professor aposentado da USP e autor de “O Novo Tempo do Mundo e Outros Estudos sobre a Era da Emergência”.

24/08, domingo, às 18 horas

12

Com foco nas manifestações ocorridas no país desde junho de 2013, o cientista político Francis Dupuis-Déri, da Universidade de Quebec e autor de “Black Blocs”, e o filósofo Pablo Ortellado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, irão abordar os movimentos sociais recentes e os interesses dos distintos grupos que participam dos protestos de rua. A mediação é do jornalista e cientista político Bruno Paes Manso.

25/08, segunda, às 16 horas

12

6

12


FICÇÃO E MEMÓRIA NA ENCRUZILHADA DO TEMPO A relação entre ficção e história é tema do encontro entre a historiadora brasileira Mary Del Priore, o escritor carioca Alberto Mussa, autor do romance “A Primeira História do Mundo”, e o cineasta Cao Hambúrguer, diretor do filme “O Dia em que Meus Pais Saíram de Férias” e “Xingu”. Com mais de 30 títulos publicados, Del Priore vem se dedicando a escrever obras sobre a história do Brasil valendo-se de uma linguagem menos acadêmica. Já Mussa e Cao Hamburguer criaram obras ficcionais a partir de referências históricas. Mediação: Cassiano Elek Machado.

25/08, segunda, às 18 horas

12

IRONIA FUNDAMENTAL Uma crônica recente de Antônio Prata deu o que falar. Escrita em primeira pessoa, ele se passava por um personagem amargo e conservador. Recebeu vários comentários de apoio. Mas o texto era pura ficção e ironia. Os impasses interpretativos e a recepção das crônicas no cotidiano é o tema deste encontro com os cronistas Antônio Prata, Gregório Duvivier e Xico Sá. A mediação é do jornalista Ubiratan Brasil.

26/08, terça, às 16 horas

12

12

A MÚSICA DE CONCERTO HOJE O diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) Arthur Nestrovski conversa sobre a relação, na atualidade, entre música erudita e público, e sobre as possibilidades de desmistificação da música erudita e seu lugar na sociedade contemporânea. O encontro tem a mediação do compositor e diretor de formação do Theatro Municipal de São Paulo, Leonardo Martinelli.

25/08, segunda, às 20 horas

12

O PAPEL DO ESCRITOR BRASILEIRO HOJE: OUVI-LOS OU LÊ-LOS?

O ABSOLUTO DA POESIA Com a presença dos poetas Elisa Lucinda, Carlos Nejar e Angélica Freitas, este encontro tem por objetivo debater a essência da poesia, que a despeito de um mercado pouco aquecido nesta área, continua despertando o interesse dos leitores e reafirmando a importância deste gênero literário na criação do nosso imaginário. A mediação é do poeta Nicolas Behr.

Com a participação dos escritores Patrícia Melo, Cristovão Tezza e Noemi Jaffe, este encontro tem por objetivo discutir o papel do escritor na sociedade brasileira de hoje. Com tantos eventos literários, o escritor muitas vezes se divide entre a escrita de sua obra ficcional e o contato direto com seu público, algo que também absorve parte do seu tempo de criação. A mediação é da jornalista Raquel Cozer.

26/08, terça, às 14 horas

12

26/08, terça, às 18 horas 7

12


TERTÚLIA LATINO-AMÉRICA

EXÍLIO, DESLOCAMENTO E LINGUAGEM NA LITERATURA

Com o objetivo de homenagear três grandes nomes da literatura latino-americana – os argentinos Júlio Cortázar e Jorge Luís Borges, e o colombiano Gabriel García Márquez –, foram convidados três escritores de nacionalidades diferentes. A argentina Elsa Osorio vai tratar da obra de Cortázar; o angolano José Eduardo Agualusa falará sobre Borges; e a brasileira Socorro Acioli abordará a criação literária de García Márquez. A mediação é de Joca Reiners Terron. Elsa Osorio tem o apoio da Embaixada da República Argentina no Brasil.

26/08, terça, às 20 horas

Com o objetivo de abordar um tema complexo como o exílio e o deslocamento, esta mesa reúne três prosadores brasileiros contemporâneos que expressam, por meio da exploração da linguagem, a condição de inadaptabilidade ao tempo ou ao meio em que seus personagens estão inseridos. São eles os escritores Paloma Vidal, Sérgio Sant’Anna e Luciana Hidalgo. A mediação é da jornalista Josélia Aguiar.

12

27/08, quarta, às 18 horas

12

ADAPTAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA O TEATRO A diretora e iluminadora teatral Cibele Forjaz e o diretor de teatro Felipe Hirsch conversam sobre o processo de criação dramatúrgica a partir de obras literárias. Forjaz recebeu o prêmio da APCA de 2010, com a peça “O Idiota – Uma Novela Teatral”, adaptada do romance de Fiódor Dostoiévski, e Felipe Hirsch dirigiu o projeto “Puzzle”, com a releitura de obras de escritores brasileiros contemporâneos. A mediação é do crítico teatral Valmir Santos.

27/08, quarta, às 14 horas

12

RELATOS DO ORIENTE

Os tradutores Caetano Galindo, que verteu “Ulisses”, de Joyce, para o português, Trajano Vieira, responsável pela tradução de clássicos gregos, como “Odisseia”, de Homero, e o alemão Berthold Zilly, que traduziu, para o alemão obras brasileiras, como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, conversam sobre o ofício de tradutor e sobre esses três clássicos da literatura. A mediação é do tradutor e editor Felipe Lindoso.

O escritor amazonense Milton Hatoum, de família de origem libanesa, autor de “Relato de um Certo Oriente”, conversa com o escritor libanês Elias Khoury sobre questões políticas e culturais presentes na literatura. Autor dos romances “Yalo” e “Porta do Sol”, Khoury aborda sensivelmente as cicatrizes dos conflitos entre palestinos e libaneses. Também participa deste encontro Safa A-C Jubran, responsável pela tradução da obra de Khoury para o português e também pela versão de “Dois Irmãos”, de Hatoum, para o árabe. A mediação é do jornalista Diogo Bercito.

27/08, quarta, às 16 horas

27/08, quarta, às 20 horas

HOMERO, EUCLIDES DA CUNHA E JAMES JOYCE POR SEUS TRADUTORES

12

8

12


A VIOLÊNCIA COMO HERANÇA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO A violência na política, na sociedade, na cultura e na arte brasileiras é o tema deste encontro que reúne três especialistas no assunto: Vladimir Safatle, professor de filosofia da USP, Jaime Ginzburg, professor de literatura brasileira da USP e autor de “Crítica em Tempos de Violência” e Luiz Eduardo Soares, escritor, dramaturgo e ex-secretário nacional de segurança pública. A mediação é do jornalista Paulo Markun.

28/08, quinta, às 18 horas

PRIMEIRAS LEITURAS PARA TODAS AS IDADES

12

Três grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira, Ziraldo, Eva Funari e Pedro Bandeira, se encontram para conversar sobre o prazer da leitura e sobre a produção literária brasileira para este público. A conversa tem a mediação de João Luís Ceccantini, professor de literatura da Unesp de Assis e especialista na obra de Monteiro Lobato.

28/08, quinta, às 14 horas

L

A COPA FORA DE CAMPO A recente experiência brasileira de abrigar uma copa de futebol e de ser a futura sede dos jogos olímpicos de 2016 convida à reflexão sobre o impacto político e social nos países que sediam esses grandes eventos esportivos internacionais. Para falar sobre o assunto, o jornalista britânico Andrew Jennings, autor de “Um Jogo Cada Vez Mais Sujo”, Antônio Lassance, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o jornalista esportivo Juca Kfouri. A mediação é do comentarista da ESPN Paulo Vinícius Coelho.

28/08, quinta, às 20 horas

TERRITÓRIO LÍNGUA PORTUGUESA

CULTURA MUSICAL: CULTURA DO BRASIL

A literatura de hoje em língua portuguesa na África, Europa e América Latina é o tema principal desta mesa. Para falar sobre semelhanças e diferenças no manejo deste mesmo idioma, mas que em cada lugar sofreu transformações significativas, foram convidados os escritores Abdulai Sila, de Guiné-Bissau, a portuguesa Inês Pedrosa e o brasileiro Luiz Ruffato. A mediação é de Susana Ventura, doutora em estudos comparados de literaturas de língua portuguesa pela USP.

28/08, quinta, às 16 horas

12

A participação da música popular na construção da identidade cultural brasileira é fundamental. Para debater esse tema, bem como abordar as diversas influências étnicas e culturais da canção do país, foram convidados o jornalista Zuza Homem de Mello, o compositor Chico César e o músico e pesquisador Cacá Machado. A mediação é do jornalista Humberto Werneck.

12

29/08, sexta, às 14 horas 9

12


O ROTEIRO NOS QUADRINHOS

1964: OUTRAS PERSPECTIVAS

A relação entre literatura e história em quadrinhos é cada vez mais estreita. E as fronteiras já foram rompidas, ampliando ainda mais o diálogo e envolvendo outras linguagens artísticas. Essa experiência de mão dupla é o tema da conversa entre o americano David Mairowitz e os brasileiros Marcello Quintanilha, Gabriel Bá e Fábio Moon, com mediação do editor de quadrinhos André Conti.

Os 50 anos do golpe civil-militar no Brasil e suas consequências históricas serão abordados a partir de diferentes pontos de vista, neste encontro que reúne Almino Affonso, ex-ministro do trabalho do governo João Goulart, o historiador da cultura Marcos Napolitano, professor da USP, e Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp e pesquisador do Cebrap.

29/08, sexta, às 16 horas

29/08, sexta, às 20 horas

12

12

HABITAÇÃO SOCIAL: IMPASSES DE UMA CIDADE POSSÍVEL Com o objetivo de debater questões relativas à moradia e à qualidade de vida no Brasil, principalmente nas áreas urbanas, este encontro aborda algumas questões importantes sobre urbanismo. Os participantes vão debater modelos de projetos de moradia, experiências inovadoras nos planos de habitação e iniciativas alternativas, tendo em vista a qualidade de vida no país, especialmente nas áreas urbanas. Com Nabil Bonduki, Héctor Vigliecca e convidados. Mediação: Leão Serva.

30/08, sábado, às 12 horas MULHERES BRASILEIRAS E GÊNERO

12

RELEITURAS ESTÉTICAS NOS QUADRINHOS: ROTEIRO E PERSONAGEM EM TRANSFORMAÇÃO

Realizada em 2010, a pesquisa “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado”, realizada pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Sesc, traz um retrato da atual situação da mulher na sociedade brasileira. Para falar sobre esse assunto, foram convidados os pesquisadores Gustavo Venturi, coordenador da pesquisa, Simone Diniz, especializada em saúde materna, e Betânia Ávila, do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia. A mediação é da professora Denise Bernuzzi Sant’Anna (PUC/SP).

Considerado já um clássico dos quadrinhos no Brasil, a Turma da Mônica continua conquistando novos leitores mirins, como também os adolescentes com a série Mônica Jovem. Para falar sobre a trajetória e as perspectivas das histórias da turma, o seu criador Mauricio de Sousa conversa com os parceiros e jovens ilustradores Danilo Beyruth, Luiz Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno, que criaram releituras desses personagens, com mediação de Sidney Gusman.

29/08, sexta, às 18 horas

30/08, sábado, às 14 horas

12

10

L


DIÁLOGOS SOBRE FOTOGRAFIA E OUTRAS NARRATIVAS Considerado um dos maiores fotógrafos do mundo, a obra do brasileiro Sebastião Salgado é uma lição de humanidade. Ele fala sobre cultura, literatura e a sua trajetória pelo mundo das narrativas fotográficas, que já que lhe renderam prêmios internacionais, como o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano, do International Center of Photography de Nova York. A mediação é do escritor português José Luiz Peixoto.

30/08, sábado, às 20 horas

12

CINEMA MILITANTE: CRÍTICA VISUAL DO MUNDO Diante dos grandes festivais temáticos que acontecem anualmente no país e a onda de documentários, como pensar o cinema para além do puro e simples entretenimento? A relação do cinema com a vida brasileira e com a crítica da realidade social é o assunto do encontro com os documentaristas Evaldo Mocarzel e Paulo Sacramento e a cineasta Tata Amaral. A mediação é do crítico de cinema José Geraldo Couto.

30/08, sábado, às 16 horas

12

A REINVENÇÃO DA LINGUAGEM Os escritores João Anzanello Carrascoza, Ricardo Lísias e Evandro Affonso Ferreira conversam com o crítico de literatura Manuel da Costa Pinto sobre experimentações e recursos literários nas novas narrativas brasileiras. Autores de obras inventivas e líricas, eles também abordam o momento atual da literatura do país, com eventos, concursos e premiações literárias.

31/08, domingo, às 16 horas LINA BO BARDI: ALÉM DAS CIDADELAS

DAS PÁGINAS PARA A TELA: A ADAPTAÇÃO LITERÁRIA PARA ROTEIROS DE CINEMA E TV

Em dezembro deste ano, a arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pela renovação da arquitetura brasileira, completaria cem anos. Nascida em Roma, em 1914, naturalizou-se brasileira em 1951. Sua obra -prima é o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MASP. Ela também projetou o SESC Pompeia e a Casa de Vidro, um dos marcos da arquitetura paulistana. Sua trajetória será abordada pelo arquiteto Marcelo Ferraz e pela antropóloga e professora da Unicamp, Silvana Barbosa Rufino, com mediação de Abílio Guerra.

Os escritores e roteiristas Marçal Aquino e Maria Adelaide Amaral, autores de romances e minisséries de sucesso, e George Moura, também mestre na criação de minisséries, como “Amores Roubados”, conversam sobre a arte do roteiro e da adaptação de obras literárias para as telas de cinema e de televisão. Eles também falam sobre o campo de trabalho para o escritor e a relação com outras mídias narrativas. A mediação é do jornalista Cassiano Elek Machado.

30/08, sábado, às 18 horas

12

12

31/08, domingo, às 18 horas 11

12


COM UMA ÁREA DE 650 METROS QUADRADOS, O ESPAÇO IMAGINÁRIO APRESENTA MAIS DE CEM ATIVIDADES PARA CRIANÇAS E JOVENS ONDE: F500, Alameda F Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência no local Limitado à lotação do espaço: Mirante - 80 lugares Ateliê Aberto - 40 lugares (sentados) Classificação indicativa para todas as atividades deste espaço:

L Livre

Eva Furnari, dia 28

12


FÁBIO YABU

INCONTÁVEIS LINHAS, INCONTÁVEIS HISTÓRIAS

Criador de desenhos animados exibidos em mais de 50 países, o escritor, ilustrador e roteirista conta um pouco de sua trajetória, de seu processo de criação e também sobre suas principais obras, como “Combo Rangers” e “Princesas do Mar”.

As paredes do Mirante recebem a exposição “Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias”, com um panorama da ilustração brasileira. Com curadoria da Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), essa exposição foi especialmente preparada para a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, em março deste ano, quando o Brasil foi o país homenageado.

23/08, sábado, às 13 horas

FLORESTA DE NARRATIVAS Formado por árvores cenográficas com temas e funções diversos, o espaço proporciona ao público um momento de contemplação e leitura silenciosa. O bosque contém 21 árvores interativas: as árvores falantes, com fones de ouvido para escutar narrativas literárias; o aplicateiro, com tablets digitais e app-books; o olho mágico, por onde o público pode visualizar, numa tela, cenas de grandes obras cinematográficas relacionadas ao universo fantástico e literário; e as árvores de livros, contendo livros, gibis e outros materiais de leitura.

KAREN ACIOLY Com mais de 25 peças para o público infantojuvenil, a premiada atriz, dramaturga e autora de 14 livros infantis conta ao público as histórias de seus livros “Cantata dos Cabelos Arrepiados” e “A Excêntrica Família Silva”.

Disponível no Espaço Imaginário, BiblioSesc Praça da Palavra e BiblioSesc Praça de Histórias.

MIRANTE

23/08, sábado, às 17 horas 24/08, domingo, às 17 horas

Espaço elevado para conversas entre artista e público sobre processo criativo e formas de difusão da literatura

QUEM FAZ, CONTA Autores e autoras recebem o público para um bate-papo descontraído sobre suas obras e seu processo de criação

KIUSAM DE OLIVEIRA Contadora de histórias, artista multimídia e professora de danças afro-brasileiras, Kiusam é autora dos livros “Omo-Oba: Histórias de Princesas”, “O Mundo no Black Power de Tayó” e “O Mar que Banha a Ilha de Gore”.

23/08, sábado, às 15 horas 30/08, sábado, às 15 horas 13


CARMELINA DE TOLEDO PIZA

GIBA PEDROSA

Autora dos livros “Passa Balaio Trançado de Sonhos e Conta uma História” e “Caju, uma História de Amor”, a escritora se utiliza de suas obras para contar histórias para crianças, jovens e adultos.

Escritor, contador de histórias e pesquisador da tradição oral, foi redator, produtor e roteirista de TV para o público infantil, como no especial “A Menina Trança Rimas”, na TV Cultura. No dia 26 ele propõe um passeio pela oralidade brasileira por meio de seus livros “A Lenda do Preguiçoso e Outras Histórias” e “Alecrim Dourado e Outros Cheirinhos de Amor”, e no dia 28 uma celebração ao imaginário infantil através da obra de Hans Christian Andersen.

24/08, domingo, às 13 horas 29/08, sexta, às 15 horas ALEXANDRA GOLIK E CARLA CANDIOTTO

26/08, terça, às 13 horas 28/08, quinta, às 15 horas

As atrizes da cia. Le Plat du Jour, uma das mais prestigiadas companhias de teatro infantil de São Paulo, contam histórias tendo como base a adaptação de “Os Três Porquinhos”, de autoria da dupla.

24/08, domingo, às 15 horas ANNA CLAUDIA RAMOS E SILVIA ABOLAFIO Anna Claudia é autora de vários livros para crianças e Silvia Abolafio é designer e ilustradora, tendo se especializado em livros interativos e digitais. Nesta contação elas utilizam o tablet para mostrar a obra “O que Vinha no Vento”, de autoria da dupla, e o conceito de “Leitura 2.0”.

25/08, segunda, às 13 horas PEDRO BANDEIRA Com mais de 20 milhões de livros vendidos, ele é um dos grandes autores da literatura infantojuvenil brasileira. Neste encontro, o criador de “Os Karas” e tantos outros personagens marcantes fala sobre sua trajetória e suas histórias.

26/08, terça, às 15 horas PAULA FURTADO Contadora de histórias, autora de livros educacionais, como a coleção “Na Ponta da Língua”, e de jogos pedagógicos, como “Detetive de Palavras”, Paula propõe, no dia 26, uma contação tendo como base seu livro “Terapia do Conto”, e no dia 29, uma atividade com seu livro “Histórias Curando Histórias”.

FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ Os mais importantes quadrinistas brasileiros da atualidade, os irmão gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá falam sobre suas criações, como a premiada minissérie “Daytripper” e sobre as inúmeras HQs que já desenharam e publicaram.

26/08, terça, às 17 horas 29/08, sexta, às 13 horas

25/08, segunda, às 19 horas 14


ANDREA DEL FUEGO, ÍNDIGO E JULIÁN FUKS

EVA FURNARI Criadora da conhecida personagem Bruxinha, Eva Furnari tem mais de 60 livros publicados, como “Truks” e “A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos”. Entre os diversos prêmios que recebeu estão o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração (três vezes) e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) pelo conjunto da obra.

Três escritores da nova safra de ficcionistas nacionais leem trechos de histórias criadas por eles, livremente inspiradas em contos de Grimm. Del Fuego é autora de “Os Malaquias” e “As Miniaturas”; Índigo é autora de “A Maldição da Moleira” e “Gagá: Memórias de uma Mente Pirilampa”; e Fuks é autor do romance “Procura do Romance”.

28/08, quinta, às 17 horas

26/08, terça, às 19 horas

ILAN BRENMAN

REGINA DRUMMOND Sempre garimpando boas histórias, Regina é escritora e contadora de histórias. Ganhadora de vários prêmios por sua obra, ela também desenvolve projetos de estímulo à leitura e eventos literários para professores e alunos.

Considerado um dos principais escritores de literatura infantil no Brasil, com mais de 60 livros publicados, Ilan fala sobre suas criações, como o premiado livro “O Alvo”. Colunista da revista Crescer, ele também estreou este ano o boletim “Conversa de Pai”, na Rádio CBN.

27/08, quarta, às 13 horas

29/08, sexta, às 17 horas

JÔ BAROUKH E LUCILA DE ALMEIDA

SELMA MARIA

Autoras de “Parlendas para Brincar”, as escritoras Jô Baroukh e Lucila de Almeida falam sobre literatura para crianças e sobre a magia das parlendas, versos populares recitados durante as brincadeiras infantis.

Autora de “Um Pequeno Tratado de Brinquedos para Meninos Quietos”, nascido de pesquisas sobre a infância no sertão mineiro, a escritora utiliza sua mais recente obra “Lesma Mesma”, ilustrada por Nina Anderson, para uma contação com o público infantil.

27/08, quarta, às 15 horas

30/08, sábado, às 13 horas

DANIEL MUNDURUKU

MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA

Com mais de 40 livros sobre cultura dos povos indígenas, Munduruku é graduado em filosofia e doutor em educação. É um dos mais influentes escritores da atual literatura indígena brasileira, e autor, entre outros, de “Coisas de Índio” e “O Sinal do Pajé”.

Os criadores da coleção Gato e Rato, vencedora do Prêmio Ofélia Fontes em 1978, falam sobre esta parceria, que renovou a literatura infantil no país. A vasta obra da dupla já foi traduzida para diversas línguas, como o inglês, o coreano e o chinês.

27/08, quarta, às 17 horas 28/08, quinta, às 13 horas

30/08, sábado, às 17 horas 15


Little Things, voltados para jovens, falam sobre o uso desse tipo de canal para a difusão e a curtição do livro.

23/08, sábado, às 19 horas

FLÁVIA SAVARY Com mais de 80 prêmios nacionais e internacionais, a escritora e ilustradora Flávia Savary conta histórias sobre seus livros, como os mais recentes “Vida, Aqui Vou Eu” e “Mangueira dos Sonhos”.

ANDRÉ NEVES E MARIA EUGÊNIA

31/08, domingo, às 12 horas

Dois dos mais destacados ilustradores brasileiros conversam sobre o papel da ilustração na narrativa literária. André Neves já publicou mais de 50 títulos e é autor de “Malvina”; já os desenhos de Maria Eugenia podem ser encontrados em jornais e em mais de 60 livros, como “Nas Ruas do Brás”, com texto de Drauzio Varella.

CARLES SALE I VILA Autor de “Cornélius e o Armazém de Impossíveis”, o escritor e professor catalão Carles Sale i Vila conversa sobre suas obras e sobre palavras, plantas e artesanato, suas paixões.

24/08, domingo, às 19 horas

31/08, domingo, às 14 horas

GAMES E LITERATURA

FALA SÉRIO! #sqn>

Flávia Gasi, David de Oliveira e Daniel Pellizzari: A jornalista Flávia Gasi e o professor da PUC/SP David de Oliveira , especialistas em jogos digitais, falam sobre a relação entre games e literatura, com a participação do escritor e colunista da Folha de S.Paulo Daniel Pellizzari, autor de “Digam a Satã que o Recado Foi Entendido”.

Conversas descontraídas e informais sobre RPG, games, cosplay, quadrinhos, vlogs e blogs, mangás e outras formas de narrativa

25/08, segunda, às 17 horas RPG E NARRATIVAS FICCIONAIS Marcelo Cassaro, Maurício Borges e Rogério Saladino: Nomes de destaque no mundo do RPG, eles falam sobre a criação de narrativas para jogos e difusão do RPG. Cassaro atualmente é roteirista das revistas “Turma da Mônica Jovem” e “Chico Bento Moço”. Borges é executor do projeto RPG & Cultura. Saladino foi editor da revista RPG Dragon brasileira e é roteirista da Marvel Comics.

#BOOKTUBERCONFESSIONS Pâm Gonçalves e Tatiana Feltrin: As criadoras e apresentadoras dos vlogs literários Garota It e Tiny

27/08, quarta, às 19 horas 16


O QUE É COSPLAY?

ATELIÊ ABERTO

Edi Carlos Rodrigues, Gabriel Niemietz e Jessica Campos: Conversa sobre o mundo do cosplay e as histórias que dão origens aos personagens representados com três conhecidos profissionais da área. A mediação é de Careimi Ludwig Assmann.

Ilustradores, quadrinistas e desenhistas demonstram ao vivo seu processo de criação no Ateliê Bolonha e na Criação Ilustrada

28/08, quinta, às 19 horas ATELIÊ BOLONHA Ilustradores presentes na exposição “Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias” criam e mostram ao vivo como fazem seus trabalhos

LAURENT CARDON Encontro com o ilustrador francês, radicado em São Paulo desde 1995. Cardon já ilustrou vários livros, como “Alecrim”, de Rosa Amanda Strausz, e “Procura-se Lobo”, de Ana Maria Machado, ambos premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

HQS E MANGÁS Heitor Pitombo e Cassius Medauar: Conversa sobre a expansão do mercado de HQs e de mangás com Heitor Pitombo, jornalista e autor do livro “300 Mangás”, e Cassius Medauar, da Editora JBC, especializada no gênero e que propõe a criação de um concurso nacional de mangás.

23/08, sábado, às 12 horas 31/08, domingo, às 11 horas

29/08, sexta, às 19 horas

O traço delicado de Maria Eugenia pode ser encontrado em capas de livros, ilustrações de histórias infantis, jornais e até no vídeo da música “Feed Your Baby”, da americana Jan Chapin. Ele já trabalhou em mais de 50 livros e ganhou vários prêmios, como o Jabuti e o italiano Bolonha Ragazzi Award - New Horizons.

MARIA EUGENIA

MITOS, MONSTROS E FANTASIA Fábio Yabu e Regina Drummond: A criação de histórias fantásticas para crianças, jovens e adultos é o tema do encontro com os premiados escritores Fábio Yabu e Regina Drummond.

23/08, sábado, às 14 horas

30/08, sábado, às 19 horas LÚCIA HIRATSUKA MENINAS NOS QUADRINHOS

Com mais de 20 livros publicados para crianças, Lúcia Hiratsuka trabalha com técnicas delicadas, como o sumiê, uma pintura em preto-e-branco originada em mosteiros budistas da China. Seus livros mais recentes são “Na Janela do Trem”, “A Venda”, “Terra Costurada com Água” e “Orie”.

Bianca Pinheiro e Fernanda “Nia” Ferreira: As duas jovens quadrinistas falam sobre a presença das mulheres na autoria e produção de HQs e cartuns. Com pós-gradução em HQ, Bianca é criadora da webcomic BEAR, e Fernanda, formada em publicidade, é criadora da webcomic “Como Eu Realmente”, ambas lançadas em livro.

24/08, domingo, às 12 horas 28/08, quinta, às 12 horas

31/08, domingo, às 16 horas 17


26/08, terça, às 18 horas 31/08, domingo, às 15 horas MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA Criadores da coleção Gato e Rato, vencedora do Prêmio Ofélia Fontes em 1978, a dupla Mary e Eliardo renovou a literatura infantil no país nos anos 1970. A vasta obra em parceria já foi traduzida para diversas línguas, como o inglês, o coreano e o chinês.

29/08, sexta, às 14 horas

ANDRÉ NEVES

CRIAÇÃO ILUSTRADA

Com traço leve e poético, André Neves é escritor e ilustrador. Em 2002, seu trabalho como ilustrador do livro “Sebastiana e Severina” foi selecionado para a XX Mostra Internazionale d’ Illustrazione per I’infanzia Stepan Zavrel, na Itália. É autor dos livros infantis “Um Pé de Vento”, “Mestre Vitalino”, “A Seca”, “Lino” e outros.

Ilustradores, quadrinistas e desenhistas demonstram ao vivo o processo de criação de seus trabalhos

25/08, segunda, às 16 horas

RENATA BUENO Arquiteta e artista plástica, o primeiro livro de Renata Bueno foi uma série de autorretratos feitos com colagens. Ela trabalha com diversas técnicas, até com carimbos (como nos seus livros da Coleção Carimbos). Também é autora de “2 Cores”, em parceria com Mirella Marino.

23/08, sábado, às 16 horas 27/08, quarta, às 14 horas

RENATO MORICONI Com mais de 40 livros publicados no Brasil e no exterior, Moriconi já conquistou alguns prêmios importantes, como o de Melhor Livro-Imagem, em 2011, e de Melhor Livro Para a Criança, em 2012, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É autor, entre outros, de “Bárbaro”, “Bocejo” e “Caras Animalescas”.

26/08, terça, às 14 horas 29/08, sexta, às 12 horas

PRYSCILA VIEIRA Cartunista e ilustradora, Pryscila Vieira já ilustrou páginas da Gazeta do Povo e Metro Internacional, onde publicou tirinhas da sua principal personagem, “Amely Uma Mulher de Verdade”. Atualmente faz tirinhas para a Ilustrada, da Folha de São Paulo, e Revista Ideias.

MANU MALTEZ Ilustrador, gravurista e também baixista e compositor, Manu Maltez vem se destacando como um dos principais ilustradores brasileiros da atualidade. Ele já ilustrou “O Corvo”, de Edgar Allan Poe, “Rasif”, de Marcelino Freire, entre muitos outros. É autor do livro “O Diabo É Mais Embaixo”.

23/08, sábado, ás 18 horas 24/08, domingo, às 18 horas 18


25/08, segunda, às 18 horas ÉRICA AWANO Foi com a minissérie “Street Fighter Zero 3”, escrita por Marcelo Cassaro, que Érica Awano se destacou nos quadrinhos nacionais. Já participou de vários projetos, como “Mangá Tropical” e “25 anos do Menino Maluquinho”. Também com Cassaro, desenhou a série “DBride” da revista de RPG Dragon Slayer.

26/08, terça, às 12 horas 27/08, quarta, às 18 horas

JOÃO MONTANARO Chargista e ilustrador, o jovem João Montanaro, de 17 anos, já passou pelas páginas da revista MAD e hoje colabora com jornais como Folha de São Paulo, onde faz charges de política. Em 2011, ganhou o Troféu HQ Mix com o livro “Cócegas no Raciocínio”.

MATEUS RIOS Com formação em cinema, o carioca Mateus Rios dedica-se à ilustração de livros e projetos de animação. Para seus desenhos, experimenta diversos materiais e modos de narrar. Ilustrou os livros “São Chiquinho ou o Rio Quando Menino”, “Inventário de Segredos” e “Ela Tem Olhos de Céu”.

24/08, domingo, 14 horas 30/08, sábado, às 14 horas

26/08, terça, às 16 horas MARIO CAU LOBO BORGES

Quadrinista e ilustrador, Mario Cau produz a HQ autoral “Pieces”. Integrou a equipe do “MSP+50”, livro em homenagem a Mauricio de Sousa, e publicou “NÓS – Dream Sequence Revisited”, misto de HQ, relato de produção da obra e uma animação em motion comic.

Quadrinista, ilustrador e designer, Lobo Borges sempre gostou de desenhar mangás. Formado em física, mudou o rumo de sua vida em 2001, quando começou a trabalhar na produção de “Ledd”, em parceria com J.M. Trevisan. Desde então vem se dedicando a desenhar e construir personagens e cidades fantásticas.

24/08, domingo, às 16 horas 29/08, sexta, às 16 horas

27/08, quarta, às 12 horas 28/08, quinta, às 14 horas

LAURA TEIXEIRA Ilustradora e designer, Laura Teixeira colaborou com ilustrações para jornais como Folha de São Paulo e Le Monde Diplomatique. Em 2010, foi convidada a colaborar como quadrinista para a revista Stripburger (Eslovênia). É autora dos livros “Número de Circo” e “Letra de Forma”.

25/08, segunda, às 14 horas 31/08, domingo, às 13 horas DANILO BEYRUTH LUKE ROSS

Considerado um dos maiores nomes do quadrinho nacional, Beyruth é autor de “Necronauta – O Almanaque dos Mortos” e do álbum “Astronauta – Magnetar”, que inaugurou o selo Graphic MSP. Escreveu e desenhou “Bando de Dois”, que lhe rendeu o Troféu HQ Mix em três categorias.

Conhecido por seus trabalhos em “Espetacular Homem-Aranha” para a Marvel, “Jonah Hex”, para a DC Comics, e “Samurai: Céu e Terra”, para a Dark Horse, Luke Ross é o pseudônimo de Luciano Queirós, que

19


trabalha com quadrinhos desde os anos 1990. Desde 2008, ele é artista exclusivo da Marvel Comics.

“Daytripper”, os gêmeos conquistaram o mercado internacional e prêmios importantes como o Eisner e Harvey Awards, nos Estados Unidos.

27/08, quarta, às 16 horas

30/08, sábado, às 18 horas

EDUARDO DAMASCENO E LUÍS FELIPE GARROCHO Desde 2007, a dupla mineira faz quadrinhos. Em 2010, criaram o site “Quadrinhos Rasos”, com histórias feitas a partir de letras de música. Lançaram “Achados e Perdidos”, a primeira HQ nacional produzida com financiamento coletivo, pela internet. São os autores da “Graphic MSP – Bidu: Caminhos” (2014).

28/08, quinta, às 16 horas 29/08, sexta, às 18 horas MARCELO D’SALETE Autor de histórias em quadrinhos, ilustrador de livros infantojuvenis e professor, Marcelo d’Salete é também autor do álbum “Noite Luz”, que reúne seis histórias em quadrinhos de sua autoria. Em 2011, lançou um novo álbum de quadrinhos, “Encruzilhada”.

31/08, domingo, às 17 horas BIANCA PINHEIRO Ilustradora e quadrinista, a autora tem uma forte atuação na internet, onde publica, entre outros trabalhos, a webcominc BEAR, que acaba de virar livro.

30/08, sábado, às 12 horas FERNANDA “NIA” FERREIRA Autora do site de tirinhas “Como Eu Realmente”, que transforma em palavras e imagens os verdadeiros sentimentos que as pessoas têm diante dos acontecimentos do dia a dia. Uma compilação desses trabalhos está sendo lançada em livro.

MATZE DOEBELE

GABRIEL BÁ

Nascido em 1975 em Zell im Wiesental, Alemanha, formou-se em ilustração em Hamburgo. Seus desenhos foram exibidos em exposições na Alemanha, na Itália, no Japão e na Coréia. Autor de várias obras, seu livro “A Sorte de Pipo” foi lançado no Brasil. Atividade em parceria com o Instituto Goethe.

Com vários livros publicados em parceria com seu irmão Fábio Moon, Gabriel Bá já é uma referência nas histórias em quadrinhos no Brasil. Com o livro

25/08, segunda, às 12 horas 28/08, quinta, às 18 horas

30/08, sábado, às 16 horas

20


ESCRITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS CONVERSAM COM O PÚBLICO SOBRE DIVERSÃO, CULTURA E INTERATIVIDADE, COM MEDIAÇÃO DE MONA DORF E JORGE FELIX ONDE: H 201, Alameda H Esta programação tem o apoio dos CORREIOS Classificação indicativa para todas as atividades deste espaço:

L Livre

Harlan Coben, dia 23

21


reira, o que a inspirou a escrever e sobre o universo fantástico que podemos descobrir ao abrir um livro.

DECÊNCIA É BOM E EU GOSTO! REFLETINDO SOBRE VALORES

23/08, sábado, às 14 horas 24/08, domingo, às 14 horas

O filósofo e educador Mario Sergio Cortella abre a programação da Arena Cultural falando sobre a importância da ética na sociedade contemporânea.

22/08, sexta, às 19h30

NOS CAMINHOS DA TRILOGIA A americana Kiera Cass passou a escrever como uma forma de extravasar emoções, em uma espécie de terapia literária. Seus livros reúnem ingredientes clássicos de uma boa trama romântica: amores, príncipes e princesas. Ela vai falar sobre a importância do livro e da leitura em nossas vidas.

OS MISTÉRIOS DA FICÇÃO POLICIAL O escritor americano Harlan Coben, considerado um dos maiores mestres dos livros de mistério, fala sobre o sucesso mundial desse tipo de romance. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. E seu romance “Não Conte a Ninguém” foi transformado no premiado filme homônimo, estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet.

23/08, sábado, às 18 horas

23/08, sábado, às 10h30

PAPO DE GAROTAS Meninas adolescentes de todo o Brasil são apaixonas pelas jovens escritoras Paula Pimenta e Bruna Vieira. Paula é autora das séries “Fazendo Meu Filme” e “Minha Vida Fora de Série”. E Bruna publicou “Depois dos Quinze”, “De Volta aos Quinze” e “A Menina que Colecionava Borboletas”. Elas vão falar sobre processo criativo, inspiração e a importância do livro e da leitura entre jovens.

UNIVERSO FANTÁSTICO DA LEITURA Cassandra Clare é um fenômeno entre o público jovem. Autora da série “Os Instrumentos Mortais”, ela é a mais famosa escritora de fanfics de Harry Potter. Na bienal, ela vai conversar com os fãs sobre sua car-

24/08, domingo, às 11 horas 22


LEITURAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA Publicado originalmente de forma independente em e-book, o primeiro conto do americano Hugh Howey logo ganhou milhares de fãs. O autor de “Silo”, então, desenvolveu sequências empolgantes que aprofundaram o mundo criado por ele e conquistaram o público. Sua saga foi publicada em livro impresso, entrou para a lista de best-sellers do The New York Times e teve os direitos para adaptação cinematográfica adquiridos pelo diretor Ridley Scott.

24/08, domingo, às 18 horas SEMINÁRIO PARA BIBLIOTECÁRIOS E PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO

O PAPEL DA BIBLIOTECA NO MUNDO DIGITAL NO QUE SE REFERE AO ACERVO FÍSICO Com Olaf Eigenbrodt, diretor do departamento central de serviços e atendimento ao leitor e responsável pelo setor de edificações da Biblioteca Estadual e Universitária Carl von Ossietzky, de Hamburgo, Alemanha.

Reunindo especialistas internacionais e nacionais da área, o seminário busca refletir sobre o futuro das bibliotecas com palestras sobre o papel das bibliotecas no mundo digital e o acervo físico, o desenvolvimento dos profissionais e das bibliotecas brasileiras, entre outros tópicos

25/08, segunda, das 10h às 11 horas VISÃO INOVADORA DO CONCEITO DE BIBLIOTECA NO SÉCULO 21

25/08, segunda, das 9h30 às 18h Inscrições encerradas

Com Cristiane Camizão Rokicki, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região (CRB8) e coordenadora geral da rede de Bibliotecas do Senac/SP.

25/08, segunda, das 11h às 12 horas Intervalo - 12h às 14h

DESENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS E DAS BIBLIOTECAS BRASILEIRAS

ABERTURA Com Karine Pansa, presidente da CBL, Adriana Cybele Ferrari, vice-presidente da Febab, Cristiane Camizão Rokicki, presidente do CRB8 e Vera Stefanov, presidente do SinBiesp

Com Adriana Cybele Ferrari, vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (Febab) e coordenadora da Unidade de Biblioteca e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura.

25/08, segunda, às 9h30

25/08, segunda, das 14h às 15 horas

23


BIOGRAFIAS E BIOGRAFADOS

GESTÃO DE CONTEÚDOS NO ENTORNO DIGITAL

O biógrafo Paulo César Araújo, autor de “O Réu e o Rei” e de “Roberto Carlos em Detalhes”, conversa com o deputado federal Newton Lima, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, e com Regina Echeverria sobre a importância das biografias, o papel do biografado e as mudanças na lei que regulamenta esse importante segmento da literatura.

Com Araceli Corbo, responsável pela Biblioteca do Centro de documentação de Castilla e León, Espanha.

25/08, segunda, das 15h às 16 horas

26/08, terça, às 16 horas

O BIBLIOTECÁRIO COMO EMPREENDEDOR

PIONEIRISMO DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA – DO LIVRO AO TABLET

Com Vera Stefanov, presidente do Sindicato dos Bibliotecários, Cientistas da Informação, Historiadores, Arquivistas, Documentalistas, Museólogos, Auxiliares de Biblioteca e de Centros de Documentação do Estado de São Paulo (SinBiesp) e consultora da Bibliotec Gerenciamento da Informação.

Curadora do Prêmio Jabuti, especialista em literatura infantil e em Monteiro Lobato, Marisa Lajolo conversa sobre o pioneirismo do livro infantil brasileiro, seja na versão impressa ou digital.

25/08, segunda, das 16h às 17 horas

26/08, terça, às 18 horas ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA Evanildo Bechara, professor, gramático e filólogo brasileiro, conversa com o linguista Carlos Faraco e com o historiador Jaime Pinsky sobre as questões do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, tais como sua importância e os prós e contras desse tema que continua sendo uma relevante pauta para nosso idioma.

A BIBLIOTECA 2.0

27/08, quarta, às 11 horas

Com Julia Bergman, especialista em bibliotecas digitais, da Alemanha.

ENCONTRO DE FÃS DO ESCRITOR JOHN GREEN

25/08, segunda, das 17h às 18 horas

Autor de sucessos editorais, como o romance “A Culpa É das Estrelas”, o americano John Green tem fãs clubes espalhados pelo mundo todo. Para falar sobre sua obra, a editora Danielle Machado, da área de literatura jovem da Editora Intrínseca, conversa com Bárbara Morais, fã de John Green e nerdfighter.

A RELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE LEITURA E OS COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS O professor Pasquale Cipro Neto vai falar sobre a capacidade de ler e discutir o que efetivamente está escrito e o que se “vê/lê” nos comentários que os leitores fazem sobre textos publicados na internet (sites, blogs, redes sociais).

27/08, quarta, às 15 horas FILOSOFIA TODO DIA

25/08, segunda, às 19 horas

O professor e filósofo Luiz Felipe Pondé falará sobre a importância da filosofia no cotidiano e fará refle-

24


xões sobre sua influência no universo prático e cotidiano da sociedade atual.

ADAPTAÇÕES DE OBRAS – LER OU NÃO LER?

27/08, quarta, às 18 horas

Os especialistas em livros e literatura Fernando Nuno, Silvana Salerno, Maria José Nobrega, Esther Góes e Juliana Silva Loyola farão uma reflexão conjunta sobre o papel das adaptações, literárias ou de outros meios, na introdução do leitor de primeira viagem (e de qualquer idade) ao universo dos clássicos da literatura.

29/08, sexta, às 11 horas PROCULTURA Este painel tem por objetivo discutir o tema do novo projeto que substitui a Lei Rouanet sobre a ótica dos editores. Com a presença do advogado Fábio Cesnik, presidente das comissões de direitos autorais, direitos imateriais e entretenimento da OAB/RJ e autor do livro “Guia do Incentivo à Cultura”.

CHOQUE ELETRÔNICO – A INTERAÇÃO ENTRE OS JOVENS E A TECNOLOGIA O escritor de literatura infantojuvenil Toni Brandão vai abordar de que forma a tecnologia pode interagir com a leitura e o jovem. Mostra como é possível usá-la a favor da discussão de ideias e da reflexão. Ele apresenta projetos de êxito de transmídia e de livros eletrônicos.

29/08, sexta, às 16 horas ADEUS, APOSENTADORIA!

28/08, quinta, às 11 horas

Numa linguagem clara e acessível, o escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi fala sobre a importância do planejamento financeiro para todas as idades e públicos, explicando por que enriquecer é uma questão de escolha.

ENCONTRO DE FÃS DO ESCRITOR RICK RIORDAN

29/08, sexta, às 18 horas

Com fãs espalhados pelo mundo inteiro, a obra do escritor americano Rick Riordan, autor de sucesso como “Percy Jackson e os Olimpianos“, “As Crônicas dos Kanes” e “Os Heróis do Olimpo”, será o tema da conversa descontraída entre os fãs brasileiros Victor Correia, estudante de história, e Rafael Nery. Eles vão falar sobre a saga do autor nos livros e no cinema.

28/08, quinta, às 15 horas LITERATURA FANTÁSTICA – A FANTASIA GANHANDO ESPAÇO No dia do Cosplay Literário da Bienal do Livro, um encontro com os escritores Affonso Solano, Carolina Munhóz e Raphael Draccon, ídolos do público com livros que tratam do universo da literatura fantástica e suas sagas.

FATOS E PONTOS DE VISTA Em toda sua obra, o escritor Ken Follett apresenta um contexto histórico pesquisado minuciosamente, costurando de forma brilhante

28/08, quinta, às 18 horas 25


a trama, sempre povoada por personagens que esbanjam nuance e emoção. O autor vai falar sobre seus livros, um mundo que pensávamos conhecer, mas que a partir de então não parecerá mais o mesmo.

Narrativas ficcionais Autor de literatura fantástica, Eduardo Spohr é jornalista, blogueiro e podcaster. Inserido no contexto das sagas, vai conversar com o público sobre seu processo criativo e sobre o universo de seus personagens e enredos.

30/08, sábado, às 10h30

30/08, sábado, às 20 horas Por que estudar História O premiado escritor e jornalista Laurentino Gomes, autor de “1808”, “1822” e “1889”, sua trilogia sobre a história do Brasil, fala sobre sua trajetória e sobre os best-sellers que publicou.

31/08, domingo, às 11 horas Bate papo com Sally Gardner

PAPO DE GAROTAS

Autora inglesa de livros para jovens, Sally Gardner vai conversar com o público sobre a narrativa inusitada e contundente de suas histórias. Seu estilo e seus temas têm uma combinação especial de magia e realismo histórico que desafiam leitores a entrar nos instigantes mundos que ela cria.

Carismática e amada por 10 entre 10 meninas adolescentes, a escritora Thalita Rebouças trata em seus livros sobre o dia-a-dia do universo adolescente. Ela e a escritora Luiza Trigo, autora de “15 Anos” e “Carnaval”, participam de um bate-papo sobre suas obras e sobre a paixão de escrever.

30/08, sábado, às 15 horas

31/08, domingo, às 15 horas

Os quadrinhos na formação de leitores – 50 anos da Turma da Mônica

Momento Jabuti – o escritor e sua obra

O mestre dos quadrinhos brasileiros, Mauricio de Sousa, faz uma homenagem ao seu principal personagem, a Mônica, originando uma turma que iniciou muitas crianças no mundo das letras.

Vencedora do Livro do Ano do Prêmio Jabuti 2012, a jornalista Miriam Leitão conversa com o público sobre a importância que essa premiação trouxe para sua vida e também sobre o prazer de escrever livros que vão desde obras sobre economia até o romance e a literatura infantil.

30/08, sábado, às 18 horas

31/08, domingo, às 18 horas 26


ESTE É UM ESPAÇO DESCONTRAÍDO, DEDICADO AO MUNDO DAS NARRATIVAS E DA ORALIDADE ONDE: C800, Alameda C Classificação indicativa para todas as atividades deste espaço:

L Livre

Raquel Trindade, dia 30

27


A PALAVRA PARTILHADA Narrativas colaborativas conduzidas pela escritora e atriz Kiara Terra. Um convite para que, por meio da narração de histórias brasileiras, os participantes encontrem e partilhem histórias vividas.

24/08, domingo, às 11 horas CÂMARA CASCUDO A Cia. Prosa do Vento reconta textos coletados da narrativa oral, como “A Princesa do Bambuluá”, a história de um jovem pouco corajoso que se vê obrigado a enfrentar perigos pelo Brasil afora em busca da princesa de Bambuluá.

HISTÓRIAS MEDIADAS Mediação de leitura de textos literários com livros do acervo do BiblioSesc. Os mediadores leem livros diversos, incentivando a leitura compartilhada e livre de obrigações com a premiada Cia. Circo de Trapo, composta de atores, palhaços, mediadores de leitura e contadores de histórias

25/08, segunda, às 10 horas TREME-OSSO A Cia. A Hora da História traz para o público narrativas misteriosas, cheias de reviravoltas, suspense, sustos, aventuras, adivinhas e surpresas, com interação da plateia e música ao vivo.

22 a 31/08, das 10 às 20 horas

26/08, terça, às 10 horas

HISTÓRIAS PARA GRANDES E PEQUENOS

HISTÓRIAS PARA PEQUENINOS

Momento dedicado à contação de histórias procurando despertar o encanto pela literatura por meio da palavra falada

Os arte-educadores Lili Flor e Paulo Pixu fazem mediação de leitura para o público infantil, trazendo referências literárias da obra de Ziraldo e aproximando crianças pequenas e seus familiares.

27/08, quarta, às 10 horas FOFOCA DE PASSARINHO A Cia. A Hora da História faz uma homenagem ao poeta José Paulo Paes, em uma atividade literomusical, propondo um passeio por um zoológico poético cheio de surpresas.

28/08, quinta, às 10 horas A ÁRVORE DE PALAVRAS

CONTOS QUE SONHAM

Espetáculo de contação de histórias tradicionais e contemporâneas com o Grupo Êba, numa proposta bilíngue, em língua portuguesa e em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Espetáculo de contação de histórias tradicionais e contemporâneas com o Grupo Êba, numa proposta bilíngue, em língua portuguesa e em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

23/08, sábado, às 11 horas

29/08, sexta, às 10 horas

28


PARA VIVER O TEMPO COMO UM PRESENTE Narrativas colaborativas conduzidas pela escritora e atriz Kiara Terra. Um convite para que, por meio da narração de histórias brasileiras, os participantes encontrem e partilhem histórias vividas.

30/08, sábado, às 11 horas

MARCHAS Espetáculo de dança contemporânea inspirado na vida e na obra do educador Paulo Freire, com a Cia. Sansacroma, criada pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins, que explora elementos da poesia e do teatro.

23/08, sábado, às 12 horas VILLA-LOBOS DAS CRIANÇAS Com direção geral de Iacov Hillel e direção musical de Carlos Bauzys, este espetáculo reúne cantigas populares do folclore brasileiro recuperadas pelo músico Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

A BICHARADA DOS GRIMM Com trava-línguas, parlendas, adivinhas e canções, os arte-educadores Lili Flor e Paulo Pixu recontam os fantásticos contos de fadas e de bichos dos irmãos Grimm.

24/08, domingo, às 12 horas 28/08, quinta, às 12 horas

31/08, domingo, às 11 horas O PRÓLOGO HISTORÍOLAS EM DIVERSOS FORMATOS

O grupo Teko Porã, que em guarani significa “o bem-viver”, atuante nas ruas, estações de metrô e espaços culturais da cidade de São Paulo, apresenta repertório autoral influenciado por estilos diversos da música mundial.

Existem várias maneiras de ler o mundo e suas histórias. Este espaço oferece várias formas de narrativas, como a música instrumental e vocal e a dança

25/08, segunda, às 12 horas 30/08, sábado, às 12 horas

SAX IN THE BEATS

FAÇA ALGUM BARULHO

Uma intervenção que explora diversos timbres, acordes e melodias dançantes, passeando por estilos musicais com o saxofonista Nilton Cezar e o baterista John Paiva.

Espetáculo da Rui Moreira Cia. de Danças, em que dois dançarinos andantes se encontram e se defrontam com expressões diferentes. De um lado, a dança tradicional, do outro, a dança urbana contemporânea.

22/08, sexta, às 18 horas 27/08, quarta, às 12 horas

26/08, terça, às 12 horas 29


BIBLIOTECA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Encontro com Rosane Fagotti Voss, ex-diretora da Biblioteca de São Paulo e fundadora do grupo Pirlimpimpim, Tatiana Fraga, poeta e diretora do Espaço de Leitura, no Parque da Água Branca, em São Paulo, e Giuliano Tierno, organizador do livro “A Arte de Contar Histórias”.

26/08, terça, às 14 horas ROBERTA VALENTE TRIO BIBLIOTECA E COMUNIDADE

Espetáculo de choro e samba tradicionais com o trio musical liderado pela pandeirista e pesquisadora Roberta Valente. No repertório, composições de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e outros.

Conversa com Bel Santos Mayer, do Polo LiteraSampa, Eduardo Alencar, do grupo Escritureiros (da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, de Parelheiros) e Elisa Campos Machado, coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional.

29/08, sexta, às 12 horas TRIO MANDANDO BALA

28/08, quinta, às 14 horas

Formado por João Poleto no sax e na flauta, Ruy Weber no violão 7 cordas e Roberta Valente no pandeiro, o trio interpreta clássicos da música brasileira em gêneros como choro, samba e bossa nova.

HISTORIETAS COMPARTILHADAS ENTRE PAIS E FILHOS

31/08, domingo, às 12 horas

A proposta é apresentar maneiras de se contar histórias, algo que faz parte da vida afetiva, quando pais e filhos compartilham narrativas literárias e pessoais

BIBLIOTECA E OUTRAS NARRATIVAS Rodas de conversa sobre o espaço da biblioteca e suas diversas atuações

CONTANDO DIFERENTE O Grupo Êba, formado pelas educadoras e contadoras de história Amanda Lima de Oliveira, Brunna Talita Rodrigues e Livia Chaud Albano, traz sua experiência criativa de contação de histórias para pais e filhos.

BIBLIOTECA E INCENTIVO À LEITURA Encontro com Bel Santos Mayer, coordenadora do Coletivo Polo LiteraSampa, e com Graciela Mayrink, autora de “Até Eu Te Encontrar”, “A Namorada do Meu Amigo” e idealizadora do Projeto Jovem Curte Ler.

23/08, sábado, às 14 horas 29/08, sexta, às 14 horas

22/08, sexta, às 17 horas VOU LER PARA MEU FILHO, E AGORA?

BIBLIOTECA E POESIA

Encontro com os arte-educadores Lili Flor e Paulo Pixu, especialistas em mediação de leitura para o público infantil.

Conversa com os poetas Binho (criador do Sarau do Binho), Sérgio Vaz (fundador da Cooperifa) e Ruivo Lopes (do Coletivo Perifatividade), que promovem saraus e encontros literários na periferia de São Paulo.

27/08, quarta, às 14 horas 31/08, domingo, às 14 horas

25/08, segunda, às 14 horas 30


POESIA COLETIVA Espaço de intervenção poética para compartilhar poemas e dialogar com outras formas de expressão

SARAU DA COOPERIFA Organizado pelo poeta Sérgio Vaz, o Sarau da Cooperifa foi o pioneiro na disseminação da poesia na periferia de São Paulo, com declamações de poemas e outras manifestações artísticas. Ele acontece todas às quartas, em Piraporinha.

LER, ESCREVER E NARRAR PARA PERTENCER AO MUNDO

24/08, domingo, às 18 horas

Encontro com a escritora e atriz Kiara Terra, que desde 1998 vem contando histórias e criou um método de participação direta e criativa do púbico, elaborando narrativas compartilhadas.

ZAP SLAM O slam é um tipo de sarau, um campeonato de poesia. É essa festa da palavra que o ZAP! Zona Autônoma da Palavra, com sede no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos - Teatro Hip Hop, promove e realiza, com performances poéticas.

24/08, domingo, às 14 horas 30/08, sábado, às 14 horas

25/08, segunda, às 18 horas

SLAM DA GUILHERMINA

MICRORROTEIROS DA CIDADE, HISTÓRIAS URBANAS

Slam da Guilhermina é uma batalha de poesias que acontece toda última sexta-feira de cada mês ao lado do Metrô Guilhermina-Esperança, com a participação de poetas, MCs e do público.

Histórias curtas do cotidiano. São assim os microrroteiros criados por Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues Fernandes. Textos -relâmpagos que falam da nossa vida e são colados em postes, pontos de ônibus, muros etc. Eles estarão trabalhando com público da bienal na criação de um grande painel de histórias urbanas

26/08, terça, às 18 horas SARAUZIM Intervenção poética voltada para crianças e adolescentes, com interpretação de poemas, de histórias e de canções. É realizado pelo coletivo literário Mesquiteiros, formado por crianças e adolescentes.

22/08, das 14h às 17 horas 23 a 31/08, das 15h às 18 horas

27/08, quarta, às 18 horas 31


CORTEJO LITERÁRIO

DONA CICI

Formando por adolescentes e jovens entre 14 e 23 anos, os Escritureiros (Aventureiros da Escrita de Parelheiros) promovem um “cortejo literário”, apresentando poesia e música, além de estandartes bordados com histórias.

Contadora de histórias e estudiosa das culturas africanas, especialmente da cultura yorubá, Dona Cici evoca, em seus relatos, a memória de deuses e heróis desembarcados da África nos navios negreiros. Ela se apresenta com acompanhamento musical de Carolina Cunha e Victor Furtado.

28/08, quinta, às 18 horas

23/08, sábado, às 18 horas

RAQUEL TRINDADE

SARAU DO BINHO Referência de expressão cultural e conscientização política na região do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, o Sarau do Binho promove uma reunião de poetas, cantores e músicos.

Filha do poeta negro Solano Trindade, Raquel Trindade é pintora, dançarina, coreógrafa e conhecedora das tradições afro-brasileiras. É fundadora do Teatro Popular Solano Trindade e da Nação Kambinda de Maracatu.

29/08, sexta, às 18 horas

30/08, sábado, às 18 horas

GRIÔ E MESTRE Reconhecidos em suas comunidades como herdeiro dos saberes e fazeres da tradição oral, os griôs e mestres são a memória viva e afetiva da identidade do seu povo. E a transmitem aos seus descendentes por meio de poemas, músicas e histórias aos descendentes

TOUMANI KOIATÉ Apaixonado e apaixonante, o griô Toumani Koiaté é um artista completo: ele canta, dança, toca e conta histórias, com palavras simples e comoventes, da tradição africana. É formador pedagógico das artes da oralidade em escolas francesas junto ao Ministério da Educação Nacional da França.

31/08, domingo, às 18 horas 32


ESTE É UM ESPAÇO DEDICADO À PALAVRA ESCRITA E SUAS POSSIBILIDADES NARRATIVAS ONDE: G298, Alameda G Classificação indicativa para todas as atividades deste espaço:

L Livre

GOG, dia 24

33


PALAVRAS MEDIADAS

QUE LÍNGUA É ESSA?

Neste espaço, a escuta se torna um meio privilegiado de contato com o mundo das palavras e das narrativas, buscando ampliar o repertório cultural e imaginativo dos ouvintes. A mediação de leitura será feita pelo grupo A Cor da Letra – Centro de Estudos em Leitura, Literatura e Juventude, equipe fundada em 1998, responsável por projetos premiados como Biblioteca Viva e Guia de Histórias

O Núcleo Pé de Zamba apresenta um espetáculo no qual a dança, a música e a palavra encontramse para falar sobre a língua portuguesa: suas origens, transformações e influências e sua relação com a cultura brasileira.

24/08, domingo, às 11 horas NAS BEIRADAS DO RIO

22 a 31/08, das 10 às 20 horas

Formada há nove anos, a Cia. Conto em Cantos recolheu várias histórias do folclore amazônico, durante uma longa pesquisa. Neste espetáculo, elas são narradas com objetos e instrumentos trazidos dos estados do Amazonas e do Pará.

PALAVRAS PARA PEQUENINOS E GRANDÕES

25/08, segunda, às 10 horas

Quando as palavras viram histórias e as histórias se transformam em brinquedos e sonhos para crianças, jovens e adultos

FANTÁSTICO COTIDIANO A Cia. Ju Cata-Histórias, formada por Juliana Mado, Rafaella Nepomuceno e Rafa da Rabeca, apresenta o fantástico universo dos Cronópios, Famas e Esperanças, estranhos seres inventados pelo escritor argentino Julio Cortázar.

CÂMARA CASCUDO A Cia. Prosa do Vento reconta textos da narrativa oral, recolhidos pelo folclorista Câmara Cascudo. Em “Couro de Piolho”, três tarefas devem ser cumpridas para que o vencedor ganhe o coração da filha do rei.

26/08, terça, às 10 horas

22/08, sexta, às 17 horas

O MAESTRO DO POVO: VILLALOBOS

HISTÓRIAS LATINAS Há nove anos a Cia. Conto em Cantos vem contando histórias para crianças, jovens e adultos nos mais diversos lugares do Brasil. Neste espetáculo, o grupo apresenta contos populares latino-americanos.

A atriz e contadora de histórias Marina Bastos conta a história do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos utilizando recursos lúdicos, bem como cantando cantigas populares do repertório do músico.

23/08, sábado, às 11 horas

27/08, quarta, às 10 horas 34


CONTE A SUA

PALAVRAS EXPANDIDAS

Com música, cenas e tradição popular, a Cia. Ju Cata-Histórias propõe, neste espetáculo, um jogo de amarelinha. Durante a brincadeira, temas são sorteados e viram histórias contadas pelo grupo. E também pelo público, que é convidado a participar.

Intervenções poéticas que levam o público a sentir e a experimentar a beleza das palavras

POLVOS POÉTICOS

28/08, quinta, às 10 horas

Intervenção poética e sensorial do Grupo Sensus, na qual atores apresentam seus polvos poéticos, um capacete com equipamentos repletos de conduítes de plásticos, por meio dos quais poesias são declamadas.

AMOR DE MÃE A atriz e contadora de histórias Marina Bastos apresenta contos divertidos do escritor Ilan Brenman, cujo tema é o amor de mãe e a relação com seus filhos. Com música e outras formas lúdicas de narrar e entreter o público.

25/08, segunda, às 12 horas 28/08, quinta, às 12 horas

29/08, sexta, às 10 horas POESIA AO VENTO PALAVRAS ANDANTES

Com diversos balões coloridos e instrumentos musicais, os atores da Cia. Ato fazem uma intervenção descontraída cantando e declamando poemas de autores brasileiros. Dentro de cada balão há um poema ou música que será apresentada.

Usando objetos como tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano, o grupo Os Tapetes Contadores de História contam fábulas e contos fantásticos da África e América Latina, com direito a um espelho mágico que desafia um jovem andarilho na conquista de sua princesa.

26/08, terça, às 12 horas 29/08, sexta, às 12 horas

30/08, sábado, às 11 horas

POETAS AMBULANTES

ACHADOS E PERDIDOS

O coletivo Poetas Ambulantes realiza um sarau itinerante inspirado no trabalho dos vendedores ambulantes, mas declamando e distribuindo poesia gratuitamente, em troca de minutos de atenção.

O grupo Os Tapetes Contadores de História apresenta, de forma lúdica, quatro reflexivas histórias: “Avental que o Vento Leva” e “Galinha que Criava um Ratinho”, de Ana Maria Machado, e os poemas “O Elefante” e “A Doida”, de Carlos Drummond de Andrade.

22/08, sexta, às 19 horas 27/08, quarta, às 12 horas

31/08, domingo, às 11 horas 35


ILAN BRENMAN

AUTORES COM A PALAVRA Escritores consagrados contam histórias sobre a construção de seus livros e conversam com o público

Com mais de 60 livros infantis e juvenis publicados, Brenman é autor de “O Alvo”, “14 Pérolas da Índia” e “Telefone sem Fio”. Atualmente, compartilha suas reflexões sobre educação e cultura em sua coluna mensal na revista Crescer.

VERONICA STIGGER

31/08, domingo, às 12 horas

A escritora e crítica de arte brasileira Veronica Stigger conversa sobre seus livros para adultos “O Trágico e Outras Comédias”, “Os Anões” e “Delírio de Damasco” e sobre os dois infantis “Dora e o Sol” e “Onde a Onça Bebe Água”, em coautoria com o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro.

#F5 – AUTORES Momento de dar um F5, atualizar a página e conhecer novos nomes da literatura brasileira que divulgam seu trabalho pela internet, em blog e vlogs, e também no formato tradicional do livro

23/08, sábado, às 12 horas

SAMIR MESQUITA Com microcontos publicados em mais de 500 sites e blogs, Samir Mesquita lançou seu primeiro livro, “Dois Palitos”, em 2007. Depois, veio “18:30”. Desenvolve um trabalho que busca levar a literatura para diferentes mídias.

23/08, sábado, às 14 horas

RICARDO AZEVEDO Escritor, ilustrador, compositor e pesquisador paulista, Ricardo Azevedo é autor de vários livros para crianças e jovens, como os mais recentes, “Se Eu Fosse Aquilo”, “O Sábio ao Contrário” e “Trezentos Parafusos a Menos”.

24/08, domingo, às 12 horas HELOÍSA PRIETO

CLARA AVERBUCK

Fascinada pela literatura de Edgar Allan Poe, Maupassant e Balzac, Heloísa Prieto já publicou mais de 50 livros, entre eles “Lenora”, “A Loira do Banheiro” e “Cidades dos Deitados” e o recém -lançado “Vó Coruja”, em parceira com Daniel Munduruku.

A gaúcha Clara Averbuck começou no mailzine CardosOnline, que lançou vários escritores, como Daniel Galera. Depois, criou o blog Brazileira!Preta. E publicou vários livros, entre eles, “Máquina de Pinball” e “Vida de Gato”.

30/08, sábado, às 12 horas

24/08, domingo, às 14 horas 36


EDSON ROSSATO Editor, roteirista de HQ e blogueiro, Edson Rossato publicou os livros “Mansão Klaus e Outras Histórias”, “Curta-Metragem – Antologia de Microcontos”, “Cem Toques Cravados” e “Toques para Mulheres”. É roteirista da série “História do Brasil em Quadrinhos”.

27/08, quarta, às 14 horas ANDRÉ VIANCO Com 15 livros publicados, como a saga “Os Sete” e “Vampiro-Rei”, com quase 1 milhão de exemplares vendidos e três histórias em quadrinhos produzidas, André Vianco também é autor de seriados exclusivos para a Rede Globo.

25/08, segunda, às 14 horas

FELIPE CARRIÇO Ele se apresenta como “exímio designer daltônico que encontrou as cores no mundo das letras”. Felipe Carriço é autor do livro “Semelhantemente”, uma coletânea de contos originalmente escritos para o seu blog Não Me Faz Pensar.

28/08, quinta, às 14 horas PLÍNIO CAMILLO Com o ritmo da linguagem rápida da internet, Plínio Camillo é autor do romance infantojuvenil “O Namorado do Papai Ronca”, no qual trata com delicadeza a questão homoerótica, e da recém-lançada coleção de contos “Coração Peludo”.

26/08, terça, às 14 horas

ISADORA FABER Quase dois anos após criar no Facebook a página “Diário de Classe: A Verdade”, na qual denunciava as precariedades na escola onde estudava, Isadora Faber, 14 anos, não parou mais. Criou uma ONG e lançou, este ano, o livro “Diário de Classe”.

29/08, sexta, às 14 horas 37


CLÁSSICOS DA PERIFERIA A força da linguagem musical da periferia reinventa clássicos da literatura

MARCELO MALUF Escritor e professor de criação literária, Marcelo Maluf escreveu as novelas infantojuvenis “Jorge do Pântano que Fica Logo Ali” e “Meu Pai Sabe Voar”, em parceria com Daniela Pinotti.

ELLEN OLÉRIA

30/08, sábado, às 14 horas

Cantora desde os 16 anos, Ellen Oléria ficou conhecida depois de participar e ganhar o programa The Voice Brasil, da Rede Globo. Ellen é cantora, compositora e atriz. Ela vai reiventar o romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.

23/08, sábado, às 19 horas

EDSON CRUZ Fundador do site de literatura Cronópios, que editou até 2009, e editor da revista Mnemozine e do site Musa Rara, Edson Cruz é poeta e coordenador de oficinas literárias. É autor de “Sortilégio” e organizador do livro “O que É Poesia?”.

GOG

31/08, domingo, às 14 horas

Um dos pioneiros do movimento rap em Brasília, Genival de Oliveira Gonçalves, o GOG, vai fazer uma releitura do romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. O rapper é autor do livro “A Rima Denuncia”, que reúne 48 letras de rap de diversas fases de sua carreira.

CONSTRUINDO NARRATIVAS Usar o jogo como um valioso elemento de aprendizagem estética. É o que propõe o coletivo de educadores Zebra 5, buscando articular criatividade, narrativa, imaginação, colaboração e prazer

24/08, domingo, às 19 horas RAEL DA RIMA

22/08, sexta, das 15h às 16 horas 23 a 31/08, das 16h às 19 horas

Utilizando-se de elementos do rap, do raggae e do samba, Rael desenvolve um dos trabalhos

38


mais inovadores da cena hip-hop atual. Ele é parceiro de Emicida e também fez participação no primeiro disco de Criolo. É considerado presença marcante nos melhores shows de rap da cidade.

MARCELLO GUGU Integrante do coletivo Afrika Kidz Crew e responsável pela Batalha do Santa Cruz, o rapper Marcello Gugu, autor do disco solo “Até que Enfim GuGu”, vai recriar o romance brasileiro “Capitães da Areia”, de Jorge Amado.

25/08, segunda, às 19 horas

28/08, quinta, às 19 horas

RAPPIN HOOD Antônio Luiz Júnior, mais conhecido como Rappin Hood, é um dos mais importantes rappers nacionais, com sucessos como “Sou Negão” e “Rap du Bom”. Ele vai recriar, em sua linguagem, o clássico da filosofia “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel.

26/08, terça, às 19 horas

XIS Na cultura hip-hop desde o final dos anos 1980, Xis já levou sua arte para vários países. Seu primeiro disco solo, “Seja como For”, vendeu mais de 80 mil cópias. E fez sucesso com “Us Mano e as Minas”.

29/08, sexta, às 19 horas OGI Rodrigo Hayashi, mais conhecido como Ogi, é rapper, pichador e integrante do grupo Contrafluxo. Lançou seu primeiro álbum, “Crônica da Cidade Cinza”, em 2011. Ele vai recriar “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell.

27/08, quarta, às 19 horas

NEGA GIZZA Entre 1999 e 2000, Giselle Gomes Souza, a Nega Gizza, foi a primeira e única locutora de uma rádio rap, no programa Hip-Hop Brasil. Destacou-se com o rap “Prostituta”, gravado depois no álbum “Na Humildade”.

30/08, sábado, às 19 horas 39


O ANFITEATRO APRESENTA ESPETÁCULOS DE TEATRO, MÚSICA, DANÇA, CIRCO E CINEMA ONDE: L700, Alameda L Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na bilheteria do Anfiteatro Classificação indicativa deste espaço:

L Livre 10 Indicado para maiores de 10 anos 12 Indicado para maiores de 12 anos 14 Indicado para maiores de 14 anos

Zeca Baleiro, dia 23

40


TEATRO As peças apresentadas buscam referências no mundo da literatura, com adaptações, homenagens e textos teatrais assinados por ficcionistas

O NATAL DE HARRY Em uma espécie de autoanálise e às vésperas do Natal, Harry, um quarentão solitário, vive um embate patético e angustiado consigo mesmo em sua tortuosa tentativa de compreender e combater as dores de sua solidão. Com texto do escritor inglês Steven Berkoff. Concepção, tradução e interpretação de Marat Descartes.

CARTA AO PAI Baseado na correspondência que o escritor tcheco Franz Kafka escreveu ao seu pai, em 1919, mas que nunca foi entregue, a atriz Denise Stoklos cria um espetáculo comovente. O filho espancado moralmente pelo pai e que o denuncia, com palavras ríspidas, ganha uma leitura que se amplia, indo além da própria matéria biográfica com que lida. Stoklos insere, como subtexto, uma leitura da sociedade brasileira e sua herança paternalista.

Duração: 70 minutos

24/08, domingo, às 17 horas

12

IMAGO – UMA LUA N’ÁGUA (SELEÇÃO DE CENAS)

Duração: 60 minutos

30/08, sábado, às 13 horas

Para comemorar o dia do centenário de nascimento do escritor argentino Julio Cortázar (26 de agosto de 1914), o Grupo Matula Teatro recorre ao imaginário fantástico do escritor para dar vida a cinco personagens em um barco. Um menino, uma mãe, um músico, uma cozinheira e um peixe-escritor viajam juntos num navio rumo ao Brasil dos anos 1940. Com direção de Claudia Echenique.

12

Duração: 50 minutos

26/08, terça, às 14 horas

12

O FILHO ETERNO

A HORA ERRADA

A Cia. Atores de Laura apresenta a adaptação teatral do premiado romance “O Filho Eterno”, de Cristovão Tezza, feita pelo dramaturgo Bruno Lara Resende. O espetáculo mostra o drama de um pai, interpretado por Charles Fricks, que recebe a notícia de que seu tão esperado filho nasceu com Síndrome de Down. A história se passa nos anos 1980.

Há alguns meses uma nova ordem mundial se instalou. A atmosfera é instável, toque de recolher, prisão por suspeita, desaparecimento, telefones desativados. Na casa simples de Dolores e Horácio, o casal tem que lidar com essas mudanças e com as questões de consciência. Peça escrita pelo escritor e romancista Lourenço Mutarelli, com direção de Tomás Rezende.

Duração: 80 minutos

Duração: 60 minutos

28/08, quinta, às 20 horas

12

31/08, domingo, às 20 horas 41

12


MÚSICA A Canção do Universo: com este título geral, os espetáculos musicais foram baseados nos arquétipos da cultura universal, encontrados em mitos e contos de fada

ZÉLIA DUNCAN, A AMAZONA Com voz forte e personalidade marcante, Zélia Duncan tem 30 anos de carreira. Seu trabalho vai do rock ao samba, passando inclusive pela música erudita brasileira. O timbre de voz grave, a força de suas letras e a sua postura no palco a caracterizam como figura feminina forte, como as amazonas, as guerreiras da mitologia grega. Ducan traz canções de seu álbum “Zélia Duncan Canta Itamar Assumpção – Tudo Esclarecido”.

HERMETO PASCOAL, O BRUXO O compositor e multi-instrumentista - conhecido como “O Bruxo” por suas magias sonoras - traz ao palco o seu universo musical, explorando instrumentos inusitados, como chaleira e copo d’água, além dos instrumentos mais tradicionais.

23/08, sábado, às 20 horas

27/08, quarta, às 17 horas

10

10

EMICIDA, O GUERREIRO Foi nas batalhas de freestyle (rimas de improviso) em São Paulo que o rapper Emicida começou sua carreira. Considerado um dos principais expoentes da nova geração de hip-hop, ele trabalha a palavra de forma direta e poética. Com o álbum “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, de 2013, este guerreiro da palavra, campeão das famosas “rinhas de MCs”, conquistou vários prêmios, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

TETÊ ESPÍNDOLA, A FADA Com um timbre de voz incomum, Tetê Espíndola explora a extensão de sua voz em músicas que vão do experimentalismo ao cancioneiro popular. Essa “Fada”, que tira da natureza um rico universo sonoro, já gravou vários discos, como “Pássaros na Garganta”, cujo título foi dado pelo poeta Augusto de Campos.

25/08, segunda, às 14 horas

10

28/08, quinta, às 14 horas 42

10


LITERATURA E CONEXÕES – COM ZECA BALEIRO O cantor, compositor e escritor maranhense Zeca Baleiro traça um panorama da literatura em sua vida, apresentando ao público a conexão entre literatura e música em seu processo criativo. No palco, ele lê trechos de seus livros, poemas de Hilda Hilst e textos de Nelson Rodrigues, autor que é foco de seu novo projeto para teatro, o musical “A Paixão Segundo Nelson”.

23/08, sábado, às 17 horas

ANDRÉ ABUJAMRA, O SÁBIO

SARAU 70 ANOS DE PAULO LEMINSKI

O compositor, cantor e multi-instrumentista André Abujamra sabe que “o mundo de dentro da gente é maior que o mundo de fora da gente”, como ele canta em “Imaginação”. E é por essa riqueza, que engloba ritmos variados, do rock experimental a world music e trabalhando com uma poesia direta e bem -humorada, que esse músico vem se destacando na cena musical brasileira desde os anos 1980.

29/08, sexta, às 20 horas

Sarau literomusical em homenagem ao poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989), na data em que ele completaria 70 anos. Os atores Elias Andreato, Cássio Scapin, Ana Cecília Costa e Leonardo Miggiorin fazem leituras dos poemas de Leminski, reunidos na coletânea “Toda Poesia”, e o músico Carlos Careqa apresenta algumas músicas cujas letras foram escritas pelo poeta. Com rigor e emoção, erudição e leveza, Leminski é um dos grandes nomes da literatura brasileira. Foi poeta, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e agitou a cena literária dos anos 1970 e 1980 com suas ideias de vanguarda.

10

LIRINHA, O TROVADOR Transitando pelo universo da literatura, música e teatro, Lirinha aprendeu poesia ouvindo as pelejas de cantadores e violeiros pernambucanos. Passou pelo grupo Cordel do Fogo Encantado e depois seguiu carreira solo, com o CD “Lira”. Sempre dando destaque à palavra poética e falada, esse trovador pernambucano funde sua música com diversas linguagens, indo da performance teatral à música eletrônica.

30/08, sábado, às 20 horas

12

24/08, domingo, às 20 horas

12

10

LITERATURA Espetáculos focados na literatura como linguagem artística principal

SOLIDÃO NO FUNDO DA AGULHA O escritor Ignácio de Loyola Brandão se apresenta ao lado de sua filha, a cantora Rita Gullo. Neste espetáculo, Loyola sobe ao palco para contar histórias marcadas por músicas que fazem parte de sua memória afetiva. O repertório musical é interpretado por Rita Gullo. O show é a versão ao vivo do livro

43


“Solidão no Fundo da Agulha”, que tem imagens do fotógrafo Paulo Melo Jr. e um CD com as canções interpretadas por Rita.

28/08, quinta, às 17 horas

CLARIARCE Inspirado livremente no romance “Água Viva”, de Clarice Lispector, este espetáculo da bailarina e coreógrafa Jussara Miller, com direção de Norberto Presta, traz um diálogo entre dança, fotografia e literatura. Com vários prêmios em sua carreira, Jussara Miller é autora dos livros “Escuta do Corpo” e “Qual É o Corpo que Dança?”

14

DANÇA Coreografias inspiradas no universo do livro, desde suas narrativas à sua forma como objeto

L

29/08, sexta, às 17 horas LIVRO

Segundo trabalho da parceria entre a bailarina e coreógrafa Margô Assis com o artista plástico Eugênio Paccelli Horta, o espetáculo “Livro” traça uma bonita relação entre o corpo e o livro como objeto, criando imagens cênicas de grande plasticidade. Segundo a concepção dos artistas, o livro passa a ser a extensão do corpo, e o corpo, acionador e modificador das imagens inscritas no livro.

L

31/08, domingo, às 17 horas CINEMA A programação de cinema abarca diferentes manifestações cinematográficas, como animação, documentário e longas-metragens de ficção

EU EM TI Espetáculo com a Cia. Borelli, inspirado na poesia de Adalgisa Nery e na obra do pintor e poeta modernista Ismael Nery. Neste espetáculo, o coreógrafo Sandro Borelli mostra uma combinação de linguagens da dança e do teatro tendo como inspiração a abstração do corpo erótico e santificado, despojado de vida no tempo e no espaço.

25/08, segunda, às 20 horas

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO Com direção de Daniel Ribeiro, o premiado filme brasileiro “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” conta a história de Leonardo, um adolescente cego em busca de sua independência. Melhor amigo de Giovana, a sua forma de ver o mundo ganha novos contornos quando conhece Gabriel, um novo aluno da escola.

14

PEQUENA COLEÇÃO DE TODAS AS COISAS

25/08, segunda, às 16 horas

Espetáculo para crianças da Cia. Dani Lima, em que quatro bailarinos inventam categorias para ordenar objetos, como um bule de café e um capacete de ciclista, espalhados pelo palco. É um desafio à percepção da plateia, um convite para enxergar de maneira diferente utensílios ordinários, prestando atenção nas cores, formas, texturas e potencialidades.

27/08, quarta, às 10 horas

12

EDUARDO COUTINHO, 7 DE OUTUBRO Com direção de Carlos Nader, este documentário inverte o jogo: coloca diante das câmeras o documentarista Eduardo Coutinho (falecido em fevereiro deste ano), um dos grandes narradores cinematográficos do país. Trata-se de uma entrevista, numa

L

44


tarde de outubro. Para realizá-la, Nader chamou, para participar e fazer o filme com ele, a própria equipe que Coutinho usava em seus documentários.

26/08, terça, às 12 horas

CIRCO Narrativas circenses em que os personagens são os fios condutores de técnicas modernas e esquetes do circo tradicional

12

O DESCOTIDIANO Neste espetáculo circense, a Cia. do Relativo explora as múltiplas possibilidades de manipulação de objetos cotidianos e executa impressionantes números de malabares. Um lírico e solitário personagem, aprisionado no seu cotidiano, e vivendo num ambiente um tanto hostil, contracena com livros, bules, xícaras, vassouras e tantos outros objetos comuns de uma casa.

26/08, terça, às 17 horas

CINE-CONCERTO DE A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

WWW PARA FREEDOM

A Trupe Chá de Boldo faz uma apresentação interativa do clássico do cinema “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Mel Stuart (1971), baseado no romance de Roald Dahl. Durante a exibição do filme, a trupe apresenta uma nova trilha sonora para o longa, composta de estilos variados, como rock, afrobeat, funk e samba.

26/08, terça, às 20 horas

Com direção, atuação e concepção de Ésio Magalhães, este espetáculo circense coloca o riso em defesa da liberdade. “WWW para Freedom” é um código de operação militar. E nesta narrativa, soldados são mandados para libertar um povo de um terrível ditador. Mas um soldado, na hora de bombardear o alvo, questiona tudo aquilo e faz uma operação não militar em nome da liberdade na qual acredita.

10

UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA

27/08, quarta, às 20 horas

Com direção e roteiro de Luiz Bolognesi, esta animação retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo, o longa destaca quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

28/08, quinta, às 12 horas

12

CIRCO DE PULGAS Pulgas de diversos países prometem mostrar suas habilidades mais surpreendentes sob a direção do domador de insetos Mr. K e sua desastrada assistente Criolinda. Uma dos esquetes mais tradicionais do (mini) picadeiro, o “Circo de Pulgas” ganha uma releitura contemporânea nas mãos dos personagens de Kiko Caldas e Célia Borges. A Cia. K alia virtuosas apresentações corporais, acrobáticas e aéreas com outras linguagens, como teatro e música.

12

O MENINO E O MUNDO Com direção de Alê Abreu, esta animação conta a história de um menino que, sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

30/08, sábado, às 14h30

10

28/08, quinta, às 10 horas PARA CRIANÇAS – TEATRO

L

45

L


COCÔ DE PASSARINHO

HISTÓRIAS POR TELEFONE

Inspirado no livro homônimo de Eva Furnari, a Cia. Noz de Teatro conta a história dos poucos moradores de uma nova e pequena vila que enfrentam todos os dias um mesmo problema: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças.

Apresenta seis pequenas histórias bem-humoradas, repletas de fantasia e delicadeza, contadas a partir de telefonemas de um pai a sua filha. É ganhador do Prêmio APCA 2011 de melhor espetáculo e melhor direção. Com a Cia. Delas de Teatro e baseada em obra do escritor italiano Gianni Rodari.

23/08, sábado, às 14 horas

L

27/08, quarta, às 13 horas

L

NÓS DE BORBOLETAS MEU PAI É UM HOMEM-PÁSSARO

Baseada no livro “Nós”, de Eva Funari, o espetáculo conta a história de Mel, uma menina que vivia rodeada de borboletas. De tanto implicarem com ela, resolve um dia fugir e descobre um mundo encantador onde todos convivem com as diferenças. Com direção de Cristina Moura e Emílio de Mello.

24/08, domingo, às 11 horas

Adaptação teatral do livro infantojuvenil “Meu Pai É um Homem-Pássaro”, do premiado autor inglês David Almond. A peça conta a história de Lizzie, uma menina de 9 anos que perde a mãe e passa a cuidar do pai, que em suas fantasias se imagina um homem-pássaro. Com a Cia. Simples.

L

29/08, sexta, às 10 horas

L

AS BRUXAS DA ESCÓCIA Na estrada desde 2001, a Cia. Vagalum Tum Tum é formada por atores que também são palhaços. Em seu repertório, adaptações para o público infantil de peças do dramaturgo inglês William Shakespeare. Este espetáculo é inspirado na tragédia “Macbeth”.

25/08, segunda, às 10 horas

FELPO FILVA Baseado em obra da escritora Eva Funari, esta peça conta a história de Felpo Filva, um coelho poeta que escreve coisas bonitas, mas muito tristes. Um dia, ele se surpreende com um envelope lilás, que transforma a sua vida. Com música ao vivo, o espetáculo explora várias formas de expressão pela palavra. Com Marat Descartes e direção de Claudia Missura.

L

A MENINA LIA

30/08, sábado, às 17 horas

A maior diversão de Lia é passar horas e horas na biblioteca, lendo livros e mais livros, para desgosto de seus pais. Um dia, ela encontra o livro “Matilda”, de Roald Dahl, que trata sobre uma garota exatamente como ela. A peça é uma realização da Cia. do Fubá.

26/08, terça, às 10 horas

L

O PATO, A MORTE E A TULIPA Esta peça conta a história de uma amizade incomum: um pato, perseguido pela morte, acaba se tornando amigo dela. E lhe ensina várias coisas da

L

46


vida, levando a morte a perder a noção do tempo. Livremente inspirado na narrativa homônima do escritor alemão Wolf Erlbruch. Com a Cia. de Feitos.

31/08, domingo, às 11 horas

BRAVISSISSÍSSIMO! A Cia. Sinfônica de Bolso e a Cia. Mevitevendo apresentam juntas a música do compositor francês Claude Debussy. Através de variadas técnicas de animação, priorizando movimentos, gestos, luzes e cores, as cenas desenvolvem-se em torno das descobertas sonoras do menino Debussy, ilustrando suas várias influências e sua linguagem única.

L

PARA CRIANÇAS – MÚSICA Programação especial para crianças com músicas de diversos lugares do Brasil e do mundo

30/08, sábado, às 11 horas

L

RÁDIO SHOW CONVIDA CEUMAR

COM A CORDA TODA

Com músicas da banda, reclames inusitados e vinhetas com a participação de convidados especiais, os 14 componentes da Banda Mirim fazem um espetáculo que recupera, com humor, os antigos auditórios de rádio. A convidada especial desse programa é a cantora Ceumar.

O grupo Gangorra, formando pelos músicos e compositores Vange Milliet e Paulo Lepetit, apresenta as músicas de autoria do casal, com temas que refletem o cotidiano, o universo e os questionamentos das crianças.

23/08, sábado, às 11 horas

L

31/08, domingo, às 14 horas

L

INTERVENÇÃO NO JARDIM Intervenções artísticas de diferentes linguagens entre as árvores do jardim do Anfiteatro

POIN Apresentação da Pequena Orquestra Interativa (Poin), um projeto da Cia. Cabelo de Maria, excepcionalmente em formação quarteto: violão, acordeom, violino e zabumba. Com a participação do próprio público.

PELO MUNDO COM MAWACA Com músicas da tradição oral de diversos países do mundo, o espetáculo do grupo Mawaca junta música com informação. As cantoras cantam e contam histórias curiosas sobre as canções e seus países, de forma lúdica e divertida.

24/08, domingo, às 14 horas

22/08, sexta, às 16 horas ÁRVORES

L

Com direção e concepção de Clarice Lima, a performance “Árvores” interroga as maneiras possíveis de o corpo resistir, continuar e seguir em potência. Plantando bananeira no chão e contando com a participação do público, o espetáculo muda a paisagem e traz uma outra maneira de ver o mundo que nos cerca.

BICHOS DE CÁ O grupo Nhambuzim traz canções próprias que falam de espécies ameaçadas da fauna brasileira. Mas não só: cada música foi composta num ritmo característico da região onde cada bicho vive.

29/08, sexta, às 14 horas

L

L

22/08, sexta, às 20 horas 47

L


O ESTANDE DAS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO OFERECE DIFERENTES EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE LEITURA E FRUIÇÃO DO LIVRO, COM LANÇAMENTOS DE LIVROS, ESPETÁCULOS E BATE-PAPOS ONDE: K500, Alameda K Classificação indicativa para todas as atividades deste espaço:

L Livre

Ivaldo Bertazzo, dia 24

48


LANÇAMENTOS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

GESTO ORIENTADO – REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO Com fotos e ilustrações, este é o terceiro livro do educador Ivaldo Bertazzo, cuja finalidade é auxiliar tanto leigos quanto profissionais da área. Ivaldo trabalha, desde os anos 1970, na educação do corpo e na transformação do gesto como manifestação da própria individualidade.

24/08, domingo, às 18 horas

AS MIL E UMA NOITES O grupo Teatro de Senhoritas conta diversas histórias do clássico da literatura árabe “As Mil e Uma Noites”. Formado pelas atrizes, pesquisadores e produtoras Débora Zamarioli, Isis Madi e Sandra Pestana, e contando com a colaboração do músico Renato Garcia, o grupo cria uma metodologia de trabalho própria, baseada em estudos sobre técnicas narrativas, educação do movimento, figurinos e colagem.

PRÊMIO SESC DE LITERATURA

23, 24, 27 e 31/08, às 14 horas Vagas limitadas

INTERVENÇÃO

CORREIO DO TEMPO, CARTAS DE MÁRIO QUINTANA Uma dupla de atores-poetas, do grupo Theatro do Tempo, trajada como carteiros antigos, leva cartas e mensagens poéticas ao público, com trechos da obra do poeta gaúcho Mário Quintana. Com Mônica Raphael e Arô Ribeiro.

O OUTRO NO EXTREMO Em tempos de tensão nas relações pessoais, dois livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura apresentam diferentes matizes desses conflitos. No romance “Enquanto Deus Não Está Olhando”, da jovem pernambucana Débora Ferraz, um fluxo de pensamento conduz a difíceis relações entre pai e filha. Já no livro de contos “Parafilias”, do santista Alexandre Marques Rodrigues, a solidão e a busca do próximo permeiam suas histórias de vícios, obsessões e perversões. A mediação será de Henrique Rodrigues, assessor técnico de literatura do Departamento Nacional do Sesc.

22/08, sexta, às 18 horas AMADO, CAYMMI: AQUARELA NORDESTINA Sarau temático com referência às manifestações típicas da cultura popular brasileira, baseado nas obras do escritor Jorge Amado e do músico Dorival Caymmi, que foram grandes amigos. Com Cia. Poética Osnaúticos.

28/08, quinta, às 18 horas

23/08, sábado, às 16 horas 49


DO BARRO DE MANOEL

POESIA AO PÉ DO OUVIDO

Espetáculo com personagens baseados na obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros. Acompanhados de música ao vivo, eles caminham e entregam ao público poemas em forma de canção, cena, palavras escritas, gravadas ou em vídeo. Com o grupo Teatro de Senhoritas.

Atores da Cia. Alcina da Palavra dirigem-se ao público e de modo sutil e delicado apresentam poesias ao pé do ouvido.

26/08, terça, às 14 horas

23/08, sábado, às 18 horas ENTRE O GESTO E A PALAVRA Utilizando-se das técnicas mencionadas no livro “O Corpo Poético”, de Jacques Lecoq, Ricardo Napoleão demonstra através de uma apresentação com um músico acordeonista como o gesto pode interferir na palavra e vice-versa.

24/08, domingo, às 16 horas QUER JOGAR?

GUARDANAPO POÉTICO

Os palhaços Fritz (Dênis Goyos) e Pelanca (Álvaro Lages) convidam o público a experimentar diferentes jogos na oficina “Brincar com as Mãos e com a Imaginação”, de Adriana Klisys. A atividade é inspirada no livro desta autora, “Quer Jogar?”, publicado pelas Edições Sesc São Paulo.

O ator e escritor Daniel Viana propõe ao público que troque um causo por um conto, com histórias datilografadas em guardanapos, numa velha máquina de escrever.

25/08, segunda, às 14 horas

27/08, quarta, às 18 horas

PATATIVA DO ASSARÉ Baseado na vida e obra do poeta de cordel cearense Patativa do Assaré, a Cia. do Tijolo criou um espetáculo entremeado de músicas, diálogos e declamações, que mostra a realidade de seca e fome vivenciada pelo escritor nordestino.

25/08, segunda, às 18 horas

TERTÚLIA – ALGUMAS HISTÓRIAS DAS MIL E UMA NOITES Leitura de passagens ilustrativas da publicação “Livro das Mil e Uma Noites”, com Fabiana Rubira, e conversa com Mamede Jarouche, tradutor da obra no Brasil e professor da USP.

27/08, quarta, às 20 horas 50


lizada em trabalhos de inclusão social, convida o público para vivenciar o universo do artista plástico alemão Joseph Beuys.

PALHAÇARIA POÉTICA O palhaço Ézio Magalhães apresenta alguns números circenses tradicionais, convidando o público para entrar num picadeiro imaginário.

25/08, segunda, às 16 horas

28/08, quinta, às 16 horas 30/08, sábado, às 14 horas

O BRASIL DE ALDEMIR MARTINS

RADIONOVELA

Experimentando outras possibilidades de fruição da obra artística, a ONG Mais Diferenças, especializada em trabalhos de inclusão social, convida o público a vivenciar o universo do artista plástico brasileiro Aldemir Martins.

Para lembrar os áureos tempos da era do rádio no Brasil, em que as novelas faziam grande sucesso com os ouvintes, a Cia. Poética Osnáuticos apresenta uma radionovela. Como se estivessem num estúdio, os atores simulam a gravação do folhetim.

26/08, terça, às 16 horas EXPERIMENTANDO COM ISAAC JULIEN E A GERAÇÃO 00

29/08, sexta, às 14 horas

A artista plástica Chris Mazzotta, especializada em trabalhos de inclusão social, convida o público a vivenciar por outros meios e formas o universo do artista inglês Isaac Julien e dos fotógrafos da chamada GERAÇÃO 00.

PALHAÇARIA NO MUNDO DOS PALHAÇOS O excêntrico palhaço Thiago Sales convida o público a experimentar instantes mágicos, cômicos e inusitadamente musicais.

27/08, quarta, às 16 horas 29/08, sexta, às 16 horas

29/08, sexta, às 18 horas 31/08, domingo, às 18 horas CORREIO DO TEMPO, CARTAS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ Os atores-poetas Mônica Raphael e Aro Ribeiro, do grupo Theatro do Tempo, trajados como carteiros antigos, levam cartas e mensagens poéticas ao público com trechos da obra do escritor colombiano Gabriel García Márquez.

30/08, sábado, às 18 horas MEDIAÇÕES MIL E UM GERALDOS

Inscrições no local, a partir das 10h Vagas limitadas

Experimentando outras possibilidades de fruição da obra artística, a ONG Mais Diferenças, especializada em trabalhos de inclusão social, convida o público para vivenciar o universo do artista plástico brasileiro Geraldo de Barros.

VESTINDO JOSEPH BEUYS Experimentando outras possibilidades de fruição da obra artística, a ONG Mais Diferenças, especia-

28/08, quinta, às 14 horas 51


INTERVENÇÕES SONORAS

JAZZ – HISTÓRIA E MÚSICA O universo do jazz, em teoria e prática, com os músicos Arismar do Espírito Santo e Leia Freire e com o crítico Carlos Calado, autor de um ensaio presente em “O Livro do Jazz – de Nova Orleans ao Século XXI”, lançamento das Edições Sesc São Paulo.

CARTOLA – CAUSOS, NOTAS E CANÇÕES

29/08, sexta, às 20 horas

Vida e obra do sambista Cartola, apresentada por meio de causos, notas e canções. Com o radialista Moisés da Rocha e o sambista Nelson Sargento, que foi parceiro de Cartola.

23/08, sábado, às 20 horas

PIXINGUINHA – SOPROS, NOTAS E COMPOSIÇÕES Vida e obra do compositor Pixinguinha, apresentada pelo músico Carlos Malta e pela compositora e arranjadora musical Beatriz Paes Leme.

30/08, sábado, às 20 horas GAROTO – CAUSOS, NOTAS E COMPOSIÇÕES

INTERVENÇÕES LITERÁRIAS

Vida e obra do compositor e violonista Garoto, apresentada pelo pesquisador e biógrafo do artista Jorge Carvalho de Mello, acompanhado dos músicos Ricardo Herz e Michi Ruzitschka.

OCTÁVIO PAZ EM VERSO E MÚSICA Em homenagem ao centenário de nascimento do poeta e escritor mexicano Octávio Paz (1914-1998),

25/08, segunda, às 20 horas 52


sua vida e obra serão apresentadas em verso e música. Com a participação dos poetas Frederico Barbosa e Fernanda de Almeida Prado e dos músicos Alexandre Mello e Gabriel de Almeida Prado.

de José Carlos Ferrigno, autor dos livros “Coeducação entre Gerações” e “Conflito e Cooperação entre Gerações”.

26/08, terça, às 18 horas

26/08, terça, às 20 horas UNIVERSO FEMININO – HISTÓRIAS DE MULHER O fascinante universo feminino na literatura é apresentado por Joana e Jean Garfunkel. Na apresentação literomusical, as mulheres na obra de Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Marina Colasanti e Adélia Prado têm como contraponto músicas de Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Joyce e Caetano Veloso.

30/08, sábado, às 16 horas

MARCELO NOVA E DRAKE NOVA Pai e filho. Marcelo Nova é ex-vocalista do Camisa de Vênus. Seu filho, Drake, é guitarrista. Ambos são parceiros na música e na vida. É sobre essa parceira que eles conversam com José Carlos Ferrigno, autor dos livros “Coeducação entre Gerações” e “Conflito e Cooperação entre Gerações”.

O BRUXO DO COSME VELHO Com canções de época e alguns poemas musicados do velho bruxo do Cosme Velho, como Machado de Assis era conhecido, Jean e Joana Garfunkel apresentam os contos machadianos “História Comum” e “Ideias de Canário”, além de capítulos de “Dom Casmurro” e de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

28/08, quinta, às 20 horas

31/08, domingo, às 16 horas

OFICINA

ENCONTROS POÉTICOS

MÉTODO IVALDO BERTAZZO O educador Ivaldo Bertazzo apresenta uma aula prática baseada em seu Método de Reeducação do Movimento. Bertazzo lança, no mesmo dia desta oficina, o seu terceiro livro sobre o assunto, “Gesto Orientado – Reeducação do Movimento”.

ALICE RUIZ E ESTRELA RUIZ LEMINSKI Mãe e filha. As poetas. Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski conversam sobre suas influências, afinidades e diferenças poéticas e geracionais, com mediação

24/08, domingo, às 18 horas 53


OFERECE CURSOS, WORKSHOPS E PALESTRAS COM O OBJETIVO DE QUALIFICAR PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, PROMOÇÃO E VENDA DO LIVRO. TAMBÉM TRAZ UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL VOLTADA AO APRIMORAMENTO DA QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES ONDE: N298, Alameda N Este espaço tem o apoio da SAMSUNG Classificação indicativa para todas as atividades deste espaço:

L Livre

Pedro Almeida, dia 28

54


12h às 13h30

23/08, sábado

CATÁLOGOS NACIONAIS E PLATAFORMA DIGITAL DA OFERTA EDITORIAL com Bernardo Jaramillo (Cerlalc – Colômbia)

10h às 11h

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

14h às 15h30

Tendências, com Tadeu Terra

ENSINO DIGITAL – AULA 365 com Pablo Aristizabal

12h às 13h30

16h30 às 18h

BIOGRAFIA E JORNALISMO LITERÁRIO

BOOKSHARE: TORNANDO A LEITURA ACESSÍVEL A TODOS

A Arte Narrativa, com Edvaldo Pereira Lima

com Kristina Pappas (Benetec - Estados Unidos)

14h às 15h30

19h às 20h30

SAMSUNG EDUCATION HUB

O PANORAMA DO MERCADO BRASILEIRO DE LIVROS

com Samir Vani

com Lucas Sakajiri (GfK) 16h30 às 18h

O LIVRO ILUSTRADO NO FORMATO DIGITAL

25/08, segunda

com Diego Moreno (Nórdica Livros – Espanha) 19h às 20h30

O FUTURO DA LIVRARIA TRADICIONAL NUM MUNDO DIGITAL com Jonatán Jimenez (Popularlibros.com – Espanha)

24/08, domingo

10h às 11h

A ESCOLA DO FUTURO: GESTÃO DO CONHECIMENTO COM EVERNOTE

12h às 13h30

com Patrícia Demitroff

com Lárcio Benedetti

PATROCÍNIO EMPRESARIAL ESTRATÉGICO

55


14h às 15h30

16h30 às 18h

TABLETS NA SALA DE AULA

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS A FAVOR DO APRENDIZADO

com Marcos Martins

com Claudio Sassaki (Geekie Games)

16h30 às 18h

BOTANDO A CONVERSA EM DIA – TEMAS ATUAIS E DE UM FUTURO MAIS DO QUE PRÓXIMO PARA A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL com Luiz Antonio Aguiar 19h às 20h30

ESCOLA, VIDA VIRTUAL E O FUTURO DA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA com Thiago Feijão (Q Mágico)

26/08, terça 19h às 20h30

DIDÁTICO E DIGITAL

10h às 11h

com Emerson Bento Pereira (Colégio Bandeirantes) e Fernando Moraes Fonseca (Editora FTD). Moderação de Susanna Florissi (CBL)

BIBLIOTECA DIGITAL – XERIPH com Carlos Eduardo Ernanny 12h às 13h30

CONTOS DE FADAS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO

27/08, quarta

com Paula Furtado 10h às 11h

SAMSUNG EDUCATION HUB com Marcos Martins 12h às 13h30

DO IMPRESSO AO DIGITAL – UM CAMINHO SEM VOLTA? com Célia Senna e Júlia Pinheiro Andrade 14h às 15h30

EMPREENDEDORISMO NA ERA DIGITAL

A SALA DE AULA NA ERA DO CONTEXTO: TECNOLOGIA E CONTEÚDO SIGNIFICATIVO ENGAJANDO PROFESSORES E ALUNOS

com Bel Pesce

com Vinicius Saraceni

14h às 15h

56


14h às 15h30

TECNOLOGIA MÓVEL NA EDUCAÇÃO com Samir Vani

16h30 às 18h

OS PAPÉIS DO E-PUBLISHER com Claudio Soares (Obliq Press) e Tiago Ferro (e-Galaxia). Mediação: Vinicius Saraceni 19h às 20h30

16h30 às 18h

LEITURA E EMPRÉSTIMO DE E-BOOKS NO BRASIL

COMO APRECIAR UM LIVRO - A ARTE DE LER AS ENTRELINHAS

com Galeno Amorim (Árvore de Livros)

com Pedro Almeida (Faro Editorial) 19h às 20h30

28/08, quinta

BIBLIOTECA COOPERATIVA DE E-BOOKS ACADÊMICOS com Amanda Ramalho (Scielo)

10h às 11h

ALPENDRE, O NASCIMENTO DE UMA EDITORA 100% DIGITAL

29/08, sexta

com Gabriela Erbetta e Gabriella Aguerre

10h às 11h

AMAZON E A EXPERIÊNCIA DA AUTOPUBLICAÇÃO com Natalia Montouri 12h às 13h30

EDITOR DE TEXTO, PREPARADOR, REVISOR – O PAPEL DA CADA UM NO PROCESSO DO LIVRO com Márcia Lígia Guidin (Miró Editorial) 16h30 às 18h

OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DE EDITOR

ESCOLA DE PROFESSORES – COMO AUMENTAR O REPERTÓRIO DO CORPO DOCENTE

com Sandra Espilotro (e-Galaxia)

com Christian Rocha Coelho (Rabbit)

12h às 13h30

57


16h30 às 18h - mesa 1

O JOVEM GOSTA DE LER? COMO BLOGS E NOVAS TECNOLOGIAS AJUDAM A DESENVOLVER O HÁBITO DE LEITURA ENTRE A JUVENTUDE com Paula Pimenta, Raphael Montes e Toni Brandão 18h15 às 19h45 - mesa 2

BLOGS LITERÁRIOS E EDITORAS. HORA DE DISCUTIR A RELAÇÃO com Fabio Mourão (Dito Pelo Maldito), Pedro Almeida (Faro Editorial), Alba Milena (Psychobooks) e Karen Alvares (Por essas páginas)

19h às 20h30

O PAPEL DO LIVRO E DA LEITURA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

20h às 21h30

com Lúcia Santaella

STARTUPS EDITORIAIS – O QUE OS BLOGS PODEM APRENDER COM INICIATIVAS EMPREENDEDORAS

30/08, sábado

com Vitor Arteiro (Bookstart), Felipe Brandão ( Esqueça um Livro), Sérgio Pavarini (Pavablog) e Rosana Hermann 10h às 11h

EXPERIÊNCIA LUMIS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DIGITAIS

31/08, domingo

com André Matos

10h às 11h

AMAZON – OS AUTORES NA ERA DIGITAL mesa-redonda

12h às 13h30

ESCRITA DE BLOGS com Andrea Kogan e Fal Azevedo 16h30 às 21h30

BLOG DAS LETRAS NA BIENAL – EM PARCERIA COM PUBLISHNEWS

12h às 13h30

CONTOS DE FADAS E BRUXAS COM REGINA DRUMMOND

com a curadoria de Sergio Pavarini (Pavablog) e Cassia Carrenho (PublishNews)

58


COM CURADORIA DE ANDRÉ BOCCATO, CHEFS-AUTORES MINISTRAM AULAS-SHOW EM UMA COZINHA E PARTICIPAM DE DEBATES MESCLANDO GASTRONOMIA E LITERATURA. A PROGRAMAÇÃO REÚNE CERCA DE 40 CHEFS E AUTORES DE LIVROS DE CULINÁRIA QUE MANEJAM, COM O MESMO CARINHO, SEUS TEMPEROS E SUAS PALAVRAS

ONDE: N500, Alameda N Este espaço tem o apoio da ALELO Classificação indicativa para todas as atividades deste espaço:

L Livre

Andre Boccato, dia 24

59


Breno Lerner, autor de “A Cozinha Judaica” e do premiado “O Ganso Marisco e Outros Papos de Cozinha”.

PADARIA BRASIL Consagrado mundialmente e com mais de 30 anos de experiência, o chef Luiz Farias reúne em seu livro “Padaria Brasil” receitas que fazem grande sucesso em nossas padarias. Ele vai conversar sobre a evolução do modelo de padaria no país, um tipo de estabelecimento que já faz parte da cultura brasileira.

22/08, sexta, às 19h30 RUBEM ALVES: RECEITA DE ALEGRIA À MESA Amante da boa mesa, Rubem Alves criou inusitadas receitas e escreveu diversos artigos sobre o tema. Para ele, a sopa era uma versão culinária do surrealismo e a cozinha, o lugar mais importante da casa. Marcia Camargos - escritora com pós-doutorado em história pela USP, com 24 livros publicados e vários prêmios literários - irá homenagear este escritor versátil e multifacetado, um restauranteur que soube, como poucos, estabelecer o saudável diálogo entre gastronomia e cultura.

22/08, sexta, às 11 horas OS PÃES DE QUE MAIS GOSTO Encontro como o chef padeiro Rogério Shimura, autor do livro “Os Pães de que Mais Gosto”, no qual reúne suas 40 receitas favoritas. Conhecido por seu trabalho com o chef Alex Atala, com que manteve a padaria Em Nome do Pão, ele se dedica à formação de novos chefs padeiros em sua escola de panificação e sua loja R. Shimura Panificação.

23/08, sábado, às 11 horas

22/08, sexta, às 14 horas PÃO NOSSO Foi na década de 1990 que Luiz Américo Camargo crítico gastronômico e um dos fundadores do caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo começou a fazer pães em casa e a pesquisar o uso de fermentação natural. Ele vai falar sobre as boas receitas de pão e sobre seu livro “Pão Nosso”.

TENDÊNCIAS GASTRONÔMICAS

22/08, sexta, às 17 horas

As novas tendências na gastronomia mundial são o tema desta conversa que reúne o produtor cultural Jô Takahashi, autor de “Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses”, a escritora e crítica gastronômica Marcia Zolatz, do site Cozinha da Marcia, e a chef Daniela Narciso, idealizadora do Chefs de Rua, projeto que reúne a alta gastronomia com a comida de rua.

23/8, sábado, às 14 horas MOCOTÓ O premiado chef Rodrigo Oliveira, que comanda o restaurante de cozinha brasileira Mocotó, de São Paulo, fala sobre sua trajetória na gastronomia. Fundado em 1973 por seu pai, o restaurante ficou conhecido como uma tradicional casa do Norte. Mas coube a Rodrigo aprimorar o menu da casa, tornando o Mocotó referência no que há de melhor da culinária do sertão.

PEQUENAS HISTÓRIAS DE GRANDES RECEITAS Toda história tem uma comida e toda comida tem uma história. Esse é o mote do encontro saboroso com o chef de cozinha e editor da Melhoramentos

23/08, sábado, às 17 horas 60


OS MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO

SEGREDOS DO GOSTO A chef Monica Rangel, do restaurante O Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá, é conhecida por sua batalha pela gastronomia brasileira. Em seu livro “Interpretações do Gosto”, ela reúne receitas de petiscos, produtos artesanais, ingredientes da montanha, doces e muito mais, recuperando uma cozinha de tropeiros, de andarilhos e também da corte.

Amigos há décadas, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Ricardo Amaral percorreram o Brasil e o mundo descobrindo novos pratos e novos chefs e fizeram o “Guia dos Guias”, um livro com a lista dos cem melhores restaurantes do mundo, os mais badalados, os para ver e ser visto e as grandes apostas. Com textos irreverentes e originais, o guia apresenta fotos e informações detalhadas sobre os restaurantes.

24/08, domingo, às 19h30

23/08, sábado, às 19h30

A ARTE DO MARZIPÃ Encontro com a chef Magda Botezelli, especializada na modelagem do marzipã. Há alguns anos, esta cake designer vem enfeitando prateleiras de lojas de doces e mesas de festas e aniversários com seu trabalho. Ela vai mostrar um pouco de sua arte, como a modelagem e a pintura das suas famosas frutinhas de marzipã.

FESTIVAL DE TIRADENTES Há três anos que a Expedição Fartura Brasil vem visitando vários estados brasileiros com o objetivo de conhecer de perto a cadeia produtiva gastronômica do país. O projeto foi idealizado por Rodrigo Ferraz, diretor do Festival Cultural e Gastronômico de Tiradentes, e é coordenado pelo chef e jornalista Rusty Marcellini. Durante as viagens, eles conversam com produtores, chefs, cozinheiros e população local.

25/08, segunda, às 11 horas

24/08, domingo, às 11 horas OS BANQUETES DO IMPERADOR Os autores do livro “Os Banquetes do Imperador/ Menus colecionados por Dom Pedro II: Receitas e Historiografia da Gastronomia no Brasil do Século XIX”, os chefs e pesquisadores André Boccato e Francisco Lellis falam sobre essa incrível aventura pelos mais de 130 cardápios do século XIX colecionados por D. Pedro II, quase todos escritos em francês.

BANQUETES DOS ORIXÁS O chef paraibano Carlos Ribeiro, que comanda o restaurante Na Cozinha, em São Paulo, apresenta um cardápio típico das religiões afro-brasileiras, destacando a influência africana na culinária do Brasil. Ele é autor do livro “Comida de Santo que se Pode Comer”, com 16 receitas de pratos tipicamente brasileiros.

24/08, domingo, às 14 horas PITADAS DA RITA Rita Lobo é uma referência para os que amam renovar a cozinha no cotidiano. É o que ela ensina no Blog Panelinha e nos seus livros “Panelinha, Receitas que Funcionam”, “Cozinha de Estar” e no recém-lançado “Pitadas da Rita: Receitas e Dicas Práticas para Deixar o Dia a Dia Mais Saboroso”. Desde 2013, ela é publisher do selo Panelinha, da Companhia das Letras.

25/08, segunda, às 17 horas EU SOU DO CAMARÃO ENSOPADINHO COM CHUCHU A chef carioca Roberta Sudbrack é uma incansável pesquisadora da culinária cotidiana brasileira. Em seu livro “Eu Sou do Camarão Ensopadinho com

24/08, domingo, às 17 horas 61


Chuchu”, cujo título é uma homenagem à Carmen Miranda, Sudbrack apresenta 25 receitas, seu modo de preparo e os bastidores de sua criação.

ATITUDES SAUDÁVEIS NA COZINHA

25/08, segunda, às 19h30

Uma conversa com a personal chef Carla Elage – que comanda o Carla Elage Gastronomia desde 2002 e está à frente do Brilat Café, em São Paulo, desde 2005 – com o professor de literatura, gramático e escritor Roberto Juliano, autor do livro “O Dilema do Vegano: Crônicas, Viagens e Receitas”.

POR UMA VIDA MAIS DOCE Formada pela École Lenôtre, uma das principais escolas de pâtisserie do mundo, a jovem Danielle Noce apresenta um pouco de seus conhecimentos como exímia confeiteira. Desde 2011, ela é apresentadora e redatora do site e programa I Could Kill for Dessert. Ela também é apresentadora do programa A Doce Cozinha de Dani Noce no canal da Tastemade Brasil.

27/08, quarta, às 11 horas

26/08, terça, às 11 horas CÃO CHUPANDO MANGA Encontro com a escritora e chef Joyce Cavalcante, autora do romance “Cão Chupando Manga”, no qual ela conta a história do migrante Zezito, um audacioso garçom cearense. O cenário político, a ganância dos empresários, o amor livre e muitas receitas gastronômicas são os temperos e ingredientes deste romance.

GASTRONOMIA SERTANEJA Especialista em educação, mas com um profundo conhecimento da cozinha do sertão pernambucano, Ana Rita Dantas Suassuna é autora do elogiado livro “Gastronomia Sertaneja: Receitas que Contam Histórias”, no qual ela descreve o universo da alimentação sertaneja, dos ingredientes aos apetrechos da cozinha.

26/08, terça, às 14 horas CONVERSANDO COM WESSEL

27/08, quarta, às 14 horas

Filho de Lászlo Wessel, fundador da marca mais conceituada de carnes no Brasil, István dirige a Wessel Culinária & Carnes ao lado do seu filho Daniel, e dedica-se, ainda, à atividade que lhe proporciona grande prazer: escrever. Sua paixão por gastronomia, vinhos e charutos, aliada ao dom da escrita e ao senso de humor refinado, resultará em deliciosa e instrutiva apresentação.

COMER REZANDO É com versos que a ilustradora e poetisa Tânia Carneiro Leão ensina receitas de pratos variados, como um “Arroz de Pato”, ou um “Manjar de Manga”, que segundo a autora era a sobremesa preferida de Jorge Amado e do poeta Carlos Pena Filho. Ela é autora do livro de poemas culinário “Comer Rezando: Receitas Rimadas e Ilustradas”.

26/08, terça, às 17 horas 1.000 RECEITAS

27/08, quarta, às 17 horas

Há mais de vinte anos, Palmirinha Onofre cativa milhões de fãs com suas receitas na televisão. Em 1999, ganhou um programa só seu na TV Gazeta – o TV Culinária. E hoje apresenta o Programa da Palmirinha, no canal Bem Simples, da Fox International Channels Brasil. Além de vários livros de receita, ela também escreveu o autobiográfico “A Receita da Minha Vida”.

AS DOCEIRAS Sócia-proprietária dos restaurantes Carlota e Las Chicas, Carla Pernambuco pode ser definida como uma chef multimídia. Além de ser uma das mais conceituadas chefs do Brasil, ela também é blogueira e escritora, com oito livros publicados. Com

26/08, terça, às 19h30 62


Carolina Brandão, ela é autora do livro “As Doceiras”, com releituras de receitas clássicas.

MISTURA MORENA Chef dos restaurantes Capim Santo e Santinho, de São Paulo, Morena Leite apresenta suas receitas favoritas com frutas e raízes do Brasil, compiladas no seu livro “Mistura Morena”. Desde pequena, Morena convive com panelas e restaurantes. Mas foi no Cordon Bleu, onde estudou, que ela encontrou a técnica para orientar seu trabalho: brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais.

27/08, quarta, às 19h30

28/08, quinta, às 19h30 O QUE VAI TER LÁ EM CASA HOJE? Reunindo arte e gastronomia, a artista plástica Teté Droghetti apresenta suas receitas rápidas, fáceis e extremamente saborosas, transformando definitivamente a cozinha em arte. Ela é autora do livro “O que Vai Ter Lá em Casa Hoje?”, que nasceu de sua paixão e curiosidade pelo mundo da culinária.

RAÍZES DA CULTURA GASTRONÔMICA BRASILEIRA Antropólogo e museólogo, criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana, Raul Lódy tem uma trajetória de pesquisa e recuperação de documentos da história da alimentação no Brasil. Ele é o organizador do livro “Farinha de Mandioca: O Sabor Brasileiro e as Receitas da Bahia”, que trata da farinha de mandioca, base alimentar dos indígenas.

29/08, sexta, às 11 horas

28/08, quinta, às 11 horas ICHEF Carlos Bertolazzi começou sua carreira como chef após terminar seus estudos no Piemonte e trabalhar no Flipot, na Itália. Em seu livro “iChef: Histórias e Receitas de um Chefe Conectado”, o chef-proprietário dos restaurantes Zena Caffè e Per Paolo fala de sua carreira e de todo o processo de construção de um profissional da cozinha.

COZINHA DE SAUDADE DA AVÓ

28/08, quinta, às 14 horas

Autor dos livros de receita “Torta da Avó”, “Bolo da Avó” e o recém-lançado “Pudim da Avó”, o fotógrafo, jornalista e chef André Boccato conversa sobre essas receitas maravilhosas e tão cheias de boas lembranças. Curador do Cozinhando com Palavras, Boccato é também autor de 12 títulos de culinária e gastronomia.

CASA DA FARINHA – FÁBRICA DE SONHOS Chamada de “ouro em pó”, a farinha de mandioca faz parte da história do Brasil. É sobre essa história, com suas receitas tradicionais e modernas, que a chef Aldryne Leite irá falar. Ela é coautora do livro “Casa da Farinha – Fábrica de Sonhos”, em parceria com o chef Marco Antônio Souza. Os autores pesquisaram as melhores representações culinárias que envolvem a mandioca, a farinha e seus subprodutos.

29/08, sexta, às 14 horas SEX AND THE KITCHEN Criador do blog Cuecas na Cozinha, Alessander Guerra adora um bom tempero. E não só no prato, mas na vida de modo geral. É com bons ingredientes que ele escreveu o romance gastronômico “Sex

28/08, quinta, às 17 horas 63


and the Kitchen”, no qual descreve, com sabor e 70 receitas elaboradoras por vários chefs, as aventuras de seus protagonistas, P e G.

Casoy e com o enólogo Aguinaldo Zackia Albert aborda as várias referências feitas ao vinho nas óperas. São cenas em contextos variados que vão desde a mais pura comédia até os dramas de alta densidade.

29/08, sexta, às 17 horas

30/08, sábado, às 19h30

O PAÍS DAS BANANAS

GASTRONOMIA NAS TELENOVELAS

Colunista do caderno Paladar, de O Estado de S. Paulo, e diretor de redação da revista Gosto, J. A. Dias Lopes apresenta receitas da gastronomia brasileira. Ele é autor de “A Canja do Imperador”, “A Rainha que Virou Pizza” e do recém-lançado “O País das Bananas”, no qual recolhe crônicas e 81 receitas genuinamente nacionais.

Doutor em teledramaturgia pela USP e membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, Mauro Alencar vai conversar sobre a cozinha nas telenovelas brasileiras, comentando cenas de “Feijão Maravilha”, “Escrava Isaura”, “Avenida Brasil”, “Chocolate com Pimenta” e “A Próxima Vítima”, entre outras. O ator Dalton Vigh, que fez o chef Renê Velmont na novela “Fina Estampa”, participará da conversa.

29/08, sexta, às 19h30 JABOTECO

31/08, domingo, às 11 horas

Encontro de boteco com a presença de autores premiados no Jabuti Gastronômico. Trata-se de um bate -papo informal com os finalistas dos últimos anos.

30/08, sábado, às 11 horas QUINDIM Doceira de mão de cheia, Cátia Farias, junto de seu marido e filhos, transformou um período de dificuldade em oportunidade, criando a primeira casa do mundo especializada em quindins gourmets, o Bendito Quindim. Produzidos de maneira artesanal, ela oferece 15 versões criativas de quindins.

SABORES DO MUNDO

30/08, sábado, às 14 horas

Inspirando na Copa de 2014, o chef Edu Guedes recuperou receitas que aprendeu em suas inúmeras viagens pelo mundo, recriando cada uma delas especialmente ao gosto e ao estilo de vida dos brasileiros. Elas estão reunidas no livro “Sabores do Mundo”. Atualmente, ele apresenta suas receitas no programa “Hoje em Dia”, na Rede Record.

LOUCURAS DE CHOCOLATE Simone Izumi é arquiteta. Mas dois anos depois de sua graduação, rendeu-se aos encantos da confeitaria e chocolateria. Proprietária da Divas Chocolates desde 2004 e autora do blog Chocolatria, ela é autora do livro “Loucuras de Chocolate”. Ela produz os chocolates vendidos na Sanrio Café, loja oficial da Hello Kitty em São Paulo.

31/08, domingo, às 14 horas

30/08, sábado, às 17 horas

MAGALI, 50 ANOS Quem não se lembra de Magali, devorando uma bela melancia? A personagem comilona da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, completa 50 anos. E para comemorar essa data, o Cozinhando com Palavras promove um encontro especial.

A PRESENÇA DO VINHO DA ÓPERA Com trechos retirados de óperas de Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Mascagni, J.Strauss II, Arrieta e Thomas, este encontro com o crítico musical Sérgio

31/08, domingo, às 17 horas 64


23ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

A programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro será apresentada também nas unidades do Sesc entre agosto e setembro

65


66


DO ENCONTRO COM PAULO FREIRE AO DESPERTAR DA ESCRITA LITERÁRIA

SESC SÃO CARLOS Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim Gilbertoni – São Carlos Local: Auditório

Engenheiro, escritor e intelectual de grande influência em seu país, a Guiné-Bissau, Abdulai Sila discorre sobre sua experiência nas brigadas de alfabetização pós-independência e sua atuação enquanto escritor. Além da ficção, ele tem se dedicado a escrever sobre economia, política, educação e desenvolvimento social. Com mediação de Susana Ventura.

NARRATIVAS DE ASSALTO: O UNIVERSAL NO NOVO GÊNERO POLICIAL Para discutir a universalidade deste gênero literário, esta mesa é composta por Raphael Montes, autor de “Suicida” e “Dias Perfeitos”. A mediação é do escritor Joca Reiners Terron.

02/09, terça, das 19h30 às 21h30 Ingressos: R$ 30,00 / 15,00 / 6,00. 16 anos

27/08, quarta, às 20 horas

SESC PINHEIROS

Grátis. 16 anos

Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo Local: Auditório

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO

O LUGAR DA CRÍTICA LITERÁRIA

Rua Pelotas, 141, 5º andar, Torre A, Vila Mariana – São Paulo

Com o objetivo de discutir os diferentes espaços da crítica literária na vida contemporânea, esta mesa reúne o crítico alemão Hans Ulrich Gumbrecht, da Universidade de Stanford, e o romancista e crítico brasileiro Silviano Santiago.

Local: Sala 1

EM BUSCA DA SOCIEDADE IDEAL

23/08, sábado, 15 horas

A partir de uma perspectiva histórica, este encontro procura discutir os contextos em que surgiram os movimentos utópicos e as ideologias, explorando a ascensão e a decadência de determinadas ideias. Com a participação de Gregory Claeys, professor de história na Universidade de Londres, e autor do livro “Utopia, a História de uma Ideia”.

Grátis. 16 anos

JOSÉ EDUARDO AGUALUSA E RICARDO LÍSIAS

26/08, terça, das 19h30 às 21h30

Esta mesa marca o encontro de dois importantes escritores de língua portuguesa, o angolano José Eduardo Agualusa e o brasileiro Ricardo Lísias. Agualusa publicou, entre outros, os romances “O Vendedor de Passados” (prêmio de ficção estrangeira do jornal inglês The Independent) e “Barroco Tropical”. Lísias é autor de vários romances, como “O Céu dos Suicidas” e “Divórcio”.

Ingressos: R$ 30,00 / 15,00 / 6,00. 16 anos

A URGÊNCIA DAS RUAS Com foco nas manifestações ocorridas no país desde junho de 2013, o cientista político Francis DupuisDéri, da Universidade de Quebec e autor de “Black Blocs”, conversa com o jornalista e cientista político Bruno Paes Manso, autor de “O Homem X - Uma Reportagem sobre a Alma do Assassino em SP”.

28/08, quinta, às 20 horas Grátis. 16 anos

27/08, quarta, das 19h30 às 21h30 Ingressos: R$ 30,00 / 15,00 / 6,00. 16 anos

67


A literatura de hoje em língua portuguesa na África, Europa e América Latina é o tema desta mesa, que reúne os escritores Adbulai Sila, de Guiné-Bissau, a portuguesa Inês Pedrosa e o brasileiro Luiz Ruffato. A mediação é de Susana Ventura.

SESC BELENZINHO Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho – São Paulo Local: Biblioteca/Convivência

30/08, sábado, às 15h30 Grátis. 16 anos

RELATOS DO ORIENTE Encontro com o escritor libanês Elias Khoury sobre questões políticas e culturais presentes na literatura. Autor dos romances “Yalo” e “Porta do Sol”, Khoury aborda as cicatrizes dos conflitos entre palestinos e libaneses. Também participa deste encontro Safa Jubran, responsável pela tradução da obra de Khoury para o português. A mediação é do escritor Marcelo Maluf.

SESC POMPEIA Rua Clélia, 93, Água Branca – São Paulo Local: Sala de Oficinas 1

QUADRINHOS E NOVOS ENQUADRAMENTOS

29/08, sexta às 20 horas Grátis. 16 anos

A relação entre literatura e histórias em quadrinhos é cada vez mais estreita. Essa experiência de mão dupla é o tema da conversa entre o americano David Mairowitz e o brasileiro Marcelo Quintanilha, com mediação do editor de quadrinhos André Conti.

SESC CARMO Rua do Carmo, 147, Sé – São Paulo

30/08, sábado, às 15 horas

Local: Auditório

Grátis. 16 anos

FERNANDO PESSOA – ANTOLOGIA POÉTICA

SESC PIRACICABA Rua Ipiranga, 155, Centro – Piracicaba

Em agosto, será discutido o livro “Fernando Pessoa - Antologia Poética”, obra organizada pela crítica literária e tradutora Cleonice Berardinelli, com participação especial da escritora portuguesa Inês Pedrosa. Com mediação da crítica literária Susana Ventura.

Local: Teatro

CRIAÇÃO ILUSTRADA

26/08, terça, 19h às 20h30

Encontro com dupla mineira Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho que, desde 2007, faz quadrinhos. Em 2010, criaram o site “Quadrinhos Rasos”, com histórias feitas a partir de letras de música. São os autores da “Graphic MSP – Bidu: Caminhos”. Com mediação do editor de quadrinhos André Conti.

Grátis. 16 anos. Inscrições de 1 a 26 de agosto pelo e-mail: biblioteca@carmo.sescsp.org.br.

31/08, domingo, às 14 horas

SESC ARARAQUARA Rua Castro Alves, 1.315, Quitandinha – Araraquara

Grátis. Livre

Local: Biblioteca/Convivência

SESC CAMPINAS Rua Dom José I, 270/333, Bonfim – Campinas

TERRITÓRIO LÍNGUA PORTUGUESA

Local: Biblioteca/Internet livre

68


Games e Literatura

SESC OSASCO

Especialistas em jogos digitais, a jornalista Flávia Gasi e o professor da PUC de São Paulo David de Oliveira Lemes falam sobre a relação entre games e literatura, com a participação do escritor e colunista da Folha de São Paulo, Daniel Pelizzari.

Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300 – Jd. das Flores Local: Sala de leitura

26/08, terça, às 19h30

Clara Averbuck

Grátis. Livre

Bate-papo com a escritora gaúcha, que apresenta seus livros e suas principais referências. Clara Averbuck começou no mailzine CardosOnline, que lançou vários escritores, como Daniel Galera. Depois, criou o blog Brazileira!Preta. Publicou “Máquina de Pinball”, “Vida de Gato” e “Eu Quero Seu Eu”.

SESC BOM RETIRO Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro – São Paulo

03/09, quarta, às 19h

Local: Biblioteca

Grátis. 12 anos

CLÁSSICOS DAS PERIFERIAS

Nestes encontros, reconhecidos rappers comentam e reinventam obras clássicas da literatura

Nega Gizza Entre 1999 e 2000, Giselle Gomes Souza, a Nega Gizza, foi a primeira e única locutora de uma rádio rap, no programa Hip-Hop Brasil. Destacou-se com o rap “Prostituta”, gravado depois no álbum “Na Humildade”.

31/08, domingo, às 13h OGI Rodrigo Hayashi, mais conhecido como Ogi, é rapper, pichador e integrante do grupo Contrafluxo. Lançou seu primeiro álbum, “Crônica da Cidade Cinza”, em 2011. Irá recriar neste encontro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell.

07/09, domingo, às 13h Marcello Gugu Integrante do coletivo Afrika Kidz Crew e responsável pela Batalha do Santa Cruz, o rapper Marcello Gugu, autor do disco solo “Até que Enfim GuGu”, irá recriar o romance brasileiro “Capitães da Areia”, de Jorge Amado.

14/09, domingo, às 13h Grátis. Livre

69


MAPA DO EVENTO

70


71


PROGRAMAÇÃO 22 DE AGOSTO HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

11:00

Aula-show

Padaria Brasil

Luiz Farias

Cozinhando com Palavras

14:00

Aula-show

Os pães de que mais gosto

Rogério Shimura

Cozinhando com Palavras

14:00 às 17:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

15:00 às 16:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:00

Intervenção no jardim

Poin - Pequena Orquestra Interativa

Cia. Cabelo de Maria

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Pão nosso

Luiz Américo Camargo

Cozinhando com Palavras

17:00

Palavras para pequeninos e grandões

Câmara Cascudo: “Couro de Piolho”

Cia. Prosa do Vento

Praça da Palavra

17:00

Biblioteca e outras narrativas

Biblioteca e incentivo à leitura

Bel Santos Mayer e Graciela Mayrink

Praça de Histórias

18:00

Intervenção

Correio do tempo, cartas de Mário Quintana

Grupo Theatro do Tempo

Estande Edições Sesc

18:00

Historíolas em diversos formatos

Sax in the beats

Nilton Cezar e John Paiva

Praça de Histórias

19:00

Palavras expandidas

Poetas ambulantes

Poetas ambulantes

Praça da Palavra

19:30

Bate-papo com o público

Decência é bom e eu gosto! Refletindo sobre valores

Mario Sergio Cortella

Arena Cultural

19:30

Aula-show

Pequenas histórias de grandes receitas

Breno Lerner

Cozinhando com Palavras

20:00

Intervenção no jardim

Árvores

Direção e concepção de Clarice Lima

Anfiteatro

PROGRAMAÇÃO 23 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00 às 11:00

Palestra

Tecnologia na educação - tendências

Tadeu Terra

Escola do Livro

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

10:30

Bate-papo com o público

Os mistérios da ficção policial

Harlan Coben

Arena Cultural

11:00

Para crianças - música

Rádio show

Banda Mirim e Ceumar

Anfiteatro

11:00

Aula-show

Rubem Alves: receita de alegria à mesa

Márcia Camargos

Cozinhando com Palavras

11:00

Palavras para pequeninos e grandões

Histórias latinas

Cia. Conto em Cantos

Praça da Palavra

11:00

Histórias para grandes e pequenos (Libras)

A árvore de palavras

Grupo Êba!

Praça de Histórias

12:00

Ateliê Bolonha

Laurent Cardon

Laurent Cardon

Espaço Imaginário

12:00

Autores com a palavra

Veronica Stigger

Veronica Stigger

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

Marchas

Cia. Sansacroma

Praça de Histórias

12:00 às 13:30

Palestra

Biografia e jornalismo literário: a arte narrativa

Edvaldo Pereira Lima

Escola do Livro

13:00

Quem faz, conta

Fábio Yabu

Fábio Yabu

Espaço Imaginário

14:00

Ateliê Bolonha

Maria Eugênia

Maria Eugênia

Espaço Imaginário

14:00

Para crianças - teatro

Cocô de passarinho

Cia. Noz de Teatro

Anfiteatro

14:00

Bate-papo com o público

Universo fantástico da leitura

Cassandra Clare

Arena Cultural

72


14:00

Aula-show

Tendências gastrônomicas - chefs na rua

Jô Takahashi, Marcia Zolatz e Daniela Narciso

Cozinhando com Palavras

14:00

Contação de histórias

“As Mil e Uma Noites”

Teatro das Senhoritas

Estande Edições Sesc

14:00

#F5 - autores

Samir Mesquita

Samir Mesquita

Praça da Palavra

14:00

Historietas compartilhadas entre pais e filhos

Contando diferente

Grupo Êba

Praça de Histórias

14:00

Mesa

O código de Dexter

Jeff Lindsay

Salão de Ideias

14:00 às 15:30

Palestra

Samsung education hub

Samir Vani

Escola do Livro

15:00

Quem faz, conta

Kiusam de Oliveira

Kiusam de Oliveira

Espaço Imaginário

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00

Intervenção

Amado, Caymmi

Cia. Poética Osnaúticos

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

Ilustração brasileira

Fernando Vilela, Roger Mello e Odilon Moraes. Mediação de Renato Moriconi

Salão de Ideias

16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:00

Criação ilustrada

Renata Bueno

Renata Bueno

Espaço Imaginário

16:30 às 18:00

Palestra

O livro ilustrado no formato digital

Diego Moreno

Escola do Livro

17:00

Quem faz, conta

Karen Acioly

Karen Acioly

Espaço Imaginário

17:00

Literatura

Literatura e conexões com Zeca Baleiro

Zeca Baleiro

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Mocotó

Rodrigo Oliveira

Cozinhando com Palavras

18:00

Bate-papo com o público

Nos caminhos da trilogia

Kiera Cass

Arena Cultural

18:00

Criação ilustrada

Pryscila Vieira

Pryscila Vieira

Espaço Imaginário

18:00

Intervenção

Do barro de Manoel

Teatro de Senhoritas

Estande Edições Sesc

18:00

Griô e mestre

Dona Cici

Dona Cici

Praça de Histórias

18:00

Mesa

“Os Sermões” de Padre Antônio Vieira, quatro séculos depois

João Adolfo Hansen e Flávio Moura

Salão de Ideias

19:00

Clássicos da periferia

Ellen Oléria

Ellen Oléria

Praça da Palavra

19:00

Fala sério! #sqn

#booktuberconfessions

Pâm Gonçalves – (Garota It) e Tatiana Feltrin (Tiny Little Things)

Espaço Imaginário

19:00 às 20:30

Palestra

O futuro da livraria tradicional num mundo digital

Jonatán Jimenez

Escola do Livro

19:30

Aula-show

Os melhores restaurantes do mundo

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e Ricardo Amaral

Cozinhando com Palavras

20:00

Música

Hermeto Pascoal, o bruxo

Hermeto Pascoal

Anfiteatro

20:00

Intervenções sonoras

Cartola - causos, notas e composições

Moisés da Rocha e Nelson Sargento

Estande Edições Sesc

20:00

Mesa

O papel das livrarias e eventos literários na promoção da leitura

Alexandre Martins Fontes, Pedro Herz, Samuel Seibel e Jean-Marie Ozanne. Mediação de João Cezar de Castro Rocha

Salão de Ideias

PROGRAMAÇÃO 24 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00 às 11:00

Palestra

A escola do futuro: gestão do conhecimento com Evernote

Patrícia Demitroff

Escola do Livro

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

11:00

Para crianças - teatro

Nós de borboletas

Direção de Cristina Moura e Emílio de Mello

Anfiteatro

11:00

Bate-papo com o público

Papo de garotas

Paula Pimenta e Bruna Vieira

Arena Cultural

11:00

Aula-show

Festival de Tiradentes

Rodrigo Ferraz e Rusty Marcellini

Cozinhando com Palavras

73


11:00

Palavras para pequeninos e grandões

Que língua é essa?

Núcleo Pé de Zamba

Praça da Palavra

11:00

Histórias para grandes e pequenos

A palavra partilhada

Kiara Terra

Praça de Histórias

12:00

Ateliê Bolonha

Lúcia Hiratsuka

Lúcia Hiratsuka

Espaço Imaginário

12:00

Autores com a palavra

Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

Villa-Lobos das crianças

Villa-Lobos das crianças

Praça de Histórias

12:00 às 13:30

Palestra

Catálogos nacionais e plataforma digital da oferta editorial

Bernardo Jaramillo

Escola do Livro

12:00

Mesa

Erêndira

Ismael Ivo e Ruy Guerra

Salão de Ideias

13:00

Quem faz, conta

Carmelina de Toledo Piza

Carmelina de Toledo Piza

Espaço Imaginário

14:00

Criação ilustrada

João Montanaro

João Montanaro

Espaço Imaginário

14:00

Para crianças - música

Pelo mundo com Mawaca

Grupo Mawaca

Anfiteatro

14:00

Bate-papo com o público

Universo fantástico da leitura

Cassandra Clare

Arena Cultural

14:00

Aula-show

Os banquetes do imperador

André Boccato e Francisco Lellis

Cozinhando com Palavras

14:00 às 15:30

Palestra

Ensino digital - aula 365

Pablo Aristizabal

Escola do Livro

14:00

Contação de histórias

“As Mil e Uma Noites”

Teatro das Senhoritas

Estande Edições Sesc

14:00

#F5 - autores

Clara Averbuck

Clara Averbuck

Praça da Palavra

14:00

Historietas compartilhadas entre pais e filhos

Ler, escrever e narrar para pertencer ao mundo

Kiara Terra

Praça de Histórias

14:00

Mesa

Narrativas de assalto: o universal no novo gênero policial

Raphael Montes. Mediação de Joca Reiners Terron

Salão de Ideias

15:00

Quem faz, conta

Alexandra Golik e Carla Candiotto

Alexandra Golik e Carla Candiotto

Espaço Imaginário

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00

Intervenção

Entre o gesto e a palavra

Ricardo Napoleão

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

Quase romance, quase memória

Carlos Heitor Cony, Heloisa Seixas e Ruy Castro

Salão de Ideias

16:00

Criação ilustrada

Mario Cau

Mario Cau

Espaço Imaginário

16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:30 às 18:00

Palestra

Bookshare: tornando a leitura acessível a todos

Kristina Pappas

Escola do Livro

17:00

Quem faz, conta

Karen Acioly

Karen Acioly

Espaço Imaginário

17:00

Teatro

O Natal de Harry

Marat Descartes

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Pitadas da Rita

Rita Lobo

Cozinhando com Palavras

18:00

Bate-papo com o público

Leituras de ficção científica

Hugh Howey

Arena Cultural

18:00

Criação ilustrada

Pryscila Vieira

Pryscila Vieira

Espaço Imaginário

18:00

Oficina

Método Ivaldo Bertazzo

Ivaldo Bertazzo

Estande Edições Sesc

18:00

Lançamentos

“Gesto Orientado - Reeducação do Movimento”

Ivaldo Bertazzo

Estande Edições Sesc

18:00

Poesia coletiva

Sarau da Cooperifa

Sarau da Cooperifa

Praça de Histórias

18:00

Mesa

Em busca da sociedade ideal

Gregory Claeys e Paulo Arantes

Salão de Ideias

19:00

Fala sério! #sqn

Ilustração narrativa

André Neves e Maria Eugênia

Espaço Imaginário

19:00

Clássicos da periferia

GOG

GOG

Praça da Palavra

19:00 às 20:30

Palestra

O panorama do mercado brasileiro de livros

Lucas Sakajiri

Escola do Livro

19:30

Aula-show

Segredos do gosto

Monica Rangel

Cozinhando com Palavras

20:00

Literatura

Sarau 70 anos de Paulo Leminski

Elias Andreato, Cássio Scapin, Ana Cecília Costa, Leonardo Miggiorin e Carlos Careqa

Anfiteatro

20:00

Mesa

O lugar da crítica literária

Hans Ulrich Gumbrecht e Silviano Santiago. Mediação de Rogério Pereira

Salão de Ideias

74


PROGRAMAÇÃO 25 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

9:30

Seminário para bibliotecários e profissionais da informação

Abertura

Karina Pansa (CBL), Adriana Cybele Ferrari (Febab), Cristiane Camizão Rokicki (CRB8) e Vera Stefanov (SinBiesp)

Arena Cultural

10:00

Para crianças - teatro

As bruxas da Escócia

Cia. Vagalum Tum Tum

Anfiteatro

10:00

Seminário para bibliotecários e profissionais da informação

O papel da biblioteca no mundo digital no que se refere ao acervo físico

Olaf Eingenbrodt

Arena Cultural

10:00

Palavras para pequeninos e grandões

Nas beiradas do rio

Cia. Conto em Cantos

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

10:00

Histórias para grandes e pequenos

Câmara Cascudo: “A Princesa Bambuluá”

Prosa dos Ventos

Praça de Histórias

11:00 às 12:00

Seminário para bibliotecários e profissionais da informação

Visão inovadora do conceito de biblioteca no século 21

Cristiane Camizão Rokicki

Arena Cultural

11:00

Aula-show

A arte do marzipã

Magda Botezelli

Cozinhando com Palavras

12:00 às 14:00

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Arena Cultural

12:00

Palavras expandidas

Polvos poéticos

Grupo Sensus

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

O prólogo

Tekó Porã

Praça de Histórias

12:00 às 13:30

Palestra

Patrocínio empresarial estratégico

Lárcio Benedetti

Escola do Livro

12:00

Criação ilustrada

Matze Doebele

Matze Doebele

Espaço Imaginário

13:00

Quem faz, conta

Anna Claudia Ramos e Silvia Abolafio

Anna Claudia Ramos e Silvia Abolafio

Espaço Imaginário

14:00

Criação ilustrada

Laura Teixeira

Laura Teixeira

Espaço Imaginário

14:00

#F5 - autores

André Vianco

André Vianco

Praça da Palavra

14:00

Música

Tetê Espíndola, a fada

Tetê Espíndola

Anfiteatro

14:00

Seminário para bibliotecários e profissionais da informação

Desenvolvimento dos profissionais e das bibliotecas brasileiras

Adriana Cybele Ferrari

Arena Cultural

14:00

Intervenção

Guardanapo poético

Daniel Viana

Estande Edições Sesc

14:00

Biblioteca e outras narrativas

Biblioteca e poesia

Binho, Sérgio Vaz e Ruivo Lopes

Praça de Histórias

14:00

Mesa

São Paulo metrópole musa

Maria José Silveira, Cristiano Mascaro e Carlos Augusto Calil. Mediação de Cunha Júnior

Salão de Ideias

14:00 às 15:30

Palestra

Tablets na sala de aula

Marcos Martins

Escola do Livro

15:00

Seminário para bibliotecários e profissionais da informação

Gestão de conteúdos no entorno digital

Araceli Corbo

Arena Cultural

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00

Cinema

“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”

Direção de Daniel Ribeiro

Anfiteatro

16:00

Seminário para bibliotecários e profissionais da informação

O bibliotecário como empreendedor

Vera Stefanov

Arena Cultural

16:00

Mediações

Vestindo Joseph Beuys

ONG Mais Diferenças

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

A urgência das ruas

Francis Dupuis-Déri e Pablo Ortellado. Mediação de Bruno Paes Manso

Salão de Ideias

16:00

Ateliê Bolonha

André Neves

André Neves

Espaço Imaginário

75


16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:30 às 18:00

Palestra

Botando a conversa em dia - temas atuais e de um futuro mais do que próximo para a literatura infantil e juvenil

Luiz Antonio Aguiar

Escola do Livro

17:00

Fala sério! #sqn

Games e literatura

Flávia Gasi, David de Oliveira Lemes e Daniel Pellizzari

Espaço Imaginário

17:00

Seminário para bibliotecários e profissionais da informação

A biblioteca 2.0

Julia Bergman

Arena Cultural

17:00

Aula-show

Banquetes dos orixás

Carlos Ribeiro

Cozinhando com Palavras

18:00

Criação ilustrada

Danilo Beyruth

Danilo Beyruth

Espaço Imaginário

18:00

Intervenção

Patativa do Assaré

Cia. do Tijolo

Estande Edições Sesc

18:00

Poesia coletiva

Zap slam

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos Teatro Hip Hop

Praça de Histórias

18:00

Mesa

Ficção e memória na encruzilhada do tempo

Mary Del Priore, Alberto Mussa e Cao Hamburguer. Mediação de Cassiano Elek Machado

Salão de Ideias

19:00

Quem faz, conta

Fábio Moon e Gabriel Bá

Fábio Moon e Gabriel Bá

Espaço Imaginário

19:00

Palestra

A relação entre a capacidade de leitura e os comentários nas redes sociais

Pasquale Cipro Neto

Arena Cultural

19:00

Clássicos da periferia

Rael da Rima

Rael da Rima

Praça da Palavra

19:00 às 20:30

Palestra

Escola, vida virtual e o futuro da aprendizagem personalizada

Thiago Feijão

Escola do Livro

19:30

Aula-show

Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu

Roberta Sudbrack

Cozinhando com Palavras

20:00

Dança

Eu em ti

Cia. Borelli

Anfiteatro

20:00

Intervenções sonoras

Garoto - causos, notas e composições

Jorge Carvalho de Mello, Ricardo Herz e Michi Ruzitschka

Estande Edições Sesc

20:00

Mesa

A música de concerto hoje

Alex Ross e Arthur Nestrovski. Mediação de Leonardo Martinelli

Salão de Ideias

PROGRAMAÇÃO 26 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00

Para crianças - teatro

A menina Lia

Cia. do Fubá

Anfiteatro

10:00

Palavras para pequeninos e grandões

Fantástico cotidiano

Cia. Ju Cata-Histórias

Praça da Palavra

10:00

Histórias para grandes e pequenos

Treme-osso

Cia. A Hora da História

Praça de Histórias

10:00 às 11:00

Palestra

Biblioteca digital - Xeriph

Carlos Eduardo Ernanny

Escola do Livro

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

11:00

Aula-show

Por uma vida mais doce

Danielle Noce

Cozinhando com Palavras

12:00

Cinema

“Eduardo Coutinho, 7 de Outubro”

Direção de Carlos Nader

Anfiteatro

12:00

Criação ilustrada

Erica Awano

Erica Awano

Espaço Imaginário

12:00

Palavras expandidas

Poesia ao vento

Cia. Ato

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

Faça algum barulho

Rui Moreira Cia. de Danças

Praça de Histórias

12:00 às 13:30

Palestra

Contos de fadas no contexto pedagógico

Paula Furtado

Escola do Livro

13:00

Quem faz, conta

Giba Pedrosa

Giba Pedrosa

Espaço Imaginário

14:00

Ateliê Bolonha

Renato Moriconi

Renato Moriconi

Espaço Imaginário

14:00

#F5 - autores

Plínio Camillo

Plínio Camillo

Praça da Palavra

14:00

Teatro

Imago - uma lua n’água

Grupo Matula Teatro

Anfiteatro

76


14:00

Aula-show

Cão chupando manga

Joyce Cavalcante

Cozinhando com Palavras

14:00

Intervenção

Poesia ao pé do ouvido

Cia. Alcina da Palavra

Estande Edições Sesc

14:00

Biblioteca e outras narrativas

Biblioteca e contação de histórias

Rosane Fagotti Voss, Tatiana Fraga e Giuliano Tierno

Praça de Histórias

14:00

Mesa

O papel do escritor brasileiro hoje: ouvi-los ou lê-los?

Patrícia Melo, Cristovão Tezza e Noemi Jaffe. Mediação de Raquel Cozer

Salão de Ideias

14:00 às 15:00

Palestra

Empreendedorismo na era digital

Bel Pesce

Escola do Livro

15:00

Quem faz, conta

Pedro Bandeira

Pedro Bandeira

Espaço Imaginário

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00

Bate-papo com o público

Biografias e biografados

Paulo César Araújo, Newton Lima e Regina Echeverria

Arena Cultural

16:00

Mediações

O Brasil de Aldemir Martins

ONG Mais Diferenças

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

Ironia fundamental

Antônio Prata, Gregório Divivier e Xico Sá. Mediação de Ubiratan Brasil

Salão de Ideias

16:00

Criação ilustrada

Mateus Rios

Mateus Rios

Espaço Imaginário

16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:30 às 18:00

Palestra

Tecnologias educacionais a favor do aprendizado

Claudio Sassaki

Escola do Livro

17:00

Quem faz, conta

Paula Furtado

Paula Furtado

Espaço Imaginário

17:00

Circo

O descotidiano

Cia. do Relativo

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Conversando com o Wessel

István Wessel

Cozinhando com Palavras

18:00

Bate-papo com o público

Pioneirismo da literatura infantil brasileira - do livro ao tablet

Marisa Lajolo

Arena Cultural

18:00

Ateliê Bolonha

Manu Maltez

Manu Maltez

Espaço Imaginário

18:00

Encontros poéticos

Alice Ruiz e Estrela Ruiz Liminski

Mediação de José Carlos Ferrigno

Estande Edições Sesc

18:00

Poesia coletiva

Slam da Guilhermina

Slam da Guilhermina

Praça de Histórias

18:00

Mesa

O absoluto da poesia

Elisa Lucinda, Carlos Nejar e Angélica de Freitas. Mediação de Nicolas Behr

Salão de Ideias

19:00

Quem faz, conta

Andrea Del Fuego, Índigo e Julián Fuks

Andrea Del Fuego, Índigo e Julián Fuks

Espaço Imaginário

19:00

Clássicos da periferia

Rappin Hood

Rappin Hood

Praça da Palavra

19:00 às 20:30

Palestra

Didático e digital

Emerson Bento Pereira e Fernando Moraes Fonseca. Moderação de Susanna Florissi

Escola do Livro

19:30

Aula-show

1.000 receitas

Palmirinha Onofre

Cozinhando com Palavras

20:00

Cinema

Cine-concerto de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”

Trupe Chá de Boldo

Anfiteatro

20:00

Intervenções literárias

Octávio Paz em verso e música

Frederico Barbosa, Fernanda de Almeida Prado, Alexandre Mello e Gabriel de Almeida Prado

Estande Edições Sesc

20:00

Mesa

Tertúlia latino-américa

Elsa Osorio, José Eduardo Agualusa e Socorro Acioli. Mediação de Joca Reiners Terron

Salão de Ideias

PROGRAMAÇÃO 27 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00

Dança

Pequena coleção de todas as coisas

Cia. Dani Lima

Anfiteatro

10:00

Palavras para pequeninos e grandões

O maestro do povo: Villa-Lobos

Marina Bastos

Praça da Palavra

10:00

Histórias para grandes e pequenos

Histórias para pequeninos

Lili Flor e Paulo Pixu

Praça de Histórias

10:00 às 11:00

Palestra

Samsung education hub

Marcos Martins

Escola do Livro

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

77


10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

11:00

Bate-papo com o público

Acordo ortográfico da língua portuguesa

Evanildo Bechara, Carlos Faraco e Jaime Pinsky

Arena Cultural

11:00

Aula-show

Atitudes saudáveis na cozinha

Carla Elage e Roberto Juliano

Cozinhando com Palavras

12:00

Criação ilustrada

Lobo Borges

Lobo Borges

Espaço Imaginário

12:00

Palavras expandidas

Poetas ambulantes

Poetas ambulantes

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

Sax in the beats

Nilton Cezar e John Paiva

Praça de Histórias

12:00 às 13:30

Palestra

Do impresso ao digital - um caminho sem volta?

Célia Senna e Júlia Pinheiro Andrade

Escola do Livro

13:00

Para crianças - teatro

Histórias por telefone

Cia. Delas de Teatro

Anfiteatro

13:00

Quem faz, conta

Regina Drummond

Regina Drummond

Espaço Imaginário

14:00

Criação ilustrada

Renata Bueno

Renata Bueno

Espaço Imaginário

14:00

#F5 - autores

Edson Rossato

Edson Rossato

Praça da Palavra

14:00

Aula-show

Gastronomia sertaneja

Ana Rita Dantas Suassuna

Cozinhando com Palavras

14:00

Contação de histórias

“As Mil e Uma Noites”

Teatro das Senhoritas

Estande Edições Sesc

14:00

Historietas compartilhadas entre pais e filhos

Vou ler para meu filho, e agora?

Lili Flor e Paulo Pixu

Praça de Histórias

14:00

Mesa

Adaptação de textos literários para o teatro

Cibele Forjaz e Felipe Hirsh. Mediação de Valmir Santos

Salão de Ideias

14:00 às 15:30

Palestra

A sala de aula na era do contexto: tecnologia e conteúdo significativo engajando professores e alunos

Vinicius Saraceni

Escola do Livro

15:00

Bate-papo com o público

Encontro de fãs do escritor John Green

Danielle Machado e Bárbara Morais

Arena Cultural

15:00

Quem faz, conta

Jô Baroukh e Lucila de Almeida

Jô Baroukh e Lucila de Almeida

Espaço Imaginário

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00

Mediações

Experimentando com Isaac Julien e a geração 00

Chris Mazzotta

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

Homero, Euclides da Cunha e James Joyce por seus tradutores

Caetano Galindo, Trajano Vieira e Berthold Zilly. Mediação de Felipe Lindoso

Salão de Ideias

16:00

Criação ilustrada

Luke Ross

Luke Ross

Espaço Imaginário

16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:30 às 18:00

Palestra

Os papéis do e-publisher

Claudio Soares, Tiago Ferro e Vinicius Saraceni

Escola do Livro

17:00

Quem faz, conta

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku

Espaço Imaginário

17:00

Música

Zélia Duncan, a amazona

Zélia Duncan

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Comer rezando

Tânia Carneiro Leão

Cozinhando com Palavras

18:00

Bate-papo com o público

Filosofia todo dia

Luiz Felipe Pondé

Arena Cultural

18:00

Criação ilustrada

Erica Awano

Erica Awano

Espaço Imaginário

18:00

Intervenção e oficina

Quer jogar?

Dênis Goyos e Álvaro Lages

Estande Edições Sesc

18:00

Poesia coletiva

Sarauzim

Coletivo Literário Mesquiteiros

Praça de Histórias

18:00

Mesa

Exílio, deslocamento e linguagem na literatura

Paloma Vidal, Sérgio Sant’Anna e Luciana Hidalgo. Mediação de Josélia Aguiar

Salão de Ideias

19:00

Fala sério! #sqn

RPG e Narrativas ficcionais

Marcelo Cassaro, Maurício Borges e Rogério Saladino

Espaço Imaginário

19:00

Clássicos da periferia

OGI

OGI

Praça da Palavra

19:00 às 20:30

Palestra

Leitura e empréstimo de e-books no Brasil

Galeno Amorim

Escola do Livro

19:30

Aula-show

As doceiras

Carla Pernambuco e Carolina Brandão

Cozinhando com Palavras

20:00

Circo

WWW para freedom

Ésio Magalhães

Anfiteatro

20:00

Intervenção

Tertúlia - algumas histórias das “Mil e Uma Noites”

Fabiana Rubira e Mamede Jarouche

Estande Edições Sesc

20:00

Mesa

Relatos do Oriente

Milton Hatoum, Elias Khouri e Safa A-C Jubran. Mediação de Diogo Bercito

Salão de Ideias

78


PROGRAMAÇÃO 28 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00

Circo

Circo de pulgas

Cia. K

Anfiteatro

10:00

Palavras para pequeninos e grandões

Conte a sua

Cia. Ju Cata-Histórias

Praça da Palavra

10:00

Histórias para grandes e pequenos

Fofoca de passarinho

Cia. A Hora da História

Praça de Histórias

10:00 às 11:00

Palestra

Alpendre, o nascimento de uma editora 100% digital

Gabriela Erbetta e Gabriella Aguerre

Escola do Livro

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

11:00

Bate-papo com o público

Choque eletrônico - a interação entre os jovens e a tecnologia

Toni Brandão

Arena Cultural

11:00

Aula-show

Raízes da cultura gastrônomica brasileira

Raul Lódy

Cozinhando com Palavras

12:00

Cinema

“Uma História de Amor e Fúria”

Direção de Luiz Bolognesi

Anfiteatro

12:00

Ateliê Bolonha

Lúcia Hiratsuka

Lúcia Hiratsuka

Espaço Imaginário

12:00

Palavras expandidas

Polvos poéticos

Grupo Sensus

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

Villa-Lobos das crianças

Villa-Lobos das crianças

Praça de Histórias

12:00 às 13:30

Palestra

Os desafios da profissão de editor

Sandra Espilotro

Escola do Livro

13:00

Quem faz, conta

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku

Espaço Imaginário

14:00

Criação ilustrada

Lobo Borges

Lobo Borges

Espaço Imaginário

14:00

#F5 - autores

Felipe Carriço

Felipe Carriço

Praça da Palavra

14:00

Música

Emicida, o guerreiro

Emicida

Anfiteatro

14:00

Aula-show

Ichef

Zena Caffè e Per Paolo

Cozinhando com Palavras

14:00

Mediações

Mil e um Geraldos

ONG Mais Diferenças

Estande Edições Sesc

14:00

Biblioteca e outras narrativas

Biblioteca e comunidade

Bel Santos Mayer, Eduardo Alencar e Elisa Campos Machado

Praça de Histórias

14:00

Mesa

Primeiras leituras para todas as idades

Ziraldo, Eva Furnari e Pedro Bandeira. Mediação de João Luís Ceccantini

Salão de Ideias

14:00 às 15:30

Palestra

Tecnologia móvel na educação

Samir Vani

Escola do Livro

15:00

Bate-papo com o público

Encontro de fãs do escritor Rick Riordan

Victor Correia e Rafael Nery

Arena Cultural

15:00

Quem faz, conta

Giba Pedrosa

Giba Pedrosa

Espaço Imaginário

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00

Intervenção

Palhaçaria poética

Ézio Magalhães

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

Território língua portuguesa

Abdulai Sila, Inês Pedrosa e Luiz Ruffato. Mediação de Susana Ventura

Salão de Ideias

16:00

Criação ilustrada

Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Espaço Imaginário

16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:30 às 18:00

Palestra

Como apreciar um livro - a arte de ler as entrelinhas

Pedro Almeida

Escola do Livro

17:00

Quem faz, conta

Eva Furnari

Eva Furnari

Espaço Imaginário

17:00

Literatura

Solidão no fundo da agulha

Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Casa da Farinha - fábrica de sonhos

Aldryne Leite

Cozinhando com Palavras

18:00

Bate-papo com o público

Literatura fantástica - a fantasia ganhando espaço

Affonso Solano, Carolina Munhóz e Raphael Draccon

Arena Cultural

18:00

Prêmio Sesc de Literatura

O outro no extremo

Mediação de Henrique Rodrigues

Estande Edições Sesc

79


18:00

Poesia coletiva

Cortejo literário

Escritureiros (Aventureiros da Escrita de Parelheiros)

Praça de Histórias

18:00

Mesa

Violência como herança no Brasil contemporâneo

Vladimir Safatle, Jaime Guinzburg e Luiz Eduardo Soares. Mediação de Paulo Markun

Salão de Ideias

18:00

Criação ilustrada

Matze Doebele

Matze Doebele

Espaço Imaginário

19:00

Fala sério! #sqn

O que é cosplay?

Edi Carlos Rodrigues, Gabriel Niemietz, Jessica Campos. Mediaçao de Careimi Ludwig Assmann

Espaço Imaginário

19:00

Clássicos da periferia

Marcello Gugu

Marcello Gugu

Praça da Palavra

19:00 às 20:30

Palestra

Biblioteca cooperativa de e-books acadêmicos

Amanda Ramalho

Escola do Livro

19:30

Aula-show

Mistura morena

Morena Leite

Cozinhando com Palavras

20:00

Teatro

O filho eterno

Cia. Atores de Laura

Anfiteatro

20:00

Encontros poéticos

Marcelo Nova e Drake Nova

Mediação de José Carlos Ferrigno

Estande Edições Sesc

20:00

Mesa

A copa fora de campo

Andrew Jennings, Antônio Lassance e Juca Kfouri. Mediação de Paulo Vinícius Coelho

Salão de Ideias

PROGRAMAÇÃO 29 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00

Para crianças - teatro

Meu pai é um homem-pássaro

Cia. Simples

Anfiteatro

10:00

Palavras para pequeninos e grandões

Amor de mãe

Marina Bastos

Praça da Palavra

10:00

Histórias para grandes e pequenos (Libras)

Contos que sonham

Grupo Êba!

Praça de Histórias

10:00 às 11:00

Palestra

Amazon e a experiência da autopublicação

Natalia Montouri

Escola do Livro

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

11:00

Bate-papo com o público

Adaptações de obras - ler ou não ler?

Fernando Nuno, Silvana Salermo, Maria José Nobrega, Esther Góes e Juliana Silva Loyola

Arena Cultural

11:00

Aula-show

O que vai ter lá em casa hoje?

Teté Droghetti

Cozinhando com Palavras

12:00

Ateliê Bolonha

Renato Moriconi

Renato Moriconi

Espaço Imaginário

12:00

Palavras expandidas

Poesia ao vento

Cia. Ato

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

Roberta Valente Trio

Roberta Valente Trio

Praça de Histórias

12:00 às 13:30

Palestra

Editor de texto, preparador, revisor - o papel de cada um no processo do livro

Márcia Lígia Guidin

Escola do Livro

13:00

Quem faz, conta

Paula Furtado

Paula Furtado

Espaço Imaginário

14:00

Ateliê Bolonha

Mary França e Eliardo França

Mary França e Eliardo França

Espaço Imaginário

14:00

#F5 - autores

Isadora Faber

Isadora Faber

Praça da Palavra

14:00

Para crianças - música

Bichos de cá

Grupo Nhambuzim

Anfiteatro

14:00

Aula-show

Cozinha de saudade da avó

André Boccato

Cozinhando com Palavras

14:00

Intervenção

Radionovela

Cia. Poética Osnaúticos

Estande Edições Sesc

14:00

Historietas compartilhadas entre pais e filhos

Contando diferente

Grupo Êba!

Praça de Histórias

14:00

Mesa

Cultura musical: cultura do Brasil

Zuza Homem de Mello, Chico César e Cacá Machado. Mediação: Humberto Werneck

Salão de Ideias

15:00

Quem faz, conta

Carmelina de Toledo Piza

Carmelina de Toledo Piza

Espaço Imaginário

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

80


16:00

Bate-papo com o público

Procultura

Fábio Cesnik

Arena Cultural

16:00

Mediações

Experimentando com Isaac Julien e a geração 00

Chris Mazzotta

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

O roteiro nos quadrinhos

David Mairowitz, Marcello Quintanilha, Gabriel Bá e Fábio Moon. Mediação de André Conti

Salão de Ideias

16:00

Criação ilustrada

Mario Cau

Mario Cau

Espaço Imaginário

16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:30 às 18:00

Palestra

Escola de professores - como aumentar o repertório do corpo docente

Christian Rocha Coelho

Escola do Livro

17:00

Quem faz, conta

Ilan Brenman

Ilan Brenman

Espaço Imaginário

17:00

Dança

Clariarce

Direção de Roberto Presta. Coreografia e dança de Jussara Miller

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Sex and the kitchen

Alessander Guerra

Cozinhando com Palavras

18:00

Bate-papo com o público

Adeus, aposentadoria!

Gustavo Cerbasi

Arena Cultural

18:00

Criação ilustrada

Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Espaço Imaginário

18:00

Intervenção

Palhaçaria no mundo dos palhaços

Thiago Sales

Estande Edições Sesc

18:00

Poesia coletiva

Sarau do Binho

Sarau do Binho

Praça de Histórias

18:00

Mesa

Mulheres brasileiras e gênero

Gustavo Venturi, Simone Diniz e Betânia Ávila. Medição de Denise Bernuzzi

Salão de Ideias

19:00

Fala sério! #sqn

HQs e mangás

Heitor Pitombo e Cassius Medauar

Espaço Imaginário

19:00

Clássicos da periferia

Xis

Xis

Praça da Palavra

19:00 às 20:30

Palestra

O papel do livro e da leitura na sociedade contemporânea

Lúcia Santaella

Escola do Livro

19:30

Aula-show

O país das bananas

J. A. Dias Lopes

Cozinhando com Palavras

20:00

Música

André Abujamra, o sábio

André Abujamra

Anfiteatro

20:00

Intervenções sonoras

Jazz - história e música

Carlos Calado, Arismar do Espírito Santo e Leia Freire

Estande Edições Sesc

20:00

Mesa

1964: outras perspectivas

Almino Affonso, Marcos Napolitano e Marcos Nobre

Salão de Ideias

PROGRAMAÇÃO 30 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00 às 11:00

Palestra

Experiência lumis de educação em tempos digitais

André Matos

Escola do Livro

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

10:30

Bate-papo com o público

Fatos e pontos de vista

Ken Follett

Arena Cultural

11:00

Para crianças - música

Bravississíssimo!

Cia. Sinfônica de Bolso e Cia. Mevitevendo

Anfiteatro

11:00

Aula-show

Jaboteco

Autores premiados no Jabuti Gastronômico

Cozinhando com Palavras

11:00

Palavras para pequeninos e grandões

Palavras Andantes

Os Tapetes Contadores de História

Praça da Palavra

11:00

Histórias para grandes e pequenos

Para viver o tempo como um presente

Kiara Terra

Praça de Histórias

12:00

Criação ilustrada

Bianca Pinheiro

Bianca Pinheiro

Espaço Imaginário

12:00

Autores com a palavra

Heloísa Prieto

Heloísa Prieto

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

O prólogo

Teko Porã

Praça de Histórias

81


12:00

Mesa

Habitação social: impasses de uma cidade possível

Nabil Bonduki, Hector Vigliecca e convidados. Mediação: Leão Serva.

Salão de Ideias

12:00 às 13:30

Palestra

Escrita de blogs

Andrea Kogan e Fal Azevedo

Escola do Livro

13:00

Teatro

“Carta ao Pai”

Denise Stoklos

Anfiteatro

13:00

Quem faz, conta

Selma Maria

Selma Maria

Espaço Imaginário

14:00

Criação ilustrada

João Montanaro

João Montanaro

Espaço Imaginário

14:00

#F5 - autores

Marcelo Maluf

Marcelo Maluf

Praça da Palavra

14:00

Aula-show

Quindim

Cátias Farias

Cozinhando com Palavras

14:00

Intervenção

Palhaçaria poética

Ézio Magalhães

Estande Edições Sesc

14:00

Historietas compartilhadas entre pais e filhos

Ler, escrever e narrar para pertencer ao mundo

Kiara Terra

Praça de Histórias

14:00

Mesa

Releituras estéticas nos quadrinhos: roteiro e personagem em transformação

Mauricio de Sousa, Danilo Beyruth, Luiz Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno. Mediação de Sidney Gusman

Salão de Ideias

14:30

Cinema

“O Menino e o Mundo”

Direção de Alê Abreu

Anfiteatro

15:00

Bate-papo com o público

Bate papo com Sally Gardner

Sally Gardner

Arena Cultural

15:00

Quem faz, conta

Kiusam de Oliveira

Kiusam de Oliveira

Espaço Imaginário

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00

Intervenções literárias

Universo feminino: histórias de mulher

Joana e Jean Garfunkel

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

Cinema militante: crítica visual do mundo

Evaldo Mocarzel, Paulo Sacramento e Tata Amaral. Mediação de José Geraldo Couto

Salão de Ideias

16:00

Criação ilustrada

Fernanda “Nia” Ferreira

Fernanda “Nia” Ferreira

Espaço Imaginário

16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

16:30 às 18:00

Palestra

O jovem gosta de ler? Como blogs e novas tecnologias ajudam a desenvolver o hábito de leitura entre a juventude

Paula Pimenta, Raphael Montes e Toni Brandão

Escola do Livro

16:30 às 21:30

Palestra

Blog das Letras na Bienal

Sergio Pavarini e Cassia Carrenho

Escola do Livro

17:00

Quem faz, conta

Mary França e Eliardo França

Mary França e Eliardo França

Espaço Imaginário

17:00

Para crianças - teatro

Felpo Filva

Com Marat Descartes. Direção de Claudia Missura

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Loucuras de chocolate

Simone Izumi

Cozinhando com Palavras

18:00

Bate-papo com o público

Os quadrinhos na formação de leitores 50 anos da Turma da Mônica

Mauricio de Sousa

Arena Cultural

18:00

Criação ilustrada

Gabriel Bá

Gabriel Bá

Espaço Imaginário

18:00

Intervenção

Correio do tempo, cartas de Gabriel García Márquez

Grupo Theatro do Tempo

Estande Edições Sesc

18:00

Griô e mestre

Raquel Trindade

Raquel Trindade

Praça de Histórias

18:00

Mesa

Das páginas para a tela: a adaptação literária para roteiros de cinema e TV

Marçal Aquino, Maria Adelaide Amaral e George Moura. Mediação de Cassiano Elek Machado

Salão de Ideias

18:15 às 19h45

Palestra

Blogs literários e editoras. Hora de discutir a relação

Fabio Mourão, Pedro Almeida, Alba Milena e Karen Alvares

Escola do Livro

19:00

Fala sério! #sqn

Mitos, monstros e fantasia

Fábio Yabu e Regina Drummond

Espaço Imaginário

19:00

Clássicos da periferia

Nega Gizza

Nega Gizza

Praça da Palavra

19:30

Aula-show

A presença do vinho da ópera

Sérgio Casoy e Aguinaldo Zacchia

Cozinhando com Palavras

20:00

Música

Lirinha, o trovador

Lirinha

Anfiteatro

20:00

Bate-papo com o público

Narrativas ficcionais

Eduardo Spohr

Arena Cultural

20:00

Intervenções sonoras

Pixinguinha - sopros, notas e composições

Carlos Malta e Beatriz Paes Leme

Estande Edições Sesc

20:00

Mesa

Diálogos sobre fotografia e outras narrativas

Sebastião Salgado

Salão de Ideias

20:00 às 21:30

Palestra

Startups editoriais - o que os blogs podem aprender com iniciativas empreendedoras

Vitor Arteiro, Felipe Brandão, Sérgio Pavarini e Rosana Hermann

Escola do Livro

82


PROGRAMAÇÃO 31 DE AGOSTO distribuição de ingressos 30 min antes da atividade HORÁRIO

PROGRAMA

TEMA

10:00 às 11:00

Palestra

Amazon - os autores na era digital

PARTICIPANTES

ESPAÇO

10:00 às 20:00

Palavras mediadas

Mediação de leitura

A Cor da Letra

Praça da Palavra

10:00 às 20:00

Histórias mediadas

Mediação de leitura

Cia. Circo de Trapo

Praça de Histórias

11:00

Para crianças - teatro

O pato, a morte e a tulipa

Cia. de Feitos

Anfiteatro

11:00

Bate-papo com o público

Por que estudar história

Laurentino Gomes

Arena Cultural

11:00

Aula-show

Gastronomia nas telenovelas

Mauro Alencar

Cozinhando com Palavras

11:00

Ateliê Bolonha

Laurent Cardon

Laurent Cardon

Espaço Imaginário

11:00

Palavras para pequeninos e grandões

Achados e perdidos

Os Tapetes Contadores de História

Praça da Palavra

11:00

Histórias para grandes e pequenos

A Bicharada dos Grimm

Lili Flor e Paulo Pixu

Praça de Histórias

12:00

Quem faz, conta

Flávia Savary

Flávia Savary

Espaço Imaginário

12:00

Autores com a palavra

Ilan Brenman

Ilan Brenman

Praça da Palavra

12:00

Historíolas em diversos formatos

Trio Mandando Bala

Trio Mandando Bala

Praça de Histórias

12:00 às 13:30

Palestra

Contos de fadas e bruxas

Regina Drummond

Escola do Livro

13:00

Criação ilustrada

Laura Teixeira

Laura Teixeira

Espaço Imaginário

14:00

Quem faz, conta

Carles Sala i Vila

Carles Sala i Vila

Espaço Imaginário

14:00

#F5 - autores

Edson Cruz

Edson Cruz

Praça da Palavra

14:00

Para crianças - música

Com a corda toda

Grupo Gangorra

Anfiteatro

14:00

Aula-show

Sabores do mundo

Edu Guedes

Cozinhando com Palavras

14:00

Contação de histórias

“As Mil e Uma Noites”

Teatro das Senhoritas

Estande Edições Sesc

14:00

Historietas compartilhadas entre pais e filhos

Vou ler para o meu filho, e agora?

Lili Flor e Paulo Pixu

Praça de Histórias

15:00

Bate-papo com o público

Papo de garotas

Thalita Rebouças e Luiza Trigo

Arena Cultural

15:00

Ateliê Bolonha

Manu Maltez

Manu Maltez

Espaço Imaginário

15:00 às 18:00

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00

Intervenções literárias

O bruxo do Cosme Velho

Joana e Jean Garfunkel

Estande Edições Sesc

16:00

Mesa

A reinvenção da linguagem

João Anzanello Carrascoza, Ricardo Lísias e Evandro Affonso Ferreira. Mediação de Manuel da Costa Pinto

Salão de Ideias

16:00

Fala sério! #sqn

Meninas nos quadrinhos

Bianca Pinheiro e Fernanda Nia

Espaço Imaginário

16:00 às 19:00

Construindo narrativas

Construindo narrativas

Coletivo Zebra 5

Praça da Palavra

17:00

Criação ilustrada

Marcelo d’Salete

Marcelo d’Salete

Espaço Imaginário

17:00

Dança

Livro

De Margô Assis e Eugênio Paccelli Horta

Anfiteatro

17:00

Aula-show

Magali 50 anos

18:00

Bate-papo com o público

Momento Jabuti - o escritor e sua obra

Miriam Leitão

Arena Cultural

18:00

Intervenção

Palhaçaria no mundo dos palhaços

Thiago Sales

Estande Edições Sesc

18:00

Griô e mestre

Toumani Koiaté

Toumani Koiaté

Praça de Histórias

18:00

Mesa

Lina Bo Bardi: além das cidadelas

Marcelo Ferraz. Mediação de Abílio Guerra

Salão de Ideias

20:00

Teatro

“A Hora Errada”

Direção: Tomás Rezende. Com Magali Biff

Anfiteatro

Escola do Livro

Cozinhando com Palavras

83


VISITAÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS Programação sujeita a alterações

22 A 31 DE AGOSTO DE 2014 De segunda a sexta, das 9h às 22h Sábado e domingo, das 10h às 22h (*dia 31/08 somente até às 21h)

COMO CHEGAR PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DO ANHEMBI

INGRESSOS

Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - Santana São Paulo - SP

PREÇO DOS INGRESSOS TRANSPORTE GRATUITO

• Sexta, sábado ou domingo:

R$ 14,00 (valor inteiro) R$ 7,00 (valor de meia-entrada)

• Parque Anhembi – Estação Portuguesa-Tietê do Metrô: todos os dias da semana.

• Segunda a quinta:

• Parque Anhembi – Terminal Barra Funda: sábados e domingos.

R$ 12,00 (valor inteiro) R$ 6,00 (valor de meia-entrada)

Horário de Funcionamento: início 1h antes da abertura; término 1h após o fechamento do evento.

• Ingresso válido para uma única visita ao evento no dia escolhido

TERÃO DIREITO À MEIA-ENTRADA • Matriculados Sesc SP na categoria comerciário, mediante a apresentação do cartão de matrícula. Desconto exclusivo para compras realizadas nas bilheterias das unidades do Sesc. Compra limitada a seis ingressos por pessoa. • Estudantes, mediante apresentação de documento comprobatório válido. • Estudantes, alunos do EJA (Projeto Educação Jovens e Adultos), mediante apresentação de documento comprobatório válido.

ESTACIONAMENTO

• Usuários de aparelhos Samsung, mediante apresentação do aparelho.

• Automóvel/Vans: R$40,00

• Titulares do Cartão Vale Cultura Alelo, válido apenas para o titular, mediante apresentação do cartão e documento com foto.

• Motos: R$30,00 • Ônibus/Micro-ônibus: R$70,00

• Todas as comprovações devem ser realizadas na bilheteria e na entrada para os ingressos comprados durante o evento. Ingressos comprados on-line exigem comprovação somente na entrada do evento.

• Caminhões: R$120,00

PREFIRA O TRANSPORTE PÚBLICO 84


Guia Bienal do Livro SP 2014  

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sesc em São Paulo apresentam a programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you