Page 1

MAIO • ano 04 • n° 31

1


Saúde

Mulher

Trabalhadora do Comércio, a unidade Móvel do Sáude Mulher está no Sesc em Ananindeua, na Avenida Governador Hélio Gueiros (antiga estrada do 40 Horas). Segunda a Sexta-feira: 7h30 às 12h30 / 14h às 16h Sábado: 7h30 às 11h30 Para mais informações, ligue para (91) 3235-7448. 2

Cuide da sua Saúde!


Capa: “OLHAI POR NÓS” AMAZÔNIA DAS ARTES - DANÇA com Lamira Artes Cênicas (TO) Apresentação no Centro Cultural Sesc Boulevard no dia 15/05, às 19h. Entrada franca.

APRESENTAÇÃO Amigos leitores,

SUMÁRIO 04 18/19

Sesc Boulevard Clínica Odontológica

20

Sesc Doca

29

Sesc Comunid. Tenoné

30/31 32 40/41

Carteira do Sesc Sesc em Santarém Turismo Social

42

Sesc em Castanhal

52

Sesc em Marabá

58

Endereços e Telefones das Unidades do Sesc

O Sesc no Pará conta com um Guia de programação do que acontece em nossas Unidades. As nossas ações nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência Social existem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, aproximandoas e oferecendo oportunidade de trocar conhecimento e criar novos vínculos. Nesse Guia, também traçamos um panorama do que cada Unidade do Sesc no Pará tem a oferecer ao público. Nesses lugares você vai aprender, se surpreender, se relacionar, cuidar da saúde, brincar, se valorizar e curtir. Isso porque acreditamos que a história de cada indivíduo se faz com experiências marcantes como essas. O que importa para nós são as pessoas, e quando o Sesc abre as portas a experiência começa. #VemProSesc!

3


Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523 Belém/PA - Campina

Segunda-feira 08h30 às 12h30 Terça a sábado 09h às 19h Domingo 09h às 13h O Centro Cultural Sesc Boulevard foi construído bem no Centro Histórico de Belém, tombado pela lei orgânica do Município de 1990, regulamentado pela lei 7.709, de 18/05/1994. Oferece ao público uma programação mensal de atividades nas diversas linguagens artísticas, como Fotografia, Cinema, Artes Visuais, Teatro, Dança, Literatura e Música.

CENTRAL DE ATENDIMENTO (91) 3224-5305

4

Segunda-feira a Sábado 08h às 18h Domingo FECHADO


Sesc Boulevard 2018

02/05 (Quarta-feira)

MÚSICA 19h - Antônio Abenatar e Grupo Reunion O saxofonista paraense, com extensa experiência musical e trajetória brilhante em diversos shows e festivais ao lado de grandes nomes da cena local e internacional, apresenta repertório de música instrumental ao lado de parceiros de longa data, cujo nome “Reunion” faz referência ao CD antológico do músico cubano Paquito D”Rivera. “Reunion” vem formado por Joista Kzan (Teclado), Edu Costa (bateria), Assaid Sfair (percussão) e Ney Rocha (contrabaixo). CINEMA 18h - O Jabuti e a Anta Direção: Elisa Capai Doc. | 79 min | Brasil | 2016 | Livre Águas verde-claro, verde-escuro, marrom amarelada, quase cobre, são algumas das tonalidades dos rios apresentados no boat movie. O documentário de Eliza Capai dá voz a ribeirinhos, pescadores e povos indígenas que contam suas histórias de vida ao mesmo tempo em que descrevem os impactos do “progresso”, com a chegada das grandes obras de usinas hidrelétricas na Amazônia.

esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens. Adaptação da obra de Graciliano Ramos. MÚSICA 19h - Nazaré Pereira A cantora e compositora acreana, nascida no seringal de Iracema, na cidade de Xapuri, há anos residindo na França, apresenta seu novo show “Nas Asas da Saudade” em turnê por várias cidades do Brasil, onde apresenta um apanhado de seus maiores sucessos em décadas de sua carreira musical. A turnê é dedicada a Dona Maria, sua “Mãe-Morena”, no alto dos seus 98 anos de vida.

03/05 (Quinta-feira)

LITERATURA 09h - Cine Literatura – Filme: Vidas Secas Direção: Nelson Pereira dos Santos 103min | Livre Uma família miserável tenta escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem

Vidas Secas • Cinema Nazaré Pereira • Música Divulgação

5


Sesc Boulevard 2018

04/05 (Sexta-feira)

MÚSICA 19h - Reginaldo Viana O cantor e compositor paraense apresenta o show “Radiofônico”, um conjunto de memórias afetivas, que se despindo de preconceitos musicais traz ao palco diferentes vertentes e gêneros musicais, com auxílio da tecnologia e de arranjos modernos. Canções de Beto Guedes a Ritchie, Dalto a Nelsinho Rodrigues protagonizam o roteiro e ganham asas na criatividade musical e cênica do espetáculo que contará com a direção cênica de Silvio Sá e Jefferson Cartilho, participação de atores da Sá Produções Artísticas; direção musical de Roger Santos e Fausto Duantos.

05/05 (Sábado)

6

Reginaldo Viana • Foto: Rogério Uchoa Ovelha Negra • Cinema Juliana Sinimbú • Foto: Júlia Rodrigues Divulgação

LITERATURA 09h - Clube de Leitura Infantil (Sopa de Pregos). Livro dos escritores Paul Hess e Eric Maddern Mediação: Inaiá Paes Público alvo: crianças de 06 a 12 anos 20 vagas. LITERATURA 11h - Narração de Histórias Infantis “Que caboclo falador”, com Cia. Girândola de Contadores de Histórias Esta sessão será “costurada” pela canção UIRAPURU, do maestro Waldemar Henrique. As histórias contadas serão justamente as citadas na letra da canção como: lobisomem, mãe d’água, tajá, jurutaí, visagens, surucucu, uirapuru. Sempre ao fim de uma narrativa, será compartilhado com o público o jargão, refrão da música: “que caboclo falador...”.


LITERATURA 15h - Clube de Leitura do Sesc, com a mediação de Fernanda Karen (Colaboradora do Blog Garota Pai D’Égua) Livro: Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu. Morangos Mofados foi publicado em 1982, período caracterizado pela abertura política e pelo início de um processo de democratização em consequência do fim da Ditadura Militar no Brasil. Trata-se de um livro de contos onde o escritor aborda seus temas preferidos: o estranhamento, a solidão, a dor e o sentimento de marginalização. CINEMA 16h - A ovelha negra Direção: Grímur Hákonarson Drama / Comédia | 93min | Islândia | 14 anos Mediação: Ene Martins Na Islândia, a população de ovelhas é maior que a de seres humanos. Os animais têm grande importância no país, em boa parte composto por grandes fazendas destinadas a criá-los. Um dia, após ser derrotado no concurso anual do melhor cordeiro, o fazendeiro Gummi decide investigar o animal vencedor e logo desconfia que ele tenha scrapie, uma doença contagiosa entre os animais. Quando a ameaça se confirma, todas as fazendas das redondezas são obrigadas a matar suas ovelhas, uma verdadeira tragédia. Só que, decidido a proteger seus animais prediletos, Gummi elabora um plano para que eles escapem da matança. MÚSICA 19h - Juliana Sinimbú Cantora e compositora paraense apresenta show com repertório de seu último CD “Sobre o Amor

e Outras Viagens”, onde o amor em suas várias facetas é cantado através de um repertório pop. Apaixonado, irônico, engraçado e até desacreditado, o amor e as relações humanas norteiam este novo disco, onde, além de se reinventar, Juliana apresenta um disco totalmente pop e comemora seus 10 anos de carreira.

08/05 (Terça-feira)

LITERATURA 09h - Sarau Poético “Às filhas de Eva”. Tema: O sagrado e o profano da poesia feminina. Autoras: Cida Pedrosa, Cecília Meireles, Leninha, Hilda Hilst, Jennyffer Nascimento Mediadoras: Alana Lima, Barbara Monteiro e Joana Chagas Trilharemos o encontro dos corpos e mentes de mulheres que vieram antes de nós ou que andam conosco. Pelo caminho do verbo, do canto, da palavra que vive em poesia, três mulheres pedem passagem, banhadas pelo sagrado e pelo profano do feminino. Sarau de poesia feminina, encontro de vozes, sonhos, histórias em verso ou prosa poética, embalado por canções da música popular brasileira. FOTOGRAFIA 19h30 - Mostra “Imagens cotidianas” - Incentivo à fotografia paraense. “Imagens cotidianas” reúne os ensaios vencedores da primeira versão do Incentivo à fotografia paraense e de participantes convidados. Ação vinculada ao Projeto “Máquinas para Filosofar”, cujo objetivo é valorizar e divulgar prioritariamente ensaios fotojornalísticos e documentais. Nessa primeira versão, a comissão de 7


Sesc Boulevard 2018 seleção formada pelos renomados fotógrafos Miguel Chikaoka e Maria Christina, elegeram os ensaios “Pira Água”, de Paulo Ribeiro, e “A terra prometida”, de Wagner Santana, como ganhadores. Já os ensaios “Fordilândia”, de Débora Flor, e “Labuta”, de Oswaldo Forte, foram agraciados com Menções Honrosas. “Tempo urdido” de Márcia Cristina Pinho Gomes e “Sombras da vila” de Rafael da Luz mereceram Destaque dos avaliadores. Acesse a lista completa de convidados no site do Sesc no Pará no endereço www.sesc-pa.com.br.

09/05 (Quarta-feira)

CINEMA 18h - #CineFem | Body Direção: Malgorzata Szumowska Drama/Comédia | 92 min | Polônia | 16 anos Mediação: Lorenna Montenegro Um cético investigador de polícia e sua filha, que sofre de bulimia, lidam cada um a sua maneira, com a morte de um ente querido. Quando eles entram em contato com a traumatizada terapeuta Anna, são forçados a mudar suas opiniões sobre vida e morte. MÚSICA 19h - Mandrágora (DF) O Mandrágora é um duo de música instrumental de Brasília, formado pelos instrumentistas Daniel Sarkis e Jorge Brasil desde 1999. O show do duo de violões, denominado “Paralelo 31 - Uma viagem Instrumental” tem como proposta apresentar o seu trabalho basicamente autoral, mostrando a diversidade de suas composições em uma atmosfera envolvente e intimista.

10/05 (Quinta-feira)

MÚSICA 19h - Leonardo Pratagy O músico e compositor paraense apresenta o seu novo show intitulado “Voo e Mansidão”, com repertório de canções inéditas do seu último EP, e de “Búfalo” (2017), disco que se destacou nos lançamentos nacionais de 2017 em veículos como Rolling Stone Brasil e Miojo Indie, e que rendeu uma turnê por cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

8

Pira Água • Paulo Ribeiro A terra prometida • Wagner Santana Mostra Imagens Cotidianas


Mandrágora • Foto: Jandir Ribeiro Léo Pratagy (In)Visibilidade • Sesc Amazônia das Artes Divulgação

11/05 (Sexta-feira)

AMAZÔNIA DAS ARTES INTERVENÇÃO URBANA 09h - “(In)Visibilidade”, com Rafael Barros (RO) Local de início: Em Frente A Loja Paris N’América, Comércio. 40 a 60min | Livre Proposta performativa que propõe reflexão sobre as transidentidades em vias públicas em uma combinação de vários elementos durante o seu ato. O espaço físico rege o trabalho. A intervenção urbana foi pensada para espaços alternativos para gerar o raciocínio, meditação e observação durante sua passagem e caminhada com as constantes intercalações entre os figurinos (ditos) masculinos e femininos, e complementando a fotografia com as ocasiões e interrupções que o próprio palco urbano vai propor. MÚSICA 19h - Március Cabral Em Brasília há mais de 10 anos, o guitarrista e compositor paraense, com quase 30 anos de trajetória artística, retorna a Belém em show dedicado ao blues e jazz. O músico já se apresentou em Nova York, Londres e em vários estados do Brasil. Atualmente, tem circulado por vários espaços com a palestra “O Blues e o trem da história” e em seus shows recentes, Március faz um passeio por um século de canções da música negra dos Estados Unidos, com reinterpretações de clássicos do Blues, Soft Jazz, MPB e Bossa Nova.

9


Sesc Boulevard 2018

12/05 (Sábado)

AMAZÔNIA DAS ARTES - TEATRO 18h - “Alice”, com Grupo Faces Jovem (MT) 50 minutos | 14 anos Alice não se vê como Fernando e quando começa a ir à escola com roupas com as quais se identifica, sofre violência de alguns alunos e descaso dos professores que não podem e não querem discutir gênero. Entre as descobertas da adolescência e das fronteiras de seu próprio corpo, Alice luta pelo direito de ser feliz. MÚSICA 19h - Silvinha Tavares O show “Eu Vivo Pra Cantar e Canto Pra Viver” vem com composições autorais, celebrando os 20 anos de carreira da intérprete, instrumentista e compositora paraense. É um show livre para qualquer idade, onde será cantado o amor e a arte de viver cantando, retratando um breve histórico de sua carreira no circuito de bares e festivais, mostrando o seu lado de compositora. Tem como convidados a cantora Lucinnha Bastos, Pedrinho Callado, Carlos Guthyerrez e Moisés Freire. E vem acompanhada por Yousséf Neto (teclado e sax), Ney Rocha (direção musical e contrabaixo), João Costa (percussão) e Duda Silva (Bateria). A produção artística é de Daniel Bastos.

10

Alice • Sesc Amazônia das Artes Silvinha Tavares • Música Divulgação

15/05 (Terça-feira)

AMAZÔNIA DAS ARTES - DANÇA 19h - “Olhai Por Nós”, com Lamira Artes Cênicas (TO) 60 minutos | 10 anos Como você busca a sua identidade? Você se conhece ou reconhece dentro dos seus instintos? Esses são questionamentos que “Olhai por Nós” sugere ao público. O espetáculo é um convite para um olhar mais tolerante para com a grandeza de nossa diversidade.


Olhai por Nós • Sesc Amazônia das Artes Soldados do Araguaia • Cinema Mulher do Fim do Mundo • Sesc Amazônia das Artes Divulgação

16/05 (Quarta-feira)

CINEMA 18h - Soldados do Araguaia Direção: Belisario Franca Doc. | 113min | Brasil | 14 anos Durante o período de Ditadura Militar no Brasil, um grupo de soldados de baixa patente foi enviado para a Amazônia a fim de exterminar a chamada Guerrilha do Araguaia, um movimento de luta armada que era contra a Ditadura. Depois de quarenta anos, os sobreviventes desta missão relatam pela primeira vez suas experiências em combate. MÚSICA 19h - Câmera Amazônia (UEPA) O “Duo Câmera Amazônia”, formado em 2008 pelos músicos Edelmiro Soares (tenor spinto) e Urubatan de Castro (piano e composição), se propõe à pesquisa, estudo e divulgação de repertório para a sua formação, em especial o repertório de compositores brasileiros e paraenses. Em 10 anos de existência, o Duo tem produzido vasto material e se apresentado nas principais salas de concerto do Brasil. Neste Recital, apresenta sua mais recente pesquisa, buscando na obra de Carl Mariavon Weber (1786-1826), os primórdios do gênero Lied, além de canções do período modinheiro brasileiro do século XIX e canções contemporâneas.

18/05 (Sexta-feira)

AMAZÔNIA DAS ARTES - DANÇA 19h - “Mulher Do Fim Do Mundo”, com Companhia Casa Circo (AP) 35 min | 16 anos O Solo “A Mulher do Fim do Mundo” é uma reflexão brutal sobre a mulher contemporânea e sua figura de 11


Sesc Boulevard 2018 resistência diária, diante de seus conflitos internos e de uma cultura machista, a qual tem que impor a todo momento uma política que valide seu corpo e o seu discurso enquanto ser significante na sociedade. MÚSICA 19h - André Coruja Músico e compositor amapaense retorna a Belém para apresentar seu mais recente álbum “TwoTrees”, lançado em setembro de 2016 e realizado por meio de financiamento coletivo e patrocínio via Lei Municipal de Incentivo Tó Teixeira.

12

19/05 (Sábado)

AMAZÔNIA DAS ARTES - DANÇA 19h - “Oração Para Um Pé De Chinelo”, com Cia. Tanto De Lá Quanto De Cá (AC) 60 minutos | 12 anos Após um latrocínio, fugindo de um esquadrão da morte formado por policiais, o bandido Bereco procura abrigo no barraco do alcoólatra Rato, delator e tuberculoso, e o encontra acompanhado pela prostituta Dilma. Bereco aposta, como uma tábua da salvação, na possibilidade de uma rendição sem violência através dos vínculos de delação que os policiais supostamente teriam com Rato. O medo e a iminência da morte estabelecem um jogo desesperado pela sobrevivência destes personagens à margem da sociedade. MÚSICA 19h - Allan Carvalho e Luiz Girard A dupla de cantores e compositores paraenses presta uma homenagem aos grandes astros pioneiros Ary Lobo e Vavá da Matinha no show “Sentinelas do Norte”, mostrando um repertório com os seus maiores sucessos. A produção musical do show é do trombonista Manassés Malcher que também completa o trio de metais ao lado do saxofonista Felipe Ricardo e do trompetista Dom Edy. A banda é igualmente formada pelo baixo de Taylan Pereira, das multi-cordas (cavaco, bandolim e violão) de Diego Xavier, além das percussões de Nazaco e Márcio Jardim. André Coruja • Música Allan Carvalho e Luiz Girard • Foto: Carlos Borges Divulgação


Oração para um Pé de Chinelo • Sesc Amazônia das Artes Terras • Cinema Divulgação

26/05 (Sábado)

LITERATURA 09h - Narração de Histórias Infantis “Sopa de Letrinhas – Histórias e Comidinhas. Olha o aviãozinho!”, por Inaiá Paes É hora de saborear várias histórias, as guloseimas da Sinhá Marreca, uma sopa quentinha de Dona Batatinha. E como será que se faz sopa de prego? Mas, gostoso mesmo é fazer pastéis junto com o Boneco de massa. LITERATURA 15h - Leia Mulheres. Livro: “A Casa dos Espíritos”, de Isabel Allende A Casa dos Espíritos retrata a história da Família Trueba, uma família chilena, ao longo do século XX. Apesar de ser uma história romanceada desta família, este livro relata paralelamente o movimento de esquerda revolucionária chilena até ao golpe de estado de 1973 pelas forças armadas chilenas que matou o presidente chileno, Salvador Allende - primo do pai da escritora - e que vitimou muitos civis. Mediadoras do Leia Mulheres Belém: Josiane Martins Melo, Pamela Raiol Rodrigues e Pamela Soares Alves.

30/05 (Quarta-feira)

22 a 26/05

CINEMA 18h às 22h - Mostra Sesc De Cinema - Pará Classificação: 12 anos (Programação completa na página 7)

CINEMA 18h - Terras Direção: Maya Darin Doc. | 75min | Brasil | 2009 | 10 anos Na fronteira tríplice entre Brasil, Colômbia e Peru, as cidades gêmeas Letícia e Tabatinga formam uma ilha urbana cercada pela imensa floresta amazônica. As delimitações territoriais são muitas vezes encobertas pela densa vegetação 13


Sesc Boulevard 2018 e as fronteiras se confundem nos rostos de seus moradores. “Terras” acompanha o ritmo deste lugar de encontro e passagem, aproximandose do cotidiano de seus habitantes. MÚSICA 19h - Alexandre Contente (EMUFPA) O pianista paraense iniciou seus estudos musicais em 1991. Estudou piano na escola Musicart. Concluiu curso técnico em piano na Escola de Música da UFPA. Participou de master classes com os pianistas: Altino Pimenta, Antônio Bezzan, Gabriela Affonso, A-chille Picchi, José Eduardo Martins (BRA), Anna Yarovaia (RUS), Ayami Ikeba (JAP) e Harold Brown (EUA). Desde 2008 é professor efetivo da Escola de Música da UFPA, com atuação nas áreas de Piano, Correpetição e Teoria Musical.

Cursos/Oficinas Valores

*Trab. Comércio e Dep: R$ 6,00 Estudante/Convênio: R$ 32,00 Público em Geral: R$ 48,00 **Trab. Comércio e Dep: R$ 40,00 Estudante/Convênio: R$ 77,00 Público em Geral: R$ 140,00

***Trab. Comércio e Dep: Gratuito Estudante/Convênio: R$ 12,00 Público em Geral: R$22,00

OBS: Inscrições PRESENCIAIS na Central de Atendimento. Mais informações: (91) 3224-5305

CLUBE DE LEITURA INFANTIL “SOPA DE PREGOS” LIVRO DOS ESCRITORES PAUL HESS E ERIC MADDERN Mediador: Inaiá Paes 05/05, das 09h às 11h Público Alvo: Crianças na faixa etária de 06 a 12 anos INSCRIÇÕES GRATUITAS: até 04/05

Alexandre Contente • Música Divulgação

14

GIFAÇÕES: EXPERIMENTOS ENTRE FOTOGRAFIA E VÍDEO, COM ALEX OLIVEIRA (BA) * 15 a 19/05, das 14h às 18h Aulas técnicas e práticas de fotografia e vídeo, produção processual de gifações e criação de micronarrativas numa página virtual criada para essa finalidade. Inscrições: 01 a 12/05 Materiais: Câmera fotográfica profissional e/ou dispositivos móveis (celulares, tablets).


CURSO “NOÇÕES BÁSICAS DE PROGRAMAÇÃO VISUAL E GRÁFICA” MINISTRADO POR MELISSA BARBERY * 19 e 20, 26 e 27/05 (Sábadosmanhã e tarde, domingos somente pela manhã) Pré requisito: Possuir notebook com capacidade para instalação de softwares. Período de inscrição: 8 a 17/05 (3 primeiros dias inscrições prioritárias para trabalhadores do comércio e seus dependentes) OFICINA “DANÇA CRIANÇA” 26/05, das 10h às 11h Faixa Etária: 08 a 10 anos Período Inscrições: Dependentes dos trabalhadores do comércio: Até 12/05 Público em geral: 14/05 até 15 minutos antes do início da atividade INSCRIÇÕES GRATUITAS LUDICIDANÇAS - DANÇAS PARA CRIANÇAS ** TURMA 1 Terça e Quinta-feira Horário: 15h às 15h50 Faixa Etária: 06 e 07 anos TURMA 2 Dias: Segunda e Quarta-feira Horário: 16h às 16h50 Faixa Etária: 08 a 11 anos CURSO JAZZ DANCE * Segunda e Quarta –feira Horário: 19h20 às 20h10 Faixa Etária: A partir de 16 anos CURSO DANÇAS URBANAS* Segunda e Quarta-feira Horário: 17h às 17h50 Faixa etária: A partir de 14 anos

ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DO CORPO ** (Nova proposta de dança contemporânea) Terça e Quinta-feira Horário: 18h40 às 20h10 Faixa Etária: A partir de 18 anos BALÉ INFANTIL - BÁSICO TURMA 1 ** Segunda e Quarta-feira Horário: 15h às 16h Faixa Etária - 08 a 10 anos TURMA 2 Segunda e Quarta-feira Horário: 17h às 18h Faixa Etária: 08 a 10 anos

BALÉ ADULTO - BÁSICO ** Segunda e Quarta-feira Horário: 18h10 às 19h10 Faixa Etária: A partir de 18 anos BALÉ INTERMEDIÁRIO ** Terça, Quinta e Sexta-feira Horário: 17h às 18h30 (Terça e Quinta-feira) Horário: 14h às 16h (Sexta-feira) Faixa Etária: A partir de 11 anos DANÇA DE SALÃO BÁSICO ** TURMA 1 Segunda e Quarta-feira Horário: 18h às 18h50 Faixa Etária: A partir de 18 anos TURMA 2 Terça e Quinta-feira Horário: 18h às 18h50 Faixa Etária: A partir de 18 anos TURMA 3 Sábado Horário: 08h às 10h Faixa Etária: A partir de 14 anos DANÇA DE SALÃO INTERMEDIÁRIO **

Terça e Quinta-feira Horário: 19h às 19h50 Faixa Etária: A partir de 18 anos

15


Sesc Boulevard 2018

Programação Educativa e Cultural vinculada à coleção “Máquinas para Filosofar” DESDOBRAMENTOS | EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA “NA PAISAGEM DO LAMBE-LAMBE”, DE SUELY NASCIMENTO Mostra dos resultados da ação “Na paisagem do lambe-lambe”, realizada como parte do projeto Céu Aberto, coordenado pelo Núcleo de Fotografia do Centro Cultural Sesc Boulevard entre maio e julho com Suely Nascimento. A autora divide com o público seu processo de criação e as memórias vivenciadas diante de uma máquina fotográfica de lambe-lambe digital materializadas em retratos. LEITURAS DE PORTFÓLIO Encontros com interessados em conversar sobre seus ensaios, projetos, séries. As leituras são feitas sempre aos sábados e domingo a partir de agendamento prévio. Pré requisito: Apresentar portfólio impresso (qualquer tamanho e papel), contendo um mínimo de 20 fotos sobre a mesma temática. VIVÊNCIA “FOTOGRAFIA E IMAGINAÇÃO” Os participantes são estimulados a utilizar a imaginação como “base de captura” de imagens por meio de um protótipo de câmera fotográfica. 16

“MÁQUINAS PARA FILOSOFAR” Atividades realizadas a partir de agendamento via email. Visitas monitoradas. Acervo de câmeras artesanais confeccionadas nos séculos XIX e XX, consideradas por pesquisadores uma das mais representativas coleções desta natureza da América Latina. Agendamento prévio via email psampaio@pa.sesc.com.br

E-BOOKS

Acesse gratuitamente os e-books no site do Sesc Pará www.sesc-pa.com.br/ CADERNO DE PENSAMENTOS V. 2 O Sesc no Pará, através do Centro Cultural Sesc Boulevard traz ao público uma nova edição do Caderno de Pensamentos: Ensaios e Críticas. Esta edição conta com os talentos de Diógenes Moura, Erinaldo Cirino, Felipe Pamplona, Georgia Quintas, Juan Guimarães e Irene Almeida. BELÉM 16.16 O livro contém imagens realizadas pelos participantes das maratonas fotográficas e texto histórico da pesquisadora Rose Silveira. As maratonas fizeram parte de uma vasta programação cultural e educativa, com o objetivo de pensar sobre a cidade de Belém e suas múltiplas faces e paisagens ao completar 400 anos de fundação.


- Faux, Cinema, de Rudyeri Ribeiro e Diego dos Prazeres - Entre o anjo e o polichinelo, de Galvanda Galvão e Izabela Leal Debate com os diretores após sessão Mediação: Lorenna Montenegro 20h - Pocket Show: Feira Equatorial

24/05 (Quinta-feira)

22 a 26 de maio 18h às 22h

Classificação: 12 anos

22/05 (Terça-feira)

18h - Sessões de curtas - Limiar, de André dos Santos - Catadores de sonhos, de Homero Flávio e Úrsula Vidal - Marajó das Letras, de Fernanda Martins e Marcelo Rodrigues - Canção do amor perfeito, de Fernando Segtowick e Alexandre Nogueira Debate com os diretores após sessão Mediação: Lorenna Montenegro 20h - Pocket Show: Jacknilson

23/05 (Quarta-feira)

18h - Sessões de curtas - A fabriqueta de sonhos Maria Betina, de Tiago Ribeiro - A história de Zahy, de Otoniel Oliveira - É o que eu guardo dele, de Iomana Rocha, Hugo Menezes e Moyses Cavalcante - Você, tu, de Roger is not Braga - Dois, três, zero, de Roger is not Braga - O amor é um exercício literário, de Tarcísio Gabriel - Jazido, de Juliana Silva e Diego dos Prazeres

18h - Sessões de curtas - Antigamente não existia dia, de Adriano Barroso - Camba de Cacete: alvorada quilombola, de André dos Santos - Sou (K) Ilariô, de Homero Flávio, André dos Santos, Artur Arias Dutra - Plastik people, de Yasmim Maia - Sampleados: especial ver-o-peso, de Leo Augusto - Oroboro, de Leonardo Venturieri Debate com os diretores após sessão Mediação: Lorenna Montenegro 20h - Pocket Show: Le Rita Pavone

25/05 (Sexta-feira)

18h - Sessões de curtas - Orla, de Mateus Moura - Caminhada, de Edson Palheta - Pinturas Rupestres de Monte Alegre, de Walquiria Melo - Cardápio, de Edgar Barra - Cartas (e)videntes, de Galvanda Galvão Debate com os diretores após sessão Mediação: Lorenna Montenegro 20h - Pocket Show: Lariza

26/05 (Sábado)

16h - Sessão Longa O Cinema de seu Duca, de Edivaldo Moura 18h - Premiação dos destaques da Mostra Exibição dos destaques da Mostra 19h - Pocket show de encerramento: Mastodontes

17


Clínica Odontológica

18


em Castanhal e Santarém! O Sesc no Pará lançou um sistema para acabar com que se formam quando chega o período de marcar as consultas odontológicas.

Além do Sesc Doca e Castanha l agora implantamos o sistema de Pré-cadastro no Sesc em Santarém. Todo dia 10 de cada mês para você fazer sua PRÉ-INSCRIÇÃO para atendimento na Clínica Odontológica. Será tudo online agora. Você pode fazer a inscrição de casa, no seu celular, de qualquer lugar a qualquer hor a desse dia entre 00h00 e 23h59. A PRÉ-INSCRIÇÃO não garante a vaga da Clínica Odontológica. Para saber mais, acesse nosso site: www.sesc-pa.com.br

19


Sesc Doca Rua Senador Manoel Barata, 1873 Belém/PA - Reduto

Com o objetivo de ofertar momentos de entretenimento a sua clientela, o Sesc Doca desenvolve inúmeras ações através dos Programas Assistência, Educação, Cultura, Lazer e Saúde, com destaque para as atividades recreativas. Nesta unidade, pode-se desfrutar de Restaurante, Turismo Social, Serviços Odontológicos, Cursos de Valorização Social, Biblioteca, Palestras Educativas, Ginásio, Parque Aquático, Academia e Atividades Esportivas que complementam o trabalho do Sesc e contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, seus dependentes e comunidade em geral. Segunda a sexta 08h às 20h Sábado 08h às 13h Domingo 09h às 13h

20 37

CENTRAL DE ATENDIMENTO (91) 4005-9519 Segunda a Sexta-feira 08h às 20h Sábados 08h às 13h Domingo 09h às 13h


Sesc Doca 2018

01/05 (Terça-feira)

RECREAÇÃO 09h às 16h - “Festa do Trabalhador” Brincadeiras recreativas, espaço de jogos de salão, banho de piscina, música ao vivo com Mariza Black e Olivia Melo e muito mais. Público-alvo: Somente Trabalhador do Comércio e Dependentes

03 e 04/05 (Quinta e Sexta-feira) RECREAÇÃO 14h às 16h - “Gincana do Trabalhador” Local: Empresas Comerciárias agendadas

04/05 (Sexta-feira)

RECREAÇÃO 19h - Projeto Luau no Sesc Atração: Banda Camarote Vip Trabalhador do Comércio e Dependentes carteira do Sesc atualizada: Gratuito Público em Geral: R$ 7,00

07/05 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h - Sesc Saúde nas Empresas O Sesc Saúde nas Empresas visa a realização de ações educativas relacionadas a Saúde do Trabalhador dentro do seu ambiente laboral em virtude de que é neste espaço que passam grande parte do tempo, dessa maneira ressaltase a importância de manter hábitos saudáveis e o estímulo ao comprometimento com a saúde e o bem estar. Local: Hospital Jean Bitar (restrito aos funcionários da empresa)

09/05 (Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 09h - Calendário da Saúde O projeto visa desenvolver ações de caráter educativo voltadas à saúde dos Trabalhador do Comércio, dependentes e público em geral, utilizando dias comemorativos e constituídos pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. O uso de datas específicas baseia-se pelo bom emprego das campanhas públicas nacionais, pois mobilizam um grande quantitativo de pessoas e promovem atividades que sensibilizam o público à aquisição de novas práticas e hábitos saudáveis. Neste dia será em alusão ao Dia das Mães. Local: Embrapa (Restrito aos funcionários da empresa)

10/05 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - Projeto Prevenção da Saúde Sexual e Reprodutiva O Projeto optará pelo método qualitativo com o propósito de atender aos funcionários da empresa do comércio e estudantes, a partir de uma metodologia que possibilitará a discussão, a participação e potencialização ao entendimento sobre a importância do processo educativo e preventivo no enfretamento às IST/AIDS. Local: Nazaré (Restrito aos funcionários da empresa)

11/05 (Sexta-feira)

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 08h às 11h - Comemoração do Dia das Mães Local: Ginásio de Esportes 21


Sesc Doca 2018

12/05 (Sábado)

BIBLIOTECA 09h30 às 11h - Clube de Leitura O Clube da Leitura é um projeto de incentivo a leitura que propõe através do estímulo a cultura, as possibilidades e a esperança de construir um país melhor para todos. Tem como objetivo exercitar a leitura como prática democrática, envolver e conscientizar o Trabalhador do Comércio, dependente e comunidade em geral sobre o ato de ler, bem como desenvolver competências de compreensão leitora, ampliar as práticas promotoras do acesso e da democratização da leitura, e assim proporcionar espaços de diálogo e formação de novos leitores, com o intuito de incentivar a leitura, possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação, ao valorizar e estimular a criação e a circulação do acervo geral da biblioteca, principalmente o infantil. Teremos, também, oficina de marcador de texto. Local: Biblioteca Central

14/05 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h - Sesc Saúde nas Empresas O Projeto visa a realização de ações educativas relacionadas a Saúde do Trabalhador dentro do seu ambiente laboral em virtude de que é neste espaço que passam grande parte do tempo, dessa maneira ressalta-se a importância de manter hábitos saudáveis e o estímulo ao comprometimento com a saúde e o bem estar. Local: Hospital Jean Bitar (Restrito aos funcionários da empresa) 22

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 13h30 - “Calendário da Saúde” O Projeto visa desenvolver ações de caráter educativo voltadas à saúde dos Trabalhador do Comércio, dependentes e público em geral, utilizando dias comemorativos e constituídos pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. O uso de datas específicas baseia-se pelo bom emprego das campanhas públicas nacionais, pois mobilizam um grande quantitativo de pessoas, e promovem durante estes períodos, atividades que sensibilizam o público à aquisição de novas práticas e hábitos saudáveis. Neste dia será alusivo ao Dia do Trabalhador. Local: Belém Alimentos (Restrito aos funcionários da empresa)

17/05 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - Sesc Vida Saudável O Projeto busca promover aos indivíduos a busca permanente da compreensão do processo saúde doença a fim de capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde ao seu alcance nas relações com os fatores de risco à saúde pessoal e coletiva. Local: Líder (restrito aos funcionários da empresa)

20/05 (Domingo)

RECREAÇÃO 09h às 15h - Sesc Mais Lazer Brincadeiras temáticas, teatro, personagens infantis, espaço de jogos e brinquedos e muito mais.


Caminhada Ecológica Acervo Sesc Pará

26/05 (Sábado)

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 19h às 00h - Baile de maio “Uma Noite Cigana” Local: Ginásio de Esportes

28/05 (Segunda-feira)

24/05 (Quinta-feira)

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 8h às 10h - Caminhada Ecológica Local: Parque do Utinga

25/05 (Sexta-feira)

RECREAÇÃO 8h30 às 11h30 - Projeto Comemore com o Sesc - Realização: Vamos Brincar Brincadeiras temáticas, teatro, personagens infantis, espaços de brinquedos e muito mais. Público-alvo: Escolas da comunidade previamente agendadas.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h - Sesc Saúde nas Empresas O Projeto visa a realização de ações educativas relacionadas a Saúde do Trabalhador dentro do seu ambiente laboral em virtude de que é neste espaço que passam grande parte do tempo, dessa maneira ressalta-se a importância de manter hábitos saudáveis e o estímulo ao comprometimento com a saúde e o bem estar. Local: CDAM (Restrito aos funcionários da empresa)

30/05 (Quarta-feira) ESPORTE 06h às 21h - Dia do Desafio Local: Sesc Doca, Empresas Comerciárias e Parceiros

26/05 (sábado)

RECREAÇÃO 19h - Projeto Baile de Maio - Uma Noite Cigana Atração com Banda Camarote Vip Trabalhador do Comércio e Dependentes com carteira do Sesc atualizada - Gratuito Público em Geral: R$ 7,00 Informações: 4005-9542 (Equipe de Recreação)

Dia do Desafio Acervo Sesc Pará

23


Sesc Doca 2018

Desenvolvimento Físico e Esportivo INSCRIÇÃO • Renovação: 01 a 05 de cada mês • Novos alunos: 11 a 15 de cada mês • Novos alunos: 07 a 10 de cada mês (sendo os 2 primeiros dias exclusivos para trabalhadores do comércio e dependentes) TREINAMENTO FUNCIONAL Segunda, Quarta e Sexta : 16h Segunda e Quarta: 9h Terça e Quinta: 19h Preço (Duas vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 25,00 Conveniado: R$ 38,00 Público em Geral: R$ 64,00 + R$ 30,00 (carteira) Preço (Três vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 Conveniado: R$ 50,00 Público em Geral: R$ 74,00 + R$ 30,00 (carteira)

24

Vôlei Acervo Sesc Pará

MIX DE ESPORTES NATAÇÃO Idade: 07 a 10 anos Quarta e Sexta: 14h Terça e Quinta: 10h/14h Preço (duas vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NATAÇÃO Idade: 04 a 06 anos Quarta e Sexta: 10h Terça e Quinta: 16h Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 NATAÇÃO Quarta e sexta: 11h/12h/15h/16h Terça e Quinta: 11h/12h/15h Terça, Quinta e Sexta: 06h Duas vezes por semana: Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 Conveniado: R$ 50,00 Três vezes por semana: Trabalhador do Comércio: R$ 37,00 Conveniado: R$ 50,00 HIDROGINÁSTICA Terça, Quinta e Sexta: 07h/08h/09h/17h/18h/19h Terça e Quinta: 09h / 20h Quarta e Sexta: 20h Preço (duas vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 Conveniado: R$ 48,00 Público em Geral: R$ 71,00 + R$ 30,00 (carteira) Preço (três vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 37,00 Conveniado: R$ 60,00 Público em Geral: R$ 90,00 + R$ 30,00 (carteira) HANDEBOL Idade: 15 a 18 anos Terça e Quinta: 14h às 15h Trabalhador do Comércio: R$ 15,00 Convênio: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00 + R$ 30,00 (Carteira)


VÔLEI Idade: 11 a 14 anos Segunda, Quarta e Sexta: 14h às 15h VÔLEI ADULTO Idade: a partir de 19 anos Segunda, Quarta e Sexta: 20h às 21h BASQUETE Idade: 11 a 14 anos Terça, Quinta e Sexta: 15h às 16h BASQUETE ADULTO Idade: a partir de 19 anos Segunda, Quarta e Sexta: 21h às 22h Preço (Vôlei e Basquete) Trabalhador do Comércio: R$ 20,00 Convênio: R$ 34,00 Público em Geral: R$ 50,00 + R$ 30,00 (Carteira) ARTES MARCIAIS MIX DE ARTES MARCIAIS Idade: 13 anos em diante Terça e Quinta: 16h/ 17h/ 18h Trabalhador do Comércio: R$ 20,00 Conveniado: R$ 34,00 Público em Geral: R$ 48,00 + R$ 30,00 (Carteira) EDUCAÇÃO PSICOMOTORA KARATÊ Idade: 04 a 06 anos Segunda, Quarta e Sexta: 14h Terça e Quinta: 14h MIX DE ESPORTES KARATÊ Idade: 07 a 10 anos Segunda, Quarta e Sexta: 15h ou Terça e Quinta: 15h KARATÊ Segunda, Quarta e Sexta: 16h/17h/18h Preço Trabalhador do Comércio: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00 + R$ 30,00 (carteira)

Karatê Acervo Sesc Pará

PACOTE DE ATIVIDADES FÍSICAS Segunda a Sexta: 06h/08h/15h/16h/17h/19h/20h Trabalhador do Comércio: R$ 60,00 Conveniado: R$ 98,00 Público em Geral: R$ 146,00 + R$ 30,00 (carteira) MUSCULAÇÃO Segunda a Sexta: 05h30 às 22h Preço (três vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 Conveniado: R$ 50,00 Público em Geral: R$ 74,00 + R$ 30,00 (Carteira) Preço (horário livre): Trabalhador do Comércio: R$ 55,00 MIX DE ESPORTE INICIAÇÃO ESPORTIVA Idade: 07 a 10 anos Terça e Quinta: 14h às 15h/16h às 17h Aplicação de movimentos específicos de várias modalidades esportivas como: futsal, voleibol, basquete, ginástica e atletismo. Trabalhador do Comércio: R$ 15,00 25


Sesc Doca 2018 EDUCAÇÃO PSICOMOTORA INICIAÇÃO ESPORTIVA Idade: 04 a 06 anos Segunda e Quarta: 15h às 16h Ênfase nos movimentos básicos e espontâneos (saltar, deslocar, caminhar, correr e equilibrar). Trabalhador do Comércio: R$ 15,00 Convênio: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 37,00 + R$ 30,00 (carteira) MAT PILATES Segunda, Quarta e Sexta: 6h30 / 16h Segunda e Quarta: 10h/ 15h/ 20h Segunda e Sexta: 19h Terça e Quinta: 06h30 / 10h / 18h Terça, Quinta e Sexta: 15h Preço (duas vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 32,00 Preço (três vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 38,00 STUDIO PILATES Segunda e Quarta: 08h/09h/17h/18h Terça e Quinta: 08h/09h/16h/17h/19h/20h Trabalhador do Comércio: R$ 50,00 TREINAMENTO DE CORRIDA Terça e quinta: 06h/18h Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 Conveniado: R$ 50,00 Público em Geral: R$ 74,00 + R$ 30,00 (carteira)

26

Educação Complementar Valores e Inscrição Trabalhador do Comércio e dependente: R$ 53,00 Público em Geral: R$ 138,00 + R$ 30,00 (carteira) CURSO DE INGLÊS BÁSICO I Pré-requisito: A partir de 10 anos. Segundas e Quartas: 12h30 às 15h / 18h30 às 21h CURSO DE INGLÊS BÁSICO II Pré-requisito: Ter noções de inglês (teste de nivelamento) ou cursado Básico I no Sesc Doca. Terças e quintas: 09h às 11h30/ 13h às 15h30 / 15h30 às 18h CURSO DE INGLÊS BÁSICO III Pré-requisito: Ter noções de inglês (teste de nivelamento) ou cursado Básico II no Sesc Doca Segundas e Quartas: 16h às 18h30

Serviços CLÍNICA ODONTOLÓGICA Segunda a Sexta : 07h20 às 21h08 Sábado: 09h às 13h Observações: dia 10 de cada mês é liberado 120 vagas para procedimentos em pacientes iniciantes. PRÉ-INSCRIÇÕES SÃO ONLINE Todo dia 10 de cada mês, a préinscrição para atendimento na Clínica Odontológica é realizada no site do Sesc e são liberadas 120 vagas para procedimentos em pacientes iniciantes. O sistema ficará aberto


neste dia para você fazer na nossa central, de casa, no seu celular, de qualquer lugar a qualquer hora entre 00h e 23h59. A PRÉ-INSCRIÇÃO não garante a vaga da Clínica Odontológica. Para saber mais, acesse nosso site: www.sesc-pa.com.br BIBLIOTECA CENTRAL Segunda a sexta, de 9h às 21h. Sábados, 8h às 12h. (91) 4005-9517 biblioteca@pa.sesc.com.br Na Biblioteca os cadastros para empréstimos serão efetuados mediante apresentação de: Carteira do Sesc atualizada; comprovante de residência. Taxas para acesso à internet/hora Trabalhador do Comércio e dependente: R$ 3,00 Público em Geral: R$ 5,00 OBS: Mesmo valor para horas subsequentes. RECREAÇÃO Salão de Jogos Segunda a sexta: 12h às 20h Local: Sala do Ginásio

Salão de Jogos Acervo Sesc Pará

Grupo Social de Idosos - GSI Grupo “Bem Viver” Sesc Doca Reunião Semanal - 8h (Segunda-feira) Reunião Vivências e Reflexões - 8h (Terça, Quarta, Quinta e Sexta-feira) Reunião Papo de Homem - 8h (Terça-feira) Oficina de Memorização - 9h (Terça e Quinta-feira) Oficina de Pintura em Tecido - 9h (Segunda e Terça-feira) Oficina de Artesanato - 9h (Terça e Quinta-feira) Oficina de Dança - 9h (Terça e Quinta-feira) Reunião Vivências e reflexões - 09h (Quarta-feira) Para participar: Idade a partir de 60 anos; Ser comerciário aposentado, dependente de comerciário ou pessoa idosa da comunidade (usuário); Carteira do Sesc atualizada; Apresentar Atestado Médico com liberação para realização de atividades físicas; Estar com condições físicas e psicológicas compatíveis com as atividades propostas; Duas fotos, comprovante de residência e documentos pessoais para registro no grupo. Trabalhador do Comércio: R$ 26,00 Público em Geral: R$ 64,00 + R$ 30,00 (Carteira)

27


Sesc Doca 2018

Cursos de Valorização Social Valores das taxas: Trabalhador do Comércio e dependente: R$ 53,00 Público em Geral: R$ 138,00 + R$ 30,00 (emissão da carteira do Sesc) Informações: 4005-9504 CORTE E COSTURA Customização Pré-requisito: noções de costura. Segundas e Quartas: 8h às 10h30 Camisaria em malha Pré-requisito: noções de costura. Segundas e Quartas: 11h às 13h30 Moda íntima-dia Pré-requisito: noções de costura. Terças e Quintas: 8h às 10h30 Moda praia Pré-requisito: noções de costura. Terças e Quintas: 11h às 13h30 Corte e Costura - Iniciante Segundas e Quartas: 15h30 às 18h / 18h30 às 21h Camisaria infantil Pré-requisito: ter noções de costura. Terças e Quintas: 15h30 às 18h Corte e Costura - Iniciado Pré-requisito: Saber costurar Terças e Quintas: 18h30 às 21h

28

ESTÉTICA Bronzeamento e hidratação corporal Segundas e Quartas: 12h30 às 15h Maquiagem social Segundas e Quartas: 16h às 18h30 Design de Sobrancelhas Segundas e Quartas: 18h30 às 21h Terças e Quintas: 15h30 às 18h Embelezamento do olhar Terças e Quintas: 9h às 11h30 Massagem relaxante Terças e Quintas: 13h às 15h30 CULINÁRIA Cremes e molhos Segundas e Quartas: 12h30 às 15h Confeitaria Segundas e Quartas: 16h às 18h30 Receitas e diversas Segundas e Quartas: 18h30 às 21h Tortas de vitrine Terças e Quintas: 12h30 às 15h Cozinha light Terças e Quintas: 16h às 18h30 Salgados gourmet e canapés Terças e Quintas: 18h30 às 21h CABELEIREIRO Barbearia Pré-requisito - ter noções de corte de cabelo masculino Segundas e Quartas: 12h30 às 15h Terças e Quintas: 15h30 às 18h Colorimetria Segundas e Quartas: 16h às 18h30 Corte de Cabelo Segundas e Quartas: 18h30 às 21h Terças e Quintas: 9h às 11h30 Selagem térmica capilar Terças e Quintas: 13h às 15h30 Curso de Idioma Acervo Sesc Pará


Sesc Comunidade Quadra Tenoné Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, Tv. WE4 - 6a linha, S/N. (Conjunto Tenoné II) Belém/PA - Tenoné

O projeto Sesc Comunidade funciona na quadra poliesportiva do Tenoné desde 2015. Os participantes são selecionados através do Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG, para as modalidades de Iniciação Esportiva, o APLES (Atividades Psicomotoras Lúdicas e Esportivas). Segunda a Sexta-feira, de 08h às 12h / 14h às 19h com turmas de iniciação esportiva; Segunda a Sexta-feira, de 19h às 21h e Sábados e domingos de 08h às 12h com treinos agendados abertos à comunidade.

29


TIRE A SUA CAR

Sabia que...

...pode ter à sua disposição serviços gratuitos ou com preços diferenciados nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência? Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, podem utilizar a carteira em qualquer unidade do Sesc no Brasil.

Tire a sua, é gratuita.

30

Para saber mais, acesse “Carteira do Comerciário” no site www.sesc-pa.com.br


RTEIRA DO SESC Horários das Centrais de Atendimento do Sesc no Pará

Sesc Doca (Belém) Rua Senador Manoel Barata, 1873. Fone: (91) 4005-9519. Segunda a Sexta: 08h às 20h Sábado: 08h às 13h Domingo: 09h às 13h Restaurante do Comerciário Rua Manoel Barata, 160 Segunda a Sexta: 11h às 14h Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523. Campina. Fone: (91) 3224-5654 / 5305. Segunda a Sexta: 08h às 18h Sábado: 08h às 12h e 14h às 18h Sesc em Ananindeua Avenida Hélio Gueiros, 110. Fone: (91) 3235-0141 Segunda a Sexta: 08h às 12h e 13h às 17h30

Onde tira a carteira?

Você tira a carteira em qualquer uma das centrais de atendimento. Confira os horários de cada central na respectiva unidade do Sesc.

Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10. Fone:(91) 3721-2294. Segunda a Sexta: 08h às 21h Sábado: 08h às 12h Sesc em Santarém Rua Wilson Dias Fonseca, 535. Fone: (93) 3552-5126 Segunda a Sexta: 08h às 19h Sábado: 08h às 12h Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925, Cidade Nova. Fone: (94) 3324-4344 / 4444. Segunda a Sexta: 08 às 21h Sábado: 08h às 12h

Quem se enquadra como Público em Geral pode tirar a carteira pelo valor de R$ 30,00 (válida por um ano) e desfrutar também dos serviços do Sesc.

31


Sesc em Santarém Rua Wilson Dias da Fonseca, 535 Santarém/PA - Centro

Segunda a Sexta 08h às 21h Sábado 08h às 12h

Com localização privilegiada no centro comercial, o Sesc em Santarém desenvolve uma gama de serviços e atividades nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, atendendo a clientela preferencial com qualidade, contribuindo com seu bem estar. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Serviços de Saúde Bucal; Cursos de Violão, Teclado, Corte e Costura e Inglês; Biblioteca; Cinema; Ações de saúde com palestras e orientações; Ações recreativas com atividades lúdicas para crianças, jovens e adultos.

CENTRAL DE ATENDIMENTO (93) 3552-5126

32

Segunda a Sexta-feira 08h às 19h Sábados 08h às 12h


Sesc em Santarém 2018

02 a 30/04

BIBLIOTECA Troca-Troca de Livros Segunda a sexta - 8h às 20h Sábados - 08h às 12h O Projeto viabiliza o acesso à obras literárias e aos mais variados gêneros literários a qualquer pessoa através da troca solidária de livros e sem custos financeiros. Os livros doados serão trocados pela mesma quantidade dos que foram entregues.

02 a 30/05 (Segunda a Sexta-feira)

RECREAÇÃO 11h às 15h - Espaço Sesc Trab. Comércio Espaço de Lazer, voltado à clientela comerciária, durante seu horário de intervalo, que oportuniza momentos de relaxamento, descanso e entretenimento, com jogos e TV. Funciona de segunda a Sextafeira, no salão de lazer do Sesc em Santarém. Aguardamos por você! Espaço destinado aos Trabalhadores do Comércio com carteira do Sesc atualizada!

02 a 29/05 (Terça a Sexta-feira)

RECREAÇÃO 16h às 19h - #VemProSesc Venha se divertir no Sesc!!!! Ações recreativas realizadas na Unidade com o intuito de oportunizar acesso ao lazer e diversão ao Trabalhador do Comércio, seus dependentes e comunidade em geral por meio de brincadeiras, jogos diversos e oficinas. Espaço com ações voltadas a todas as faixas etárias

Especial do Mês - 09 e 11/5 - Oficinas Recreartes Pintura e Origami - Tema “Animais”

02/05 (Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 07h30 às 09h - Projeto Transando Saúde Projeto que atende o funcionário da empresa do comércio, com a abordagem de temas que estimulam a discussão sobre cuidados preventivos e de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. Em Maio será abordado o tema Planejamento Familiar destacando os direitos sexuais e reprodutivos de todo indivíduo, e permitindo acesso a informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis no mercado para melhor programar o momento oportuno da chegada de um filho. LOCAL: EMPRESA COMERCIAL NOVO MUNDO (RESTRITO AOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA)

04/05 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 09h às 16h - Projeto Espaço Sesc Saúde Projeto que visa atender os Trabalhadores do Comércio e visitantes do Sesc por meio de ações fundamentadas em relevantes datas comemorativas e/ou de mobilização nacional do calendário da saúde, que possam contribuir no processo educativo-preventivo e na melhoria da qualidade de vida da população. Em maio, a programação será referente ao ‘’Dia das Mães”, com Orientações voltadas a Saúde da Mulher (Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Infecções 33


Sesc em Santarém 2018 Sexualmente Transmissível, Sexualidade e Prevenção ao Câncer de Mama e Colo uterino); Palestra sobre enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti; e ações de saúde e cidadania, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, tipagem sanguínea, vacinação, avaliação física, emissão de documentos e estação de beleza.

05/05 (Sábado)

BIBLIOTECA 08h30 às 11h30 - Clube da Leitura Programação com as crianças do Clube da Leitura na faixa etária de 4 a 8 anos enfatizando a literatura, com leitura livre, narração de história e oficina de livrinhos de pano, aguçando a imaginação e a criatividade de cada criança.

07/05 (Segunda-feira)

CINEMA 18h30 - A ovelha negra Direção: Grímur Hákonarson Drama/Comédia | 93min | Islândia | 14 anos

07, 14, 21 e 28/05/2018 (Segunda-feira)

RECREAÇÃO 08h - Aqui tem Sesc! LOCAL: EMPRESAS COMERCIAIS Ações recreativas desenvolvidas nas empresas comerciais, visando motivar e valorizar a clientela preferencial por meio de dinâmicas de grupo e brincadeiras de socialização, que contribuem para a humanização nas relações de trabalho, e oportunizam momentos de lazer no ambiente laboral, o que 34

fortalece as equipes e estimulam bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. RECREAÇÃO 16h às 18h30 - Aqui tem Sesc! LOCAL: BELO CENTRO (RUA LAMEIRA BITTENCOURT). Programação que contempla diretamente a clientela preferencial com serviços de lazer e entretenimento, realizada na principal rua do comércio da cidade. Conta com animação de rua e diversas brincadeiras de socialização e gincanas, com o intuito de proporcionar bem-estar ao trabalhador do comércio, alegrando as tardes de segunda no centro comercial.

08/05 (Terça-feira)

CINEMA 16h - Asterix e o Domínio dos Deuses Direção: Alexandre Astier, Louis Clichy Animação | 85min | França/Bélgica | 2014 | Livre

08 e 09/05 (Terça e Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 11h / 14h às 17h Projeto Sesc Vida Saudável Projeto que atende estudantes de instituições públicas de ensino, a partir de metodologias e temas que facilitem a discussão no ambiente escolar e a reflexão sobre a importância do processo educativo na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. No mês de maio, acontecerá a abordagem do tema “Métodos


Contraceptivos e Gravidez na Adolescência”, a fim de debater sobre essa realidade que muitas vezes afasta o adolescente da escola precocemente, buscando esclarecer conceitos e os diversos tipos de métodos contraceptivos e o mais adequado à realidade do jovem. LOCAL: E.M.E.F. ROTARY

09, 16, 23 e 30/05 (Quarta-feira)

CINEMA 16h e 18h30 - Cine Kids Programação especial de cinema, com títulos direcionados ao universo infantil e familiar.

10/05 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 09h às 11h - Projeto Sesc Vida Saudável Programações com a perspectiva de proporcionar um impacto positivo na qualidade de vida das crianças assistidas na Educação Especial do Educandário, e que possam contribuir para o fortalecimento da promoção da saúde bucal e prevenção de doenças relacionadas a deficiência da higiene oral. Haverá palestra sobre “Saúde Bucal”, seguida escovação Supervisionada e Aplicação Tópica de Flúor. LOCAL: E.E.E.F.M EZERIEL MÔNICO DE MATOS

10 e 17/05 (Quinta-feira)

LITERATURA 18h - Conta Sesc A arte de contar histórias proporciona aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário

e contemplar experiências. No Sesc, a formação de leitores faz parte da natureza educativa de suas ações artísticas. Assim, nos dias 10 e 17 de maio, serão realizadas sessões de narrações de histórias, buscando aproximar a família comerciária da produção literária regional, nacional e internacional. Livre para todos os públicos. Programação Gratuita.

11/05 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 11h - Projeto Sesc Vida Saudável Programações que visam contribuir para o fortalecimento de ações de promoção a saúde, com a perspectiva de proporcionar um impacto positivo na qualidade de vida da comunidade assistida. O Sesc foi convidado para participar do Programa Municipal “Prefeitura nos Bairros” que ocorre mensalmente com ação social nos bairros carentes de Santarém. Na ocasião, irá contribuir com Exposição mediada sobre “Saúde Bucal” e “Saúde da Mulher”. LOCAL: BAIRRO DO URUARÁ

12/05 (Sábado)

BIBLIOTECA 08h às 11h30 - Projeto Clube de Leitura Programação com as crianças do Clube de Leitura, na faixa etária de 9 a 11 anos, enfatizando literatura como prática divertida e fonte de conhecimento com oficina de produção textual, contos, fábulas, poesias e leitura livre e dinâmicas interativas entre os participantes.

35


Sesc em Santarém 2018

14/05 (Segunda-feira)

19/05 (Sábado)

15 a 18/05 (Terça a Sexta-feira)

19 e 26/05 (Sábado)

CINEMA 18h30 - Aquarius Direção: Kleber Mendonça Drama Brasil | 2016 | 145min | 16 anos

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 11h / 14h às 17h - Projeto Transando Saúde Projeto que atende estudantes de instituições pública de ensino, a partir de metodologias e temas que facilitem a discussão no ambiente escolar e a reflexão sobre a importância do processo educativo na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. No mês de maio, dando continuidade as programações no educandário, acontecerá a abordagem do tema “Métodos Contraceptivos e Gravidez na Adolescência”, a fim de debater sobre essa realidade que muitas vezes afasta o adolescente da escola precocemente, além disso propõe-se esclarecer conceitos e os diversos tipos de métodos contraceptivos e o mais adequado a realidade do jovem em idade reprodutiva. LOCAL: E.E.E.F.M JOSÉ DE ALENCAR / E.E.E.F.M EZERIEL MÔNICO DE MATOS

15/05 (Terça-feira)

CINEMA 16h - O Mundo dos Pequeninos Direção: Hiromasa Yonebayashi Animação / Fantasia 94min | Japão | 2012 | Livre

36

CINEMA 09h - Cine Pipoca Programação especial de cinema, com títulos cinematográficos direcionados ao universo infantil e familiar. Livre para todos os públicos.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 10h - Projeto Cuidado Terapêutico Realização que pretende oferecer serviços de enfermagem que facilitem o acompanhamento dos fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Para isso, será disposto um espaço para atender quem busca por orientações acerca da prevenção da Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistólica, Obesidade, acompanhadas dos procedimentos de mensuração de pressão arterial, teste de glicemia capilar casual, verificação de peso e altura para cálculo do IMC.

21/05 (Segunda-feira)

CINEMA 18h30 - Tudo por amor ao Cinema Direção: Aurelio Michiles Doc. | Brasil | 98min | 12 anos O documentário retrata a vida de Cosme Alvez Netto, uma das mais importantes figuras do cinema brasileiro, responsável pelo conservação e recuperação de diversas obras nacionais. Também foi curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por mais de duas décadas. E, por tudo isso, foi preso e torturado durante a Ditadura Militar.


22/05 (Terça-feira)

CINEMA 16h - Uma viagem extraordinária Direção: Jean-Pierre Jeunet Aventura/Drama | 2013 | EUA | 105min | 10 anos

23/05 (Terça-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 16h às 18h - Projeto Sesc Saúde nas Empresas Projeto que visa possibilitar a clientela preferencial ações e serviços dentro do local de trabalho, que venham contribuir na promoção da saúde e prevenção de doenças. Tem como proposta tema norteador “Vida Saudável” com o atendimento ao trabalhador do comércio de forma individualizada ou em grupo, por meio de orientações em saúde e procedimentos de aferição de pressão arterial e glicemia capilar casual. Na ocasião, haverá palestra sobre “Doenças Crônicas Não Transmissíveis” destacando a Hipertensão Arterial e a Diabetes Mellitus como as que mais afetam a população brasileira e estão estritamente ligadas aos hábitos alimentares e de vida do indivíduo. LOCAL: EMPRESAS COMERCIAL PANIFICADORA E PIZZARIA BOM PÃO

29/05 (Terça-feira)

CINEMA 16h - O Conto da Princesa Kaguya Direção: Isao Takahata Animação | 137 min | 2013 | Livre

30/05 (Quarta-feira)

RECREAÇÃO Dia do Desafio 08h às 12h - Ações esportivas diversas desenvolvidas em vários pólos da cidade, como escolas, instituições de ensino, empresas, academias e praças. 16h às 19h - Ações recreativas voltadas à movimentação corporal como Jump Kids, Step Kids, Gincana com provas de corridas diversas, estimulando a prática de atividades físicas por meio da ludicidade.

28/05 (Segunda-feira) CINEMA 18h30 - Hipócrates Direção: Thomas Lilti Comédia Dramática | França | 102min | 12 anos

Dia do Desafio Acervo Sesc Pará

37


Sesc em Santarém 2018

Atividades RECREAÇÃO 11h às 15h - Espaço Sescomerciário Espaço de Lazer voltado à clientela comerciária durante seu horário de intervalo, que oportuniza momentos de relaxamento, descanso e entretenimento, com jogos e TV. Espaço destinado à comerciários com carteira do Sesc atualizada! BIBLIOTECA Segunda a Sexta-feira: 8h às 20h / Sábado: 8h às 12h (93) 3522-5126 - Ramal 205 Dispõe de um acervo diversificado com literatura infantil, infanto-juvenil e adulto. Para cadastro na Biblioteca Os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Carteira do Sesc atualizada (Comerciário/ Dependente); Comprovante de residência. Taxas para acesso à internet (1 hora) Trabalhador do Comércio: R$ 3,00 Dependentes: R$ 3,00 Público em Geral: R$ 5,00 Para horas subsequentes o mesmo valor.

Educação Complementar* CURSO DE INGLÊS BÁSICO (MÓDULO I) (EM ANDAMENTO) Básico da Língua Inglesa, alfabeto, números, cores, saudações, etc., leitura e escrita de textos simples, conversação inicial, com uso de filmes, músicas, projeção de slides, uso da ludicidade para melhor fixação da aprendizagem. 02 a 30/05 (Segunda e Quarta-feira) Turma II: 14h às 16h - 8 a 12 anos Turma III: 16h às 18h - 12 a 16 anos CURSO DE INGLÊS BÁSICO (MÓDULO II) Continuação dos conteúdos, gramática, com aperfeiçoamento na leitura e escrita de textos simples, pronúncia das palavras, com uso de recursos diversos. 02 a 30/05 (Segunda e Quarta-feira) Turma I: 09h às 11h - 8 a 12 anos 03 a 29/05 (Terça e Quinta-feira) Turma I: 14h às 16h - 8 a 12 anos Turma II: 16h às 18h - 12 a 16 anos Turma III: 19h às 21h - Adulto

Cursos de Valorização Social* CURSO DE CORTE E COSTURA MODA MALHARIA E FARDAMENTO 02 a 30/05 (Segunda e Quarta-feira) Turma I: 15h15 às 18h Turma II: 18h15 às 21h

38


CURSO DE CORTE E COSTURA MODA ÍNTIMA (Terça e Quinta-feira) Turma I: 15h15 às 18h Turma II: 18h15 às 21h

*Investimento:

Trabalhador do Comércio: R$ 53,00 Público em Geral: R$ 138,00 (+Taxa de R$ 30,00 da Carteira) Inscrições: 02 a 10/05/2018

Visual Emanoel Camargo Fona e os alunos das Oficinas realizadas no mês de abril, no Sesc Santarém. Abertura: 15/05, às 18h30 Período: 15 a 25/05 Horários de visitação: 08h às 21h (Segunda a Sexta-feira) 08h às 12h (sábado)

OFICINA DE VIOLÃO 27/04, das 16h às 18h Noções básicas sobre o instrumento, primeiros acordes. 6 vagas disponíveis | Gratuito Livre para todos os públicos.

CURSOS DE MÚSICA Cursos direcionados a crianças acima dos 7 anos, jovens, adolescentes e adultos, que não precisam ter conhecimento prévio no instrumento musical. Curso de Violão Turmas - Segunda e Quarta-feira 14h às 16h / 16h às 18h / 18h às 20h Turmas - Terça e Quinta-feira 16h às 18h / 18h às 20h

OFICINA DE TECLADO 27/04, das 16h às 18h Noções básicas sobre o instrumento, primeiros acordes. 6 vagas disponíveis | Gratuito Livre para todos os públicos.

Curso de Teclado Turmas - Segunda e Quarta-feira 16h às 18h / 18h às 20h Turmas - Terça e Quinta-feira 9h às 11h / 14h às 16h Mais informações: (93) 3522-5126

Oficinas

PROJETO “CUIAS DE SANTARÉM ARTE E TRADIÇÃO TAPAJÔNICA” O Projeto “Cuias de Santarém - Arte e Tradição Tapajônica” vem trazer para o Sesc, por meio de oficinas de Cuias Pintadas e exposições de Artes Visuais a reflexão sobre esse fazer amazônico e a difusão da arte ribeirinha, instigando a clientela sobre os processos de produção e a estética das Cuias Pintadas. No mês de maio, será realizada Exposição de Cuias Pintadas - Retratos Amazônicos; A exposição será coletiva, com trabalhos do Artista

Cursos de Violão Acervo Sesc Pará

39


Faça já a sua reserva! Pagamento facilitado nos cartões www.sesc-pa.com.br 40


EXCURSÃO REGIONAL

EXCURSÃO NACIONAL

OUTUBRO 25 a 31/10 Santarém & Alter do Chão (PA) - Aéreo

MAIO São Luís & Lençóis Maranhense (MA) Rodoviária

NOVEMBRO 23 a 25/11 Barcarena (PA) - Rodoviária

JULHO 18 a 27/07 Fortaleza & Jericoacoara (CE) Rodoviária SETEMBRO 06 a 14/09 Goiás, Caldas Novas & Pirenópolis (GO) Rodoviária

INFORMAÇÕES

Turismo Social • Sesc Doca Belém - PA - Reduto (91) 4005-9505 ou 98157-9968

41


Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10 Castanhal/PA - Nova Olinda

Segunda a Sexta 08h às 21h Sábado 09h às 15h Domingo 09h às 16h

O Sesc em Castanhal visa atender a região do Salgado, que inclui municípios como Bragança, Capanema, além da própria cidade modelo, como Castanhal é conhecida. Atende estudantes do ensino médio e fundamental. Possui um parque aquático, academia, quadra coberta, ginásio poliesportivo, brinquedoteca, biblioteca, salas para cursos e oficinas, salão de jogos, parque recreativo e cultural, sala de ciências, espaço lúdico, odontologia e muito mais. CENTRAL DE ATENDIMENTO (91) 3721-2294 Segunda a Sexta-feira 08h às 21h Sábado 08h às 12h

42


Sesc em Castanhal 2018

Serviços EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES Sala de Ciências - “A Água e Suas Relações com o Meio Ambiente” Segunda a sexta: 8h30 às 11h30 / 14h30 às 17h30 Espaço permanente de acervos variados de equipamentos e materiais pedagógicos em ciências. Nela, o visitante é levado à experimentação de diversos fenômenos científicos vivenciados no cotidiano, na interação com os recursos existentes, participação em oficinas, rodas de conversas e exibições de vídeos. Livre para todos os públicos com acesso gratuito. Agendamento prévio para docentes e discentes, pelos fones: 3721-1567 / 2294 - Ramal 209. PLAYGROUND (Gratuito) Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h Sábado: 8h às 15h Domingo: 9 às 16h DOMINGUEIRAS NO PARQUE RECREATIVO CULTURAL Sábado das 9h às 15h Domingo das 9h às 16h Parque Aquático aberto para receber os trabalhadores do comércio e seus familiares com música ambiente. Trabalhador do Comércio/ Dependente: ENTRADA GRATUITA com carteira Sesc atualizada Público em Geral: R$ 30,00.

BRINQUEDOTECA Terça a sexta-feira, das 14h30 às 17h Sábado: 8h às 12h (Fechada nas segundas-feiras) OBS: Crianças menores de 6 anos necessitam estar acompanhadas de pais ou responsáveis para permanecerem no espaço. SALÃO DE JOGOS (Gratuito) Terça a Sexta-feira, das 18h às 20h30 Sábado, de 09h às 15h e Domingo, de 09h às 16h Não abre às segundas-feiras BIBLIOTECA Segunda a sexta: 8h às 21h Sábado: 8h às 12h Tel: (91) 3721-2294 (Ramal 221) Para cadastro na Biblioteca Os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Carteira do Sesc atualizada (Comerciário/ Dependente); Comprovante de residência. Acesso à internet (1 hora) Trabalhador do Comércio/ Dependente: R$ 3,00 Público em Geral: R$ 5,00 Para horas subsequentes o mesmo valor. CLÍNICA ODONTOLÓGICA Segunda a Sexta : 8h às 21h Sábado: 8h às 12h Tel: (91) 3721-2294 / 3721-1567 Obs.: Exame clínico, préagendamento dia 10 de cada mês no site do Sesc Pará. www.sesc-pa.com.br 43


Sesc em Castanhal 2018

Programação 01/05 (Terça-feira)

RECREAÇÃO 09h às 17h - 1º de Maio Festivo - “A Festa do Trabalhador” Acesso gratuito e livre para Trabalhador do Comércio/ dependentes com carteira Sesc atualizada. Público em geral: R$ 30,00; Estudante com Carteira de Estudante: R$ 15,00.

02 e 03/05 (Quarta e Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h / 14h às 18h - Sesc Saúde nas Empresas Apresentação do projeto para os funcionários, com preenchimento da ficha individual, aplicação de questionários com orientações sobre atividade física, alimentação saudável e qualidade de vida; avaliação física, avaliação nutricional realizada por nutricionista do Sesc, verificação de Pressão Arterial e orientações sobre Diabetes seguida de glicemia capilar. LOCAL: DISTRIBUIDORA NAZÁRIA (RESTRITO AOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA)

02 a 04/05 (Quarta a Sexta-feira)

CINEMA 16h e 18h - O Conto da Princesa Kaguya Direção: Isao Takahata Animação | 137min | Japão | 2015 | Livre

44

02 a 25/05 (Segunda a Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 17h30 - Projeto Mamãe Saudável O Projeto Mamãe Saudável são encontros que acontecerão ao longo do ano e abordarão temas pertinentes a gestação e maternidade. Direcionado especificamente ao público de gestantes e parturientes. LOCAL DE INSCRIÇÕES GRATUITAS: Sala de Educação em Saúde (1º piso) | Sesc em Castanhal - de 8h às 12h / 14h às 18h) Mais informações: Tel.: 3721-2294 (Ramal 220)

02 a 31/05 (Segunda a Sábado)

BIBLIOTECA Troque Seus Livros e Compartilhe Conhecimentos Segunda a sexta: 08h às 21h Sábado: 08h às 12h “Troque seus Livros e Compartilhe Conhecimento”, é um projeto sociocultural com o propósito de difundir a troca de livros, a partir de livre escolha, favorecendo a formação de sujeito-leitor produtor de novos sentidos e significados. Nesta etapa, chegou a vez de trocar seu livro. Portanto, para quem tem os cupons de inscrição, terá o direito a um livro da mesma categoria que o doado posteriormente. Participe!

05/05 (Sábado)

LITERATURA 09h30 - Narração de histórias “Lelê e o Baú de Histórias” “Lelê e o baú de histórias” será


narrada por Griot, que encantará a todos dando vida as palavras do livro, “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém. Produção/Direção: Socorro Sena. Atrizes/Narradoras: Mayara Sena e Marília Sena. Gratuito. Livre para todos os públicos

Arterial e Diabetes seguida de glicemia capilar. Programação exclusiva para os funcionários da empresa atendida. LOCAL: AUDITÓRIO DA TV LIBERAL (RESTRITO AOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA).

07/05 (Segunda-feira)

10/05 (Quinta-feira)

ESPORTE 20h às 22h | Abertura do Troféu Sesc De Futsal Início dos jogos do Torneio de futsal nas categorias feminino e masculino adulto. Local: Ginásio do Sesc em Castanhal Dias de jogos: segundas, quartas e sextas, das 20h às 22h. Faixa etária atendida: a partir de 18. Entrada franca.

07 a 11/05 (Segunda a Sexta-feira)

CINEMA 16h e 18h - Club Sandwich Direção: Fernando Eimbcke Comédia | 82 min | México | 2013 | 12 anos

09 e 10/05 (Quarta e Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 07h30 às 12h / 18h às 21h - Sesc Saúde nas Empresas Apresentação do projeto para os funcionários, com preenchimento da ficha individual, aplicação de questionários com orientações sobre Atividade física, seguida de Avaliação física, Alimentação saudável e qualidade de vida; seguida de avaliação nutricional realizada por nutricionista do Sesc, Hipertensão arterial com verificação de Pressão

RECREAÇÃO 07h - Ciclo Sesc Etapa Tailândia “Viver Mais a Cidade” O passeio ciclístico é uma realização do Sesc com SINCOCELESPA e ACITA. INSCRIÇÕES NO SINCOCELESPA E ACITA. Travessa Bela, Nº 55 - Centro - Tailândia/PA

10/05 a 29/06

ARTES VISUAIS 17h - Abertura da Exposição “Entre Formas e Cores”, de Charlles Fernandes A exposição “Entre Formas e Cores” consiste na junção de cores e formas numa busca incessante pela harmonia das imagens. O artista visual Charlles Fernandes integra em suas composições cores vibrantes, texturas, imagens em alto relevo, e formas que remetem à cultura africana e à Arte Abstrata. A mostra, composta por pinturas em grande dimensão, apresenta um recorte da produção do artista, enfatizando seu trabalho de elaboração visual inspirado na cultura africana e na livre expressão através da arte abstrata. Acessível para agendamento de visitas mediadas pelo fone: (91) 37212294 | Ramal: 215. Visitação: 04/05 a 29/06, de 14h às 20h. Entrada franca e Livre para todos os públicos. 45


Sesc em Castanhal 2018

11/05 (Sexta-feira)

MÚSICA 21h - Show “Velô” - Um Tributo a Caetano Veloso, de Júnior Queiroz Em versão acústica, o cantor e músico Júnior Queiroz traz ao palco do Sesc um show que remonta ao nome de álbum de Caetano, de 1984.

12/05 (Sábado)

RECREAÇÃO 08h às 11h - Sesc Teen O Sesc Teen é uma gama de atividades voltadas para o público adolescente envolvendo palestras, recreação esportiva, oficinas em uma manhã de lazer, para jovens a partir dos 10 anos. Gratuito

14/05 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 17h - Sesc Vida Saudável Palestra sobre Ergonomia. Programação exclusiva para os funcionários do Grupo Líder/Zan.

14 a 18/05 (Segunda a Sexta-feira)

CINEMA 16h e 18h - O Sonho De Wadjda Direção: Haifaa Al Mansour Drama | 98 min | A. Saudita | 2013 | Livre

16, 17 e 18/05 (Quarta a Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 09h às 11h / 15h às 17h30 - Espaço Sesc Saúde O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é destacado 46

anualmente em 18/05. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos. Será realizado Roda de conversas e Orientações sobre a temática “Direitos e Saúde da Criança e do adolescentes” nos dia 16 a 18/05. Livre e gratuito para todas as idades.

19/05 (Sábado)

LITERATURA 09h30 - Narração de Histórias “Memórias De Eneida De Moraes” “Eneida sempre livre/ Eneida sempre flor/ Eneida sempre viva/ Eneida sempre amor”, com esses versos de Paes Loureiro, que imortaliza a escritora paraense, é apresentada a Contação de história: “Memórias de Eneida de Moraes”. Baseado em crônicas de Eneida de Moraes. Produção/Direção: Socorro Sena. Atrizes/Narradoras: Mayara Sena e Marília Sena.

20/05 (Domingo)

RECREAÇÃO 08h às 11h - Sesc Mais Lazer O Sesc Mais Lazer tem o objetivo da reafirmação do lazer no Estado. Por isso será desenvolvido três realizações no Sesc Castanhal e Doca. Em Castanhal, a primeira realização acontecerá com teatros, narração de histórias, música ao vivo, brincadeiras, gincanas, entre outros. O evento acontecerá comemorativo ao Dia Mundial do Brincar (20/05) e


será acessível à clientela presente na domingueira do Sesc. ENTRADA: Trabalhador do Comércio/ Dependente: Gratuito com carteira Sesc atualizada. Público em geral: R$ 30,00

21/05 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 13h às 18h - Transando Saúde O Projeto Transando Saúde realizará uma oficina sobre juventude para os alunos em que irá abordar as temáticas Gênero, adolescência, mudanças no corpo e Sexualidade. LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ JOÃO DE MELO (BAIRRO SAUDADE II) Gratuito e restrito aos alunos da escola atendida.

21 a 25/05 (Segunda a Sexta-feira) CINEMA 16h e 18h - A Caça Direção: Thomas Vinterberg Drama | 115 min | Dinamarca | 2013 | 14 anos.

25/05 (Sexta-feira)

MÚSICA 21h - Show Isaac Maia e Jazz Quartet O músico multi-instrumentista paraense, arranjador e produtor musical Isaac Maia e Jazz Quartet trazem ao palco do Sesc em Castanhal o fino da bossa e do jazz, ao som de piano e guitarra semiacústica.

26/05 (Sábado)

BIBLIOTECA 09h às 11h | Clube da Leitura O projeto tem como objetivo exercitar a leitura como prática democrática, envolver e conscientizar o Trabalhador do Comércio e público em geral sobre o ato de ler, possibilitando a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação, ao valorizar e estimular a criação e a circulação do acervo geral da Biblioteca, principalmente o infantil. RECREAÇÃO 20h às 23h - Baile das Flores Baile temático anual que congrega idosos para celebrar o mês de maio. Entrada: Trabalhador do Comércio/ Dependente: gratuito com carteira Sesc atualizada. Público em geral: R$ 10,00

28/05 a 01/06 (Segunda a Sexta-feira)

CINEMA 16h e 18h - Viver é fácil com os olhos fechados Direção: David Trueba Drama | 107min | Espanha | 2015 | 14 anos.

30/05 (Quarta-feira)

ESPORTE 06h às 21h - Dia Do Desafio - Você Se Mexe E O Mundo Mexe Junto. O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. 47


Sesc em Castanhal 2018 No Brasil toda essa campanha é coordenada pelo Sesc, em parceria com as Prefeituras e Instituições ou Órgãos ligados à prática de atividade física. LOCAL: DEPENDÊNCIAS DO SESC EM CASTANHAL E ESPAÇOS DIVERSOS DA CIDADE (ESCOLAS, PRAÇAS, ETC) Entrada franca. Livre para todos os públicos. EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 17h30 - Mamãe Saudável O Projeto Mamãe Saudável acontecerá ao longo do ano e abordará temas pertinentes a gestação e maternidade. Direcionado especificamente ao público de gestantes e parturientes. Na programação de abertura, dinâmicas de interação, além de uma roda de conversa envolvendo todos os participantes e alguns integrantes do Grupo Plenitude Sesc com o tema “Gestação: verdades e mitos”. Gratuito e restrito às inscritas no evento.

30 e 31/05 (Quarta e Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 09h às 11h - Espaço Sesc Saúde Dia 31/05 é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se nada for feito, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030. Diante dessa realidade será realizada uma campanha nos dias 30 e 31/05 a fim de enfatizar a importância da 48

prevenção ao uso do tabaco e os prejuízos que o mesmo causa na vida das pessoas e seus familiares.

31/05 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 17h30 - Mamãe Saudável No segundo dia, o evento Mamãe Saudável realizará orientações sobre saúde e cuidados na gestação que envolvem a alimentação, hipertensão, Diabetes e com a pele, seguidos de serviços de verificação de P.A, I.M.C, Glicemia capilar, Higienização facial e Drenagem linfática. Gratuito e restrito às gestantes e parturientes inscritas no evento.

Cursos/Oficinas CURSO BALLET CLÁSSICO (Segunda e Quarta-feira) Turma I: 7 a 9 anos - 08h às 09h Turma II: 10 a 15 anos - 09h às 11h Turma III: 9 a 11 anos - 16h às 17h Turma IV: 12 a 15 anos - 17h às 18h (Terça e Quinta-feira) Turma I: 4 anos - 08h às 09h Turma II: 4 anos - 15h às 16h Turma III: 5 a 6 anos - 09h às 10 Turma IV: 5 a 6 anos - 16h às 17h Turma V: 7 a 8 anos - 17h às 18h CURSO DANÇA CONTEMPORÂNEA (Segunda e Quarta-feira) Turma única: 18h às 20h CURSO ALONGAMENTO (Terça e Quinta-feira) Turma manhã - 07h às 08h Turma noite - 18h às 19h


CURSO DE DANÇA DE SALÃO (Segunda e Quarta-feira) Turma I: 17h às 19h Turma II: 19h às 21h (Terça e Quinta-feira) Turma I: 15h às 17h Turma II: 17h às 19h Turma III: 19h às 21h Valores para Inscrição Trabalhador do Comércio e Dependente: R$ 40,00 Público Geral: R$ 140,00 + R$ 30,00 (carteira do Sesc)

CURSO “INSPIRAÇÕES DA SERIGRAFIA” 21 a 25 e 28 a 29/05, de 18h às 21h A arte da serigrafia é a capacidade de revelar em uma tela desenhos, mensagens, imagens e fotos através do fotolito que no resultado final pode ser impresso inúmeras vezes e em diferentes superfícies, como papéis, telas de pintura, tecidos etc. No curso será apresentado o conceito de serigrafia e sua importância artística; teoria das cores na serigrafia; criação de fotolito autoral; e construção, revelação e impressão de imagens na tela. O Instrutor será André Lossner. Carga horária: 20h. Faixa etária a partir de 16 anos INSCRIÇÃO 07/05 a 19/05, na Central de Relacionamento Sesc em Castanhal. Trabalhador do Comércio/ Dependente: R$ 22,00 Público em geral: R$ 42,00

BiblioSesc I Leitura, Pesquisa, Empréstimos e Devolução de Publicações, com atendimento nos bairros e comunidades distantes do centro. 01, 15 e 29/05 (Terça-feira) 09h às 12h e 13h às 17h Comunidade São Carlos Borromeu (Km-7 Castanhal/Curuçá) - São Carlos Borromeu. 02, 16 e 30/05 (Quarta-feira) 09h às 12h e 14h às 17h Comunidade N. S. do Carmo (Alameda Castro Alves, s/n) - Milagre 03, 10, 17 e 31/05 (Quinta-feira) 09h às 12h e 13h às 17h Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tv. Dois de Novembro, s/n) Jaderlândia 04, 11, 18 e 25/05 (Sexta-feira) 09h às 12h e 13h às 17h Comunidade N. S. de Nazaré (Rua Princesa Amélia, 420) – Imperador 08 e 22/05 (Terça-feira) 09h às 12h e 13h às 17h Comunidade Santa Luzia (Km 06 Castanhal/São Francisco) – Santa Luzia 09 e 23/05 (Quarta-feira) 09h às 12h e 14h às 17h Comunidade Imaculado Coração de Maria (Rua: Araceli Sampaio, 10) – São José 14 e 28/05 (Segunda-feira) 09h às 12h e 13h às 17h Comunidade N. Sra de Fátima ( Trav. Ipiranga, s/n) – Nova Olinda 49


Sesc em Castanhal 2018

Grupo Social do Idoso (GSI) Trabalhador do Comércio/ Dependente: R$ 12,00 Público em Geral: R$ 16,00 (mensal) + R$ 30,00 (Carteira anual) Observação: Os integrantes do Grupo pagam uma taxa mensal. 01, 08, 15, 22 e 29/05 (Terça-feira) 8h às 9h - Dinâmicas Corporais de Coordenação Motora 02, 09, 16, 23 e 30/05 (Quarta-feira) 8h às 9h - Práticas Corporais com Materiais e Cadeira 10h às 11h - Ballet 14h30h às 16h - Quarta no Cinema 16h às 17h - Do Fundo do Baú

02, 03, 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31/05 (Quarta e Quinta-feira) Projeto Mil Ideias 9h às 11h - 14h30 às 16h30 (Quartafeira) e 14h30 às 16h30 (Quinta-feira) 03, 10, 17, 24 e 31/05 (Quinta-feira) 8h às 11h - Reunião do Grupo Plenitude 04, 11, 18 e 25/05 (Sexta-feira) 8h às 9h - Aerorritmo e Dança Livre 04, 07, 11, 14, 18, 21, 25 e 28/05 (Segunda e Sexta-feira) Projeto EDAPI - Expressão Dança e Atitude da Pessoa Idosa 9h às 10h (Sexta-feira) - Prof. Fabiano Araújo 15h às 17h (Segunda e sexta-feira) Prof. Hildeana 50

07, 14, 21 e 28/05 (Segunda-feira) 8h às 9h - Ginástica 08, 15, 22 e 29/05 (Terça-feira) 9h às 10h - Papo de Homens 10 e 31/05 (Quinta-feira) 9h30 às 10h30 - Projeto Trocando Ideias 21 a 25/05 (Segunda a Sexta-feira) 16h às 18h - Projeto Aprendendo 31/05 (Quinta-feira) 9h às 11h - Aniversariantes do mês

Desenvolvimento Físico e Esportivo TREINO SISTEMÁTICO / GINÁSIO DO SESC / QUADRA PRC Segunda a Sexta-feira, das 19h às 22h (de hora em hora) Treino sistemático entre equipes comerciárias com horários pagos. OBS: Necessita consultar previamente o setor de esportes para verificar horário disponível e após efetuar o pagamento para confirmar os horários mensais de agendamento de cada equipe. AVALIAÇÃO FÍSICA Inscrições na Central de Relacionamento com o Cliente Sesc às terças e quintas-feiras. Local de agendamento: Sala de Avaliação | Academia Comerciário/Dependente R$ 15,00 Público Geral: R$ 38,00 Faixa etária: de 18 a 59 anos. BASQUETE Terça e Quinta-feira: 18h às 19h Faixa etária: 11 a 14 anos


FUTSAL Segunda, Quarta e Sexta-feira (11 a 14 anos): 15h às 16h Segunda, Quarta e Sexta-feira (15 a 18 anos): 16h às 17h VOLEIBOL Segunda, Quarta e Sexta-feira 18h às 19h Faixa etária: 11 a 14 anos NATAÇÃO (INFANTIL, INFANTO JUVENIL E ADULTO) Infantil I (05 a 07 anos) Terça e Quinta: 16h às 17h Infantil II (08 a 10 anos) Segunda, Quarta e Sexta: 16h às 17h Terça, Quarta e Sexta: 8h às 9h Terça e Quinta: 17h às 18h Infanto Juvenil (11 a 14 anos) Segunda, Quarta e Sexta: 17h às 18h Terça e Quinta: 18h às 19h Adulto (a partir de 15 anos) Terça e Quinta: 19h às 20h Segunda, Quarta e Sexta: 19h às 20h HIDROGINÁSTICA Terça, Quarta e Sexta: 7h às 8h Segunda, Quarta e Sexta: 18h às 19h Faixa etária: a partir de 15 anos GINÁSTICA MIX Segunda, Quarta e Sexta-feira ou Terça e Quinta-feira 16h às 17h / 18h às 19h 19h às 20h / 20h às 21h Faixa etária: a partir de 15 anos KARATÊ INFANTIL Segunda, Quarta e Sexta-feira 8h às 9h / 15h às 16h Faixa etária: 05 a 06 anos Segunda, Quarta e Sexta-feira 9h às 10h / 16h às 17h Faixa etária: 07 a 08 anos KARATÊ INFANTO JUVENIL Segunda, Quarta e Sexta-feira 10h às 11h Faixa etária: 09 a 14 anos Segunda, quarta e sexta-feira 17h às 18h Faixa etária: 09 a 11 anos

KARATÊ JUVENIL Segunda, Quarta e Sexta-feira 18h às 19h Faixa etária: 12 a 14 anos KARATÊ JUVENIL/ADULTO Terça e Quinta-feira: 16h às 18h Terça e Quinta-feira: 18h às 20h Faixa etária: a partir de 15 anos MUSCULAÇÃO Segunda, Quarta e Sexta e/ou Terça, Quinta e Sexta-feira: Manhã, Tarde e Noite. 06h às 12h / 15h às 22h INICIAÇÃO ESPORTIVA Atividades Psicomotoras, Lúdicas e Esportivas (APLES I E II) Terça e Quinta-feira (04 a 06 anos) 15h às 16h (APLES I) Terça e Quinta-feira (07 a 10 anos) 16h às 17h (APLES Il)

Natação Karatê Acervo Sesc Pará

51


Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925 Marabá/PA - Cidade Nova

Segunda a sexta 07h às 21h Sábado 08h às 12h

Com todos os espaços especialmente pensados para o comerciário, seus dependentes e comunidade marabaense, a unidade do Sesc em Marabá, que tem o nome de Centro de Atividades Paulo César de Carvalho Lopes, conta com Central de Atendimento, Clínica Odontológica, Programa Mesa Brasil, Espaço Sesc Saúde, espaço Sesc Criança, Auditório, Academia, Biblioteca, Salas de Música, Lanchonete e um Hall de entrada para Exposições. CENTRAL DE ATENDIMENTO (94) 3324-4344 / 4444 Segunda a Sexta-feira 08h às 21h Sábados 08h às 12h

52


Sesc em Marabá 2018

Cursos Música

Valores Comerciário e Dep: R$ 75,00 Público Geral: R$ 530,00 Material Didático Gratuito CORAL DE FLAUTAS INFANTIL (05 a 09 anos) Segunda e Quarta, de 15h às 16h CANTO CORAL (a partir de 12 anos) Terça e Quinta, de 20h às 21h TECLADO (a partir de 10 anos) Sexta – 14h às 17h VIOLÃO 1 (a partir de 10 anos) Segunda e Quarta, de 16h às 18h e 18h às 20h Terça e Quinta, de 18h às 20h Sexta e Sábado, de 10h às 12h

Dança

Valores Comerciário e Dep: R$ 40,00 Público Geral: R$ 140,00 BALÉ INFANTIL Segunda e Quarta, de 09h às 10h ou 10h às 11h Segunda e Quarta, de 14h às 15h ou 15h às 16h BALÉ JUVENIL E ADULTO Terça e Quinta, de 18h às 19h JAZZ Segunda e Quarta, de 16h às 17h DANÇA CONTEMPORÂNEA Terça e Quinta, de 18h às 19h DANÇA DE SALÃO Terça e Quinta, de 19h às 20h

Idiomas

Valores Comerciário e Dep: R$ 53,00 Público Geral: R$ 138,00 Inglês Básico Livro Didático e Caderno de Exercícios: Interchange (Jack C. Richards) KIDS - 14h às 16h Segunda e Quarta / Terça e Quinta TEEN - 16h às 18h Segunda e Quarta / Terça e Quinta ADULTO - 19h às 21h Segunda e Quarta / Terça e Quinta Libras (Básico) Segunda/Quarta – 19h às 21h Espanhol (Básico) Terça/Quinta – 19h às 21h

Programação 02, 09 e 23/05

LITERATURA 15h - Clube de Leitura Infantil O projeto tem como objetivo apresentar elementos para formação do hábito da leitura na infância, através de várias atividades lúdico-educativas como mediação de leitura, escrita criativa, oficina artesanal, brinquedos literários, contação de histórias. Estão sendo atendidos um grupo de alunos do 5º ano da Escola São Francisco e Escola Claretiano. 02/05 Escola são Francisco 09/05 Escola Clareteano 23/05 Escolas Clareteano e São Francisco 53


Sesc em Marabá 2018

03/05 (Quinta-feira)

RECREAÇÃO 16h às 20h - Comemore Com o Sesc “Dia das Mães” O dia das mães é uma data marcante, por isso vamos homenagear às mães com diversas atividades como: sessão de vídeo, atividades recreativas, dinâmicas de socialização e aulão de ritmos. CINEMA 19h - Anistia Direção: Bujar Alimani Drama | França | 2014 | 83 min | 16 anos

04/05 (Sexta-Feira)

LITERATURA 19h - Sarau Literário “Os Filhos da Terra – 2ª Edição” O sarau literário tem como objetivo divulgar a poesia e os poetas marabaenses, num espetáculo que reúne poetas convidados, poetas performáticos e alunos poetas. Este sarau tem como parceira a Escola Doralice Vieira que fará culminância de projeto literário sobre os autores locais, com a seleção de poemas e poetas feita pelos próprios alunos.

05/05 (Sábado)

CINEMA 10h - Porco Rosso Direção: Hayao Miyazaki Animação/Aventura | Japão | 1994 | 93 min | Livre

10/05 (Quinta-feira)

CINEMA 19h - Mommy Direção: Xavier Dolan Drama | 2015 | 138min | 16 anos 54

11/05 (Sexta-Feira)

MÚSICA 20h - Grupo Choro em Harmonia Parceria: Escola de Música Arte Musical O Grupo Choro em harmonia traz o espetáculo “choro que alegra” em homenagem ao centenário de dois grandes músicos que dedicaram boa parte de suas carreiras e vidas a esse gênero musical genuinamente brasileiro: Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas.

12/05 (Sábado)

CINEMA 10h – Pais e Filhos Direção: Hirokazu Koreeda Drama | 121 min | Japão | 2013 | Livre

13/05 (Domingo)

RECREAÇÃO 7h às 10h - Ciclo Sesc em Redenção INSCRIÇÃO: Trabalhador do Comércio/ dependente: R$ 10,00 Público em geral: R$ 20,00

14/05 (Segunda-feira)

ARTES VISUAIS 19h - Abertura da Exposição Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência Coquetel: 18/05 às 19h Visitação: 14 a 25/05, das 09h às 12h e 15h às 21h A arpillera é uma técnica têxtil que possui raízes numa antiga tradição popular iniciada por um grupo de bordadeiras do Chile. Em 2013, o Movimento dos Atingidos por Barragens através de seu coletivo de mulheres buscou e aprendeu essa técnica, de forma que a técnica fosse


repassada em todos os 19 estados da nação em que o movimento está presente. As telas confeccionadas pelas atingidas denunciam o contexto do seu cotidiano em diversos espaços, no Memorial da América Latina, na França, nas Universidades, Sesc, praças, escolas, cinemas. Através do retalho, da juta e de sua luta, as atingidas bordam a resistência!

17/05 (Quinta-feira)

CINEMA 18h - Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência Premiado como melhor documentário do 44º Festival Sesc Melhores Filmes. Exibição e Debate Direção: Adriane Canan Doc. | Brasil | 2017 | 142min | Livre

18/05 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h e 14h às 18h - Espaço Saúde Roda de Conversa sobre saúde e direitos das crianças.

19/05 (Sábado)

CINEMA 10h - Asterix e o domínio dos deuses Direção: Alexandre Astier, Louis Clichy - Animação | França/Bélgica | 85min | Livre

22 a 31/05

CINEMA 15h às 17h - Mostra Nacional Sesc de Cinema Filmes selecionados pela “I Mostra Sesc de Cinema”. A Mostra em parceria com a UNIFESSPA – Universidade do Sul e sudeste do

Pará, ILLA (Instituto de Letras, Linguística e Artes), PROEX/ Pró-reitora de Extensão e escolas públicas e particulares do ensino básico, com sessões exibidas na Unidade do Sesc e em escolas e faculdades. Programação de exibição: 22/05 - “Das dores da alma e do corpo I” - Sesc 23/05 - “Das dores da alma e do corpo I” - Unifesspa - Campus III 24/05 - “Dos Afetos” - Sesc 29/05 - “As questões urbanas” Escola Anísio Teixeira 30/05 - “Dos processos criativos e dos artistas” - Sesc 31/05 - “O universo infanto-juvenil” Escola Claretiano

23/05 (Quarta-feira)

LITERATURA 15h - Troque seus livros e compartilhe conhecimentos Neste mês faremos a troca de livros infantis em bom estado de conservação entre os alunos das Escolas Claretiano e São Francisco. O objetivo é estimular a leitura e o compartilhamento de livros que foram lidos com apreço transformando a leitura num ato de encontro social.

25/05 (Sexta-feira)

RECREAÇÃO 19h às 21h - Comemore Com o Sesc “Dia Mundial do Brincar” O Projeto tem como proposta estimular a participação dos trabalhadores do Comércio e dependentes para um momento lúdico, estabelecido fora da sua rotina de trabalho como proposta de diversão em uma noite lúdica, 55


Sesc em Marabá 2018 com danças, músicas e poemas apresentados pelos trabalhadores do comércio, dependentes e comunidade em geral.

30/05 (Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h e 14h às 18h – Espaço Saúde Campanha “Pare de Fumar Perto de Mim” ESPORTE 06h às 21h - Dia do Desafio O Dia do Desafio é um evento realizado em todo o Brasil, tem como principal objetivo aumentar o número de praticantes de qualquer atividade física, diminuindo assim o número de sedentários no país. Esse evento ocorre simultaneamente em todo o Brasil e o Sesc coordena os eventos e a contabilização de cada cidade, em Marabá ocorrera na praça São Félix Valois, com modalidades como: Slakline, badminton, tênis de mesa, treinamento funcional, aulão de ginástica e muito mais.

Atividades BIBLIOTECA Segunda a Sexta: 08h às 12h / 14h às 18h Sábado: 08h às 12h Espaço reservado para o trabalhador do comércio e os seus dependentes, promovendo o hábito da leitura e acesso aos livros. Acervo diversificado para consulta e empréstimos. Taxas para acesso à internet: Trab. Comércio e Dependentes: R$ 3,00 (por hora) Público em Geral: R$ 5,00 (por hora) 56

MUSCULAÇÃO Espaço moderno, climatizado, com equipamentos de última geração oferecendo melhor qualidade de vida, bem estar e saúde para o comerciário e seus dependentes. Segunda a sexta: 06h às 21h Sábado: 08h às 12h Preço (Três vezes por semana): Trabalhador do Comércio: R$ 30,00 Público em Geral: R$ 74,00 Preço (Segunda a sexta): Trabalhador do Comércio: R$60,00 Público em Geral: R$ 148,00 Preço (Livre): Trabalhador do Comércio: R$ 55,00 Renovação: 01 a 05/02 Novos alunos: 07 a 10/02 (Trab. Comércio/dependentes novos) e 11 a 15/12 (público em geral) ESPAÇO SESC CRIANÇA Segunda a Sexta: 09h às 13h / 15h às 19h Sábado: 08h às 10h Espaço voltado para o lazer com jogos e brinquedos, com o objetivo de proporcionar bem estar. OBS: Faixa etária de 05 a 08 anos. Menores somente acompanhados dos pais. Gratuito GINÁSTICA LABORAL Sextas e Sábados As aulas de ginástica laboral realizadas nas empresas comerciárias com ações de alongamentos, fortalecimento muscular, dinâmicas em grupo para os funcionários bem como nas solicitações para participação em SIPAT’S. Solicitações pedidas através de ofício, onde verifica-se a possibilidade de atendimento para a empresa. Inscrições na Central de Atendimento


AVALIAÇÃO FÍSICA Terça, Quinta e Sexta-feira: 13h às 15h Sábado: 08h às 12h Matriculados recebem acompanhamento individual de profissionais de Educação Física. As avaliações estimulam as práticas esportivas, expõem valores quantitativos sobre composição corporal, evitam lesões e permitem que as atividades sejam direcionadas de acordo com aptidões e motivações. Ajudam o praticante de atividades físicas a superar as próprias dificuldades. Trab. Comércio/Dependente: R$ 15,00 Conveniado: R$ 25,00 Público em Geral: R$ 38,00 ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA Segunda a Sexta: 12h às 21h Sábado: 08h às 12h Com equipe preparada, o objetivo principal é promover a prevenção e assistência individual, reduzindo os possíveis fatores de riscos associados às doenças bucais mais prevalentes do comerciário e dos seus dependentes. PALESTRAS DE BOAS VINDAS 1ª Boas Vindas: 11/05 2ª Boas Vindas: 18/05 ESPAÇO SESC COMERCIÁRIO Segunda a Sexta: 16h às 19h Serão realizados jogos de xadrez, damas, dominós e outros jogos interativos para crianças e adultos. Gratuito TREINAMENTO FUNCIONAL Segundas e quartas, das 18h às 19h O treinamento funcional é um tipo de treinamento que viabiliza movimentos funcionais do dia a dia

como agachar, puxar, empurrar, saltar com ou sem auxílio de materiais, objetivando a melhoria da aptidão funcional (física). Proporciona aumento do consumo calórico, bem como a melhoria e prevenção de problemas ligados ao sistema cardiovascular. Trab. Comércio/Dependente: R$ 25,00 Conveniado: R$ 38,00 Público em Geral: R$ 64,00 Observações: 30 alunos por aula/ Público Comerciários, Dependentes (25 vagas) e Público Geral (05 vagas) Inscrições na Central de Atendimento NUTRIÇÃO/LANCHES Segunda a Sexta: 12h30 às 20h30 Sábado: 08h30 às 11h30 O Sesc oferece uma alimentação saudável, equilibrada, diversificada e a preços acessíveis. SEGURANÇA ALIMENTAR E APOIO SOCIAL - PROGRAMA MESA BRASIL SESC Segunda a Sexta: 08h às 12h e 13h às 18h A ideia é simples: busca onde sobra, entrega onde falta. Agregando valor nutricional às refeições que são servidas em milhares de entidades assistenciais, não permitindo que alimentos ainda próprios para o consumo humano tenham como destino o lixo. O programa promove ações educativas na área de segurança alimentar, nutricionais e assistência social em Marabá. 30/05 das 8h às 12h Palestra e Oficina - Planejamento e elaboração de cardápio nutricionalmente equilibrado Local: Instituições sociais atendidas pelo Programa Mesa Brasil 57


UNIDADES DO SESC NO PARÁ Departamento Regional do Sesc no Pará - Casa do Comércio Av. Assis de Vasconcelos, 359 Belém/PA - Campina | 66010-010 Tel: (91) 4005-9582 WhatsApp: (91) 98407-8721 Sesc Casa da Música (Belém) Tv. Quintino Bocaiuva 589, esquina com Manoel Barata. Belém/PA - Reduto Tel: (91) 3222-0359 / 98157-9840 Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523 Belém/PA - Campina I 66010-020 Tel: (91) 3224-5305 / 3224-5654 Sesc em Ananindeua Av. Governador Hélio Gueiros, 110 Ananindeua/PA - Coqueiro 67120370 Tel: (91) 3235-0141 Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10 Castanhal/PA - Nova Olinda 68743-000 Tel: (91) 3721-2294 Sesc Doca (Belém) Rua Senador Manoel Barata, 1873 Belém/PA - Reduto | 66053-320 Tel: (91) 4005-9519 / 9524 / 9525 Sesc em Santarém Rua Wilson Dias da Fonseca, 535 Santarém/PA - Centro 68005-060 Tel: (93) 3522-5126 / 1423 / 6481 Sesc Comunidade Quadra Tenoné Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, Tv. WE4 - 6a linha, S/N. (Conjunto Tenoné II) Belém/PA - Tenoné

58

Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925 Marabá/PA - Cidade Nova Tel: (94) 3324-4444 Restaurante do Comerciário Rua Senador Manoel Barata, nº 160 Tel: (91) 3212-8213 Belém/PA - Campina

CENTROS EDUCACIONAIS Centro Educacional Sesc em Ananindeua Av. Governador Hélio Gueiros, 110 Ananindeua/PA - Coqueiro 67120370 Tel: (91) 98218-2608 Centro Educacional Sesc em Castanhal Alameda Ryota Oyama s/n ao lado do parque de Exposição Agropecuária Castanhal/PA - Cristo Redentor Tel: (91) 3721-1875

CENTROS EDUCACIONAIS SESC LER Centro Educacional Sesc Benevides Av. Joaquim Pereira de Queiroz, 690 Benevides/PA - Presidente Medici Tel: (91) 3724-1800 Centro Educacional Sesc Inhangapi Trav. Pio XII, s/n Inhangapi/PA - Vila Nova Tel: (91) 3809-1229 Centro Educacional Sesc São Francisco do Pará Rodovia PA 320, Km 19 São Francisco do Pará/PA Lote Agrícola, 11 Tel: (91) 3774-1233 Centro Educacional Sesc Salinópolis Rodovia PA 124, Km 12 Salinópolis/PA - Vila da Coremas Tel: (91) 3859-1144


CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

(Localizadas em sindicatos filiados à Fecomércio PA) Sincomtai Tv. Bela, Centro, nº 55. Tailândia/PA Sindcomércio Rua Walterllo Prudente, nº 455 Vila Paulista. Redenção/PA Sindcomércio Belo Monte Av. Coronel José Porfírio, 2800 São Sebastião. Altamira/PA Sincompar Rua Transamazônica 255, altos. Paragominas/PA Sindicomc Rua Miguel Leite, s/n - Casa do Comércio, Igrejinha. Capanema/PA

Quer falar conosco? Já está disponível no nosso Site uma área específica para recebermos seu elogio, reclamação ou sugestão. Acesse pelo site www.sesc-pa.com.br na Barra principal a área

Outros > Fale com o Sesc

CECOM

Coordenação de Comunicação (91) 4005-9584 / 9587 WhatsApp: (91) 98407-8721 cecomsescpa@gmail.com Jornalista e Coordenadora Thaís Pimenta (DRT/PA 2317) Assistente de Comunicação Giselle Moreira • Veruscka Brizart Designers Bruno Cantuária • Samara Sarmanho Web Master Mariano Gomes Jornalista Adriano Abbade (DRT/PA 2335) Estagiária (Design) Caroline dos Santos

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC Presidente do Conselho Regional do Sesc no Pará Sebastião de Oliveira Campos Diretor Regional Marcos Cezar Silva Pinho Conselheiros Joaquim Tadeu Pereira Luiz Augusto Lemos Burle Francisco Omar Fernandes Alberto Augusto Velho Vilhena Junior Antonio Olivar Queiroz de Souza Raimundo Alves da Costa Neto Farid Antonio Raad Massoud Jesus Roger Lopes Sales Vasconcelos Mário Luiz Pinheiro Melo Alberto Batista de Oliveira Osvaldo Pimenta Cabral Filho Itamar Silva Valdir Antonio Narzetti Alberto Campos Ribeiro João Guilherme Silva Pereira Silvio Roberto Vizeu Lima Damiana Santos Cabral Glauber Sávio Nascimento Silva Domingos Fernandes Eleres Ana Lucia Coelho Silva Rogério Andrade Freire Janari Vieira da Rocha Jesus Santos Santana

Este Guia é uma produção mensal do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará. Tiragem de 7.000 exemplares. Distribuição gratuita. Proibida venda. Programação sujeita a alteração.

59


60 www.sesc-pa.com.br

GuiaSescPará 2018 MAIO  

Guia de programação do Sesc no Pará. Acompanhe os eventos, projetos e programações diversas que o Sesc oferece a cada mês.

GuiaSescPará 2018 MAIO  

Guia de programação do Sesc no Pará. Acompanhe os eventos, projetos e programações diversas que o Sesc oferece a cada mês.

Advertisement