1 minute read

Acolhimento

A saúde emocional do ser humano está sofrendo grandes impactos com a pandemia da COVID-19. Nota-se o aumento nos casos de transtornos de ansiedade, estresses e depressão. Diante disso, avalia como necessária a aplicação de estratégias efetivas para acolher e oferecer suporte emocional aos seus profissionais de direção, técnicos administrativos, docentes e pessoal operacional da Rede Pública, uma vez que tais profissionais são referência para os demais envolvidos no contexto escolar.

Os técnicos e demais profissionais possuem o papel de acolher aos demais grupos envolvidos no ambiente educacional, sendo fundamental que, nestes tempos agudos da pandemia, estejam recebendo suporte e acolhimento psicológico para desenvolver suas funções com eficiência e motivação interna. A saúde mental hoje é o pilar para que o sujeito tenha motivação para desenvolver seus papéis com habilidade e eficiência, especialmente no momento atual.

Diante disso, a proposta é oferecer ferramentas de acolhimento aos profissionais da educação de modo a mitigar os desequilíbrios acumulados ao longo do último ano e prepará-los para a recepção presencial e remota, dos seus alunos e dos colegas de trabalho. Assim, nossa ação está voltada para:

O acolhimento psicossocial aos profissionais de educação, com o objetivo de proporcionar apoio emocional e mental no retorno às atividades docentes, presenciais e remotas. Serão realizadas reuniões online, baseadas em técnicas de terapia em grupo,

oferecendo-lhes espaços de fala e escuta, atividades lúdicas e abordagem de temáticas relacionadas à Teoria de Gestão da Emoção.

Essa preocupação se estende aos alunos que terão um acompanhamento contínuo por meio da mobilização de profissionais intersetoriais, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento das competências socioemocionais e no equilíbrio das emoções.

Para saber mais acesse

https://site.educacao.go.gov.br/wp-content/ uploads/2021/07/PLANEJAMENTO_ACOLHIMENTO_ PSICOSSOCIAL_SEDUC__GO___1_-1.pdf