Page 1

FOLGUEDOS, BRINCADEIRAS E CANTORIAS JUNHO 2018


Adryela Rodrigues

Folguedos, Brincadeiras e Cantorias. A cultura popular em diferentes manifestações e linguagens.

IDOSOS ESPETÁCULO

HISTÓRIAS NA ROÇA

Com a Cínica Cia. de Teatro Passando pelas principais canções tradicionais do nosso interior, este espetáculo musical traz a simplicidade do povo da roça e alguns dos seus esquecidos costumes.

XXDia 1, sexta, às 16h. Convivência. Grátis Acesso livre.


Dilvulgação

CRIANÇAS CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

CONTOS E CAUSOS POPULARES RECONTADOS

Com Marcela Barbosa e Márcia Senna Alguns autores brasileiros famosos recontaram em livros histórias que são legados do tempo, da oralidade e da memória. Pertencentes à cultura popular, encantam ouvintes e leitores há séculos; seja em uma roda, em volta da fogueira ou em uma sala de aula, ouvir e contar histórias faz parte da vivência humana. Quintal. Grátis Acesso livre.

HISTÓRIA DO AVÔ, SEU NETO E O BURRO

Em um sítio morava um menino que, juntamente com o seu avô, andava pela estrada puxando um burro. Durante a viagem, eles ouvem vários conselhos de como deveriam agir. Mas, ao final, eles descobrem que nunca é possível agradar a todos.

XXDia 3, domingo, às 15h.


UMA FESTA QUE ACONTECEU NO CÉU

Teve uma festa lá no céu, mas apenas os bichos com asas foram convidados. Inconformado, o sapo passou a dizer que também iria à festa. A partir daí, o sapo colocou em prática um ousado plano. Apesar da sua grande ideia, nem tudo saiu como o planejado.

XXDia 10, domingo, às 15h.

OS ONZE CISNES

Em um reino distante o rei tinha onze filhos e uma filha. Quando a rainha morreu ele decidiu que teria uma nova esposa, porém ela era uma pessoa má que fez um feitiço e transformou os filhos do rei em onze cisnes. Ao descobrir a grande maldade, a princesa teve a ideia de trazer os seus irmãos de volta.

XXDia 17, domingo, às 15h.

A JIA ENCANTADA

Um casal tinha três filhos. Um dia os jovens partem, cada qual por um caminho, procurando o que fazer. Pedro e José encontram emprego na cidade vizinha, porém João, o caçula, encontrou um castelo feio e velho, onde mora uma Jia (sapa). A partir de então ele passa a viver uma história cheia de surpresas e encantamentos.

XXDia 24, domingo, às 15h.


Dilvulgação

VIVÊNCIAS / ATELIÊS EDUCATIVOS:

MANIFESTAÇÕES E FOLGUEDOS DA CULTURA TRADICIONAL

Com Poliana Savegnago Neste encontro, crianças e seus familiares vivenciarão algumas das manifestações da nossa cultura tradicional, experimentando os elementos musicais e corporais de cada um deles de um jeito simples e cheio de alegria.

XXDe 2 a 30, sábados, das 17h às 18h.

JOGOS E BRINCADEIRAS DE QUINTAL

Com Poliana Savegnago Jogos, cantigas, brinquedos dos pequenos e outras brincadeiras de quintal serão o mote para esta vivência. Outros elementos da tradição oral do universo da primeira infância como fórmulas de seleção, parlendas e lengalengas também serão compartilhados.

XXDe 3 a 24, domingos, das 11h às 12h. Quintal. 30 vagas por atividade. Grátis Retirada de senhas com 1h de antecedência (um acompanhante adulto por criança).


Tatiana Mohr

ESPETÁCULO

ZABUMBA

Com Cia. da Tribo O musical, baseado na lenda do Bumba-meu-Boi, conta a história de Catirina e Bastião, mestres de cerimônia que, com alguns músicos, apresentam inúmeros personagens folclóricos, como a sereia, o sapo cururu, a caipora, além de outros que permeiam a cultura brasileira.

XXDia 9, sábado, às 11h. Convivência. 150 lugares. Grátis Acesso livre.


Aline Fernanda

MÚSICA SHOW

MARIANGELA ZAN

Show Festa na Roça Mariangela Zan é uma estudiosa da música brasileira, em especial da cultura raiz caipira. Neste show, a cantora mostra ao público a riqueza de nosso folclore, com canções tradicionais da musica raiz eternizadas a décadas nas vozes dos grandes ícones do segmento. Mariangela “canta e conta” as principais modas de todos os tempos, de forma alegre e descontraída, numa deliciosa interação com o público.

XXDia 10, domingo, às 11h. Convivência. Grátis

Acesso livre.

INTERVENÇÃO

QUADRILHA DE BONECÕES DA MANTIQUEIRA

Com Folias Brasileiras A quadrilha é realizada com bonecões gigantes confeccionados a partir de uma tradicional técnica do Vale Paraíba e embalada com muita música.

XXDia 10, domingo, às 12h30. Convivência. Grátis

Acesso livre.


Sesc Ribeirão Preto Rua Tibiriçá, 50, Centro TEL.: + 55 16 3977 4477

sescsp.org.br/ribeirao

Folguedos, Brincadeiras e Cantorias  

A cultura popular em diferentes manifestações e linguagens. Junho 2018

Folguedos, Brincadeiras e Cantorias  

A cultura popular em diferentes manifestações e linguagens. Junho 2018

Advertisement