1 minute read

Prefácio

O grupo de dermatologistas que colaborou com a elaboração deste Manual Prático é formado por profissionais que trabalham com fototerapia e possuem diferentes características, sendo o principal traço de união a busca pela excelência técnica e ética.

Deste modo, ao mesclarmos neste time juventude e experiência, estimula-se o “o puer e o senix” (dois importantes arquétipos da psicologia Junguiana, com referências às figuras do jovem e do velho por meio de atitudes e vivências) e o surgimento de uma nova geração de interessados na fototerapia, trazendo para esta área renovação e entusiasmo.

A leitura do Manual Prático de Fototerapia configura uma estratégia certeira para o leitor que passa a contar com um instrumento científico, atualizado, sintético e prático, no qual cada autor teve a liberdade de conduzir o capítulo sob sua responsabilidade, demonstrando seu conhecimento teórico e técnico, bem como sua vivência na medicina.

Como organizadora deste projeto, pessoalmente expresso minha gratidão aos companheiros de jornada na produção do Manual e destaco o apoio recebido por Sérgio Palma, nosso maior incentivador, atual presidente da SBD (2019-2020).

Finalmente, em nome de todos os autores, desejo que este documento seja muito útil aos dermatologistas brasileiros, contribuindo para a correta padronização dos serviços de fototerapia, o que, certamente, permitirá chances de pleno êxito no atendimento à população e também uma maior valorização desta importante modalidade terapêutica.

Ivonise Follador Idealizadora e coordenadora do projeto

This article is from: