Issuu on Google+

UMQDHQ! De 3 a 27 de Julho de 201 2 Ribeir達o Pre to


Ilustração Rafael Campus Rocha


UMQDHQ! Para você dedicar suas férias aos seus quadrinhos preferidos e também lançar mão de sua imaginação para produzir suas próprias histórias e com seu próprio traço! Informações e inscrições antecipadas no local ou pelo telefone 3977-4495. Grátis.


Ilustração Cadu Simões

PROGRAMAÇÃO


OFICINAS

HQ DO PAPEL AO PC

Com Thomas Larson, ilustrador e animador, faz charges para o jornal A Cidade, é autor da série de animação Laurinha e participou com roteiro e arte para o álbum RPHQ. Serão vistos alguns recursos e conceitos utilizados na concepção e produção de uma história em quadrinhos abordando o roteiro, a divisão de quadrinhos, exploração do espaço do papel, utilização de balões e onomatopeias, rascunho a lápis, traço, hachuras, colorização digital e a diagramação. Cada etapa será seguida de atividade prática aplicando as ideias e conceitos desenvolvidos.

Dias 3 e 4/7, terça e quarta, das 18h30 às 21h30. 15 vagas.

LEGENDAS Na Biblioteca Na Internet Livre

HQ EXPRESSA

Com Cordeiro de Sá, diretor de arte, professor de criação, animador e quadrinista premiado pela HQ Uma semana de Malu, pela RPHQ e com a animação Meio Ambiente: Animação 100% Natural. Uma oficina totalmente prática de produção de uma História em Quadrinhos, aberta para todos os interessados de todas as idades. A partir de um roteiro desenvolvido de forma coletiva, o oficineiro acompanhará cada participante no desenvolvimento de sua própria página que será criada e finalizada, preferencialmente, em ambiente digital. O produto final será publicado na internet e nas redes sociais para download gratuito.

Dias 5 e 6/7, quinta e sexta, das 18h30 às 21h30. 15 vagas.


WEBCOMICS & QUADRINHOS DIGITAIS

Com Cadu Simões, historiador e quadrinista, criador de Homem-Grilo, editou a revista Garagem Hermética, membrofundador do coletivo Quarto Mundo. Atualmente, está escrevendo a HQ Nova Hélade. Eleito o Roterista Revelação no 20° Trófeu HQMix. Mostrará as melhores formas de se publicar webcomics. Quais são as melhores ferramentas, formatos e sistemas de blogs para publicação de quadrinhos online (com destaque para o Comicpress, tema do Wordpress para a publicação de HQs). Também abordará os modelos para comercialização de quadrinhos na Internet e em dispositivos móveis. Por fim, explicará como funcionam as licenças livres (destacando as licenças Creative Commons) e como elas se relacionam com a lei de direito autoral no Brasil.

Dias 7 e 8/7, sábado e domingo, das 14h às 17h. 15 vagas.

COTIDIANO E(M) QUADRINHOS

Com Daniel Esteves, roteirista, quadrinista independente, professor nos cursos de Roteiro, História em Quadrinhos, Mangá e diretor da Escola HQEMFOCO, editou a revista NanquimDescartável, produz a revista Vida Breve, eleito o Roterista Revelação Trófeu HQMix 2006. Adaptando a vida comum para as HQs, nesta oficina veremos a exposição de aspectos do processo criativo do autor e desenvolvimento de exercícios baseados no cotidiano dos participantes da oficina. Vamos construir personagens baseados em pessoas reais, criar sequências baseadas em fatos reais e corriqueiros e tornar o habitual interessante por meio da narrativa da história.

Dias 11 e 12/7, quarta e quinta, das 18h30 às 21h30. 10 vagas.


Cadu Simões

QUADRINHOS DOS MESTRES

Rafael Campos Rocha, artista plástico, crítico de arte, professor de história da arte e também cartunista para a Folha de São Paulo. Essa atividade fará um panorama da obra dos seus principais artistas com discussão tanto de mestres do passado quanto na prática do presente. Cada encontro terá, portanto, referencial e exercícios práticos. Primeiro encontro: A Tira de Jornal: de Outcault e Herriman a Bill Watterson e Laerte. Criação de personagem e realização de três “tiras”. Segundo encontro: A História de Aventura: de Roy Crane a Cristophe Blain. realização de uma história de uma página. Terceiro encontro: Meio e Mensagem dos quadrinhos: de Crumb ao quadrinho digital.

Dias 18, 19 e 20/7, quarta à sexta, das 18h30 às 21h30. 15 vagas. 14 anos.


Ilustração Cadu Simões


BLAM! SOC! POW! – TIPOGRAFIA EXPERIMENTAL PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Com Jefferson Cortinove, mestre em Comunicação com enfâse em design gráfico. A presença da tipografia nas Histórias em Quadrinhos evoluiu até se constituir numa expressão própria, numa simbiose essencial por meio do diálogo, pensamentos, reflexões, narrativas exteriores ou vinculadas à ação. Partindo do estudo da essência da tipografia, Jefferson Cortinove dá forma à escrita e foca a importância do desenho das falas e onomatopeias nas histórias em quadrinhos.

Dia 21/7, sábado, das 10h às 12h. 10 vagas.

COMO ESCREVER HISTÓRIAS ORIGINAIS UTILIZANDO CLICHÊS

Com Cadu Simões. Hoje em dia é difundido que uma boa história é aquela que é original. Mas toda história original é realmente boa? E, afinal de contas, é possível mesmo contar uma história original? Um clichê é sempre algo ruim? Essas são algumas das questões que serão abordadas nesta oficina com o objetivo de quebrar alguns paradigmas atualmente estabelecidos. Através dos conceitos de mitema (unidade básica de um mito/história), monomito (estruturas narrativas cíclicas e recorrentes) e arquétipos (“impressões primordiais” de percepção coletiva), será mostrado como é possível contar histórias tão antigas quanto a própria humanidade e, ainda assim, torná-las atuais para as novas gerações. Dias 21 e 22/7, sábado e domingo, das 14h às 17h. 15 vagas.

HQ: DA IDEIA À INTERNET

Com Eduardo Ferigato, ilustrador e quadrinista, no Brasil já publicou as HQs: “Fractal”, “Cidadão Invisível” e “Quebra Queixo Technorama 3”. Também foi o desenhista responsável pela reformulação do clássico personagem “Fantasma” pela editora americana Dynamite Comics nos Estados Unidos. Atualmente coordena e desenha a Webcomic “Feira da Fruta em Quadrinhos”. Produção de HQ para a internet, desde a criação de personagem, decupagem e composição da página, letras, balões e mídias até a publicação e divulgação do trabalho. Dias 25, 26 e

27/7, quarta à sexta, das 18h30 às 21h30. 15 vagas.


Ilustração Thomas Larson


Thomas Larson


Comunicação SESC Ribeirão Preto. Programação sujeita a alterações. Fotos: Divulgação.

SESC Ribeirão Preto Rua Tibiriçá 50 - Centro CEP 14010 090 TEL.: (16) 3977 4477 FAX (16) 3977 4485 email@ribeirao.sescsp.org.br


UMQDHQ! 2012