Page 1

Acesso a Mercados e Serviรงos Financeiros


Uma empresa, na sua razão primária de existência, precisa ter clientes que consumam o seu produto e ou serviço. É isso que faz com que a roda gire, com que as rotinas se estabeleçam, e que a empresa crie valor perante ao mercado e assim, se faz conhecida no mundo corporativo. Encontrar, descobrir, desbravar novos mercados consumidores, bem como fornecedores é uma tarefa que requer dedicação, cuidado e intensidade. O Sebrae-SP, desenvolve uma série de ações para ajudar o empresário a expandir o campo de atuação de sua empresa, com diversas ações, das quais podemos destacar:


Acesso a Mercados Participação em Feiras de Negócios O ramo de atividade que sua empresa atua, provavelmente é representado também em uma feira setorial, que apresenta anualmente ou bienalmente as tendências do setor, dos componentes, de maquinários e claro, de possíveis novos clientes. O Sebrae-SP participa das melhores feiras do Estado de São Paulo em diversos segmentos, com condições diferenciadas para empresas de pequeno porte que já são clientes do Sebrae-SP de maneira a permitir que as empresas possam expor seus produtos e serviços a uma gama imensa de visitantes da Feira, nacionais e até internacionais, captando assim novos fornecedores e compradores.

Realização de Missões Empresariais As missões empresariais são viagens técnicas nacionais e internacionais, onde um grupo de empresas são organizadas sob coordenação do Sebrae-SP para conhecer eventos de negócios, feiras, novas tecnologias, outras empresas fornecedoras ou compradoras, além de eventuais parcerias de negócios. As missões podem ser comerciais, técnicas ou mistas, e são ótimas oportunidades para o empresário conhecer novos mercados, produtos, processos, tecnologias e trocar experiências com outros integrantes da missão, conhecendo práticas comerciais da concorrência. As missões comerciais são direcionadas a feiras, rodadas de negócios e a outros eventos em que os participantes têm a oportunidade de estabelecer contatos comerciais com potenciais compradores e fornecedores. Já as missões técnicas são voltadas a visita de empresas (in company) ou a centros tecnológicos onde os participantes têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre produtos, processos e tecnologias de domínio do anfitrião. O Sebrae-SP atua com missões focadas em diversos segmentos da economia, com condições diferenciadas para empresários enquadrados no perfil de atendimento.

Rodadas de Negócios Rodadas de Negócios são encontros promovidos pelo Sebrae-SP entre empresas compradoras e vendedoras, tendo como objetivo a criação de parcerias de negócios. É o método bastante utilizado para estimular as empresas de pequeno porte a prospectarem mercado.


As Rodadas de Negócios objetivam promover oportunidades para negociarem seus produtos e/ou serviços através de encontros préagendados formando parcerias entre empresas, além de divulgar produtos, serviços e ideias. Para isso, o principal instrumento utilizado é o agendamento prévio. Os agendamentos dão às Rodadas de Negócios uma dinâmica particular que consiste em marcar encontros direcionados entre ofertantes (empresas que têm interesse em oferecer produtos e serviços) e demandantes (potenciais compradores dos produtos e serviços oferecidos). Com isso, o empresário tem a oportunidade de ter contato direto com grandes empresas e redes, além da realização rápida de negócios e troca de informações com um maior número de empresas.

Sessão de Negócios A Sessão de Negócios, como o próprio nome diz, estimula e fomenta negócios, vindo a atender uma necessidade de integração empresarial entre os setores da indústria, comércio e serviços de diversas regiões. Para isso, o evento é organizado na forma de reuniões comerciais, onde compradores e vendedores apresentarão seus produtos e/ou serviços num espaço de tempo de 1 a 2 minutos. É uma ferramenta que otimiza a geração de novos negócios, através de eventos ágeis e dinâmicos entre todas as empresas participantes, visto que potencializa o conhecimento por parte da comunidade empresarial da região de diversos produtos e/ou serviços ali existentes, mas que são desconhecidos pelas empresas.

Encontro de Relacionamento & Negócios O Encontro de Relacionamento & Negócios é uma ferramenta do Sebrae-SP que tem o objetivo de promover novas oportunidades de negócios, através de eventos ágeis e dinâmicos, entre empresas vendedoras e empresas compradoras. Os participantes são identificados com crachá, diferenciados por cores, como empresas vendedoras, empresas compradoras, organização e convidados. É montado um painel de oportunidades de negócios, constituído com a oferta e a demanda de todas as empresas participantes e, preferencialmente, a exposição/degustação de produtos ofertados pelas empresas vendedoras.

Feirão de Saldos O Feirão de Saldos é um evento multisetorial, que tem como objetivo oferecer às empresas e pequeno porte o estímulo das vendas de suas mercadorias em condições especiais, com a premissa de ser realizada fora da estrutura física do empresário, reunindoos para promoverem seus produtos em uma exposição. Trata-se da proposição de uma ação coletiva de liquidação – queima de estoque, como é tratado no setor, pretendendo atrair ainda mais consumidores da localidade onde será realizado o evento. O objetivo é vender seus produtos oriundos de troca de coleções, sazonalidade de vendas, entre outros, com preços reduzidos em relação ao preço praticado em seu estabelecimento, e no mercado.


Comércio Internacional Na temática do Comércio Internacional, o objetivo do Sebrae-SP é conectar o empresário das empresas de pequeno porte às oportunidades de novos negócios fora do país, com foco na capacitação e parcerias com instituições que facilitem o acesso aos mercados internacionais. Diante da necessidade de mostrar como o empreendedor paulista pode lucrar com as ferramentas de comércio internacional, o Sebrae-SP oferece consultorias remotas pelo canal 0800 570 0800, cursos online, aplicativos específicos para inserção das micro e pequenas empresas no comércio internacional, além de receptivo de missões internacionais, rodadas de negócios com câmaras de comércio exterior e sessões de negócios internacionais.

Maiores informações entre em contato conosco pessoalmente ou através do portal www.sebraesp.com.br.


Acesso a Serviços Financeiros Você sabe qual o melhor crédito para sua empresa? Um dos maiores obstáculos à abertura e consolidação dos pequenos negócios no Brasil, é uma gestão eficiente e dinheiro para fazer com que a empresa tenha fôlego nos primeiros anos de vida. Isso, comumente é chamado de acesso a crédito, ou financiamento. Importante ressaltar que o crédito não é o único produto financeiro existente para essa finalidade. Existem no mercado diversos serviços financeiros direcionados às empresas de pequeno porte. Conhecer e definir qual a melhor modalidade pode fazer toda a diferença para a sua empresa, auxiliando no desenvolvimento e crescimento do seu negócio. É considerado um serviço financeiro: 1) o crédito / financiamento 2) a antecipação de receitas 3) os meios de pagamento eletrônico 4) o micro seguro 5) entre outros Consciente desta importância, o Sebrae-SP desenvolve ações junto às instituições financeiras, possibilitando a criação de produtos adequados às necessidades dos pequenos empreendedores, como também uma maior aproximação junto aos agentes financeiros. O Sebrae-SP orienta, individual ou coletivamente, os empreendedores quanto aos produtos financeiros existentes no mercado e os mais indicados para atender a necessidade da empresa, de forma a contribuírem para melhorar a gestão da empresa e consequentemente o aumento da competitividade. Realizamos em todo o Estado de São Paulo, Seminários de Crédito, que são encontros com a realização de palestra expositiva seguida de rodadas de crédito com os empresários participantes e as instituições financeiras presentes em um mesmo lugar. Este formato permite uma aproximação dos empresários com as instituições financeiras, em um ambiente focado no assunto específico de Serviços Financeiros, entre eles, crédito, meios de pagamento eletrônico, micro seguro e outros. Além das instituições financeiras tradicionais, uma boa opção para acesso a serviços financeiros, são as Cooperativas de Crédito, que são instituições organizadas sob forma de sociedade cooperativa, mantida pelos próprios cooperados, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. Neste sentido, o Sebrae-SP tem apoiado a capacitação das cooperativas e de seus cooperados. Desta forma, a cooperativa passa a


desenvolver produtos direcionados aos pequenos negócios e os cooperados passam a ter maior segurança na tomada do empréstimo. Em todas as ações, nossa atuação é o de orientar o empresário, auxiliá-lo na compreensão do que pode ser a melhor utilização do dinheiro, cabendo à instituição financeira a aprovação efetiva do valor solicitado. Nas solicitações de financiamento é comum as instituições financeiras exigirem garantias para liberação do crédito, que são definidas de acordo com o critério de cada instituição. Esta exigência pode se tornar um entrave no acesso ao crédito. Para auxiliar o empresário na composição dessas garantias, dispomos do Fundo de Aval à Micro e Pequena Empresa – FAMPE e das Sociedades Garantidoras de Crédito – SGC. O FAMPE é um fundo destinado a complementar as garantias das operações de financiamento de micro e pequenas empresa junto às instituições financeiras conveniadas. Garante até 80% do valor solicitado em garantias na operação, podendo ser exigidas garantias complementares. Mesmo com a utilização do FAMPE, a concessão do crédito não passa a ser automática. A análise de risco e das condições de pagamento continuará a ser feita. Uma outra opção são as Sociedades Garantidoras de Crédito - SGCs, que são sociedades de caráter privado com a finalidade de complementar garantias exigidas aos associados nas operações de crédito junto ao sistema financeiro. Além de complementar as garantias exigidas, podem também fornecer aval técnico, comercial e assessoria financeira. A SGC pode auxiliar o empresário na hora de levantar as informações necessárias para apresentar as instituições financeiras, inclusive liberando uma carta de aval antes mesmo de solicitar o financiamento. Com isso, o empresário pode procurar uma instituição e negociar taxas mais adequadas, desde que a carta garantia seja aceita pela instituição.

Você já pensou em ter um investidor na sua empresa? Além dos meios tradicionais já conhecidos das instituições financeiras para captar recursos, uma outra modalidade que tem ganhado força no Brasil é abertura de capital para investidores, alocando recursos no negócio em troca de uma participação acionaria, também nas empresas de pequeno porte. Ao invés de procurar um financiamento em bancos, o empresário pode vender parte de sua empresa para este investidor, e alocar o recurso no desenvolvimento em áreas estratégicas da empresa. Assim, não há comprometimento do fluxo de caixa, e a empresa possui mais liquidez para trabalhar. O investidor pode auxiliar também na abertura de mercado, trazendo conhecimento de outras empresas investidas anteriormente e abrindo portas do mercado. O interessante é procurar um investidor que possua expertise na área de atuação de sua empresa.

Maiores informações entre em contato conosco pessoalmente ou através do portal www.sebraesp.com.br.


NĂŁo jogue esse impresso em vias pĂşblicas.

Acesso a Mercados e Serviços Financeiros  

Uma empresa, na sua razão primária de existência, precisa ter clientes que consumam o seu produto e ou serviço. É isso que faz com que...

Acesso a Mercados e Serviços Financeiros  

Uma empresa, na sua razão primária de existência, precisa ter clientes que consumam o seu produto e ou serviço. É isso que faz com que...