Page 1

OUTUBRO • ano 03 • n° 24

1


Saúde

Mulher

A Unidade está estacionada próximo a piscina do Sesc Doca. O horário de funcionamento da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é de 7h12 às 20h. O horário de agendamento dos exames (Mamografia e Preventivo) é de 8h às 11h30 e 14h às 17h30 na recepção da Casa da Música, atrás do Sesc Doca. Mais Informações (91) 4005-9515 2


APRESENTAÇÃO Amigos leitores,

SUMÁRIO 04

Sesc Boulevard

18

Sesc em Castanhal

29

Ciclo Sesc

30/31

Carteira do Sesc

32

Sesc Doca

40

Turismo Social

41

Sesc Comunid. Tenoné

42

Sesc em Marabá

50

Sesc em Santarém

58

Endereços e Telefones das Unidades do Sesc

O Sesc no Pará conta com um Guia de programação do que acontece nas nossas Unidades. As nossas ações nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência Social existem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, aproximandoas e oferecendo oportunidade de trocar conhecimento e criar novos vínculos. Nesse Guia, também traçamos um panorama do que cada Unidade do Sesc no Pará tem a oferecer ao público. Nesses lugares você vai poder brincar, aprender, se surpreender, se relacionar, cuidar da saúde, se valorizar e curtir. Isso porque acreditamos que a história de cada indivíduo se faz com experiências marcantes como essas. O que importa para nós são as pessoas, e quando o Sesc abre as portas a experiência começa. #VemProSesc!

Capa: Homenagem ao Dia Internacional do Idoso (01/10). Haverá programações diversificadas nas Unidades do Sesc Doca e Sesc em Castanhal neste mês de Outubro. Foto: Bruno Cantuária

3


Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523 Belém/PA - Campina

Segunda-feira 08h30 às 12h30 Terça a sábado 09h às 19h Domingo 09h às 13h O Centro Cultural Sesc Boulevard, foi construído bem no Centro Histórico de Belém, tombado pela lei orgânica do Município de 1990, regulamentado pela lei 7.709, de 18/05/1994. Oferece ao público uma programação mensal de atividades nas diversas linguagens artísticas, como Fotografia, Cinema, Artes Visuais, Teatro, Dança, Literatura e Música.

CENTRAL DE ATENDIMENTO Segunda-feira a sábado 08h às 18h Domingo FECHADO

4


01/10 (Domingo)

O encerramento da mostra Mestras da Cultura em 2017, no domingo 01/10, inaugura a parceria com o projeto Circular, em que junto a outras instituições e iniciativas dão vida ao centro histórico de Belém. HUMANIDADES 10h - Mestras da Cultura: Pássaro Junino Tucano, com a Guardiã e Mestra Iracema Oliveira (Belém) Pássaros juninos são uma forma expressiva cujos primeiros registros remontam ao século XIX e uma das poucas manifestações juninas originalmente paraenses. Iracema Oliveira é quem cuida do Pássaro Tucano desde os anos 80. 11h - Mestras da Cultura: Boi Veludinho, com a Mestra Socorro Corrêa (Belém) A tradicional manifestação do boi de máscaras de São Caetano de Odivelas encontra representação em Belém, através do trabalho de resistência desenvolvido por Socorro Corrêa. Ela fundou o Boi Veludinho em 1993, pensando nas crianças que ainda não tinham idade para brincar no Boi Rei do Campo, mais voltado ao público jovem e adulto.

apresenta a fervorosa história de amor à Nossa Senhora de Nazaré, e também, a grande adoração Mariana que o povo paraense devota à Sua Padroeira sempre ao segundo domingo de outubro de cada ano.

04/10 (Quarta-feira)

CINEMA 18h - Sessão Daqui Exibição seguida de bate-papo com os realizadores locais. 1 - Jana Só Quer Ser (2016), de Tarcísio Carvalho 24 min | Ficção | Pará | 16 anos 2 - O Retrato (2017),de João Paulo Alencar e Rodrigo Avelar 17 min | Ficção | Pará | 14 anos 3 - Réstia (2017) , de Lauro Henrique 4 min | Ficção | Pará | 14 anos 4 - Obsessão (2017), de Raíssa Cardoso 15 min | Ficção | Pará | 14 anos

03/10 (Terça-feira)

LITERATURA 19h – Lançamento Livro “Nazaré - História e devoção”, do autor João Marcelo Rocha com show “Fado Mestiço” de Nana Reis “Nazaré - história e devoção” é um livro feito de um poema que

Mestras da Cultura Iracema Oliveira | Foto: Ursula Bahia

5


Sesc Boulevard

MÚSICA 19h - Vital Lima Músico e compositor paraense. Ao longo de sua trajetória musical, participou de festivais e possui uma vasta discografia, onde ultimamente, apresentou o CD autoral “O Que Não Tem Fim”. Teve a sua obra revisitada pela cantora paraense Alba Maria no DVD “Simplesmente Vital” e lançou o EP “Cartograma”, ao lado do saudoso compositor paraense Leandro Dias.

05 e 06/10 (Quinta e sexta-feira)

PALCO GIRATÓRIO – ARTES CÊNICAS (TEATRO) 19h - Espetáculo “Hamlet – Processo de Revelação”, com Coletivo Irmãos Guimarães (DF) Classificação etária: 12 anos O espetáculo propõe uma adaptação radical: um ator em cena, o próprio dramaturgo, Emanuel Aragão, que tenta reconstruir a narrativa de Shakespeare em um diálogo direto e aberto com a plateia. A busca pela resposta à uma pergunta fundamental: é possível que, na cena, o ator/performer atravesse, de fato, a trajetória da personagem?

6

Divulgação Vital Lima Espetáculo Hamlet Zé Luiz Mazziotti


Sonora Brasil Coco de Tebei (PE)

10/10 (Terça-feira)

MÚSICA 19h - Zé Luiz Mazziotti (SP) Músico e compositor paulista, com carreira iniciada em 1965, sendo que, em 1966, venceu o Festival da TV Record, interpretando, como integrante do grupo vocal “Canto 4”(Zé Luiz, Milly, Aquiles e Luizinho), a música “São Paulo, meu amor”, do compositor baiano Tom Zé. Já em 1976, atendendo convites de Ivan Lins, interpretou a música “Dona Benta” para a série “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, da Rede Globo. O músico é um declarado apreciador da obra de Chico Buarque e lançou em 2003 o CD “Zé Luiz Mazziotti canta Chico Buarque”, com muitas canções que já faziam parte do seu repertório desde 1986, quando ele morava em Paris e é considerado um dos maiores intérpretes da MPB.

11/10 (Quarta-feira)

SONORA BRASIL 19h - Na Pisada Dos Cocos - com Coco de Tebei (PE) Esse coco é praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade de Tacaratu, Pernambuco, localizada na região do Médio São Francisco, próximo à divisa com Bahia e Alagoas. O Coco de Tebei é cantado por mulheres e dançado por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada dos dançadores. O grupo é formado por pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos e pelos dançadores José Lira dos Santos e Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva e Agnaldo José da Silva, Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos.

13/10 (Sexta-feira)

ARTES CÊNICAS - TEATRO 19h - Espetáculo “Histórias de Nazaré – o profano que remete à Fé!”, com prof. Cléber Sandim e alunos Classificação: 14 anos Uma poética cênica baseada nas histórias que circundam o Círio de Nazaré através dos relatos dos moradores e visitantes na época da festividade, contado de forma lúdica pelos intérpretes. O espetáculo é resultado do Curso de Folclore PCG, realizado em 7


Sesc Boulevard

2016 no Sesc e reapresentado como proposta para 2017 no Curso e Oficina de Processo Criativo em Danças Populares Paraenses.

Divulgação Alcyr Guimarães Ilustração de Nelson Carvalho

14/10 (Sábado)

LITERATURA 11h – Narração de Histórias Infantis “O reizinho e o dragão de duas cabeças”, por Gil Ganesh O reizinho precisa recuperar os cinco elementos que foram roubados da estrela mística, o que liberou os seres malvados que estão assolando o reino pela destruição da natureza, lixo, aquecimento do planeta. Com sua espada, sua coragem e seus amigos ele vai enfrentar seus medos para a vitória encontrar. ARTES CÊNICAS - DANÇA 18h30 – Barracão Cultural Apresentação “Raízes da Terra”, com Grupo Parafolclórico Muiraquitã e show da Banda Senta Peia O projeto Barracão Cultural traz dois grupos para espetáculo de danças regionais e música ao vivo para dançar. Com o Grupo Parafolclórico Muiraquitã, temos o espetáculo “Raízes da Terra”, um show de dança que faz uma “viagem” através das micro regiões paraenses, com releituras das manifestações tradicionais de boi. Logo depois é a vez da Banda Senta Peia, grupo que iniciou as atividades trabalhando com o folclore da Amazônia e música regional brasileira. 8

15/10 (Domingo)

ARTES CÊNICAS – CIRCO / TEATRO 11h - Espetáculo “A Vingança de Ringo”, com Os Palhaços Trovadores Classificação: livre Autêntico dramalhão circense, inspirado nos filmes de bang bang tão comuns nas décadas de 60 e 70. O autor é desconhecido e a peça foi repassada oralmente de pai para filho. Dramas, brigas e tiroteios, tudo é feito pelos Palhaços Trovadores com muita graça, como uma grande e divertida brincadeira.


18/10 (Quarta-feira)

CINEMA 18h - Abril e o Mundo Extraordinário Direção: Christian Desmares e Franck Erink. Gênero: Animação/Aventura 105 min | França | 2015 | Livre Nessa aventura, ambientada na Paris de 1941, a corajosa menina Abril terá que descobrir o que aconteceu com os seus pais e todos os demais cientistas que sumiram misteriosamente. E para isso contará com a ajuda de Darwin, seu gato falante, e de seu amigo Julius, um jovem que vive nas ruas. SESC PARTITURAS 19h – Quarteto de Cordas da EMUFPA O Quarteto teve sua estreia em 2016 como grupo residente dentro da programação do V Simpósio Internacional de Música da Amazônia – SIMA que ocorreu em Belém. O Grupo é formado pelos violinistas Celson Gomes e Joziely Britto; pelo violista Rodrigo Santana e pelo violoncelista Cristian Brandão.

19/10 (Quinta-feira)

MÚSICA 19h - Alcyr Guimarães Músico e compositor paraense. Ex-integrante do Grupo Manga Verde, um dos primeiros grupos de samba de Belém do Pará, participou da criação do “Arraial do Boi Pavulagem”, sendo ainda destaque no carnaval local como

compositor da escola de samba “Rancho-Não-Posso-Me-Amofiná”. Entre suas composições mais conhecidas constam “Ladrão de galinha” e “Quatro louvações”, interpretada em dueto com a cantora Sabah Moraes.

20/10 (Sexta-feira)

LITERATURA – PROJETO NACIONAL ARTE DA PALAVRA 19h – Projeto Arte da Palavra - “O Poeta mostra a Língua”, com João Fargelande - Poesia Viral Com o objetivo de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o Sesc lança o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um projeto literário de âmbito nacional, que será realizado em formato de circuitos, com representantes da diversidade literária brasileira, que percorrerão 12 estados.

21/10 (Sábado)

ARTES VISUAIS 10h às 18h - Exposições “Limites”, de Nelson Carvalho A paisagem urbana vernacular de Belém, as bordas da cidade, a constante desconstrução e desordem são as referências para a criação dos desenhos a bico de pena de Nelson Carvalho. Resultando em uma visão singular de uma Belém pouco percebida, invisível aos que nela residem, ou sendo a representação de uma cidade qualquer refém do caótico crescimento e descaso, mas rica em detalhes arquitetônicos 9


Sesc Boulevard

e composições complexas registradas a partir de sua relação de amor e ódio pelos caminhos limites da cidade. LITERATURA 11h – Narração de Histórias “Aconteceu na beira do rio”, por Joana Chagas e Alana Lima Baseado no livro de contos do autor Ed Pessoato. Todas as histórias possuem alguma relação com o rio. Ou seus personagens são seres do rio ou habitam o rio, ou moram próximo ao rio. E, tratando de floresta, as águas são cúmplices do emaranhado de histórias que habitam esse cenário. O rio, de uma forma ou de outra, tem cumplicidade com esses relatos e narrativas. MÚSICA 17h e 19h - Toni Soares Show de gravação do DVD do músico e compositor paraense, nascido na cidade de Bragança, que tem inspiração nas folias, ladainhas, batuques de boi-bumbá e cordões de pássaros – tudo isso somado ao retumbão da Marujada de São Benedito. Toni é um incansável pesquisador de timbre, e nessa busca, acabou criando seu próprio instrumento, a Banjola, que é uma espécie de banjo com braço de violão de 12 cordas tocado com arco de rabeca. Nesta apresentação, contará a parceria do Trio Manari.

10

Divulgação Toni Soares | Foto: Sérgio Malcher Sandra Duailibe Antônio de Oliveira | Foto: LilisMOreira


22/10 (Domingo)

SESC AMAZÔNIA DAS ARTES 10h – Mostra de Cinema Sesc Amazônia das Artes 1 - Deixa a chuva cair, de Juscelino Ribeiro | 26min | Doc. | Piauí | 14 anos; 2 - Pedaços de Pássaros, de Andrei Miralha | 13min | Ficção | Pará | Livre; 3 - Encantes - Histórias de Laranjal do Maracá, de Cassandra | 20min | Doc. | Amapá | 14 anos; 4 - Gritos da Noite, de Allan Gomes | 12min | Ficção | Amazonas | 14 anos; 5 - No interior da minha mãe, de Lucas Sá | 18 min | Doc. | Maranhão | 14 anos; 6 - Meu rio vermelho, de Rafael Irineu | 20 min | Doc. | Mato Grosso | 14 anos; 7 - Banho de Cavalo, de Francis Madson e Michele Saraiva | 5min | Experimental | Rondônia | 14 anos.

25/10 (Quarta-feira)

CINEMA 18h - Dia Internacional da Animação - Mostra Audiovisual de Animação Paraenses. * Curtas: O Rapto do Peixe-Boi (15min); Pedaços de Pássaros (13min); A onda - A festa da Pororoca (13min); História de Zany (8min); Adão (6min); Cidade dos Guarda-Chuvas (3 min); Contratempo (1min); Açaí da Abelha (1min); A corda (2 min); Belém, minha Belém (2 min); Meu verso (3min); Lembranças do Rio (1min) * Séries: “Os Dinâmicos” | teaser (5min); “lcamiabas” - Episódio: Já chega, caipora! (1min); “Cai dentro, boitáta!” (1min) Classificação: 14 anos

MÚSICA 19h - EMUFPA Jazz Trio Formado pelos professores e músicos Isac Almeida (voz e piano), Adelbert Carneiro (contrabaixo) e Walter Almeida (bateria), o EMUFPA Jazz trio iniciou suas atividades em 2016, com a perspectiva de ser um grupo artístico e de pesquisa sobre a formação trio no repertório jazzístico e de música instrumental brasileira. Neste espetáculo, o grupo traz ao público o concerto “Portraits”, com a performance de temas consagrados do cancioneiro americano e brasileiro.

26/10 (Quinta-feira)

MÚSICA 19h – Sandra Duailibe (DF) Com timbre de voz singular e interpretações emocionantes, Sandra já é considerada uma das divas da nossa MPB. Em Belém, apresenta o show “Sandra Duailibe Canta Nana”, onde interpretará as canções mais marcantes da carreira da intérprete baiana Nana Caymmi.

27/10 (Sexta-feira)

MÚSICA 19h – Antônio de Oliveira Show de lançamento do EP “O Bloco Aqui Pra Você Ó”, idealizado e organizado pelo artista, autor do disco e propositor do projeto, com o objetivo de disseminar os grupos excluídos e minorias representadas nas cinco faixas do disco. Nele há 11


Sesc Boulevard

parcerias com grandes nomes do cenário musical paraense, como o rapper paraense, Pelé do Manifesto que apoia o movimento negro e as religiões africanas. Além de contar com a mistura cultural artística, teremos a participação da arte Drag, que serão chamadas durante o show.

28/10 (Sábado)

LITERATURA 11h – Narração de Histórias Infantis “Dormindo fora”, por Sandra Perlin É a história de duas famílias diferentes, onde uma das meninas vai dormir fora de casa pela primeira vez. A narração é contada a partir dos sapatos, que a contadora recolhe do próprio público que está na plateia e outros que são levados pela própria atriz em uma sacola. Do lado esquerdo uma família pequena: a mãe e sua filha. Do lado direito uma família maior: um pai, uma mãe, dois irmãos gêmeos e uma menina. LITERATURA 15h - Leia Mulheres, com as Mediadoras: Josiane Martins Melo, Pamela Raiol Rodrigues e Pamela Soares Alves Em 2014 a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) que consiste basicamente em ler mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta 12

visibilidade, então o “Leia Mulheres” faz parceria com editoras, livrarias e instituições, mas não há intermediários. Todo e qualquer contato é feito diretamente pelas gestoras do projeto e pelas mediadoras das respectivas cidades. CINEMA 18h - A Festa da Animação Francesa - Mostra de curtas de animação Franceses. 1 - Tigres à la queue leu leu, de Benoît Chieux (2014 / 8min); 2 – Vésuves, de Kevin Manach (2011 / 3 min); 3 - Le Secret des glacês, de Loïc Fontimpe (2014 / 15min); 4 - Le Sens du toucher, de JeanCharles Mbotti Malolo (2014 / 14min); 5 – Shudô de To-Anh Bach, Charles Badiller, Hugo Weiss (2015 / 2min); 6 - Sillon 672, de Bastien Dupriez (2014 / 4 min); 7 - Sous tes doigts, de Marie-Christine Courtès (2014 / 12min); 8 – Sucré, de Gaël Brisou (2005 / 6min); 9 - Sweet Cocoon (ESMA), de Matéo Bernard, Matthias Bruget, Manon Marco, Quentin Puiraveau, Jonathan Duret (2014 / 6min); 10 - The Race, de Michaël Le Meur (2015 / 14 min); 11 - Le Royaume, de Nuno Alves Rodrigues, Oussama Bouacheria, Julien Chheng, Sebastien Hary, Aymeric Kevin, Franck Monier, Ulysse Malassagne (2010 / 4min); 12 - Le Ruban, de Thomas Charra, Michaël Crouzat, Kherveen Dabylall, Denis Do, Gabriel Jolly-Monge (2009 / 3 min). Parceria: Aliança Francesa, If Cinemà


Divulgação Gira Salão | Foto: Paula Sampaio

Cursos/Oficinas Valores

*Comerciários e dep: Gratuito Estudante/Convênio: R$ 10,00 Público em Geral: R$ 20,00 **Comerciários e dep: R$5,00

Estudante/Convênio: R$ 30,00 Público em Geral: R$ 45,00

***Comerciários e dep: R$ 50,00 Estudante/Convênio: R$ 70,00 Público em geral: R$ 130,00

ARTES CÊNICAS -DANÇA 18h - Baile Gira Salão - “Samba de Gafieira” Classificação: 16 anos No Baile deste mês, traremos o Samba de Gafieira no intuito de divulgar, disseminar e fortalecer a cultura brasileira, apresentando um ritmo conhecido da população. Convida-se para essa edição do projeto o profissional Rullien Polizele que, além de ministrar a oficina pela parte da tarde sobre o ritmo Samba de Gafieira, também fará duas apresentações artísticas durante o baile que sucederá e finalizará a programação a noite.

29/10 (Domingo)

ARTES CÊNICAS – CIRCO/ TEATRO 11h - Espetáculo “A Vingança de Ringo”, com Os Palhaços Trovadores Classificação: Livre (Consulte a sinopse do dia 15/10)

PALCO GIRATÓRIO OFICINA “PROCESSOS DE REVELAÇÃO”, COM COLETIVO IRMÃOS GUIMARÃES (DF) 06/10, das 09h às 13h Faixa etária: a partir de 18 anos Público-alvo: atores, diretores de teatro e dramaturgos. INSCRIÇÕES GRATUITAS (Somente presenciais no Sesc Boulevard) Comerciários e dep: 02 a 03/10 Público em geral: 04 a 06/10 OFICINA “INICIAÇÃO ÀS DANÇAS PARAENSES”, PROF. CLÉBER SANDIM* 09/10 a 30/10/2017, das 15h às 16h (segundas e quartas-feiras) Faixa etária: a partir 18 anos INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 02 a 03/10 Público em Geral: 04 a 09/10 13


Sesc Boulevard CURSO BALÉ INTERMEDIÁRIO, COM O PROF. JEAN GAMA*** 10/10 a 07/12, das 16h às 17h40 (Terças e quintas -feiras) Faixa etária: 11 a 60 anos. INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 CURSO FEMME STYLE, COM A PROF. LÍVIA PAIXÃO*** 09/10 a 06/12, das 17h às 17h50 (Segundas e quartas-feiras) Faixa etária: 14 a 60 anos INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 CURSO DANÇA POPULAR BRASILEIRA INFANTIL, COM O PROF. CLÉBER SANDIM*** 09/10 a 06/12, das 16h às 16h50 (Segundas e quartas-feiras) Faixa etária : 08 a 11 anos INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 CURSO BALÉ BÁSICO, COM O PROF. JEAN GAMA*** 09/10 a 06/12, das 17h00 às 17h50 (Segundas e quartas -feiras) Faixa etária: 08 a 10 anos. INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 INICIAÇÃO TEATRAL PARA ADULTOS, COM A PROF. LÚ BORGGES** 10/10 a 01/11/2017, das 17h às 18h30 (Terças e quintas-feiras) Faixa etária: 18 anos. INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 14

CURSO DANÇA DE SALÃO I E II INICIANTES, COM A PROF. LÍVIA PAIXÃO*** Período: 09/10 a 06/12 (Segundas e quartas-feiras) Turma I - Horário: 18h às 18h50 Turma II - Horário: 19h às 19h50 APENAS PARA COMERCIÁRIOS E SEUS DEPENDENTES Faixa etária: 18 anos. INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 PROCESSO CRIATIVO DANÇAS POPULARES PARAENSES – INICIADOS, COM O PROF. CLÉBER SANDIM*** 09/10 a 06/12, das 19h10 às 20h50 (Segundas e quartas-feiras) Faixa etária: 18 a 60 anos Pré-requisitos: Conhecimentos básicos em dança regional paraense INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 07/10 Público em geral: 09 a 14/10 LUDICIARTES I E II - CURSO LÚDICO DE DANÇA E TEATRO PARA CRIANÇAS, COM OS PROFS. CLÉBER SANDIM, JEAN GAMA, LÍVIA PAIXÃO E LÚ BORGGES*** 10/10 a 07/12, das 15h às 15h50 (Terças e quintas-feiras) Turma I - Faixa etária: 4 a 5 anos Turma II - Faixa etária: 6 a 7 anos CURSO ALONGAMENTO PARA DANÇA, COM O PROF. CLÉBER SANDIM*** 10/10 a 07/12, das 16h às 16h50 (Terças e quintas -feiras) Faixa etária : a partir de 15 anos. INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10


TEATRO JUVENIL ADULTO INICIANTES, COM A PROF. LÚ BORGGES*** 09/10 a 06/12, das 16h às 16h (Segundas e sextas-feiras) Faixa etária: 13 a 17 anos. INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 CURSO DANÇA DE SALÃO POPULAR – INICIANTES, COM A PROFª. LÍVIA PAIXÃO*** 10/10 a 07/12, das 18h às 18h50 (Terças e quintas-feiras) Faixa etária: A partir de 18 anos INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 CURSO DANÇA DE SALÃO III – INICIADOS, COM A PROFª. LÍVIA PAIXÃO*** 10/10 a 07/12, das 19h às 19h50 (Terças e quintas-feiras) Pré-requisitos: Conhecimentos básicos da Dança de Salão Faixa etária: A partir de 18 anos. INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 PROCESSO CRIATIVO DE ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA - ATELIÊ COREOGRÁFICO 16/10 a 13/12/2017, das 14h às 16h (Segunda a quinta-feira) Classificação: A partir de 18 anos Público-alvo: Intérpretes-criadores, bailarinos e pesquisadores em dança. Pré-requisito: Currículo (simples, informando experiência artística com dança, faculdade, cursos, se já trabalhou na área...). Importante registrar telefone e e-mail, para

contato e agendamento de entrevista. Ministrantes: Jean Gama (todo o período) e Feliciano Marques (outubro) INSCRIÇÕES GRATUITAS: Até o dia 06/10 (somente presencial no Centro Cultural Sesc Boulevard) CURSO “A ARTE DE EDITAR LIVROS”, COM FELIPE LARÊDO** 17 a 21/10, 09h às 13h Público: Escritores, profissionais do mercado editorial, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, jornalistas e demais interessados em conhecer o mercado editorial e os passos de produção do livro. Observação: Levar papel e caneta para anotações. INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 02 a 07/10 Público em geral: 10 a 17/10 OFICINA “MONTAGEM EM DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS”, COM O PROF. CLÉBER SANDIM* 20/10 a 15/12, das 18h15 às 20h30 (Sextas-feiras) Faixa etária: a partir 18 anos Público-alvo: Intérpretes-criadores, pesquisadores, educadores, bailarinos, instrutores de dança etc. Pré-requisito: Apresentar currículo com experiência em dança (contendo telefone, celular, email, cursos, oficinas, experiência artística, se já trabalhou na área etc) INSCRIÇÕES Entrega de currículos: até 16/10 Avaliação e contato com os selecionados: 17 e 18/10 Matrícula: 19 e 20/10 (1º dia de oficina)

15


Sesc Boulevard CURSO DANÇA CONTEMPORÂNEA, COM O PROF. JEAN GAMA*** 10/10 a 07/12, das 18h30 às 19h50 (Terças e quintas-feiras) Faixa etária: 18 a 60 anos INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 02 e 03/10 Público em geral: 04 a 07/10 PROJETO BARRACÃO CULTURAL OFICINA “CARIMBÓ”, COM O PROF. CLÉBER SANDIM 14/10, das 15h às 18h. Faixa etária: a partir 15 anos Vagas limitadas INSCRIÇÕES GRATUITAS (Somente presenciais no Sesc Boulevard) Comerciários e dep: 02 a 07/10 Público geral: 09 a 14/10 CLUBE DE LEITURA INFANTIL, MEDIADO POR JOANA CHAGAS 28/10, das 09h às 11h Faixa etária: 06 a 12 anos Período de inscrições: 10 a 27/10 Vagas: 20 INSCRIÇÕES GRATUITAS (Somente presenciais no Sesc Boulevard) CURSO “O QUADRO E A DECUPAGEM”, COM LUIZ ADRIANO DAMINELLO** 17 a 21/10, das 14h às 18h INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 02 a 07/10 Público em geral: 10 a 17/10 PROJETO BARRACÃO CULTURAL OFICINA “LUNDU”, COM O PROF. CLÉBER SANDIM 20/10, das 15h às 18h Faixa etária: a partir 15 anos INSCRIÇÕES GRATUITAS (Somente presenciais no Sesc Boulevard) Comerciários e dep: 02 a 07/10 Público geral: 09 a 14/10

16

PROJETO BARRACÃO CULTURAL OFICINA “SIRIÁ”, COM O PROF. CLÉBER SANDIM 27/10, das 15h às 18h Faixa etária: a partir 15 anos Vagas limitadas INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 02 a 07/10 Público geral: 09 a 14/10 INSCRIÇÕES GRATUITAS (Somente presenciais no Sesc Boulevard) PROJETO GIRA SALÃO OFICINA “SAMBA DE GAFIEIRA”, COM RULLIEN POLIZELE 28/10, das 15h às 18h Classificação: Livre Vagas limitadas INSCRIÇÕES GRATUITAS (Somente presenciais no Sesc Boulevard) Comerciários e dep: 14 a 21/10 Público geral: 23 a 28/10 OFICINA “INICIAÇÃO PARA ADULTOS ÀS DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS”, PROF. CLÉBER SANDIM* 16/10 a 06/12, das 18h às 19h (Segundas e quartas-feiras) Faixa etária: a partir 18 anos INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 02 a 07/10 Estudante / Convênio: 09 a 16/10 Público geral: 09 a 16/10 Parcerias


Programação Educativa e Cultural vinculada à coleção “Máquinas para Filosofar” “MÁQUINAS PARA FILOSOFAR” Atividades realizadas a partir de agendamento via email. Visitas monitoradas Acervo de câmeras artesanais confeccionadas nos séculos XIX e XX, consideradas por pesquisadores uma das mais representativas coleções desta natureza da América Latina. Agendamento prévio via email fotografiasesc@gmail.com DESDOBRAMENTOS | ÁLBUM ARTESANAL O público em geral está convidado a construir uma página no álbum artesanal que vem sendo montado coletivamente com imagens, poesias e sentimentos sobre Belém. Para participar, basta comparecer trazendo os elementos que pretende utilizar para criar sua página (fotografias, poesia, o que desejar) e solicitar encaminhamento para o Núcleo de Fotografia, no 3° andar. Leituras de portfólio Encontros com interessados em conversar sobre seus ensaios, projetos, séries. As leituras são feitas sempre aos sábados e domingos a

partir de agendamento prévio. Pré requisito: Apresentar portfólio impresso (qualquer tamanho e papel), contendo um mínimo de 20 fotos sobre a mesma temática. VIVÊNCIA “FOTOGRAFIA E IMAGINAÇÃO” Os participantes são estimulados a utilizar a imaginação como “base de captura” de imagens por meio de um protótipo de câmera fotográfica. CADERNO DE PENSAMENTOS V. 2 O Sesc no Pará, através do Centro Cultural Sesc Boulevard traz ao público uma nova edição do Caderno de Pensamentos: Ensaios e Críticas. Esta edição conta com os talentos de Diógenes Moura, Erinaldo Cirino, Felipe Pamplona, Georgia Quintas, Juan Guimarães e Irene Almeida. BELÉM 16.16 O livro contém imagens realizadas pelos participantes das maratonas fotográficas e texto histórico da pesquisadora Rose Silveira. As maratonas fizeram parte de uma vasta programação cultural e educativa, com o objetivo de pensar sobre a cidade de Belém e suas múltiplas faces e paisagens ao completar 400 anos de fundação. Acesse gratuitamente os e-books no site do Sesc Pará www.sesc-pa.com.br/ 17 19


Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10 Castanhal/PA - Nova Olinda

Segunda a Sexta 08h às 21h Sábado 09h às 15h Domingo 09h às 16h

O Sesc em Castanhal visa atender a região do Salgado, que inclui municípios como Bragança, Capanema, além da própria cidade modelo, como Castanhal é conhecida. Atende estudantes do ensino médio e fundamental. Possui um respeitado parque aquático, academia, quadra coberta, ginásio poliesportivo, brinquedoteca, biblioteca, salas para cursos e oficinas, salão de jogos, parque recreativo e cultural, sala de ciências, espaço lúdico, odontologia e muito mais.

CENTRAL DE ATENDIMENTO Segunda-feira a sábado 08h às 21h Sábado 08h às 12h

18


02 a 06/10 (Segunda a sexta-feira) CINEMA 18h – Cinema Novo Direção: Eryk Rocha Doc. | Brasil | 90min | 12anos Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre.

02 a 31/10 (Segunda a sábado)

BIBLIOTECA 8h às 21h (Segunda a sexta) e 8h às 12h (Sábados) Doe Livro e Compartilhe Conhecimento “Doe Livro e Compartilhe Conhecimento”, é um projeto sociocultural com o propósito de incentivar a leitura por meio da doação e troca de livros, contribuindo para o desenvolvimento da consciência de preservação do livro, além de propiciar uma oportunidade de economia nas despesas com a aquisição de novos títulos de livros. O livro doado deverá estar em boas condições para que seja possível seu uso por outra pessoa. Como Participar: o interessado deve levar livros da categoria

Literatura (Romance, contos, poesia e Literatura infanto-juvenil) em bom estado de troca, quando receberá um cupom que lhe dará o direito à aquisição de um livro da mesma categoria ao qual doou. Assim, o ato da inscrição se dará mediante a doação do livro para posterior troca que acontecerá nos dias 20 e 31 de outubro/2017.

04 e 05/10 (Quinta e sexta-feira)

EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR 4/10 - 15h às 21h 5/10 - 8h às 12h - Mostra Cultural De Língua Inglesa - “Aspectos Culturais dos Países Anglófonos” O evento é a culminância das turmas dos Cursos de Inglês do Sesc em Castanhal que se dará como uma Mostra cultural com o objetivo de interagir usando a língua Inglesa. O tema será “Aspectos Culturais dos países Anglófonos”, quando os alunos apresentarão suas pesquisas sob

Divulgação Cinema Novo

19


Sesc em Castanhal

os aspectos da dança, literatura, música, cinema, pontos turísticos e cultura dos países anglófonos. Os países homenageados serão: Estados Unidos da América, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. O evento contará com a participação de alunos de outras escolas de idiomas convidadas de Castanhal e será livre para o público em geral.

Divulgação Aquarius

05, 06, 11, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27/10 (Quarta a sexta-feira) EDUCAÇÃO EM SAÚDE 9h às 11h | 14h30 às 17h30 Espaço Sesc Saúde Campanha sobre Outubro Rosa. Orientações sobre o auto exame das mamas, câncer de mama, sinais e sintomas.

09/10 (Segunda-feira)

RECREAÇÃO 17h- Abertura do projeto Sesc Criança Abertura do projeto Sesc Criança, contando com acesso livre para a garotada, com apresentação teatral. EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h30 às 11h e 15h às 17h - Sesc Vida Saudável Palestra sobre doenças decorrentes da má alimentação para as turmas do 3º ano. Local: Escola Municipal Maria Inês Costa - Restrito aos alunos da escola atendida. 20

09 a 13/10 (Segunda a sexta-feira)

CINEMA 19h - Aquarius Direção: Kleber Mendonça Filho Gênero: Drama 145min| Brasil| 2016 | 16 anos Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessados em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.


(Terça e quarta / Sexta e sábado) 10, 11 e 13/10 de 08h às 11h

14/10

de 09h às 12h RECREAÇÃO Sesc Criança Contação de histórias, oficinas recreativas, brinquedoteca, banho de piscina, playground e brinquedos infláveis estarão fazendo a festa para a garotada. Gratuito. Escolas poderão pré-agendar suas turmas para participar.

10 e 12/10 (Terça e quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h30 às 11h30 e 14h às 17h Prevenção Ist/Aids Oficina e Palestra sobre Gravidez Precoce. Local: Escola Municipal Maria Inês Costa - restrito aos alunos da escola atendida.

12/10 (Quinta-Feira)

SONORA BRASIL 19h30 - Na Pisada Dos Cocos Coco de Tebei (PE) Esse coco é praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade de Tacaratu, Pernambuco, localizada na região do Médio São Francisco, próximo à divisa com Bahia e Alagoas. O Coco de Tebei é cantado por

mulheres e dançado por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada dos dançadores. O grupo é formado por pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos e pelos dançadores José Lira dos Santos e Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva e Agnaldo José da Silva, Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos.

19/10 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h às 17h - Sesc Saúde na Empresa Palestra sobre qualidade de vida, alimentação e orientações sobre hipertensão e Diabetes com verificação de P.A e IMC. Local: Supermercado Cesta Básica - restrito aos funcionários da empresa.

16 a 20/10 (Segunda a sexta-feira)

CINEMA 16h e 18h - A Ilha Do Milharal Direção: Jorge Ovashvile 100min | 2014 | 14 anos. Um velho camponês se muda com sua neta para uma pequena e deserta ilha no meio do rio Enguri, para plantar milho. O rio separa a Geórgia da Abkhazia e já foi cenário de sangrentas lutas. Como soldados ainda surgem na região, o clima é de tensão. O rio cria e o 21


Sesc em Castanhal

rio destrói, em um ciclo eterno do qual ninguém pode escapar.

20/10 (Sexta-feira)

MÚSICA 21h - Show “Nas Veias Do Brasil’’, de Luiz Leite Luiz Leite é um sambista que há décadas leva este estilo musical para as noites boêmias de Belém. Desta vez, tocando em Castanhal promete um show todo especial, intimista, que fará o público se sentir em uma verdadeira roda de samba.

21/10 (Sábado)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h às 11h - Sesc Saúde na Empresa Palestra sobre Doenças Crônicas não Transmissíveis e orientações sobre hipertensão e Diabetes com verificação de P.A e IMC. Local: Empresas comercial 55 Soluções - restrito aos funcionários da empresa.

23 a 27 /10 (Segunda a sexta-feira)

CINEMA 16h e 18h - Cemitério Do Esplendor Direção: Apichatpong Weerasethakul Drama | 122 min | 2013 | 12 anos. Numa pequena cidade da Tailândia, vinte e sete soldados são vítimas de uma estranha doença do sono. Para tratá-los, uma escola 22

abandonada serve como abrigo. Uma mulher tailandesa de meiaidade, casada com um soldado americano aposentado, trabalha como voluntária no tratamento dos pacientes. Ela cria um interesse especial por um paciente que nunca recebe visitas.

27/10 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 18h- Espaço Sesc Saúde (Encontro Menina Mãe) Palestra sobre alterações maternas e pré natal Gratuito e restrito às gestantes e parturientes inscritas no encontro. MÚSICA 21h - Os Alucinantes Banda de pop rock castanhalense. Faz sucesso nas redes sociais com seus clipes que retratam a amizade e situações do cotidiano. No show haverá lançamento oficial do clipe “Carolina”.

29/10 (Domingo)

ESPORTE Corrida e Caminhada do Comerciário - Largada às 07h Tem como objetivo principal oportunizar a prática da corrida e caminhada como atividade promotora da saúde e qualidade de vida. Com largada e chegada na Avenida Barão do Rio Branco, em frente a Unidade do Sesc em Castanhal. O percurso da prova corresponde a 11km para corrida e 4 km para caminhada.


Corrida e Caminhada do Comerciário Foto: Bruno Cantuária

BARBEARIA 16/10 a 20/12/2017, das 19h às 21h (Segunda e quarta-feira) Pré-requisito: ter conhecimento básico de corte de cabelo. MAQUIAGEM 17/10 a 21/12/2017, das 16h às 18h (Terça e quinta-feira) MANICURE E UNHAS DECORADAS 16/10 a 20/12/2017, das 16h às 18h (Segunda e quarta-feira) COLORIMETRIA 16/10 a 20/12/2017, das 16h às 18h (Segunda e quarta-feira) Turma I 17/10 a 21/12/2017, das 19h às 21h (terça e quinta-feira) Turma II

Cursos de Valorização Social

Investimento: (Taxa única trimestral para todos os Cursos) Comerciário/Dep: R$ 50,00 Usuário: R$ 130,00 + R$ 28,00 (carteira | taxa de inscrição anual) MALHARIA 16/10 a 20/12/2017, das 19h às 21h (Segunda e quarta-feira) DESIGN DE SOBRANCELHAS 17/10 a 21/12/2017, das 14h às 16h (Terça e quinta-feira) Turma única DEPILAÇÃO 16/10 a 20/12/2017, das 14h às 16h (Segunda e quarta-feira)

PENTEADO E MAQUIAGEM 16/10 a 20/12/2017, das 8h às 10h (Segunda e quarta-feira) CORTE DE CABELO I 16/10 a 20/12/2017, das 10h às 12h (Segunda e quarta-feira) Turma 1 16/10 a 20/12/2017, das 14h às 16h (Segunda e quarta-feira) Turma 2 CORTE E COSTURA BÁSICO I 16/10 a 20/12/2017, das 14h às 16h (Segunda e quarta-feira) Turma I 17/10 a 21/12/2017, das 8h às 10h (Terça e quinta-feira) Turma II CORTE E COSTURA BÁSICO II 16/10 a 20/12/2017, das 16h às 18h (Segunda e quarta-feira) Turma I 17/10 a 21/12/2017, das 10h às 12h (Terça e quinta-feira) Turma II 23


Sesc em Castanhal

Grupo Social do Idoso (GSI) SEGUNDA A SEXTA Comerciário/Dependente: R$ 10,00 Público Geral: R$15,00 (mensal) + R$ 28,00 (Carteira anual) Observação: Os integrantes do Grupo pagam uma taxa mensal para usufruírem das atividades promovidas pelo GSI

01/10 (Domingo)

7h às 16h - Encontro de Valorização da Pessoa Idosa - Dia do Idoso Um dia inteiro de atividades variadas com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Idoso.

02, 09, 16, 23 e 30/10 (Segunda-feira)

08h às 9h - Ginástica Exercícios de condicionamento físico, psicomotores, alongamentos com a Educadora física Hildeana Nogueira e Estagiários do Sesc.

03, 10, 17, 24 e 31/10 (Terça-feira)

08h às 09h - Dinâmicas Corporais de Coordenação Motora Atividade com a Educadora física Hildeana Nogueira e estagiários. 09 às 10h - Papo de Homens Encontro semanal entre os homens integrantes do Grupo 24

Plenitude para bate papo sobre assuntos relevantes do universo masculino. Mediado pela coordenadora Hildeana Nogueira. 16h às 17h - Do Fundo do Baú Resgate de histórias de vida de idosas do Grupo Plenitude que depositam essas histórias escritas e/ou por intermédio de objetos, em um baú antigo, e uma vez por mês são retiradas, lidas e socializadas como memórias de momentos relevantes na vida de cada participante junto aos demais integrantes do grupo.

04, 05, 11, 18, 19, 25 e 26/10 (Quarta e quinta-feira)

Projeto Mil Ideias 09h às 11h - 14h30 às 16h30 (quartas feiras) e 14h30 às 16h30 (quinta feira) Oficina de trabalhos manuais, ministrada pelas idosas Ana Zanatta Lewe e Raimunda Matos.

04, 11, 18 e 25/10 (Quarta-feira)

08h às 09h - Práticas Corporais com Materiais e Cadeira Desenvolvimento de habilidades funcionais para idosos do Grupo Plenitude Sesc, ministrado pela educadora física Hildeana Nogueira e estagiários. 10h às 11h - Ballet Aulas semanais de ballet adaptado para idosos do Grupo Plenitude Sesc, ministradas pela professora e bailarina Thamires Melo.


05, 19 e 26/10 (Quinta-feira)

08h às 11h - Reunião do Grupo Plenitude Integração e socialização das atividades que permeiam a unidade e interesses do grupo.

05 e 19/10 (Quinta-feira)

09h30 às 10h30 - Projeto Trocando ideias Palestras sobre temas atualizados referentes ao envelhecimento.

06, 13, 20 e 27/10 (Sexta-feira)

08h às 09h - Aero ritmo e Dança Livre Aulas visando a desenvoltura do corpo idoso, movimentos e expressão corporal por meio das atividades rítmicas ministradas para os idosos do Grupo Plenitude.

23 a 27/10 (Segunda a sexta-feira)

16h às 18h - Projeto Aprendendo Oficina de Memória “Oficina de Memória” direcionada especialmente aos idosos do Grupo Plenitude. Visa aprimorar os conhecimentos destes e estimular a realização de atividades que até então, ainda não experimentaram, ou demonstram interesse em aprender um pouco mais sobre a temática adotada para a oficina, bem como estimular a memória destes.

31/10 (Terça-feira)

9h às 11h - Aniversariantes do mês Manhã de atividades comemorativas com os aniversariantes do mês, para idosos do grupo Plenitude.

02, 06, 09, 13, 16, 20, 23, 27 e 30/10 (Segunda e sexta-feira)

Projeto EDAPI - Expressão Dança e Atitude da Pessoa Idosa 09h às 10h (sexta-feira) - Prof. Fabiano Araújo 15h às 17h ( segunda e sexta-feira) - Prof. Hildeana e estagiárias Práticas de expressão corporal bem como trabalho de coordenação motora, lateralidade e ensaio de dança para apresentações do grupo.

Divulgação Grupo Plenitude - Aula de Aero ritmo

25


Sesc em Castanhal

Serviços BRINQUEDOTECA Terça a sexta-feira, das 14h30 às 20h30 Sábado: 8h às 12h (Fechada nas segundas-feiras) Espaço tematizado e adequado à interação e integração infantil com brinquedos diversos, jogos, livros, indumentárias, fantoches, oficinas, hora do conto etc. Gratuito. Observações: crianças menores de 6 anos necessitam estar acompanhadas de pais ou responsáveis para permanecerem no espaço. SALÃO DE JOGOS Terça a sexta-feira, das 14h30 às 20h30 | Sábado: 9h às 15h Domingo: 9h às 16h Gratuito. CLÍNICA ODONTOLÓGICA Segunda a sexta : 8h às 21h Sábado: 8h às 12h Tel: (91) 3721-2294 / 3721-1567 Obs: Marcação de consultas ou exames somente presencial. PLAYGROUND Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h Sábado: 8h às 15h Domingo: 9 às 16h Gratuito.

26

Divulgação Brinquedoteca | Foto: Bruno Cantuária

DOMINGUEIRAS NO PARQUE RECREATIVO CULTURAL Sábado das 9h às 15h Domingo das 9h às 16h Aos sábados e domingos o Parque Aquático é aberto para receber os comerciários e seus familiares. Música ambiente para animar os participantes Comerciário/Dependente: ENTRADA GRATUITA com carteira Sesc atualizada Público Geral: R$ 30,00. BIBLIOTECA Segunda a sexta: 8h às 21h Sábado: 8h às 12h Tel: (91) 3721-2294 (Ramal 221) Para cadastro na Biblioteca Os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Carteira do Sesc atualizada (Comerciário/ Dependente); Comprovante de residência. Acesso à internet (1 hora) Comerciário/Dependente: R$ 2,00 Usuários: R$ 4,00 Para horas subsequentes o mesmo valor.


Atividades Sesc em Castanhal

Natação Foto: Jorge Soares

BASQUETE Terça e quinta-feira: 18h às 19h Faixa etária: 11 a 14 anos FUTSAL Segunda, quarta e sexta-feira (11 a 14 anos): 15h às 16h Segunda, quarta e sexta-feira (15 a 18 anos): 16h às 17h VOLEIBOL Segunda, quarta e sexta-feira: 18h às 19h Faixa etária: 11 a 14 anos HIDROGINÁSTICA Terça, quarta e sexta: 7h às 8h Segunda, quarta e sexta: 18h às 19h Faixa etária: a partir de 15 anos GINÁSTICA MIX Segunda, quarta e sexta-feira ou terça e quinta-feira 16h às 17h / 18h às 19h 19h às 20h / 20h às 21h Faixa etária: a partir de 15 anos TREINO SISTEMÁTICO / GINÁSIO DO SESC / QUADRA PRC Segunda a sexta-feira, das 19h às 22h (de hora em hora) Treino sistemático entre equipes comerciárias com horários pagos. Observação: necessita consultar previamente o setor de esportes para verificar horário disponível e após efetuar o pagamento para confirmar os horários mensais de agendamento de cada equipe.

MUSCULAÇÃO Segunda, quarta e sexta e/ou Terça, quinta e sexta-feira: Turmas manhã: 6h; 7h; 8h; 9h; 10h; 11h às 12h. Turmas tarde: 15h; 16h; 17h às 18h. Turmas noite: 18h; 19h; 20h; 21h às 22h. INICIAÇÃO ESPORTIVA Atividades Psicomotoras, Lúdicas e Esportivas (APLES I E II) Terça e quinta-feira (04 a 06 anos) 15h às 16h (APLES I) Terça e quinta-feira (07 a 10 anos) 16h às 17h (APLES Il) KARATÊ INFANTIL (ESTILO SHOTOKAN) Segunda, quarta e sexta-feira 8h às 9h / 15h às 16h Faixa etária: 05 a 06 anos Segunda, quarta e sexta-feira 9h às 10h / 16h às 17h Faixa etária: 07 a 08 anos

27


Sesc em Castanhal

KARATÊ INFANTO JUVENIL (ESTILO SHOTOKAN) Segunda, quarta e sexta-feira 10h às 11h Faixa etária: 09 a 14 anos Segunda, quarta e sexta-feira 17h às 18h Faixa etária: 09 a 11 anos KARATÊ JUVENIL (ESTILO SHOTOKAN) Segunda, quarta e sexta-feira 18h às 19h Faixa etária: 12 a 14 anos KARATÊ JUVENIL/ADULTO (ESTILO SHOTOKAN) Terça e quinta-feira: 16h às 18h Terça e quinta-feira: 18h às 20h Faixa etária: a partir de 15 anos NATAÇÃO (INFANTIL, INFANTO JUVENIL E ADULTO) Infantil I (05 a 07 anos): Terça e quinta das 16h às 17h Infantil II (08 a 10 anos): Segunda, quarta e sexta das 16h às 17h Infantil II (08 a 11 anos): Terça, quarta e sexta das 8h às 9h Infantil II (08 a 10 anos): Terça e quinta das 17h às 18h Infanto Juvenil (11 a 14 anos): Segunda, quarta e sexta das 17h às 18h Infanto Juvenil (11 a 14 anos): Terça e quinta das 18h às 19h Adulto (a partir de 15 anos): Terça e quinta das 19h às 20h Adulto (a partir de 15 anos): Segunda, quarta e sexta das 19h às 20h 28

BiblioSesc I Leitura, Pesquisa, Empréstimos e Devolução de Publicações, com atendimento nos bairros e comunidades distantes do centro. 9h às 12h e 13h às 17h

02, 16 e 30/10 (Segunda-feira) Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Trav. Ipiranga, s/n) - Nova Olinda. 03, 17 e 31/10 (Terça-feira) Comunidade São Carlos Borromeu (Km-7 Castanhal/Curuçá) - São Carlos Borromeu. 04 e 18/10 (Quarta-feira) 9h às 12h e 14h às 17h Comunidade N. S. do Carmo (Alameda Castro Alves, s/n) Milagre. 05 e 19/10 (Quinta-feira) Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tv. Dois de Novembro, s/n) Jaderlândia. 06, 13, 20 e 27/10 (Sexta-feira) Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Rua Princesa Amélia, 420) – Imperador. 10 e 24/10 (Terça-feira) Comunidade do Tabor (Rua Tiradentes, s/n) - Caiçara. 11 e 25/10 (uarta-feira) Comunidade Imaculado Coração de Maria (Rua: Araceli Sampaio, 10) São José. 26/10 (quinta-feira) Comunidade Cidade de Dom Bosco (Av. Transcastanhal, 2543) Fonte Boa.


ÕES INSCRIÇ scrição na a in Faça su dimento de Aten l a tr n e C 1 s: al - 19/1 endente os/Dep Castanh às 07h ri iá rc e • Com Saída da) ITO atualiza GRATU ira Sesc e rt a e c d sorteio (comblico Geral: 02 kg eis para Haverá letas • Pú entos não perecívsil de bicic alim a Bra ma Mes o Progra

BRO

NOVEM

Promoção

Realização

29


A U S A TIRE A R I E T CAR C S E S O D

30

Acesse “Carteira do Comerciáro” no site www.sesc-pa.com.br


Horário s das Centrai sd Atendim e ento do Sesc no Pará

Saiba m Você sa ais! bia disposiç que pode ter à ão serv su iç os gratu a ou com itos preços diferenc nas área iados s de Ed ucaç Cultura , Lazer e ão, Saúde, Assistên cia? Sesc Do Os func ca (Belé ionários depend m Rua Sen e seus entes, d ador Ma ) e empres noel Ba comérc F o ne: (91) as do rata, 187 io de be 4005-9 3. ns, serv Segund e turism iços a a Sexta 519. o , p o d em utili carteira : S 0 á 8 b h a d à o: 0 s 20h z em qua lquer un ar a Doming 8h às 13h idade o: 09h à do Sesc s R 13 e h stauran no Bras te do C il. Rua ome

Manoe rciário (Segund l Barata, 160 a a Sexta Centro : 11h às 14 Cu h Bouleva ltural Sesc Bou ) rd Casti levard lh C o ampina s Franç Identida a, 522/5 de, CPF 23 Fone: (9 Belém. , 01 foto recente 1) 3224-5 3x4 , carteir Segund 6 5 4 / a 5305. de traba a a Sexta atualiza lho : Sábado da, : 08h às 08h às 18h último c e também, o 12 S h e sc em A e 14h às omprov 18h ante de renda e Avenida nanindeua de resid Hélio G ueiros, 11 ência. Fone: (9 0. 1) 3235-0 Segund a a Sexta 141 : 08h às 12h Sesc em e 13h às 17h30 C Av. Barã astanhal o do Rio F o n e :( 91) 3721- Branco, 10. Vá agora 229 mesmo Segund a a Sexta 4-1567. em uma da s : Sábado : 08h às 08h às 21h atendim centrais de 12h Sesc em ento do Sesc S Doca, A Rua Wil antarém so Santaré nanindeua, Fone: (9 n Dias Fonseca m, Casta , 535. 3) 3552 Marabá -5 Segund , e tamb nhal, a a Sexta 126 / 1423 ém, no : S 08h às ábado: Sesc Bo 19h 0 ulevard Sesc em 8h às 12h . Marabá Av. Tran sa Fone: (9 mazônica, 1925 , Cidade 4) 3324 -4 Nova. Segund a a Sexta 344 / 4444. : Sábado 0 8 à s 2 : 08h às 1h 12h 31

Docume

ntos básicos

Onde ti ra a carteira ?


Sesc Doca Rua Senador Manoel Barata, 1873 Belém/PA - Reduto

Com o objetivo de ofertar momentos de entretenimento a sua clientela, o Sesc Doca desenvolve inúmeras ações através dos Programas Assistência, Educação, Cultura, Lazer e Saúde, com destaque para as atividades recreativas. Nesta unidade, pode-se desfrutar de Restaurante, Turismo Social, Serviços Odontológicos, Cursos de Valorização Social, Biblioteca, Palestras educativas, Ginásio, Parque Aquático, Academia e Atividades Esportivas que complementam o trabalho do Sesc e contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, seus dependentes e comunidade em geral. Segunda a sexta 08h às 20h Sábado 08h às 13h Domingo 09h às 13h

32 37


02 a 04/10 (Segunda a quarta) 14/10 (Sábado) RECREAÇÃO 8h às 12h - Sesc Criança Local: Sesc Boulevard

02 a 31/10

BIBLIOTECA 9h às 20h - Doe livros e Compartilhe Conhecimento Doação de livros novos ou usados com bom estado de conservação.

05/10 (Quinta-feira)

RECREAÇÃO 08h às 12h - Sesc Criança Local: Sesc Comunidade Tenoné EDUCAÇÃO EM SAÚDE 19h - Descobrindo a Saúde Bucal do Bebê Encontro “Saúde Pediátrica e Papel dos Pais/ Responsáveis”. Oficina sobre a saúde bucal do bebê com utilização de macromodelos odontológicos

06/10 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 09h - Calendário da Saúde Palestra sobre a Prevenção ao Câncer de Mama em alusão ao “Outubro Rosa” Local: CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) – Restrito aos funcionários da empresa

09 a 20/10

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 08h às 09h - Oficina de Vôlei

10, 17 e 24/10 (Terça-feira)

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 09h às 10h - Oficina Arte de Vida

15/10 (Domingo)

RECREAÇÃO Ciclo Sesc Passeio Ciclístico por vários pontos turísticos da cidade com largada às 07h. Entrega de Kits para os inscritos a partir das 06h da manhã, no dia do evento. Haverá sorteio de bicicletas no final do passeio.

16 a 20/10

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 08h às 09h - Oficina de Dança de Salão

18/10 (Quarta-feira)

RECREAÇÃO 08h às 11h30 - Sesc Criança Local: Escola C. Educacional Cristãozinho (Restrito aos alunos da escola) EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h - Sesc Saúde nas Empresas Oficina “Adaptações Posturais” para a prevenção de DORT/LER Local: Líder Icoaraci – Restrito aos funcionários da empresa

33


Sesc Doca

19/10 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h - Sesc Vida Saudável Orientação sobre Alimentação Saudável com avaliação do IMC Local: Embrapa – Restrito aos funcionários da empresa RECREAÇÃO 08h às 11h30 - Sesc Criança Local: Escola Waldemar Ribeiro (Restrito aos alunos da escola) EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - Sesc Vida Saudável Palestra com o tema “Saúde do Homem” Local: Pará Segurança – Restrito aos funcionários da empresa

20/10 (Sexta-feira)

RECREAÇÃO 08h às 11h30 - Sesc Criança Local: Escola Recreativo (Restrito aos alunos da escola) EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - Calendário da Saúde Exposição Mediada com o tema “Saúde da Mulher” Local: Supermercado Nazaré (Duque) – Restrito aos funcionários da empresa

21/10 (Sábado)

RECREAÇÃO 08h às 11h30 - Sesc Criança Local: Sesc Doca (Crianças da Big Ben)

23/10 (Segunda-feira)

RECREAÇÃO 9h às 14h - Parabéns Comerciário no Parque Aquático 34

24/10 (Terça-feira)

RECREAÇÃO 08h às 10h - Parabéns Comerciário Local: Empresa Super Gás Braz– Restrito aos funcionários da empresa

25/10 (Quarta-feira)

RECREAÇÃO 08h às 10h - Parabéns Comerciário Local: Empresa Cedam/Líder– Restrito aos funcionários da empresa GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 08h às 11h - Encontro de Valorização de Pessoa Idosa Local: Sesc Boulevard EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - Calendário da Saúde Orientação com o tema “Saúde da Mulher” - Local: Supermercado Nazaré (Duque) – Restrito aos funcionários da empresa

26 e 27/10

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 8h às 11h - Encontro de Valorização de Pessoa Idosa

26/10 (Quinta-feira)

RECREAÇÃO 8h às 10h - Parabéns Comerciário Local: Empresa TSJ – Restrito aos funcionários da empresa

27/10 (Sexta-feira)

RECREAÇÃO 19h às 23h - Luau da Terceira Idade


Serviços CLÍNICA ODONTOLÓGICA Segunda a sexta : 07h20 às 21h08 Sábado: 09h às 13h O objetivo principal é promover a saúde bucal e redução dos possíveis fatores de riscos associados às doenças bucais. Estes cuidados valorizam as ações de promoção dos mesmos. PRÉ-INSCRIÇÕES SÃO ONLINE Todo dia 10 de cada mês, a préinscrição para atendimento na Clínica Odontológica é realizada no site do Sesc e são liberadas 120 vagas para procedimentos em pacientes iniciantes. O sistema ficará aberto neste dia para você fazer na nossa central, de casa, no seu celular, de qualquer lugar a qualquer hora entre 00h00 e 23h59. A PRÉ-INSCRIÇÃO não garante a vaga da Clínica Odontológica. Para saber mais, acesse nosso site: www.sesc-pa.com.br

Biblioteca Central Foto: Veruscka Brizart

BIBLIOTECA CENTRAL Segunda a sexta: 09h às 20h45 Sábado: 08h às 12h Contato: (91) 4005-9517 E-mail: biblioteca@pa.sesc.com.br Na Biblioteca os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Carteira do Sesc atualizada (Comerciário/ Dependente); Comprovante de residência. Taxas para acesso/hora à internet: Comerciário/dependentes: R$ 2,00 Usuários: R$ 4,00 Para horas subsequentes vale o mesmo valor. RECREAÇÃO Salão de Jogos Segunda a sexta: 12h às 20h Clínica Odontológica Foto: Bruno Cantuária

35


Sesc Doca

Educação Complementar INSCRIÇÃO Comerciário e dep: R$ 50,00 Público Geral: R$ 130,00 + R$ 28,00 (carteira) *INSCRIÇÕES ABERTAS CURSO DE LIBRAS Turmas em: NOVEMBRO Turma 1: 08h às 09h45 Turma 2: 10h às 11h45 INSCRIÇÕES ABERTAS CURSO DE INGLÊS BÁSICO I* 16/10 a 20/12 A partir de 10 anos de idade Segunda e Quarta: 14h às 16h CURSO DE INGLÊS BÁSICO II* 17/10 a 21/12 PRÉ – REQUISITO: Teste de Nivelamento ou cursado Básico I Terça e Quinta: 17h 19h CURSO DE INGLÊS BÁSICO III* 17/10 a 21/12 PRÉ – REQUISITO: Teste de Nivelamento ou cursado Básico II Terça e Quinta: 12h / 14h CURSO DE INGLÊS BÁSICO IV* 16/10 a 20/12 PRÉ – REQUISITO: Teste de Nivelamento ou cursado Básico III Segunda e Quarta: 12h às 14h / 19h às 21h

36

Curso de Valorização Social INSCRIÇÃO Comerciário e dep: R$ 50,00 Público Geral: R$ 130,00 + R$ 28,00 (carteira) INSCRIÇÕES ABERTAS CORTE DE CABELO Segunda e Quarta: 13h15 às 15h Período: 16/10 a 20/12/17 Terça e Quinta: 10h15 às 12h / 15h15 às 17h Período: 17/10 a 21/12/17 COLORIMETRIA Terça e Quinta: 08h15 às 10h Período: 17/10 a 21/12/17 BARBEARIA Pré-requisito - ter noções de corte de cabelo masculino Segunda e Quarta: 15h15 às 17h Período: 16/10 a 20/12/17 Terça e Quinta: 13h15 às 15h Período: 17/10 a 21/12/17 ESCOVISTA Segunda e Quarta: 10h15 às 12h Período: 16/10 a 20/12/17 SELAGEM TÉRMICA CAPILAR Segunda e Quarta: 08h15 às 10h Período: 16/10 a 20/12/17 MASSAGEM RELAXANTE Terça e Quinta: 12h15 às 14h Período: 17/10 a 21/12/17 HIDRATAÇÃO CORPORAL Terça e Quinta: 14h15 às 16h Período: 17/10 a 21/12/17 PENTEADO Terça e Quinta: 19h15 às 21h Período: 17/10 a 21/12/17


DESIGN DE SOBRANCELHAS Segunda e Quarta: 12h15 às 14h Período: 16/10 a 20/12/17 Terça e Quinta: 17h15 às 19h Período: 17/10 a 21/12/17 MAQUIAGEM Segunda e Quarta: 17h15 às 19h Período: 16/10 a 20/12/17 DEPILAÇÃO Segunda e Quarta: 14h15 às 16h Período: 16/10 a 20/12/17 AUTO MAQUIAGEM Segunda e Quarta: 19h15 às 21h Período: 16/10 a 20/12/17 COZINHA NATALINA Segunda e Quarta: 19h15 às 21h Período: 16/10 a 20/12/17 Terça e Quinta: 12h15 às 14h Período: 17/10 a 21/12/17 ROSCAS E PÃES NATALINOS Segunda e Quarta: 17h15 às 19h Período: 16/10 a 20/12/17 Terça e Quinta: 19h15 às 21h Período: 17/10 a 21/12/17 CONFEITARIA Terça e Quinta: 17h15 às 19h Período: 17/10 a 21/12/17 SALGADOS E TORTAS SALGADAS Terça e Quinta: 14h15 às 16h Período: 17/10 a 21/12/17 TORTAS E SOBREMESAS NATALINAS Terça e Quinta: 14h15 às 16h Período: 17/10 a 21/12/17 CRIANÇA NA COZINHA Pré-Requisito: A partir de 10 anos Segunda e Quarta: 14h15 às 16h Período: 16/10 a 20/12/17 INICIAÇÃO AO CORTE E COSTURA Terça e quinta: 12h15 às 14h Período: 17/10 a 21/12/17

CORTE E COSTURA - INICIANTE Segunda e Quarta: 17h15 às 19h Período: 16/10 a 20/12/17 Terça e Quinta: 17h15 às 19h Período: 17/10 a 20/12/17 CORTE E COSTURA - INICIADO Pré-requisito: Ter noções de costura Segunda e Quarta: 08h15 às 10h / 15h15 às 17h Período: 16/10 a 20/12/17 Terça e Quinta: 19h15 às 21h Período: 17/10 a 20/12/17 CAMISARIA Pré-requisito: ter noções de costura. Segunda e Quarta: 12h15 às 14h Período: 16/10 a 20/12/17 MODA FASHION Pré-requisito - ter noções de costura. Terça e Quinta: 12h15 às 14h Período: 17/10 a 20/12/17 MODA ÍNTIMA LINHA NOITE Pré-requisito - ter noções de costura. Terça e Quinta: 10h15 às 12h Período: 17/10 a 21/12/17 CUSTOMIZAÇÃO Segunda e Quarta: 10h15 às 12h Período: 16/10 a 20/12/17 CAMISARIA EM TECIDO PLANO Pré-requisito - ter noções de costura. Segunda e Quarta: 19h15 às 21h Período: 16/10 a 20/12/17 ACABAMENTO Pré-requisito - ter noções de costura. Terça e Quinta: 15h15 às 17h Período: 17/10 a 21/12/17 37


Sesc Doca

Atividades MUSCULAÇÃO* Segunda a sexta: 05h30 às 22h HIDROGINÁSTICA** Terça, quinta e sexta: 07h/08h/09h/17h/18h/19h Terça e quinta/Quarta e sexta: 20h PACOTE DE ATIVIDADES FÍSICAS* 06h/08h/15h/16h/17h/19h/20h NATAÇÃO (BABY, INFANTIL E ADULTO)** Quarta e sexta ou terça e quinta 10h/11h/12h/14h/15h/16h STUDIO PILATES** Segunda e Quarta: 8h/09h/17h/18h Terça e Quinta: 08h/09h/16h/17h/19h/20h MAT PILATES** Segunda, quarta e sexta: 06h30/16h Segunda e quarta: 10h/15h/20h Segunda e sexta: 19h Terça e quinta: 06h30/10h/18h Terça, quinta e sexta: 15h TREINAMENTO DE ARTES MARCIAIS** Terça e quinta: 16h/17h/18h/19h/20h KARATÊ** Segunda, quarta e sexta 14h/15h/16h/17h TREINAMENTO FUNCIONAL* Segunda, quarta e sexta: 16h Terça e Quinta: 19h Segunda e Quarta: 08h INICIAÇÃO ESPORTIVA* Idade: 11 a 14 anos VÔLEI - Segunda, quarta e sexta: 14h às 15h BASQUETE - Terça, quinta e sexta: 15h às 16h

38

ESPORTE ADULTO* Idade: a partir de 19 anos VÔLEI - Segunda, quarta e sexta: 20h às 21h BASQUETE - Segunda, quarta e sexta: 21h às 22h INICIAÇÃO ESPORTIVA DE BASE* Idade: 04 a 06 anos Segunda e Quarta: 15h às 16h Ênfase nos movimentos básicos (saltar, deslocar, caminhar, correr) INICIAÇÃO ESPORTIVA GERAL* Idade: 07 a 10 anos Terça e quinta: 14h às 15h/16h às 17h Futsal, voleibol, basquete, ginástica geral, atletismo e outros.

Valores

Para saber dos valores de cada atividade, ligue para a Central de Atendimento nos telefones 4005-9519, 9524 ou 9525

PERÍODO DE INSCRIÇÃO/ RENOVAÇÃO

*

Renovação de Inscrição: 01 a 05 de cada mês Novos alunos: 11 a 15 de cada mês (sendo os 2 primeiros dias exclusivos para comerciários e dependentes)

**Renovação de Inscrição: 01 a 05 de cada mês Novos alunos: 07 a 10 de cada mês (sendo os 2 primeiros dias exclusivos para comerciários e dependentes)


39


PASSEIOS DE UM DIA NOVEMBRO Balneário do Hirley Castanhal (PA)

EXCURSÃO REGIONAL DEZEMBRO Hotel Fazenda Vitória Tracuateua (PA)

INFORMAÇÕES

Turismo Social • Sesc Doca Rua S. Manoel Barata, 1873 Belém - PA - Reduto Tel: (91) 4005-9505 40


Sesc Comunidade Quadra Tenoné Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, Tv. WE4 - 6a linha, S/N. (Conjunto Tenoné II) Belém/PA - Tenoné

O projeto Sesc Comunidade funciona na quadra poliesportiva do Tenoné desde 2015. Os participantes são selecionados através do Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG, para as modalidades de Iniciação Esportiva, o APLES (Atividades Psicomotoras Lúdicas e esportivas). Segunda a Sexta-feira, de 08h às 12h / 14h as 19h com turmas de iniciação esportiva; Segunda a Sexta-feira, de 19h as 21h e Sábados e domingos de 08h às 12h com treinos agendados abertos à comunidade.

41


Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925 Marabá/PA - Cidade Nova

Segunda a sexta 07h às 21h Sábado 08h às 12h

42

Com todos os espaços especialmente pensados para o comerciário, seus dependentes e comunidade marabaense, a unidade do Sesc em Marabá, que tem o nome de Centro de Atividades Paulo Cesar de Carvalho Lopes, conta com Central de Atendimento, clínica odontológica, Programa Mesa Brasil, espaço Sesc Saúde, espaço Sesc Criança, auditório, academia, biblioteca, salas de música, lanchonete e um hall de entrada para exposições.


01 a 31/10

BIBLIOTECA Captação de Livros Continuando o projeto “Doe livros e compartilhe conhecimentos”, durante o mês de outubro, o Sesc em Marabá fará a captação de livros usados em bom estado de conservação, os quais serão trocados por outros nas mesmas condições. O objetivo é estimular o compartilhamento de livros que foram lidos com apreço transformando a leitura num ato de encontro social. Em novembro, será realizado evento para troca dos livros.

02 a 13 e 27/10

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h e 14h às 18h Orientações de Saúde nas Empresas Orientações sobre câncer de colo de útero e câncer de mama nas empresas de Marabá. Local: Empresas do Comércio (Restrito aos funcionários da empresa)

contação de histórias, sessão de vídeo e vários brinquedos à disposição dos pequenos. Proporcionando momentos de socialização e diversão.

05/10 (Quinta-feira)

BIBLIOTECA 15h - Narração de histórias Na programação da semana da criança, será realizada uma narração de histórias para crianças e adultos, estimulando a imaginação em qualquer idade. CINEMA 19h - Sonata de Outubro Direção: Igmar Bergman Gênero: Drama 99 min | Suécia | 1978 | 14 Anos Uma pianista visita a filha no interior da Noruega. Enquanto a mãe é uma artista de renome internacional, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor.

02 a 07/10

RECREAÇÃO Semana da Criança Segunda a sexta: 08h30 às 11h30 e 14h às 17h30 Sábado: 08h30 às 11h30 No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Pensando nisso o Sesc em Marabá promoverá uma Semana especial alusiva a esta data, com várias atividades como: brincadeiras, mini gincanas,

Divulgação | Cinema Sonata de Outubro

43


Sesc em Marabá

07/10 (Sábado)

CINEMA 10h - Meu amigo Totoro Direção: Hayao Miyazaki Gênero: Animação 88 min | Japão | 1988 | Livre Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.

Divulgação | Cinema Meu amigo Totoro O Abraço da Serpente

12/10 (Quinta-feira)

CINEMA 19h - O Abraço Da Serpente Direção: Ciro Guerra Gênero: Drama/Aventura 123min | Brasil | 2014 | 14 anos Théo é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan, outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo.

13 e 27/10

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 19h - Palestras de Boa Vindas Serão realizadas com o objetivo de promover a prevenção e assistência individual. As suas práticas se voltam para a promoção da saúde bucal e 44

redução dos fatores de riscos associados às doenças bucais mais prevalentes do comerciário e dos seus dependentes. Inscrições: Recepção da clínica Odontológica de 12h às 21h


14/10 (Sábado)

CINEMA 10h - Contos da Noite Direção: Michel Ocelot Gênero: Animação 84min | França | 2013 | Livre Todas as noites, uma menina, um menino, e um velho se reúnem em um pequeno cinema. Embora o lugar pareça abandonado, ele é cheio de magia. Os três amigos pesquisam, inventam, desenham e se vestem como diversos personagens. Há bruxas e fadas, reis, lobisomens, cidades de ouro e florestas escuras.

16 a 19/10

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h / 14h às 18h Espaço Saúde Orientação e exposição sobre o câncer de mama, abordando a importância do auto exame.

19/10 (Quinta-feira)

CINEMA 19h – Mommy Direção: Xavier Dolan Gênero: Drama 138min | 2014 | 16 anos Diane é uma mulher viúva e se vê sobrecarregada com a guarda em tempo integral de Steve, seu filho de 15 anos, que sofre de déficit de atenção. Enquanto eles tentam sobreviver e lutar em meio a essa situação, Kyla, uma garota que mora do outro lado da rua, se oferece para ajudar.

Divulgação Contos da Noite | Cinema Espaço Saúde Mommy | Cinema

45


Sesc em Marabá

20/10 (Sexta-feira)

MÚSICA 19h – Show do Comerciário Em comemoração ao dia do comerciário será realizada uma mostra musical com a participação de músicos, intérpretes e compositores locais, envolvendo artistas, comerciários e dependentes que desejam mostrar seus talentos musicais.

21/10 (Sábado)

CINEMA 10h - Princesa Mononoke Direção: Hayao Miyazaki Gênero: Animação 134min | Japão | 1997 | 12 anos Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Como sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke.

25/10 (Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h/14h às 17h Espaço Saúde Orientações em saúde bucal com escovação com auxílio da equipe de saúde bucal.

46

Divulgação Princesa Mononoke | Cinema La Sapienza | Cinema Saúde Bucal


26/10 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h/14h às 18h - Projeto Ist’s/Aids. Serão realizadas ações nas Empresas e Escolas de Marabá, ações do projeto Ist/Aids com orientações individuais, aplicação de questionário sobre os recursos metodológicos empregados nas ações e realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite através de parceria com CTA de Marabá. Local: Empresas do Comércio CINEMA 19h – La Sapienza Direção: Eugène Green Drama | 104 min | 12 anos Alexandre Schmid é um brilhante arquiteto que resolve embarcar em uma viagem de renovação, através dos estudos da arquitetura do lendário Francesco Borromini. Sua esposa, Aliénor, decide acompanhá-lo, e quando os dois encontram o casal de irmãos Goffredo e Lavinia, os quatro começam a viver experiências que irão mudar suas vidas.

27/10 (Sexta-feira)

ASSISTÊNCIA 09h às 12h / 14h às 18h Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos (bolos, sucos e saladas de cascas e sementes). Público: manipuladores de alimentos das entidades sociais cadastradas no programa Mesa Brasil em Marabá.

Divulgação | Cinema O Mundo dos Pequeninos

28/10 (Sábado)

CINEMA 10h - O Mundo dos Pequeninos Direção: Hiromasa Yonebayashi Gênero: Animação / Fantasia 94 min | Japão | 2012 | Livre Sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles têm regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros e grandes donos da casa.

47


Sesc em Marabá

Atividades Sesc em Marabá TREINAMENTO FUNCIONAL Terças e Quintas, das 15h às 16h O treinamento funcional viabiliza movimentos funcionais do dia a dia como: Agachar, puxar, empurrar, saltar, com ou sem auxilio de materiais objetivando a melhoria da aptidão funcional. Com./Dep.: R$ 24,00 Conveniado: R$ 36,00 Usuário: R$ 60,00 Observações: 30 alunos por aula Com. e Dep. (25 vagas) e Usuários (05 vagas) Inscrições na Central de Atendimento AVALIAÇÃO FÍSICA Segunda, quarta e sexta: 13h às 15h e sábado das 8h às 12h Preço: Com./Dep.: R$ 14,00 Conveniado: R$ 24,00 Usuário: R$ 36,00 ESPAÇO SESC CRIANÇA Segunda a sexta: 09h às 13h / 15h às 19h Sábado: 08h às 10h Observações: Espaço para crianças na faixa etária de 05 a 08 anos. Menores somente acompanhados pais. ESPAÇO SESC COMERCIÁRIO Segunda a sexta: 16h às 19h Serão realizados jogos de xadrez, damas, dominós, jogos da 48

memória e outros jogos interativos para crianças e adultos. MUSCULAÇÃO O comerciário tem um espaço moderno, climatizado, equipamentos de última geração, orientados na prática correta de cada exercício. Segunda a sexta: 06h às 21h Sábado: 08h às 12h Preço (Três vezes por semana): Comerciário: R$ 29,00 Usuário: R$ 70,00 Preço (Segunda a sexta): Comerciário: R$ 58,00 Usuário: R$ 140,00 Preço (Livre): Comerciário: R$ 52,00 Renovação de Inscrição: 01 a 05 de cada mês Novos alunos: 07 a 11/09 (comerciário/dependentes novos) e 11 a 15/09 (usuários/novos) GINÁSTICA LABORAL Terças e Sábados As aulas de ginástica laboral são realizadas nas empresas comerciárias com ações de alongamentos, fortalecimento muscular, dinâmicas em grupo, para os funcionários. Bem como, nas solicitações para participação em SIPAT’S. As solicitações vêm através de ofício, onde verifica-se a possibilidade de atendimento, para as empresas que solicitam um programa de ginástica laboral. Local: Empresas Comerciárias Inscrições na Central de Atendimento.


Serviços ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA Segunda a Sexta: 12h às 21h Sábado: 08h às 12h NUTRIÇÃO/LANCHES Segunda a Sexta: 12h às 21h Sábado: 08h às 12h MESA BRASIL Segunda a Sexta: 08h às 12h e 13h às 18h BIBLIOTECA Segunda a Sexta: 14h às 18h Sábado: 08h às 12h e 14h às 18h Acesso à internet: Comerciário/Dependentes: R$ 2,00 (por hora) Público geral: R$ 4,00 (por hora)

Cursos MÚSICA VIOLÃO BÁSICO 1: Segunda/Quarta (16 às 18h) Sexta/Sábado (10 às 12h) VIOLÃO BÁSICO 2: Segunda/Quarta (14 às 16h) Segunda/Quarta (18 às 20h) TECLADO BÁSICO 1: Sexta (14 às 17h) TECLADO BÁSICO 2: Terça/Quinta (18 às 20h) Duração: 6 meses/Taxa única Comerciário: R$ 70,00 Usuário: R$ 500,00

DANÇA BALÉ BÁSICO 1: Segunda/Quarta (09h às 10h/10h às 11h/14h às 15h/ 15h às 16h) JAZZ Segunda/Quarta (16h às 17h) DANÇA CONTEMPORÂNEA Segunda/Quarta (17h às 18h) Terça/Quinta (18h às 19h) DANÇA DE SALÃO Terça/Quinta (19h às 20h/ 20h às 21h) IDIOMAS INGLÊS BÁSICO: Turma Kids (08 a 12 anos) Segunda e Quarta (14h às 16h) Terça e Quinta (14h às 16h) TURMA TEEN (13 A 17 ANOS) Segunda e Quarta (16h às 18h) Terça e Quinta (16h às 18h) TURMA ADULTO (A PARTIR DE 18 ANOS) Segunda e Quarta (19h às 21h) Terça e Quinta (19h às 21h) Período: 01/08 a 31/10 Comerciário: R$ 50,00 Usuário: R$ 130,00 Conveniado: R$ 70,00 ESPANHOL BÁSICO: Turma Iniciante Segunda e quarta (19h às 21h) Turma Iniciados Terça e Quinta (19h às 21h) Período: 01/08 a 31/10 Taxa única Comerciário: R$ 50,00 Usuário: R$ 130,00 49


Sesc em Santarém Rua Wilson Dias da Fonseca, 535 Santarém/PA - Centro

Segunda a Sexta 08h às 21h Sábado 08h às 12h

50

Com localização privilegiada no centro comercial, o Sesc em Santarém desenvolve uma gama de serviços e atividades nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, atendendo a clientela preferencial com qualidade, contribuindo com seu bem estar. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Serviços de Saúde Bucal; Cursos de Violão, Teclado, Corte e Costura e Inglês; Biblioteca; Cinema; Ações de saúde com Palestras e Orientações; Ações recreativas com atividades lúdicas para crianças, jovens e adultos.


02/10 (Segunda-feira) 02 a 30/10 (Segunda EDUCAÇÃO EM SAÚDE a Sexta-feira) 07h30 às 09h - Projeto Prevenção IST/AIDS Projeto que atende o funcionário da empresa do comércio, com a abordagem de temas que permitem a discussão no ambiente laboral sobre cuidados preventivos e de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. Em Outubro será abordado a prevenção ao câncer de Próstata, Mama e Colo do Útero. Local: Empresa Comercial - Novo Mundo (Restrito aos funcionários da empresa) CINEMA 18h30 - Abril e o Mundo Extraordinário Diretor: Franck Ekinci, Christian Desmares Gênero:Animação/Aventura 105min | França | Bélgica | Canadá | Livre Em 1941, a França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, presa ao século dezenove, é governada por Napoleão V. Durante um período de 70 anos, uma coisa peculiar vem acontecendo: cientistas franceses desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Abril, dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura dos dois.

BIBLIOTECA 8h30 às 20h - Projeto Doe Livros e Compartilhe Conhecimentos Com objetivo de viabilizar o acesso à literatura, através de doações e troca solidária de livros. No ato da entrega os livros serão avaliados e, se bem conservados, serão trocados por cupons. Entrega de livros e retirada dos cupons: fevereiro a novembro, das 9h às 19h Troca de cupons por livro: 4 a 12/12, das 9h às 19h

02, 09, 16, 23 e 30/10 (Segunda-feira)

RECREAÇÃO 16h30 às 18h30 - Aqui tem Sesc! Programação sistemática que contempla diretamente a clientela preferencial com serviços de lazer e entretenimento, realizada na principal rua do comércio da cidade, que conta com animação de rua e diversas Brincadeiras de socialização e gincanas, visando oportunizar bem-estar ao trabalhador do comércio, contribuindo com a elevação de sua qualidade de vida. E no dia 30/10 ação especial em homenagem ao Dia do Comerciário. Local: Rua Lameira Bittencourt

51


Sesc em Santarém

03, 10, 17, 24 e 31/10 (Terça-feira)

Últimos Dias 17/10 - Escola Cristo Salvador 20/10 - Ambiente Educacional Jaderlândia

04, 11, 18 e 25/10 (Quarta-feira)

05/10 (Quinta-feira)

CINEMA 15h - Cine Kids

CINEMA 15h e 18h30 - Cine Kids Programação especial de cinema, em comemoração ao Dia das crianças, com o mês todo voltado a títulos cinematográficos direcionados ao universo infantil e familiar.

03 a 31/10 (Terça a Sexta-feira) 14/10 (Sábado)

RECREAÇÃO 16h às 19h - #Vem pro Sesc “Mês da Criança” Ações recreativas realizadas na Unidade em comemoração ao mês da criança. Recebendo o público em geral e escolas agendadas com o intuito de oportunizar acesso ao lazer e diversão, através de brincadeiras, jogos de salão, damas, dominó, xadrez, brinquedos de montar, ping-pong, cama elástica, oficinas etc. * Visitas do mês 3 e 5/10 - Escola Municipal Rotary 6/10 - UMEI Aeroporto Velho 10/10 - UMEI Área Verde 13/10 - UMEI Perpétuo Socorro 14/10 - Organização da Primária da Estaca - Crianças da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos 52

LITERATURA 18h- Conta Sesc “Lúcia, já vou indo.” Lúcia faz tudo muito devagar, por isso está sempre atrasada. Nada mais natural. Afinal de contas, ela é uma lesma. Só que agora ela tem um compromisso que não quer perder de jeito nenhum: a festa da amiga Chispa-Foguinho. Animadíssima, Lúcia decide sair de casa uma semana antes e vai indo, vai indo. Será que ela chega a tempo?

05 e 06/10 (Quinta e Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 17h - Projeto Prevenção IST/AIDS O Projeto atende, também, estudantes de duas instituições públicas de ensino de Santarém, trabalhando temas que incitem a reflexão sobre a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. Em Outubro, será discutido o tema Prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero, respectivamente, nas Escolas Ezeriel Mônico de Matos e Escola Álvaro Adolfo da Silveira. Local: E.E.E.F.M Ezeriel Mônico de Matos (Restrito alunos da escola)


06/10 (Sexta-feira)

ARTES CÊNICAS - TEATRO 18h - Apresentação do Espetáculo de Teatro de Fantoches “Chapeuzinho Vermelho” Apresentação do Espetáculo de Teatro de fantoches “Chapeuzinho Vermelho”, pelo Grupo de Teatro Sesc em Cena, formado pelos servidores da instituição.

07, 14, 21, 28/10 (Sábado)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 10h - Projeto Vida e Saúde Atendimento aos comerciários e usuários sobre a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistólica e a Obesidade. Mensuração de pressão arterial e teste glicêmico em jejum.

09/10 (Segunda-feira) CINEMA 18h30 - Asterix e o Domínio dos Deuses Direção: Alexandre Astier, Louis Clichy Gênero: Animação 85 min | França| Bélgica | Livre O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, ele resolve mudar de estratégia, mas a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

11, 26 e 27/10 (Quarta, Quinta e Sexta-feira) EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 11h / 14h às 17h - Projeto Vida e Saúde Programação que visa atender a comunidade em geral com a realização de palestras e orientações em saúde, para diversos públicos. Será abordado o tema Prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero para os grupos de adolescentes, mulheres e usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família do CRAS. Local: Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Nova República

13/10 (Sexta-feira)

MÚSICA 18h - Show Musical “Bom É Ser Criança!” Show musical voltado ao público infantil em comemoração ao Dia das Crianças.

14/10 (Sábado)

BIBLIOTECA 08h às 11h - Clube do Leitor Infantil Haverá leitura livre, onde as crianças terão acesso a todo acervo infantil para que possam fazer a escolha da leitura que desejar, além de narração de história, finalizando com atividades lúdico- interativas em comemoração ao Dia das Crianças e pintura facial.

53


Sesc em Santarém

16/10 (Segunda- feira) CINEMA 18h30 - O Mundo dos Pequeninos Direção: Hiromasa Yonebayashi Gênero: Animação / Fantasia 94 min | Japão | 2012 | Livre Sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles têm regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros e grandes donos da casa.

17 a 19/10 (Terça a Quinta)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 18h - Espaço Sesc Saúde Evento em alusão ao Mês de Combate ao Câncer de Mama, que tem o intuito de informar sobre a temática por meio de exposição mediada “Rosa no Sesc”, oficina “Saúde e Beleza”, videodebate “Câncer de Mama” e roda de conversa “Consciência Rosa”.

19/10 (Quinta-feira)

LITERATURA 18h- Conta Sesc “O Macaco sabido” A história do macaco sabido é repleta de muita comédia e uma moral interessante o final. Conta-se o seguinte: existiam dois amigos eles estavam sentados em uma pedra e na conversa eles discutiam sobre comida, até que 54

encontraram um queijo e eles começaram a discutir para ver quem iria ficar com o queijo. Não chegando a um acordo, resolveram falar com o juiz da floresta, que era o macaco.

20/10 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 13h - Estação Saúde Projeto que visa estimular a prevenção e redução dos riscos à saúde e oportunizar a troca de saberes por meio de ações que possam contribuir no processo educativo-preventivo e na melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e comunidade em geral. A terceira estação do projeto abordará o tema Saúde Bucal, enfatizando a importância da higiene bucal eficaz na prevenção aos problemas bucais mais comuns. Local: Centro Comercial

23/10 (Segunda-feira)

CINEMA 18h30 - O Homem da Lua Diretor: Stephan Schesch, Sarah Clara Weber Gênero: Animação 1h35min | França/Alemanha| Livre O Homem da Lua vive sozinho neste grande satélite. Um dia, entediado, ele decide visitar a Terra, e para isso se agarra em um cometa. Quando chega, se encanta com as belezas naturais, mas logo descobre que não existe apenas bondade neste local. O Presidente do Mundo, certo de que


o Homem da Lua é um invasor, decide afugentá-lo.

24/10 (Quinta-feira)

ARTES VISUAIS 18h30 – Abertura da Exposição Literária “Bem-Vindo Ao Sítio!” Exposição sobre Monteiro Lobato, e sua obra de maior destaque na literatura infantil: O Sítio do Pica Pau Amarelo.

26/10 (Quinta-feira)

LITERATURA 18h- Conta Sesc “O Menino Que Foi Ao Vento Norte” Baseado no livro de Bia Bedran, O menino que foi ao Vento Norte pretende ser uma narrativa das aventuras de um menino ingênuo que sofre na mão de um ladrão malvado, mas que conta com a generosidade do senhor Vento Norte para ficar tudo bem.

Divulgação O Conto da Princesa Kaguya | Cinema

27/10 (Sexta- feira)

ARTES CÊNICAS - TEATRO 18h- Apresentação do Espetáculo de Teatro de Fantoches “Os três Porquinhos” pelo Grupo de Teatro Sesc em Cena, formado pelos servidores da instituição. Os Três Porquinhos, uma história que vem sendo contada há muitos e muitos séculos, é um dos mais importantes contos clássicos da literatura infantil. Neste espetáculo, os fantoches trazem esta história com muita confusão e muito humor. Quem tem medo do Lobo Mau?

30/10 (Segunda-feira) CINEMA 18h30 - O Conto da Princesa Kaguya Direção: Isao Takahata Gênero: Animação 137 min | 2013 | Livre A animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, mas nenhum deles é o que ela realmente quer. Ela envia seus pretendentes em tarefas impossíveis para tentar evitar o casamento, mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

55


Sesc em Santarém

Curso de Educação complementar 2 a 31/10/2017

CURSO DE INGLÊS (EM ANDAMENTO) Curso que oportuniza o acesso a conteúdos básicos da Língua Inglesa, como alfabeto, tipos de animais, números, etc. Com estímulo à leitura, escrita e tradução de textos simples.

2 a 30/10/2017 (Segunda e Quarta-feira) TURMA I: 10h às 12h 8 a 12 anos TURMA II: 14h às 16h 8 a 12 anos TURMA III: 16h às 18h 12 a 16 anos

3 a 31/10/2017 (Terça e Quinta-feira) TURMA I: 14h às 16h 8 a 12 anos TURMA II: 16h às 18h 12 a 16 anos TURMA III: 19h às 21h - Adulto

56

Atividades Sesc em Santarém BIBLIOTECA (93)3522-5126/ Ramal 205 Possui um espaço aberto ao público, bem como para comerciários e seus dependentes, onde cada pessoa pode praticar o hábito da leitura e ter acesso aos livros de seu interesse. Dispõe de um acervo diversificado com literatura infantil, infanto-juvenil e adulto. Para cadastro na Biblioteca: Os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Carteira do Sesc atualizada (Comerciário/ Dependente); Comprovante de residência. Taxas para acesso à internet (1h) Comerciário: R$ 2,00 Dependentes: R$ 2,00 Usuários: R$ 4,00 Para horas subsequentes o mesmo valor. ESPAÇO COMERCIÁRIO Segunda a sexta: 11h às 15h Espaço de Lazer para o comerciário durante seu horário de intervalo, oportunizando momentos de relaxamento e descanso, por meio de jogos, TV, no salão de lazer do Sesc. Exclusivo para comerciários Entrada Franca! É necessária a apresentação da carteira do Sesc atualizada, categoria comerciário.


Divulgação Biblioteca

Cursos CURSO DE VIOLÃO O Curso de Violão é direcionado a crianças acima dos 7 anos, jovens, adolescentes e adultos, que não precisam ter conhecimento prévio no instrumento musical. Alguns tópicos abordados no curso: Escalas, Progressão de Acordes – Campo Harmônico, Análise de repertório, Harmonia e Improvisação, Batidas, Cifragem, Tablatura. Turmas Segunda e Quarta - feira 14h às 16h 17h às 19h 19h às 21h Turmas de Terça e Sexta- feira 16h às 18h 18h às 20h

Exposição EXPOSIÇÃO LITERÁRIA “BEM-VINDO AO SÍTIO!” Período da Exposição: 24 a 28 de outubro de 2017 Horários de visitação: Terça a sexta-feira: 08h às 21h Sábado: 08h às 12h Exposição sobre Monteiro Lobato, e sua obra de maior destaque na literatura infantil: O Sítio do Pica Pau Amarelo.

CURSO DE TECLADO O Curso de Teclado é voltado a crianças acima dos 7 anos, jovens, adolescentes e adultos, que não precisam ter conhecimento prévio no instrumento musical. Alguns tópicos abordados no curso: Percepção musical; Propriedades do som: Duração, Altura, Intensidade, Timbre; Pulsação; posições da mão; Execução de repertório adequado ao nível. Turmas Segunda e Quarta - feira 16h às 18h 19h às 21h Turmas de Terça e Sexta- feira 9h às 11h 14h às 16 MAIS INFORMAÇÕES (93) 3522-5126 / 3522-1423

57


UNIDADES DO SESC NO PARÁ Departamento Regional do Sesc no Pará - Casa do Comércio Av. Assis de Vasconcelos, 359 Belém/PA - Campina | 66010-010 Tel: (91) 4005-9582 WhatsApp: (91) 98407-8721 Sesc Casa da Música Tv. Quintino Bocaiuva 589, esquina com Manoel Barata. Belém/PA - Reduto Tel: (91) 3222-0359 / 98157-9840 Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523 Belém/PA - Campina I 66010-020 Tel: (91) 3224-5305 / 3224-5654 Sesc em Ananindeua Av. Governador Hélio Gueiros, 110 Ananindeua/PA - Coqueiro 67120370 Tel: (91) 3235-0141 Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10 Castanhal/PA - Nova Olinda 68743-000 Tel: (91) 3721-2294 Sesc Doca Rua Senador Manoel Barata, 1873 Belém/PA - Reduto | 66053-320 Tel: (91) 4005-9519 / 9524 / 9525 Sesc em Santarém Rua Wilson Dias da Fonseca, 535 Santarém/PA - Centro 68005-060 Tel: (93) 3522-5126 / 1423 / 6481 Sesc Comunidade Quadra Tenoné Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, Tv. WE4 - 6a linha, S/N. (Conjunto Tenoné II) Belém/PA - Tenoné

58

Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925 Marabá/PA - Cidade Nova Tel: (94) 3324-4444 Restaurante do Comerciário Rua Senador Manoel Barata, nº 160 Tel: (91) 3212-8213 Belém/PA - Campina

CENTROS EDUCACIONAIS Centro Educacional Sesc em Ananindeua Av. Governador Hélio Gueiros, 110 Ananindeua/PA - Coqueiro 67120370 Tel: (91) 98218-2608 Centro Educacional Sesc em Castanhal Alameda Ryota Oyama s/n ao lado do parque de Exposição Agropecuária Castanhal/PA - Cristo Redentor Tel: (91) 3721-1875

CENTROS EDUCACIONAIS SESC LER Centro Educacional Sesc Benevides Av. Joaquim Pereira de Queiroz, 690 Benevides/PA - Presidente Medici Tel: (91) 3724-1800 Centro Educacional Sesc Inhangapi Trav. Pio XII, s/n Inhangapi/PA - Vila Nova Tel: (91) 3809-1229 Centro Educacional Sesc São Francisco do Pará Rodovia PA 320, Km 19 São Francisco do Pará/PA Lote Agrícola, 11 Tel: (91) 3774-1233 Centro Educacional Sesc Salinópolis Rodovia PA 124, Km 12 Salinópolis/PA - Vila da Coremas Tel: (91) 3859-1144


CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

(Localizadas em sindicatos filiados à Fecomércio PA) Sincomtai Tv. Bela, Centro, nº 55. Tailândia/PA Sindcomércio Rua Walterllo Prudente, nº 455 Vila Paulista. Redenção/PA Sindecom Av. Coronel José Porfírio 2800 São Sebastião. Altamira/PA

Quer falar conosco? Já está disponível no nosso Site uma área específica para recebermos seu elogio, reclamação ou sugestão. Acesse pelo site www.sesc-pa.com.br na Barra principal a área

Outros > Fale com o Sesc

CECOM

Coordenação de Comunicação (91) 4005-9584 / 9587 WhatsApp: (91) 98407-8721 cecomsescpa@gmail.com Jornalista e Coordenadora Thaís Pimenta (DRT/PA 2317) Assistente de Comunicação Giselle Moreira Designers Bruno Cantuária Samara Sarmanho Marketing Veruscka Brizart Web Master Mariano Gomes Jornalista Adriano Abbade (DRT/PA 2335)

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC Presidente do Conselho Regional do Sesc no Pará Sebastião de Oliveira Campos Conselheiros Joaquim Tadeu Pereira Luiz Augusto Lemos Burle Francisco Omar Fernandes Alberto Augusto Velho Vilhena Junior Antonio Olivar Queiroz de Souza Raimundo Alves da Costa Neto Farid Antonio Raad Massoud Jesus Roger Lopes Sales Vasconcelos Mário Luiz Pinheiro Melo Alberto Batista de Oliveira Osvaldo Pimenta Cabral Filho Itamar Silva Valdir Antonio Narzetti Alberto Campos Ribeiro João Guilherme Silva Pereira Silvio Roberto Vizeu Lima Damiana Santos Cabral Glauber Sávio Nascimento Silva Domingos Fernandes Eleres Ana Lucia Coelho Silva Rogério Andrade Freire Janari Vieira da Rocha Jesus Santos Santana Diretor Regional Marcos Cezar Silva Pinho Diretora de Educação e Cultura Doris Ferreira Rodrigues Diretora de Administração Graça Ormanes Diretora de Assistência, Lazer e Saúde Nedilea Negrão

Este Guia é uma produção mensal do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará. Tiragem de 7.000 exemplares. Distribuição gratuita. Proibida venda.

59


60

www.sesc-pa.com.br

GuiaSescPará 2017 OUTUBRO  

Guia de programação do Sesc no Pará. Acompanhe os eventos, projetos e programações diversas que o Sesc oferece a cada mês. Neste mês, tem Pa...

Advertisement