Page 1

ARNALDO FARIAS JÚNIOR Graduado na área de Ciências Humanas em Letras (Universidade Estadual da Paraíba). Pós-graduado na área de Administração com especialização em Gestão de Negócios Públicos (Universidade Federal de Campina Grande). Extensão em Desenvolvimento Local (Universidade Federal do Ceará). Extensão em Regionalização do Turismo (Universidade Federal de Santa Catarina). Certificação em Coaching (Sociedade Brasileira de Coaching). Professor, consultor nas áreas de Gestão de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Desenvolvimento Local e Regional e Turismo. Consultor Credenciado do Sistema SEBRAE. Diretor do Instituto Soma Projetos, Consultoria e Treinamentos LTDA. Gestor do Programa de Desenvolvimento do Turismo da Paraíba - PRODETUR (2011/2013). Vereador no município de Cabaceiras-PB durante dois mandatos, presidente da Câmara em dois biênios (1989/1997). Prefeito do Município de Cabaceiras-PB (1997/2004), Presidente da Associação dos Municípios do Cariri Paraibano - AMCAP (2001/2002), Secretário Geral da Federação dos Municípios da Paraíba FAMUP (2002/2004). Secretário de Estado da Secretaria de Interiorização do Governo da Paraíba (2006). Secretário Executivo do Turismo do Governo da Paraíba (2007/2009). Professor do Curso de Turismo - Faculdades ASPER – João Pessoa-PB (2005/2006). Palestrante nas áreas de sensibilização, mobilização e motivação de gestores públicos, atores da sociedade civil e do setor produtivo, com palestras proferidas em diversos estados do Brasil. Ganhador do Prêmio Nacional SEBRAE Prefeito Empreendedor da Região Nordeste-2003 e do Prêmio Gestão e Cidadania da FGV/BNDES-2004, como uma das cinco melhores experiências de Gestão Inovadora do País. Consultor certificado nas metodologias SEBRAE: DET (Desenvolvimento Econômico Territorial), LIDER (Liderança em Desenvolvimento Regional), e facilitação e multiplicação de formação Agente de Desenvolvimento Básico e Agente de Desenvolvimento Avançado.

IZABEL MORAIS Psicóloga Organizacional com especialização em Psicologia Social e do Trabalho e em Estratégia Empresarial. Sólida vivência profissional como analista e Gestora de processos de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas na SAELPA (ENERGISA) e como Gestora de Ensino da Faculdade Tecnológica UNIUOL por cinco anos (2004 – 2009). Atualmente é professora universitária em cursos de graduação e Pós-Graduação; Consultora em Desenvolvimento Humano; Consteladora e Coach certificada por Áurea Castilho Consultores Organizacionais e pelo Metaforum Internacional Camp – Mendes RJ através da Academia de Desenvolvimento de Competências – Berlin/Alemanha.

LAÍZ SILVEIRA FERREIRA Graduação em Comunicação Social - com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba, Especialização em Telejornalismo pela Fesp Faculdades e Mestrado em Jornalismo pela UFPB. Atualmente cursa especialização em Tecnologias e Inovações para a Web no Centro Universitário Senac Santo Amaro –SP. Está como Bolsista no laboratório de aplicações em vídeo digital (Lavid) onde é membro do grupo de pesquisa Design Audiovisual do DSC/UFPB e Comunicação. É proprietária e diretora de conteúdo da empresa especializada em produção de conteúdo jornalístico digital de Turismo: Jornalismo de Viagem. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, roteirização, produção de conteúdo, edição de texto e vídeo, direção de programas televisivos (telejornal) e produção executiva para projetos culturais e de turismo na segmentação do audiovisual. Áreas de pesquisa: produção audiovisual, jornalismo empreendedor, narrativas e mídias digitais.

IVANE FAVERO Ivane Maria Remus Fávero é bacharel em Turismo; Especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS e em Gestão Pública Municipal pela UFRGS, e Mestre em Turismo pela UCS. Realizou o MBA de Planejamento e Marketing do Turismo pela George Washington University. Foi Secretária de Turismo de Bento Gonçalves e Secretária de Turismo de Garibaldi, sendo que, por 5 gestões trabalhou nestas pastas. Foi professora de Cursos Superiores de Turismo por 12 anos (UCS e Fisul). Foi Gestora de Turismo do Sebrae Serra Gaúcha e Consultora do Sebrae Brasil e do Instituto Marca Brasil, junto ao Ministério do Turismo. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo e do Conselho Estadual de Turismo, integrou os Conselhos Municipais do Turismo de Bento Gonçalves e de Garibaldi, além de compor a diretoria da Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Gaúcha. Também integrou o Conselho de Políticas Culturais de Garibaldi e os Conselhos de Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves e Garibaldi. Foi Presidente da Associação Nacional de Dirigentes e Secretários de Turismo – Anseditur, 2012-2013. Autora do Livro Políticas do Turismo – Planejamento na Região Uva e Vinho – EDUCS, 2006, entre outros artigos e capítulos publicados no Brasil e no exterior. É Presidente da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur, além de ser consultora na área

alguns

DEPOIMENTOS “O Curso Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável abre uma janela de conhecimentos e ordenações de ideias para um futuro de sucesso e o fortalecimento do sistema territorial com mais detalhes e segurança no trabalho, in loco”. José Ferreira Filho (Tadeu) Guia de Turismo e Instrutor credenciado do SEBRAE/PB “A grande provocação do curso é a mudança de visão de si mesmo, em relação ao mundo globalizado. A par tir daí, conseguimos compreender o processo de visão territorial sustentável, nos possibilitando vislumbrar um território sem limites geográficos, em rede, conectado e em constante desenvolvimento. Com certeza, após o curso, o trabalho e os projetos ganham forças revigoradas para seguir adiante. Recomendo para todos”. Eduardo Guimarães Lima Barreto Secretário de Turismo de Bananeiras-PB “Para mim, foi um divisor de águas. Cresci muito pessoal e profissionalmente porque o curso oferece esse diferencial. Além de ter agregado muito valor ao meu trabalho, ganhei amigos para a vida. Se há um curso do Sebrae que recomendo, é esse. Flávia Rocha da Silva Jornalista e Secretária de Cultura e Turismo de Duas Estradas-PB “Participar do Curso Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável foi a melhor coisa que me aconteceu em 2017. Um curso inovador que ampliou meus conhecimentos. Com seu resultado eu pude trabalhar melhor o território onde vivo. Agradeço a Deus e ao SEBRAE pela oportunidade de participar de um curso tão enriquecedor”. Elinelma Bernardes de Morais Secretária Executiva do Prefeito de Mari-PB, Produtora e Realizadora de Eventos, Cerimonial e Protocolo. Colunista da Revista Expresso. “O curso foi um marco na minha visão do trabalho criativo. Consegui ter a visão real de como acontece o desenvolvimento territorial, entender que parcerias deverão acontecer e também a valorização dos talentos, dos atores envolvidos nos projetos. É um curso muito importante para nossa vida”. Neide Lisboa Empresária do Terraço Lisboa Bistrô & Café - Bananeiras-PB Presidente da ABRASEL/PB

“O curso é um divisor de águas em todos os aspectos, pessoal, profissional...Amplia os horizontes e nos deixa conectados com o nosso propósito. Renova os sonhos e faz nascerem novos sonhos...” Márcia Regina Soares Pedagoga e Secretária de Cultura de Belém-PB “O curso foi a melhor experiência empreendedora que tive com Agente de Desenvolvimento. Permite ao participante uma composição mais sustentável nas aplicações de projetos. Recomendo para qualquer pessoa. É pensar foca da caixa.”

INÍCIO: 19.MAR TÉRMINO: 20.JUL

OBJETIVO DO CURSO Capacitar profissionais, empreendedores e lideranças políticas e empresariais para atuar no território onde está inserido, com foco na visão territorial sustentável, visando mecanismos de inovação, estímulo às transformações econômicas locais e o desenvolvimento do capital humano e social, aumentando assim a capacidade de empoderamento do território.

Edglês Gonçalves Gestor Ambiental e Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Juripiranga-PB. “É um curso impressionante, fazendo você se surpreender com você mesmo. Inovador... Contagiante! Imperdível”. Maria Júlia de Albuquerque Baracho Empresária do Engenho Triunfo e do Hotel Fazenda Triunfo - Areia-PB.



FORMAÇÃO  EMPREENDEDORES  

A QUEM SE DESTINA Empresários, potenciais empresários, empreendedores, consultores, gestores públicos, lideranças políticas, lideranças empresariais.

 SUSTENTÁVEL

CARGA HORÁRIA 128 horas/aula. O curso é composto por oito (8) módulos que serão realizados a cada 15 dias, nas terças e quartas das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aulas presenciais com repasse de conhecimentos, estudos de caso, dinâmicas, visitas técnicas, exercícios práticos voltados para atuar no mercado com visão territorial sustentável.

INVESTIMENTO E MATERIAL R$ 1.840,00 em até 10 x no cartão VISA ou MASTER. O material didático é fornecido

em pen drive, durante cada módulo.

JOÃO PESSOA-PB PATOS-PB INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

SEBRAE/PB:

2108.1256 | 0800 570 0800


O EVENTO

AGENDA DE CONTEÚDO

Sempre que vir um negócio de sucesso, é porque alguém, em tempos, tomou uma decisão corajosa.

Peter Drucker.

veja o que estamos oferecendo para você! MÓDULO

1 O curso Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável é inovador e estritamente necessário para alinhar o conhecimento de desenvolvimento territorial sustentável, com gestores públicos, lideranças públicas, empreendedores, lideranças empresariais, consultores e instrutores, minimizando a carência de profissionais preparados para atuar no mercado e com visão estratégica ampliada. O desenvolvimento local e regional tem se tornado uma atividade cada vez mais importante para acompanhar as mudanças de um mundo globalizado. Com as novas economias, (criativa, compartilhada, colaborativa, digital), o processo de desenvolvimento territorial sustentável tem alcançado um alto grau de prioridade no cenário econômico, político, social, cultural e ambiental. É necessário buscar uma nova abordagem de desenvolvimento sustentável, um novo modelo de atividade econômica condizente com o desenvolvimento territorial sustentável e adequado às novas experiências de consumo. A necessidade de estratégias alternativas de desenvolvimento para as localidades ou regiões faz com que as pessoas, empresas, gestores públicos e sociedade passem a ser mais capazes de responder a esses desafios apresentados por novas condições econômicas, com produtos e serviços competitivos para um mercado globalizado. O curso “Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável” possibilita aos participantes mais qualificação para transformar o sistema socioeconômico, reagir aos desafios externos, ampliar a sua capacidade de inovar localmente, e contribuir para o desenvolvimento socialmente equitativo, ambientalmente correto e economicamente viável. Esse curso é pioneiro no Sistema Sebrae. O diferencial do curso é preparar o profissional para atuar no território onde está inserido.

O TERRITÓRIO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

19 e 20 de março

João Pessoa

22 e 23 de março

Patos

Carga Horária: 16 horas

Tânia Zapata-PE

NOSSOS FACILITADORES

MÓDULO

3

CAPITAL SOCIAL E CAPITAL HUMANO

MÓDULO

16 e 17 de abril

João Pessoa

19 e 20 de abril

Patos

Carga Horária: 16 horas

Tânia Zapata-PE

CONTEÚDO

05 e 17 de junho

João Pessoa

07 e 08 de junho

Patos

2

MÓDULO TERRITÓRIO CRIATIVO E EMPREENDEDORISMO

João Pessoa

05 a 06 de abril

Patos

Carga Horária: 16 horas

Izabel Morais-SGC

CONTEÚDO

MÓDULO

07 e 08 de maio

João Pessoa

10 e 11 de maio

Patos

Carga Horária: 16 horas

Karina Zapata-PE

GOVERNANÇA E COMPETITIVIDADE

7

CONTEÚDO

11 e 12 de junho

João Pessoa

Elementos conceituais;  Boas Práticas de Territórios Criativos;  Empreendedorismo Cultural;  Os eventos de grande alcance como estratégia de desenvolvimento local;  Exercício prático de Avaliação de final do módulo.

05 e 06 de julho

Patos

Carga Horária: 16 horas

Arnaldo Junior-PB

CONTEÚDO

A FORÇA DA REDE EMPRESARIAL LOCAL E REGIONAL

02 e 03 de abril

Carga Horária: 16 horas

 Es los de Liderança;  Liderança Transformacional;  Técnica de Negociação e Par cipação;  Líderes empresariais - protagonistas de mudanças;  Exercício prá co de Avaliação de final do módulo.

CONTEÚDO

MÓDULO

LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO LOCAL

Elementos conceituais;  Fatores decisivos na construção do capital social;  Fatores decisivos na destruição do capital social;  O capital humano como elemento chave das localidades;  O desenvolvimento e a melhoria da mão de obra;  Exercício prático de Avaliação de final do módulo.

4

Conceitos e Experiências; Os novos fatores de desenvolvimento territorial sustentável: as redes locais, as novas tecnologias da informação e comunicação, o capital social, a governança, o papel das organizações no desenvolvimento local e/ou regional; Políticas de desenvolvimento territorial; Exercício prático de Avaliação de final do módulo.

6

TANIA ZAPATA

Tânia Zapata-PE

CONTEÚDO Marco conceitual;  O papel das redes empresariais e seu impacto na economia regional;  Boas Práticas de redes locais;  O rendimento das empresas em redes empresariais;  Outros benefícios para as empresas em redes locais e regionais;  Exercício prático de Avaliação de final do módulo.

MÓDULO

5

CRIAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS: A ATIVIDADE TURÍSTICA COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

21 e 22 de maio

João Pessoa

24 e 25 de maio

Patos

Carga Horária: 16 horas

Ivane Favero-RS

Modelos de governança eficaz para o desenvolvimento regional; A nova governança regional e as alianças estratégicas O governo e a governança do desenvolvimento local;O papel das entidades no desenvolvimento local; Cenários e perspectivas para os territórios; ·Exercício prático de Avaliação de final do módulo.

MÓDULO

8

08 horas de aula presencial | 08 horas de visita ao Porto Digital de Recife

CONTEÚDO  Aspectos do produto turístico valorizado pelos turistas;  Produção Associada ao Turismo;  Boas Práticas do Turismo Rural, Turismo Cultural e Ecoturismo;  O Turismo de Vivências e Experiências;  Identificando e estimulando oportunidades;  O comportamento empreendedor;  A capacidade empreendedora;  O Plano de Negócio;  Exercício prático de Avaliação de final do módulo . conceituais.

O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DAS COMUNICAÇÕES NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL DA REGIÃO

18 e 19 de junho

João Pessoa

19 e 20 de julho

Patos

Carga Horária: 16 horas

Laíz Silveira-PB

CONTEÚDO  As redes de serviços tecnológicos;  Território Inteligente; Inovação Empresarial; Boas Práticas de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação nas empresas;  Exercício prático de Avaliação de final do módulo.

Tem expertise em desenvolvimento regional e desenvolvimento de turismo sustentável e tem vários trabalhos nessa área, o que justifica a sua contratação. Tânia Zapata é Socióloga, com especialização: Desenvolvimento Econômico Regional – Paris – 1970/1971. Tânia Zapata tem expertise em Desenvolvimento Local/ Territorial, Planejamento e gestão estratégica, Governança democrática e Turismo Sustentável, Facilitadora de processos de mudança. Consultora sênior na área de desenvolvimento Territorial Sustentável, Arranjos Produtivos Locais, planejamento estratégico e desenvolvimento humano, do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) em exercício. Tem conhecimento a vivência nas temáticas de Desenvolvimento Territorial, Governança e turismo sustentável, cultura da cooperação e sociedade do conhecimento, capital humano e inovação. Tânia Zapata, especialista em desenvolvimento territorial, atua como consultora e palestrante nesta temática, bem como nos temas de cultura da cooperação, empreendedorismo, governança e turismo sustentável em todo o país e fora do país. Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nas temáticas de Desenvolvimento territorial sustentável, Arranjos produtivos locais.

KARINA ZAPATA Consultora de Desenvolvimento da Economia Criativa com Mestrado em Publicidade e Relações Públicas - Universidad Autónoma de Barcelona. Conclusão em Set/1999. Tem Especialização em Política e Gestão Cultural – Universidad de Barcelona, conclusão em Jul/1999. Tem graduação de Bacharel em Direito - Faculdade de Direito do Recife (UFPE), conclusão em Jul/1997. É consultora de desenvolvimento da economia criativa / IADH. Sócia fundadora da empresa de educação empreendedora Ponto OM. Consultora de desenvolvimento da economia criativa do Programa Reserva da Cidadania (comunidades praieiras do Cabo de Santo Agostinho-PE) / Odebrecht Realizações Imobiliárias. Ago/2012 a Dez/2015. Consultora de desenvolvimento cultural do Programa Bombando Cidadania (comunidade da Bomba do Hemetério, Recife-PE) / Instituto Walmar t. Ago/2008 a Dez/2013. Consultora de desenvolvimento turístico do Ministério do Turismo (Mtur). Projeto de Roteirização Turística da Bomba do Hemetério. Nov/2010 a Ago/2011. Consultora de projetos para o terceiro setor do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). Set/2006 a Jan/2007.

Visão Territorial 2018  

Capacitar profissionais, empreendedores e lideranças políticas e empresariais para atuar no território onde está inserido, com foco na visão...

Visão Territorial 2018  

Capacitar profissionais, empreendedores e lideranças políticas e empresariais para atuar no território onde está inserido, com foco na visão...

Advertisement