Page 1

Não jogue este impresso em vias públicas

Como o Sebrae-SP pode ajudar você a ter sucesso no negócio? O Sebrae-SP oferece orientação gratuita para quem já tem uma empresa ou deseja empreender. Veja como é fácil acessar o Sebrae em São Paulo: • Mais de 130 pontos de atendimento em todo o Estado: escritórios com especialistas em gestão, treinados para tirar dúvidas, prestar consultorias, cursos, palestras e workshops de capacitação em gestão empresarial. • Sebrae Móvel: um escritório móvel que visita pontos das cidades onde não há um ponto físico do Sebrae. • 0800 570 0800: tire dúvidas, agende cursos, palestras e consultorias com os especialistas do Sebrae em finanças, questões jurídicas, marketing, administração, produção e vários outros temas da gestão empresarial. • www.sebraesp.com.br: leia notícias de empreendedorismo, confira agenda de cursos e palestras em todo o Estado. Acesse cartilhas e guias com conteúdo de gestão, faça consultoria pela web e cursos de Ensino a Distância. Conheça ferramentas de gestão para facilitar o controle da empresa, confira os eventos e a agenda do Sebrae Móvel.

O Sebrae-SP dá aquela força para sua empresa crescer e aparecer.

momento


01

02

Tenha iniciativa

Persista

Não espere que alguém resolva seus problemas. Busque soluções. Esteja atento ao movimento do mercado, dos clientes e dos concorrentes para encontrar melhorias para a empresa e novas oportunidades de negócios.

Empreender é um desafio, não desanime. Esteja motivado, convicto, entusiasmado e creia nas possibilidades.

06

07

03

04

05

Corra riscos calculados

Exija qualidade e eficiência

Esteja comprometido

O empreendedor de sucesso aceita riscos, mas sabe onde pisa. Sabe até onde pode ir, até onde arriscar.

Jamais ofereça mau produto ou serviço para o cliente, e exija o mesmo comprometimento dos colaboradores, que também devem buscar o melhor.

O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço grande para completar uma tarefa. Esteja disponível para colaborar com os empregados para terminar um trabalho e se esforce para manter os clientes satisfeitos.

08

09

10

Busque informações

Estabeleça metas

Planeje e acompanhe

Mantenha uma rede de contatos

Seja independente e autoconfiante

Dedique-se pessoalmente para obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. Investigue pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço. Consulte especialistas para assessoria técnica ou comercial.

Proponha metas e objetivos desafiantes e que tenham significado pessoal. Defina metas de longo prazo, claras e específicas. Estabeleça objetivos e mensure resultados.

O empreendedor deve planejar. Revise constantemente seus planos, levando em conta os resultados obtidos e as mudanças circunstanciais. Mantenha registros financeiros e os utilize para tomar decisões.

Vá a feiras e eventos em que estão possíveis clientes, fornecedores e pessoas diretamente ligadas ao seu setor de atuação. Cada contato feito nestas ocasiões pode gerar uma expectativa de negócio. Aja para desenvolver e manter relações comerciais.

Acredite em si mesmo, isso facilita a tomada de iniciativa. Crer em si mesmo o faz arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar diferentes tarefas, enfim, torna-o mais empreendedor. Mas esteja aberto a ouvir a opinião dos colaboradores, que também estão no dia a dia da empresa e podem contribuir com percepções.

10 Dicas para você empreender com sucesso!  

Como o Sebrae-SP pode ajudar você a ter sucesso no negócio? O Sebrae-SP oferece orientação gratuita para quem já tem uma empresa ou des...

10 Dicas para você empreender com sucesso!  

Como o Sebrae-SP pode ajudar você a ter sucesso no negócio? O Sebrae-SP oferece orientação gratuita para quem já tem uma empresa ou des...