Issuu on Google+

artes plásticas / visuais

exposição

Desenhos

8 a 30 de maio de 2009


Desenhos Charivari é uma publicação realizada por doze artistas que atuam na área da ilustração. Na linguagem circense, Charivari é um número em que todos os artistas do circo se apresentam mostrando o que fazem de melhor. A exposição exibirá as vinte e quatro lâminas de papéis variados e de diversas cores, impressos em serigrafia duas cores (preto e branco), que compõem o livro. O que se procurou, ao se produzir o livro, foi um espaço para a experimentação do desenho e para a sua livre manifestação, assim como a possibilidade de convivência das diversas linguagens próprias de cada ilustrador. O grupo Charivari é formado pelos artistas: Andrés Sandoval, Daniel Bueno, Fábio Zimbres, Fernando de Almeida, Fernando Vilela, José Silveira, Laura Teixeira, Luana Geiger, Madalena Elek, Marcelo Salum, Mariana Zanetti e Silvia Amstalden.

Abertura dia 8/5/2009, sexta, às 20h30. Grátis. Visitação até o dia 30 de maio, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Agendamento para visitas orientadas com ação educativa para escolas e grupos. Grátis. Mais informações na Central de Atendimento, pelo telefone (16) 39774477 ou email@ribeirao.sescsp.org.br.


silvia amstalden mariana zanetti

marcelo salum

Biografias Marcelo Salum é artista visual. Participou de exposições como “Das coisas às Imagens” Escola São Paulo. SP (2009), “Ação Multiplicadora 48 horas no MARP”, Ribeirão Preto. SP (2008), “Via de Trânsito” Instituto Cervantes São Paulo, “Água Corrente” Centro Cultural São Paulo (2006), “Tripé”- Sesc Pompéia. São Paulo (2005), “Risco”- Fundação Cultural de Curitiba (2004), “A Gravura vai bem, obrigado!(Goeldi)” Galeria Virgílio. São Paulo (2003), “Quase Desenho”.e “Só Gravura”. Galeria Adriana Penteado. São Paulo (2002). Ministra oficinas de artes visuais em instituições culturais como Sesc Pompéia, Santo André, Oficinas Oswald de Andrade, entre outras. Mariana Zanetti é ilustradora, artista visual e arte educadora, formada em arquitetura pela FAU-USP. Entre os livros que ilustrou estão Zôo (Editora Hedra), Leituras de Escritor (Ed. S.M.) e O Anjo do Lago (Editora Biruta), escolhido pela FNLIJ para representar o Brasil na feira internacional de livro infantil de Bologna (2007), além de colaborações para jornais e revistas. Como educadora, já deu aula de desenho para crianças e jovens da ONG Projeto Bixigão, em São Paulo e, junto com Silvia Amstalden, desenvolve oficinas de desenho para públicos diversos. Silvia Amstalden é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 2002. Trabalha com artes gráficas, ilustração e arte-educação. Dentre os livros que publicou como ilustradora estão: Foz e Falésia (Espaço Editorial, 2003 e 2005), Muitas Coisas, Poucas Palavras e Amigagem (Editora Peirópolis, 2009). Elaborou também o projeto gráfico de vários livros, entre os quais se destacam: Histórias para ler sem pressa (Editora Globo, 2007); Niobe Xandó a arte de subverter a ordem das coisas (Pinacoteca do Estado, 2007); Alice passou por aqui... e Drosófila, a mosquinha famosa (Editora Terceiro Nome, 2007).

fernando vilela andrés sandoval

luana geiger josé silveira

laura teixeira marcelo salum

mariana zanetti daniel bueno


fernando almeida

Fernando de Almeida é arquiteto formado pela FAU-USP, designer e ilustrador. Participou do 1º e 2º Salão de Humor e Quadrinhos de Ribeirão Preto (1991 e 1992) onde foi segundo e primeiro colocado respectivamente. Foi classificado para o Salão de Imprensa de Porto Alegre (2002). Colaborou com ilustrações editoriais para BRAVO! (Ed. Abril), Caderno Mais! e Folhinha da Folha de São Paulo, Pesquisa FAPESP e Revista Docol Magazine . Ilustra mensalmente a Coluna de Arnaldo Branco na Revista Monet. Está ilustrando seu primeiro livro infantil, com texto de Patativa do Assaré, para a Editora Hedra.

fernando vilela

Fernando Vilela é ilustrador, escritor, artista plástico, designer e educador. Ilustrou vários livros, dentre os quais Lampião e Lancelote (Cosac Naify, 2006), A toalha vermelha (Brinque Book, 2007) e Le Chemin (Editións Autrement França, 2007), estes três escritos por ele. Como autor e ilustrador já recebeu alguns prêmios: - Ilustrador Revelação (2004), Melhor Poesia (2007) Melhor Ilustração (2007) e Escritor Revelação (2007) - da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). No exterior ganhou a Menção Honrosa Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha (Bologna Ragazzi Award, 2007). Alguns de seus trabalhos como ilustrador e artista plástico podem ser vistos em www.fernandovilela.com.br.

josé silveira

José Silveira é arquiteto formado pela FAU-USP, atua na área de cenografia em cinema e teatro ganhando o premio APCA de melhor cenografia infantil, em 2003, pela peça Gerra na casa do João e duas indicações para o premio FEMSA COCA COLA, em 2004, pela mesma peça e, em 2007, por Retratos de Doriau Gray. Ministrou oficina de cenografia na Oficina Cultural Três Rios em 2005 para o espetáculo Em Prol e aulas para graduação no curso de Rádio e TV da faculdade Casper Líbero. Vem desenvolvendo trabalhos em eventos no Sesc Pompéia como Vaca amarela e Game _cultura.

laura teixeira

Laura Teixeira é ilustradora e designer. Nasceu em São Paulo, em 1976. Estudou ilustração em Barcelona e arquitetura na Universidade de São Paulo, onde cursa o mestrado. Colaborou com publicações para a Folha de São Paulo e as revistas TAM Kids, Pesquisa Fapesp, TPM e Garabattage (Barcelona). Desenhou grandes murais em unidades do SESC e dá oficinas periodicamente. Ilustrou “O Jarro da memória” (Cosac Naify) e é co-autora de “Coisas que a gente gosta e não gosta” (Hedra), com Fabio Zimbres e Jaca. Desenvolveu estampas para a coleção verão 2008-2009 da marca Neon e realizou sua primeira exposição individual no Estúdio Risco, durante o Mês das Crianças, em outubro de 2008.

luana geiger

Luana Geiger é membro da SIB - Sociedade de Ilustradores do Brasil e trabalha no mercado editorial desde 2000. Participou da exposição Projeto Nascente 9 no Centro Universitário Maria Antônia em 1999, obtendo prêmio de melhor trabalho de artes plásticas. Em 2002 participou do catálogo e exposição Images 26 da Association of Illustrators AOI em Londres. Em 2004 colaborou na produção, oficinas, documentação fotográfica e ilustrações do evento Em Trânsito mobilidade e vida urbana patrocinado pelo Goethe Institut, em Lisboa, Portugal. Em 2006 desenvolveu oficinas de Ilustração no Senac que integraram o evento Ilustra Brasil!3. Desde 2006 é professora de Programação e Comunicação Visual e Geometria do Curso Técnico em Produção Gráfica do Senac.

madalena elek

www.luanailustra.blogspot.com

Madalena Elek é designer, graduada pela FAAP e ilustradora, pós graduada pela Eina, vinculada à Universidade Autônoma de Barcelona. Ilustrou o livro infantil: “A cobra que não sabía cobrar”, da Editora Global, com texto de Miguel Sanchez Neto. Também publicou um livro infantil para a empresa de consultoria de futuro NBOWM* em Barcelona, cidade onde vive desde 1997. Colaborou e colabora com varias agências em Barcelona e no Brasil. Atualmente trabalha como designer têxtil para Oysho, do Grupo Inditex.


andrés sandoval daniel bueno

Daniel Bueno (1974) é formado na FAU-USP e atua como ilustrador. Venceu o Salão Internacional de Porto Alegre na categoria ilustração editorial (2003). Participou do anuário da Society of Illustrators de NY (2004 e 2005), do 3x3 Directory (2008), e do “Illustration Now 3”, da Taschen (2009). Recebeu o prêmio HQ Mix como Revelação do Ano (2004), como Melhor Ilustrador de Livro Infantil (2007 e 2008), e pela Melhor Tese (2008). Criou a animação “Into Pieces” (2004), exposta em Ottawa (Canadá), Annecy (França), levando menção honrosa no Prix Ars Electronica (Áustria). Participou de dois livros premiados com o Prêmio Jabuti: Um Garoto chamado Rorbeto, eleito Melhor Livro Infantil (2006); e O Melhor Time do Mundo, terceiro lugar na categoria Melhor Livro Infanto-Juvenil (2007). É fundador e integrante da revista coletiva de serigrafia Charivari. Atua desde 2004 no conselho da SIB. É mestre pela FAU-USP com a pesquisa “O Desenho Moderno de Saul Steinberg: obra e contexto” (2007).

fábio zimbres

Andrés Sandoval é ilustrador desde 2001, formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, participou da Bienal de Ilustração da Bratislava (Eslováquia) e do Salão do Livro de Montreuil (França). Desde 2006 ilustra a seção Esquinas da revista Piauí. Desenvolveu estampas para as marcas Neon, Ellus, L'Occitane e Melissa. Em 2007 e 2008 expôs na galeria Gravura Brasileira e na Florence Antonio uma série de objetos de papel articulados. Na Illustrative de Zurique, Suiça, pintou um painel especialmente para a exposição. Em 2008 publicou suas ilustrações pelas editoras Língua Geral, Girafa, Editora 34 e Companhia das letras.

Fábio Zimbres é designer, quadrinista e ilustrador, dedica parte de seu tempo à produção de fanzines e publicações auto-editadas. Editor da revista Animal nos anos 90, prossegue editando em sua mini editora, Edições Tonto, autores de quadrinhos brasileiros e estrangeiros interessados em criar uma linguagem própria. Dá, ocasionalmente, oficinas de fanzines, quadrinhos e ilustração, como no 5º Encuentro Internacional de Historietas de La Paz, Bolívia (2007). Entre os livros publicados se destacam Música para Antropomorfos, Feliz e Férias de Hércules e uma versão ilustrada do poema de Blaise Cendrars, Panamá ou As Aventuras de meus Sete Tios da editora Media Vaca (Valencia, Espanha). Tem sido publicado regularmente por editoras da França (Dernier Cri e L'Association), Espanha, Argentina, Uruguai e EUA.

Inscrições abertas

Poderão se inscrever, gratuitamente, artistas com idade entre 15 e 30 anos, nas seguintes modalidades: pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, objeto, arte digital, instalação, vídeo e performance. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente no SESC ou via correio (Sedex) até o dia 17/7/2009. Mais informações no SESC Ribeirão, rua Tibiriçá, 50, telefone 3977-4477. Regulamento disponível no site www.sescsp.org.br


Atelies Abertos Os ateliês convidam os passantes a participarem. Com integrantes do Grupo Charivari.

Área de Convivência. Grátis. Vagas limitadas. Para interessados em desenvolver a linguagem do desenho e aumentar os conhecimentos sobre História da Arte.

Desenho para Crianças Retrato Coordenação das artistas Mariana Zanetti e Silvia Amstalden. Trabalhará tanto a linguagem expressiva do desenho quanto a percepção do corpo e a atenção do olhar, a partir do retrato. Os exercícios de desenho passarão pela representação livre de si e dos colegas, pela observação mais detida do corpo, num registro do olhar detalhado e, então, pela construção de desenhos coletivos em tamanho natural, feitos a partir do contorno dos corpos, retrabalhados com novos desenhos.

Dia 9/5, sábado, das 14h às 17h.

Cabeça, Tronco e Membros Coordenação dos artistas Laura Teixeira e Fernando de Almeida. Os participantes farão desenhos de figuras humanas separadas por cabeça, tronco e membros. Estes serão reproduzidos em uma pequena tiragem utilizando um mimeógrafo a álcool. Em seguida, serão feitas diversas combinações formando figuras de autores variados. O objetivo é estimular a criatividade, tirando partido das imprecisões características desta técnica de impressão. Além disso,a prédefinição desta espécie de “jogo” faz com que o tema escolhido seja pensado a partir de seu suporte, o que acentua a interdisciplinaridade do exercício, na medida em que aborda os territórios da ilustração e do design gráfico de maneira indissociada.

Dia 9/5, sábado, das 13h30 às 17h.

Desenhando com a Luz e o Tempo Teatro de Sombra, Fotografias Coordenação do artista José Silveira. Pretende-se elaborar uma narrativa ilustrada com a confecção de uma cenografia para um mini teatro de sombras, registrando com fotogramas digitais o desenvolvimento de uma cena. Artistas de referência: Willian Kentridge, Lotte Reineger e David Hokney.

Dia 30/5, sábado, das 13h30 às 17h. 10 vagas.

Ilustração em Suportes Tridimensionais Máscaras Ilustradas e Outros Objetos Coordenação dos artistas Andrés Sandoval e Daniel Bueno. Desenvolvimento de desenhos e ilustração aplicados sobre suportes tridimensionais de papel e papelão como barquinhos de papel, caixas, máscaras. Será conferida especial atenção às técnicas gráficas de gravura com borrachas, carimbo e colagem, a partir de uma breve introdução apresentando o trabalho de artistas que já exploraram esses recursos, como Saul Steinberg, Antonio Dias, AJ Fosik, entre outros.

Dia 30/5, sábado, das 13h30 às 17h.

Continuação


Atelies Abertos Desenho

Coordenação do artista Marcelo Salum. Trabalhará com referências formais trazidas pelos próprios participantes, como fotos, recortes e objetos que servirão como aproximação do campo do papel. O desenho tem como característica essencial o fato de ser um registro subjetivo único. Quando traçamos sobre a superfície áspera do papel, registramos o desejo que interliga a memória ao instante. Daí a proximidade etimológica entre desenho, design, desígnio, desejo.

Dia 30/5, sábado, das 13h30 às 17h.

Painéis

Sala da Internet

Não Imagine, Veja! Intervenção do artista Thiago Garcia

Área de Convivência

Caleidoscopio Intervenção do artista Rubens Guerra

Entrada do Galpão

Conhecendo a América Latina Intervenção do artista gráfico Sérgio Souza

Área de Alimentação

Consumindo Cultura Intervenção do artista Renato Andrade

Arte Linear

Vinte Metros Submarinos Intervenção dos artistas Grupo Charivari

Abertura dia 8/5/2009, sexta, às 20h30. Grátis.

painel arte linear I comprimento 20 metros

Lançamento

Lançamento da Revista Zupi - 13ª edição Com o apoio da Commgroup Branding no lançamento da 13ª edição, a revista reúne atualmente a diversidade da produção de artes visuais e do design experimental de artistas do mundo todo. Reconhecida pela “International Council of Graphic Design Associations” - Icograda - sua ideia principal é a difusão de arte através do design, estimulando a produção independente. Direcionado para docentes, artistas plásticos, arquitetos, educadores, publicitários, estudantes e interessados em geral.

14/5, quinta, às 20h. Área de Convivência. Grátis.


comunicação sesc ribeirão preto programação sujeita a alterações I material reciclável

SESC Ribeirão Preto Rua Tibiriçá, 50 - Centro - CEP: 14010 090 Tel.: (16) 3977 4477 - FAX: (16) 3977 4485 email@sescsp.org.br


Catálogo Charivari