Ponte bancarios

Page 1

A qualidade da informação é fundamental para a democracia

Uma ponte para onde?

Nas sociedades modernas, os meios de comunicação são os principais fornecedores da informação. Sem informação de qualidade, a manipulação da opinião publica coloca em risco direitos conquistados, avanços sociais e a própria democracia. Nesse sentido, a regulação da mídia se torna fundamental, já que o alinhamento da grande mídia aos interesses dos banqueiros e capitalistas internacionais sustentou por mais de 20 anos a ditadura civil-militar no país

jornalzinho bancarios - ponte.indd 1

Nos últimos meses a política tem sido o centro dos debates na vida dos brasileiros. A divulgação das investigações promovidas pelo Ministério Público Federal e Justiça do Paraná, envolvendo a relação entre contratos de obras publicas e o financiamento de campanhas eleitorais, grandes empreiteiras, empresários, doleiros, partidos e políticos provocam as mais diversas opiniões e posicionamentos. Esse debate é um aspecto que temos que valorizar: a crise atual tem instigado grande parte dos brasileiros a questionar o papel das instituições nacionais, sejam elas ligadas ao Executivo, ao Judiciário ou ao Legislativo e, principalmente, o comportamento ético e legal dos seus representantes. De acordo com o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) há mais de 50 projetos de lei no Congresso que atacam direitos dos trabalhadores, entre eles a terceirização das atividades fins, a flexibi-

lização de férias, descanso semanal remunerado, 13º salário. As grandes federações patronais apoiam o impedimento, em particular a FIESP, porque pretendem acabar com a CLT, flexibilizando diretos e precarizando as condições de trabalho, valendo apenas o que for negociado sobre o legislado. O documento apresentado pelos que pretendem assumir o governo - chamado “Uma Ponte para o Futuro” - propõe a desvinculação dos recursos do orçamento com o sistema de financiamento da saúde e da educação públicas, sinalizando que não serão prioridades num futuro governo. Propõe também a desindexação dos benefícios previdenciários e assistenciais e do salário mínimo, cuja política de valorização foi a principal causa da diminuição das desigualdades ocorrida na última década. Além disto, pretendem aumentar a idade para a aposentadoria dos trabalhadores do mercado formal de trabalho, de 60 e 65 anos, para mulheres e homens, respectivamente, pondo por terra a fórmula 85/95.

A luta contra a corrupção 65 Deputados formaram a comissão de impedimento. Desses, 37 respondem a processos na justiça, processos por crimes de corrupção e crimes de responsabilidade eleitoral, contra a Lei das Licitações, ocultação de bens, peculato, aplicação irregular de verbas públicas e lavagem de dinheiro. Para levar a sério a pauta da luta contra a corrupção, devemos considerar todos no atual cenário político, sem hipocrisia.

13/04/2016 10:57:36


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Ponte bancarios by SINTRAFI FPOLIS E REGIÃO - Issuu