Page 1

NOVEMBRO • ano 04 • n° 37


Saúde

Mulher

Trabalhadora do Comércio, a unidade Móvel do Sáude Mulher está no Sesc em Ananindeua, na Avenida Governador Hélio Gueiros (antiga estrada do 40 Horas). Segunda a Sexta-feira: 7h30 às 12h30 / 14h às 16h Sábado: 7h30 às 11h30 Para mais informações, ligue para (91) 3235-7448.

Cuide da sua Saúde!


Capa: Palco Giratório

Espetáculo “Cuco - a linguagem dos bebês no teatro”, com Cia Caixa do Elefante (RS). Entrada franca

APRESENTAÇÃO Amigos leitores,

SUMÁRIO 4 Sesc em Castanhal 16/17 Crédito no Cartão. Saiba mais! 18 Centro Cultural Sesc Boulevard 29 Turismo Social 30/31 Restaurante do Sesc 32/33 Cartão Sesc. Tire o seu! 34 Sesc em Santarém 41 Sesc Comunidade Quadra Tenoné 42/43 Nova Academia Sesc em Ananindeua 44 Sesc em Marabá 50/51 Clínica Odontológica 52 Sesc Doca 62/63 Endereços e Telefones das Unidades do Sesc

O Sesc no Pará conta com um Guia de programação do que acontece em nossas Unidades. As nossas ações nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência Social existem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, aproximandoas e oferecendo oportunidade de trocar conhecimento e criar novos vínculos. Nesse Guia, também traçamos um panorama do que cada Unidade do Sesc no Pará tem a oferecer ao público. Nesses lugares você vai aprender, se surpreender, se relacionar, cuidar da saúde, brincar, se valorizar e curtir. Isso porque acreditamos que a história de cada indivíduo se faz com experiências marcantes como essas. O que importa para nós são as pessoas, e quando o Sesc abre as portas a experiência começa. #VemProSesc!


Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10 Castanhal/PA - Nova Olinda

Segunda a Sexta 08h às 21h Sábado 09h às 15h Domingo 09h às 16h

O Sesc em Castanhal visa atender a região do Salgado, que inclui municípios como Bragança, Capanema, além da própria cidade modelo, como Castanhal é conhecida. Além do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, atende também estudantes do ensino médio e fundamental e opúblico em geral que procura a unidade. Possui um parque aquático, academia, quadra coberta, ginásio poliesportivo, brinquedoteca, biblioteca, salas para cursos e oficinas, salão de jogos, parque recreativo e cultural, sala de ciências, espaço lúdico, odontologia e muito mais. CENTRAL DE RELACIONAMENTO

0800 941 1242

Segunda a Sexta-feira 08h às 21h Sábado 08h às 12h

4


Sesc em Castanhal 2018

Programações Gratuitas 01 a 30/11 (Segunda a Sábado)

BIBLIOTECA 8h às 21h (Segunda a Sexta) e 8h às 12h (sábado) - Troque seus Livros e Compartilhe Conhecimento Um projeto sociocultural com o propósito de difundir a troca de livros, a partir de livre escolha, favorecendo a formação de sujeitoleitor produtor de novos sentidos e significados. Nesta etapa, chegou a vez de trocar seu livro. Portanto, para quem tem os cupons de inscrição, terá o direito a um livro da mesma categoria que o doado posteriormente.

05 a 09/11 (Segunda a Sexta-feira)

CINEMA – MOSTRA INGMAR BERGMAN 17h - Morangos Silvestres Direção: Ingmar Bergman Drama | 95min | Suécia| 1957 | Livre O rabugento médico aposentado Isak Borg viaja de Estocolmo para Lund, na Suécia, com sua nora grávida e infeliz, Marianne, para receber um diploma honorário da universidade onde estudou. Ao longo do caminho, eles cruzam com uma série de caroneiros, cada um deles fazendo com que o médico idoso reflita sobre os prazeres e as falhas de sua própria vida, incluindo a vivaz jovem Sara, que se parece muito com o primeiro amor do médico.

Morangos Silvestres Cinema • Divulgação

Sesc no Pará • Novembro 2018

6 a 9, 13 a 16, 20 a 23, 27 e 28/11 (Terça a Sexta-feira) EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 18h - Espaço Sesc Saúde A campanha é chamada de Movember no exterior (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). No Brasil foi iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia que escolheu o mês de novembro por que se comemora no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Sabendo da importância do tema serão realizadas campanhas e orientações de prevenção do câncer de próstata e de pênis. Acessível a todos os públicos.

09/11 (Sexta-feira)

MÚSICA 21h - Show Banda Os Reservas A banda castanhalense “Os Reservas”, composta por Marília Sena (vocalista), Mayara Sena (musicista) e Matheus Furtado (produtor e músico), apresenta um repertório de músicas autorais e covers que figuram as diversas resistências no cenário brasileiro. Melodias, Poesias, Rock e Pensamentos críticos sobre o Amor, a Vida e a Arte produzida na atualidade.

5


Sesc em Castanhal 2018

10/11 (Sábado)

LITERATURA 10h – Contação De Histórias “Aconteceu No Circo...” por Estrelita e Tutu. A palhaça Estrelita e o Malabarista Tutu mergulham no universo do circo para contar histórias repletas de sonhos e desejos. Um mundo que se abre de possibilidades mágicas levando o público ao encontro e ao encanto de histórias que entrelaçam crianças e a arte do circo. Livre para todos os públicos Ficha técnica: Palhaça Estrelita e Produção: Romana Melo / Malabarista e Efeitos sonoros: Artur Dória / Direção: Marton Maués

11/11 (Domingo)

RECREAÇÃO CicloSesc em Castanhal Largada às 07h Concentração às 06h Passeio ciclístico pelas principais ruas de Castanhal, destacando pontos turísticos da cidade (Praça Matriz, Monumento Maria Fumaça, Catedral Santa Maria Mãe de Deus, Praça da Bíblia, entre outros.) INSCRIÇÕES ABERTAS na Central de Relacionamento com o Cliente Sesc, das 8h às 20h (2ª a 6ª feira) e das 8h às 12h (sábados). Para menores de 18 anos, somente é possível inscrever com a presença do responsável legal. VALOR Trab. do Comércio/Dep: R$ 10,00 Público em Geral: R$ 20,00 KIT: Camisa + Boné + Squeeze + Mochila. Os Kits do evento serão entregues na véspera do mesmo.

6

12, 13, 14 e 16/11 (Segunda, Terça, Quarta e Sexta-feira)

CINEMA – MOSTRA INGMAR BERGMAN 17h - O Sétimo Selo Direção: Ingmar Bergman Drama |95min |Suécia| 1956| 14 anos Após dez anos, um cavaleiro retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela Peste Negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e, enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com ela ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Ciclo Sesc Acervo Sesc Pará


Sesc no Pará • Novembro 2018

13 e 14/11 (Terça e Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h às 12h/ 13h às 18h - Sesc Saúde na Empresa Culminância do projeto com orientações e serviços de saúde e beleza, aplicação de questionários e resultado das avaliações realizadas ao longo do ano. Local:Auditório da Nazária Distribuidora (Programação exclusiva para os funcionários da empresa).

20 e 21/11 (Terça e Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 7h30 às 12h e 17h às 21h - Sesc Saúde na Empresa Culminância do projeto com orientações e serviços de saúde e beleza, aplicação de questionários e resultado das avaliações realizadas ao longo do ano. Local: Auditório da TV Liberal Castanhal (Programação exclusiva para os funcionários da Tv Liberal).

19 a 23/11 (Segunda a Sexta-feira)

CINEMA – MOSTRA INGMAR BERGMAN 17h - Fanny e Alexander Direção: Ingmar Bergman Drama|188min| Suécia| 1982|14 anos No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças falece. Deste momento em diante Alexander, o menino, passa a ver o fantasma do pai frequentemente. Tempos depois Emilie, sua mãe, casa-se com um homem extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirálos daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.

O Sétimo Selo Fanny e Alexander Cinema • Divulgação

7


Sesc em Castanhal 2018

20/11 (Terça-feira)

ARTES CÊNICAS - PALCO GIRATÓRIO 18h - Espetáculo “Cuco - A Linguagem Dos Bebês No Teatro”, com Cia Caixa do Elefante (RS) Através das experiências lúdicas e estéticas dos bebês, do jogo entre o “esconder e o revelar”, o espetáculo cria uma atmosfera na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal. Essa brincadeira ficcional, de criar e dar sentidos toma forma num ninho, numa cama acolchoada. Espaço que acolhe fantasias, surpresa e tudo o que é possível a uma criança colecionar. Um teatro feito para bebês, crianças pequenas (de zero a três anos) e quem mais gostar da liberdade de expressão e de compreensão.

23/11 (Sexta-feira)

MÚSICA 21h - Show Projeto “Dois Violões” O Projeto artístico Dois Violões é formado pelos músicos belenenses José Maria Bezerra e Ricardo Smith, ambos docentes da UFPA. A partir do ano de 2015, começaram uma parceria onde mostram obras autorais em arranjos para violão solo ou duo. No ano de 2018, resolveram firmar a parceira e montar o Projeto Dois Violões, que se constitui em um concerto em formato acústico, tendo em sua essência obras autorais de ambos os músicos em suas carreiras profissionais, obras que prezam por um caráter idiomático do violão brasileiro e amazônico.

8

24/11 (Sábado)

BIBLIOTECA 9h às 11h - Clube de Leitura O Clube de Leitura é um projeto de incentivo a leitura que propõe através do estímulo a cultura, as possibilidades e a esperança de construir um país melhor para todos. Tem como objetivo exercitar a leitura como prática democrática, envolver e conscientizar o trabalhador do comércio, dependente e comunidade em geral sobre o ato de ler. Bem como desenvolver competências de compreensão leitora, ampliar as práticas promotoras do acesso e da democratização da leitura, e assim proporcionar espaços de diálogo e formação de novos leitores, com o intuito de incentivar a leitura, possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação, ao valorizar e estimular a criação e a circulação do acervo geral da Biblioteca, principalmente o infantil.

A Hora do Lobo Cinema • Divulgação


Sesc no Pará • Novembro 2018

26 a 30/11 (Segunda a Sexta-feira)

CINEMA – MOSTRA INGMAR BERGMAN 17h - A Hora do Lobo Direção: Ingmar Bergman Terror| 90min| Suécia| 1968| 18 anos Um pintor e sua esposa vão morar em uma ilha afastada de tudo e conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida do casal, que já estava atormentado pelos pesadelos do pintor e por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.

28 a 30/11 (Quarta a Sexta-feira)

ASSISTÊNCIA 18h às 22h - Festival “Velhos Artistas, Novos talentos” O Festival reunirá talentos em diversas áreas, entre elas: música, dança e literatura, pertencentes ao município de Castanhal e demais municípios do Pará. O festival é pioneiro no Estado voltado a este público. Público alvo: idosos moradores de Castanhal e municípios vizinhos que tenham a partir de 60 anos. Inscrições deverão ser efetuadas no período de 1/10 a 21/11 de 2018 no Sesc – Unidade de Castanhal na Av. Barão do Rio Branco, Sala do GSI andar térreo, nos horários de 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelos telefones: (91) 3721-1567 /(91) 3721-2294. No ato da inscrição todos receberão o

regulamento do evento. Itens necessários às inscrições dos participantes: Ficha de inscrição preenchida (letra de forma legível) e assinada pelo idoso; Cópia da Carteira de Identidade, ou qualquer outro documento que contenha foto do participante; Uma foto 3x4 para confecção dos crachás; Release com breve currículo do participante, falando do seu talento. As inscrições serão gratuitas e não será cobrada qualquer taxa para sua participação. Local: Quadra do Parque Recreativo e Cultural

30/11 (Sexta-feira)

LITERATURA 20h – Lançamento do Livro “Canções Submersas” de Lia Cavaliera Canções Submersas é a história da investigação atrás da verdade sobre os estranhos acidentes ocorridos no edifício Belo Paraíso. Tomando testemunho dos moradores do prédio, o investigador Mauro Chagas nota que certos moradores apresentam comportamentos anormais e inquietantes. Pouco a pouco, são revelados os segredos dos moradores, o que aconteceu com eles e o porquê de Belo Paraíso ter sido interditado. Livre para todos os públicos

9


Sesc em Castanhal 2018

Exposições SALA DE CIÊNCIAS Exposição Antropia “Os Reflexos da Ação do Homem no Meio Ambiente” Visitação até 30/11, de 8h às 12h e 14h às 18h (Segunda a sexta) Exposição tratando dos problemas e dificuldades enfrentados pelas regiões do Brasil em virtude das mudanças climáticas, alertando para os riscos de desastres naturais bem como para situações criadas pela ação humana. Tem como objetivos estimular a discussão sobre esse importante tema e disseminar conhecimentos e estratégias para enfrentarmos esse grande desafio planetário. Na programação terá oficinas, palestras, roda de conversa e visitas mediadas. Livre para todos os públicos com acesso gratuito. Agendamento prévio para docentes e discentes, pelos fones: 3721-1567 / 2294 - Ramal 209. ARTES VISUAIS | EXPOSIÇÃO Mostra “Palavras Compartilhadas”, De Rosana Ricalde 07 a 30/11, das 9h às 12h e 14h às 20h (segunda a sexta-feira) A mostra de Rosana Ricalde apresenta três momentos relacionais entre a escrita e três motivos: imagem, paisagem e construção textual. A reconstrução das palavras trafega da forma literária para a forma visual. Ao apropriar-se de textos teóricos ou poéticos, a artista apresenta uma nova leitura da linguagem, remetendo-nos ao poder da palavra ao longo dos tempos. A mostra faz parte do Projeto Nacional ArteSesc, que realiza exposições itinerantes de artes 10

visuais em todo o país, objetivando sua difusão e acesso para diferentes públicos. Livre para todos os públicos com acesso gratuito. Agendamento de visitas mediadas: (91) 3721-2294 | Ramal: 215

Cursos do mês! INSCRIÇÕES GRATUITAS: Sala Técnica do Setor de Cultura. ARTES CÊNICAS OFICINA ÍNDIGO – PROJETO PALCO GIRATÓRIO 19/11, das 17h às 19h Atelier sensorial. Em um ambiente acolhedor os bebês são convidados a explorar suas possibilidades corporais e sensoriais, desenvolvendo suas próprias descobertas, através do contato com materiais de texturas diversas. Índigo é uma instalação de formas e texturas eu um universo todo azul. Público-alvo: bebês de 6 meses a 3 anos acompanhados de 1 adulto. Período de Inscrição: 01 a 19/11, das 14h às 20h (segunda a sexta-feira) WORKSHOP DE VIOLÃO COM OS MÚSICOS JOSÉ MARIA BEZERRA E RICARDO SMITH – PROJETO DOIS VIOLÕES 23/11, das 16h às 17h30, O Workshop faz parte do Projeto artístico Dois Violões. Período de Inscrição: 01 a 22/11, das 14h às 21h (Segunda a sexta-feira)


Sesc no Pará • Novembro 2018

Grupo Social do Idoso (GSI)

Trab. do Comércio/Dep: R$ 12,00 Público em Geral: R$ 16,00 (mensal) Observação: Os integrantes do Grupo pagam uma taxa mensal. 09, 16, 23 e 30/11 (Sextas-feiras) 08h às 09h - Aerorritmo e Dança Livre 05, 12, 19 e 26/11 (Segundas-feiras) 08h às 09h - Ginástica 05, 09, 12, 16, 19, 23, 26 e 30/11 (Segundas e Sextas-feiras) 09h às 10h (Sexta-feira) e 15h às 17h (Segunda e Sexta-feira) - Projeto EDAPI - Expressão Dança e Atitude da Pessoa Idosa 15h às 16h - Alongamento 01, 06, 8, 13, 20, 22, 27 e 29/11 (Terças e Quintas-feiras) Projeto Mil Ideias 09h às 11h - 14h30 às 16h30 (Quarta-feira) e 14h30 às 16h30 (Quinta-feira) 06, 13, 20 e 27/11 (Terças-feiras) 08h às 09h - Dinâmicas Corporais de Coordenação Motora (GRATUITO) 09h às 10h - Papo de Homens 07, 14, 21 e 28/11 (Quartas-feiras) 08h às 09h - Práticas Corporais com Materiais e Cadeira 10h às 11h - Ballet 16h às 17h - Do Fundo do Baú 01, 08, 22 e 29/11 (Quintas-feiras) 08h às 11h - Reunião do Grupo Plenitude 01, 08, 09, 16, 22, 23, 29 e 30/11 (Quinta-feira e Sexta-feira) 09h30 às 10h30 - Projeto Trocando ideias 19 a 23/11 (Segunda a Sexta-feira) 14h30 às 17h30 - Projeto Aprendendo 30/11 (Sexta-feira) 09h às 11h - Aniversariantes do mês

BiblioSesc I Leitura, Pesquisa, Empréstimos e Devolução de Publicações, com atendimento nos bairros e comunidades distantes do centro. 9h às 12h e 14h às 17h 01, 15 e 29/11 (Quinta-feira) Local: Comunidade do Beato Paulo VI - Conjunto Ipê 06 e 20/11 (Terça-feira) Local: Comunidade São Carlos Borromeu (Km-7 Castanhal/Curuçá) - São Carlos Borromeu. 07 e 21/11 (Quarta-feira) Local: Comunidade N. S. do Carmo (Alameda Castro Alves, s/n) - Milagre 08 e 22/11 (Quinta-feira) 9h às 12h e 13h às 17h Local: Ginásio Municipal Apeú (Travessa Holanda Pessoa, s/nº ) Apeú. 09, 16, 23 e 30/11 (Sexta-feira) Local: Comunidade N. S. de Nazaré (Rua Princesa Amélia, 420) – Imperador 12 e 26/11 (Segunda-feira) Local: Comunidade N. Sra de Fátima ( Trav. Ipiranga, s/n) – Nova Olinda 13 e 27/11 (Terça-feira) Local: Comunidade Santa Luzia (Km 06 - Castanhal/São Francisco) – Santa Luzia 14 e 28/11 (Quarta-feira) Local: Comunidade Imaculado Coração de Maria (Rua: Araceli Sampaio, 10) – São José 11


Sesc em Castanhal 2018

Serviços PLAYGROUND (Gratuito) Segunda a Sexta-feira, de 08h às 21h Sábado, de 08h às 15h Domingo, de 09h às 16h SALÃO DE JOGOS (Gratuito) Terça a Sexta-feira, das 18h às 20h30 Sábado, de 09h às 15h e Domingo, de 09h às 16h Não abre às segundas-feiras BRINQUEDOTECA Terça a sexta-feira, das 08h às 20h Sábado: 08h às 12h (Fechada nas segundas-feiras) OBS: Crianças menores de 6 anos necessitam estar acompanhadas de pais ou responsáveis para permanecerem no espaço.

Parque Aquático aberto para receber os trabalhadores do comércio e seus familiares com música ambiente. Menores de 18 anos só entram acompanhados de responsável. Trabalhador do Comércio/ Dependente: ENTRADA GRATUITA com o cartão Sesc atualizado Público em Geral: R$ 30,00. CLÍNICA ODONTOLÓGICA Segunda a Sexta: 8h às 21h Sábado: 8h às 12h Tel: (91) 3721-2294 / 3721-1567 OBS: Exame clínico, préagendamento no site do Sesc Pará no dia 10 de cada mês, ou no próximo dia útil caso o dia 10 caia em fim de semana ou feriado. www.sesc-pa.com.br

BIBLIOTECA Segunda a Sexta: 08h às 21h Sábado: 08h às 12h Tel: (91) 3721-2294 (Ramal 221) Para cadastro na Biblioteca Os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Cartão Sesc atualizado (Trabalhador do Comércio/Dependente); Comprovante de residência. Acesso à internet (1 hora) Trabalhador do Comércio/ Dependente: R$ 3,00 Público em Geral: R$ 5,00 Para horas subsequentes o mesmo valor. DOMINGUEIRAS NO PARQUE RECREATIVO CULTURAL Sábado das 9h às 15h Domingo das 9h às 16h 12

Clínica Odontológica Acervo Sesc Pará


Sesc no Pará • Novembro 2018

Cursos Regulares Música

Turmas para o 2º Semestre Taxa para o período: Trab. do Comércio/Dep: R$ 75,00 Público Geral: R$ 530,00 CURSO DE VIOLÃO (POPULAR) Agosto a Dezembro (Segunda e Quarta-feira) Turma I: 14h às 16h Turma II: 16h às 18h Turma III: 18h às 20h Aprendizado de habilidades teórico práticas para execução musical em violão estilo música popular. CURSO DE TECLADO (BÁSICO) Agosto a Dezembro (Terça e Quinta-feira) Turma I: 16h às 18h Turma II: 18h às 20h Aprendizado de habilidades teórico práticas para execução musical em noções básicas de teclado.

Artes Cênicas - Dança Investimento: (Taxa única Trimestral para qualquer um dos Cursos de Dança de Salão, Ballet, Alongamento e Dança Contemporânea) Trab. do Comércio/Dep: R$ 40,00 Público Geral: R$ 140,00 DANÇA CONTEMPORÂNEA (Segunda e Quarta-feira) Turma única: 18h às 20h Desenvolvimento de métodos e técnicas de dança contemporânea para jovens e adultos acima de 16 anos.

DANÇA DE SALÃO AVANÇADO (Segunda e Quarta-feira) Turma I: 17h às 19h Turma II: 19h às 21h (Terça e Quinta-feira) Turma I: 15h às 17h Turma II: 17h às 19h Turma III: 19h às 21h BALLET CLÁSSICO Método Vaganova. (Segunda e Quarta-feira) Turma I: 07 a 09 anos - 08h às 09h Turma II: 10 a 15 anos - 09h às 11h Turma III: 09 a 11 anos - 16h às 17h Turma IV: 12 a 15 anos - 17h às 18h (Terça e Quinta-feira) Turma I: 04 anos - 08h às 09h Turma II: 04 anos - 15h às 16h Turma III: 05 a 06 anos - 09h às 10 Turma IV: 05 a 06 anos - 16h às 17h Turma V: 07 a 08 anos - 17h às 18h ALONGAMENTO (Terça e Quinta-feira) Turma manhã: 07h às 08h Turma noite - 18h às 19h PROJETO DANÇA CRIANÇA (Crianças de 6 a 12 anos) Turma I: 15h às 16h30 (Segunda e quarta-feira) O Projeto Dança Criança oportuniza o acesso à diversas modalidades de dança ao público infanto-juvenil. O curso promove a movimentação do corpo e auto-percepção das proporções físico-corporais e coordenação motora dos alunos, através da ludicidade das dinâmicas da dança.

13


Sesc em Castanhal 2018

Desenvolvimento Físico e Esportivo Observação: No ato da inscrição é necessário apresentar atestado médico declarando estar apto às atividades físicas. AVALIAÇÃO FÍSICA Inscrições na Central de Relacionamento com o Cliente Sesc às terças e quintas-feiras. Local de agendamento: Sala de Avaliação | Academia Trabalhador do Comércio/ Dependente: R$ 15,00 Público em geral: R$ 38,00 Faixa etária: de 18 a 59 anos. NATAÇÃO (INFANTIL, INFANTO JUVENIL E ADULTO) Infantil I (05 a 07 anos) Terça e Quinta das 16h às 17h Infantil II (08 a 10 anos) Segunda, Quarta e Sexta: 16h às 17h Infantil II (08 a 11 anos) Terça, Quarta e Sexta: 8h às 9h Infantil II (08 a 10 anos) Terça e Quinta: 17h às 18h Infanto Juvenil (11 a 14 anos) Segunda, Quarta e Sexta: 17h às 18h Infanto Juvenil (11 a 14 anos) Terça e Quinta: 18h às 19h Adulto (a partir de 15 anos) Terça e Quinta: 19h às 20h Adulto (a partir de 15 anos) Segunda, Quarta e Sexta: 19h às 20h Preço (Duas vezes por semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Público Geral: R$ 74,00 Preço (Três vezes por Semana): Trab. do Comércio/Dep: R$ 37,00 Público em Geral: R$ 90,00

14

INICIAÇÃO ESPORTIVA (04 a 06 anos) 08h às 09h e 15h às 16h (Educação Psicomotora) (07 a 10 anos) 09h às 10h e 16h às 17h (Mix de Esportes) Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Público em Geral: R$ 37,00 MUSCULAÇÃO Turmas: Segunda, Quarta e Sexta e/ ou Terça, Quinta e Sexta-feira: Turmas Manhã: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h e 11h às 12h; Turmas tarde: 15h, 16h e 17h às 18h; Turmas noite: 18h, 19h, 20h e 21h às 22h. Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Público em Geral: R$ 74,00 HIDROGINÁSTICA Terça, Quarta e Sexta: 07h às 08h / 09h às 10h Segunda, Quarta e Sexta: 18h às 19h Preço: 3X por semana Trab. do Comércio/Dep: R$ 37,00 Público em Geral: R$ 90,00 Faixa Etária: a partir de 15 anos GINÁSTICA MIX Segunda, Quarta e Sexta-feira Terça e Quinta-feira 16h às 17h / 18h às 19h 19h às 20h / 20h às 21h Faixa Etária: a partir de 15 anos (Três vezes na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 32,00 Público Geral: R$ 74,00 (Duas vezes na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 64,00 BASQUETE Terça e Quinta-feira: 18h às 19h Faixa etária: 11 a 14 anos Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Público em Geral: R$ 37,00


Sesc no Pará • Novembro 2018

VOLEIBOL Segunda, Quarta e Sexta-feira: 18h às 19h Faixa etária: 11 a 14 anos Trab. do Comércio/Dep: R$ 20,00 Público em Geral: R$ 50,00 FUTSAL Segunda, Quarta e Sexta-feira (11 a 14 anos): 15h às 16h Segunda, Quarta e Sexta-feira (15 a 18 anos): 16h às 17h Trab. do Comércio/Dep: R$ 20,00 Público em Geral: R$ 50,00 + R$ 30,00 (Cartão Sesc) KARATÊ Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Público Geral: R$ 37,00 Karatê Infantil I Faixa Etária: 04 a 06 anos Segunda, Quarta e Sexta: 8h às 9h / 15h às 16h Karatê Infantil II Faixa etária: 07 a 10 anos Segunda, Quarta e Sexta-feira: 9h às 10h / 16h às 17h / 17h às 18h Karatê Juvenil Faixa etária: 11 a 14 anos Segunda, Quarta e Sexta: 10h às 11h / 18h às 19h Karatê Juvenil/adulto* Faixa Etária: A partir de 15 anos Terça e Quinta-feira: 18h às 20h *Preço Trab. do Comércio/Dep: R$ 19,00 Público em geral: R$ 38,00

TREINAMENTO DE CORRIDA Segunda, Quarta e Sexta: 19h às 20h Faixa Etária: A partir de 15 anos Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Público Geral: R$ 74,00 TREINO SISTEMÁTICO / GINÁSIO DO SESC / QUADRA PRC Segunda a Sexta-feira - 19h às 22h (de hora em hora) Treino sistemático com horários pagos. Trab. do Comércio/Dep: R$ 60,00 Público em geral: R$ 153,00 Observações: Consultar o setor de esportes para verificar horário e disponibilidade.

CIRCUITO FUNCIONAL Terça e Quinta: 19h às 20h Faixa Etária: A partir de 15 anos Trab. do Comércio/Dep: R$ 25,00 Público Geral: R$ 64,00 Atividades Esportivas Acervo Sesc Pará

15


16


Sesc no Parรก โ€ข Novembro 2018

17


Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523 Belém/PA - Campina

Visitação

Terça a sábado 09h às 18h Domingo Programação sujeita a alteração O Centro Cultural Sesc Boulevard foi construído bem no Centro Histórico de Belém, tombado pela lei orgânica do Município de 1990, regulamentado pela lei 7.709, de 18/05/1994. Oferece ao público uma programação mensal de atividades nas diversas linguagens artísticas, como Fotografia, Cinema, Artes Visuais, Teatro, Dança, Literatura e Música.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

0800 941 1242

18

Segunda a Sexta-feira 08h às 18h Sábado 08h às 12h Domingo FECHADO


Sesc Boulevard 2018

Programações Gratuitas

Sesc no Pará • Novembro 2018

MÚSICA 19h - Amarildo Silva (MG) O cantor e compositor mineiro lança o seu quarto trabalho solo intitulado “Mariana”, que passeia por canções sobre poesia de Wander Lourenço, poeta, professor de literatura e especialistas em Guimarães Rosa. O trabalho se origina do Projeto “Grande Sertão Geraes”, em processo há mais de um ano, que abarca as perspectivas de uma leitura lírica da obra ficcional de João Guimarães Rosa.

atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão todos os estados do país. Letícia Brito é poeta, dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam) e às micro revoluções políticosociais onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma. Integra a produção e realização do Slam das Minas RJ, participou também das antologias “on dystopia”, organizada por Porsha O. e “on sisterhood”, organizada por Melissa Lozada, com poemas em português e inglês.

03/11 (Sábado)

07/11 (Quarta-feira)

01/11 (Quinta-feira)

LITERATURA 11h - Contação de história “Uma história das histórias de Boi Bumbá”, com Ester Sá A artista Ester Sá debruçando-se sobre a obra “Boi Bumbá, Auto Popular” do autor paraense Bruno de Menezes, concebeu esse espetáculo narrativo. A artista fez uma releitura poética onde visitamos o passado e os significados de uma ação cultural. Todas as raças que formaram o povo brasileiro fazem parte do enredo do Boi Bumbá, e são narrados pelo ponto de vista dos homens do povo. Observar com atenção esta manifestação conta bastante da história e relações sociais no Brasil.

06/11 (Terça-feira)

LITERATURA – ARTE DA PALAVRA 19h - Arte da Palavra- Rede Sesc de Leituras- Circuito Oralidades, com Letícia Brito O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito

CINEMA (#cinefem) 18h - Assim que abro meus olhos Direção: Leyla Bouzid Gênero: Drama França | 2015| 16 anos Mediação com Lorenna Montenegro Verão de 2010 em Túnis, na Tunísia, alguns meses antes da Revolução de Jasmim. Enquanto o regime de Ben Ali cai, Farah , uma garota de 18 anos, se junta a uma banda de rock politizada e descobre o álcool, o amor e os protestos. Indo contra a vontade da mãe, Hayet, que conhece os tabus do país, Farah mergulha cada vez mais nesse mundo, sem suspeitar do perigo de um regime político que a observa e se infiltra na sua privacidade. Para proteger a filha, Hayet fará o que for preciso, inclusive, reviver as feridas da sua própria juventude. MÚSICA 19h - Rayssa Abrahão Cantora e compositora paraense da nova geração apresenta novo show 19


Sesc Boulevard 2018 intitulado “Belém, Pará, Brasil”, cujo repertório contará com clássicos da música paraense e uma música autoral. No show será acompanhada por músicos renomados de Belém: Adelbert Carneiro (contrabaixo elétrico/contrabaixo acústico), Edgar Matos (teclado), Edvaldo Cavalcante (bateria) e Kim Freitas (violão/ guitarra). Contará também com as participações especiais de Lucinha Bastos e Jardim Percussivo.

08/11 (Quinta-feira)

MÚSICA 19h - Hely Jr, o Elvis da Amazônia O cantor paraense apresenta show com os melhores sucessos do eterno “Rei do Rock”, Elvis Presley, celebrando o que seria o 83º aniversário de vida neste ano. Baladas clássicas e românticas como “Love Me Tender”, “Its Now Or Never”, “My Way”, “Can’t Help Falling in Love”, “Always On My Mind”e outras estarão presentes no repertório deste show numa linda homenagem de um dos melhores covers do “Rei” no Brasil.

09/11 (Sexta-feira)

MÚSICA 19h - Leandro Ribeiro (RJ) O músico e compositor carioca, nascido em Niterói, foi atuante em várias bandas de seu estado e em sua carreira solo já abriu shows de nomes como Luciana Mello, Alceu Valença e Jorge Benjor. Agora, em Belém, apresenta o show de lançamento de seu primeiro CD totalmente autoral, intitulado “Filosofia de Botequim”, onde apresenta a mistura de ritmos 20

brasileiros com o suingue carioca, numa verdadeira viagem musical.

10/11 (Sábado)

ARTES CÊNICAS 14h às 21h - Gira Salão Em sua 5ª edição deste ano, finalizaremos com os ritmos populares do Pará, destacamos apenas três que deixam e trazem suas marcas e cores presentes no passado e fazem dar força para o que vem se constituindo o presente/ futuro em dança de salão no Estado. Teremos a presença dos profissionais: Roberto Ribeiro, Josué Moura e Linekee Luis, que ministrarão oficinas de ritmos específicos como o Brega, a Lambada e o Merengue. Será um sábado de aulas teóricas-práticas seguido de mesa redonda cujo tema abordado será: “A História da dança de salão em Belém” e, em seguida, um momento para a confraternização em forma de Baile com curta duração. As aulas iniciam a partir das 13h e vão até ás 18h. A mesa redonda iniciará às 18h e o baile às 19h30. CINEMA 16h - Sessão Daqui - Mostra de curtas Woylle Masaki Classificação: 16 anos Uma amostra comentada dos trabalhos de maior relevância de Woylle Masaki, contando uma história dividida em três partes: o fazer artístico, o trabalho pelo trabalho e a arte aliada ao trabalho. Cada vídeo com um conceito único, onde será apresentado o momento vivido na produção e o teor intelectual do trabalho. A apresentação dos trabalhos será encerrada com a estréia do resultado do Prêmio Seiva


Sesc no Pará • Novembro 2018

Difusão e Produção Artística 2018 pelo curta metragem Bl – 3000, que sugere uma realidade pós apocalíptica vivida por um robô no mercado do Ver-o-peso. Curtas: Historia da arte atual; DVD pirata; Descendo o viaduto da BR em um papelão; Fluxionários da educação;Deixados para morrer; Fluid boy; Herói Brasileiro; Leo no jardim; Sonho de Futuro; Defensores do norte P1; clipe desviando; Clipe eu quero cerveja; Clipe hosvald canibal; Os produtores (interfilmes Osga); Bl-3000.

12/11 (Segunda-feira)

LITERATURA – ARTE DA PALAVRA 19h - Debate pelo projeto Arte da Palavra, Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores Ministrantes: Cuti Silva e Clarissa Macedo Faixa etária: 12 anos Cuti Silva é pseudônimo de Luiz Silva. Formou-se em Letras (Português-Francês) na Universidade de São Paulo, em 1980. É Mestre em Teoria da Literatura (1999) e Doutor em Literatura Brasileira (2005) pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Publicou 20 de títulos individuais nos gêneros poesia, contos, teatro e ensaios. Foi um dos fundadores dos Cadernos Negros, em 1978, e do grupo Quilombhoje, em 1980. Clarissa Macedo, doutoranda em Literatura e Cultura, é escritora, revisora, professora e pesquisadora. Apresenta-se em eventos pelo Brasil e exterior, integrando coletâneas, revistas, blogues e sites. Publicou “O trem vermelho que partiu das cinzas” e “Na pata do cavalo há

sete abismos” (Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia, 2014, em 2ª edição pela Penalux, 2017, traduzido para o espanhol e para o inglês).

13/11 (Terça-feira)

MÚSICA 19h - Confraria Do Camarão Oculto Formado pelos músicos: Gerson Veloso (cavaco e bandolim), Paulo Poca (violão de seis cordas), Mauro Ricardo (Violão de sete cordas), Moisés (Voz e pandeiro), Carlos Gutierrez (Violão de sete cordas), Carlinhos Bochecha (Cavaco), Ubiratan Porto (bandolim), Paulo Poca filho (Violão de Seis e cavaco), Paulo Borges (Flauta) e participação especial de Paula Borges (Bandolim) e Paulinho Poca Filho (Violão, Cavaco). LITERATURA 19h - Projeto Leitura Dramática Mediador: Saulo Sisnando Livre O Projeto Leitura Dramática objetiva, por intermédio da leitura de peças teatrais, promover a divulgação de textos dramáticos nacionais e internacionais possibilitando debates e reflexões sobre as obras lidas.

14/11 (Quarta-feira)

CINEMA 18h - Sessão Daqui - Lançamento do Documentário “Oficina Santa Terezinha” Classificação: 14 anos A partir de uma vivência em uma oficina metalúrgica na região conhecida como Porto do Sal, em Belém, o realizador e diretor de fotografia Rodrigo José Correia se interessou em documentar a história 21


Sesc Boulevard 2018 daquele lugar e, como resultado, produziu um documentário de curta-metragem. A obra é uma realização independente e o primeiro filme do artista. O documentário narra a história da metalúrgica, que se confunde com a história de seu Chico, o proprietário, e revela uma história da indústria no Pará e na Amazônia. A escolha do local se deu ao acaso, após Rodrigo ter sido convidado para registrar um processo artístico da artista visual Elaine Arruda. MÚSICA 19h - Eder Effe O músico e compositor paraense com 20 anos dedicados à música, já integrou as bandas “Suzana Flag”, “Ataque Fantasma”, “Johny Rockstar”, além do projeto de músicas voltadas para o público infantil, o “Espoleta Blues”, com dois trabalhos lançados. O músico tem dois Cd’s solo, o “As Crônicas do Bandido” e o mais recente, intitulado “Pássaros Vol.1”, cuja proposta sonora vem carregada de influências do country clássico, blues e rock dos anos 50/60, além de elementos presentes em seus outros trabalhos, como o folk e o rock alternativo.

16/11 (Sexta-feira)

PALCO GIRATÓRIO 15h - Espetáculo “Carimbó Conta - Verequete”, com Marluce Araújo - (PA) Classificação: Livre É uma peça artística, contada, cantada e dançada, para todas as idades. Com o intuito de valorizar a importância da cultura popular de forma poética e criativa, apresenta a 22

trajetória de vida de Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, um dos maiores representantes da Cultura popular do Estado do Pará.

17/11 (Sábado)

PALCO GIRATÓRIO 16h - Espetáculo “Cuco - a linguagem dos bebês no teatro”, com Cia Caixa do Elefante (RS) Classificação: Livre Distribuição de ingressos gratuitos no dia 16/11 Número de vagas: 120 (60 bebês com seus acompanhantes) Através das experiências lúdicas e estéticas dos bebês, o espetáculo cria uma atmosfera na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal. Uma brincadeira ficcional, de criar e dar sentidos toma forma num ninho, numa cama acolchoada. Espaço que acolhe fantasias, surpresa e tudo o que é possível a uma criança colecionar. COMO FUNCIONA? O espetáculo tem duração de 60 minutos. Parte deste tempo é destinado ao acolhimento do público com protocolo do diretor devido às especificidades da faixa etária, para que os responsáveis pelos bebês sejam orientados sobre como proceder nessa primeira experiência. Essa orientação visa que responsáveis e bebês sejam acolhidos, sintam-se seguros e confortáveis para viver uma experiência agradável. Após, o tempo é destinado à interação dos bebês com o espaço, com os materiais da cena, com os outros bebês e seus cuidadores.


Sesc no Pará • Novembro 2018 Espetáculo “Cuco - a linguagem dos bebês no teatro”, com Cia Caixa do Elefante (RS) Divulgação • Palco Giratório

22/11 (Quinta-feira)

MÚSICA 19h - Núcleo de Ópera(FCG) O Núcleo de Ópera do Instituto Carlos Gomes tem como principal objetivo investir na profissionalização dos alunos de canto lírico e de cantores paraenses, preparando-os para a carreira artística profissional e para o mercado de trabalho nacional e internacional.

23/11 (Sexta-feira)

20/11 (Terça-feira)

LITERATURA 19h - Debate literário: Não estar aqui/ Sim é mais além Convidado: Vasco Cavalcante Mediadora: Mayara Ribeiro Guimarães Classificação: Livre O poeta e designer Vasco Cavalcante, com mediação de Mayara Ribeiro Guimarães, professora de Literatura Brasileira da UFPA, estará fazendo uma explanação sobre o poeta Max Martins, tomando como base uma exposição em sua homenagem, cuja abertura será no dia 12 de janeiro de 2019, dia do Aniversário da Cidade de Belém.

21/11 (Quarta-feira) MÚSICA 19h - UEPA

MÚSICA 19h - The Baudelaires “Looking for the Big Star” é nome do novo e terceiro álbum do quarteto de “power pop” paraense. O álbum tem 10 faixas, divididas em composições de toda a banda. Dessa vez, o baterista Bruno Oliveira e o baixista Marcelo Damaso também são autores, assinando 4 das 10 composições do disco. As outras ficaram a cargo da dupla Andro Baudelaire e Marcelo Kahwage, responsáveis por todas as composições dos álbuns anteriores. As músicas “Congratulations on Your Decision to Be Come a Pilot”, “About the sky” e “When you’renot mine” lançadas como singles, já apontam o novo caminho que a sonoridade da banda assinala nesse próximo trabalho.

27/11 (Terça-feira)

CINEMA 18h - Abertura do 4º TORÓ - Festival Audiovisual Universitário de Belém 18h30 - Exibição dos filmes Classificação: 14 anos A produção audiovisual de universitários e alunos das escolas de cinema de todo o País é o foco 23


Sesc Boulevard 2018 do 4º Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém. Com o objetivo de difundir as obras produzidas no meio acadêmico, o festival abrange as categorias: documentário, ficção, experimental, animação, videoclipe, videodança e webfilme, de modo a contemplar formatos tradicionais e formas mais recentes de expressão do setor. Uma mostra competitiva compõe o eixo central do evento, mas a programação inclui mostra paralela com produções dos alunos de Cinema e Audiovisual da UFPA, além de oficinas e workshops, mostras de filmes premiados em outros festivais universitários e exibição dos vencedores do festival. O 4º Toró é uma realização do Núcleo de Produção Audiovisual (Nupa), projeto de extensão criado em 2011 no âmbito do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, em parceria com o Sesc.

28 a 30/11 e 01/12

CINEMA 15h, 17h e 19h - 4º TORÓ - Festival Audiovisual Universitário de Belém Classificação: 14 anos (Consulte no dia 27/11)

29/11 (Quinta-feira)

MÚSICA 18h - EMUFPA - Recital de Canto Lírico

Fotografia PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL VINCULADA À COLEÇÃO “MÁQUINAS PARA FILOSOFAR” “MÁQUINAS PARA FILOSOFAR” Atividades realizadas a partir de agendamento via email. Visitas monitoradas. Acervo de câmeras artesanais confeccionadas nos séculos XIX e XX, consideradas por pesquisadores uma das mais representativas coleções desta natureza da América Latina. Agendamento prévio via email psampaio@pa.sesc.com.br LEITURAS DE PORTFÓLIO Encontros com interessados em conversar sobre seus ensaios, projetos, séries. As leituras são feitas sempre aos sábados e domingo a partir de agendamento prévio. Pré requisito: Apresentar portfólio impresso (qualquer tamanho e papel), contendo um mínimo de 20 fotos sobre a mesma temática. VIVÊNCIA “FOTOGRAFIA E IMAGINAÇÃO” Os participantes são estimulados a utilizar a imaginação como “base de captura” de imagens por meio de um protótipo de câmera fotográfica.

Amazônia das Artes • Percepções Gabriel Arcanjo

24

Mostra “Círio 1900 - Fotografias de Jacques Huber” • Arquivo Cantonal da Cidade da Basileia/Suiça


Sesc no Pará • Novembro 2018

Exposições

Abertas ao público de Terça a Sábado, das 09h às 18h AMAZÔNIA DAS ARTES – ARTES VISUAIS - “PERCEPÇÕES” DE GABRIEL ARCANJO Visitação até 09/11 - LIVRE Para conceber a exposição o artista Gabriel Arcanjo elabora um argumento expositivo a partir das imagens pictóricas selecionadas pela curadoria, que em conjunto, analisaram e refletiram sobre as possíveis investigações da materialidade, abrangência de técnicas, matização das cores suaves, oscilação entre experimentações sutis e poéticas que evocam questões existenciais ao mesmo tempo em que realiza experimentos

formais. No conjunto das obras o artista catalisa acontecimentos vivenciados por ele, no qual descreve e compreende um campo de investigação, agora transposto para o campo expositivo. As obras propõem ainda uma reflexão sobre as possibilidades de lidar com a fraqueza e o isolamento, diante das questões sociais do nosso tempo e espaço territorial. Pode-se afirmar ainda que o artistas conduz à uma narrativa sobre as questões étnicas, espiritualidade independente da religião e as simbioses entre o corpopoética. MOSTRA “CÍRIO 1900 FOTOGRAFIAS DE JACQUES HUBER” Visitação até 30/11 - LIVRE A mostra apresenta ao público 10 fotografias inéditas de Jacques Huber (1867-1914) realizadas durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma das mais importantes festas religiosas do Brasil. As fotografias foram feitas entre 1897 e 1902 pelo suíço Jacques Huber (1867-1914), à época Chefe da Seção de Botânica do Museu Paraense de História Natural e Etnografia (atual Museu Paraense Emílio Goeldi). São nove negativos de vidro e uma foto em papel, preservados no Staatsarchiv des Kantons Basel-Stadt, na Suíça, juntamente com o legado documental do referido cientista. As fotografias foram descobertas em 2014 pelo curador da mostra Nelson Sanjad, durante um estágio pós-doutoral na Suíça. Participam do projeto como consultores : Octávio Cardoso, fotógrafo Rosário Lima, arquiteta MSc. João Augusto Ó de Almeida, jornalista e historiador. 25


Sesc Boulevard 2018

Dança e Teatro Cursos e Oficinas DANÇA CRIANÇA*** Faixa Etária - 06 a 10 anos TURMA 01 Segunda e Quarta, de 16h às 17h30 TURMA 02 Terça e Quinta, de 14h às 15h30 TEATRO INFANTIL** Faixa Etária - 07 a 12 anos TURMA 01 Terça-feira, de 14h às 16h TURMA 02 Quarta-feira, de 09h às 11h TURMA 03 Quinta-feira, de 14h às 16h TEATRO JUVENIL** Faixa Etária - 13 a 16 anos Terça e Quinta, de 16h às 18h TEATRO JUVENIL/ADULTO** Faixa Etária - A partir de 16 anos Segunda-feira, de 18h às 20h BALÉ INFANTIL – BÁSICO*** Faixa Etária - 07 a 12 anos TURMA 01 Segunda e Quarta, de 14h30 às 16h TURMA 02 Segunda e Quarta, de 16h às 17h30 BALÉ JUVENIL - BÁSICO*** Faixa Etária - 13 a 16 anos Segunda e Quarta, de 17h45 às 19h15 BALÉ JUVENIL/ADULTO – BÁSICO*** Faixa Etária - A partir de 15 anos Sexta-feira, de 14h às 16h DANÇA DE SALÃO – INTERMEDIÁRIO*** Faixa Etária - A partir de 16 anos Necessário conhecimento básico em Dança de Salão Terça e Quinta, de 19h10 às 20h10

26

BALÉ INTERMEDIÁRIO*** Faixa Etária - A partir de 12 anos Necessário conhecimento básico em Balé. Terça e Quinta, de 15h30 às 17h30 OFICINA: DANÇAS POPULARES - TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE.* Ministrante - Eduardo Vieira Faixa Etária - A partir de 13 anos Danças tracionais regionais e sua aplicação contemporânea Segunda e Quarta, de 17h30 às 19h DANÇA DE SALÃO – BÁSICO*** TURMA 01 Faixa Etária - A partir de 16 anos Segunda e Quarta, de 19h às 19h50 TURMA 02 Faixa Etária - A partir de 16 anos Terça e Quinta, de 18h10 às 19h TURMA 03 Faixa Etária - A partir de 14 anos Sábado, de 08h30 às 10h30 DANÇA CONTEMPORÂNEA*** Faixa Etária - A partir de 18 anos Terça e Quinta-feira, de 18h às 20h

Valores *Trab. Comércio e Dep: R$ 6,00

Estudante/Convênio: R$ 12,00 Público em Geral: R$ 22,00

**Trab. Comércio e Dep: R$ 6,00 Estudante/Convênio: R$ 32,00 Público em Geral: R$ 48,00

***Trab. Comércio e Dep: R$ 40,00 Estudante/Convênio: R$ 77,00 Público em Geral: R$ 140,00

OBS: Inscrições presenciais em qualquer Central de Relacionamento do Sesc no Pará. Mais informações: 0800 941 1242


Sesc no Pará • Novembro 2018

Cursos/Oficinas OFICINA- LABORATÓRIO DE AQUARELA 05 a 10/11 das 15h às 18h Ministrante: Tayná Cardel A oficina é voltada para experimentações com tinta aquarela, que passa pelo pelos princípios básicos sobre a técnica, abordando histórico, tipos de materiais e parte prática. Faixa etária: 12 anos | 10 Vagas INSCRIÇÕES até 05/11 Trabalhadores do comércio: R$ 6,00 Estudantes: R$ 21,00 Público em geral: R$ 32,00

OFICINA DE CANTO 12 e 13/11, das 15h às 18h Faixa etária: 15 anos INSCRIÇÕES GRATUITAS Número de vagas: 20 PALCO GIRATÓRIO, OFICINA PARA BEBÊS - ATELIER SENSORIAL, COM CIA. CAIXA DO ELEFANTE (RS) 16/11, das 16h às 18h Ministrante: Ana Luiza Bergmann Em um ambiente acolhedor, os bebês são convidados a explorar suas possibilidades corporais e sensoriais, desenvolvendo suas próprias descobertas, através do contato com materiais de texturas diversas. Público alvo: bebês de 6 meses a 3 anos acompanhados de 1 adulto INSCRIÇÕES GRATUITAS e presencial até 14/11 Número de vagas: 15 bebês + 15 responsáveis. LIVRE OFICINA - ESTADO DE BRINCAR! COM BIA ALVAREZ (PALHAÇA EVERLINE FLORE) -RJ 20 a 24/11, das 09h às 13h Faixa etária: a partir de 18 anos INSCRIÇÕES GRATUITAS e presenciais até 19/11 Número de vagas: 20 A proposta deste encontro é despertar no participante um corpo disponível e um estado de brincadeira onde ele possa ir identificando e criando mecanismos para acessar sua disponibilidade para a relação, para ver e ser visto e, a partir de então, entrar em estado de jogo, de brincar, de afetação.

Laboratório em Aquarela com Tayná Cardel • Divulgação Oficina para Bebês - Atelier Sensorial Divulgação • Palco Giratório

27


Sesc Boulevard 2018 OFICINA GIRANDA DE PAPEL: MÚSICAS, POETURAS & DOBRADURAS Ministrantes: Cris Rodrigues, Gisele Griz e Rita Melém 24/11, das 09h às 11h A partir de 05 anos INSCRIÇÕES GRATUITAS. 20 Vagas A oficina é um combo de atividades lúdico-educativas que reúne as artes de dobrar papel, cantar e poetizar, tendo como tema o repertório poético-musical do Projeto Gitrandolando, que foi criado em 2018 e é composto de músicas autorais das educadoras em parceria com os escritores paraenses Daniel Rocha Leite e Thiago Azevedo.

Projetos e Parcerias

28

EBooks

Acesse gratuitamente no site do Sesc Pará - www.sesc-pa.com.br/ Menu Principal > Unidades > Belém > Centro Cultural Sesc Boulevard CADERNO DE PENSAMENTOS V. 2 Esta edição conta com os talentos de Diógenes Moura, Erinaldo Cirino, Felipe Pamplona, Georgia Quintas, Juan Guimarães e Irene Almeida. BELÉM 16.16 O livro contém imagens realizadas pelos participantes das maratonas fotográficas e texto histórico da pesquisadora Rose Silveira. As maratonas fizeram parte de uma vasta programação cultural e educativa, com o objetivo de pensar sobre a cidade de Belém e suas múltiplas faces e paisagens ao completar 400 anos de fundação. PÁSSAROS Os Pássaros são um tipo de teatro popular paraense cujos primeiros registros remontam ao fim do século XIX, e cujo fazer, constantemente reelaborado, perdura até os dias atuais, de forma espontânea por pessoas que geralmente se autodenomina como brincantes. Com suas peças carregadas de comicidade, romance e fantasia, os Pássaros são uma latente alegoria do potencial inventivo e criativo da cultura paraense.


Sesc no Pará • Novembro 2018

EXCURSÃO NACIONAL

JANEIRO 09 a 18/01

Fortaleza (CE)

Transporte Rodoviário Pagamento facilitado nos cartões www.sesc-pa.com.br

INFORMAÇÕES

Turismo Social • Sesc Doca Belém - PA - Reduto (91) 4005-9505 ou 98157-9968


30


Sesc no Parรก โ€ข Novembro 2018

31


TIRE O SEU C

Sabia que...

...pode ter à sua disposição serviços gratuitos ou com preços diferenciados nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência? Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, podem utilizar o cartão em qualquer unidade do Sesc no Brasil.

Tire o seu, é gratuito.

Para saber mais, acesse “Cartão Sesc” no site www.sesc-pa.com.br


CARTÃO SESC Horários das Centrais de Relacionamento do Sesc no Pará Sesc Doca (Belém) Rua Senador Manoel Barata, 1873. Segunda a Sexta: 08h às 20h Sábado: 8h às 13h Domingo: 9h às 13h Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523. Campina. Segunda a Sexta: 8h às 18h Sábado: 8h às 12h Sesc em Ananindeua Avenida Hélio Gueiros, 110. Segunda a Sexta: 8h às 12h e 13h às 17h30 Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10. Fone:(91) 3721-2294. Segunda a Sexta: 08h às 21h Sábado: 08h às 12h

Centrais de Belém, Ananindeua e Castanhal

0800 941 1242 (91) 4005-9581 Sesc em Santarém Rua Wilson Dias Fonseca, 535. Fone: (93) 3522-5126 Segunda a Sexta: 08h às 19h Sábado: 08h às 12h Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925, Cidade Nova. Fone: (94) 3324-4344 / 4444. Segunda a Sexta: 08 às 21h Sábado: 08h às 12h

Quem se enquadra como Público em Geral pode tirar o cartão pelo valor de R$ 30,00 (válido por um ano) no ato da matrícula em alguma atividade do Sesc.


Sesc em Santarém Rua Wilson Dias da Fonseca, 535 Santarém/PA - Centro

Segunda a Sexta 08h às 21h Sábado 08h às 12h

Com localização privilegiada no centro comercial, o Sesc em Santarém desenvolve uma gama de serviços e atividades nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, atendendo a clientela preferencial com qualidade, contribuindo com seu bem estar. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Serviços de Saúde Bucal; Cursos de Violão, Teclado, Corte e Costura e Inglês; Biblioteca; Cinema; Ações de saúde com palestras e orientações; Ações recreativas com atividades lúdicas para crianças, jovens e adultos.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO (93) 3522-5126

34

Segunda a Sexta-feira 08h às 19h Sábados 08h às 12h


Sesc em Santarém 2018

Sesc no Pará • Novembro 2018

Espaço Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Aqui tem Sesc!

#VemProSesc

Troca-Troca de Livros

(Segunda a Sexta-feira) 11h às 15h - Recreação Ambiente agradável e aconchegante para você usufruir durante seu horário de intervalo, que conta com espaço para refeições, jogos de salão, TV, e descanso. OBS: Entrada permitida apenas aos Trabalhadores do Comércio mediante apresentação do Cartão Sesc atualizado.

Recreação 16h às 19h (Segunda a Sexta-feira) Ações recreativas com o intuito de oportunizar acesso ao lazer e diversão ao trabalhador do comércio, seus dependentes e comunidade em geral por meio da dinamização de brincadeiras dirigidas, jogos diversos, casinha de bonecas, pingpong, botão, cama elástica, torneios relâmpago, oficinas e muito mais!

05, 12, 19 e 26/11 (Segunda-feira) 16h às 18h30 Programação sistemática que contempla diretamente a clientela preferencial com serviços de lazer e entretenimento, realizada na principal rua do comércio da cidade (Lameira Bittencourt), que conta com animação de rua, diversas brincadeiras de socialização e gincanas. Visando oportunizar bemestar ao trabalhador do comércio, contribuindo com a elevação de sua qualidade de vida. LOCAL: Rua Lameira Bittencourt (Belo Centro)

08h às 20h (Segunda a Sexta-feira) aos (Sábados) de 08h às 12h. BIBLIOTECA O Projeto viabiliza o acesso a obras literárias e aos mais variados gêneros literários a qualquer pessoa através da troca solidária de livros, sem custos financeiros. Os livros doados serão trocados pela mesma quantidade dos que foram entregues. 35


Sesc em Santarém 2018

Programações Gratuitas

O Abraço da Serpente Cinema • Divulgação

03/11 (Sábado)

BIBLIOTECA 08h30 às 11h30 - Clube de Leitura Programação com as crianças do Clube de Leitura na faixa etária de 04 a 08 anos no qual disponibilizamos a literatura (leitura livre, contação de história) onde os pequenos podem viajar no mundo da imaginação, brincadeiras lúdico literárias e oficina de livro de pano.

05/11 (Segunda-feira)

CINEMA 18h30 - O Abraço da Serpente Direção: Ciro Guerra Aventura | Colômbia, Venezuela, Argentina | 123min | 14 anos Théo é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan, outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo.

06/11 (Terça-feira)

RECREAÇÃO 15h – Comemore com o Sesc - Sesc no Círio da Conceição Será realizada uma programação religiosa para a recepção da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, que contará com homenagens, cânticos religiosos, seguida de momento de confraternização entre os colaboradores da instituição e sua clientela. 36

07 a 09/11 (Quarta a Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 18h - Espaço Sesc Saúde Campanha em alusão ao Combate ao Câncer de Próstata, cujo objetivo é informar e envolver o público em um ambiente de discussão sobre a importância dos cuidados preventivos e de detecção precoce do câncer de próstata. Na ocasião, haverá a exposição temática “Saúde do Homem”, com distribuição de preservativos e procedimentos de aferição de circunferência abdominal, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, cálculo do IMC.

07, 14 e 21/11 (Quarta-feira)

CINEMA 16h - Cine Kids Programação especial de cinema, com títulos cinematográficos direcionados ao universo infantil e familiar. Livre para todos os públicos.


Sesc no Pará • Novembro 2018

08 e 22/11 (Quinta-feira)

LITERATURA 18h - Conta Sesc A Arte de Contar Histórias proporciona aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e contemplar experiências. No Sesc, a formação de leitores faz parte da natureza educativa de suas ações artísticas. Livre para todos os públicos.

10/11 (Sábado)

BIBLIOTECA 08h às 11h30 - Clube de Leitura Programação com as crianças do Clube de Leitura na faixa etária de 09 a 11 anos direcionada a literatura (leitura livre, contação de história e oficinas) enfatizando a criatividade manual dos participantes, roda de conversa sobre os livros já lidos pelas crianças, bate-papo entre eles sobre as obras de sucesso e indicação para outros colegas. CINEMA 09h30 - Cine Pipoca Programação especial de cinema, com títulos cinematográficos direcionados ao universo infantil e familiar. Livre para todos os públicos.

preventivos que fortalecem a manutenção da saúde, especialmente no que se refere a saúde sexual e reprodutiva. Haverá palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. Local: Empresa Comercial Mousinho - Aves Pará (Restrito aos funcionários da empresa) CINEMA 18h30 - O Cemitério do Esplendor Direção: Apichatpong Weerasethakul Drama | 122min | 12 anos Numa pequena cidade da Tailândia, vinte e sete soldados são vítimas de uma estranha doença do sono. Para tratá-los, uma escola abandonada serve como abrigo. Uma mulher tailandesa de meiaidade, casada com um soldado americano aposentado, trabalha como voluntária no tratamento dos pacientes. Ela cria um interesse especial por Itt, que nunca recebe visitas.

12/11 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 16h às 18h - Sesc Saúde nas Empresas Projeto que contribui para o fortalecimento de ações de promoção a saúde, com a perspectiva de proporcionar um impacto positivo na qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. Tem o intuito de discutir os aspectos

O Cemitério do Esplendor Cinema • Divulgação

37


Sesc em Santarém 2018

13 e 14/11 (Terça e Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 11h /14h às 17h - Prevenção IST/AIDS O projeto atende alunos de ensino fundamental e médio com metodologias que permitem a discussão no ambiente escolar sobre o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. Em novembro, para encerrar o ciclo de orientações, será abordado o tema Infecções Sexualmente Transmissíveis destacando as formas de transmissão e tratamento. Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar (Restrito aos alunos da escola)

13, 20 e 27/11 (Terça-feira)

CINEMA 16h - Cine Kids Programação especial de cinema, com títulos cinematográficos direcionados ao universo infantil e familiar. Livre para todos os públicos.

A quarta estação abordará o tema Saúde e Qualidade de Vida, com orientações sobre Colesterol, Obesidade, Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. Na ocasião, haverá aferição da circunferência abdominal, mensuração de pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do IMC. Local: Centro Comercial

19/11 (Segunda-feira)

CINEMA 18h30 - A Academia das Musas Direção: José Luis Guerín Drama | Espanha | 92min | 12 anos Questionado por sua esposa sobre a abordagem pedagógica que pretende adotar no curso “A Academia de Musas”, sobre a reforma do mundo pela poesia, um professor de filologia fala da mítica figura das musas que inspiram escritores a criar algo inexistente. Mas o projeto toma rumos inesperados quando o professor se envolve com algumas alunas.

16/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08 às 12h - Estação Saúde O projeto estimula a prevenção e redução dos riscos à saúde e oportunizar o intercâmbio de saberes e experiências, com a realização de ações fundamentadas em importantes datas de mobilização nacional e mundial, que possam contribuir no processo educativopreventivo e na melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e comunidade em geral. 38

A Academia das Musas Cinema • Divulgação


Sesc no Pará • Novembro 2018

23 e 30/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 10h - Cuidado Terapêutico Realização que oferece serviços de enfermagem que facilitem o acompanhamento dos fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Para isso, será disposto um espaço para atender trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e comunidade em geral, que buscam por orientações acerca da prevenção de da Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistólica, Obesidade acompanhadas dos procedimentos de mensuração de pressão arterial e teste de glicemia capilar casual, verificação de peso e altura para cálculo do IMC.

23/11 (Sexta-feira)

RECREAÇÃO 18h às 22h - Happy Hour do Comerciário Projeto sistemático realizado no Sesc, com ações recreativas que visam oportunizar ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, momentos que estimulem a convivência, em formato de reunião dançante com venda de petiscos e bebidas.

30/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h às 17h - Sesc Vida Saudável O projeto visa atender a comunidade em geral com a realização de palestras e orientações em saúde para diversos públicos usuários de instituições da cidade. Serão atendidos usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, quando será abordado

a temática Saúde do Homem, em alusão ao mês da campanha Novembro Azul, mês que mobiliza atenções para cuidados e exames preventivos, especialmente aqueles voltados ao rastreamento do câncer de próstata. Local: Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Urumari

Atividades BIBLIOTECA Segunda a sexta-feira: 08h às 20h Sábado: 08h às 12h Contato: (93) 3522-5126 /Ramal 205 Possui um acervo disponível ao público, bem como para o Trabalhador do Comércio e seus dependentes, onde cada pessoa pode praticar o hábito da leitura e ter acesso aos livros de seu interesse, tanto para leitura informal quanto para pesquisas. Dispõe de um acervo diversificado com literatura infantil, infanto-juvenil e adulto. Para cadastro na Biblioteca Os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Cartão Sesc atualizado (Trabalhador do comércio/Dependente); Comprovante de residência. Taxas para acesso à internet (01 hora) Trab. do Comércio/Dep: R$ 2,00 Público em Geral: R$ 4,00 Para horas subsequentes é cobrado o mesmo valor. 39


Sesc em Santarém 2018

Cursos de Música* VIOLÃO O Curso de Violão do Sesc Santarém é direcionado a crianças acima dos 07 anos, jovens, adolescentes e adultos que não precisam ter conhecimento prévio no instrumento musical. Os principais tópicos abordados no curso: escalas, progressão de acordes (campo harmônico), análise de repertório, harmonia e improvisação, batidas, cifragem, tablatura. Turmas de Segunda e Quarta-feira 14h às 16h 16h às 18h 18h às 20h Turmas de Terça e Quinta-feira 16h às 18h 18h às 20h TECLADO O Curso de Teclado do Sesc Santarém é voltado a crianças acima dos 07 anos, jovens, adolescentes e adultos que não precisam ter conhecimento prévio no instrumento musical. Os principais tópicos abordados no curso: percepção musical, propriedades do som (duração, altura, intensidade, timbre), pulsação, notação musical, acordes, arpejos, escalas, tonalidades, posições da mão, execução de repertório adequado ao nível. Turmas de Segunda e Quarta-feira 16h às 18h 18h às 20h Turmas de Terça e Quinta-feira 14h às 16h 16h às18h

40

Cursos de Valorização Social* CORTE E COSTURA - MODA ÍNTIMA 05 a 28/11 (Segunda e Quarta-feira) Turma I: 15h15 às 18h Ensinará a confecção de peças do vestuário masculino e feminino, tais como calcinhas, sutiãs, cuecas, etc. CORTE E COSTURA - MODA FESTA 05 a 28/11 (Segunda e Quarta-feira) Turma II: 18h15 às 21h Curso que visa ensinar a confecção de peças do vestuário feminino e masculino social, vestidos de festa, etc., com ênfase nos melhores acabamentos. CORTE E COSTURA - MALHARIA E FARDAMENTO 06 a 29/11 (Terça e Quinta-feira) Turma I: 15h15 às 18h Turma II: 18h15 às 21h Ensinará a confecção de peças do vestuário masculino e feminino. Peças: vestido de malha, camisa pólo, camisa de farda, jaleco, calça de farda, regata, etc.

*Valores

Trab. do Comércio/Dep: R$ 53,00 Público em Geral: R$ 138,00 (+Taxa de R$ 30,00 do Cartão Sesc) Inscrições até 10/11/2018


Sesc no Pará • Novembro 2018

Sesc Comunidade Quadra Tenoné Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, Tv. WE4 - 6a linha, S/N. (Conjunto Tenoné II) Belém/PA - Tenoné

Segunda a Sexta-feira, de 08h às 12h / 14h às 19h com turmas de iniciação esportiva; Segunda a Sexta-feira, de 19h às 21h e Sábados e domingos de 08h às 12h com treinos agendados abertos à comunidade.

O projeto Sesc Comunidade funciona na quadra poliesportiva do Tenoné desde 2015. Os participantes são selecionados através do Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG, para as modalidades de Iniciação Esportiva, o APLES (Atividades Psicomotoras Lúdicas e Esportivas).

Saiba mais! Acesse:

www.sesc-pa.com.br

41


42


Sesc no Parรก โ€ข Novembro 2018

43


Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925 Marabá/PA - Cidade Nova

Segunda a sexta 07h às 21h Sábado 08h às 12h

Com todos os espaços especialmente pensados para o trabalhador do comércio, seus dependentes e comunidade marabaense, a unidade do Sesc em Marabá, que tem o nome de Centro de Atividades Paulo César de Carvalho Lopes, conta com Central de Relacionamento, Clínica Odontológica, Programa Mesa Brasil, Espaço Sesc Saúde, espaço Sesc Criança, Auditório, Academia, Biblioteca, Salas de Música, Lanchonete e um Hall de entrada para Exposições. CENTRAL DE RELACIONAMENTO (94) 3324-4344 / 4444 Segunda a Sexta-feira 08h às 21h Sábados 08h às 12h

44


Sesc em Marabá 2018

Sesc no Pará • Novembro 2018

01 a 30/11

06, 08 e 19/11

01/11 (Quinta-feira)

08/11 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h às 12h / 14h às 18h - Espaço Saúde Novembro Azul Orientações, campanha, mesa expositiva sobre a temática.

CINEMA 19h - Aquarius Direção: Kleber Mendonça Filho Drama |145min |Brasil |2016 |16 anos Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendêlo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 18h -Vida Saudável Oficina sobre alimentação saudável e os riscos cardiovasculares. Local: CRAS

CINEMA 19h - A passageira Direção: Andrzej Munk, Witold Lesiewicz Drama | 62min | Polônia | 14 anos A alemã Liza está voltando à Europa acompanhada do marido. No navio ela reconhece um rosto feminino que a faz lembrar de Auschwitz, onde era oficial da S.S., e decide contar sua versão dos acontecimentos para seu acompanhante.

03, 10, 17 e 24/11 (Sábado)

CINEMA 10h - Cine Kids Programação de cinema voltada para as crianças, com exibição de títulos licenciados pelo Sesc, especialmente filmes de animação propiciando entretenimento a toda família.

05, 06 e 08/11

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 18h - Transando Saúde Oficina sobre métodos contraceptivos. Local: Escola de nível médio A passageira • Cinema Divulgação

45


Sesc em Marabá 2018

14, 16 e 17/11

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14 às 18h - Sesc Alerta Oficina sobre doenças crônicas. Local: CRAS

14/11 (Quarta-feira)

LITERATURA Projeto Arte da Palavra - Bate-papo com os escritores Clarissa Macedo (Salvador-BA) e Cuti (São Paulo) 09h – Biblioteca Orlando Lobo 19h – Sesc – Salão de Eventos O circuito de autores do Projeto Arte da Palavra – Sesc Nacional traz à Marabá a escritora, professora e tradutora Clarissa Macedo (Salvador, BA), autora dos premiados “O trem vermelho que partiu das cinzas” e “Na pata do cavalo há sete abismos” e Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, um dos mais destacados intelectuais negros contemporâneos – poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta

19 a 22/11 (Segunda a Quinta-feira)

prisão. Sobrevivendo com muito pouco para se alimentar, ela tenta se comunicar com o marido através de cartas. EDUCAÇÃO 19h - Roda de Conversa “A Inclusão de Surdos no Mercado de Trabalho” Mediador: Professor Joanilson Lima – Pós-Graduado em LIBRAS

26/11 (Segunda-feira)

MÚSICA 09h - Palestra sobre harmonia na música popular e técnicas de improvisação com os músicos e professores José Maria Bezerra e Ricardo Smith. Público: Músicos e estudantes de música (20 vagas). MÚSICA 20h - Dois Violões – Concerto Acústico Projeto dos músicos José Maria Bezerra e Ricardo Smith (Belém) cujas obras prezam pelo caráter idiomático do violão brasileiro e amazônico.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h 14h às 18h - Sesc Saúde nas Empresas Realização de Oficina nas Empresas. Local: Empresas

22/11 (Quinta-feira)

CINEMA 19h - Na Ventania Direção: Martti Helde Drama|87min |Estônia|2016|12 anos Na Estônia, durante a Segunda Guerra Mundial, Erna é uma estudante de filosofia mandada para um campo de trabalhos forçados junto com a filha, sendo separada do marido que foi enviado para uma 46

Na Ventania • Cinema Divulgação


Sesc no Pará • Novembro 2018 Sesc Saúde nas Empresas Acervo Sesc Pará

29/11 (Quinta-feira)

CINEMA 19h - O Silêncio do céu Direção: Marco Dutra Drama |102min |Brasil |2016| 16 anos Diana (Carolina Dieckmann) carrega consigo um grande trauma: ela foi vítima de um estupro dentro de sua própria residência. Entretanto, ele prefere esconder o caso e não contar para ninguém. Mario (Leonardo Sbaraglia), seu marido, também tem seus próprios segredos - mistérios que, ocultos, estão matando aos poucos a relação do casal.

Cursos de Artes Cênicas

BALÉ INFANTIL Terça e Quinta-feira: 15h, 16h e 17h Sábado - 08h, 10h BALÉ JUVENIL E ADULTO Terça e Quinta-feira: 19h JAZZ Terça e Quinta-feira: 18h DANÇA CONTEMPORÂNEA Terça e Quinta-feira: 20h VALOR Trabalhador do Comércio e seus dependentes: R$ 40,00 Público Geral: R$ 140,00

Cursos de Idiomas

CURSO DE INGLÊS (BÁSICO) Kids - 14h às 16h Segunda e Quarta-feira Terça e Quinta-feira Teen - 16h às 18h Segunda e Quarta-feira Terça e Quinta-feira Adulto - 19h às 21h Segunda e Quarta-feira Terça e Quinta-feira VALOR Trabalhador do comércio e seus dependentes: R$ 53,00 Público em Geral: R$ 138,00

Cursos de Música

CANTO CORAL (Gratuito) Terça e Quinta-feira: 20h às 21h TECLADO* Sexta-feira: 14h às 17h VIOLÃO* Segunda e Quarta-feira: 14h às 16h, 16h às 18h e 18h às 20h Terça e Quinta-feira: 18h às 20h Sexta e Sábado: 10h às 12h *(Material Didático Gratuito) Trabalhador do Comércio e seus dependentes: R$ 75,00 Público em Geral: R$ 530,00

47


Sesc em Marabá 2018

Atividades BIBLIOTECA Segunda a Sexta: 08h às 12h / 14h às 18h Sábado: 08h às 12h Espaço reservado para o trabalhador do comércio e os seus dependentes, promovendo o hábito da leitura e acesso aos livros. Acervo diversificado para consulta e empréstimos. Taxas para acesso à internet: Trab. Comércio e Dependentes: R$ 3,00 (por hora) Público em Geral: R$ 5,00 (por hora) TREINAMENTO FUNCIONAL Terças e Quintas, das 19h às 20h O treinamento funcional é um tipo de treinamento que viabiliza movimentos funcionais do dia a dia como agachar, puxar, empurrar, saltar com ou sem auxílio de materiais, objetivando a melhoria da aptidão funcional (física). Proporciona aumento do consumo calórico, bem como a melhoria e prevenção de problemas ligados ao sistema cardiovascular. Trab. Comércio/Dependente: R$ 25,00 Conveniado: R$ 38,00 Público em Geral: R$ 64,00 Observações: 30 alunos por aula/ Público: Trabalhadores do Comércio, Dependentes (25 vagas) e Público Geral (05 vagas) Inscrições na Central de Atendimento NUTRIÇÃO/LANCHES Em dias úteis na unidade Segunda a Sexta: 12h30 às 20h30 Sábado: 08h30 às 11h30 O Sesc oferece uma alimentação saudável, equilibrada, diversificada e a preços acessíveis. 48

MUSCULAÇÃO Espaço moderno, climatizado, com equipamentos de última geração oferecendo melhor qualidade de vida, bem estar e saúde para o Trabalhador do Comércio e seus Dependentes. Segunda a sexta: 06h às 21h Sábado: 08h às 12h Preço (Três vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 Público em Geral: R$ 74,00 Preço (Segunda a sexta): Trabalhador do Comércio: R$60,00 Público em Geral: R$ 148,00 Preço (Livre): Trabalhador do Comércio: R$ 55,00 INSCRIÇÃO Renovação: 01 a 06 de cada mês Novos alunos: 08 a 10 (Trabalhadores do Comércio e Dependentes novos) e 12 a 14 (Novas inscrições para o Público Geral). ESPAÇO SESC CRIANÇA Segunda a Sexta: 09h às 12h e 14h às 20h | Sábado: 08h às 10 h Espaço voltado para o lazer com jogos e brinquedos, com o objetivo de proporcionar bem estar. OBS: Faixa etária de 05 a 08 anos. Menores somente acompanhados dos pais. GRATUITO AVALIAÇÃO FÍSICA Segunda a sexta: 13h às 18h Sábado: 08h às 11h Matriculados recebem acompanhamento individual de profissionais de Educação Física. As avaliações estimulam as práticas esportivas, expõem valores quantitativos sobre composição corporal, evitam lesões e permitem que as atividades sejam direcionadas de acordo com aptidões e


Sesc no Pará • Novembro 2018

motivações. Ajudam o praticante de atividades físicas a superar as próprias dificuldades. Trab. Comércio/Dependente: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 38,00 CUIDADO TERAPÊUTICO Segunda, Quarta e Sexta: 17h às 20h30 Trab. Comércio/Dep: R$ 27,00 Público em Geral: R$ 117,00 ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA Segunda a Sexta: 12h às 21h Sábado: 08h às 12h Com equipe preparada, o objetivo principal é promover a prevenção e assistência individual, reduzindo os possíveis fatores de riscos associados às doenças bucais mais prevalentes do Trabalhador do Comércio e dos seus dependentes. PALESTRAS DE BOAS VINDAS - 18h 1ª Boas Vindas: 09/11/2018 2ª Boas Vindas: 14/11/2018 GINÁSTICA LABORAL Sexta-feira e Sábado As aulas de ginástica laboral são realizadas nas empresas comerciárias com ações de alongamentos, fortalecimento muscular e dinâmica em grupos para os funcionários, bem como nas solicitações para participação em SIPAT’S. As solicitações vêm através de ofício, onde são verificadas a possibilidade de atendimento para as empresas que solicitam um programa de ginástica laboral. Local: Empresas comerciárias Inscrições: Central de Relacionamento GRATUITO

MESA BRASIL SESC Segunda a Sexta: 08h às 12h e 13h às 18h Coleta e Distribuição de Alimentos: É estabelecida uma rotina de trabalho semanal que corresponde a retirada das doações das empresas parceiras do Programa Mesa Brasil; recebimento das doações; triagem e distribuição de gêneros alimentícios para as instituições cadastradas no Mesa Brasil. A ideia é buscar onde sobra e entregar onde falta, não permitindo que alimentos ainda próprios para o consumo humano tenham como destino o lixo. Para o período não haverá ações educativas na área de segurança alimentar e nutricionais e assistência social em Marabá.

Arrecadação de alimentos pelo Mesa Brasil Sesc Assistência Odontológica Acervo Sesc Pará

49


Clínica Odontológica

50


Sesc no Pará • Novembro 2018

em Castanhal e Santarém! O Sesc no Pará lançou um sistema para acabar com que se formam quando chega o período de marcar as consultas odontológicas.

Além do Sesc Doca e Castanha l agora implantamos o sistema de Pré-cadastro no Sesc em Santarém. Todo cada mês No diadia 1210 dede Novembro

para você fazer sua PRÉ-INSCRIÇÃO para atendimento na Clínica Odontológica. Será tudo online agora. Você pode fazer a inscrição de casa, no seu celular, de qualquer lugar a qualquer hor a desse dia entre 00h00 e 23h59. A PRÉ-INSCRIÇÃO não garante a vaga da Clínica Odontológica. Para saber mais, acesse nosso site: www.sesc-pa.com.br

51


Sesc Doca Rua Senador Manoel Barata, 1873 Belém/PA - Reduto

Com o objetivo de ofertar momentos de entretenimento a sua clientela, o Sesc Doca desenvolve inúmeras ações através dos Programas de Assistência, Educação, Cultura, Lazer e Saúde, com destaque para as atividades recreativas. Nesta unidade, pode-se desfrutar de Restaurante, Turismo Social, Serviços Odontológicos, Cursos de Valorização Social, Biblioteca, Palestras Educativas, Ginásio, Parque Aquático, Academia e Atividades Esportivas que complementam o trabalho do Sesc e contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio, seus dependentes e comunidade em geral.

52 37

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

0800 941 1242

Segunda a Sexta-feira 08h às 20h Sábados 08h às 13h Domingo 09h às 13h


Sesc Doca 2018

Brincando nas Férias e Jovem.com 2019

RECREAÇÃO Inscrições na sala de Recreação, de 9h às 13h e 14h às 19h Brincando nas Férias: Colônia de Férias para crianças de 05 a 10 anos. Período: 07 a 18/01/2019 (exceto sábado e domingo) Horário da realização: 8h às 12h Jovem.com - Colônia de Férias para jovens da faixa etária de 11 a 17 anos. Período: 21 a 26/01/2019 Horário da realização: 14h às 18h VAGAS LIMITADAS!

Sesc no Pará • Novembro 2018

Programações Gratuitas 01 /11 (Quinta-feira)

ASSISTÊNCIA - GRUPO SOCIAL DE IDOSOS - G.S.I 08h - Inicio da Campanha Solidária Natal das Crianças Carentes Com arrecadação de brinquedos entre os idosos e seus familiares, para doação às crianças de comunidade ainda a ser escolhida, na cidade de Belém, no mês de dezembro. Em estímulo ao voluntariado e participação social para o bem estar de crianças de baixa renda.

05/11 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h - Sesc Saúde nas Empresas O Projeto Sesc Saúde nas Empresas visa a realização de ações educativas relacionadas a Saúde do Trabalhador dentro do seu ambiente laboral em virtude de que é neste espaço que passam grande parte do tempo, dessa maneira ressalta-se a importância de manter hábitos saudáveis e o estímulo ao comprometimento com a saúde e o bem estar. LOCAL: Hospital Jean Bitar (Restrito aos funcionários da empresa)

07/11 (Quarta-feira)

Brincando nas Férias Jovem.com Acervo Sesc Pará

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h - Calendário da Saúde O Projeto Calendário da Saúde propaga informações sobre saúde veiculadas por meio de datas préestabelecidas pelos calendários oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e também datas comemorativas reconhecidas a nível nacional. 53


Sesc Doca 2018 O mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul”, movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina, visando alertar aos homens a importância do diagnóstico precoce. Portanto, neste dia será realizada Palestra sobre a Saúde do Homem com foco na Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata para os colaboradores da empresa. LOCAL: Embrapa (Restrito aos funcionários da empresa)

09/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h - Sesc Saúde nas Empresas O Projeto realiza ações educativas relacionadas a Saúde do Trabalhador dentro do seu ambiente laboral em virtude de que é neste espaço que passam grande parte do tempo, dessa maneira ressaltase a importância de manter hábitos saudáveis e o estímulo ao comprometimento com a saúde e o bem estar. Neste dia, ocorrerá Palestra com a temática Ergonomia. LOCAL: Líder Augusto Montenegro (Restrito aos funcionários da empresa) RECREAÇÃO 19h às 23h30 - Projeto Luau no Sesc Reunião Dançante com Música ao Vivo Gratuita para trabalhador do comércio e dependentes com o Cartão do Sesc atualizado Público em Geral: R$ 7,00

54

11/11 (Domingo)

RECREAÇÃO 9h às 15h - Projeto Sesc Mais Lazer Brincadeiras recreativas, espaço de jogos e brinquedos, brinquedos infláveis, skates, bicicletas e muito mais. ENTRADA: Programação exclusiva para trabalhadores do comércio e seus dependentes com o Cartão Sesc atualizado.

12/11 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h - Sesc Saúde nas Empresas O Projeto realiza ações educativas relacionadas a Saúde do Trabalhador dentro do seu ambiente laboral em virtude de que é neste espaço que passam grande parte do tempo, dessa maneira ressaltase a importância de manter hábitos saudáveis e o estímulo ao comprometimento com a saúde e o bem estar. LOCAL: Centro de Distribuição do Líder (Restrito aos funcionários da empresa)

19/11 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h - Educação Alimentar Infantil O Projeto orienta os escolares, orientadores e professores a respeito das consequências da obesidade infantil, além de propor ações educativas dentro do espaço escolar que os motivem a manutenção de hábitos saudáveis. Portanto, será realizada exposição mediada sobre Alimentação Saudável para os alunos das turmas do 5° ano da Escola Amância Pantoja. LOCAL: Escola Amância Pantoja (Restrito aos funcionários e alunos da escola)


Sesc no Pará • Novembro 2018

20/11 (Terça-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - Sesc Vida Saudável O Projeto promove aos indivíduos a busca permanente da compreensão do processo saúde-doença a fim de capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde ao seu alcance nas relações com os fatores de risco à saúde pessoal e coletiva. Deste modo, será realizada palestra sobre Lombalgia para os colaboradores da empresa. LOCAL: Preço Baixo Br (Restrito aos funcionários da empresa)

20 a 22 /11 (Terça a Quinta-feira)

ASSISTÊNCIA 8h às 11h - Encontro Cultural e Recreativo do GSI Local: Ginásio do Sesc Doca

21/11 (Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h - Calendário da Saúde – Feira da Saúde No mês de novembro festeja-se o “Dia Mundial do Diabetes”, instituído pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde desde 1991. Com o objetivo de promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção ao diabetes e ressaltar os cuidados cabíveis na minimização dos agravos referente a esta doença, o Sesc através da Atividade Educação em Saúde realizará a IV Feira de Saúde. A programação contará com parceria de órgãos públicos e privados que desenvolverão ações para a

promoção da saúde e prevenção de doenças. Será oferecido à população teste de glicemia capilar, imunização, aferição da pressão arterial, escovação supervisionada e aplicação de flúor, massagem corporal, avaliação nutricional, podologia, exame de urianálise, entre outros. LOCAL: Embrapa (Evento aberto ao Público)

22/11 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - Sesc Vida Saudável O Projeto promove aos indivíduos a busca permanente da compreensão do processo saúde-doença a fim de capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde ao seu alcance nas relações com os fatores de risco à saúde pessoal e coletiva. Deste modo, será realizada palestra sobre Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho para os colaboradores da empresa. LOCAL: Preço Baixo Br (Restrito aos funcionários da empresa)

24/11 (Sábado)

BIBLIOTECA 09h30 às 11h - Clube de Leitura

55


Sesc Doca 2018

Desenvolvimento Físico e Esportivo Observação: No ato da inscrição é necessário apresentar atestado médico declarando estar apto às atividades físicas. MUSCULAÇÃO Terça, Quinta e Sexta-feira OU Segunda, Quarta e Sexta-feira 15 anos em diante - 05h30 às 22h (Aulas de 1h) Valor para três vezes na semana Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Conveniado: R$ 50,00 Público em Geral: R$ 74,00 Valor para horário livre (Exclusivo para o Trab. do Comércio/Dep) Trab. do Comércio/Dep: R$ 55,00 NATAÇÃO Quarta e Sexta-feira: 04 a 06 anos - 10h 07 a 10 anos - 14h 11 a 14 anos - 11h ou 15h 15 anos em diante - 12h ou 16h Terça e Quinta-feira: 04 a 06 anos - 16h 07 a 10 anos - 10 ou 14h 11 a 14 anos - 15h 15 anos em diante - 11h ou 12h Valor para duas vezes na semana Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Conveniado: R$ 50,00 Público em Geral: R$ 74,00 Terça, Quinta e Sexta-feira: 18 anos em diante - 06h às 07h Valor para três vezes na semana Trab. do Comércio/Dep: R$ 37,00 Conveniado: R$ 60,00 Público em Geral: R$ 90,00

56

HIDROGINÁSTICA 15 anos em diante Valor (3x na semana) Terça, Quinta e Sexta-feira: 07h, 08h, 17h, 18h e 19h Trab. do Comércio/Dep: R$ 37,00 Conveniado: R$ 60,00 Público em Geral: R$ 90,00 Valor (2x na semana) Terça e Quinta-feira: 09h às 10h ou 20h às 21h Quarta e Sexta-feira: 20h às 21h Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Conveniado: R$ 48,00 Público em Geral: R$ 71,00


Sesc no Pará • Novembro 2018

MIX DE ARTES MARCIAIS (Karatê, Boxe, Jiu Jitsu, Judô, Muay Thai) Terça e Quinta-feira 13 anos em diante - 16h às 17h, 17h às 18h e 18h às 19h Valor (2x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 20,00 Conveniado: R$ 34,00 Público em Geral: R$ 48,00 PACOTE DE ATIVIDADES FÍSICAS OBS: Duas horas de atividades Segunda a Sexta-feira: Funcional / Musculação / Hidroginástica 15 anos em diante - 06h, 08h, 15h, 16h, 17h, 19h e 20h *6h, 17h e 20h não inclui Treinamento funcional *15h não inclui Hidroginástica Trab. do Comércio/Dep: R$ 60,00 Conveniado: R$ 98,00 Público em Geral: R$ 146,00 (carteira) KARATÊ 04 a 06 anos - 14h 07 a 10 anos - 15h Segunda, Quarta e Sexta-feira OU Terça, Quinta e Sexta-feira 11 a 13 anos - 16h 14 a 16 anos - 17h 17 anos em diante - 18h Segunda, Quarta e Sexta-feira Valor (3x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00

Karatê Natação Acervo Sesc Pará

TREINAMENTO FUNCIONAL Segunda e Quarta-feira 15 anos em diante - 09h às 10h Terça e Quinta-feira 15 anos em diante - 19h às 20h Valor (2x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 25,00 Conveniado: R$ 38,00 Público em Geral: R$ 64,00 Segunda, Quarta e Sexta-feira 15 anos em diante - 16h às 17h Valor (3x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Conveniado: R$ 50,00 Público em Geral: R$ 74,00 AVALIAÇÃO FÍSICA Segunda a Sexta-feira 18 a 55 anos - Manhã, tarde e noite Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 38,00 TREINAMENTO DE CORRIDA Terça e Quinta-feira 18 anos em diante - 07h às 08h Segunda e Quarta-feira 18 anos em diante - 19h às 20h Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Conveniado: R$ 50,00 Público em Geral: R$ 74,00 EDUCAÇÃO PSICOMOTORA (Iniciação Esportiva) Segunda e Quarta-feira 04 a 06 anos - 15h às 16h Ênfase nos movimentos básicos e espontâneos (saltar, deslocar, caminhar, correr e equilibrar). Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00 57


Sesc Doca 2018

Desenvolvimento Físico e Esportivo Observação: No ato da inscrição é necessário apresentar atestado médico declarando estar apto às atividades físicas no ato da inscrição. MIX DE ESPORTE (Iniciação Esportiva) Terça e Quinta-feira 07 a 10 anos - 14h ou 16h Aplicação de movimentos específicos de várias modalidades esportivas como: futsal, voleibol, basquete, ginástica e atletismo. Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00

FUTSAL Segunda, Quarta e Sexta-feira 11 a 14 anos - 16h às 17h (Iniciação Esportiva) Segunda, Quarta e Quinta-feira 15 a 18 anos - 18h às 19h Valor (3x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 20,00 Conveniado: R$ 34,00 Público em Geral: R$ 50,00 Segunda e Quinta-feira 19 anos em diante - 19h às 20h Valor (2x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00

VÔLEI Segunda, Quarta e Sexta-feira 11 a 14 anos - 14h às 15h (Iniciação Esportiva) 19 anos em diante - 20h às 21h Valor (3x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 20,00 Conveniado: R$ 34,00 Público em Geral: R$ 50,00 Terça e Sexta-feira 15 a 18 anos - 19h às 20h Valor (2x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00 HANDEBOL Terça e Quinta-feira 15 a 18 anos - 14h às 15h Trab. do Comércio/Dep: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00

58

Programa Cárdio Musculação Acervo Sesc Pará


Sesc no Pará • Novembro 2018

BASQUETE Terça, Quinta e Sexta-feira 11 a 14 anos - 15h às 16h (Iniciação Esportiva) Segunda, Quarta e Sexta-feira 19 anos em diante - 21h às 22h Valor para três vezes na semana Trab. do Comércio/Dep: R$ 20,00 Conveniado: R$ 34,00 Público em Geral: R$ 50,00 MAT PILATES Segunda, Quarta e Sexta-feira: 06h30 ou 16h Segunda e Quarta: 10h, 15h, 20h Segunda e Sexta-feira: 19h Terça e Quinta-feira: 06h30, 07h30 10h, 18h, 20h Terça, Quinta e Sexta-feira: 15h Valor (2x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 32,00 Valor (3x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 38,00 STUDIO PILATES Segunda e Quarta-feira: 08h / 09h / 15h / 17h / 18h / 20h Terça e Quinta-feira: 08h / 09h / 15h / 16h/ 17h /19h/20h Trab. do Comércio/Dep: R$ 50,00 PROGRAMA CÁRDIO 07h/10h/11h/12h/13h/14h/15h/ 16h/20h/21h Segunda, Quarta e Sexta-feira Valor (3x na semana) Trab. do Comércio/Dep: R$ 30,00 Convênio: R$ 60,00 Público em Geral: R$ 74,00 Terça e Quinta Valor (2x na semana) Trab. do Comércio/Dep:R$ 25,00 Convênio: R$ 45,00 Público em Geral: R$ 64,00 10 vagas por horário

Basquete Vôlei Pilates Acervo Sesc Pará

59


Sesc Doca 2018

Grupo Social de Idosos - GSI Grupo “Bem Viver” Sesc Doca Reunião Semanal - 8h (Segunda-feira) Reunião Vivências Lúdicas - 8h (Terça, Quarta, Quinta e Sexta-feira) Reunião Papo de Homem - 8h (Terça-feira) Oficina Ativação da Memória - 9h (Terça e Quinta-feira) Oficina de Pintura em Tecido - 9h (Segunda e Terça-feira) Oficina de Artesanato - 9h (Terça e Quinta-feira) Oficina de Dança - 9h (Terça e Quinta-feira) Para participar: Idade a partir de 60 anos; Ser trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo aposentado, dependente ou pessoa idosa da comunidade (Público em Geral); Cartão Sesc atualizado; Apresentar Atestado Médico com liberação para realização de atividades físicas; Estar com condições físicas e psicológicas compatíveis com as atividades propostas; Duas fotos, comprovante de residência e documentos pessoais para registro no grupo. Trabalhador do Comércio: R$ 26,00 Convênio: R$ 60,00 + R$ 23,00 (Cartão Sesc) Público em Geral: R$ 64,00 + R$ 30,00 (Cartão Sesc)

60

Atividades do GSI Acervo Sesc Pará


Sesc no Pará • Novembro 2018

Serviços BIBLIOTECA CENTRAL Segunda a sexta, de 9h às 21h. Sábados, 8h às 12h. (91) 4005-9517 biblioteca@pa.sesc.com.br Na Biblioteca os cadastros para empréstimos serão efetuados mediante apresentação de: Cartão do Sesc atualizado; comprovante de residência. Taxas para acesso à internet/hora Trabalhador do Comércio e dependente: R$ 2,00 Convênio: R$ 3,00 Público em Geral: R$ 4,00 OBS: Mesmo valor para horas subsequentes.

PARQUE AQUÁTICO Sábado, de 09h às 14h e Domingo, de 09h às 15h Lanches: Salgados Fritos com vários sabores, Pizzas, Sucos, Refrigerantes e Bebidas. Almoço: Duas opções de Proteína, Arroz, Salada e Farofa. OBS: Entrada somente para Trabalhadores do Comércio e dependentes com a Cartão do Sesc atualizado. DICA: Coloque crédito no seu Cartão Sesc e evite filas.

CLÍNICA ODONTOLÓGICA Segunda a Sexta : 07h20 às 21h08 Sábado: 09h às 13h PRÉ-INSCRIÇÕES SÃO ONLINE Todo dia 10 de cada mês, a préinscrição para atendimento na Clínica Odontológica é realizada no site do Sesc e são liberadas 120 vagas para procedimentos em pacientes iniciantes. Caso o dia 10 caia em um dia de fim de semana ou feriado, o sistema ficará aberto no próximo dia útil. Neste dia você pode fazer a inscrição na nossa central, da sua casa, no seu celular, de qualquer lugar a qualquer hora entre 00h e 23h59. A PRÉ-INSCRIÇÃO não garante a vaga da Clínica Odontológica. Para saber mais, acesse nosso site: www.sesc-pa.com.br RECREAÇÃO Salão de Jogos Segunda a sexta: 12h às 20h Local: Sala do Ginásio

Biblioteca Recreação Acervo Sesc Pará

61


UNIDADES DO SESC NO PARÁ

Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925 Marabá/PA - Cidade Nova Tel: (94) 3324-4444

Departamento Regional do Sesc no Pará - Casa do Comércio Av. Assis de Vasconcelos, 359 Belém/PA - Campina | 66010-010 Tel: (91) 4005-9582 WhatsApp: (91) 98407-8721

Restaurante do Comerciário Rua Senador Manoel Barata, nº 160 Tel: (91) 3212-8213 Belém/PA - Campina

Sesc Casa da Música (Belém) Tv. Quintino Bocaiuva 589, esquina com Manoel Barata. Belém/PA - Reduto Tel: (91) 3222-0359 / 98157-9840 Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523 Belém/PA - Campina I 66010-020 Tel: 0800 941 1242 Sesc em Ananindeua Av. Governador Hélio Gueiros, 110 Ananindeua/PA - Coqueiro 67120370 Tel: 0800 941 1242 / (91) 3235-7448 Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10 Castanhal/PA - Nova Olinda 68743-000 Tel: 0800 941 1242 / (91) 3721-2294 Sesc Doca (Belém) Rua Senador Manoel Barata, 1873 Belém/PA - Reduto | 66053-320 Tel: 0800 941 1242 Sesc em Santarém Rua Wilson Dias da Fonseca, 535 Santarém/PA - Centro 68005-060 Tel: (93) 3522-5126 / 1423 / 6481 Sesc Comunidade Quadra Tenoné Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, Tv. WE4 - 6a linha, S/N. (Conjunto Tenoné II) Belém/PA - Tenoné

62

CENTROS EDUCACIONAIS Centro Educacional Sesc em Ananindeua Av. Governador Hélio Gueiros, 110 Ananindeua/PA - Coqueiro 67120370 Tel: (91) 98218-2608 Centro Educacional Sesc em Castanhal Alameda Ryota Oyama s/n ao lado do parque de Exposição Agropecuária Castanhal/PA - Cristo Redentor Tel: (91) 3721-1875

CENTROS EDUCACIONAIS SESC LER Centro Educacional Sesc Benevides Av. Joaquim Pereira de Queiroz, 690 Benevides/PA - Presidente Medici Tel: (91) 3724-1800 Centro Educacional Sesc Inhangapi Trav. Pio XII, s/n Inhangapi/PA - Vila Nova Tel: (91) 3809-1229 Centro Educacional Sesc São Francisco do Pará Rodovia PA 320, Km 19 São Francisco do Pará/PA Lote Agrícola, 11 Tel: (91) 3774-1233 Centro Educacional Sesc Salinópolis Rodovia PA 124, Km 12 Salinópolis/PA - Vila da Coremas Tel: (91) 3859-1144


Sesc no Pará • Novembro 2018

CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS (Localizadas em sindicatos filiados à Fecomércio PA)

Sincomtai Tv. Bela, Centro, nº 55. Tailândia/PA Sindcomércio Rua Walterllo Prudente, nº 455 Vila Paulista. Redenção/PA Sindcomércio Belo Monte Av. Coronel José Porfírio, 2800 São Sebastião. Altamira/PA Sincompar Rua Transamazônica 255, altos. Paragominas/PA Sindicomc Rua Miguel Leite, s/n - Casa do Comércio, Igrejinha. Capanema/PA

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC Presidente do Conselho Regional do Sesc no Pará Sebastião de Oliveira Campos Diretor Regional Marcos Cezar Silva Pinho Diretora de Programas Sociais Nediléa Negrão Diretora Administrativa Graça Ormanes

FALE COM O SESC Conheça os canais do SAC e Ouvidoria. Tem dúvida ou quer alguma informação? Utilize o SAC (Serviço

de Atendimento ao Cliente)

pelo bate papo disponível no Site e também pelos números

0800 941 1242 ou (91) 4005-9581.

Quer enviar sugestão ou fazer reclamação? Acesse no site o canal da Ouvidoria do Sesc.

www.sesc-pa.com.br

GUIASESCPARÁ

Coordenação • Thais Pimenta • Revisão • Giselle Moreira e Adriano Abbade • Edição e diagramação • Bruno Cantuária e Samara Sarmanho.

CECOM

Coordenação de Comunicação (91) 4005-9584 / 9587 WhatsApp: (91) 98407-8721 cecomsescpa@gmail.com Equipe: Thaís Pimenta, Giselle Moreira, Veruscka Brizart, Bruno Cantuária, Samara Sarmanho, Mariano Gomes e Adriano Abbade Estagiária: Caroline dos Santos

Este Guia é uma produção mensal do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará. Tiragem de 7.000 exemplares. Distribuição gratuita. Proibida venda. Programação sujeita a alteração.

63


www.sesc-pa.com.br

GuiaSescPará 2018 NOVEMBRO  

Guia de programação do Sesc no Pará. Acompanhe os eventos, projetos e programações diversas que o Sesc oferece a cada mês.

GuiaSescPará 2018 NOVEMBRO  

Guia de programação do Sesc no Pará. Acompanhe os eventos, projetos e programações diversas que o Sesc oferece a cada mês.

Advertisement