Page 1

1

NOVEMBRO • ano 03 • n° 25


Saúde

Mulher O horário de funcionamento da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é de 7h12 às 20h. O agendamento dos exames (Mamografia e Preventivo), é de 8h às 11h30 e 14h às 17h30. Mais informações, ligue para (91) 4005-9515. Cuide da sua Saúde. 2


APRESENTAÇÃO Amigos leitores,

Carteira do Sesc

O Sesc no Pará conta com um Guia de programação do que acontece nas nossas Unidades. As nossas ações nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência Social existem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, aproximandoas e oferecendo oportunidade de trocar conhecimento e criar novos vínculos. Nesse Guia, também traçamos um panorama do que cada Unidade do Sesc no Pará tem a oferecer ao público. Nesses lugares você vai poder brincar, aprender, se surpreender, se relacionar, cuidar da saúde, se valorizar e curtir. Isso porque acreditamos que a história de cada indivíduo se faz com experiências marcantes como essas. O que importa para nós são as pessoas, e quando o Sesc abre as portas a experiência começa.

Sesc Doca

#VemProSesc!

SUMÁRIO 04

Sesc Boulevard

20

Turismo Social

21

Sesc Comunid. Tenoné

22

Sesc em Santarém

30/31 32 38/39

Circuito Sesc de Corrida de Rua - Etapa Belém

40

Sesc em Marabá

46

Sesc em Castanhal

58

Endereços e Telefones das Unidades do Sesc

Capa: PALCO GIRATÓRIO Espetáculo “O Quadro de Todos Juntos” | Coletivo Pigmalião Escultura que Mexe (MG) Foto: Guto Muniz

3


Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523 Belém/PA - Campina

Segunda-feira 08h30 às 12h30 Terça a sábado 09h às 19h Domingo 09h às 13h O Centro Cultural Sesc Boulevard, foi construído bem no Centro Histórico de Belém, tombado pela lei orgânica do Município de 1990, regulamentado pela lei 7.709, de 18/05/1994. Oferece ao público uma programação mensal de atividades nas diversas linguagens artísticas, como Fotografia, Cinema, Artes Visuais, Teatro, Dança, Literatura e Música.

CENTRAL DE ATENDIMENTO Segunda-feira a sábado 08h às 18h Domingo FECHADO

4


Limites Ilustração de Nelson Carvalho

Exposição “Limites”

de Nelson Carvalho Visitação até dia 22/12 A paisagem urbana vernacular de Belém, as bordas da cidade, a constante desconstrução e desordem são as referências para a criação dos desenhos a bico de pena de Nelson Carvalho, resultando em uma visão singular de uma Belém pouco percebida, invisível aos que nela residem ou sendo a representação de uma cidade qualquer refém do caótico crescimento e descaso, mas rica em detalhes arquitetônicos e composições complexas registradas a partir de sua relação de amor e ódio pelos caminhos limites da cidade. Divulgação • Cinema Marambiré

01/11 (Quarta-feira)

CINEMA 18h - Filme Marambiré Direção: André dos Santos Doc. | Pará | 80 min | 12 anos O documentário mostra a dinâmica do Marambiré que reúne dança, música e cantoria marcada fortemente por tambores, fazendo referência aos antigos reinados da África Central, recriando um universo teatral com rei, rainha mestra, rainhas auxiliares, valsares, tocadores e contramestres. MÚSICA 19h - Núcleo de Ópera (FCG) O Ópera Estúdio é um curso livre ofertado pelo Instituto Estadual Carlos Gomes. Neste mês, apresenta o concerto intitulado “Highlights de Ópera”, onde conta com árias, duetos, trios e quartetos que serão acompanhados ao piano por João William. No repertório, obras de Mozart, Verdi, Puccini, Pergolesi, Scarlatti, dentre outros.

5


Sesc Boulevard

03/11 (Sexta-feira)

MÚSICA 19h - Bosco Guimarães Cantor e compositor natural de Curuçá, foi um dos fundadores do grupo musical “Luz & Sombra”. Vencedor de vários festivais de samba enredo em Belém, no Pará e várias cidades do Brasil. No estilo Brega, gravou 15 CDs, tendo parcerias com os compositores Neno Freitas e Edilson Moreno.

04/11 (Sábado)

LITERATURA 11h - Narração de histórias “Histórias de Tambor”, por Emanuel Costa Um espetáculo infantil cheio de histórias e alegria, um momento para aprender e se divertir. Serão contados mitos e lendas populares em algumas regiões do continente africano. Crianças e adultos irão se divertir ouvindo as histórias contadas pelo Griot Emanuel Costa, que são verdadeiros mapas para o mistério dos tambores, num caminho que ensina e diverte sem restrições de idade. MÚSICA 19h - Lídia Belo Intérprete e compositora paraense natural de Capanema-PA, apresenta show de lançamento de seu primeiro CD autoral “Deixa Calmaria”, onde reúne letras com sotaque paraense e pernambucano que manifestam a alma irrequieta de quem é apaixonada pela vida que pulsa nas batidas do violão.

05/11 (Domingo)

6

Divulgação • Música Bosco Guimarães Lídia Belo

LITERATURA 11h - Narração de histórias “Foi coisa de Saci”, por Josiane Geroldi Numa casa de caboclo, quando alguma coisa estranha acontece, as pessoas dizem que foi coisa de saci! O espetáculo faz um passeio pelos causos da nossa gente brasileira que jura que viu, ouviu e até já prendeu o Saci na garrafa.


08/11 (Quarta-feira)

CINEMA 15h - ABERTURA DO I FESTIVAL DO FILME ETNOGRÁFICO DO PARÁ 15h30 - Exibição de “Martírio” Direção: Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho Doc. | 160min | 12 anos Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si. 18h30 - Mesa Redonda: “Projeto Vídeo nas Aldeias: 30 anos de História” com Vincent Carelli e Ana Lobato. MÚSICA 19h - Bruno Batista (PE) Show de lançamento de seu novo trabalho, “Bagaça” faixa de abertura que dá nome ao quarto álbum do cantor e compositor pernambucano. A canção, matriz de sua música desde o primeiro disco, vem renovada, leve, com melodias precisas e letras bem elaboradas.

Divulgação Josiane Geroldi • Literatura Martírio • Cinema Bruno Batista • Música

7


Sesc Boulevard

09/11 (Quinta-feira)

MÚSICA 19h - Daniel Fadione (AP) O cantor amapaense apresenta “Simili- Minha vida com Laura Pausini”, um show com repertório das principais músicas da cantora italiana. O show é composto de canções e projeções, para que cada música conte uma pequena história e se contextualize com seu público e como aquela canção foi inspiração na vida do cantor. O show é muito dinâmico, tendo hits mais românticos como StraniAmori, La solitudine, Vivimi, Incancellabile e músicas mais dançantes como Non c’e, Gente.

10/11 (Sexta-feira)

MÚSICA 19h - Ronaldo Costa O cantor e compositor paraense apresenta show em homenagem ao “Clube da Esquina”, movimento musical brasileiro que surgiu no início da década de 1960, em Belo Horizonte (MG), quando jovens músicos mineiros (Milton Nascimento, Wagner Tiso, Lô Borges, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Márcio Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Paulo Braga, Flávio Venturini, Beto Guedes e Tavinho Moura) começaram a compor músicas mesclando as inovações trazidas pela Bossa Nova com elementos do Jazz e Rock.

8

Divulgação • Música Daniel Fadione Ronaldo Costa Minni Paulo | Foto: Alan Kardek


11 a 27/11

HUMANIDADES Projeto Campina - Provocações para pensar o bairro e a cidade O que a Campina e o centro histórico de Belém, com suas edificações, ruínas e espaços antigos e atuais, tem a nos dizer sobre a história da cidade, as formas de morar e viver, os circuitos artísticos, a política e o direito à cidade? Que processos históricos marcaram o desenvolvimento do bairro e da cidade e quais os desafios atuais para a vida artística e social nesse lugar de memórias? Parceria: Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (UFPA)

11/11 (Sábado)

HUMANIDADES 09h - Projeto Campina: Performance “Cabanagem” Tendo como indutor a memória do lugar e suas relações com o espaço urbano, a Cia de Teatro Madalenas apresenta “Outras Memórias”, performance recontando a história de dois locais significativos para a cidade de Belém: a Praça das Mercês e a loja Paris n’América. LOCAL: LARGO DAS MERCÊS HUMANIDADES 09h - Projeto Campina: Roteiros geoturísticos “Igrejas” Conheça a pé, parte da história da Campina! Os roteiros geoturísticos são uma realização do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (UFPA), coordenado pela Profª Maria Goretti Tavares.

LITERATURA 11h - Narração de histórias para crianças “Histórias que tecem o amor”, por Sônia Situba Tecer histórias é como plantar sentimentos no coração das pessoas. É fertilizar a alma de esperança em dias melhores. Traga sua criança para uma escuta sensível de histórias que irão envolver. MÚSICA 19h - Minni Paulo Contrabaixista, compositor, arranjador e diretor musical paraense, apresenta novo show reunindo suas composições autorais instrumentais. Iniciou sua carreira na década de 1970 e participou de diversos grupos no Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e na França. Tocou com artistas de renome nacional como Zezé Mota, Tim Maia, Luiz Melodia e Elza Soares. É idealizador e produtor de um dos festivais de jazz mais importantes do norte, o “Baiacool Jazz Festival”.

12/11 (Domingo)

LITERATURA 11h - Narração de histórias e lançamento do livro Infantil “A menina colorida de papel crepom”, de Joécio Jojoca Lima. Participação: Trupe de Bubuia “A menina colorida de papel crepom” é um sonho de cores de uma garotinha que descobre como é bom ser feliz. Mas, será que algo poderia acabar a sua alegria? Não!! É nesse momento que ela mostra o melhor de ser criança.

9


Sesc Boulevard

13/11 (Segunda-feira)

HUMANIDADES 19h - Projeto Campina: Debate “Do nascimento da Campina à Belle Epoque” Conversa aberta com artistas, gestoras(es), historiadoras(es) e pesquisadoras(es) da área para pensar a Campina e o centro histórico de Belém de ontem, de hoje e suas possibilidades futuras.

Divulgação • Música Juliana Sinimbú | Foto: Liliane Moreira Josyara | Foto: Juh Almeida

14/11 (Terça-feira)

MÚSICA 19h - Juliana Sinimbu Cantora e compositora paraense apresenta show com repertório de seu último CD “Sobre o Amor e Outras Viagens”, onde o amor em suas várias facetas é cantado através de um repertório pop. Apaixonado, irônico, engraçado e até desacreditado, o amor e as relações humanas norteiam este novo disco, onde, além de se reinventar, Juliana comemora seus 10 anos de carreira.

15/11 (Quarta-feira)

MÚSICA 19h - Josyara (BA) Cantora, compositora, instrumentista e arranjadora natural de Juazeiro (BA), iniciou sua carreira em 2005 quando realizou seu primeiro show em Bom Jesus da Lapa (BA), aos 14 anos. Em 2012, gravou seu primeiro disco autoral, intitulado “Uni Versos”. Com este disco, ganhou o prêmio Sesc de Música 10

– Ano II, participou do Festival Intercenas Musicais do Conexão Vivo. Seu repertório, entre autorais e releituras, traz consigo a força e a sensibilidade inerentes à sua voz, através de arranjos muito próprios no violão que transitam entre ritmos brasileiros de diversas regiões (principalmente do nordeste) e sonoridades universais.


16/11 (Quinta-feira)

SEMINÁRIO PALCO GIRATÓRIO 09h às 21h - Seminário Palco Giratório 20 anos Refletir sobre os 20 anos do Palco Giratório no Brasil torna-se uma oportunidade ímpar para ampliar discussões que perpassam e atravessam esse projeto. O Seminário propõe ao público em geral, artistas, professores, pesquisadores, estudantes, produtores, programadores de artes cênicas e curadores do projeto que compartilhem depoimentos e reflexões acerca de suas relações com as artes cênicas, seu fomento, gestão, criação e ensino.

PROGRAMAÇÃO 14h - Cadastramento 14h30 - ABERTURA OFICIAL Com a Diretoria do Sesc no Pará 15h às 16h30 - Mesa 01 Arte -Educador Contemporâneo: Formação e Ensino do Teatro, Dança e Circo Palestrantes: Marcelo Gianini (UFAL); Rosangela Colares (UFPA) e Virginia Abasto (Centro de Treinamento Vida de Circo/PA). 17h às 18h30 - Mesa 02 Projetos de Artes Cênicas: Elaboração, Desafios e Resultados Palestrante: Waldete Brito (UFPA). 19h - Apresentação “Pará das Águas”, Grupo Parafolclórico Frutos Do Pará Livre / 60 minutos O show propõe uma viagem à Belém e alguns outros municípios onde ribeirinhos utilizam os rios para se locomover. Serão contadas pequenas histórias daqueles lugares através de músicas e danças regionais paraenses.

17/11 (Sexta-feira)

SEMINÁRIO PALCO GIRATÓRIO 15h às 16h30 - Mesa 03 Coletivos Cênicos: Desafios e Resultados na Manutenção de seus Espaços Palestrantes: Paulo Ricardo (In Bust - Casarão do Boneco/PA); Sueli Guerra (Cia. da Ideia/RJ) e Waldete Brito (Cia. Experimental de Dança/PA). 17h às 18h30 - Mesa 04 Espetacularidades na Dança: Diálogos possíveis entre Tradição e 11


Sesc Boulevard

Contemporaneidade Palestrantes: Giselle Guilhon (UFPA/UFSC); Maria Ana Azevedo (UFPA) e Nazaré Azevedo (Grupo Parafolclórico Frutos do Pará). 19h - Apresentação “Ânima Trama”, concepção de Rosângela Colares, Coletive Umdenós Livre / 45 minutos A dança dessa obra é constituída de tecidos, linhas, cores, diferentes texturas, motivos, pontos e cortes. O processo de pesquisar, selecionar e compor a dança, os diversos materiais que a compõem, integram a temperatura da obra, são todos tão importantes quanto o produto final a ser levado à cena.

Palco Giratório O Quadro de Todos Juntos | Foto: Diego Sá

12

Sonora Brasil Coco de Zambê

18/11 (Sábado)

LITERATURA 11h - Narração de histórias para “Poesias de esperança” Projeto Trovadores da Alegria da Biblioteca Heliana Barriga da Escola Municipal Ernestina Rodrigues. CINEMA/ SEMINÁRIO PALCO GIRATÓRIO 14h - Documentário “Plié” seguido de bate-papo Direção: Edielson Shinohara Gênero: Documentário 20 min | Pará | 2017 | 18 anos A CYN Produções, em parceria com a Companhia Moderno de Dança apresentam o documentário de médiametragem, “Plié”. Nele, se revela o processo criativo do espetáculo mais recente da Companhia, ganhador do prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. Após a exibição, haverá bate papo com


Ana Flavia Mendes (Cia. Moderno de Dança), integrantes da companhia e mediação de Carol Abreu (Sesc). SEMINÁRIO PALCO GIRATÓRIO 15h às 16h - Mesa 05 Encontro com a Curadoria Sesc: Processos de trabalho entre estados - Programação de artes cênicas e Palco Giratório. Álvaro Fernandes (Sesc PB); Clarissa Franchi (Sesc PA); Eduardo Felix (Coletivo Pigmalião Escultura Que Mexe/MG); Genário Dunas (Sesc AP); Mariana Pimentel (Sesc Departamento Nacional / RJ). SONORA BRASIL 19h - Na Pisada dos Cocos - Coco de Zambê (RN) É principalmente no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte, que encontramos o Coco de Zambê, expressão cultural que, segundo pesquisadores, chegou aos engenhos de cana-de-açúcar e colônias pesqueiras da região através de africanos escravizados. Dois tambores estão presentes na maioria dos grupos que praticam o Coco de Zambê: o próprio Zambê, também conhecido como pau furado ou oco de pau, que é maior e mais grave, e o Chama, ambos construídos artesanalmente com troncos de árvores da região. Uma de suas principais características é o fato de ser praticado apenas por homens. O grupo é formado por Didi (Djalma Cosme da Silva), Uzinho (Severino de Barros), Tonho (Antonio Cosme de Barros), Mestre Mião (Damião Cosme de

Barros), Zé Cosme (José Cosme Neto), Kéké (Ckebesson da Silva), Pepé (Ederlan da Silva), Beto (José Humberto Filho de Oliveira). ESPETÁCULO PALCO GIRATÓRIO 19h - Espetáculo “O Quadro de Todos Juntos”, coletivo Pigmalião Escultura Que Mexe (MG) Classificação: 18 anos Uma família posa para um retrato. O instante de um flash revela além da superficialidade. Mostra a frágil estrutura por trás dessa imagem perfeita. Segredos postos ao chão. Cada um de seus integrantes expõe seus mais íntimos e secretos desejos. Todos são espelhos. Todos juntos. Um encontro de família em que a realidade, o simulacro e o delírio confrontam-se em um quadro mais que verdadeiro. LOCAL: TEATRO CLÁUDIO BARRADAS - Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 546 (esq. com D. Romualdo de Seixas).

19/11 (Domingo)

ESPETÁCULO PALCO GIRATÓRIO 18h - Espetáculo “O Quadro de Todos Juntos”, coletivo Pigmalião Escultura Que Mexe (MG) Classificação: 18 anos (Consulte a sinopse no dia 18/11) LOCAL: TEATRO CLÁUDIO BARRADAS - Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 546 (esq. com D. Romualdo de Seixas).

13


Sesc Boulevard

20/11 (Segunda-feira)

HUMANIDADES 19h - Projeto Campina: Debate “Centro Histórico: Cenas Artísticas e Memórias da Ditadura” Conversa aberta com artistas, gestoras(es), historiadoras(es) e pesquisadoras(es) da área para pensar a Campina e o centro histórico de Belém de ontem, de hoje e suas possibilidades futuras.

22/11 (Quarta-feira) SESC PARTITURAS 19h - Apresentação musical

23 e 24/11

ARTES CÊNICAS - TEATRO 19h - Espetáculo “A Casa Do Rio”, de Adriano Barroso, Grupo Gruta de Teatro Direção: Henrique da Paz Classificação: Livre A Casa Do Rio é uma ode às mulheres amazônicas. Bebendo na fonte mítica e de realismo fantástico, tão próprios da região, o texto conta a fábula de mulheres em estado de transformação. O espetáculo mergulha na vida de três mulheres amazônicas que vivem presas há anos em uma casa sobre o rio. Sabendo que é o dia do encantamento, as três terão que mergulhar em seus passados e revisitar dores, amores, paixões e sabedorias ancestrais para buscar a coragem e a transformação necessárias para se libertarem.

14

25/11 (Sábado)

HUMANIDADES 09h - Projeto Campina: Performance “Paris N’América” (Consulte sinopse no dia 11/11) LOCAL: LOJA PARIS N’AMÉRICA HUMANIDADES 09h - Projeto Campina: Roteiros geoturísticos “Praças e largos” (Consulte sinopse no dia 11/11) LITERATURA 11h - Lançamento de Livro Infantil e Narração de histórias “Os três porquinhos e o lobo esportista” com Janete Borges Esta é uma fábula da autora Márcia Duailibe Forte, em que a bicharada se diverte a valer com jogos e brincadeiras e promete um desfecho diferente. Os três porquinhos e o lobo se tornam amigos e brincam juntos, inclusive com animais vindos de florestas do mundo todo. O livro aborda como deve ser a educação no século XXI, principalmente desenvolvendo noções de perdão, solidariedade, amizade e tolerância. LITERATURA 15h - Leia Mulheres Belém Em 2014 a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) que consiste basicamente em ler mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta visibilidade, então o “Leia Mulheres” faz parceria com editoras, livrarias e instituições, mas não há intermediários. Todo e qualquer contato é feito


diretamente pelas gestoras do projeto e pelas mediadoras das respectivas cidades. Mediadoras do Leia Mulheres Belém: Josiane Martins Melo, Pamela Raiol Rodrigues e Pamela Soares Alves. ARTES CÊNICAS - DANÇA 18h - Barracão Cultural com Apresentações com Balé Folclórico da Amazônia Brasil - BFAM, Grupo PARANANIN e alunos de cursos e oficinas de Danças Regionais do Sesc Boulevard Classificação: Livre O Projeto Barracão Cultural traz para o público do Sesc em 2017 a proposta de contribuir na valorização e difusão dos saberes e ritmos das danças populares paraenses. No último sábado de novembro, oferecemos uma programação diversificada, com oficina de Dança Folclórica Paraense, apresentação de música e danças folclóricas realizadas por grupos paraenses dos cursos e oficinas do Sesc Boulevard.

27/11 (Segunda-feira)

HUMANIDADES 19h - Projeto Campina: Debate “Direito à cidade: Viver hoje a Campina” Conversa aberta com artistas, gestoras(es), historiadoras(es) e pesquisadoras(es) da área para pensar a Campina e o centro histórico de Belém de ontem, de hoje e suas possibilidades futuras.

Divulgação Espetáculo Teatral “A Casa do Rio” Os três porquinhos e o lobo esportista • Lançamento de Livro

28/11 (Terça-feira)

CINEMA 09h - Abertura do 3° Festival de Audiovisual de Belém de curtas em processo curatorial - Toró A produção audiovisual de universitários e alunos das escolas de cinema de todo o País é o foco do Festival, abrangendo as categorias: documentário, ficção, experimental, animação, 15


Sesc Boulevard

videoclipe, videodança e webfilme. Uma mostra competitiva compõe o eixo central do evento, mas a programação inclui mostra paralela com produções dos alunos de Cinema e Audiovisual da UFPA, além de oficinas e workshops, mostras de filmes premiados em outros festivais universitários e exibição dos vencedores do festival.

Divulgação • Música Péricles Cavalcante | Foto: Caroline Bittencourt

29/11 (Quarta-feira)

MÚSICA 19h - EMUFPa - Canto Popular Dalva de Oliveira O show é mais que uma homenagem à cantora também conhecida como “A Rainha da Voz” que no dia 05 de maio completou 100 anos de nascimento, é também um desafio para a primeira Turma de Canto Popular da Escola de Música da UFPA, a partir da execução de um repertório denso e eclético, onde a técnica, musicalidade e a dramaticidade vocal se unem à emoção da interpretação.

30/11 (Quinta-feira)

MÚSICA 19h - Péricles Cavalcante (RJ) O cantor, compositor, arranjador e cineasta brasileiro, apresenta o show “Péricles Cavalcante - Voz e Violão”, com um repertório de músicas antigas e inéditas. Ao longo dos mais de 42 anos de carreira, mergulhou as suas 16

canções em doses de delicadeza e em poços de experimentação. É figura ímpar na história da MPB, gravado por cantores consagrados como Gal Costa, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Arnaldo Antunes, e pela nova geração, como Tiê, Céu, Tulipa Ruiz, Mallu Magalhães e Nina Becker, dentre outros.

Parcerias


Cursos/Oficinas Valores

*Comerciários e dep: Gratuito

Estudante/Convênio: R$ 10,00 Público em Geral: R$ 20,00

**Comerciários e dep: R$5,00

Estudante/Convênio: R$ 30,00 Público em Geral: R$ 45,00

***Comerciários e dep: R$ 50,00 Estudante/Convênio: R$ 70,00 Público em geral: R$ 130,00

CURSO DE ORIGAMI MODULAR: BRINQUEDOS E JOGOS DOBRADOS** INSTRUTORA: SIMONE JARES 04, 11, 18, 25/11, de 08h30 às 13h30 Público: Educadores, graduandos de cursos de Licenciaturas, Pedagogia, Terapia Ocupacional e afins, mediadores de leitura, brinquedistas e interessados. INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 23 a 28/10 Público em geral: 30/10 a 04/11 Classificação: A partir de 12 anos Vagas: 15 CURSO DE MAQUETES RÁPIDAS** INSTRUTOR: NELSON CARVALHO 04, 11, 18 e 25/11, de 08h30 às 13h30 Público: estudantes, cenógrafos, artistas, arquitetos, videomakes e o público em geral. A partir de 15 anos. Vagas: 15 INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 23 a 28/10 Publico em geral: 30/10 a 04/11

OFICINA “O CONTO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS: DO TEXTO AO PALCO” * ASSESSORIA: JOSIANE GEROLDI 06/11, de 16h às 20h INSCRIÇÕES Comerciário e dep: 23 a 26/10 Público em Geral: 27/10 a 04/11 OFICINA “DANÇA FOLCLÓRICA PARAENSE INFANTIL”, COM PROF. CLÉBER SANDIM* 06 a 29/11, das 15h às 16h Faixa etária: 08 a 11 anos INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 01 a 02/11 Público geral: 03 a 06/11 CURSO “INICIAÇÃO TEATRAL PARA ADULTOS”, COM PROFª. LÚ BORGGES** 07/11 a 07/12 (terças e quintas-feiras), das 17h às 18h30 Faixa etária: A partir de 18 anos. INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 01 a 04/11 Público geral: 06 a 11/11 BARRACÃO CULTURAL OFICINA “MAÇARICO E BANGUÊ - VIVÊNCIAS DE DANÇAS FOLCLÓRICAS E SUAS PRÁTICAS ESPETACULARES”, COM PROF. CLÉBER SANDIM* 10/11, de 15h às 18h - “Maçarico” 24/11, de 15h às 18h - “Banguê” Carga horária total: 06 horas Faixa etária: 15 a 60 anos INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 01 a 04/11 Público geral: 06 a 10/11 17


Sesc Boulevard OFICINA “DANÇA REGIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CARIMBÓ - REGIÃO DO SALGADO E METROPOLITANA - PA”, COM PROF. CLÉBER SANDIM* 11/11 (sábado), das 16h às 20h Público alvo: Professores, estudantes de educação física e de dança, pedagogos, instrutores e áreas afins. Carga horária: 04 horas INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 01 a 04/11 Público geral: 06 a 11/11

OFICINA DE AUDIOVISUAL PITCHING PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS, COM ANGELA GOMES* 28, 29/11 a 01/12, das 09h às 13h Carga horária: 16h | Vagas: 15 INSCRIÇÕES NO SITE https://nupaufpa.wixsite.com/3toro Comerciários e dep: 13 a 25/11 Público Geral: 20 a 25/11 Pré-requisito: enviar sinopse de um projeto audiovisual próprio com até 10 linhas.

WORKSHOP DE CANTO COM MARISA BRITO 15/11 das 15h às 18h

CURSO “CONCEITOS BÁSICOS PARA EDIÇÃO AUDIOVISUAL”, COM FELIPE SILVA** 05 a 09/12, das 15h às 19h Carga Horária: 20h | Vagas: 12 Pré-requisito: Notebook para exercício de edição (configuração mínima: Windows ou Mac OS Processador Intel® Core™2 Duo ou AMD Phenom® II, 4 GB de RAM, 4GB de espaço disponível no disco rígido) INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 20/11 a 02/12 Público Geral: 27/11 a 02/12

OFICINA DE FOTOGRAFIA ARTESANAL |CONSTRUÇÃO DE CALEIDOSCÓPIOS, COM IRENE ALMEIDA* 18/11, das 9h às 13h INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 09 a 11/11 Público em Geral: 12 a 16/11 CLUBE DE LEITURA INFANTIL, MEDIADO POR SÔNIA SITUBA 25/11, às 09h Faixa etária: 06 a 12 anos Inscrições: 25/11 | Vagas: 20 INSCRIÇÕES GRATUITAS OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL PARA INICIANTES, COM FÁBIO PINA* 25 e 26/11, de 9h às 13h e 14h às 18h Pré requisito: Possuir câmera fotográfica digital (não inclui câmeras de celulares). INSCRIÇÕES Comerciários e dep: 13 a 16/11 Público Geral: 17 a 23/11 18

Curso “Conceitos Básicos para Edição Audiovisual” Felipe Silva


Programação Educativa e Cultural vinculada à coleção “Máquinas para Filosofar” “MÁQUINAS PARA FILOSOFAR” Atividades realizadas a partir de agendamento via email. Visitas monitoradas Acervo de câmeras artesanais confeccionadas nos séculos XIX e XX, consideradas por pesquisadores uma das mais representativas coleções desta natureza da América Latina. Agendamento prévio via email fotografiasesc@gmail.com DESDOBRAMENTOS | ÁLBUM ARTESANAL O público em geral está convidado a construir uma página no álbum artesanal que vem sendo montado coletivamente com imagens, poesias e sentimentos sobre Belém. Para participar, basta comparecer trazendo os elementos que pretende utilizar para criar sua página (fotografias, poesia, o que desejar) e solicitar encaminhamento para o Núcleo de Fotografia, no 3° andar. LEITURAS DE PORTFÓLIO Encontros com interessados em conversar sobre seus ensaios, projetos, séries. As leituras são feitas sempre aos

sábados e domingos a partir de agendamento prévio. Pré requisito: Apresentar portfólio impresso (qualquer tamanho e papel), contendo um mínimo de 20 fotos sobre a mesma temática. VIVÊNCIA “FOTOGRAFIA E IMAGINAÇÃO” Os participantes são estimulados a utilizar a imaginação como “base de captura” de imagens por meio de um protótipo de câmera fotográfica. CADERNO DE PENSAMENTOS V. 2 O Sesc no Pará, através do Centro Cultural Sesc Boulevard traz ao público uma nova edição do Caderno de Pensamentos: Ensaios e Críticas. Esta edição conta com os talentos de Diógenes Moura, Erinaldo Cirino, Felipe Pamplona, Georgia Quintas, Juan Guimarães e Irene Almeida. BELÉM 16.16 O livro contém imagens realizadas pelos participantes das maratonas fotográficas e texto histórico da pesquisadora Rose Silveira. As maratonas fizeram parte de uma vasta programação cultural e educativa, com o objetivo de pensar sobre a cidade de Belém e suas múltiplas faces e paisagens ao completar 400 anos de fundação. Acesse gratuitamente os e-books no site do Sesc Pará www.sesc-pa.com.br/ 19


EXCURSÃO REGIONAL DEZEMBRO 2017 Hotel Fazenda Vitória Tracuateua (PA)

EXCURSÃO NACIONAL 2018 11 a 15 de JANEIRO Carolina (MA)

INFORMAÇÕES

Turismo Social • Sesc Doca Rua S. Manoel Barata, 1873 Belém - PA - Reduto Tel: (91) 4005-9505 20


Sesc Comunidade Quadra Tenoné Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, Tv. WE4 - 6a linha, S/N. (Conjunto Tenoné II) Belém/PA - Tenoné

O projeto Sesc Comunidade funciona na quadra poliesportiva do Tenoné desde 2015. Os participantes são selecionados através do Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG, para as modalidades de Iniciação Esportiva, o APLES (Atividades Psicomotoras Lúdicas e Esportivas). Segunda a Sexta-feira, de 08h às 12h / 14h às 19h com turmas de iniciação esportiva; Segunda a Sexta-feira, de 19h às 21h e Sábados e domingos de 08h às 12h com treinos agendados abertos à comunidade.

21


Sesc em Santarém Rua Wilson Dias da Fonseca, 535 Santarém/PA - Centro

Segunda a Sexta 08h às 21h Sábado 08h às 12h

22

Com localização privilegiada no centro comercial, o Sesc em Santarém desenvolve uma gama de serviços e atividades nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, atendendo a clientela preferencial com qualidade, contribuindo com seu bem estar. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Serviços de Saúde Bucal; Cursos de Violão, Teclado, Corte e Costura e Inglês; Biblioteca; Cinema; Ações de saúde com Palestras e Orientações; Ações recreativas com atividades lúdicas para crianças, jovens e adultos.


01 a 30/11 (Terça a Sexta-feira) 11/11 (Sábado)

RECREAÇÃO 16h às 19h - #Vem pro Sesc Ações recreativas, realizadas com o intuito de oportunizar acesso ao lazer e diversão ao comerciário, seus dependentes e comunidade em geral, por meio de brincadeiras dirigidas, damas, dominó, xadrez, brinquedos de montar, empilhar, casinha de bonecas, ping-pong, cama elástica e muito mais.

01 a 30/11 (Segunda a Sexta-feira) BIBLIOTECA 8h30 às 20h - Projeto Doe Livros e Compartilhe Conhecimentos Com objetivo de viabilizar o acesso à literatura, através de doações e troca solidária de livros. No ato da entrega os livros serão avaliados e, se bem conservados, serão trocados por cupons. Entrega de livros e retirada dos cupons: fevereiro a novembro, das 9h às 19h. Troca de cupons por livro: 04 a 12/12, das 9h às 19h

01, 08, 22 e 29/11 (Quarta-feira)

RECREAÇÃO 07h30 e/ou 08h30 Aqui tem Sesc! Ações recreativas desenvolvidas nas empresas comerciais, visando motivar e valorizar a clientela

preferencial por meio de dinâmicas de grupo e brincadeiras de socialização. Local: Empresas comerciais (Restrito aos funcionários da empresa)

01/11 (Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 07h30 às 09h Projeto Prevenção IST/AIDS Projeto que atende o funcionário da empresa do comércio, com a abordagem de temas que permitem a discussão no ambiente laboral sobre o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a AIDS, destacando as formas de transmissão e tratamento. Local: Empresa Comercial - Novo Mundo (Restrito aos funcionários da empresa) CINEMA 16h - Abril e o Mundo Extraordinário Direção: Christian Desmares e Franck Erink. Gênero: Animação/Aventura 105 min. | França | 2015 | Livre. Nessa aventura, ambientada na Paris de 1941, a corajosa menina Abril terá que descobrir o que aconteceu com os seus pais e todos os demais cientistas que sumiram misteriosamente. E para isso contará com a ajuda de Darwin, seu gato falante, e de seu amigo Julius, um jovem que vive nas ruas.

23


Sesc em Santarém Divulgação • Cinema Abril e o Mundo Extraordinário 11° Mostra Cinema e Direitos Humanos

04/11 (Sábado)

RECREAÇÃO 16h às 19h - Comerciário Show Descoberta de novos talentos em meio aos trabalhadores do comércio de Santarém. Abriremos espaço para que o comerciário possa apresentar suas habilidades ou talentos artísticos, voltado à música, teatro, dança, literatura, poesia, entre outros, com o objetivo de valorizar o trabalhador do comércio com momentos de descontração e lazer, seguidos de show dançante.

04, 11, 18, 25/11 (Sábado)

CINEMA 18h30 - 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos - Índios no Poder (Direitos da População indígena - 21 min 10 anos) Do que aprendi com Minhas Mais Velhas (Diversidade Religiosa/ Cultura Tradicional - 26 min Livre); Depois que te Vi (Direitos da pessoa com deficiência - 16 min - Livre); Cartão Vermelho (Direitos da Mulheres - 14 min - 14 anos) 24

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 10h - Projeto Vida e Saúde Mesa da Saúde disposta para atender quem busca orientações para prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistólica e a Obesidade, acompanhadas de mensuração de pressão arterial e teste glicêmico em jejum.

06/11 (Segunda-feira)

CINEMA 18h30 - 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos - De que lado me Olhas (Cidadania LGBTs - 15 min - Livre) - Meu nome é Jacque (Cidadania LGBTs - 72 min - 12 anos)


06, 13, 20 e 27/11 (Segunda-feira)

RECREAÇÃO 16h às 18h30 - Aqui tem Sesc! Programação com serviços de lazer e entretenimento, realizada na principal rua do comércio da cidade, que conta com diversas brincadeiras e gincanas. Local: Belo Centro (Rua Lameira Bittencourt)

07/11 (Terça-feira)

RECREAÇÃO 15h - Comemore com o Sesc Círio da Conceição Será realizada uma programação religiosa para a recepção da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Cidade, que contará com homenagens, cânticos religiosos, seguida de momento de confraternização entre os colaboradores da instituição e sua clientela.

08/11 (Quarta-feira)

BIBLIOTECA 8h30 às 11h - Projeto Amazônia Leitura Livre, Pesquisa sobre Amazônia, contações de histórias e Interferência Poética e Musical. CINEMA 16h e 18h30 - 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos -Imagina uma Menina com Cabelos de Brasil (Direitos da criança e do adolescentes - 10 min - Livre) -Hora do Lanchêêêêê (Direito à alimentação adequada - 14 min -

Livre) -Mônica Toy - Nana Nenê (Direitos das mulheres - 30 seg - Livre) -Mônica Toy - Mônica Feestyle (Direitos das mulheres - 30 seg Livre)

08 e 09/11 (Quarta e Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h às 11h / 14h às 17h - Projeto Vida e Saúde Atendimento à comunidade em geral com a realização de palestras e orientações em saúde para diversos públicos. Será abordado, respectivamente, os temas “Infecções Sexualmente Transmissíveis” e “Saúde do Homem” para os grupos de adolescentes e usuários do PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família do CRAS. Local: Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Nova República.

08 a 11/11 (Quarta-feira a Sábado)

ARTES VISUAIS Exposição “O Teatro em Santarém” Exposição sobre a trajetória do teatro em Santarém. Horários de visitação: Quarta a sexta-feira - 8h às 21h Sábados - 8h às 12h 25


Sesc em Santarém

09/11 (Quinta-feira)

LITERATURA 18h - Conta Sesc “Lúcia já vou indo” Lúcia faz tudo muito devagar, por isso está sempre atrasada. Nada mais natural. Afinal de contas, ela é uma lesma. Só que agora ela tem um compromisso que não quer perder de jeito nenhum: a festa da amiga Chispa-Foguinho. Animadíssima, Lúcia decide sair de casa uma semana antes e vai indo, vai indo. Será que ela chega a tempo?

11/11 (Sábado)

BIBLIOTECA 8h30 às 11h Projeto Clube do Leitor Infantil Haverá leitura livre, onde as crianças terão acesso a todo acervo infantil para que possam fazer a escolha da leitura que desejar, assim como contações de estórias, oficina de livrinho, finalizando com atividades lúdico - interativas.

13/11 (Segunda-feira)

CINEMA 18h30 - Aquarius Direção: Kleber Mendonça Filho Gênero: Drama 145min| Brasil | 2016 | 16 anos Clara (Sônia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento no Recife, onde criou 26

seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre assédio e ameaça para mudar de ideia.

14 e 21/11 (Terça-feira) CINEMA 16h - Cine Kids Programação especial de cinema, com títulos direcionados ao universo infantil e familiar.

16/11 (Quinta-feira)

LITERATURA 18h - Conta Sesc “O Macaco sabido” Existiam dois amigos que estavam sentados em uma pedra e na conversa eles discutiam sobre comida, até que encontraram um queijo e começaram a discutir para ver quem iria ficar com o queijo. Não chegando a um acordo, resolveram falar com o juiz da floresta, que era o macaco.

17/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h às 13h - Projeto Estação Saúde O Projeto visa estimular à prevenção e redução dos riscos a saúde com a realização de ações fundamentadas em importantes datas de mobilização nacional e mundial, que possam contribuir no processo educativo-preventivo e


na melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e comunidade em geral. A quarta estação abordará o tema Saúde e Qualidade de Vida por meio de orientações sobre Colesterol, Obesidade, Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. Na ocasião haverá Aferição da Circunferência Abdominal, Mensuração de Pressão Arterial, Teste de Glicemia e Cálculo do IMC. Local: Belo Centro Comercial

20/11 (Segunda-feira)

CINEMA 18h30 - O Homem da Lua Diretor: Stephan Schesch, Sarah Clara Weber Gênero: Animação 95min | França/Alemanha | Livre O Homem da Lua vive sozinho neste grande satélite. Um dia, entediado, ele decide visitar a Terra, e para isso se agarra em um cometa. Quando chega, se encanta com as belezas naturais, mas logo descobre que não existe apenas bondade neste local. O Presidente do Mundo, certo de que o Homem da Lua é um invasor, decide afugentá-lo.

um prêmio científico, decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho os Estados Unidos, até chegar a Washington. CINEMA 18h30 - O Artista e a Modelo Direção: Fernando Trueba Drama | 105 min | Espanha/França | 2012 | 14 anos Marc Cros, um escultor idoso, vive com sua esposa Lea no sul da França, a salvo da guerra que se trava a distância. Ele parece estar chegando ao fim de sua vida e da sua arte. Um dia sua esposa dá abrigo a uma jovem espanhola, fugida da guerra, chamada Mercé. Marc logo entende que a garota quer posar para ele, e ele não tem escolha a não ser embarcar nesta artística aventura.

22/11 (Quarta-feira)

CINEMA 16h - Uma viagem extraordinária Direção: Jean Pierre Jeunet Gênero: Aventura/Drama 107min | França | 2014 | 10 anos Aos doze anos, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha

Divulgação • Cinema Uma Viagem Extraordinária

27


Sesc em Santarém

28 a 30/11 (Terça e Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 18h Projeto Espaço Sesc Saúde Evento alusivo ao “Mês de Combate ao Câncer de Próstata”, que tem o objetivo de informar e envolver os comerciários e visitantes do Sesc em um ambiente de discussão sobre a importância dos cuidados preventivos e de detecção precoce do câncer de próstata. Na ocasião haverá a Exposição temática com Painel Expositivo - Saúde do Homem.

30/11 (Quinta-feira)

LITERATURA 18h - Conta Sesc “O Menino que foi ao Vento Norte” Baseado no livro de Bia Bedran, O menino que foi ao Vento Norte pretende ser uma narrativa das aventuras de um menino ingênuo que sofre na mão de um ladrão malvado, mas que conta com a generosidade do senhor Vento Norte para ficar tudo bem.

28

Atividades 01 a 30/11 (Segunda a Sexta-feira)

RECREAÇÃO 11h às 15h – Espaço Comerciário Espaço de Lazer voltado à clientela comerciária, que visa durante seu horário de intervalo, oportunizando momentos de relaxamento e descanso e entretenimento, por meio de jogos e assistência a TV, no salão de lazer do Sesc. Entrada Franca! BIBLIOTECA Segunda a Sexta-feira: 8h às 20h / Sábado: 8h às 12h Contato: (93) 3522-5126/ 205 Dispõe de um acervo diversificado com literatura infantil, infanto-juvenil e adulto. Para cadastro na Biblioteca Os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Carteira do Sesc atualizada (Comerciário/ Dependente); Comprovante de residência. Taxas para acesso à internet (1 hora) Comerciário: R$ 2,00 Dependentes: R$ 2,00 Usuários: R$ 4,00 Para horas subsequentes o mesmo valor.

Divulgação • Conta Sesc “O menino que foi ao Vento Norte”


Cursos CURSO DE VIOLÃO O Curso de Violão é direcionado a crianças acima dos 7 anos, jovens, adolescentes e adultos, que não precisam ter conhecimento prévio no instrumento musical. Alguns tópicos abordados no curso: Escalas, Progressão de Acordes – Campo Harmônico, Análise de repertório, Harmonia e Improvisação, Batidas, Cifragem, Tablatura. Turmas Segunda e Quarta - feira 14h às 16h / 17h às 19h 19h às 21h Turmas de Terça e Quinta - feira 16h às 18h / 18h às 20h CURSO DE TECLADO O Curso de Teclado é voltado a crianças acima dos 7 anos, jovens, adolescentes e adultos, que não precisam ter conhecimento prévio no instrumento musical. Alguns tópicos abordados no curso: Percepção musical; Propriedades do som: Duração, Altura, Intensidade, Timbre; Pulsação; Posições da Mão; Execução de repertório adequado ao nível. Turmas Segunda e Quarta - feira 16h às 18h / 19h às 21h Turmas de Terça e Quinta - feira 9h às 11h / 14h às 16h MAIS INFORMAÇÕES (93) 3522-5126 / 3522-1423 Divulgação Biblioteca Curso de Violão Curso de Teclado

29


A U S A TIRE A R I E T CAR C S E S O D

30

Acesse “Carteira do Comerciáro” no site www.sesc-pa.com.br


Horário s das Centrai sd Atendim e ento do Sesc no Pará

Saiba m Você sa ais! bia disposiç que pode ter à ão serv su iç os gratu a ou com itos preços diferenc nas área iados s de Ed ucaç Cultura , Lazer e ão, Saúde, Assistên cia? Sesc Do Os func ca (Belé ionários depend m Rua Sen e seus entes, d ador Ma ) e empres noel Ba comérc F o ne: (91) as do rata, 187 io de be 4005-9 3. ns, serv Segund e turism iços a a Sexta 519. o , p o d em utili carteira : S 0 á 8 b h a d à o: 0 s 20h z em qua lquer un ar a Doming 8h às 13h idade o: 09h à do Sesc s R 13 e h stauran no Bras te do C il. Rua ome

Manoel rciário Barata Segund a a Sexta , 160 : 11h às 14 Centro Cu h Bouleva ltural Sesc Bou rd Casti levard lh C o ampina s Franç Identida a, 522/5 de, CPF 23 Fone: (9 Belém. , 01 foto recente 1) 3224-5 3x4 , carteir Segund 6 5 4 / a 5305. de traba a a Sexta atualiza lho : Sábado da, : 08h às 08h às 18h último c e também, o 12 S h e sc em A e 14h às omprov 18h ante de renda e Avenida nanindeua de resid Hélio G ueiros, 11 ência. Fone: (9 0. 1) 3235-0 Segund a a Sexta 141 : 08h às 12h Sesc em e 13h às 17h30 C Av. Barã astanhal o do Rio F o n e :( 91) 3721- Branco, 10. Vá agora 229 mesmo Segund a a Sexta 4-1567. em uma da s : Sábado : 08h às 08h às 21h atendim centrais de 12h Sesc em ento do Sesc S Doca, A Rua Wil antarém so Santaré nanindeua, Fone: (9 n Dias Fonseca m, Casta , 535. 3) 3552 Marabá -5 Segund , e tamb nhal, a a Sexta 126 / 1423 ém, no : S 08h às ábado: Sesc Bo 19h 0 ulevard Sesc em 8h às 12h . Marabá Av. Tran sa Fone: (9 mazônica, 1925 , Cidade 4) 3324 -4 Nova. Segund a a Sexta 344 / 4444. : Sábado 0 8 à s 2 : 08h às 1h 12h 31

Docume

ntos básicos

Onde ti ra a carteira ?


Sesc Doca Rua Senador Manoel Barata, 1873 Belém/PA - Reduto

Com o objetivo de ofertar momentos de entretenimento a sua clientela, o Sesc Doca desenvolve inúmeras ações através dos Programas Assistência, Educação, Cultura, Lazer e Saúde, com destaque para as atividades recreativas. Nesta unidade, pode-se desfrutar de Restaurante, Turismo Social, Serviços Odontológicos, Cursos de Valorização Social, Biblioteca, Palestras Educativas, Ginásio, Parque Aquático, Academia e Atividades Esportivas que complementam o trabalho do Sesc e contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, seus dependentes e comunidade em geral. Segunda a sexta 08h às 20h Sábado 08h às 13h Domingo 09h às 13h

32 37


01 a 30/11

BIBLIOTECA 9h às 20h - Doe livros e Compartilhe Conhecimento Captação e difusão de livros. Os participantes que doaram livros irão realizar a troca pela mesma quantidade de livros entregues. No dia da troca, o participante deverá apresentar o cupom. Será permitido a escolha de um dos títulos congênere para troca.

07 a 11/11

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 08h às 09h - Oficina Idoso Saudável

09/11 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 19h - Descobrindo a Saúde Bucal do Bebê Encontro “Saúde Pediátrica e Papel dos Pais/ Responsáveis” com oficina sobre a saúde bucal do bebê com utilização de macromodelos odontológicos.

10/11 (Sexta-feira)

BIBLIOTECA 14h às 17h - Projeto Amazônia - 5ªEtapa: Pororoca Literária, cantando a poesia Amazônica. Nesta etapa cada participante será convidado a conhecer uma obra poética de um autor paraense, favorecendo a consulta do acervo de literatura regional. Após este momento de pesquisa teremos um recital com músicas paraenses.

RECREAÇÃO 19h às 23h - Luau no Sesc Brincadeiras Recreativas e Música ao Vivo no Parque Aquático.

13/11 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h - Feira Sesc Saúde Propondo-se a promover ações educativas para sensibilizar o público em geral sobre a doença Diabetes, sua prevenção, fatores de risco e formas de tratamentos. O projeto busca realizar uma ampla programação em parceria com órgãos públicos e privados, para realizar atividades relacionadas à prevenção, diagnóstico e controle da doença (Diabetes). Serão realizadas orientações sobre saúde em geral, sendo disponibilizados serviços de vacinação, teste glicêmico, aferição da pressão arterial, exame de urina, exame de bioimpedância e avaliação do Índice de Massa Corporal, aplicação de flúor e escovação supervisionada, entre outros. Todos os serviços serão gratuitos.

16 a 30/11

GRUPO SOCIAL DE IDOSOS 08h às 09h / 09h às 10h - Oficina Memórias do Contador de Histórias

33


Sesc Doca

17/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - IST/AIDS Oficina sobre métodos contraceptivos e orientações sobre o ciclo menstrual para as turmas de 8º e 9º ano. Local: Escola José Alves Maia (restrito aos alunos da escola atendida)

20/11 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h30 - Sesc Saúde nas Empresas Oficina Ginástica Laboral Preparatória, além de teste de glicemia e aferição de pressão arterial. Local: Supermercado Líder Augusto Montenegro (restrito aos funcionários da empresa) EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - IST/AIDS Orientações sobre as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis com ênfase na AIDS. Local: Escola José Alves Maia (restrito aos alunos da escola atendida)

21/11 (Terça-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 13h - Sesc Saúde nas Empresas Vídeo debate sobre a importância da aplicação da Ergonomia no ambiente laboral. Local: Belémzão Alimentos (restrito aos funcionários da empresa) 34

22/11 (Quarta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 09h - Sesc Vida Saudável Palestra sobre a “Saúde do Homem” em alusão ao Novembro Azul. Local: CPRM

24/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15h - Sesc Saúde nas Empresas Vídeo debate sobre a importância da aplicação da Ergonomia no ambiente laboral. Local: Supermercado Líder Augusto Montenegro (restrito aos funcionários da empresa)

26/11 (Domingo)

ESPORTE 7h - Circuito Sesc Pará de Corrida de Rua - Etapa Adulto Largada: Sesc Doca

27/11 (Segunda-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 11h - Calendário da Saúde Orientação sobre a “Saúde do Homem” (Prevenção ao Câncer de Próstata) em alusão ao Novembro Azul. Local: Restaurante

28/11 (Terça-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h - Educação Alimentar Infantil Exposição Mediada sobre a Importância da Alimentação Saudável. Local: Escola Josino Viana (restrito aos alunos da escola atendida)


Serviços CLÍNICA ODONTOLÓGICA Segunda a sexta : 07h20 às 21h08 Sábado: 09h às 13h O objetivo principal é promover a saúde bucal e redução dos possíveis fatores de riscos associados às doenças bucais. Estes cuidados valorizam as ações de promoção dos mesmos. PRÉ-INSCRIÇÕES SÃO ONLINE Todo dia 10 de cada mês, a préinscrição para atendimento na Clínica Odontológica é realizada no site do Sesc e são liberadas 120 vagas para procedimentos em pacientes iniciantes. O sistema ficará aberto neste dia para você fazer na nossa central, de casa, no seu celular, de qualquer lugar a qualquer hora entre 00h00 e 23h59. A PRÉ-INSCRIÇÃO não garante a vaga da Clínica Odontológica. Para saber mais, acesse nosso site: www.sesc-pa.com.br

Biblioteca Central Foto: Veruscka Brizart

BIBLIOTECA CENTRAL Segunda a sexta: 09h às 20h45 Sábado: 08h às 12h Contato: (91) 4005-9517 E-mail: biblioteca@pa.sesc.com.br Na Biblioteca os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Carteira do Sesc atualizada (Comerciário/ Dependente); Comprovante de residência. Taxas para acesso/hora à internet: Comerciário/dependentes: R$ 2,00 Usuários: R$ 4,00 Para horas subsequentes vale o mesmo valor. RECREAÇÃO Salão de Jogos Segunda a sexta: 12h às 20h Clínica Odontológica Foto: Bruno Cantuária

35


Sesc Doca

Atividades HIDROGINÁSTICA** Terça, quinta e sexta: 07h/08h/09h/17h/18h/19h Terça e quinta/Quarta e sexta: 20h PACOTE DE ATIVIDADES FÍSICAS* 06h/08h/15h/16h/17h/19h/20h NATAÇÃO (BABY, INFANTIL E ADULTO)** Quarta e sexta ou terça e quinta 10h/11h/12h/14h/15h/16h STUDIO PILATES** Segunda e Quarta: 8h/09h/17h/18h Terça e Quinta: 08h/09h/16h/17h/19h/20h MAT PILATES** Segunda, quarta e sexta: 06h30/16h Segunda e quarta: 10h/15h/20h Segunda e sexta: 19h Terça e quinta: 06h30/10h/18h Terça, quinta e sexta: 15h TREINAMENTO DE ARTES MARCIAIS** Terça e quinta: 16h/17h/18h/19h/20h KARATÊ** Segunda, quarta e sexta 14h/15h/16h/17h TREINAMENTO FUNCIONAL* Segunda, quarta e sexta: 16h Terça e Quinta: 19h Segunda e Quarta: 08h INICIAÇÃO ESPORTIVA* Idade: 11 a 14 anos VÔLEI - Segunda, quarta e sexta: 14h às 15h BASQUETE - Terça, quinta e sexta: 15h às 16h 36

ESPORTE ADULTO* Idade: a partir de 19 anos VÔLEI - Segunda, quarta e sexta: 20h às 21h BASQUETE - Segunda, quarta e sexta: 21h às 22h INICIAÇÃO ESPORTIVA DE BASE* Idade: 04 a 06 anos Segunda e Quarta: 15h às 16h Ênfase nos movimentos básicos (saltar, deslocar, caminhar, correr) INICIAÇÃO ESPORTIVA GERAL* Idade: 07 a 10 anos Terça e quinta: 14h às 15h/16h às 17h Futsal, voleibol, basquete, ginástica geral, atletismo e outros. MUSCULAÇÃO* Segunda a sexta: 05h30 às 22h

Valores

Para saber dos valores de cada atividade, ligue para a Central de Atendimento nos telefones 4005-9519, 9524 ou 9525

PERÍODO DE INSCRIÇÃO/ RENOVAÇÃO

*

Renovação de Inscrição: 01 a 05 de cada mês Novos alunos: 11 a 15 de cada mês (sendo os 2 primeiros dias exclusivos para comerciários e dependentes)

**Renovação de Inscrição: 01 a 05 de cada mês Novos alunos: 07 a 10 de cada mês (sendo os 2 primeiros dias exclusivos para comerciários e dependentes)


37


2017

38


Vagas s a d a t Limi 07h 26/1C1am•inhada e LA

Adulta Corrida oca : Sesc D A D A G R

• 07th 03/o1r2 n il/ rida Infa C

ÕES INSCRIÇ Caminhada Até 21/11 Adulta a id r e Cor

ida 11 - Corr venil Até 27/ Ju to Infan Infantil/ adas es realiz Inscriçõ e it s pelo somente -pa.com.br sc www.se

Juvenil Infanto irão Mangue LOCAL: ções Informa

Mais / 9583 5-9542 (91) 400

Promoção

Realização

39


Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925 Marabá/PA - Cidade Nova

Segunda a sexta 07h às 21h Sábado 08h às 12h

40

Com todos os espaços especialmente pensados para o comerciário, seus dependentes e comunidade marabaense, a unidade do Sesc em Marabá, que tem o nome de Centro de Atividades Paulo César de Carvalho Lopes, conta com Central de Atendimento, Clínica Odontológica, Programa Mesa Brasil, Espaço Sesc Saúde, espaço Sesc Criança, Auditório, Academia, Biblioteca, Salas de Música, Lanchonete e um Hall de entrada para Exposições.


06, 07, 10, 11 e 14/11 EDUCAÇÃO EM SAÚDE 12h às 16h /17h às 21h Espaço Saúde Exposição mediada Novembro Azul. Aberto ao público

09/11 (Quinta-feira)

BIBLIOTECA Troca de Livros - Projeto Doe Livros e Compartilhe Conhecimento Quem doou livros na primeira fase do Projeto “Doe livros e compartilhe conhecimento”, recebeu um cupom que será trocado neste período por livros do mesmo gênero. CINEMA 19h - Tatuagem Direção: Hilton Lacerda Gênero: Drama 110min | Brasil | 2013 | 16 anos Recife, 1978. Clécio Wanderley é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete, com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha, que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento.

10/11 (Sexta-feira)

MÚSICA 19h30 - Show “Desamor”, com Diego Aquino Referência musical na cena local, o cantor Diego Aquino apresenta o show “Desamor” interpretando com sua versatilidade músicas do pop e rock nacional e internacional, além de canções autorais da sua banda.

Divulgação Diego Aquino - Show Desamor Tatuagem | Cinema

41


Sesc em Marabá

10 e 24/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 19h - Palestra de Boa Vindas Serão realizadas com o objetivo de promover a prevenção e assistência individual, e, suas práticas se voltam para a promoção da saúde bucal e redução dos possíveis fatores de riscos associados às doenças bucais mais prevalentes do comerciário e dos seus dependentes atendida e na organização no foco da manutenção da saúde. Estes cuidados valorizam as ações de promoção dos mesmos. Inscrições: Recepção da clínica Odontológica de 12h às 21h Vagas Limitadas

11, 18 e 25/11 (Sábado)

CINEMA 10h - Cine Kids Programação de cinema voltada para as crianças, com exibição de títulos licenciados pelo Sesc, especialmente filmes de animação propiciando entretenimento a toda família.

16/11 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 14h às 18h - Feira Sesc Saúde Aberto ao público CINEMA 19h - Últimas conversas Direção: Eduardo Coutinho Gênero: Documentário 85 min | Brasil | 2015 | 12 anos O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro.

20 a 30/11

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 08h às 12h /14h às 18h Sesc Saúde nas Empresas Campanha Novembro Azul Local: Empresas do Comércio (Restrito aos funcionários da empresa)

22 a 24/11

42

Divulgação Palestra de Boas Vindas

CINEMA Mostra Sesc de Cinema Com o objetivo de promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que


não chega ao circuito comercial de exibição, a Mostra Sesc de Cinema pretende contribuir para o campo audiovisual sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país. Em Marabá exibirá filmes produzidos em vários municípios paraenses, incluindo realizadores marabaenses. Além da exibição, a Mostra realizará debates com os produtores locais, profissionais do audiovisual e comunicação, estudantes e público em geral. 22 a 24/11, às 15h – Exibição e debate para escolas públicas e particulares 24/11, às 19 horas – Exibição e debate para público em geral

que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Os dois se encontram quando Guto é convidado para uma audição no programa, mas o relacionamento com o ídolo não é bem como Guto esperava.

30/11 (Quinta-feira)

RECREAÇÃO 15h - Comemore Com o Sesc Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Sesc em Marabá irá apresentar um espetáculo alusivo a esta data com o tema “A África está em nós”. CINEMA 19h - Super Nada Direção: Rubens Rewald Gênero: Drama/Comédia 94min | Brasil | 14 anos São Paulo. Guto (Marat Descartes) é um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Dedicado, ele pratica, se prepara e participa de todas as audições que pode, na espera de que um dia a sorte chegue. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante

Divulgação • Cinema Últimas Conversas Super Nada

43


Sesc em Marabá

Atividades Sesc em Marabá TREINAMENTO FUNCIONAL Terças e Quintas, das 15h às 16h O treinamento funcional viabiliza movimentos funcionais do dia a dia como: Agachar, puxar, empurrar, saltar, com ou sem auxílio de materiais objetivando a melhoria da aptidão funcional. Com./Dep.: R$ 24,00 Conveniado: R$ 36,00 Usuário: R$ 60,00 Observações: 30 alunos por aula Com. e Dep. (25 vagas) e Usuários (05 vagas) Inscrições na Central de Atendimento AVALIAÇÃO FÍSICA Segunda, quarta e sexta: 13h às 15h e sábado das 8h às 12h Com./Dep.: R$ 14,00 Conveniado: R$ 24,00 Usuário: R$ 36,00 ESPAÇO SESC CRIANÇA Segunda a sexta: 09h às 13h/ 15h às 19h Sábado: 08h às 10h Espaço para crianças na faixa etária de 05 a 08 anos. Menores somente acompanhados dos pais. ESPAÇO SESC COMERCIÁRIO Segunda a sexta: 16h às 19h Serão realizados jogos de xadrez, damas, dominós, jogos da memória e outros jogos interativos para crianças e adultos. 44

MUSCULAÇÃO Segunda a sexta: 06h às 21h Sábado: 08h às 12h Preço (Três vezes por semana): Comerciário: R$ 29,00 Usuário: R$ 70,00 Preço (Segunda a sexta): Comerciário: R$ 58,00 Usuário: R$ 140,00 Preço (Livre): Comerciário: R$ 52,00 Renovação de Inscrição: 01 a 06 Novos alunos: 08 a 11/09 (comerciário/dependentes novos) e 13 a 16/09 (usuários/novos) GINÁSTICA LABORAL Sábados As aulas de ginástica laboral são realizadas nas empresas comerciárias com ações de alongamentos, fortalecimento muscular, dinâmicas em grupo, para os funcionários, bem como, nas solicitações para participação em SIPAT’S. Local: Empresas Comerciárias

Serviços ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA Segunda a Sexta: 12h às 21h Sábado: 08h às 12h NUTRIÇÃO/LANCHES Segunda a Sexta: 12h30 às 20h30 Sábado: 08h30 às 11h30 MESA BRASIL Segunda a Sexta: 08h às 12h e 13h às 18h


BIBLIOTECA Segunda a Sexta: 14h às 18h Sábado: 08h às 12h e 14h às 18h Acesso à internet: Comerciário/Dependentes: R$ 2,00 (por hora) Público geral: R$ 4,00 (por hora)

Cursos CURSO DE VALORIZAÇÃO SOCIAL Enfeites Natalinos Período: 20 a 30/11/17 Aproximando-se o período do Natal, o Sesc em Marabá ofertará curso para produção de enfeites natalinos , que proporcionará aos comerciários e comunidade em geral a oportunidade de criação de materiais e objetos que componham a decoração de suas residências, também desenvolvendo habilidades artesanais para produção em escala comercial. MÚSICA VIOLÃO BÁSICO 1: Segunda/Quarta (16 às 18h) Sexta/Sábado (10 às 12h) VIOLÃO BÁSICO 2: Segunda/Quarta (14 às 16h) Segunda/Quarta (18 às 20h) TECLADO BÁSICO 1: Sexta (14 às 17h) TECLADO BÁSICO 2: Terça/Quinta (18 às 20h) Duração: 6 meses/Taxa única Comerciário: R$ 70,00 Usuário: R$ 500,00

DANÇA BALÉ BÁSICO 1: Segunda/Quarta (09h às 10h/ 10h às 11h/14h às 15h/ 15h às 16h) JAZZ Segunda/Quarta (16h às 17h) DANÇA CONTEMPORÂNEA Segunda/Quarta (17h às 18h) Terça/Quinta (18h às 19h) DANÇA DE SALÃO Terça/Quinta (19h às 20h/ 20h às 21h) IDIOMAS INGLÊS BÁSICO: Turma Kids (08 a 12 anos) Segunda e Quarta (14h às 16h) Terça e Quinta (14h às 16h) TURMA TEEN (13 A 17 ANOS) Segunda e Quarta (16h às 18h) Terça e Quinta (16h às 18h) TURMA ADULTO (A PARTIR DE 18 ANOS) Segunda e Quarta (19h às 21h) Terça e Quinta (19h às 21h) Período: 01/08 a 31/10 Comerciário: R$ 50,00 Usuário: R$ 130,00 Conveniado: R$ 70,00 ESPANHOL BÁSICO: Turma Iniciante Segunda e quarta (19h às 21h) Turma Iniciados Terça e Quinta (19h às 21h) Taxa única Comerciário: R$ 50,00 Usuário: R$ 130,00

45


Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10 Castanhal/PA - Nova Olinda

Segunda a Sexta 08h às 21h Sábado 09h às 15h Domingo 09h às 16h

O Sesc em Castanhal visa atender a região do Salgado, que inclui municípios como Bragança, Capanema, além da própria cidade modelo, como Castanhal é conhecida. Atende estudantes do ensino médio e fundamental. Possui um respeitado parque aquático, academia, quadra coberta, ginásio poliesportivo, brinquedoteca, biblioteca, salas para cursos e oficinas, salão de jogos, parque recreativo e cultural, sala de ciências, espaço lúdico, odontologia e muito mais.

CENTRAL DE ATENDIMENTO Segunda-feira a sábado 08h às 21h Sábado 08h às 12h

46


03/11 (Sexta-feira)

MÚSICA 21h - Junior Queiroz Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque, é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro e é conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular nacional. Nesta noite Junior Queiroz traz os maiores clássicos deste ícone de tantas gerações em uma noite perfeita para confraternizar ao som de uma boa música no Sesc Castanhal.

03, 07, 08, 09, 10, 14, 16, 17, 28, 29 e 30/11 (Terça a Sexta-feira) EDUCAÇÃO EM SAÚDE 9h às 11h/ 15h às 17h30 - Espaço Sesc Saúde Campanha Novembro Azul. Orientações sobre saúde do homem, câncer de pênis e câncer de próstata.

04/11 (Sábado)

09h30 - Narração de História “Bravura e Brilho” por Charles Roosevelt e Cleber Cajun Livremente inspirado na vida e obra do Astrônomo Galileu Galilei, retratando sua vida desde pequeno, sua trajetória de sonhos pessoais e infância que foi embalada por imagens e hipóteses reais. Existe um centro no universo? Um Galileu em nós e como nós, na periferia fazendo arte com ciência, um brincante

da dúvida? Conta-se através de firulas, flores e fantasias a história reinventada e remendada do homem real do qual a platéia sempre está a um passo de dançar.

06 a 10/11 (Segunda a sexta-feira)

CINEMA 16h e 18h - Tudo Que Eu Amo Direção: Jasec Borcuch Gênero: Drama/musical Polônia | 95min | 2011 | 16 anos Os rumores de uma revolução na Polônia crescem como uma bola de neve. O ano é 1981. O movimento Solidariedade começa a ganhar força e o povo, insatisfeito, está cada vez mais disposto a criticar o regime comunista. O adolescente Janek, filho rebelde de um policial militar, é o vocalista de uma banda de punk rock local. O jovem se apaixona por Basia, filha de um ativista político simpático ao movimento Solidariedade. Os dois se envolvem amorosamente, compartilham experiências e, é claro, discutem política. Mas Basia fica furiosa quando as autoridades militares prendem seu pai e culpa Janek pelo incidente.

06/11 (Segunda-feira) ARTES VISUAIS 20h - Vernissage ‘’Máscaras, Janelas Da Alma - Nem Tudo São Flores’’, do artista plástico Teodoro Negrão Abertura da exposição. Nela, máscara é pensada como uma

47


Sesc em Castanhal

camuflagem para os sentimentos que mexem com o nosso cotidiano de múltiplas formas. Afinal, quem pode dizer que já passou pela vida sem uma de suas variações?

Divulgação Eddy Fernandes | Foto: Agilson Lobato Paulina | Cinema

10/11 (Sexta-feira)

MÚSICA 21h - Eddy Fernandes Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock. Ativa entre 1982 e 1996, a banda foi desfeita após a morte do seu vocalista e líder, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. Até os dias atuais suas músicas são cultuadas por antigas e novas gerações dando um ar de imortalidade ao grupo oriundo de Brasília. Eddy Fernandes, músico Castanhalense, no show “Giz” traz algumas das mais famosas músicas neste verdadeiro tributo a esta banda que fez e faz parte da trilha sonora de tantos brasileiros.

13, 14, 16 e 17/11 (Segunda, terça, quinta e sexta-feira) CINEMA 16h e 18h - Paulina Direção: Santiago Mitre Suspense/Drama | 103 min | Argentina | 2015 | 16 anos Paulina largou uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região problemática da Argentina. Sacrificando o namoro e a confiança do pai, um poderoso juiz, ela sustenta as suas 48

convicções de ensino e política. Entretanto, sua crença é colocada à prova ao ser estuprada por um grupo de alunos.

14/11 (Terça-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 13h às 17h - Prevenção Ist/Aids Palestra sobre Vulnerabilidade e Sexualidade Local: Nazária Distribuidora (Restrito ao funcionários da empresa)


16/11 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 09h - Campanha Novembro Azul. “Palestra Saúde do Homem” A importância de ações preventivas no combate ao câncer de pênis e Próstata, com vistas à qualidade de vida masculina.

19/11 (Domingo)

RECREAÇÃO 07h - Ciclo Sesc Passeio ciclístico pelas principais ruas de Castanhal, destacando pontos turísticos da cidade (Praça Matriz, Monumento Maria Fumaça, Catedral Santa Maria Mãe de Deus, Praça da Bíblia, entre outros.) Inscrições abertas a partir de 15/10, na Sala da Recreação - Subsolo e/ou Central de Relacionamento com o Cliente Sesc, das 8h às 20h (Segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados). Inscrições: Comerciário/Dependente: Carteira do Sesc atualizada. Público em geral: 2 kg de alimento não perecível. LOCAL: LARGADA EM FRENTE AO SESC CASTANHAL SONORA BRASIL 19h30 - Na Pisada Dos Cocos Grupo Coco de Zambê (RN) É principalmente no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte, que encontramos o Coco de Zambê, expressão cultural que, segundo pesquisadores, chegou aos engenhos de cana-de-açúcar e colônias pesqueiras da região através de africanos escravizados.

Dois tambores estão presentes na maioria dos grupos que praticam o Coco de Zambê: o próprio Zambê, também conhecido como pau furado ou oco de pau, que é maior e mais grave, e o Chama, ambos construídos artesanalmente com troncos de árvores da região. Uma de suas principais características é o fato de ser praticado apenas por homens. O grupo é formado por Didi (Djalma Cosme da Silva), Uzinho (Severino de Barros), Tonho (Antonio Cosme de Barros), Mestre Mião (Damião Cosme de Barros), Zé Cosme (José Cosme Neto), Kéké (Ckebesson da Silva), Pepé (Ederlan da Silva), Beto (José Humberto Filho de Oliveira).

20 a 24/11 (Segunda a sexta-feira)

CINEMA 16h e 18h - Anistia Direção: Bujar Alimani Drama | 83min| França, Grécia e Albânia| 2014 | 16 anos A visita íntima é finalmente legalizada na capital da Albânia, Tirana. E uma vez por mês Elsa desloca-se por vários quilômetros para passar alguns momentos com o marido encarcerado. Por conta da jornada ela se aproxima de Shpetim, marido de uma detenta, mas uma anistia aos presidiários atrapalha o nascimento deste novo amor.

49


Sesc em Castanhal Divulgação O Signo das Tetas | Cinema Festival “Velhos Artistas, Novos Talentos”

23/11 (Quinta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 9h às 12h/ 15h às 18h - Abertura Feira de Saúde “Diabetes: Mude Seus Hábitos” Ações educativas sobre a prevenção, complicações, consequências e formas de tratamento do Diabetes, identificando durante a ação, os grupos de risco a fim de realizar os devidos encaminhamentos. Serão oferecidos vários serviços de saúde ao público em geral, como por exemplo, oficinas sobre diabetes. Na abertura, dia 23, às 9h, "Velhos artistas, acontecerá ficamos queMesa Redonda sobre Novos talentos" “Diabetes, Tipos e alimentação” . ____________________________________________________________________

Festival

Certificado

pou do Festival "Velhos artistas, novos talentos", promovido pelo Serviço Social do cio (Sesc no Pará), realizado no período de 28 a 30 de Novembro de 2017, no pio de Castanha -PA.

24/11 (Sexta-feira)

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 8h às 13h | Feira de Saúde “Diabetes: Mude Seus Hábitos” Castanhal, de Ações educativas sobre a prevenção, complicações, consequências e formas de tratamento do Diabetes, identificando durante a ação, os grupos de risco a fim de realizar os devidos encaminhamentos. _____________ Serão oferecidos vários serviços denação de Festival de saúde ao público em geral, como por exemplo, oficinas sobre diabetes. O evento contará com parcerias de Instituições de Saúde do município. 50

27 a 30/11 (Segunda a de quinta-feira)

CINEMA 16h e 18h - O Signo Das Tetas Direção: Frederico Machado Gênero: Drama 68min | Brasil | 2015 | 16 anos Um homem que vive no limite entre__________________ razão e loucura está em busca de seu passado. Gerência Para isso, ele percorre diversas cidades do interior do Maranhão para tentar reconstruir sua história. Nesse “Road movie”, ele vai conhecer os mais variados tipos de pessoas


e reencontra signos de sua vida, mostrando um possível caminho para sua salvação.

28 a 30/11 (Terça, quarta e quinta)

ASSISTÊNCIA 18h - Festival “Velhos Artistas, Novos talentos” Festival promovido pelo Sesc que reúne talentos de música, dança e literatura, pertencentes ao município de Castanhal e demais municípios do Pará. Realizado pelo 2º ano consecutivo este festival é pioneiro no Estado voltado a este público. Público alvo: Idosos pertencentes a Castanhal e municípios vizinhos entre eles: Capanema, Bragança, Tracuateua, Quatipuru, Vigia, Marapanim, Ananindeua, Belém, Marituba, Salinas, Soure, entre outros que estejam com faixa etária a partir de 60 anos. Inscrições até 21/11 de 2017 no Sesc em Castanhal na sala do GSI, nos horários de 8h às 12h e das 14h às 18h. No ato da inscrição todos receberão o regulamento do evento. É preciso preencher a ficha de inscrição (letra de forma legível), assinada pelo idoso; aprsentar cópia da Carteira de Identidade ou documento com foto do participante; uma foto 3x4 para confecção dos crachás; release com breve currículo do participante, falando do seu talento. As inscrições são gratuitas. Mais informações: (91) 3721-1567 / 3721-2294

Exposições “MÁSCARAS, JANELAS DA ALMA - NEM TUDO SÃO FLORES”, DE TEODORO NEGRÃO ABERTURA: 06/11, às 20h Visitação: 07/11 a 15/11, de 14h às 20h A palavra máscara tem origem do latim mascus ou masca = “fantasma”, ou no árabe maskharah = “palhaço”, “homem disfarçado”. Se formos analisar a sua utilização, sobretudo nas sociedades denominadas primitivas ou mesmo nas ditas tradicionais, perceberemos que a máscara pode ocultar ou revelar, pode retirar a expressão pessoal do rosto e também pode manifestar aquilo que na vida cotidiana não vemos, que pode nos fazer descobrir um certo sentido do rosto que está para além das aparências. Disfarce, símbolo de identificação, transfiguração, representação de espíritos da natureza, Deuses, antepassados, seres sobrenaturais, animais, interação com dança ou movimento. São infinitas as suas funções e representações. Nesta exposição a máscara é pensada como uma camuflagem para os sentimentos que mexem com o nosso cotidiano de múltiplas formas. Afinal, quem pode dizer que já passou pela vida sem uma de suas variações? Acessível para agendamento de visitas mediadas pelo fone: (91) 3721-2294 | Ramal 215.

51


Sesc em Castanhal

Grupo Social do Idoso (GSI) SEGUNDA A SEXTA Comerciário/Dependente: R$ 10,00 Público Geral: R$15,00 (mensal) + R$ 28,00 (Carteira anual) Observação: Os integrantes do Grupo pagam uma taxa mensal para usufruírem das atividades promovidas pelo GSI

01, 08, 09, 16, 22, 23,29 e 30/11 (Quartas e quintas-feiras) Projeto Mil Ideias 9h as 11h - 14h30 às 16h30 (quartas feiras) e 14h30 às 16h30 (quinta feira) Oficina de trabalhos manuais, ministrada pelas idosas Ana Zanatta Lewe e Raimunda Matos em artesanato, pinturas entre outras.

01, 08, 22 e 29/11 (Quartas-feiras)

8h às 9h - Práticas Corporais com Materiais e Cadeira Desenvolvimento de habilidades funcionais para idosos do Grupo Plenitude Sesc, ministrado pela educadora física Hildeana Nogueira e estagiários. 10h às 11h - Ballet Aulas semanais de ballet adaptado para idosos do Grupo Plenitude 52

Sesc, ministradas pela professora e bailarina Thamires Melo.

3, 10, 17 e 24/11 (Sextas-feiras)

8h às 9h Aerorritmo e dança livre Aulas aerorrítmicas visando a desenvoltura do corpo idoso, bem como despertar suas capacidades e movimentos e expressão corporal por meio das atividades rítmicas ministradas para os idosos do Grupo Plenitude.

03, 06, 10, 13, 17, 20, 24 e 27/11 (Segundas e sextas-feiras)

Projeto EDAPI - Expressão Dança e Atitude da Pessoa Idosa 09h às 10h (sexta-feira) - Prof. Fabiano Araújo 15h às 17h ( segunda e sexta-feira) - Prof. Hildeana e estagiárias Fomentará as práticas de expressão corporal bem como trabalho de coordenação motora, lateralidade e ensaio de dança para aperfeiçoamento de momentos desenvolvidos a ser culminado em apresentações de dança, teatro e etc.

6, 13, 20 e 27/11 (segundas-feiras)

8h às 9h - Ginástica Exercícios de condicionamento físico, psicomotores, alongamentos com a Educadora Física Hildeana Nogueira e Estagiários.


07, 14, 21,28/11 (Terças-feiras)

8h às 9h - Dinâmicas Corporais de Coordenação Motora Com a Educadora física Hildeana Nogueira e estagiários. 16h às 17h - Do Fundo do Baú Resgate de histórias de vida de idosas do Grupo Plenitude que depositam essas histórias escritas e/ou por intermédio de objetos, em um baú antigo (alocado na Sala do GSI), e uma vez por mês são retiradas, lidas e socializadas como memórias de momentos relevantes na vida de cada participante junto aos demais integrantes do grupo, que a partir de então compartilham momentos, brincam, emocionam-se, etc.

07, 14, 21 e 28/11 (Terças-feiras)

9 às 10h - Papo de Homens Encontro semanal entre os homens integrantes do Grupo Plenitude para bate papo e debate sobre assuntos relevantes do universo masculino. Mediado pela coordenadora do grupo Hildeana Nogueira.

9h30 às 10h30 Projeto Trocando ideias Palestras sobre temas atualizados referentes ao envelhecimento humano, 2x ao mês para os integrantes do Plenitude.

20 a 24 (Segunda a sexta-feira)

16h às 18h - Projeto Aprendendo Oficina direcionada especialmente aos idosos do Grupo Plenitude. Visa aprimorar os conhecimentos destes e estimular a realização de atividades que até então, ainda não experimentaram, ou demonstram interesse em aprender um pouco mais sobre a temática adotada para a oficina.

30/11 (Quinta-feira)

9h às 11h - Aniversariantes do mês Manhã de atividades comemorativas com os aniversariantes do mês, para idosos do grupo Plenitude.

09, 16, 23 e 30/11 (Quintas-feiras)

8h às 11h Reunião do Grupo Plenitude Reunião com o grupo plenitude. Momento de integração e socialização das atividades que permeiam a unidade e ações de interesse do grupo.

Divulgação Grupo Plenitude - Aula de Aero ritmo

53


Sesc em Castanhal

Serviços BRINQUEDOTECA Terça a sexta-feira, das 14h30 às 20h30 Sábado: 8h às 12h (Fechada nas segundas-feiras) Espaço tematizado e adequado à interação e integração infantil com brinquedos diversos, jogos, livros, indumentárias, fantoches, oficinas, hora do conto etc. Gratuito. Observações: crianças menores de 6 anos necessitam estar acompanhadas de pais ou responsáveis para permanecerem no espaço. SALÃO DE JOGOS Terça a sexta-feira, das 14h30 às 20h30 | Sábado: 9h às 15h Domingo: 9h às 16h Gratuito. CLÍNICA ODONTOLÓGICA Segunda a sexta : 8h às 21h Sábado: 8h às 12h Tel: (91) 3721-2294 / 3721-1567 Obs: Marcação de consultas ou exames somente presencial. PLAYGROUND Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h Sábado: 8h às 15h Domingo: 9 às 16h Gratuito.

54

Brinquedoteca Foto: Bruno Cantuária

DOMINGUEIRAS NO PARQUE RECREATIVO CULTURAL Sábado das 9h às 15h Domingo das 9h às 16h Aos sábados e domingos o Parque Aquático é aberto para receber os comerciários e seus familiares. Música ambiente para animar os participantes Comerciário/Dependente: ENTRADA GRATUITA com carteira Sesc atualizada Público Geral: R$ 30,00. BIBLIOTECA Segunda a sexta: 8h às 21h Sábado: 8h às 12h Tel: (91) 3721-2294 (Ramal 221) Para cadastro na Biblioteca Os cadastros para empréstimo serão efetuados mediante apresentação dos seguintes documentos: Carteira do Sesc atualizada (Comerciário/ Dependente); Comprovante de residência. Acesso à internet (1 hora) Comerciário/Dependente: R$ 2,00 Usuários: R$ 4,00 Para horas subsequentes o mesmo valor.


Atividades Sesc em Castanhal

Natação Foto: Jorge Soares

BASQUETE Terça e quinta-feira: 18h às 19h Faixa etária: 11 a 14 anos FUTSAL Segunda, quarta e sexta-feira (11 a 14 anos): 15h às 16h Segunda, quarta e sexta-feira (15 a 18 anos): 16h às 17h VOLEIBOL Segunda, quarta e sexta-feira: 18h às 19h Faixa etária: 11 a 14 anos HIDROGINÁSTICA Terça, quarta e sexta: 7h às 8h Segunda, quarta e sexta: 18h às 19h Faixa etária: a partir de 15 anos GINÁSTICA MIX Segunda, quarta e sexta-feira ou terça e quinta-feira 16h às 17h / 18h às 19h 19h às 20h / 20h às 21h Faixa etária: a partir de 15 anos TREINO SISTEMÁTICO / GINÁSIO DO SESC / QUADRA PRC Segunda a sexta-feira, das 19h às 22h (de hora em hora) Treino sistemático entre equipes comerciárias com horários pagos. Observação: necessita consultar previamente o setor de esportes para verificar horário disponível e após efetuar o pagamento para confirmar os horários mensais de agendamento de cada equipe.

MUSCULAÇÃO Segunda, quarta e sexta e/ou Terça, quinta e sexta-feira: Turmas manhã: 6h; 7h; 8h; 9h; 10h; 11h às 12h. Turmas tarde: 15h; 16h; 17h às 18h. Turmas noite: 18h; 19h; 20h; 21h às 22h. INICIAÇÃO ESPORTIVA Atividades Psicomotoras, Lúdicas e Esportivas (APLES I E II) Terça e quinta-feira (04 a 06 anos) 15h às 16h (APLES I) Terça e quinta-feira (07 a 10 anos) 16h às 17h (APLES Il) KARATÊ INFANTIL (ESTILO SHOTOKAN) Segunda, quarta e sexta-feira 8h às 9h / 15h às 16h Faixa etária: 05 a 06 anos Segunda, quarta e sexta-feira 9h às 10h / 16h às 17h Faixa etária: 07 a 08 anos

55


Sesc em Castanhal

KARATÊ INFANTO JUVENIL (ESTILO SHOTOKAN) Segunda, quarta e sexta-feira 10h às 11h Faixa etária: 09 a 14 anos Segunda, quarta e sexta-feira 17h às 18h Faixa etária: 09 a 11 anos KARATÊ JUVENIL (ESTILO SHOTOKAN) Segunda, quarta e sexta-feira 18h às 19h Faixa etária: 12 a 14 anos KARATÊ JUVENIL/ADULTO (ESTILO SHOTOKAN) Terça e quinta-feira: 16h às 18h Terça e quinta-feira: 18h às 20h Faixa etária: a partir de 15 anos NATAÇÃO (INFANTIL, INFANTO JUVENIL E ADULTO) Infantil I (05 a 07 anos): Terça e quinta das 16h às 17h Infantil II (08 a 10 anos): Segunda, quarta e sexta das 16h às 17h Infantil II (08 a 11 anos): Terça, quarta e sexta das 8h às 9h Infantil II (08 a 10 anos): Terça e quinta das 17h às 18h Infanto Juvenil (11 a 14 anos): Segunda, quarta e sexta das 17h às 18h Infanto Juvenil (11 a 14 anos): Terça e quinta das 18h às 19h Adulto (a partir de 15 anos): Terça e quinta das 19h às 20h Adulto (a partir de 15 anos): Segunda, quarta e sexta das 19h às 20h 56

BiblioSesc I Leitura, Pesquisa, Empréstimos e Devolução de Publicações, com atendimento nos bairros e comunidades distantes do centro. 9h às 12h e 13h às 17h

01 e 29/11 (Quarta-feira) Comunidade N. S. do Carmo (Alameda Castro Alves, s/n) Milagre. 03, 10, 17 e 24/11 (Sexta-feira) Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Rua Princesa Amélia, 420) – Imperador. 07 e 21/11 (Terça-feira) Comunidade do Tabor (Rua Tiradentes, s/n) - Caiçara. 08 e 22/11 (Quarta-feira) Comunidade Imaculado Coração de Maria (Rua: Araceli Sampaio, 10) São José. 09 e 23/11 (Quinta-feira) Comunidade Cidade de Dom Bosco (Av. Transcastanhal, 2543) Fonte Boa. 13 e 27/11 (Segunda-feira) Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Trav. Ipiranga, s/n) - Nova Olinda. 14 e 28/11 (Terça-feira) Comunidade São Carlos Borromeu (Km-7 Castanhal/Curuçá) - São Carlos Borromeu. 16 e 30/11 (Quinta-feira) Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Tv. Dois de Novembro, s/n) Jaderlândia.


ÕES INSCRIÇ scrição na a in Faça su dimento de Aten l a tr n e C 1 s: al - 19/1 endente os/Dep Castanh às 07h ri iá rc e • Com Saída da) ITO atualiza GRATU ira Sesc e rt a e c d sorteio (comblico Geral: 02 kg eis para Haverá letas • Pú entos não perecívsil de bicic alim a Bra ma Mes o Progra

BRO

NOVEM

Promoção

Realização

57


UNIDADES DO SESC NO PARÁ Departamento Regional do Sesc no Pará - Casa do Comércio Av. Assis de Vasconcelos, 359 Belém/PA - Campina | 66010-010 Tel: (91) 4005-9582 WhatsApp: (91) 98407-8721 Sesc Casa da Música Tv. Quintino Bocaiuva 589, esquina com Manoel Barata. Belém/PA - Reduto Tel: (91) 3222-0359 / 98157-9840 Centro Cultural Sesc Boulevard Boulevard Castilhos França, 522/523 Belém/PA - Campina I 66010-020 Tel: (91) 3224-5305 / 3224-5654 Sesc em Ananindeua Av. Governador Hélio Gueiros, 110 Ananindeua/PA - Coqueiro 67120370 Tel: (91) 3235-0141 Sesc em Castanhal Av. Barão do Rio Branco, 10 Castanhal/PA - Nova Olinda 68743-000 Tel: (91) 3721-2294 Sesc Doca Rua Senador Manoel Barata, 1873 Belém/PA - Reduto | 66053-320 Tel: (91) 4005-9519 / 9524 / 9525 Sesc em Santarém Rua Wilson Dias da Fonseca, 535 Santarém/PA - Centro 68005-060 Tel: (93) 3522-5126 / 1423 / 6481 Sesc Comunidade Quadra Tenoné Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, Tv. WE4 - 6a linha, S/N. (Conjunto Tenoné II) Belém/PA - Tenoné

58

Sesc em Marabá Av. Transamazônica, 1925 Marabá/PA - Cidade Nova Tel: (94) 3324-4444 Restaurante do Comerciário Rua Senador Manoel Barata, nº 160 Tel: (91) 3212-8213 Belém/PA - Campina

CENTROS EDUCACIONAIS Centro Educacional Sesc em Ananindeua Av. Governador Hélio Gueiros, 110 Ananindeua/PA - Coqueiro 67120370 Tel: (91) 98218-2608 Centro Educacional Sesc em Castanhal Alameda Ryota Oyama s/n ao lado do parque de Exposição Agropecuária Castanhal/PA - Cristo Redentor Tel: (91) 3721-1875

CENTROS EDUCACIONAIS SESC LER Centro Educacional Sesc Benevides Av. Joaquim Pereira de Queiroz, 690 Benevides/PA - Presidente Medici Tel: (91) 3724-1800 Centro Educacional Sesc Inhangapi Trav. Pio XII, s/n Inhangapi/PA - Vila Nova Tel: (91) 3809-1229 Centro Educacional Sesc São Francisco do Pará Rodovia PA 320, Km 19 São Francisco do Pará/PA Lote Agrícola, 11 Tel: (91) 3774-1233 Centro Educacional Sesc Salinópolis Rodovia PA 124, Km 12 Salinópolis/PA - Vila da Coremas Tel: (91) 3859-1144


CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

(Localizadas em sindicatos filiados à Fecomércio PA) Sincomtai Tv. Bela, Centro, nº 55. Tailândia/PA Sindcomércio Rua Walterllo Prudente, nº 455 Vila Paulista. Redenção/PA Sindecom Av. Coronel José Porfírio 2800 São Sebastião. Altamira/PA

Quer falar conosco? Já está disponível no nosso Site uma área específica para recebermos seu elogio, reclamação ou sugestão. Acesse pelo site www.sesc-pa.com.br na Barra principal a área

Outros > Fale com o Sesc

CECOM

Coordenação de Comunicação (91) 4005-9584 / 9587 WhatsApp: (91) 98407-8721 cecomsescpa@gmail.com Jornalista e Coordenadora Thaís Pimenta (DRT/PA 2317) Assistente de Comunicação Giselle Moreira Designers Bruno Cantuária Samara Sarmanho Marketing Veruscka Brizart Web Master Mariano Gomes Jornalista Adriano Abbade (DRT/PA 2335)

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC Presidente do Conselho Regional do Sesc no Pará Sebastião de Oliveira Campos Conselheiros Joaquim Tadeu Pereira Luiz Augusto Lemos Burle Francisco Omar Fernandes Alberto Augusto Velho Vilhena Junior Antonio Olivar Queiroz de Souza Raimundo Alves da Costa Neto Farid Antonio Raad Massoud Jesus Roger Lopes Sales Vasconcelos Mário Luiz Pinheiro Melo Alberto Batista de Oliveira Osvaldo Pimenta Cabral Filho Itamar Silva Valdir Antonio Narzetti Alberto Campos Ribeiro João Guilherme Silva Pereira Silvio Roberto Vizeu Lima Damiana Santos Cabral Glauber Sávio Nascimento Silva Domingos Fernandes Eleres Ana Lucia Coelho Silva Rogério Andrade Freire Janari Vieira da Rocha Jesus Santos Santana Diretor Regional Marcos Cezar Silva Pinho Diretora de Educação e Cultura Doris Ferreira Rodrigues Diretora de Administração Graça Ormanes Diretora de Assistência, Lazer e Saúde Nedilea Negrão

Este Guia é uma produção mensal do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará. Tiragem de 7.000 exemplares. Distribuição gratuita. Proibida venda.

59


www.sesc-pa.com.br

60

GuiaSescPará 2017 NOVEMBRO  
GuiaSescPará 2017 NOVEMBRO  

Guia de programação do Sesc no Pará. Acompanhe os eventos, projetos e programações diversas que o Sesc oferece a cada mês. Neste mês tem Pal...

Advertisement