TWIS - VOL 2: ISSUE 10 PT

Page 1


A Natureza da Antimatéria

Robô domina tarefas cirúrgicas simplesmente assistindo a vídeos

Experimento a laser mostra que a luz projeta sua própria sombra

Descubra o futuro, um avanço de cada vez.

Veja: Cão-Robô com Rodas Enfrenta Terrenos Difíceis a Alta Velocidade

A empresa chinesa DEEP Robotics prepara-se para lançar o Lynx, um robô quadrúpede de tamanho médio que se desloca sobre rodas em vez de almofadas para uma maior capacidade todo-o-terreno, apresentado num novo vídeo teaser.

Embora os robôs andantes de quatro patas da Boston Dynamics, da Unitree e da ETH Zurich tenham demonstrado capacidades impressionantes em termos de engenharia e de inteligência artificial, o facto de se deslocarem sobre rodas proporciona maior velocidade e versatilidade. Seguindo os passos do Swiss-Mile, W1 e Go2-W, o Lynx da DEEP Robotics oferece um novo nível de manobrabilidade em terrenos acidentados.

O novo Robodog com rodas da DEEP Robotics conquista terrenos desafiantes com velocidade e controlo

Juntando-se aos mo-

delos existentes Lite3, X20 e X30 da empresa, o Lynx combina velocidade e controlo com as suas rodas, que podem ser bloqueadas para andar ou trepar sobre obstáculos. Os motores conduzem-no através de terra solta, gravilha ou pavimento, e o vídeo de apresentação mostra-o a navegar em declives íngremes, a mover-se sobre duas rodas e até a escalar uma rocha de 80 cm de altura.

A DEEP Robotics revelará as especificações completas do Lynx e as capacidades de IA aquando do lançamento, embora os seus outros quadrúpedes já funcionem de forma autónoma durante até quatro horas. O Lynx tem como objetivo proporcionar uma funcionalidade multi-terreno ainda mais impressionante, com aplicações em busca e salvamento, cartografia, inspeção e transporte de equipamento.

Para concluir, “a DEEP Robotics está prestes a

apresentar este poderoso quadrúpede com rodas, oferecendo uma nova flexibilidade, produtividade e facilidade de utilização”, disse Max Wu, um representante da empresa, numa publicação no LinkedIn. “Estamos a redefinir o que os robôs podem alcançar”.

Experiência com Laser Mostra que a Luz Lança a sua Própria Sombra

palavra-chave aqui é “objeto” – seja sólido, líquido ou gasoso, as sombras são normalmente criadas por objectos com massa.

Ultrapassar o requisito de massa das sombras Isto deveria excluir a luz, uma vez que os fotões não têm massa. No entanto, os investigadores do Laboratório Nacional de Brookhaven descobriram uma forma de fazer com que a luz, paradoxalmente, projecte a sua

Crédito: Morin, J. T. R. Pagé, A. Safari, R. W. Boyd, J. S. Lundeen

Uma nova experiência demonstrou algo aparentemente impossível: a luz que projecta a sua própria sombra. Quando um laser é manipulado de uma forma específica e iluminado lateralmente por outra fonte de luz, é possível criar este efeito ótico invulgar.

Embora estejamos habituados a ver sombras na vida quotidiana, estas aparecem como áreas escuras numa superfície onde um objeto bloqueia a entrada de luz. A

própria sombra.

“A ideia de a luz laser projetar uma sombra era anteriormente considerada impossível, uma vez que a luz normalmente passa através de outra luz sem interagir”, explicou Raphael Abrahao, autor principal do estudo. “A nossa demonstração deste efeito ótico contra-intuitivo convida-nos a reconsiderar a nossa compreensão das sombras”.

Para criar esta sombra laser, a equipa projectou um laser verde de alta potência através de um cubo de rubi, iluminan-

Crédito: DEEP Robotics

do-o lateralmente com um laser azul. Nesta configuração, a luz verde bloqueia parte da luz azul, projectando o seu contorno num ecrã.

Critérios para uma sombra verdadeira

A equipa explica que esta projeção satisfaz certos critérios de uma sombra: é visível a olho nu, segue os contornos da superfície sobre a qual incide e reflecte a posição e a forma do feixe de laser verde. Atinge mesmo um contraste máximo de cerca de 22% – comparável à sombra de uma árvore num dia de sol.

O efeito deve-se a uma física ótica intrigante. Quando o laser verde atinge o rubi, aumenta a quantidade de luz azul que o cristal absorve. Quando esta luz azul atinge o ecrã, deixa um contorno ligeiramente mais escuro na forma e posição do laser verde. Isto leva a uma questão interessante sobre a natureza do bloqueio. É de facto a luz que projecta a sombra?

“O efeito de sombra do laser requer que o rubi seja o mediador do bloqueio, o que levanta a questão de saber se são os fotões do próprio laser ou os átomos do rubi que bloqueiam a luz iluminante“,escreve a equipa.

As ondas de luz que passam através de um material interagem com os seus átomos, criando

quasipartículas chamadas polaritões. Tecnicamente, são estes polaritões – que têm massa – que estão a lançar a sombra. No entanto, os polaritões continuam a ser parcialmente constituídos por fotões, e a sombra não seria possível sem estes fotões. A sombra também mantém a aparência do feixe de laser inicial, cumprindo as condições delineadas pelos investigadores.

Embora as aplicações práticas imediatas não sejam claras, a equipa sugere que esta investigação pode abrir novas possibilidades em áreas como o fabrico, a imagiologia e a iluminação.

Robô Domina Tarefas Cirúrgicas

Simplesmente Assistindo a Vídeos

gadores da Universidade Johns Hopkins (JHU) e da Universidade de Stanford ensinaram um robô a executar várias tarefas cirúrgicas apenas assistindo a vídeos dos procedimentos.

A equipa utilizou um Sistema Cirúrgico da Vinci, um robô normalmente controlado por um cirurgião, que permite movimentos precisos como a dissecação e a sutura. O sistema custa mais de 2 milhões de dólares, sem incluir acessórios ou formação.

Utilizando a aprendizagem por imitação, os investigadores treinaram o robô para executar tarefas como manipular uma agulha, levantar tecidos e suturar. De forma notável, o robô conseguiu executar estas tarefas tão bem como os humanos e até corrigir os seus próprios erros,

Crédito: Intuitive

A realização de uma cirurgia requer anos de treino para os seres humanos, mas um robô poderia aprender esta competência mais facilmente com a atual tecnologia de IA. Investi-

vez de processar texto, produz cinemática, uma linguagem matemática que orienta os braços do robô. O modelo foi treinado com base em centenas de vídeos filmados a partir das câmaras de pulso dos robôs da Vinci durante as cirurgias.

Novo método de IA e robôs podem acelerar a cirurgia autónoma, reduzindo os erros e melhorando a precisão

Os investigadores acreditam que o seu método pode ensinar rapidamente os robôs a efetuar qualquer cirurgia, tornando o processo muito mais fácil do que a tradicional codificação manual de cada passo. De acordo com Axel Krieger, da JHU, esta abordagem pode acelerar o caminho para a cirurgia autónoma, reduzir os erros e melhorar a precisão.

Esta inovação poderá ser um grande avanço na cirurgia assistida por robots. Embora alguns sistemas robóticos, como o CorPath da Corindus, já ajudem em determinados passos cirúrgicos, não têm autonomia total. Krieger observou que a codificação tradicional para tarefas robóticas é lenta, levando muitas vezes anos para modelar uma única ação.

como apanhar automaticamente uma agulha que caiu.

O modelo de IA combina a aprendizagem por imitação com a arquitetura utilizada em chatbots como o ChatGPT. Em

Em 2022, a equipa de Krieger desenvolveu o Smart Tissue Autonomous Robot (STAR) na JHU, que realizava suturas sem assistência humana. Agora, a equipa da JHU está a trabalhar para ensinar os robôs a Página. 4

realizar cirurgias completas, embora seja provável que passem anos até que os robôs substituam totalmente os cirurgiões humanos. No entanto, avanços como este poderão tornar as cirurgias mais seguras e mais acessíveis em todo o mundo.

Revestimento

Bioinspirado para Dispositivos Médicos Evita a Coagulação

Quando o sangue passa através de dispositivos médicos, como cateteres ou stents, existe o risco de formação de coágulos, que podem ser prejudiciais. Um revestimento recentemente desenvolvido, inspirado nos processos biológicos, poderia evitar isso sem a necessidade de medica mentos para fluidificar o sangue.

Como o sangue forma coágulos em materiais estranhos

Quando o sangue encontra um material estranho, as proteínas do plasma são ativadas e formam um coágulo à sua volta para isolar o material. Em dispositivos como as máquinas de diálise, estes coágulos podem obstruir a função ou, se forem desalojados, representar riscos graves para a saúde, como o acidente vascular cerebral.

Para contrariar isto, os

médicos geralmente prescrevem anticoagulantes para reduzir a formação de coágulos. No entanto, estes medicamentos apresentam riscos, incluindo o potencial de hemorragia grave. Alguns investigadores desenvolveram revestimentos antiincrustantes que repelem as proteínas plasmáticas para evitar que entrem em contacto com superfícies sintéticas. Mas, de acordo com o Dr. Jayachandran Kizhakkedathu, da Universidade da Colúmbia Britânica, estes revestimentos podem ainda permitir a formação de coágulos em determinadas condições.

Com este desafio em mente, a equipa de Kizhakkedathu criou um revestimento de “interação seletiva de proteínas” (SPI), concebido para imitar o revestimento natural dos vasos sanguíneos. Este revestimento à base de polímeros inclui moléculas ligadas à superfície que interagem com uma proteína plasmática chamada fator XII. Embora

estas moléculas se envolvam com a proteína, impedem que esta se transforme na sua forma indutora de coágulos.

Os testes mostraram resultados promissores: o sangue humano em vidro revestido demorou mais de uma hora a coagular, em comparação com apenas 10 minutos em vidro não tratado. Nos coelhos, os shunts revestidos com SPI também atrasaram significativamente a formação de coágulos. Depois de o sangue já não estar exposto ao revestimento, a sua capacidade de coagular voltou ao normal. “Esta inovação pode ser um avanço inovador para tornar os dispositivos médicos mais seguros”, explica Kizhakkedathu. “O nosso revestimento replica os métodos do próprio corpo para prevenir coágulos, reduzindo potencialmente a necessidade de anticoagulantes na utilização do dispositivo”. Outras pesquisas irão focar-se em como o revestimento interage com outras proteínas e

células sanguíneas. As descobertas foram recentemente publicadas na Nature Materials.

Avanço: Transplante de Células

Estaminais Restaura a Visão de Vários Doentes

Um transplante inovador de células estaminais melhorou muito a visão turva de três indivíduos com graves danos na córnea.

Este ensaio clínico, realizado no Japão, é o primeiro mundial e um marco importante na investigação com células estaminais.

Dois anos após a operação, não surgiram grandes problemas de segurança e todas as três córneas tratadas parecem notavelmente mais claras.

O estudo incluiu quatro participantes, cada um afetado pela deficiência de células estaminais límbicas (LSCD), uma condição que causa cicatrizes na córnea.

A estrutura essencial da córnea

Se a córnea for vista como a “janela transparente” do olho, o limbo serve de moldura, mantendo-o no lugar contra a esclera, ou parte branca do olho.

Esta estrutura essencial contém um rico fornecimento de células estaminais, que atuam como

Sete meses após o transplante, todos os quatro doentes apresentaram melhorias na visão. No entanto, um ano depois, a visão da paciente 4, uma mulher de 39 anos com uma deficiência visual mais grave, voltou a deteriorar-se.

Crédito: Pixabay eficácia.

minúsculos limpa-para-brisas, reabastecendo as células danificadas para manter a córnea limpa à medida que envelhecemos.

Sem esta manutenção das células estaminais, a perda gradual da visão torna-se inevitável.

Quando um olho é afetado versus ambos

Atualmente, as pessoas com LSCD num olho podem ter o tecido cicatricial removido e substituído por tecido corneano saudável do outro olho. No entanto, quando ambos os olhos são afetados, é necessário um transplante de dador.

Dos 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo com perda de visão da córnea, apenas 1 em cada 70 tem acesso a um transplante. Mesmo para aqueles que o fazem, a sobrevivência do enxerto é muitas vezes um problema devido ao risco de rejeição.

É aqui que as células estaminais pluripotentes induzidas (iPSCs) são promissoras.

As iPSCs, criadas pela reprogramação de qualquer célula humana de volta a um estado embrionário, podem replicar-se indefinidamente e transformar-se em qualquer tipo de célula adulta, incluindo células da córnea.

Em 2023, investigadores norte-americanos restauraram a visão de dois pacientes com danos na córnea, utilizando células estaminais límbicas, no espaço de um ano de tratamento.

Agora, cientistas do Hospital Universitário de Osaka, no Japão, avançaram neste trabalho, utilizando iPSCs derivadas de células sanguíneas saudáveis para restaurar a visão.

Em laboratório, estas iPSCs foram desenvolvidas em camadas de células epiteliais da córnea (iCEPS), que foram depois transplantadas sobre as córneas dos pacientes após a remoção do tecido cicatricial, com uma lente de contacto protetora colocada no topo.

Os doentes 1 e 2 – uma mulher de 44 anos e um homem de 66 anos –apresentaram as melhorias mais significativas e duradouras.

Potencial resposta imunitária nos doentes 3 e 4

Os investigadores acreditam que os doentes 3 e 4 podem não ter experimentado as mesmas melhorias devido a uma resposta imunitária subjacente ao transplante. Além dos esteróides, nenhum dos doentes recebeu medicamentos imunossupressores.

Anteriormente, os cientistas usaram iPSCs da própria pele de um paciente para restaurar a visão daqueles com degeneração macular – danos ao centro da retina – mas isto marca a primeira vez que tal abordagem conseguiu tratar este tipo específico de perda de visão sem usar células dos pacientes .

Embora estes pequenos ensaios sejam promissores, tais procedimentos são ainda altamente experimentais e apresentam riscos potenciais. São necessárias muito mais pesquisas para avaliar a sua segurança e

“Ao que sabemos, este estudo fornece a primeira descrição de construções celulares derivadas de iPSC transplantadas nas córneas dos pacientes, oferecendo uma opção de tratamento futura promissora para indivíduos com LSCD”, observa a equipa do Hospital Universitário de Osaka.

Para concluir, estão agora a preparar um ensaio clínico multicêntrico para “aproveitar os resultados encorajadores”.

Não, os Computadores Quânticos

Chineses não Quebraram a Criptografia de Nível Militar

Manchetes recentes afirmam que investigadores chineses usaram computadores quânticos D-Wave para piratear RSA, AES e “encriptação de nível militar”. Isto é verdadeiro e enganador.

Um white paper de maio de 2024 no Chinese Journal of Computers detalha como os investigadores usaram o recozimento quântico do D-Wave para fatorizar números inteiros protegidos por RSA usando modelos Ising e QUBO. O artigo relata a desencriptação bem-sucedida de chaves RSA de 50 bits, explicando o processo. No entanto, não há qualquer menção a

AES ou criptografia de “nível militar”.

O que significa e deve preocupar-se?

Resposta curta: Não. Mas vamos analisar.

A força da encriptação RSA na proteção de dados online

A encriptação RSA protege as atividades diárias da Internet (o “s” em “https://”) utilizando um par de chaves ligadas por um número muito grande. Dividir este número em fatores primos é extremamente difícil sem a chave privada. A maior parte da encriptação RSA hoje em dia é de 2048 bits, exponencialmente mais difícil de quebrar do que 50 bits – cerca de 2^1998 vezes mais difícil, o que é 1 seguido de 601 zeros. Para contextualizar, uma chave RSA de 768 bits demorou dois anos e meio e centenas de computadores a ser quebrada em 2010.

O artigo não menciona o AES, que é normalmente de 128 ou 256 bits de utilização comum, e a encriptação de “nível

militar” refere-se geralmente ao AES de 256 bits, equivalente ao RSA de 15.360 bits.

Embora os computadores quânticos tenham um potencial imenso, as máquinas quânticas de hoje não são suficientemente poderosas para quebrar os padrões de criptografia modernos, como o RSA de 2048 bits ou o AES de 256 bits. Daqui a uns anos, poderão ser – mas ainda não.

Em resumo, embora os computadores quânticos D-Wave tenham partido uma chave RSA de 50 bits, o mesmo poderia acontecer com qualquer smartphone moderno ou até mesmo com um portátil antigo.

Os computadores quânticos parecem futuristas, mas estamos apenas a começar a compreender as suas capacidades.

Uma nova sensação viral está a ganhar destaque: Pesto, um pinguim-rei de nove meses de idade, cujo tamanho invulgarmente grande o tornou uma estrela global. Nascido de um ovo do tamanho de um abacate a 30 de janeiro de 2024, no Sea Life Melbourne, Austrália, o Pesto pesa agora uns robustos 22,5 kg (49,6 lb) – significativamente mais do que a média de 9,3 kg a 18 kg (20,5 a 39,7 lb) típica para a sua espécie.

Batizado em homenagem a um antigo favorito da colónia, Basil, o Pesto está a aproximar-se do tamanho adulto e em breve passará pela sua primeira muda, trocando a sua penugem castanha pela plumagem adulta. Apesar de emagrecer ligeiramente à medida que amadurece, é expectável que o Pesto continue a ser uma “grande unidade”.

grupos à medida que ganham independência. No entanto, Pesto foi a única rapariga do Sea Life Melbourne esta temporada, dando-lhe toda a atenção. Felizmente, está protegido contra a gripe das aves graças às rigorosas medidas de biossegurança do aquário. Os pinguins em cativeiro como o Pesto têm frequentemente uma esperança de vida mais longa em comparação com os seus equivalentes selvagens, que vivem cerca de 20 anos.

Pesto, Pinguim-Rei de 22 Quilos, Torna-se Inesperadamente uma Sensação Global

A única rapariga da estação prospera sob cuidados e biossegurança no Sea Life Melbourne

Na natureza, as crias de pinguim-rei formam

A fama de Pesto espalhou-se globalmente através do TikTok, Instagram e meios de comunicação, divertindo os fãs com o seu distinto gingar. Pesando o dobro dos seus pais adotivos, Tango e Hudson, e mais do que o seu pai biológico Blake, Pesto come agora cerca de 25 peixes diariamente. Após a sua muda catastrófica, espera-se que o seu peso se acomode próximo do dos pinguins maiores da sua colónia.

A diretora geral do Sea Life Melbourne, Claire

Crédito: New Atlas
Crédito: Bronwyn Thompson_New Atlas

Burrell, partilhou que o Pesto trouxe “imensa alegria” aos visitantes e funcionários. Os fãs acorrem para o ver, inspirando fan art e memes, enquanto os próximos passos de Pesto incluem aprender a nadar e abraçar totalmente o seu papel de “bebé grande” muito amado.

Sleepy Weed Apresenta Melhoria

Significativa na

Qualidade do Sono

tiva Lambert da Universidade de Sydney forneceram o apoio científico muito necessário às alegações anedóticas de que a acumulação de CBN em plantas mais antigas tem um efeito indutor do sono. Este composto é um componente menor da planta e é muito menos estuda do e compreendido do que o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD).

Durante décadas, acreditou-se que a canábis envelhecida deixava os

Pela primeira vez, as evidências científicas mostram que um componente menos conhecido da planta de canábis – o canabinol (CBN) – pode proporcionar um sono mais longo e de melhor qualidade. Este avanço abre a porta ao desenvolvimento de um sonífero à base de canábis comparável aos medicamentos existentes.

Fazendo backup de afirmações anedóticas

Investigadores da Inicia-

consumidores sonolentos devido à acumulação de CBN, mas faltavam provas convincentes”, explicou Jonathon Arnold, professor e diretor de investigação pré-clínica da Iniciativa Lambert. “O nosso estudo fornece a primeira evidência objetiva.

Medir os efeitos do CBN nas fases do sono No estudo com animais, a equipa monitorizou os padrões cerebrais dos ratos a dormir para avaliar especificamente o sono de movimento ocular

não rápido (NREM) e o sono de movimento rápido dos olhos (REM). O sono NREM é uma fase reparadora essencial, também importante para a manutenção das funções da memória, enquanto o sono REM, fase onde ocorrem os sonhos, é crucial para o processamento emocional e para a saúde do cérebro.

Arnold afirmou: “Descobrimos que o CBN aumenta o sono NREM e REM, levando a um tempo total de sono mais longo, com um efeito comparável ao conhecido medicamento para dormir zolpidem”.

O Zolpidem, mais conhecido pela marca Ambien, é um poderoso sedativo que pode levar a comportamentos noturnos, como o sonambulismo e a alimentação durante o sono. Pode também causar sonolência no dia seguinte e “névoa cerebral”.

Efeitos únicos do CBN no sono sem intoxicação

Embora o CBN derive da molécula psicoativa de THC, os investigadores descobriram que ativa fracamente os recetores canabinóides CB1 do cérebro sem causar intoxicação. No entanto, atua nas áreas cerebrais envolvidas no sono, melhorando o sono REM e não REM.

Esta é a primeira evidência de que o CBN aumenta o sono utilizando medidas objetivas do sono, afirmou Arnold. Fi-

cámos surpreendidos ao descobrir que o metabolismo do CBN no organismo pode produzir um efeito muito mais forte nos recetores CB1 do que a molécula original de CBN.

No estudo, os investigadores observaram que “o CBN aumentou a estabilidade do sono, demonstrada por períodos mais longos de sono NREM; isto é significativo, uma vez que o aumento da estabilidade do sono está ligado à melhoria da qualidade subjetiva do sono.

Potencial do CBN para o tratamento da insónia

Estas descobertas sugerem que o CBN pode ser especialmente útil para aqueles que têm dificuldade em manter o sono ou sofrem de despertares precoces de manhã, uma vez que tem um início tardio, mas é mais duradouro do que o zolpidem.

A nossa investigação é única porque avaliamos os efeitos do CBN como uma única molécula, destacaram os investigadores. “A maioria dos estudos humanos que investigaram os efeitos do CBN no sono combinaram-no com outros fitocanabinóides, tornando difícil avaliar apenas os seus efeitos hipnóticos”.

Este foi o caso de um ensaio de sono humano de 2018, que não tinha como alvo específico o CBN. Embora os auxiliares para dormir com

Crédito: Supreme CBD

CBN purificado estejam disponíveis em muitos estados dos EUA, faltam provas científicas da sua eficácia e segurança.

Os investigadores esperam realizar mais estudos sobre o CBN após este estudo em animais, e o Professor Iain McGregor, Diretor de Investigação Clínica da Iniciativa Lambert, planeia publicar em breve os resultados de um ensaio paralelo em humanos.

“A nossa investigação incentiva mais estudos básicos e clínicos sobre o CBN como uma nova estratégia de tratamento para distúrbios do sono, incluindo a insónia”, disse McGregor. “O nosso estudo clínico administrou CBN apenas em dose única. Um ensaio em grande escala com doses repetidas é o passo lógico seguinte.”

Reactor Electroquímico Extrai 97,5% de Lítio de Fontes Geotérmicas

As baterias de iões de lítio alimentam tudo, desde vapes a carros

Anúncio

elétricos, mas dependem de lítio de difícil extração. Um novo reator eletroquímico da Rice University promete tornar a recolha de lítio mais segura e eficiente.

As baterias de iões de lítio dominam o mercado devido à sua elevada densidade energética e natureza leve, apesar das preocupações ocasionais de segurança. Foram consideradas alternativas como as baterias de potássio ou de sódio, mas o lítio continua a ser o padrão.

A procura de lítio deverá disparar, com projeções que mostram um aumento de sete vezes até 2030, impulsionado pelos veículos elétricos. Este crescimento poderá elevar o valor de mercado de 56,8 mil milhões de dólares em 2023 para 187,1 mil milhões de dóla-

Conferência das Nações

Unidas sobre Mudanças Climáticas - Emirados Árabes Unidos

res em 2032.

No entanto, o lítio não é fácil de obter. Embora abundante, é frequentemente encontrado em baixas concentrações em rochas ou salmouras geotérmicas, exigindo processos de extração que consomem muita energia. A mineração tradicional de lítio pode também prejudicar os ecossistemas e esgotar o abastecimento de água.

O novo reator da Rice University revoluciona a extração segura de lítio de salmouras geotérmicas

Entre no reator da Universidade de Rice, concebido para resolver estes problemas. O reator extrai lítio de salmouras existentes em fontes geotérmicas, que contêm vários iões como magnésio, cálcio e sódio. Separar

o lítio destes produtos químicos é difícil, especialmente porque os iões cloreto podem produzir gás cloro tóxico durante o processo de extração.

A equipa de Rice desenvolveu um reator de três câmaras com uma membrana de cerâmica vítrea condutora de iões de lítio (LICGC), normalmente utilizada em baterias, mas nunca antes num reator. Esta membrana permite a passagem apenas de iões de lítio, bloqueando outros iões prejudiciais. Nos testes, o reator atingiu uma taxa de pureza de 97,5% para o lítio e minimizou a produção de gás cloro.

“Este reator poderá melhorar significativamente a extração de lítio e, ao mesmo tempo, reduzir os danos ambientais”, disse o coautor Sibani Biswal. Embora a acumulação de sódio na membrana possa reduzir a eficiência, a equipa sugere reduzir os níveis de sódio na salmoura ou pesquisar revestimentos de membrana para evitar este problema.

O estudo completo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

COP28: O que foi alcançado e o que acontece depois?

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP28 em Dubai, Emirados Árabes Unidos, foi a maior do gênero. Cerca de 85.000 participantes, incluindo mais de 150 Chefes de Estado e Governo, estavam entre os representantes de delegações nacionais, sociedade civil, empresas, povos indígenas, jovens, filantropia e organizações internacionais presentes na Conferência de 30 de novembro a 13 de dezembro de 2023.

Clima E Meio Ambiente

Negociações sobre a transição dos combustíveis fósseis são salvas do colapso na COP29

A COP29 enfrentou tensões devido à resistência da Arábia Saudita e outros países às medidas de redução de emissões e transição dos combustíveis fósseis, levando o presidente Mukhtar Babayev a nomear Noruega e África do Sul como mediadores; enquanto isso, nações como a Austrália, AOSIS e UE pressionaram por ações concretas para informar os próximos planos climáticos (NDCs), e países como Emirados Árabes Unidos, Brasil e Reino Unido anunciaram metas ousadas para 2035, destacando o foco da cúpula em superar divisões, financiar transições energéticas e cumprir o limite de aquecimento de 1,5°C.

Mudanças climáticas associadas a 19% do aumento de casos de dengue em ano recorde de surtos

As mudanças climáticas estão acelerando a transmissão da dengue, com casos nas Américas quase triplicando de 2023 para 2024; o aumento das temperaturas eleva as infecções, podendo crescer até 200% em algumas áreas até 2050, mesmo com reduções de emissões.

Mosquitos infectados com Wolbachia oferecem esperança, reduzindo os casos em até 90% em locais como Niterói, Brasil; estudos confirmam a eficácia e segurança da técnica, e o país está ampliando sua produção para usá-la como medida preventiva.

Austrália promete US$ 200 milhões para ações climáticas na Ásia-Pacífico

A Austrália comprometeu USD 200 milhões para o Fundo de Financiamento Inovador para o Clima na Ásia e no Pacífico (IF-CAP) do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB). Em parceria com países como EUA, Reino Unido e Japão, esse compromisso apoia ações climáticas em algumas das regiões mais vulneráveis do mundo.

Cúpula do G20 no Rio alcança avanço no financiamento climático

Na cúpula do G20 no Brasil, as nações alcançaram um frágil acordo sobre contribuições voluntárias para o financiamento climático, refletindo tensões semelhantes às da COP29 no Azerbaijão. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, pediu aos líderes do G20, responsáveis por 80% das emissões globais, que liderem pelo exemplo. Nações ricas defendem contribuições ampliadas, enquanto países como o Brasil resistem a obrigações vinculantes.

Crédito: UNFCCC
Crédito: Pixabay
Crédito: Pixabay
Crédito: REUTERS_Pilar Olivares

Inteligência

Artificial

Startup de IA Perplexity adiciona ferramentas de compras em meio à crescente com

A startup de busca com IA Perplexity, apoiada por Jeff Bezos e Nvidia, introduziu um hub de compras com cartões de produtos, integrado ao Shopify, para competir com o Google. Os recursos incluem o “Snap to Shop”, que identifica produtos a partir de fotos, e o “Merchant Program”, que permite que varejistas compartilhem dados de produtos.

Inicialmente lançado nos EUA, o Perplexity planeja expansão global. Enquanto busca investimentos com uma avaliação de US$ 9 bilhões, a startup enfrenta concorrência das novas ferramentas de busca do ChatGPT da OpenAI, destacando a crescente corrida em soluções de busca com IA.

IA detecta tumores cerebrais em segundos

FastGlioma, uma ferramenta de diagnóstico por IA, revoluciona a detecção de tumores durante cirurgias. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Michigan e UCSF, utiliza histologia Raman estimulada para analisar tecidos não processados em 10 segundos. Com 92% de precisão, reduz a taxa de tumores residuais de 25% para 3,8%, melhorando significativamente os resultados cirúrgicos.

Treinada com 11.000 espécimes, a IA do FastGlioma é adaptável a outros tipos de câncer, respondendo a demandas globais por ferramentas cirúrgicas inovadoras. Sua abordagem rápida, precisa e escalável oferece esperança de maior precisão, redução de custos de saúde e melhores resultados para pacientes com câncer.

IA da BlackRock analisa dados para orientar escolhas de ações

Gestores de ativos como BlackRock, JPMorgan e ChinaAMC estão utilizando IA generativa para análise de ações e eficiência operacional, com ferramentas detectando sinais em redes sociais e atividades online. Embora a IA auxilie na análise de dados, a criatividade humana ainda é essencial na tomada de decisões.

Coca-Cola gera debate com anúncio criado por IA

O comercial de Natal da Coca-Cola, gerado por IA, foi criticado como “sem alma” e desrespeitoso com artistas, enquanto a empresa defende a colaboração entre humanos e IA.

Especialistas apontam que anúncios de Natal têm apelo emocional profundo, dificultando o uso da IA, mas pesquisadores acreditam que sua economia de custos e inovação garantirão aceitação futura.

Crédito: REUTERS_Dado Ruvic_Illustration_File Photo
Crédito: Chris Hedly, Michigan Medicine
Créedito: Pixabay
Crédito: Pixabay

Entretenimento

Formas de a Mojang melhorar a arqueologia no Minecraft

A atualização de arqueologia do Minecraft poderia ser aprimorada com novos itens, blocos suspeitos e tesouros específicos de biomas. Expandir os locais de escavação para desertos, selvas e outros biomas, além de introduzir fósseis e descobertas únicas, tornaria a arqueologia mais recompensadora e incentivaria a exploração. Incorporar a arqueologia no Nether e no End poderia oferecer itens raros e funcionais, como o maça das câmaras de teste. Recompensas mais acessíveis e diversificadas, ligadas a cada bioma, dariam aos jogadores objetivos empolgantes e tornariam a arqueologia uma característica central da jogabilidade aventureira do Minecraft.

Produtor do remake de Dragon Quest 3 espera por Final Fantasy 6 em HD-2D

O estilo artístico HD-2D da Square Enix, presente em jogos como Octopath Traveler e Triangle Strategy, tem redefinido os remakes de jogos. O produtor Masaaki Hayasaka demonstrou interesse em ver Final Fantasy 6 refeito nesse estilo, ressaltando sua influência no desenvolvimento do design HD-2D.

Os projetos futuros em HD-2D incluem os remakes de Dragon Quest 1, 2 e 3, sendo Dragon Quest 3 um prelúdio cronológico. Esses remakes destacam a sinergia entre o pixel art e os visuais modernos, proporcionando uma experiência envolvente para fãs nostálgicos e novos jogadores.

Crédito: aboutamazon.com_news_entertainment

O PlayStation Portal adiciona streaming na nuvem para jogos PS5

A Sony introduziu o streaming na nuvem para o PlayStation Portal, permitindo aos usuários acessar mais de 120 jogos PS5 do catálogo PS Plus Premium. Este recurso beta permite streaming em 1080p e 60 fps e está disponível em 30 países, incluindo EUA, Reino Unido e Japão.

Amazon Music adiciona audiolivros da Audible

O Amazon Music Unlimited agora inclui um audiolivro mensal da ampla biblioteca da Audible para assinantes nos EUA, Reino Unido e Canadá. Essa funcionalidade complementa o vasto catálogo de mais de 100 milhões de músicas, podcasts sem anúncios e opções de áudio espacial, consolidando o Amazon Music como um líder em entretenimento de áudio

Crédito: aboutamazon.com

Crédito: Square Enix
Crédito: Mojang Studios

Apenas 5 Minutos

Extra de Atividade

Diária Aumentam Significativamente a Saúde do Coração

baixo, mostra a pressão entre os batimentos. “A tensão arterial elevada é um problema de saúde global importante, mas, ao contrário de algumas causas de mortalidade

Crédito: Pixabay

Encontrar tempo para o exercício diário pode ser difícil, mas um novo estudo que envolveu quase 15 000 pessoas mostra que apenas cinco minutos extra de atividade, como subir escadas ou fazer jogging, podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Os investigadores da Universidade de Sydney e da University College London descobriram que mesmo este pequeno aumento de movimento pode reduzir a pressão arterial sistólica em cerca de 0,68 mm Hg e a diastólica em cerca de 0,54 mm Hg.

A pressão arterial sistólica, o número mais alto numa leitura da pressão arterial, reflecte a pressão arterial durante os batimentos cardíacos, enquanto a pressão arterial diastólica, o número mais

cardiovascular, pode ter soluções acessíveis para além da medicação”, afirma o Professor Emmanuel Stamatakis da USyd e do Consórcio ProPASS. O Professor salienta que apenas cinco minutos de exercício diário podem baixar a tensão arterial, realçando o impacto de uma atividade curta e intensa na saúde do coração.

A hipertensão afecta 1,28 mil milhões de adultos em todo o mundo e é uma das principais causas de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência cardíaca. Embora a dieta, o estilo de vida e a medicação sejam essenciais para a controlar, a prática regular de exercício físico continua a ser um desafio devido a limitações de tempo e de condição física.

Estudo global monitoriza a atividade e a pressão arterial de 14

761 participantes utilizando acelerómetros montados na coxa

No estudo, 14.761 participantes de cinco países usaram acelerómetros montados na coxa para medir a atividade diária e a pressão arterial. As actividades foram classificadas como sono, sedentarismo (sentado), marcha lenta e rápida, de pé e exercício vigoroso (como correr ou subir escadas). Os investigadores analisaram então o impacto na PA da substituição de uma atividade por outra. Como esperado, a substituição do comportamento sedentário por exercício físico proporcionou o maior benefício, mas mesmo cinco minutos por dia mostraram uma melhoria significativa.

O autor principal, Dr. Jo Blodgett, da Divisão de Cirurgia e Ciência Interventiva da UCL, explica: “Para muitos, o exercício – e não o movimento de baixo esforço – é crucial para baixar a PA. Felizmente, apenas alguns minutos de atividade, mesmo que seja correr para um autocarro ou andar de bicicleta, podem fazer a diferença.” Andar a pé, embora benéfico, não teve o mesmo impacto na PA que os movimentos de maior intensidade.

O comportamento sedentário teve um impacto negativo na PA, mas andar e ficar de pé tiveram efeitos neutros. No entanto, cinco minutos de caminhada

rápida em subida aumentaram a frequência cardíaca o suficiente para obter benefícios na PA semelhantes aos de uma atividade mais vigorosa. Entre as categorias, o sono também beneficiou a PA, embora uma melhoria significativa tenha exigido mais tempo do que o exercício – cerca de duas horas e 50 minutos para a PAS e uma hora e 46 minutos para a PAD.

Estes resultados sugerem que mesmo pequenas alterações nas rotinas diárias, como breves períodos de atividade, podem reduzir eficazmente a PA. Se actividades como andar de bicicleta ou subir escadas não forem adequadas, consulte sempre o seu médico para saber quais as alternativas para aumentar a frequência

CycloTech: eVTOL com CycloRotor de 340 kg Mira Lançamento em 2025

A empresa austríaca de tecnologia aeroespacial CycloTech anunciou seus planos para desenvolver um demonstrador eVTOL com o objetivo de exibir seu sistema de propulsão avançado projetado para voos elétricos. A companhia pretende apresentar seu carro voador, o “BlackBird”, até o final deste ano, com os primeiros voos de teste previstos para o início de 2025.

CycloRotors: Propulsão

Crédito: CycloTech com Vetorização de Empuxo em 360 Graus

A CycloTech passou anos aperfeiçoando seus CycloRotors—cilindros de propulsão exclusivos com vetorização de empuxo em 360 graus, permitindo controle preciso de direção em qualquer orientação. Essa tecnologia de propulsão, agora em sua sétima geração, é especialmente adequada para carros voadores, pois pode ajustar continuamente a intensidade e a direção do empuxo ao longo de um caminho completo de 360 graus, ideal para manobras versáteis.

BlackBird: Aeronave Compacta com Decolagem e Pouso Vertical

O design do BlackBird contará com seis CycloRotors, permitindo decolagens e pousos verticais, estacionamento paralelo e desaceleração ou frenagem no meio do voo. De acordo com o esquema preliminar, o BlackBird será semelhante ao conceito **CruiseUp** de 2023 da empresa, mas com um design mais compacto,

medindo aproximadamente **4,9 metros** de comprimento, **2,3 metros** de largura e **2 metros** de altura. Com peso máximo de decolagem de **340 kg**, a aeronave deverá atingir uma velocidade máxima de **120 km/h**.

A configuração com seis CycloRotors, com dois rotors posicionados ao longo do comprimento do veículo, permitirá movimentos laterais, reversos e frenagem em pleno voo—tudo isso sem que o veículo precise se inclinar ou girar. Essa configuração garante uma experiência suave para os passageiros, mesmo em condições aéreas variadas, além de oferecer redundância no caso de falha de um dos rotores.

Embora o **BlackBird** ainda não esteja pronto para exibição, a CycloTech está empolgada em avançar no desenvolvimento com seu novo demonstrador. Desde 2021, a empresa já realizou mais de **800 voos de teste** com seu primeiro demonstrador, um modelo menor com peso de **83 kg**, equipado

com quatro CycloRotors. Em fevereiro deste ano, a CycloTech arrecadou **€20 milhões (US$ 21,8 milhões)** em financiamento, aproximando-se do objetivo de levar o BlackBird aos céus no início do próximo ano. Poucos detalhes sobre o espaço interno e a autonomia da bateria do BlackBird foram revelados, mas, se seguir o conceito do CruiseUp, ele pode oferecer **dois assentos** e um alcance de cerca de **100 km**, posicionando-o como um veículo voador pessoal, em vez de um táxi aéreo comercial.

No cenário mais amplo de desenvolvimento de eVTOLs, a CycloTech enfrenta concorrência de outras empresas ambiciosas que também buscam trazer carros voadores ao mercado. Por exemplo, a **Joby Aviation** recentemente obteve **US$ 500 milhões** em financiamento da Toyota e realizou um voo de demonstração no Japão. À medida que esses projetos avançam, o futuro da aviação pode se tornar mais próximo das visões futuristas de

carros voadores vistas em séries como *Os Jetsons*.

Smart

Guitar Maker Revela Ferramenta de Criação de Música Sem Esforço

O Lava Genie é um instrumento único que, apesar de ter a forma de uma guitarra, não tem cordas e assemelha-se a um comando de alta tecnologia do Guitar Hero redesenhado pela Yamaha. Em vez do tradicional dedilhar, é tocado através de toques, “fretting” numa escala sensível ao toque e dedilhados. Apresentada como uma guitarra sampler, o seu objetivo é tornar a criação musical acessível a qualquer pessoa em segundos.

O Genie pode ser utilizado imediatamente, mas a aplicação móvel que o acompanha acrescenta funcionalidades adicionais, guiando os utilizadores através de milhares de canções e permitindo o acesso a centenas de sons. A Lava também oferece uma ferramenta de IA que pode transpor faixas criadas pelo utilizador para reprodução guiada, embora algumas funcionalidades da aplicação Lava+ possam exigir uma subscrição mensal. Design compacto com som potente e fácil portabilidade

O seu corpo inclui um driver duplo de gama

A SEGUIR

completa de 12 W na parte frontal e um altifalante de graves de 20 W na parte traseira, com uma tomada de instrumento para ligação a um amplificador externo. O Genie é portátil, dividindo-se em dois para caber numa mala de viagem ou mochila e funcionando com uma bateria recarregável de 6 horas que carrega via USB-C.

Embora existam produtos semelhantes, como a Sensy Guitar e o Instrument 1 da Artiphon, o Genie destaca-se por ser fácil de utilizar para principiantes, mas versátil para criadores mais experientes. A Lava lançou o produto no

Kickstarter, com os primeiros apoiantes a poderem comprometer-se com 349 dólares, o que inclui três meses de adesão gratuita ao Lava+ e envio gratuito para os EUA.

Dado que a Lava Music é uma empresa bem estabelecida, oferece um investimento mais seguro do que muitos projectos financiados por crowdfunding, com o envio previsto para começar em dezembro, se tudo correr como planeado.

O videogame ‘Squid Game’ define data de lançamento na Netflix

A Netflix definiu uma data de lançamento para 17 de dezembro para seu novo jogo sangrento para celular do tipo party royale, “Squid Game: Unleashed”, baseado no drama e suspense coreano que se tornou o programa mais popular da plataforma de streaming em 2021. Página. 15

Visitar

Comprar

Twistor

Uma estrutura matemática usada em física teórica, particularmente na teoria quântica de campos.

Termo da semana

A SEGUIR

Mountain Dew Kickstart, Laranja Cítrica, 92mg de Cafeína, Vitaminas B e C, 80 Calorias, 5% de Suco, 16 Fl Oz (Pacote com 12)

Evento

Junte-se aos especialistas em cosmologia enquanto eles revelam as últimas pesquisas sobre o nosso universo 15 de março de 2025 10:00 - 17:00

Local Congress Centre, Londres

Comprar

Carros & Gadgets

Audi revela estreias importantes na Auto Guangzhou na China

No Salão do Automóvel de Guangzhou 2024, a Audi estreou o Q6L e-tron, o primeiro modelo Premium Platform Electric produzido localmente, e o conceito AUDI E, apresentando tecnologia de ponta para a China. O A5L, sucessor do A4L, também estreia com interiores espaçosos e recursos avançados.

Com fortes parcerias com FAW e SAIC, a Audi adapta seus veículos ao mercado chinês em constante evolução. O conceito AUDI E destaca o design inteligente e a conectividade avançada, visando consumidores tecnologicamente avançados. Os 36 anos de presença da Audi na China destacam seu compromisso com a inovação e a liderança no setor automotivo premium.

Hyundai revela conceito ousado de FCEV, prevendo novo design

O conceito INITIUM FCEV da Hyundai, revelado no evento “Clearly Committed”, introduz a linguagem de design “Art of Steel” e tecnologia avançada de hidrogênio. Com uma autonomia de 650 km, interiores espaçosos e recursos focados na segurança, o INITIUM atende a estilos de vida urbanos e externos.

Equipado com um planejador de rotas e capacidade V2L (Vehicle-to-Load), o INITIUM simplifica o reabastecimento de hidrogênio e alimenta dispositivos domésticos. Previsto para ser lançado em 2025, este conceito consolida a liderança da Hyundai em energia limpa, refletindo 27 anos de inovação e seu compromisso com uma sociedade de hidrogênio sustentável.

Citroën SM tribute pode entrar em produção com V6 Maserat

A DS SM Tribute, uma versão moderna do Citroën SM, pode entrar em produção limitada com a ajuda de um carroceiro. Construído sobre a plataforma do Maserati GranTurismo 2024, o conceito poderia ser equipado com o motor V6 3.0 litros biturbo da Maserati, desenvolvendo até 550 cavalos de potência.

Embora uma versão elétrica seja improvável, pois o conceito é voltado para compradores de alto nível, os elementos de design da Tribute devem influenciar futuros modelos DS. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e o CEO da DS, Olivier François, apoiam a ideia, desde que seja financeiramente viável.

Kia revela o conceito KLTV, um SUV militar modular

A Kia revelou o conceito KLTV na feira IDEX 2021 em Abu Dhabi, um SUV militar projetado para as forças armadas dos EUA. Ele possui 4 lugares, espaço de carga para 10 soldados e uma opção de caminhão capaz de transportar 3 toneladas de suprimentos.

Equipado com um motor diesel de 228 cavalos de potência, o KLTV é um veículo modular que pode ser adaptado com diferentes estruturas de carroceria e armas. Ele oferece tração nas quatro rodas para capacidades off-road e demonstra o contínuo apoio da Kia ao desenvolvimento de veículos militares.

Crédito: KIA

Crédito: Audi
Crédito: DS Automobiles
Crédito: Hyundai Motor Company

Matemática

Quatro acadêmicos de Oxford recebem bolsas ERC Synergy para pesquisa complexa

Quatro professores de Oxford receberam bolsas Synergy Grants para pesquisas inovadoras. O projeto de Francis Brown redefine os cálculos de interação de partículas, fundindo física e matemática. Helena Hamerow, com o MEMELAND, explora os impactos da agricultura medieval na biodiversidade usando DNA sedimentar.

Aditi Lahiri investiga a consciência fonológica na aquisição da linguagem, enquanto Elena Seiradake estuda os receptores UNC5 que impulsionam cânceres pediátricos agressivos. Esses projetos destacam as colaborações globais de Oxford em diversas disciplinas, avançando o entendimento científico crític

Top 5 das universidades americanas para matemática: Rankings QS

A matemática abre portas para carreiras em áreas como análise de dados e IA, com universidades como MIT, Stanford, Harvard, UC Berkeley e Princeton liderando o QS World University Rankings 2024.

O MIT é destaque em reputação acadêmica, Stanford em impacto de pesquisa, Harvard em reputação de empregador, UC Berkeley em citações, e Princeton mantém seu prestígio global, promovendo inovação e colaboração.

Cientistas tchecos rastreiam a origem da maioria dos meteoritos que caem na Terra

Cientistas tchecos descobriram que 70% dos meteoritos que caem na Terra vêm das famílias de asteroides Massalia, Koronis e Karin, resultado de colisões há milhões de anos, conforme estudo na Nature.

Com modelos avançados e dados espectroscópicos, os pesquisadores rastrearam a dinâmica dos asteroides, revelando processos antigos que moldaram os detritos e ligando meteoritos à história inicial do sistema solar.

Crédito: Pixabay

O Museu de Arte Castellani apresenta “Beyond Numbers: Math in Patterns and Flow

A exposição “Beyond Numbers” do Museu de Arte Castellani, que ocorre de 5 de dezembro a 30 de março de 2025, faz a ponte entre matemática e arte. Curada por estudantes da Universidade de Niagara, apresenta obras de artistas renomados como Barbara Hepworth e Sol LeWitt, demonstrando o papel da matemática na criatividade e na descoberta.

Obras como os fractais de Jensen e as explorações topológicas de Hepworth revelam a beleza da matemática, mostrando como ela enriquece a vida e inspira a arte, redefinindo-a como uma força que molda a interpretação do mundo.

Crédito: John Cairns
Crédito: Pixabay
Crédito: Castellani Art Museum of Niagara University

Mundo

Quântico

Físicos revelam a forma exata de um único fóton

Pesquisadores modelaram como os fótons interagem com seu ambiente, revelando sua forma e dispersão de energia. Agrupando infinitas possibilidades em conjuntos, eles produziram uma primeira visualização de fóton e resolveram desafios de longa data da física quântica.

Essas descobertas permitem avanços na nanophotônica, abrindo caminho para melhores sensores, comunicação segura e computação quântica aprimorada. Essa compreensão mais profunda das interações luz-matéria poderia revolucionar as tecnologias futuras.

Cientistas coreanos capturam informação quântica em tempo real, uma conquista inovadora

Pesquisadores do DGIST e UNIST revelaram um novo estado quântico, o estado de síntese exciton-Floquet, e um mecanismo de extração de informação quântica. Usando semicondutores bidimensionais, eles demonstraram a captura de informação quântica em tempo real através do emaranhamento, avançando a tecnologia quântica.

Este trabalho revela como a coerência quântica em semicondutores bidimensionais permite um controle preciso da informação quântica. Publicado na Nano Letters, oferece avanços na computação quântica e dispositivos, abrindo caminho para futuras inovações na tecnologia da informação quântica.

A teoria de Einstein enfrenta e passa no teste mais rigoroso até agora

Astrônomos usando o DESI mapearam quase 6 milhões de galáxias ao longo de 11 bilhões de anos, confirmando a teoria da relatividade geral de Einstein em escala cósmica. Este estudo validou as previsões da teoria sobre a distribuição das galáxias e a evolução da teia cósmica sob a influência da gravidade.

As pesquisas DESI em curso visam analisar mais de 40 milhões de galáxias, explorando a matéria escura, a energia escura e a massa dos neutrinos. Os físicos esperam que esses esforços revelem os mistérios da estrutura do Universo e de sua expansão acelerada.

crédito: tng-project.org

Computadores quânticos podem coordenar dispositivos móveis, dizem pesquisadores

Pesquisas da Universidade de Kent mostram que a informação quântica pode melhorar a coordenação de dispositivos como drones, permitindo influência mútua sem comunicação direta. Usando o computador quântico da IBM, a equipe demonstrou o potencial prático, apesar das limitações atuais, em estudo no New Journal of Physics.

Crédito: Pixabay

Crédito: Ben Yuen & Angela Demetriadou
Crédito: Freepik

2021 Hennessey Venom F5

A Hennessey revelou que seu hipercarro Venom F5 está pronto para produção, com 1.792 hp e objetivo de atingir 311 mph ou mais. Seguindo o Venom GT original, o F5 está sendo desenvolvido há anos com o objetivo de competir com o Bugatti Chrion, o Koenigsegg Jesko e o SSC Tuatara pela coroa de velocidade máxima dos carros de estrada. Com uma velocidade máxima esperada de 311 mph, o Venom F5 deve ficar bem perto do topo se eles conseguirem fazer uma corrida oficial.

Crédito: Wsupercars

Biotecnologia e Genética

Estudo liga 14 genes ao neuroticismo em uma análise genética em grande escala

Um estudo da Universidade Fudan identificou 14 genes ligados ao neuroticismo, usando dados do UK Biobank. Desses, 12 genes, como PTPRE e TRIM32, eram desconhecidos anteriormente. Variantes de codificação raras contribuem com até 7,3% da herdabilidade do neuroticismo, enquanto 78 associações de variantes comuns também foram identificadas

Distúrbio endócrino raro ganha atenção da biofarmácia em 2024

A hipoparatireoidismo, caracterizada por baixos níveis de hormônio paratireoidiano que afetam o equilíbrio do cálcio, recentemente teve a aprovação do Yorvipath pela FDA, o primeiro tratamento hormonal. Desenvolvido pela Ascendis Pharma, ele imita o PTH faltante para restaurar o cálcio, com resultados promissores nos ensaios clínicos, melhorando os níveis de cálcio dos pacientes. Além disso, empresas como MBX Biosciences, Septerna Therapeutics e AstraZeneca, que adquiriu o medicamento AZP-3601 da Amolyt Pharma, estão desenvolvendo novos tratamentos, oferecendo esperança para os 70.000 pacientes americanos com a condição.

Investigadores concentram-se na variante genética associada a abortos espontâneos

Pesquisadores da Universidade de Rutgers identificaram uma variante do gene KIF18A que acelera o envelhecimento dos óvulos, aumentando o risco de aborto espontâneo precoce e aneuploidia. Essa descoberta pode ajudar mulheres no planejamento reprodutivo, oferecendo opções como congelar óvulos mais cedo e possibilitando tratamentos mais precisos.

Empresas de biotecnologia planejam investir 1 milhão de dólares em bitcoin

Várias empresas de biotecnologia, incluindo Acurx Pharmaceuticals, Hoth Therapeutics e Enlivex Therapeutics, anunciaram planos para armazenar até US $ 1 milhão em bitcoin como uma reserva de tesouraria. Eles citaram a crescente demanda da criptomoeda, a aprovação da SEC de ETFs de bitcoin e suas qualidades resistentes à inflação como razões para suas decisões.

O valor da bitcoin aumentou após as eleições de 5 de novembro nos EUA, com o Presidente eleito Trump a sugerir uma reserva nacional de bitcoin. Embora a proposta possa estabilizar a bitcoin, os críticos temem que possa minar o estatuto do dólar como moeda de reserva global.

Crédito: Pixabay

Crédito:Nature Human Behaviour (2024)
Crédito: Pixabay
Crédito: Pixabay

NJINGA-1 CubeSat

O Nginga-1 é um CubeSat projetado para demonstrar a tecnologia de ponta de pequenos satélites. Compacto e eficiente, ele incorpora a inovação dos CubeSats, fornecendo uma plataforma de baixo custo para missões avançadas. O Nginga-1 está equipado para realizar [missão específica, por exemplo, observação da Terra, comunicação ou pesquisa científica], aproveitando componentes miniaturizados para fornecer resultados impactantes no espaço.

Ao se juntar à revolução do CubeSat, o Nginga-1 demonstra o potencial dos pequenos satélites para contribuir com a exploração e a pesquisa espacial, democratizando o acesso ao espaço para mais participantes.”

Bem-Estar

Os melhores retiros de bem-estar em todo o mundo

Os retiros de bem-estar são populares para relaxamento e crescimento pessoal, oferecendo actividades como ioga, meditação e excursões ao ar livre. De Kripalu, nos EUA, a Treas Retreat, na Índia, estes retiros variam em termos de orçamento e localização, satisfazendo diferentes objectivos de bem-estar com serviços como programas de desintoxicação, aulas de fitness e tratamentos de spa.

Opções de luxo como Amanpuri em Bali e Golden Door na Califórnia oferecem experiências holísticas com fitness, cozinha saudável e actividades de atenção plena. Quer se trate de perda de peso, tratamentos ayurvédicos ou formação em massagem tailandesa tradicional, os retiros de bem-estar podem ajudar a rejuvenescer o corpo e a mente.

Práticas diárias para o bem-estar mental

Para manter o bem-estar mental, ligue-se aos seus entes queridos, dê prioridade ao tempo a sós e celebre as pequenas conquistas. Invista nas suas relações, reserve momentos para reflexão pessoal e recompense o progresso para se manter motivado.

Organize o seu espaço para reduzir o stress, leia regularmente para promover a criatividade e o relaxamento e mantenha uma dieta saudável para apoiar o corpo e a mente. Acções simples como comer bem e apreciar a natureza podem melhorar o seu bem-estar mental.

Injecções diárias de bem-estar para melhorar a sua saúde

Os shots de bem-estar oferecem benefícios rápidos e concentrados, como o aumento da imunidade e a melhoria da saúde intestinal. Receitas como os shots de gengibre, os shots de ananás e curcuma para o intestino e os shots de erva de trigo fornecem vitaminas e minerais para apoiar várias necessidades de saúde.

Retiro de bem-estar no Airbnb de Sara Ali Khan em Goa

Sara Ali Khan vai organizar um retiro de bem-estar na sua propriedade Airbnb em Nerul, Goa, a partir de 27 de novembro. O retiro de duas noites incluirá sessões de ioga, um meet-and-greet com Sara, refeições saudáveis, trilhos na natureza, massagens e recordações personalizadas.

Crédito: Pixabay
Crédito: Pixabay
Crédito: Freepik
Crédito: Pixabay

Nutriçâo

Jantares saudáveis para o coração para perda de peso

Estas receitas de jantar são saudáveis para o coração, baixas em calorias e ricas em proteínas ou fibras, ajudando na perda de peso. Opções como o Chili de Frango de Búfalo em Panela Lenta e os Tacos de Peixe com Salsa de Toranja em Conserva são saborosas e atendem aos objetivos de saúde. Outros pratos, como Massa de Grão-de-Bico com Cogumelos e Couve e Guisado de Frango com Couve e Amendoins, combinam sabores e benefícios nutricionais.

Para refeições rápidas, experimente Enchiladas de abóbora e feijão preto, Feijão Charro com chouriço e salada de couve ou Beringela recheada com cuscuz e amêndoas, equilibrando sabor e nutrição.

Alimentos que fortalecem o sistema imunitário, segundo especialista

Para apoiar a saúde imunitária, o Dr. Saggar recomenda a incorporação de citrinos na sua dieta, uma vez que são ricos em vitamina C e antioxidantes. Estes alimentos ajudam a produzir glóbulos brancos e a reduzir o stress oxidativo, contribuindo para um sistema imunitário mais forte.

Outros alimentos que reforçam o sistema imunitário são os pimentos vermelhos, os brócolos, o alho, as amêndoas e as sementes de girassol. Além disso, o iogurte e os vegetais fermentados melhoram a saúde intestinal, que é essencial para a imunidade. Uma dieta variada e rica em nutrientes, juntamente com hábitos de vida saudáveis, é a melhor abordagem para manter um sistema imunitário forte

Crédito: Pixabay

Dieta Nutritariana pode retardar o envelhecimento, marcando uma nova era da nutrição

Estudo da Northern Arizona University associa a dieta Nutritariana, criada pelo Dr. Joel Fuhrman, a um envelhecimento mais lento e melhor saúde cardiovascular nas mulheres. À base de plantas, ela limita sal, gordura e alimentos processados, reduzindo inflamação e promovendo saciedade. Embora não seja para perda de peso, é elogiada por melhorar o metabolismo e a saúde geral, sendo recomendada para quem busca equilíbrio, mas desaconselhada para pessoas com distúrbios alimentares.

A médica fala sobre a redução do stress através de escolhas alimentares saudáveis

A dieta desempenha um papel fundamental na gestão do stress e da ansiedade durante as férias, de acordo com a Dra. Uma Naidoo. Ela recomenda o consumo de alimentos integrais como feijões, nozes, sementes e legumes para manter um intestino saudável e reduzir a inflamação, que pode afetar a saúde mental.

Para diminuir a ansiedade, a Dra. Naidoo sugere manter-se hidratado com águas ou chás com infusão de fruta e limitar os doces a uma ou duas vezes por semana. Nas festas, opte por cocktails mais leves, como licor claro com soda e lima fresca, e siga a regra 80/20 para dar prioridade a escolhas alimentares mais saudáveis.

Crédito: Jason Donnelly
Crédito: Pixabay
Crédito: Pixabay

Fitness

Estudo: O exercício moderado não consegue compensar o facto de se estar sentado todo o dia

Um estudo na PLoS ONE mostra que ficar sentado mais de 8,5 horas por dia aumenta os riscos para a saúde, mesmo com exercício regular. Exercícios vigorosos de 30 minutos diários melhoram o colesterol, com benefícios mais evidentes em adultos mais jovens. Especialistas sugerem interromper o tempo sentado com movimento, como caminhadas curtas a cada hora, para melhorar a pressão arterial e o açúcar no sangue. Apenas ficar em pé não é suficiente; o movimento é essencial para melhores resultados de saúde.

A Xiaomi Smart Band 9 é a pulseira de fitness mais acessível?

A Xiaomi Smart Band 9 é uma pulseira de fitness acessível, com ecrã AMOLED de 1,62 polegadas, 21 dias de bateria, e melhorias no monitoramento do ritmo cardíaco, 150 modos de desporto e funcionalidades de sono. Com preço de 63 dólares, oferece excelente relação qualidade/preço.

Pesando apenas 15,8 gramas, é confortável e discreta, ideal para o dia a dia e exercícios. Sem GPS e NFC, suas capacidades de localização, resistência à água e longa duração da bateria fazem dela uma boa opção para quem busca um dispositivo econômico.

O Strava limita a partilha de dados de fitness com outras aplicações

A API actualizada do Strava impede que as aplicações de terceiros apresentem publicamente os dados dos utilizadores, repliquem a interface do Strava e utilizem dados para IA ou treino de modelos de aprendizagem automática. Estas alterações, que entram em vigor a 11 de novembro, visam melhorar a privacidade e o controlo do utilizador, afectando menos de 0,1% das aplicações.

Estudo mostra que colisões de ADN causam alterações genéticas no câncer

Investigadores da Universidade de Chicago e da UCSF descobriram que as mutações em certos genes causam grandes duplicações em tandem (TDs), ligadas a colisões entre a transcrição e a replicação do ADN. Esta descoberta, publicada na Nature Cancer em novembro de 2024, pode conduzir a tratamentos específicos para cancros com estas alterações genéticas.

Crédito: Pixabay
Crédito: Anna Gora
Crédito: Pixabay
Crédito: Strava

Saúde

Feminina

CRÉDITO: Pixabay

A relação entre o álcool e o risco de cancro da mama nas mulheres

Reduzir o consumo de álcool é uma mudança de estilo de vida fundamental para diminuir o risco de cancro da mama. A investigação mostra que as mulheres que consomem 2-3 bebidas por dia têm um risco 20% maior em comparação com as que não bebem, devido aos efeitos do álcool nos níveis de estrogénio e ao seu papel na obesidade. O álcool também pode danificar o ADN e contribuir para o cancro da mama com receptores hormonais positivos.

Para reduzir o risco de cancro da mama, as mulheres devem limitar o consumo de álcool a 1 bebida por dia, manter um peso saudável, praticar exercício físico regularmente, comer mais frutas e legumes e deixar de fumar. Os exames regulares, como mamografias e ressonâncias magnéticas, ajudam a avaliar o risco individual e a orientar a prevenção.

Quando a proteção contraceptiva já não é necessária

A contraceção é recomendada até à menopausa ou até aos 50-55 anos de idade devido ao risco de gravidez, uma vez que as gravidezes espontâneas após os 44 anos, embora raras, ocorrem. Embora a contraceção hormonal seja geralmente segura para as utilizadoras mais velhas, os riscos, como os acontecimentos cardiovasculares e o cancro da mama, devem ser ponderados em relação aos benefícios.

Os estudos mostram um ligeiro aumento dos riscos de tromboembolismo venoso, enfarte do miocárdio e cancro da mama entre as utilizadoras de contraceptivos mais velhas, embora as provas variem. Os planos contraceptivos adaptados com base nas condições de saúde individuais são fundamentais para gerir os riscos em doentes em idade reprodutiva avançada.

Crédito: Pixabay

Crédito: Pixabay

Discutir abertamente a menstruação

A menstruação, cercada de estigma, afeta a saúde e perpetua desigualdades, com a pobreza menstrual dificultando o acesso a produtos e ajuda. Conversas abertas e inovações como rastreadores inteligentes podem normalizar a saúde menstrual, mas requerem ética. Esforços multidisciplinares são essenciais para combater preconceitos e garantir dignidade e segurança.

O stress e a saúde mental durante a gravidez têm impacto no microbioma oral

Crédito: Pixabay

Um estudo associou os microbiomas orais das grávidas ao stress, ansiedade, depressão e PTSD, com micróbios específicos relacionados a esses distúrbios. Espécies como Proteobacteria e Spirochaetes estavam ligadas ao stress e à depressão.

O microbioma oral pode ser um alvo para melhorar a saúde mental materna, através de probióticos, mudanças dietéticas e cuidados com a saúde oral, destacando a necessidade de pesquisas personalizadas para o bem-estar psicológico durante a gravidez.

Saúde Masculina

Por que alguns homens sofrem mais com sintomas de resfriado e gripe: a “gripe masculina” é real?

O termo “gripe masculina” se refere à percepção exagerada de que os homens sofrem mais com sintomas de resfriado e gripe. Embora estudos mostrem respostas imunológicas variadas entre os gêneros, nenhuma evidência conclusiva apoia essa noção. Fatores psicológicos e sociais, como normas culturais em torno de nutrir e expressar desconforto, podem influenciar como os sintomas são percebidos.

As mulheres, principalmente na faixa etária de 18 a 49 anos, tendem a apresentar maiores taxas de gripe e hospitalizações relacionadas. As expectativas socioculturais encorajam os homens a assumir o papel de pacientes, potencialmente exacerbando sua resposta à doença em comparação às mulheres, que são mais frequentemente esperadas para cuidar dos outros.

6 fatos importantes que os homens devem saber sobre a próstata aumentada

A hiperplasia benigna da próstata (HPB), comum em homens idosos, leva a sintomas urinários como micção frequente, dificuldade para iniciar a micção e fluxo urinário fraco. Embora o tamanho da próstata nem sempre esteja correlacionado com os sintomas, uma avaliação completa é essencial para o diagnóstico e tratamento adequados.

As opções de tratamento variam de medicamentos a cirurgias a laser como HoLAP e HoLEP, que oferecem alívio sem a necessidade de medicação contínua. Mudanças no estilo de vida, incluindo controle de peso saudável e exames regulares, também podem reduzir o risco de desenvolver HPB

Pílula milagrosa do laboratório de Stanford cura disfunção erétil

Uma fórmula natural, testada pela Universidade de Stanford e mais de 9.000 homens, afirma aumentar o tamanho do pênis em até 6,4 polegadas em 120 minutos, usando ingredientes como extrato de menta e guaraná para aumentar o fluxo sanguíneo, testosterona e crescimento para melhor desempenho. Superando bombas e pesos, está disponível para um teste gratuito, oferecendo benefícios sem interferir com medicamentos.

Spray intranasal reduz sintomas precoces de Alzheimer em camundongos.

Pesquisa da Texas A&M University descobriu que vesículas extracelulares (EVs) de células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) podem tratar sintomas semelhantes aos do Alzheimer em camundongos reduzindo a inflamação, melhorando a função da microglia e diminuindo as placas beta amiloides, levando a melhorias cognitivas e de humor. Facilmente administradas intranasalmente e cruzando a barreira hematoencefálica, as EVs oferecem uma alternativa promissora e não replicante para tratar o Alzheimer e outros distúrbios neurológicos.

Crédito: Pixabay
Crédito: livehealthy.muhealth.orgcom
Crédito: Pixabay
Crédito: fitandfreshd.com
Find out how our minds and bodies are inextricably linked

Almanaque e Aniversários

17 de novembro

1558 – Tycho Brahe , o astrônomo dinamarquês, observou uma supernova (SN 1572), uma das observações mais importantes na história da astronomia. Isso levou a uma melhor compreensão da natureza do universo e das estrelas, desafiando a crença aristotélica de que os céus eram imutáveis.

1869 – O Canal de Suez foi oficialmente aberto, conectando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e mudando drasticamente o comércio e o transporte globais. O canal também teve um impacto profundo na navegação global, exploração científica e comunicação.

1923 – Nasce John Bardeen , um engenheiro e físico americano que mais tarde ganharia o Prêmio Nobel de Física duas vezes. As contribuições de Bardeen para o desenvolvimento do transistor e a teoria da supercondutividade são centrais para a eletrônica e a física modernas.

1973 – A nave espacial Pioneer 10 , lançada pela NASA em 1972, tornou-se a primeira nave espacial a deixar o Sistema Solar após cruzar a órbita de Netuno, entrando no espaço interestelar. Esta foi uma conquista monumental na exploração espacial. 18 de novembro

1928 – O primeiro desenho animado do Mickey Mouse, “Steamboat Willie” , estreou, marcando um marco significativo na animação e na tecnologia de entretenimento. O uso de som sincronizado na animação foi um avanço tanto na tecnologia cinematográfica quanto na produção de mídia.

1961 – A primeira sonda espacial dos EUA a chegar à Lua , a Ranger 1 , foi lançada. Embora não tenha atingido os objetivos da missão, ela abriu caminho para missões lunares bem-sucedidas

posteriores e contribuiu para o conhecimento da exploração espacial.

1988 – O primeiro cromossomo humano artificial foi construído por cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley, marcando um marco importante na genética e na biotecnologia. Isso abriu novos caminhos para a terapia genética e a engenharia genética.

19 de novembro

1847 – Nascimento de Antoine-Jerome Balard , um químico francês mais conhecido por descobrir o bromo (1826). Sua descoberta do bromo levou a um avanço significativo no campo da química de halogênios, com o bromo desempenhando um papel importante em várias aplicações industriais e médicas.

1969 – O primeiro pouso tripulado na Lua da Apollo 12 ocorreu nesta data, com os astronautas Charles Conrad e Alan Bean pousando na superfície da Lua. Eles conduziram experimentos e coletaram amostras da superfície da Lua, contribuindo muito para a ciência lunar.

1971 – A primeira transmissão bem-sucedida de imagens de televisão em cores via satélite foi alcançada com o lançamento do Telstar 1. Isso marcou um momento significativo nas comunicações globais, permitindo a transmissão generalizada de programas de televisão por todos os continentes.

1994 – Nasceu o primeiro mamífero clonado, “Dolly, a ovelha” . Dolly foi clonada usando uma técnica chamada transferência nuclear de células somáticas, marcando um avanço na genética e na biotecnologia que abriu novas possibilidades para clonagem, terapia genética e estudo da genética. 20 de novembro

1959 – O primeiro lançamento bem-sucedido de uma sonda lunar foi realizado pela União Soviética com o lançamento da Luna 1 , que foi a primeira nave espacial a chegar às proximidades da Lua. Embora não tenha pousado, ela abriu caminho para a exploração lunar da década de 1960.

1982 – O primeiro transplante de coração artificial foi realizado pelo Dr. Barney Clark , que foi implantado com o coração artificial Jarvik-7 . Esta cirurgia inovadora abriu as portas para desenvolvimentos em tecnologias de substituição de órgãos e órgãos artificiais.

21 de novembro

1881 – Nascimento de Sir Charles Scott Sherrington , um neurocientista inglês que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1932 por seu trabalho sobre a fisiologia do sistema nervoso. As descobertas de Sherrington sobre a transmissão sináptica são fundamentais para o campo da neurociência.

1924 – A primeira fotografia colorida bem-sucedida foi tirada por John Logie Baird , o inventor escocês que mais tarde se tornou famoso por desenvolver o primeiro sistema de televisão colorida demonstrado publicamente. Seu trabalho no campo da tecnologia de televisão levou aos modernos sistemas de televisão que usamos hoje.

1969 – O lançamento da Mariner 6 pela NASA, uma sonda espacial enviada a Marte, que ajudou a enviar de volta imagens e dados críticos, melhorando a compreensão da humanidade sobre a superfície marciana. Esta

1839 – A primeira fotografia da Lua foi tirada por John William Draper , um médico e químico americano. Seu trabalho pioneiro em astrofotografia ajudou a moldar a maneira como os cientistas estudam o cosmos usando tecnologia de imagem.

missão foi um passo importante na exploração interplanetária.

1998 – O lançamento do módulo Zarya da Estação Espacial Internacional (ISS) , o primeiro componente da ISS, do Cazaquistão. A ISS se tornou um símbolo de colaboração internacional na exploração espacial. 22 de novembro

1914 – Nascimento de Charles Hard Townes , físico americano e coinventor do laser, que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1964. O trabalho de Townes lançou as bases para o desenvolvimento de lasers, que são essenciais em uma variedade de campos, como telecomunicações, medicina e pesquisa científica.

1930 – A descoberta do primeiro exoplaneta foi feita quando astrônomos observaram o primeiro candidato potencial para um planeta orbitando uma estrela fora do Sistema Solar. Embora a tecnologia na época fosse insuficiente para confirmação, ela abriu caminho para futuras descobertas de exoplanetas.

1965 – O primeiro uso bem-sucedido da inteligência artificial na resolução de problemas complexos ocorreu com o desenvolvimento do primeiro programa de rede neural por Frank Rosenblatt . Seu trabalho em redes neurais inspirou o campo do aprendizado de máquina e da inteligência artificial que mais tarde revolucionaria a computação moderna. 23 de novembro

1849 – Nascimento de Charles Babbage , o matemático inglês e inventor do motor analítico , que é considerado o precursor do computador moderno. Embora o motor de Babbage nunca tenha sido concluído durante sua vida, seu trabalho teórico estabeleceu a base para o desenvolvimento de computadores programáveis.

1888 – A primeira câmera de

filme foi inventada por Louis Le Prince , um engenheiro e inventor francês. A câmera de Le Prince era capaz de gravar imagens em movimento, uma tecnologia que levaria à criação da indústria cinematográfica moderna.

1953 – A descoberta da estrutura do DNA por James Watson e Francis Crick . A descoberta da estrutura de dupla hélice do DNA revolucionou a biologia, a genética e a medicina, fornecendo a base para a biologia molecular moderna e a pesquisa genética.

24 de novembro

1839 – Nascimento de Hermann von Helmholtz , um físico e fisiologista alemão conhecido por seu trabalho sobre a conservação de energia e seus estudos em eletrodinâmica e visão. As contribuições de Helmholtz para a compreensão da transformação de energia e percepção sensorial são centrais para o desenvolvimento da física e biologia modernas.

1969 – A primeira caminhada lunar ocorreu durante a missão Apollo 12 , marcando o segundo pouso humano bem-sucedido na Lua. Os astronautas Charles “Pete” Conrad e Alan L. Bean coletaram amostras e conduziram experimentos na superfície lunar.

1971 – O lançamento da primeira missão do ônibus espacial, “Space Shuttle Columbia (STS1)” . Este evento marcou o início da tecnologia de espaçonaves reutilizáveis, que desempenhou um papel crucial no avanço da exploração espacial e na implantação de satélites nas décadas seguintes.

Robot Head

O robot head contém a óptica e os sensores de 5 sistemas de câmera e a óptica para um sistema de tomografia de coerência óptica (OCT).

Visitar

Gerontologia E Extensão Da

Vida.

A biologia espacial lança nova luz sobre a doença de Alzheimer

Pesquisadores estão utilizando biologia espacial avançada para estudar os depósitos da proteína tau na doença de Alzheimer (DA), com foco em como a tau interage com a senescência celular. Tecnologias como GeoMx DSP, CosMx SMI e CellScape permitem análises de alta resolução e espacialmente conscientes de tau e outras proteínas no tecido cerebral, oferecendo uma visão abrangente da patologia da DA. Essas ferramentas combinadas oferecem insights sobre as assinaturas moleculares dos depósitos de tau, células senescentes e placas amiloides. Esta pesquisa pode levar a uma melhor compreensão e tratamento da doença de Alzheimer ao mapear o papel da tau na progressão da doença e nas interações celulares.

Cientistas preveem humanos imortais até 2030 Gerontóloga aplica pesquisas para promover a longevidade

O conceito de Velocidade de Escape da Longevidade (LEV) sugere que avanços médicos podem superar o envelhecimento, tornando-o obsoleto. Defensores como George Church e Aubrey de Grey apostam na edição genética e rejuvenescimento, enquanto críticos, como Thomas Perls, priorizam a qualidade de vida (healthspan).

A LEV também levanta questões éticas. Para o filósofo Nick Bostrom, prolongar a vida saudável é um imperativo moral, exigindo equilíbrio entre progresso médico e impactos sociais.

É um objetivo científico viável a imortalidade humana?

Aos 70 anos e com uma filha jovem, busco desafiar o envelhecimento, acreditando que avanços científicos podem estender a vida humana até 150 anos ou mais. Essa possibilidade transformaria a sociedade, alterando carreiras, relações e responsabilidades ambientais, enquanto o conceito de envelhecimento como doença ganha força entre cientistas.

Mary Ní Lochlainn, pesquisadora em geriatria, segue hábitos saudáveis como exercícios, vitamina D e jejum intermitente para promover longevidade e prevenir fragilidade.

Sua abordagem se baseia em estudos que destacam os benefícios dessas práticas na extensão da vida e na proteção contra doenças como diabetes e problemas cardíacos.

Crédito: nopparit_ Getty Images
Crédito: Bryan Johnson
Crédito Pixabay
Crédito: Yankrukov _ Pexels

PSICOLOGIA

Abordar os desafios de saúde mental no ensino superior

A saúde mental no ensino superior é umvados de stress, ansiedade e depressão. Fatores como a pressão académica, o stress financeiro, o isolamento e os desafios relacionados à pandemia afetam negativamente o bem-estar e o desempenho académico dos estudantes. Barreiras institucionais e estigmas dificultam o acesso aos serviços de saúde mental.

Para melhorar as estratégias de saúde mental, recomenda-se reforçar os serviços, combater as desigualdades socioeconómicas, melhorar a literacia digital e envolver os estudantes no design dos serviços. Pesquisas futuras devem focar nos detalhes das intervenções, análises de custos e indicadores padronizados para melhorar a qualidade e a aplicabilidade dos resultados.a questão de saúde pública, com grupos vulneráveis enfrentando níveis ele

A psicologia de se apaixonar rapidamente

A emofilia é um traço em que indivíduos se apaixonam rapidamente e com frequência, focando mais na emoção de novas conexões do que no apego profundo. Embora traga excitação, pode levar a decisões impulsivas, infidelidade e relacionamentos não saudáveis. Pesquisas mostram que pessoas emofílicas idealizam rapidamente seus parceiros, sem aplicar filtros típicos dos relacionamentos.

Para enfrentar os riscos, Jones defende a autoconsciência, encorajando aqueles com altos níveis de emofilia a reconhecer sinais de alerta e evitar compromissos prematuros. Pesquisas futuras, especialmente sobre marcadores fisiológicos, podem aprofundar o entendimento e ajudar a refinar intervenções, promovendo escolhas de relacionamento mais saudáveis para pessoas com traços emofílicos.

Lições de relacionamento do ‘Love Lab’ com John e Julie Schwartz Gottman

Estudo sugere que desabafar com IA pode melhorar o bem-estar psicológico

Um estudo publicado na Applied Psychology: Health and Well-Being descobriu que desabafar com chatbots de IA reduziu emoções negativas de alta intensidade, como raiva, mas não diminuiu a solidão nem melhorou o suporte social. As respostas personalizadas e em tempo real da IA ajudaram a aliviar a frustração, mas não conseguiram oferecer a conexão que as interações humanas proporcionam.

A pesquisa de John e Julie Schwartz Gottman identifica fatores-chave para relacionamentos saudáveis, como responder aos apelos emocionais e resolver conflitos de maneira construtiva. Eles enfatizam a importância de evitar comportamentos destrutivos, como desprezo e crítica, que podem prever o fracasso do relacionamento.

Por meio do seu Instituto Gottman, os Gottman desenvolveram ferramentas e intervenções, incluindo a teoria da Casa do Relacionamento Sadio, que ajuda casais a melhorar a comunicação, construir confiança e gerenciar conflitos. O trabalho deles demonstra que até mesmo relacionamentos problemáticos podem melhorar quando os casais adotam essas estratégias.

Crédito: Pixabay
Crédito: Pixabay
Crédito: Pixabay

Arqueologia

Caminhante descobre um mundo perdido de 280 milhões de anos nos Alpes italianos!

A descoberta de Claudia Steffensen, em 2023, nos Alpes italianos, revelou um ecossistema de 280 milhões de anos com pegadas fossilizadas, plantas e formas de vida antigas. Essa descoberta oferece uma visão vital sobre a vida antes dos dinossauros e ilumina o período Permiano, que terminou com uma extinção em massa. Essa descoberta destaca a conexão entre as mudanças climáticas antigas e os desafios ambientais de hoje. Ela oferece lições sobre como os ecossistemas se adaptaram às mudanças climáticas do passado, o que pode informar nossa compreensão sobre como as espécies atuais respondem às rápidas mudanças ambientais.

Gigante da arqueologia israelense morto enquanto servia no Líbano

Zeev “Jabo” Ehrlich, um dos principais estudiosos de Judá e Samaria, foi morto no Líbano enquanto pesquisava uma antiga fortaleza. Conhecido pelo seu trabalho inovador, Ehrlich fundou a Ofra Field School e contribuiu de forma significativa para o estudo da história e da arqueologia da região.

Lembrado como um acadêmico e mentor apaixonado, o legado de Ehrlich inclui inúmeras publicações acadêmicas e uma coluna semanal no Makor Rishon. Sua perda é profundamente sentida por seus colegas, muitos dos quais estão comprometidos em preservar o impacto de seu trabalho.

Decodificando a história não contada dos antigos

Miguel Valério, acadêmico da Universidade Autônoma de Barcelona, estuda línguas antigas indecifráveis como o Linear A e o rongorongo, focando em como permanecem elusivas ao entendimento moderno.

O episódio do podcast da Dra. Ester Salgarella, From the Aegean to the Pacific: Comparative Perspectives on Undeciphered Scripts, explora a pesquisa de Valério e os desafios da decifração dessas línguas, disponível gratuitamente ao público.

Crédito: Archaeological Museum of Heraklion. Zde, CC BY-SA 4.0, Wikimedia Commons

Duas estruturas semelhantes a Stonehenge descobertas por cientistas

Dois círculos de pedra recém-descobertos no Parque Nacional de Dartmoor podem apoiar a teoria do “arco sagrado” proposta pelo arqueólogo Alan Endacott. Ele sugere que essas estruturas eram marcadores em terrenos elevados, possivelmente relacionadas a práticas antigas de paisagens.

Crédito: Pixabay

Crédito: Museo di storia naturale di milano
Crédito: Haim Goldberg_Flash90

Exploração

Espacial e Cosmologia

Novas observações do DESI confirmam as previsões da relatividade geral

Crédito: Weiss _ Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics

O estudo da Dra. Pauline Zarrouk confirma que a relatividade geral se mantém válida em escalas cosmológicas, reforçando nosso modelo predominante do universo. A pesquisa, baseada em seis milhões de galáxias e quasares, desafia teorias alternativas da gravidade e refina nossa compreensão da energia escura.

O estudo, utilizando dados do DESI, também oferece as restrições mais precisas sobre a massa do neutrino e aprimora o conhecimento sobre a distribuição da matéria no universo, oferecendo importantes insights sobre questões cósmicas fundamentais.

Vida em Marte descoberta, mas erro da NASA quase a acabou!

Crédito: Pixabay

O astrobiólogo Dirk Schulze-Makuch sugere que as missões Viking da NASA podem ter destruído acidentalmente micro-organismos marcianos ao adicionar água ao solo. Isso poderia ter matado micróbios adaptados a condições secas, levantando preocupações éticas sobre a exploração futura de Marte.

Missões futuras devem priorizar a cautela para proteger a vida potencial, com técnicas de amostragem aprimoradas e mínima interrupção do ambiente marciano. Essa teoria exige uma reavaliação de como conduzimos as missões para evitar repetir erros do passado.

Crédito: NASA _ Unsplash

Astronautas demonstram resiliência cognitiva em missões espaciais

A study of 25 astronauts on the ISS found no significant cognitive impairment despite the challenges of space. Cognitive domains like processing speed, working memory, and attention were measured before, during, and after the missions, showing stable performance, though processing speeds were slower. The findings suggest astronauts’ central nervous systems were not severely affected by space conditions.

Exploradores de mundos oceânicos da NASA precisam nadar antes de voar

A NASA está desenvolvendo o SWIM, um enxame de pequenos robôs autopropeleados projetados para explorar oceanos subterrâneos em luas como Europa. Recentemente testados em uma piscina, esses robôs podem navegar autonomamente e procurar sinais de vida, utilizando sensores e comunicação sem fio para coletar dados sobre as condições oceânicas.

Os robôs SWIM, de tamanho miniatura, poderiam ser usados em futuras missões espaciais ou em pesquisas terrestres. Apoiado pelo programa NIAC da NASA, o projeto visa avançar a tecnologia de exploração espacial, fornecendo dados essenciais para explorar luas geladas e apoiar estudos oceanográficos.

Crédito: NASA_JPL-Caltech

A Natureza da Antimatéria

Antimatéria. Só a palavra em si já parece um pouco... assustadora, não é? Ela evoca imagens de ficção científica, talvez um pouco de um cenário de gêmeo malvado, ou um universo alternativo onde tudo é anti . Mas fique tranquilo, a antimatéria não é só coisa de ficção científica — é uma parte muito real, muito misteriosa e alucinante do nosso universo. Na verdade, a antimatéria é um dos maiores quebra-cabeças não resolvidos da física moderna. Sabemos que ela existe, mas ainda estamos coçando a cabeça sobre sua natureza completa.

Então, o que é antimatéria e por que é algo tão importante? Vamos mergulhar.

O que é antimatéria?

Em termos simples, a antimatéria é o oposto da matéria. Ela é composta de partículas que são imagens espelhadas daquelas que compõem a matéria regular, exceto que elas carregam cargas elétricas opostas. Por exemplo, um elétron (a partícula carregada negativamente no átomo) tem uma antipartícula chamada pósitron, que carrega uma carga positiva. Similarmente, um próton (uma partícu-

la carregada positivamente) tem um antipróton, que carrega uma carga negativa.

Se a matéria regular e a antimatéria entram em contato, elas se aniquilam, liberando uma enorme quantidade de energia no processo. Isso é conhecido como aniquilação, e é uma das propriedades mais fascinantes — e mais perigosas — da antimatéria. Imagine isso: um grama de antimatéria poderia liberar tanta energia quanto uma bomba. Isso sim é coisa explosiva!

Como surgiu a antimatéria?

Acredita-se que a antimatéria tenha sido criada em quantidades iguais à matéria durante o Big Bang, mas algo estranho aconteceu no início do universo. Por razões ainda não totalmente compreendidas, a matéria de alguma forma veio a dominar. Não sabemos por que o universo não se aniquilou de volta à energia pura — onde matéria e antimatéria teriam se cancelado — mas ficamos com um universo feito principalmente de matéria. Quanto à antimatéria, é muito mais difícil de encontrar, e é por isso que ainda confunde os cientistas.

Você pode perguntar:

“Por que não vemos antimatéria ao nosso redor, se ela foi criada junto com a matéria?” A resposta curta é: é raro . A antimatéria, sendo o oposto da matéria, é

difícil de detectar. Na verdade, ela só aparece em circunstâncias específicas. Por exemplo, raios cósmicos — partículas de alta energia do espaço sideral — ocasionalmente produzem antimatéria quando atingem átomos na atmosfera da Terra. Além disso, podemos criar antimatéria em aceleradores de partículas, mas apenas em pequenas quantidades. Então, da próxima vez que você ouvir alguém dizer que a antimatéria é “difícil de encontrar”, leve isso ao pé da letra. É como se ela estivesse se escondendo de nós. Aspectos intrigantes e surpreendentes da antimatéria

É como uma imagem espelhada reversa do nosso universo

A coisa mais estranha sobre a antimatéria é que ela é uma espécie de “reflexo” cósmico de tudo ao nosso redor. Se você tivesse um “espelho” que refletisse uma galáxia inteira feita de antimatéria, tudo seria igual: planetas, estrelas, galáxias — mas tudo teria cargas elétricas opostas. Imagine se seu carro, em vez de ter terminais positivos e negativos, tivesse a configuração reversa — bem louco, certo? E se você tocasse em um pedaço de antimatéria, ele se aniquilaria ao entrar em contato com sua matéria. Fale sobre um péssimo primeiro encontro!

A antimatéria é criada em aceleradores de partículas

Embora a antimatéria não seja algo que você possa comprar no supermercado local, os cientistas conseguem produzi-la em pequenas quantidades em aceleradores de partículas. Essas máquinas esmagam átomos em velocidades muito altas, às vezes produzindo antimatéria no processo. Por exemplo, quando um próton colide com outro próton em um acelerador de partículas, a energia da colisão pode ocasionalmente criar uma partícula de antimatéria como um pósitron. Essas máquinas podem criar apenas quantidades minúsculas de antimatéria, mas é o suficiente para os cientistas estudarem suas propriedades. Se pudéssemos gerar antimatéria suficiente, ela poderia alimentar espaçonaves inteiras. Mas agora, a antimatéria continua sendo incrivelmente cara de produzir — se você quisesse comprar um grama de antimatéria, custaria cerca de US$ 25 bilhões. Então, não, ainda não está no corredor do supermercado.

A antimatéria pode ser a chave para viagens espaciais profundas

Agora é aqui que as coisas ficam ainda mais alucinantes. A antimatéria é extremamente eficiente . Se pudéssemos aproveitá-la de forma prática, ela poderia servir

como um combustível quase perfeito para naves espaciais. Para cada grama de antimatéria que se aniquila com a matéria, uma quantidade enorme de energia é liberada. Essa

energia é muitas vezes mais potente do que qualquer reação química ou mesmo fissão nuclear. Um pouquinho de antimatéria poderia, em teoria, alimentar um foguete em uma jornada para outro sistema estelar. Então por que ainda não construímos naves espaciais movidas a antimatéria? Bem, ainda é um pouco complicado armazenar antimatéria (ela tende a se aniquilar com tudo ao seu redor), e produzi-la é incrivelmente custoso. Mas o sonho ainda está vivo, e os cientistas continuam trabalhando para tornar a propulsão de antimatéria uma realidade. Quem sabe? Talvez em um futuro distante, estaremos falando sobre cruzeiros espaciais movidos a antimatéria para Alpha Centauri.

A antimatéria já é usada na medicina

Aqui vai um fato interessante: a antimatéria não é útil apenas para viagens espaciais — ela já está sendo usada em algo que a maioria de nós encontra em algum momento: imagens médicas. Os scanners de tomografia por emissão de pósitrons (PET) dependem da antimatéria para criar imagens altamente detalhadas do interior do corpo. Veja como funciona: uma pequena quantidade de material radioativo é injetada no paciente, que decai e emite pósitrons. Quando esses pósitrons colidem com elétrons no corpo, eles se aniquilam,

liberando raios gama. Esses raios gama são então detectados pelo scanner PET, permitindo que os médicos observem os processos internos do corpo. Então, a antimatéria não é apenas algo a temer — ela está salvando vidas!

A antimatéria é rara, mas está lá fora

Apesar de ser difícil de encontrar, a antimatéria existe no universo — só que não nas quantidades que esperaríamos com base no modelo do Big Bang. Raios cósmicos e certos eventos de alta energia, como supernovas, podem produzir antimatéria. De fato, pesquisadores detectaram antimatéria na forma de pósitrons vindos de certas regiões do céu. No entanto, a quantidade de antimatéria no universo ainda é desconcertante. Por que não vemos galáxias de antimatéria? Este é um dos maiores mistérios não resolvidos da física moderna. Para onde foi toda a antimatéria? Ela desapareceu ou apenas se espalhou para alguma parte distante do universo onde não podemos detectá-la? Cientistas estão trabalhando duro para responder a essas perguntas, e a descoberta pode revelar novos insights sobre as leis da física.

Antimatéria e os Mistérios do Universo

A antimatéria também contém a chave para algumas das maiores questões da cosmolo-

gia. O fato de o universo ser esmagadoramente feito de matéria, e não de antimatéria, é um quebra-cabeça enorme. Se matéria e antimatéria foram criadas em quantidades iguais no Big Bang, por que elas não se aniquilaram completamente? Por que a matéria prevaleceu? Esse mistério, conhecido como o problema da assimetria matéria-antimatéria, é uma das maiores questões não resolvidas da física. Entender a antimatéria pode ser a chave para desbloquear uma compreensão mais profunda das origens e evolução do universo.

Por que devemos nos importar com a antimatéria?

Bem, além de ser incrivelmente fascinante e alucinante, a antimatéria tem o potencial de revolucionar indústrias inteiras, de viagens espaciais à medicina. Ela poderia resolver mistérios do universo, potencialmente explicando por que o universo é feito de matéria em vez de antimatéria. Ela poderia até nos ajudar a explorar o universo de maneiras que são atualmente inimagináveis.

Apesar de ser algo que soa mais como um conceito de um filme de ficção científica do que um assunto científico do mundo real, a antimatéria é um dos fenômenos mais profundos e desconcertantes do cosmos. À medida Página. 43

que continuamos a estudá-la, quem sabe que novas descobertas nos aguardam?

Conclusão: A aventura da antimatéria está apenas começando Antimatéria é um desses tópicos que parece saído de um thriller de ficção científica, mas é real. É elusivo, é fascinante e está cheio de mistérios cósmicos que ainda estão esperando para serem desvendados. Seja no consultório do seu médico durante uma tomografia por emissão de pósitrons ou em um acelerador de partículas no subsolo, a antimatéria está influenciando silenciosamente o mundo ao seu redor.

Então, da próxima vez que você se pegar pensando no universo, tire um momento para pensar sobre seu gêmeo misterioso — a antimatéria. Porque, assim como o nome sugere, ele não é exatamente o mesmo que o mundo que você conhece. Mas é uma baita aventura cósmica entendê-lo.

Continue curioso e, quem sabe, um dia você será a pessoa a descobrir os segredos da antimatéria!

VER MAIS

Engenharia, Robótica e TI

Os robôs podem aprender através dos “sonhos” de máquina?

O sistema LucidSim do MIT usa IA generativa e simuladores de física para criar ambientes virtuais realistas, permitindo que os robôs se treinem sem dados do mundo real. Esse sistema resolve a “lacuna sim-real”, permitindo que os robôs aprendam tarefas complexas e se adaptem às condições reais. A técnica inovadora da equipe, “Dreams In Motion”, gera cenários de treinamento que melhoram o desempenho dos robôs em tarefas como locomoção e manipulação móvel.

O LucidSim supera os métodos tradicionais, com robôs treinados nesse sistema alcançando até 88% de sucesso em tarefas, em comparação com apenas 15% de sucesso com treinamento especializado. O sistema pode revolucionar o treinamento de robôs ao simplificar a coleta de dados e tornar os robôs mais adaptáveis a diferentes ambientes.

Ouvir dá aos robôs uma sensação

humana

Crédito: Duke

SonicSense é um sistema robótico que permite às máquinas interpretar objetos através de vibrações, simulando o toque humano. Com microfones em cada dedo, identifica materiais e formas ao detectar som, permitindo que os robôs explorem objetos e construam reconstruções 3D. O sistema se destaca em ambientes reais, superando os métodos baseados em visão ao oferecer informações sensoriais adicionais.

Google lança a primeira prévia do Android 16 para desenvolvedores nos Pixels

Crédito: GoogleWang

A Prévia do Android 16 inclui Recursos como Compartilhamento de Áudio, Resfriamento de Notificações e Registros de Saúde via Health Connect, permitindo acesso a dados por apps de terceiros. Disponível para testes no Pixel 6 e superiores, também traz melhorias no seletor de fotos.

A operadora de telefonia usa a “AI Granny” para desperdiçar o tempo dos golpistas

Crédito: Freepik

A Virgin Media O2 lançou Daisy, um chatbot de IA que imita uma avó confusa para fazer os golpistas perderem tempo. Treinada pelo “scambaiter” Jim Browning, Daisy engaja os fraudadores em conversas longas e fornece números aleatórios quando pedem dados bancários, impedindo que vítimas reais sejam alvo.

Daisy usa sua persona de “avó confusa” para explorar os preconceitos dos golpistas, mantendo-os ocupados por até 40 minutos. Essa aplicação inovadora da IA demonstra seu potencial para proteger pessoas vulneráveis, oferecendo uma maneira inteligente de combater fraudes através de distração e engano.

Paternidade e Relacionamento

Por que falar abertamente sobre DSTs é fundamental para relacionamentos saudáveis?

As ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) são infecções comuns transmitidas por contato sexual, causadas por bactérias, vírus ou parasitas. Mitos, como a ideia de que apenas pessoas promíscuas estão em risco, geram desinformação. Na realidade, qualquer pessoa sexualmente ativa pode contrair uma IST, e muitas ISTs são assintomáticas, tornando os testes essenciais.

Crédito: Pixabay

Como um casal se concentra na coparentalidade após o divórcio

Bach Duong e Viet Hai permanecem amigos após o seu divórcio em 2024, priorizando o bem-estar do filho. Apesar dos conflitos passados, mantêm uma relação positiva de co-parentalidade, e Duong criou uma série, “100 Dias Após o Divórcio”, para oferecer apoio a outros.

Duong e Hai acreditam que é importante aprender com o casamento passado para evitar erros futuros.

Crédito: Pixabay

Compreender o TDAH em Adultos

O TDAH, frequentemente associado a crianças hiperativas, é cada vez mais reconhecido em adultos, afetando o foco, a organização e a gestão do stress. Sintomas como hiperfoco, desorganização e problemas de sono podem prejudicar relações, enquanto a subestimação no trabalho, condução insegura e desafios sociais destacam o impacto mais amplo. Apesar da crescente consciência, 19.000 adultos no Reino Unido aguardam diagnóstico.

O Amor Vence: Por que Solteiros Precisam de um Abraço (ou Dois)

Um estudo publicado na Evolutionary Psychological Science com 6.338 participantes de 12 países revelou que pessoas em relacionamentos relatam maior satisfação com a vida e bem-estar emocional do que os solteiros. O estado civil influencia significativamente a felicidade, o otimismo e a alegria, com a companhia proporcionando maior riqueza emocional. Solteiros sem parceiro de forma involuntária apresentaram os menores índices de satisfação com a vida e felicidade, refletindo desejos não atendidos de conex-

Crédito: Pixabay

Créditos: Pixabay

Investimentos e Finanças

Estratégia de Esportes ao Vivo da Netflix: Eventos

Recordistas e Aumento nas Ações

A Netflix bateu recordes com a luta de boxe entre Jake Paul e Mike Tyson, o que impulsionou suas ações. A empresa busca oferecer competições esportivas em formato de evento, sem contratos tradicionais com ligas esportivas. Após transmitir um evento de golfe ao vivo e um concurso de comer cachorros-quentes, a Netflix transmitirá jogos da NFL neste Natal como parte de sua estratégia para evitar acordos caros de temporadas completas.

A luta Paul-Tyson atraiu 65 milhões de espectadores no pico, gerando US$ 18 milhões em bilheteria. A Netflix, em parceria com Joe Hand Promotions, alcançou 6.000 estabelecimentos. A estratégia de conteúdo ao vivo busca engajamento com baixo risco.

Fidelity Bank elogiado por sua abordagem única à educação financeira

O Fidelity Bank ganhou o prêmio ABA Brand Slam 2024 na categoria “Ideia Fora da Caixa” por seu Lemonade Learning Club, lançado no verão de 2024. O programa ensinou crianças sobre educação financeira e empreendedorismo, oferecendo um kit gratuito de barraca de limonada ao abrir uma conta poupança. Mais de 70 participantes economizaram mais de $120.000 durante o programa.

O prêmio, anunciado na Conferência de Marketing Bancário da ABA, reconhece a inovação em marketing. O programa do Fidelity se destacou por promover habilidades empresariais e educação financeira, demonstrando o compromisso do banco com sua promessa LifeDesign de confiança, clareza e cuidado.

A educação financeira deve começar cedo na criação das crianças

Manish Goel destaca a importância de iniciar os investimentos em ações desde cedo, enfatizando os benefícios significativos do crescimento composto. Ele sugere que a educação financeira deve ser integrada à criação das crianças, e os pais podem gradualmente orientar seus filhos adolescentes para o investimento, começando com hábitos básicos de poupança e conectando os investimentos aos seus interesses.

Crédito: thehindubusinessline.com

Appreciate lança ferramenta de investimentos baseada em IA-ML, “Trading Signals”

A Appreciate lançou o Trading Signals, uma solução baseada em IA projetada para aumentar a receita de empresas focadas em investimentos, fornecendo insights impulsionados por IA. Voltada para corretores de ações, AMCs e empresas de fintech, a plataforma se integra facilmente em plataformas voltadas para o cliente por meio de uma API robusta e suporte técnico.

Crédito: Appreciate via uniindia.com

Crédito: Pixabay
Crédito: FIDELITY BANK

Aposentadoria

O uso da internet em adultos com mais de 50 anos está associado a uma melhora na saúde mental

Um estudo realizado em 23 países descobriu que o uso da internet reduz os sintomas depressivos entre adultos com 50 anos ou mais. A análise, que envolveu 87.559 participantes, mostrou que o uso frequente da internet (diariamente ou semanalmente) estava relacionado a uma melhor saúde mental. Efeitos positivos foram observados nos EUA, Inglaterra e China.

Associações negativas surgem em idosos com menos contato social, condições crônicas ou pouco uso da internet. Promover seu uso pode melhorar o bem-estar, apesar de diferenças nos métodos de coleta de dados entre países.

Melhores lugares para viver na França para pessoas com mais de 60 anos

Um estudo da Meersens classificou as cidades mais saudáveis da França com base em fatores como doenças crônicas, qualidade do ar e da água e expectativa de vida. Angers ficou em primeiro lugar, sendo elogiada pela boa qualidade do ar, espaços verdes e patrimônio cultural. Nantes ficou em segundo, reconhecida pela forte presença acadêmica e esforços ambientais. Paris ficou em terceiro, oferecendo riqueza cultural, mas enfrentando problemas com a qualidade do ar e altos custos de vida.

Essas classificações destacam a crescente importância da qualidade do ar e da saúde urbana na definição da habitabilidade das cidades, oferecendo informações valiosas para quem procura mudar ou investir em ambientes mais saudáveis.

Crédito: Pixabay

Média do saldo de 401(k) de um americano de 60 anos

Aos 60 anos, muitos americanos estão se aproximando da aposentadoria, mas podem ter saldos variados em seus 401(k), que vão de $85.000 a $210.000. Para recuperar o tempo, é recomendável maximizar as contribuições para o 401(k) e o IRA, além de considerar adiar a aposentadoria para maximizar os benefícios do Seguro Social.

A idade média de aposentadoria das mulheres aumentou sete anos desde 1994

Crédito: Pixabay

As diferenças de gênero na idade de aposentadoria praticamente desapareceram, com homens e mulheres se aposentando, em média, aos 64 anos. O aumento na idade de aposentadoria e a mudança nos inícios de carreira são parcialmente atribuídos ao aumento da idade de aposentadoria estatal e ao maior número de mulheres no mercado de trabalho.

O relatório também destaca o aumento do trabalho autônomo entre trabalhadores mais velhos, com muitos acima de 60 anos assumindo funções autônomas por necessidade.

Crédito: Tima Miroshnichenko from Pexels
Crédito: Sean SerFF79_Shutterstock

Capacitando mentes com conhecimento de ponta: unindo ciência e tecnologia para um amanhã mais inteligente

Entre em contacto e subscreva! https://pt.scitke.com

https://www.instagram.com/scitke_portugues/ https://www.linkedin.com/company/scitke-llc?trk=organization_guest_main-feed-card_ feed-actor-name

Clique no link abaixo para participar da nossa comunidade do Whatsapp!

https://chat.whatsapp.com/ Igruy8FOHkdBAKIyV4Svot

Quando o criador de uma realidade virtual chamada OASIS morre, ele faz um desafio póstumo a todos os usuários do OASIS para encontrar seu Easter Egg, que dará a quem o encontrar sua fortuna e o controle de seu mundo.

Ver aqui

EMPREGO, CONFERÊNCIAS E WEBNARS

Empregos

https://www.ipam.ucla.edu/programs/workshops/workshop-iv-modeling-multi-scale-collective-intelligences/

https://smartgridobserver.com/ICS-Cybersecurity/

https://www.slmath.org/workshops/1098

Grande edição de brochura comercial da versão original e integral de A Origem das Espécies.

A Origem das Espécies de Charles Darwin transformou o mundo ocidental. Publicado em 1859, o livro de Darwin é considerado a base da biologia evolutiva moderna. Embora muitas das teorias contidas em sua obra tenham sido exploradas anteriormente por outros autores, Darwin, pela primeira vez, construiu uma teoria abrangente sobre o assunto da seleção natural e seu efeito nas espécies do mundo. O livro foi escrito para públicos não especializados, o que o tornou um sucesso generalizado. A reputação existente do Sr. Darwin como um naturalista estimado deu a essa nova teoria uma gravidade que exigiu consideração séria por parte dos observadores. As implicações do trabalho sobre religião, bem como biologia, levaram a um debate animado sobre as conclusões de Darwin. Inicialmente, a reação ao livro foi hostil, mas, na década de 1870, o “darwinismo” era o entendimento aceito de como a vida na Terra se tornou diversa. Comprar

Recomendações

This is the first close-up image of a star beyond our galaxy

Opinion of AI

Christopher Fuchs is revolutionizing how we understand our quantum reality

Applied Physical Sciences moves forward with new concepts in propulsion for manned and unmanned submarines

FICHA DE DADOS TÉCNICOS

Ficha de DADOS TÉCNICOS

Propriedade: SCITKE LLC

Telefone: +244 957906038

Inquérito geral: info@scitke.com

Consulta comercial: business@scitke.com

Consulta comercial: Marcílio M. dos Santos

Chefe de Design Gráfico: Salomão André

Designers Assistentes: Leandro Conceição, Valeriano Ndeyi

Gestor de Conteúdos: Jorge Paka

Colaboradores de redação:

Eduardo Paulo, Valeriano Ndeyi, Cumbo Sumbo, Leandro Conceição, Ana Kiesse, Ana Manuel, Evelina Jeremias, Ngoma Manuel

Periodicidade: Semanal

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.