13 minute read

CDU

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

HABILIDADES

Advertisement

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Interpretar dados, resultados, análises e legislações vigen tes sobre experimentos. Construir argumentos sólidos sobre ciência, produção cien tífica, entre outros. Produzir e divulgar dados obtidos por meio de pesquisa científica.

(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em di versos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, com interpre tação de gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, utilizando diferentes mídias e Compreender os conceitos básicos sobre a ciência e o método científico, despertan do interesse pela pesquisa. Reconhecer diferentes instrumentos tecnológicos digitais, interpretando dados, gráficos, tabelas, símbolos, sistemas e equações. Exercitar a argumentação, demonstrando conhecimen

tecnologias digitais de infor - mação e comunicação (TDIC), de modo a promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevân cia sociocultural. tos adquiridos em pesquisas e experimentação.

Biologia Poluição do solo; Poluição do ar; Poluição da água; Medidas • de Preservação Ambiental; Interpretação de dados, resulta - dos e análises; Legislações vigentes sobre experimentação , fôlderes e texto científico biológica; Elaboração de podcasts Física Mecânica (cinemática e dinâmica); Termologia; Óptica geo • métrica; Ondulatória (movimentos oscilatórios e acústicos); Eletricidade (eletrostática e eletrodinâmica); Eletromagnetis mo e Física moderna. Química Comunicação e argumentação com base em conhecimentos •

, científicos sobre questões de âmbito regional, fake news mineração, homeopatia e alopatia, entre outros Interpretar fatores ambien tais que interferem na rela ção de dependência entre os seres vivos e o ambiente. Compreender a importância e a valorização da diversidade biológica para interpretar materiais de divulgação científica, inerentes à ma nutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação cientí fica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando a construir estra tégias de seleção de fontes confiáveis de informação.

Biologia Sustentabilidade; Unidades de conservação; Biomas e sua • biodiversidade; Impactos ambientais pelo uso inadequado

, dos biomas brasileiros; Pesquisas de artigos científicos, sites jornais, revistas e canais de divulgação científica; Fontes de divulgação em redes sociais; Pesquisa da atualidade em fontes seguras Física Mecânica (cinemática e dinâmica); Termologia; Óptica geo • métrica; Ondulatória (movimentos oscilatórios e acústicos); Eletricidade (eletrostática e eletrodinâmica); Eletromagnetis mo e Física moderna. Química Propriedades físico-químicas; Grafeno; Uso de novas tecnolo • gias com objetivos sustentáveis; Massa, volume, densidade

UNIDADE TEMÁTICA

MATÉRIA E ENERGIA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

HABILIDADES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Analisar os limites técnicos e éticos do uso de algumas tecnologias, como neurotecnologia, inteligência artificial, defesa militar, entre outras. Reconhecer a importância dos avan ços da biotecnologia no diagnóstico e tratamento de doenças, na produção farmacológica, nas ciências forenses e na limpeza do meio ambiente. Identificar questões éticas e de segu rança, relacionadas à tecnologia do DNA, como os organismos genetica mente modificados (OGM) e a divul - gação de informações genéticas da população. Elaborar argumentos, com base em conceitos científicos, para debater o impacto de tecnologias do DNA. Investigar as fórmulas moleculares dos compostos, entendendo suas seme - lhanças e propriedades físico-químicas. Debater e analisar a aplicação da quí mica na agricultura. Aplicar novas tecnologias que possam minimizar os efeitos danosos de subs -

(EM13CNT304) Analisar e debater situações contro versas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, produção de armamentos, formas de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista. tâncias químicas no meio ambiente.

Biologia Genética na Atualidade; Biotecnologia e DNA; Clonagem; • Células-tronco; Transgênicos; Neurotecnologias; Avanços e aplicações da genética molecular; Origem da vida e Prin cípios da evolução; Genética e saúde; Sistemas integra - dores: fisiologia humana; Embriologia; Evolução biológica, genética e diversidade: origem da vida e adaptação; Eco logia, Biosfera e ação humana: agentes de desequilíbrio ambiental; Ecologia de comunidades e populações; Fluxo energético do material Física Energia mecânica; Quantidade de movimento; Impulso; • Colisões; Conservação da energia e da quantidade de movimento; Leis de Kepler; Lei da Gravitação Universal; Movimentos orbitais; Termodinâmica; Leis da termodinâ mica; Transformações gasosas; Transformações cíclicas e o ciclo de Carnot; Máquinas térmicas e frigoríficas; Indução de correntes elétricas; Lei de Faraday; Lei de Lenz; Eletromagnetismo; Modelo atômico de Bohr; Efeito fotoelétrico; Dualidade onda-partícula; Equivalência de massa e energia Química Natureza química dos agrotóxicos, transgênicos, apri • moramento genético, entre outros; Funções Orgânicas presentes na fórmula molecular dos fertilizantes e agro tóxicos; Reações orgânicas

UNIDADE TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

HABILIDADES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

UNIDADE TEMÁTICA Identificar fontes confiáveis de informação, fake news. filtrar notícias e detectar Discutir sobre o processo histórico de evolu ção das mulheres na ciência. Reconhecer o papel da ciência como instru mento de promoção humana e avanço socio tecnológico. Interpretar mudanças entre os diferentes modelos explicativos para a luz e a visão, com base em leitura de textos.

(EM13CNT305) Investigar e discutir o uso indevido de conhecimentos das Ciências da Natureza na justificativa de processos de discrimina - ção, segregação e privação de direitos individuais e coletivos, para promover a equidade e o respeito à diversidade.

Biologia social e discriminação ét Darwinismo • fake news e saúde; nico-racial; Eugenia; Mapeamento genético; Pesquisa científica, interpretação de dados, resultados e aná lises; Legislações vigentes sobre experimentação biológica; Ética e conhecimento científico Física Modelo atômico de Bohr; Efeito fotoelétri • co; Dualidade onda-partícula; Equivalên cia, massa e energia Química Mulheres na ciência; aspectos de natureza • da ciência; história e filosofia da ciência Examinar situações reais que possam com prometer o usuário, evidenciar o conhecimen to científico aplicado aos equipamentos de proteção, projetando outros equipamentos. Reconhecer a importância da ecologia na ava liação de impactos ambientais e na busca por soluções, como a biorremediação e o incre mento biológico. Identificar as consequências da poluição e dos acidentes ambientais para o organismo humano, especificamente na relação entre o sistema respiratório e cardiovascular, e para a qualidade de vida. Analisar as causas e consequências de aciden tes ambientais por meio de debates ou fóruns, construindo projetos de intervenção que envolvam políticas públicas para a sustenta bilidade.

(EM13CNT306) Avaliar riscos envolvidos em atividades cotidianas por meio de co - nhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e comporta mentos de segurança, visando à integridade física, individual, coletiva e socioambiental.

Biologia Poluição (atmosférica, sonora e visual) • e contaminação; Sistemas respiratório, cardiovascular e digestório Física Mecânica (cinemática e dinâmica); Ter - mologia; Óptica geométrica; Ondulatória (movimentos oscilatórios e acústica); Ele tricidade (eletrostática e eletrodinâmica); Eletromagnetismo e Física moderna Química Equipamentos de proteção individual (EPI) • e coletiva (EPC); Ações de segurança e descarte adequado de materiais, resíduos, substâncias nocivas e tóxicas em ambien - tes de trabalho e/ou laboratórios químicos

MATÉRIA E ENERGIA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

HABILIDADES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Identificar a importância do estu do das propriedades dos mate - riais para a produção de novas tecnologias. Relacionar as propriedades físico-químicas dos materiais e substâncias com suas aplicações industriais, arquitetônicas e tec nológicas na vida cotidiana. Projetar e construir protótipos voltados para um fim específico e testar a seleção do material utilizado. Analisar as principais aplicações de nanomateriais, ligas metálicas, polímeros e materiais que pos - sam ser utilizados para projetar soluções (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) seguras e sustentáveis.

(EM13CNT307) Analisar as propriedades específicas dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (indus triais, cotidianas, arquitetô nicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis.

Biologia Biofábricas e bioprodutos; Nanomateriais e Nanotecno • logia; Tecnologias do DNA: DNA recombinante Física Mecânica (cinemática e dinâmica); Termologia; Óptica • geométrica; Ondulatória (movimentos oscilatórios e acústicos); Eletricidade (eletrostática e eletrodinâmica); Eletromagnetismo e Física moderna Química Materiais (propriedades físico-químicas, estruturas, • composições, características, toxicidade); Produção e aplicação (ferro-gusa, cobre, cal, alumínio, aço, soda cáustica, hipoclorito de sódio, polímeros, amônia); Com postos orgânicos - polímeros Descrever e representar qualitati vamente fenômenos de transmis - são de informações, por meio das ondas eletromagnéticas.

(EM13CNT308) Analisar o funcionamento de equipa mentos elétricos e/ou eletrô - nicos, redes de informática e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas, avaliando seus impactos.

Biologia Uso e descarte consciente de equipamentos eletrôni • cos; Descarte consciente de pilhas e baterias Física Mecânica (cinemática e dinâmica); Termologia; Óptica • geométrica; Ondulatória (movimentos oscilatórios e acústicos); Eletricidade (eletrostática e eletrodinâmica); Eletromagnetismo; Transformador; Geradores e moto res elétricos; Modelo atômico de Bohr; Efeito fotoelé trico; Dualidade onda-partícula; Equivalência, massa, energia e Física moderna Química Química ambiental, descarte consciente, substâncias e • ações sustentáveis

UNIDADE TEMÁTICA MATÉRIA E ENERGIA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

HABILIDADES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Elaborar mapas conceituais e men tais que dialoguem com as questões intrínsecas a políticas socioambien tais. Determinar fontes renováveis e não renováveis de combustíveis relacio nados aos impactos ambientais. Elaborar texto informativo para discutir combustão, geração de CO2 e energia envolvida na combustão. Esquematizar modelo de produção de combustíveis fósseis. Avaliar sistemas térmicos, conside rando os processos de absorção e liberação de energia. Utilizar previsões das medidas de calor, realizar cálculos para deter - minação da variação de entalpia nos processos físicos e químicos.

(EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e econô micas relativas à dependência do mundo atual com relação aos re cursos fósseis e discutir a necessi

Biologia Fontes alternativas e renováveis de energia; • Combustíveis fósseis; Aquecimento global; Biocombustíveis Física dade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferen tes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

Termofísica; Escalas de temperatura; Termôme • tros; Dilatações linear, superficial e volumétrica; Transmissão de calor (condução, convecção, irradiação); Calor específico e latente; Mu danças de estado físico; Termodinâmica; Leis da termodinâmica; Transformações gasosas; Transformações cíclicas e o ciclo de Carnot; Máquinas térmicas e frigoríficas Química Entalpia de combustão (eficiência energética); • Recursos não renováveis (gasolina, diesel) e renováveis (biodiesel, biogás, etanol), impac - tos ambientais e sustentabilidade; Materiais, combustíveis (compostos orgânicos) e energias alternativas (novas tecnologias) Selecionar dados científicos coeren tes em diferentes bancos de dados e plataformas, digitais ou não, para futura análise. Analisar as informações relevantes de forma crítica, a fim de separá-las das irrelevantes. Identificar as variáveis que interfe rem em um determinado fenômeno natural. Desenvolver trabalhos coletivos de conscientização social sobre o saneamento básico e as possíveis doenças relacionadas.

(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infra estrutura e demais serviços bási - cos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.

Biologia Tratamento de água e esgoto; Programas de • imunização, prevenção e tratamento de doen ças; Prevenção à gravidez na adolescência Física Mecânica (cinemática e dinâmica); Termologia; Óptica geométrica; Ondulatória (movimentos oscilatórios e acústicos); Eletricidade (eletros tática e eletrodinâmica); Eletromagnetismo e Física moderna Química Misturas e separação de misturas; Tratamento • de água e esgoto; Impacto social, ambiental, político e ambiental das usinas: elétricas, ter melétrica, eólica, nucleares, entre outras; Técni ca de produção de vacinas: rendimento e custo; Técnicas laboratoriais de análises de qualidade: alimentos, vacinas, remédios; Compostos orgâ nicos e reações; Macromoléculas

UNIDADE TEMÁTICA MATÉRIA E ENERGIA

AUGUSTO, T.G.S.; CALDEIRA, A.M.A.C.; CALUZI, J.J; NARDI, R. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277289, 2004. BECK, U. Sociedade de risco. São Paulo: Editora 34, 2010. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. LDB 9394/96. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. ______. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio. Brasília, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf> . Acesso em: 18/07/2021. _____. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf Acesso em 19 de julho de 2021. _____. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_ internet.pdf>. Acesso em: 18 de julho de 2021. _____. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 6. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2011. Legislação. _____. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf > Acesso em: 18/07/2021. _____. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 out. 2017.

_____. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica /. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. _____. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular - Educação é a Base: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. D’AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997. 174p. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979. FONTOURA, J. F. Contribuições do estágio supervisionado, do PIBID e da residência pedagógica no processo de formação inicial de professores. Unijui. 2019. Disponível em: <https://bibliodigital. unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/6163/Julia%20Figueira%20Fontoura. pdf?sequence=1&isAllowed=y >. Acesso em: 25 de julho de 2021. FLORES, J.F.; OLIVEIRA, L.D. de. Transdisciplinaridade. In: GALLON, M. S.; DOPICO, S. I. B.; FILHO, J. B. R. Transdisciplinaridade no ensino das ciências. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017. GALLON, M. S.; DOPICO, S. I. B.; FILHO, J. B. R. Transdisciplinaridade no ensino das ciências. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017. GIPEC-Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências. Ser humano e ambiente: percepção e interação. Editora Unijui. 2.ed. 2007.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999. MAYER, E. O processo de investigação da pesquisa científica: investir na busca, seguindo o rastro do conhecimento. In: GALIAZZI; M.C.; AUTH, M. MORAES, R. MANCUSO, R. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Editora UNIJUI, 2007. PIAGET, J. Problemas gerais de pesquisa interdisciplinar e mecanismos comuns. In: J. PIAGET, Épistémologie des Sciences de l'Homme. Paris: Gallimard, 251-377 (1981), 1970. PECOTCHE, González; BERNARDO, Carlos. Coletânea da revista Logosofia. Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol); [Tradução Filiados da Fundação Logosófica do Brasil]. São Paulo: Logosófica, 2013. ROCHA FILHO, João Bernardes da. BASSO, Nara Regina de Souza, BORGES, Regina Maria Rabello. Transdisciplinaridade: a natureza íntima da educação científica [recurso eletrônico] / Dados Eletrônicos. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. Disponível em: <https://repositorio.pucrs.br/dspace/ bitstream/10923/11835/2/Transdisciplinaridade_A_natureza_intima_da_educacao_cientifica.pdf> Acesso em 18/07/2021.

ROQUE MORAES. Aprender Ciências: reconstruindo e ampliando saberes. In: GALIAZZI; M.C.; AUTH, M. MORAES, R. MANCUSO, R. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Editora UNIJUI, 2007. SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANTOS, A. F.; OLIOSI, E. C. A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual. Revista Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 39, 24 jun. 2013. SEVERINO, A. J. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2001. SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique e FERRAZ, Elzimar Pereira Nascimento (Orgs.) Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2015. UNESCO, ABIBPI. A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação. Budapeste e Santo Domingo. Brasília, 2003. 72p. WATANABE, G.; HARRES, J.B.S. Metadisciplinaridade e transdisciplinaridade na perspectiva da complexidade: contribuições para o ensino de ciências. In: GALLON, M. S.

This article is from: