Page 1

SEXTA-FEIRA 10 DE MAIO DE 2019 | R$ 1,00

MAIO / JUNHO

Edição: 4.259 - Ano XXI - Fechamento: 18h00 - www.bomdiaonline.com

Eleições 2020 podem reeditar Carlos Moreira vs Laércio Ribeiro

Apesar de ainda haver negociações, a chamada “velha guarda” do PT já bateu o martelo. Quer apoiar Laércio Ribeiro para prefeito. Com os filhos criados e disposição para voltar ao cargo que

ocupou, ele estaria avaliando, com bons olhos a possibilidade. Se a oposição tem um nome forte para concorrer ela pode ter de enfrentar seu maior adversário de todos os tempos, Carlos

Ezequiel Moreira poderá ser o candidato indireto da situação, através de sua esposa Simone Moreira ou mesmo concorrer como o candidato de fato da situação, reeditando uma antiga disputa.

BOM DIA e APROVEITE MINAS voltam com Circuito do Sabor Uma disputa gastronômica e de qualidade no atendimento vai movimentar João Monlevade. Estará de volta o Circuito do Sabor, que vai descobrir quais são as melhores cozinhas da cidade, a cerveja ou chope com temperatura ideal e melhor atendimento. Saiba mais na página 4.

BOM DIA consolida maturidade com mudanças e novo sócio

Leia na página 2 do jornal Bom Dia, editorial e coluna do novo sócio do jornal Bom Dia, Thiago Moreira. Ele assume, a partir dessa edição, o comando de jornalismo e negócios juntamente com Sérgio Henrique e Luiz Castro.


sexta-feira, 10 de maio de 2019

BOM DIA

opinião

2. EXPEDIENTE

BOM DIA • Diretor Responsável: Geraldo Magela Gonçalves (Interino) • Diretor Geral: Luiz Gonazaga de Castro • Comercial: comercial@bomdiaonline.com 3851-1515 • Edição Breno Botelho • Diagramação/Arte: Sérgio Henrique Braga • Impressão: Gráfica Bom Dia • Colaboradores: Márcio Naoto Suzuki (Up Street) Lúcio Flávio

EDITORIAL

Nasce um “novo” BOM DIA Fruto da união de Sérgio Henrique Braga, Luiz Castro e Thiago Moreira, o Bom dia entra em uma nova fase. Uma revolução multimídia com TV ONLINE, PODCAST, ÁUDIO PELO WHATSAPP, PRESENÇA EM RÁDIO LOCAL DIRETO DA REDAÇÃO, EVENTOS, PUBLICIDADE, INCENTIVO AO COMÉRCIO, REVISTA e SITE. Conteúdo para todo tipo de mídia e informação ao alcance de todos será a norma daqui pra frente. As novidades serão implantadas aos poucos e já começaram. O veículo assume, ao mesmo tempo, a missão e compromisso de garantir a isonomia nas reportagens e a diversidade de opinião. Ou seja, será dado voz aos mais variados lados, sem deixar de fora qualquer que seja, desde que respeitadas as normas legais. Será, ainda, um veículo pautado pela ética profissional e pelo jornalismo de qualidade. São 20 anos de história de um veículo respeitado em todo o Médio Piracicaba. São diversos os momentos bons e de luta do jornal. Erramos, acertamos neste período, mas o presente se apresenta como uma oportunidade de construção de um futuro melhor para nossa cidade. Boa leitura e sempre um BOM DIA a você.

Carlos Augusto - Gugu (Meu Palpite)

RADAR

Tayana Duarte (Interiores com Estilo) Marcos Martino (Cenários) • Representante Comercial: Super Mídia Brasil - BH Central de Comunicação - SC Redação e Administração Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 152, Sl. 305, Aclimação, CEP.: 35930-028 João Monlevade / MG / Brasil (31) 3851.1515 • Bom Dia online: www.bomdiaonline.com Circulação: Alvinópolis, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Dionísio, Dom Silvério, Itabira, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José do Goiabal.

FUNDADO EM JULHO DE 1998

Bom Dia Comunicação Ltda - ME. CNPJ.: 24538633/0001-16 Todos os Direitos Reservados bomdia@bomdiaonline.com redacao@bomdiaonline.com

Dengue

Para evitar que um surto de dengue aconteça em João Monlevade, a Prefeitura mandou profissionais para as ruas e está multando donos de terrenos com lixo acumulado. O fumacê está passando e uma unidade de saúde está à disposição só para suspeitas da doença. O número de mortos preocupa a cidade.

Elogios

Em paralelo às perdas com a dengue aconteceram as festividades do aniversário da cidade. Num momento de luto, o monlevadense teve um feriado de reflexão, mas não deixou de prestigiar os eventos culturais e torcer por dias melhores. Elogiadíssimos os eventos realizados. Festival gastronômico Aproveite Minas, abertura dos JEMG e Gustavo Lima.

Vem mais aí?

A choperia ASHBY pretende apresentar um projeto ao município para que as praças da cidade tenham pelo menos um evento cultural e gastronômico por mês. A ideia partiu do empresário Adinei e seu sócio Alexandre. A ideia foi um pedido da população.

Retorno

O jornal Bom Dia e o Tendavip trabalham juntos na reformulação do Circuito do Sabor, que já movimentou bares e restaurantes no passado. A ideia é criar um circuito idêntico ao Comida de Boteco de BH com o anúncio dos vencedores em um evento com os pratos participantes. O projeto inclui voto popular no local e internet, divulgação massiva dos pratos e restaurantes, assim como de parceiros.

Colunistas

A partir de agora, com o tempo, o jornal e site Bom dia irá apresentar novo conteúdo aos leitores. Novos colunistas, mais opinião e reportagens. Acompanhe, aos poucos, as mudanças.

Obrigado Dindão A maioridade do jornal Bom dia veio dois anos atrás. Hoje, com 20 anos de história, dos 55 da cidade, assumo um novo compromisso com o leitor, assinantes e anunciantes. A partir de agora teremos a missão de dirigir a parte editorial (Conteúdo) e de negócios do jornal, site e redes sociais. Comigo na gestão estarão o Sérgio Henriques (Direção e edição de imagem) e o Luiz de Castro (Financeiro). A responsabilidade é enorme, pois o Bom Dia revolucionou a comunicação na região diversas vezes. Foi o primeiro veículo diário do Médio Piracicaba. Também foi pioneiro na aquisição de gráfica própria, formulação de um site de notícias e entretenimento (Cidademais) e a se tornar híbrido (papel e online) como acontece nos EUA. Ninguém nega que as páginas do Bom Dia já ajudaram a definir eleições em João Monlevade e outras cidades. Aliás, em uma delas, eu perdi uma eleição “praticamente ganha” com doutor Railton. Uma reportagem de capa ajudou a criar uma notícia negativa e, com 7% de frente na semana da eleição, amargamos uma derrota histórica para Gustavo Prandini. Eu era o profissional de marketing de rádio do candidato Railton naquela época e senti, na pele, a força deste periódico. Força essa que tende a aumentar com algumas ações pontuais que pretendemos implantar daqui em diante. Faz parte da natureza humana relaxar quando as coisas vão bem, mas a história mostra que é exatamente nessa hora que é preciso estar atento. O sucesso gera complacência e a complacência gera fracasso. É preciso ser meio paranoico para vencer. Todo negócio, portanto, deve enfrentar mudanças. A posição que antes era tida como garantida pode mudar drasticamente. Mudanças empresariais podem ser criadas por momentos de insatisfação dentro da organização ou no ambiente externo, mas são sempre necessárias, mais cedo ou mais tarde Algumas coisas mudam, até porque cada um tem um jeito de pensar a vida. Outras continuam intactas. Pautaremos nossa atuação pela ética profissional, pelo compromisso com a verdade, com a seriedade que exige o jornalismo e com a pluralidade de ideias. Quem espera um jornal vendido estará enganado. Seremos justos. Elogios quando forem adequados elogios, cobranças quando forem necessárias cobranças. Jornalismo foi feito para espelhar a sociedade. Dar voz a todas as partes é essencial para que isso se manifeste nas páginas e telas. Não vamos contar nossos planos, até porque como qualquer negócio, a comunicação tem seus “concorrentes”, mas o leitor, o assinante, o telespectador e o anunciante vão senti-las dia após dia. Somos criativos, trabalhadores e entendemos bem a força desta marca. “Bom dia” não é para qualquer um. Tem de ser bom no que faz e é por isso que acredito na equipe que Dindão deixa para nós. A ele, nosso obrigado. Thiago Moreira – É jornalista, empresário e dirige a revista e site Tendavip, a cervejarias Paris 83, a Comunique MKT e agora é um dos sócios do jornal e site Bom Dia.


sexta-feira, 10 de maio de 2019

BOM DIA

política

3.

Disputa pela prefeitura em 2020 pode reeditar clássico antigo Fotos: Divulgação

João Monlevade - Laércio vs Carlos Moreira, um clássico que está para política local assim com Cruzeiro e Atlético está para o futebol. A disputa pode acontecer, indiretamente, caso Carlos lance sua esposa Simone Moreira para tentar a reeleição ou ele mesmo se candidate. Laércio já teria sido aclamado pelo PT, que está fora do poder há muitos anos. Para tentar desequilibrar o jogo para seu lado, o partido tentará levar Conceição Winter (que foi vice de Carlos) para ser candidata a vice de Laércio. Doutor Antônio, esposo dela, veria tal possibilidade com bons olhos e já chegou

Carlos Moreira pode sair candidato ou apoiar sua esposa Simone

Laércio já teria sido aclamado pelo PT

a dizer, em público, que pode ser que ano que vem sua esposa não seja cabeça de chapa. Outro que pode entrar numa chapa como vice é o empresário Elgen Machado, o Machadão. Sobre a candidatura de Moreira, ainda se fala no discurso oficial que Simone é que tentará se reeleger. Porém, não se pode deixar de considerar que o marido pode usar todo seu capital político com uma candidatura própria. Ano que vem ele poderá ser candidato é o que defendem alguns advogados. O grupo já havia o pressionado para entrar na última disputa e, se fosse o caso, governasse com liminar como outros prefeitos fizeram, já que Moreira tem condenação por improbidade. Ele

teria negado e alegado que “poderia prejudicar o grupo”. Pesquisa Os partidos políticos e pessoas do meio fazem pesquisas internas e vão medindo o nível de satisfação e insatisfação com o governo e os nomes que têm mais chances de vitória. A última encomendada por um partido da situação, apontou que Carlos Moreira é o nome mais forte. Ele vencia a soma de todos os outros juntos. Outro que teve destaque foi o vereador Thiago Titó. Ele apareceu tecnicamente empatado com o candidato natural da oposição, o médico Railton Franklin, do PDT, mesmo partido do jovem político.

Doutor Railton diz que será candidato a vereador João Monlevade - Depois de lançar sua pré candidatura a prefeito e desistir um mês depois, ainda há quem diga que doutor Railton faz jogo de cena e teria se arrependido de divulgar que seria candidato muito cedo. Políticos da situa-

Divulgação

“Para vereador eu continuo pedindo votos”

ção e oposição avaliam que ele irá se candidatar a prefeito. Ele, porém, afirma que não. “Minha família me pediu para não sair candidato a prefeito. Foi uma

decisão muito difícil que tive que tomar”, disse ao jornal BOM DIA. Se diz que não vai tentar a função de governar a cidade ele não nega que pode voltar ao Legislati-

vo, que já atuou e tentar uma, das 15 vagas. “Para vereador eu continuo pedindo votos. Serei candidato para voltar para aquela Casa”, afirmou o médico.


sexta-feira, 10 de maio de 2019

BOM DIA

cultura

4.

Circuito do Sabor: vem aí a maior disputa gastronômica do Médio Piracicaba João Monlevde - Começa em breve o Circuito do Sabor, concurso que vai escolher os melhores do setor de gastronomia na cidade. A população poderá votar e escolher os melhores pratos e tira gostos, temperatura da cerveja, atendimento e higiene. Haverá ampla divulgação dos participantes com mídias no jornal e site do Bom Dia, Revista e Site Tendavip, rádios, panfletos e cartazes. O resultado será divulgado em um evento gastronômico ao final do projeto. Além da população, três jurados também votarão os quesitos. Uma grande oportunidade de desenvolver o turismo gastronômico assim como a população sair para se divertir aproveitando os pratos. Realização: Bom Dia e Aproveite Minas. Apoio: CDL, PARIS 83, PRIME HOUSE, CÂMARA DE JOÃO MONLEVADE, TENDAVIP, PACHÁ ALIMENTOS e ASHBY. Realização BOM DIA e APROVEITE MINAS.

Festival Aproveite Minas é sucesso na praça

Foi realizado recentemente o Festival Gastronômico Aproveite Minas, na Praça Sete, dentro das comemorações do aniversário da cidade. O evento lotou a praça com muito rock e

MPB, além de cervejas especiais e pratos. O evento chegou em sua quinta edição na cidade e outras duas em Ipatinga, totalizando sete realizações e já está se tornando tradição.


BOM DIA

sexta-feira, 10 de maio de 2019

cidade

5.

Médicos ameaçam “greve” no Margarida e ação rápida de provedor impede paralisação imediata João Monlevade - Provedor do hospital Margarida há três anos, José Roberto Fernandes orgulha-se de dizer que, não fosse a dívida milionária do governo de Minas com a unidade de saúde, ela seria superavitária. Diz, ainda, que se não tivesse conseguido fazer isso já teria se desligado há muito tempo da função voluntária. Dias atrás, foi surpreendido por avisos dentro do hospital de que alguns médicos cogitaram realizar uma “greve”. Imediatamente mandou avisar que não precisava chegar a esse ponto e pediu o apoio dos médicos para se unirem a ele no fechamento imediato do hospital já que o governo de Minas não honra com seu compromisso. Os que defendiam, então, a paralisação recuaram. O motivo do motim seria pelo fato do hospital estar em atraso de quatro meses no pagamento dos serviços médicos e diversos fornecedores. Para resolver este problema, o hospital recorre a planos de reestruturação. Recentemente, a unidade de saúde pediu um empréstimo ´no Bra-

Divulgação

José Roberto Fernandes orgulha-se de dizer que, não fosse a dívida milionária do governo de Minas com a unidade de saúde, ela seria superavitária.

desco para quitar uma dívida antiga na Caixa e pagar os atrasados. Tal dinheiro seria com condições melhores. A Caixa, por sua vez, exigiu ao hospital que pagasse multa por pagar as contas antes do combinado. “É a primeira vez que vejo alguém ter

que pagar multa porque quer quitar uma dívida”, queixou-se o provedor do hospital que disse que caso o banco mantivesse tal posição, iria entrar com uma ação contra ele. Outras medidas, ainda em sigilo, são analisadas para que toda a dívida do

hospital, algo em torno de R$ 18 milhões seja quitada de vez. Diversas pessoas da comunidade analisam possibilidades reais para que o hospital volte ao azul. “Não podemos dar detalhes porque precisamos ver a viabilidade judicial dos nossos planos. Se for viável pro-

vavelmente conseguiremos quitar tudo e não fi-

car devendo mais nada”, disse José Roberto.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELA VISTA DE MINAS – Aviso de Licitação: PREGÃO PRESENCIAL Nº 11/2019 no dia 27/05/2019 às 09h. Objeto: contratação de Instituição Financeira. O Edital se encontra à disposição dos interessados no setor de licitações, Av.: Arthur da Costa e Silva, 70, Centro, de segunda à sexta-feira no horário de 7h às 11h e 13h às 17h. ou através do site: www.belavistademinas.mg.gov.br Maiores informações poderão ser adquiridas pelo telefax: (31) 38531271/1272. Wilber José de Souza – Prefeito Municipal.


sexta-feira, 10 de maio de 2019

BOM DIA


sexta-feira, 10 de maio de 2019

BOM DIA

política

7.

Pastor Carlinhos ameaça Sinval na Câmara João Monlevade - Interrompido pelo colega Sinval Dias, o vereador Pastor Carlinhos em uma fala contra o hospital Margarida perdeu a paciência, e aos gritos, ameaçou o vereador Sinval Jacinto Dias que havia sido pivô de outra briga na Câmara com Belmar Diniz. Muito irritado com as interrupções do vereador, pastor Carlinhos começou a gritar. “Faz comigo o que você fez com Belmar para ver o que lhe acontece”, dizia. Sinval rebatia. “O senhor é homem e eu também sou”. Tudo foi filmado e transmitido ao vivo pelo You-

“Faz comigo o que você fez com Belmar para ver o que lhe acontece”

Tube, já que as reuniões passam nas redes mundiais de computadores. Pastor Carlinhos seguiu com as falas. “Você Sinval acha que manda na Câmara, não manda não”, gritava enquanto o assessor jurídico Silvan Pelágio e outros vereadores tentavam acalmá-lo. O presidente da Câmara, Leles Pontes, fez um discurso em seguida. Ele afirmou que os parlamentares são representantes do povo e que a população não espera deles esse tipo de postura. Leles destacou, ainda, a necessidade de diálogo e mais respeito entre os vereadores.

Por mais economias presidente Leles Pontes quer cortes Divulgação

Leles Pontes visa economias na Câmara

João Monlevade - Atual presidente da Câmara, o vereador e professor Leles Pontes visa economias na Câmara. Ele pretende instalar energia solar, fazer um poço artesiano e trocar o provedor de internet, considerado caro por ele e sem qualidade. Leles também voltou com o projeto Cidadão Legal depois de anos sem realização da Câmara. E fez o evento também com cortes. “Haviam dois jornais de fora da cidade que recebiam recursos da Câmara, mas não circulavam aqui. Cortei e fiz o cidadão legal”, explicou. O projeto reuniu quase 3.000 pessoas e atendeu centenas de cidadãos que precisavam de serviços.

ANÁLISE DA NOTÍCIA: Show de horrores na Câmara Ineficiente em projetos de lei que mudem a situação de João Monlevade e com debates abaixo da média, a Câmara de João Monlevade protagonizou, nos últimos dias, dois momentos de absoluta falta de equilíbrio. Em ambos os casos, o experiente vereador Sinval Jacinto Dias estava envolvido. No primeiro episódio ele agrediu com um livro o vereador Belmar, no segundo, ao interromper uma fala de pastor Carlinhos, foi ameaçado por ele. O que acontece na Câmara deveria ser reflexo das demandas sociais. Isso não acontece. João Monlevade passa por uma crise enorme e a Arcelor Mittal, que deveria ser um dos alvos é simplesmente deixada de lado pelos parlamentares. Por que, ora essa, a Usina não ajuda mais? Por que a cidade carece tanto de recursos e nenhum debate produtivo é realizado? O hospital está em situação difícil, a dengue se alastra, cortes para Educação são anunciados, a violência é um problema, mas os vereadores, em maioria, seguem recebendo salários para fingir que legislam. Não me recordo bem qual foi o último grande projeto de lei apresentado na Câmara de João Monlevade que mudou de fato da vida dos monlevandeses. Se eu estiver enganado me corrijam, mas não me recordo. Ser vereador é uma função importantíssima, pois é no parlamento que o povo deveria se sentir representado. Isso, definitivamente, está longe de acontecer.


sexta-feira, 10 de maio de 2019

BOM DIA

opinião

8.

Lobotiando Oi que bom poder estar com vocês agora nesse jornal tão respeitado, vamos falar toda semana de assuntos relevantes à população monlevadens. E é claro com uma opinião pessoal clara e direta do como sempre tenho, agradeço ao amigo Thiago Moreira, ao Sérgio e ao Luiz pela oportunidade.

por Fabiano Lobot

Posto do bairro Industrial Semana passada fomos surpreendidos com o fechamento do Posto de saúde do bairro industrial, a administração explicou que será reformada a unidade de saúde. Aí já bateu um alívio para nos moradores dessa região. Simone Moreira torcemos para que essa reabertura seja breve, pois temos um xodó com aquele posto, parabenizo pela iniciativa de ter colocado para funcionar a unidade do bairro cidade nova em ação contra a dengue, mas queremos nosso posto viu.

Entrada da cidade Dengue

A Tal Radio

Fico indignado quando vejo casas abandonadas e lotes sujos por toda a cidade, parece que as pessoas que deixam suas propriedades nesse estado não têm amor ao próximo, o mais triste é culparem a administração publica por sua própria sujeira, gente vamos limpar nossos lotes Dengue não é brinquedo.

Tem um pessoal aí querendo me dar maior mídia na radio deles, programas inteiros citando meu nome, pena que não dá para entender muito o que o locutor fala, mas desde já, agradeço pela mídia gratuita, fico chateado por quase ninguém dar audiência a vocês mas continue falando do Lobot eu juro que adoro...

Oposição Esse pessoal vai ter que mudar a estratégia para tirar o poder do PSDB do poder em Monlevade. Dei umas voltas no bairro Cidade Nova, além de Posto Médico novinho e 3 médicos atendendo, várias ruas do bairro estão sendo pavimentadas. Fui ao bairro Sion a mesma coisa, então cheguei à conclusão que para ganhar uma eleição de Moreira com estratégia de falar que a cidade está parada não está dando muito certo. Fala para os médicos candidatos que fingiram que desistiram de candidatar que está fora de moda, vamos largar o bisturi e injeções de anestesia e vai pra rua porque Moreira vem forte de novo....

Há anos ouvíamos pessoas falando que os prefeitos deveriam melhorar as entradas da cidade. Nos últimos anos vira e mexe alguém posta e fala um tanto de abobrinha em suas páginas, dessa vez a coisa foi diferente. A atual administração fez uma parceria com o empresário Lucien Marques e através da secretaria de meio ambiente a tão falada melhoria saiu, mas dessa vez ninguém postou a respeito, será porque? Falar do que está ruim é o que interessa não é isso?

Participei essa sema da entrega do cheque de 5.000 mil reais ao SEVOR, Campanha do grupo de Mulheres JUNTAS SOMOS MAIS FORTES... Dinheiro destinado à comprar de 100 cadeiras e 2 mesas para o auditório do Serviço Voluntário de Resgate. PARABENS PELA INICIATIVA... Semana que vem Lobotiamos mais um Pouco... até la. As opiniões, fotos e textos desta coluna são de responsabilidade de seu articulista, não representam necessariamente a opinião do jornal.


BOM DIA

sexta-feira, 10 de maio de 2019

cidade

9.

Vereador declara voto em Bolsonaro para comprar armas Divulgação

João Monlevade - O vereador Cláudio Cebolinha revelou seu voto para presidente na reunião da Câmara de quarta-feira. Segundo ele, votou em Jair Bolsonaro porque desejava poder andar armado. Momentos antes, uma medida provisória que facilita posse de armas para diversas pessoas, dentre elas jornalistas, caminhoneiros, deputados e vereadores, havia sido criticada pelo vereador Gentil Bicalho. “Eu vou comprar, podemos ter até quatro. Votei nele pra isso”, disse Cebolinha. O texto foi assinado por Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto na terça (7), quando ele citou apenas algumas das categorias que teriam o porte facilitado: caçadores, colecionadores e atiradores – conhecidos como CACs. O Estatuto do Desarmamento prevê que, para obter o direito de porte,

Inscrições para Processo Seletivo para Fiscal de Obras e Posturas vão até o próximo dia 17

O vereador justificou seu voto e disse que vai andar armado

é preciso ter 25 anos, comprovar capacidade técnica e psicológica para o uso de arma de fogo, não ter antecedentes criminais nem estar respondendo a inquérito ou a processo criminal

e ter residência certa e ocupação lícita. Além disso, é preciso comprovar “efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física”.

João Monlevade - As inscrições para o processo Seletivo para o preenchimento de 5 vagas aos cargos de Fiscal de Obras (3) e Posturas (2) da Prefeitura Municipal de João Monlevade começaram no último dia 6. O prazo de contratação é de 6 meses. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 17, no local onde funcionava a Secretaria de Meio Ambiente, prédio localizado na avenida Getúlio Vargas, 4.798, 4º andar, Carneirinhos, no horário de 8h às 10h30 de 13h à 15h30. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: 1 - Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada

do documento original do CPF; 2 - Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do documento original oficial de identidade; 3 - Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do documento comprovando a residência (contas de água ou energia elétrica, atualizados (últimos 60 dias); 4 - Comprovante da situação regular com as obrigações eleitorais (comprovante de votação na última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral, emitida nos últimos 30 dias e obtida no cartório eleitoral ou no endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral- TSE; 5 - Cópia do certificado de reservista (sexo masculino); 6 - Cópia da carteira de trabalho, comprovando experiência no cargo de

fiscal de obras ou fiscal de posturas (ou cargo de tarefas semelhantes), contrato de trabalho, declaração de empresa e outros documentos com conferência que comprovem experiência no cargo, somente para candidatos que tenham experiência. Ainda de acordo com o Edital, os candidatos devem ter Ensino Médio completo, possuir conhecimento das normas de segurança usualmente reconhecidas na construção e estabelecidas no código de obras e posturas municipal e facilidade de relacionamento com pessoas. Outras informações no Edital que se encontra no site da Prefeitura, pelo link http://pmjm. mg.gov.br/concursos/.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELA VISTA DE MINAS – AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2019 no dia 23/05/2019 às 08:30hs. Objeto: registro de preços de medicamentos. O Edital se encontra à disposição dos interessados no setor de licitações, Av.: Arthur da Costa e Silva, 70, Centro, de segunda à sexta-feira no horário de 7h às 11h e 13h às 17h. ou através do site: www.belavistademinas.mg.gov.br Maiores informações poderão ser adquiridas pelo telefax: (31) 38531271/1272. Wilber José de Souza – Prefeito Municipal.


sexta-feira, 10 de maio de 2019

BOM DIA

negócios

10.

Você já “deu um Google?” Seu cliente certamente sim. Lembre-se de um momento em que você precisou realizar uma pesquisa sobre um produto, um endereço de uma loja ou até mesmo o contato de um estabelecimento. A primeira coisa que vem à cabeça como solução é uma palavra: Google. Com certeza, é inevitável recorrer ao oráculo da atualidade. E por isto figurar nas pesquisas do Google é uma necessidade cada vez mais evidente para qualquer negócio que busque visibilidade entre os seus clientes. Há muito tempo, o buscador, que é o principal do mundo, se tornou a referência dos consumidores para pesquisar sobre qualquer assunto. Não é exagero dizer que

a maioria das jornadas de compra do varejo começa com uma busca no site do Google, independentemente se a conversão vai ocorrer em uma loja física ou no e-com-

esta referência é o fato de reunir toda a informação de que as pessoas necessitam, a plataforma oferece ferramentas para que tudo o que é buscado esteja disponível da

“O Google Meu Negócio é um dos recursos a que qualquer empresa tem acesso gratuito para qualificar sua presença no buscador”. merce. As buscas podem ser por informações de localização ou contato, mas também ocorrem para comparação de preços em um site ou diretamente nos anúncios veiculados na plataforma. Como o principal motivo para o Google ser

forma mais detalhada e organizada possível. O Google Meu Negócio é um dos recursos a que qualquer empresa tem acesso gratuito para qualificar sua presença no buscador. Com ele, sem ter que pagar pela utilização, lojistas

podem conectar seus negócios com os consumidores e aproveitar situações em que são realizadas buscas. Acessando no computador ou pelo aplicativo disponível na Play Store, basta criar um perfil e configurar com o conteúdo referente ao empreendimento, incluindo fotos e administrando suas informações comerciais disponíveis no Google. Também é possível criar promoções ou eventos. O perfil da empresa no Google Meu Negócio será exibido quando as pessoas procurarem diretamente por ela ou buscarem por empreendimentos semelhantes na Pesquisa Google ou no Google Maps.

Fácil utilização O uso da ferramenta é simples e intuitivo e sua efetividade depende da dedicação do usuário para organizar as informações e administrar o relacionamento com seus clientes. O app do Google Meu Negócio para celulares proporciona uma experiência ainda melhor de utilização em relação ao computador, com recursos avançados que permitem: . Adicionar e editar novos dados da empresa diretamente no editor de perfil; . Fazer fotos e ajustá-las com vários filtros; . Criar postagens para novas ofertas, atualizações e eventos; . Visualizar quem está

interagindo com o perfil do seu negócio e manter os contatos na guia “Clientes”, onde é possível responder às avaliações, trocar mensagens diretamente com os clientes e ver quem segue sua empresa. O Google Meu Negócio é mais que um mero expositor estático e pode se tornar uma ferramenta de comunicação importante para a empresa. Por este canal, o cliente pode entrar em contato com uma mensagem de texto, reservar um serviço ou opinar no perfil da empresa. Além disto, quando um cliente se conecta à empresa com alguma interação o Goo-

gle notifica o dono do estabelecimento. Toda movimentação gera dados que podem ser analisados, como o número de pessoas que encontraram o perfil. Também é possível saber como os clientes interagem com o perfil da sua empresa e de onde eles vêm, o que possibilita segmentar melhor o público e alcançar novos consumidores em potencial. Outro recurso interessante é o gráfico que demonstra quais fotos chamam mais atenção e possibilita comparar seu desempenho com o de empresas semelhantes. A ferramenta Google Meu Negócio não subs-

titui um site institucional ou um e-commerce, mas funciona como um recurso complementar e melhora a identidade on-line da empresa. E mesmo que o seu negócio funcione em casa ou tenha um perfil de atendimento restrito ao ambiente web é possível criar um perfil no Google Meu Negócio, porque a ferramenta permite optar por não exibir um endereço físico. Acesse o Google Meu Negócio e conecte sua empresa com os consumidores que navegam pelas buscas on-line, mesmo que sua intenção seja levá-los para sua loja física.

*Emerson Duarte é jornalista, especialista em marketing digital e e-commerce, palestrante, diretor de marketing da EMC Sistemas e autor do livro Ecossistema de Vendas.


BOM DIA

sexta-feira, 10 de maio de 2019

cidade

11.

São Gonçalo na luta contra a dengue Acom

Bomba aplica inseticida em locais com suspeitas de abrigo do mosquito.

São Gonçalo do Rio Abaixo - A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas ações visando a eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Semanalmente é realizado pela Vigilância Epidemiológica “ação de armadilhas”, onde um pneu é preenchido com água nas comunidades rurais e

é feito o monitoramento da circulação do mosquito da dengue no local. Os agentes de endemias estão visitando residências, comércios, instituições públicas e terrenos vagos para o recolhimento de objetos inservíveis onde for necessário. Além das visitas domiciliares, os agentes dedicam atenção especial aos pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos e cemitérios, onde os depósitos estão

sendo vistoriados e os proprietários são orientados sobre a maneira adequada de guardar os materiais utilizados nesses locais. O trabalho dos servidores é auxiliado pela bomba motorizada costal que consiste na aplicação de inseticidas nas localidades com casos suspeitos e ou confirmados de dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela em um raio de 400 metros.

São Gonçalo promove curso para melhorar atendimento no comércio São Gonçalo do Rio Abaixo - Qualidade e excelência no atendimento ao cliente são desafios importantes a serem superados em quaisquer ramos de atividade no mundo dos negócios. Investimentos em bom relacionamento com a clientela podem ampliar o faturamento de segmentos de pequeno ou grande porte. Pensando nisso, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, em parceria com a Casa do Empreendedor, realiza de 13 a 16 de maio o curso “Como atender melhor seu cliente”. O evento será no Centro Cultural e tem por objetivos identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, refletir de forma crítica sobre as ações e procedimentos de atendimento

na empresa e planejar as ações que possam gerar impacto positivo nos resultados das instituições. As vagas são limitadas e o curso tem carga horária de 15 horas. ‘Os 7 pecados do atendimento’, ‘Mecanismos que geram satisfação do cliente’, ‘Ações de estímulo à indicação de novos clientes’, ‘Situações de atendimento’, e outros temas integram a carga horária do treinamento. O curso é destinado a empresários formais e informais, potenciais empresários e profissionais liberais que desejam explorar múltiplas possibilidades de gerar maior satisfação do cliente, por meio da agregação de valor, reforçando a postura competitiva de sua empresa. Microempreendedor Individual (MEI) também pode participar. Inscrições devem ser feitas na Casa do Empreendedor até o dia 10 de maio. Informações: (31) 3820-1928 / (31) 3831-2120.

A escola Luiz Prisco foi a mais premiada de todo o Jemg fase microrregional:

4 ouros - vôlei fem, vôlei masc, xadrez masc, xadrez fem. 4 pratas - handebol fem, xadrez fem, xadrez masc 3 bronzes - xadrez masc, xadrez fem. Onze medalhas no total, duas equipes de vôlei classificadas para regional mais 8 atletas de xadrez.


12

Profile for sergiohenriquebraga

10maio  

10maio  

Advertisement