Anuário do Centro Universitário e Colégio Técnico São Camilo/SP
Ano-base 2024
Administração Superior
João Batista Gomes de Lima
Reitor
Anísio Baldessin
Vice-Reitor e Pró-Reitor Administrativo
Carlos Ferrara Junior
Pró-Reitor Acadêmico
Denis Ricardo Senerino
Diretor do Colégio Técnico
Projeto editorial, organização, redação e revisão
Bruna San Gregório - Coordenadora Editorial
Cintia Machado dos Santos - Analista Editorial
Bruna Diseró - Assistente Editorial
APRESENTAÇÃO
Com muita alegria, apresentamos a você o Anuário 2025 ano-base 2024, uma celebração das nossas conquistas e do espírito da nossa instituição. Este anuário é mais do que um simples registro; é um testemunho do nosso compromisso com a excelência educacional e o desenvolvimento integral dos nossos alunos.
Ao folhear estas páginas, você encontrará uma riqueza de informações sobre nossos cursos inovadores, instalações de ponta, atividades de extensão e pesquisa, eventos culturais e ações comunitárias. Além disso, incluímos fotos e histórias que capturam os momentos mais memoráveis do ano.
Nosso corpo docente dedicado e nossos alunos talentosos estão no coração de tudo o que fazemos. Eles se envolvem em uma variedade de atividades acadêmicas e extracurriculares que promovem o crescimento pessoal e profissional. Nosso compromisso com a qualidade da educação e a inovação nos métodos de ensino é primordial, e estamos sempre buscando novas maneiras de enriquecer a experiência educacional.
Esperamos que este documento inspire nossos leitores a conhecer mais sobre nossa instituição e a compartilhar do nosso orgulho pelas realizações alcançadas. Aproveite a leitura e sinta-se parte dessa jornada!
SUMÁRIO
4
•
•
•
(Produção Científica Responsável)
(Identidade e Direcionamento Estratégico)
1NOSSA ESSÊNCIA
Missão
Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos.
Visão
Ser uma organização de referência nas áreas da educação e da saúde, com ações que promovam a melhoria da qualidade de vida na sociedade.
Valores
Valorização da vida e saúde da pessoa, sobretudo as mais carentes e excluídas, e de seus profissionais; respeito e defesa incondicional dos valores humanos, éticos, cristãos e eclesiais, dentro de uma visão holística e ecumênica; servir com amor evangélico e competência profissional, primando pela atenção, respeito e cuidado personalizado; valorização de sua administração como exercício eficiente e eficaz do carisma camiliano.
Compromisso
Educar para promover a saúde é um meio de desenvolver a sociedade e de minimizar a desigualdade entre as pessoas. De acordo com a Filosofia Acadêmica Camiliana, o conceito de saúde exige uma abordagem vinculada à noção de “bem-estar” do ser humano integral. O Centro Universitário São Camilo coopera positivamente para a saúde, enquanto bem-estar do meio social no qual está inserido, contribuindo para formar pessoas que assim o concebam, e, de acordo com isso, trabalhar.
Vocação institucional
Consiste em implantar a filosofia Camiliana de promoção da saúde, buscando o bem-estar das pessoas e oferecendo uma diversidade de cursos de elevada qualidade em diferentes níveis e áreas do conhecimento.
Palavras do Reitor
Construindo futuros: memórias que inspiram
A proposta da iniciativa deste documento, aqui denominado anuário, é nos proporcionar a oportunidade de olhar para trás não apenas para registrar o que vivemos, mas para entender como cada experiência nos moldou e nos preparou para os próximos passos. Este anuário é mais que um compilado de fatos e números; é um testemunho do que somos capazes quando unimos conhecimento, dedicação e propósito.
Em 2024, nossa instituição reafirmou seu papel como espaço de transformação. Nas salas de aula, nos laboratórios e nos projetos de extensão, vimos ideias se tornarem ações, dúvidas se converterem em descobertas e desafios se transformarem em oportunidades. Cada pesquisa publicada, cada evento realizado e cada vida impactada reforça a certeza de que a educação superior é o alicerce de uma sociedade mais autônoma, propositiva e inovadora.
Nossos estudantes, protagonistas dessa jornada, mostraram que o aprendizado vai além dos livros. Seja em iniciativas de empreendedorismo ou em ações sociais, eles provaram que o conhecimento ganha sentido quando compartilhado. Nossos professores, com sua expertise e compromisso, continuam a ser faróis que iluminam caminhos, enquanto nossos colaboradores garantem que cada detalhe funcione para que a excelência seja possível.
Também não podemos ignorar os desafios. Vivemos em um mundo em constante mudança, onde as demandas por adaptação e resiliência são cada vez maiores. Mas é justamente diante dessas adversidades que nossa comunidade acadêmica mostra sua força. Novas metodologias de ensino, investimentos em tecnologia e uma gestão comprometida com a sustentabilidade são exemplos de como enfrentamos os obstáculos sem perder de vista nossa missão.
Neste anuário, você encontrará histórias de conquistas, mas também de superação. Verá rostos de quem dedica seu tempo a ensinar, aprender e servir. E, mais importante, perceberá que cada página reflete um compromisso coletivo com um futuro melhor. Que esta publicação não seja apenas um registro, mas uma fonte de inspiração. Que ela nos lembre de onde viemos, mas também nos impulsione a ir além. Afinal, uma Instituição de Ensino Superior não é feita apenas de paredes e currículos, mas de pessoas que acreditam no poder da educação para mudar o mundo.
Sigamos escrevendo essa história juntos.
João Batista Gomes de Lima | Reitor
Palavras do Pró-Reitor Acadêmico
Um ano de aprendizados e conquistas
Ao folhear as páginas deste anuário, encontramos muito mais do que registros institucionais; encontramos a materialização do esforço coletivo de uma comunidade que acredita no poder transformador da educação. Como Pró-Reitor Acadêmico, é com orgulho e gratidão que compartilho algumas reflexões sobre o ano que passou, marcado por avanços significativos em nossa missão de ensinar, pesquisar e formar cidadãos críticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.
Excelência acadêmica e inovação
Em 2024, consolidamos projetos pedagógicos que reforçam nosso compromisso com uma educação de qualidade, alinhada às demandas sociais e do mercado. Nossos docentes, peças fundamentais nesse processo, continuaram a se destacar pela produção científica relevante e pelo engajamento em projetos de extensão que conectam a universidade à sociedade. Já os estudantes, verdadeiros protagonistas dessa jornada, brilharam em publicações científicas e iniciativas empreendedoras, provando que o conhecimento adquirido em nossas salas de aula transcende os muros da instituição.
Desafios transformados em oportunidades
Sabemos que a educação superior enfrenta desafios complexos, desde a evasão estudantil até a necessidade de constante atualização tecnológica. Enfrentamos esses obstáculos com criatividade e planejamento, investindo em programas, monitorias e suporte psicopedagógico. Além disso, ampliamos o acesso a recursos digitais, garantindo que nossos alunos tenham as ferramentas necessárias para seu pleno desenvolvimento.
O futuro que queremos construir
Olhando para 2025, reafirmamos nosso compromisso com uma educação inclusiva, inovadora e socialmente referenciada. Seguiremos investindo na formação continuada de nossos professores, na internacionalização de nossos cursos e no fortalecimento de parcerias que ampliem as oportunidades para nossos discentes.
Agradeço a cada docente, técnico-administrativo e estudante que, com seu trabalho diário, faz desta instituição um espaço de excelência e transformação. Que este anuário os inspire a seguir avançando, sempre com a certeza de que a educação é a mais poderosa ferramenta para mudar realidades.
Carlos Ferrara Junior | Pró-Reitor Acadêmico
2 ESTRUTURA QUE NOS MOVE
(Governança e Organização)
Linha do tempo
Histórico da Mantenedora
1923: Fundação da Sociedade Beneficente São Camilo (17 de julho de 1923), entidade camiliana pioneira no Brasil.
1963: Início das atividades educacionais na área da saúde com a criação de uma Escola de Auxiliares de Enfermagem no Hospital São Camilo – SP, Unidade Pompeia.
1975:
Criação do Colégio Técnico da Saúde São Camilo, formando técnicos em Enfermagem e Patologia Clínica.
Fundação da Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo, com o curso de graduação em Nutrição, o primeiro de nível superior dos Camilianos no Brasil.
1977: Transferência do Colégio Técnico da Saúde São Camilo para o Centro Hospitalar Dom Silvério Gomes Pimenta (atual Hospital São Camilo – Santana), com expansão para os cursos de Radiologia Médica e Nutrição.
1978: Transferência da sede da União Social Camiliana (USC) para São Paulo, assumindo os cursos na área da saúde antes mantidos pela Sociedade Beneficente São Camilo.
1981:
1989:
Criação do curso Técnico em Reabilitação – Fisioterapia e Massagem.
Inauguração de uma escola de educação infantil em Brasília, pioneira na América Latina segundo os padrões da Organização Mundial do Ensino Pré-Escolar.
Incorporação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José e do ICE – Instituto Cachoeirense de Ensino (Cachoeiro do Itapemirim, ES) à USC.
Instalação do Centro de Pós-Graduação em Salvador, focado em Administração Hospitalar e Gestão da Saúde.
1993: Incorporação da Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac (RJ), a escola de Enfermagem mais antiga do Brasil, à USC (12 de outubro de 1993).
1997:
Credenciamento das Faculdades Integradas São Camilo como Centro Universitário São Camilo (17 de novembro de 1997), conforme Parecer 608/97 e Decreto de 24/11/1997, publicado no DOU em 25/11/1997.
Aquisição de imóvel para implantação do campus Pompeia em São Paulo.
Credenciamento da Faculdade São Camilo – BA (09 de setembro de 1997), com cursos de Enfermagem, Administração e profissionalizantes.
2001:
Criação da Faculdade São Camilo – RJ (12 de dezembro de 2001), incorporando a Faculdade Luiza de Marillac.
Incorporação do Colégio Cardeal Motta (atual Colégio São Camilo) à USC, com cursos de educação infantil, ensino fundamental, médio e profissionalizante.
2003: Credenciamento da Instituição de Ensino Superior Camiliana em Belo Horizonte – MG (25 de setembro de 2003), com cursos de Administração Hospitalar, técnicos e Pós-Graduação.
2004: Credenciamento do Centro Universitário Espírito Santo (Cachoeiro de Itapemirim, ES) pela Portaria 1653/04 (junho de 2004).
2005: Assunção do Colégio São Camilo em Pinhais – PR pela USC, funcionando até 2016.
2015:
Extinção da Faculdade São Camilo – BA (abril de 2015).
Recredenciamento do Centro Universitário São Camilo por 04 (quatro) anos, conforme Portaria no 545 de 03/06/2015, publicada no DOU em 05/06/2015.
Assunção da supervisão e administração de 03 (três) Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo eles: CEI Vila Carioca, CEI Menino Jesus e CEI Antonio Correia em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo.
2016:
Recredenciamento da Faculdade São Camilo – RJ pela Portaria MEC no 1346 de 02 de dezembro de 2016.
Recredenciamento do Centro Universitário Espírito Santo pela Portaria no 1422 de 06 de dezembro de 2016.
Extinção das unidades Camilianas de Belo Horizonte – MG.
Extinção do Centro Educacional São Camilo – DF (Brasília).
2017: Extinção do Centro Educacional São Camilo – RS (Porto Alegre).
2018: Término da parceria para administração do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) com a Secretaria da Saúde de São Paulo (dezembro de 2018).
Atualmente: a União Social Camiliana (USC) é constituída por:
Centro Universitário São Camilo – São Paulo;
Colégio São Camilo (técnico) – São Paulo;
Centro de Educação Infantil (CEI) – São Paulo;
Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo;
Centro Educacional São Camilo – Espírito Santo.
Histórico do Centro Universitário São Camilo
1975: Início das atividades com cursos técnicos na área da saúde.
Implantação da Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo, com a criação do curso de Nutrição, sendo a primeira faculdade particular a oferecer este curso na cidade de São Paulo e a sétima no país.
1981: Instalação definitiva da Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo no bairro do Ipiranga, incorporando a Faculdade de Enfermagem São José (fundada em 1959).
1985: Implantação do curso de Administração com Habilitação Hospitalar.
1997: Credenciamento das Faculdades Integradas São Camilo como Centro Universitário São Camilo (Parecer 608/1997, Decreto de 24/11/1997).
1998-1999: Implantação dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Tecnologia em Radiologia, Ciência da Computação e Administração de Empresas.
1999: Inauguração oficial do campus Pompeia.
2002: Inauguração da Clínica-Escola São Camilo (PROMOVE).
Início das primeiras ações voltadas à Educação a Distância (EaD), com a elaboração do projeto para a disciplina de Bioestatística.
2004: Credenciamento do mestrado em Bioética.
2007: Implantação dos cursos de Medicina e Psicologia.
2008: Implantação dos cursos de Biomedicina e Tecnologia em Gastronomia. Implementação da oferta de disciplinas curriculares na modalidade EaD nos cursos presenciais de graduação (dentro dos 20% (vinte por cento) definidos na Portaria no 4059 de 2004, art. 1, §2).
2009: Criação da Coordenação de Produtos em EaD.
Início da oferta das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica, Bioética, e ampliação da oferta de Bioestatística.
Parceria com a Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo para administração do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC).
2010: Credenciamento do doutorado em Bioética.
2012:
Credenciamento do pós-doutorado em Bioética.
Início do Mestrado Profissional em Enfermagem.
Parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo para administração do Hospital Geral de Itapevi.
Início do processo para o credenciamento institucional para ofertar cursos em EaD (criacão do Núcleo de Educação a Distância; tal processo foi finalizado em 2015, com a publicação da Portaria no 1.109 de 27/11/2015 e o recredenciamento).
2013:
Início do Mestrado Profissional em Nutrição.
Criação da Comissão de Residência Médica (COREME).
2015:
Credenciamento do Centro Universitário para a modalidade EaD (Portaria no 1.109 de 27/11/2015).
Recredenciamento do Centro Universitário por quatro anos (Portaria no 545 de 03/06/2015).
2016: Início dos cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Pedagogia na modalidade EaD.
2019: Descontinuidade do programa de Bioética (mestrado, doutorado e pósdoutorado).
2020: Descontinuidade do Mestrado Profissional em Enfermagem.
Colação de grau de cerca de 800 professores do Município de São Paulo no curso de Pedagogia (parceria UNICEU).
2023: Implantação de programas de Residência Médica em diversas especialidades (Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Terapia Intensiva, Dor, Cirurgia Geral, Mastologia, Radiologia e Oncologia).
Atualmente: O Centro Universitário São Camilo está com processo de Recredenciamento protocolado junto ao MEC (recredenciamento por quatro anos pela Portaria no 545 de 03/06/2015, publicada no Diário Oficial da União em 05/06/2015).
Organograma do Centro Universitário
São Camilo – SP
MANTENEDORA
União Social Camiliana
CAS7
CEPE8
Assessoria Jurídica
Procuradoria Institucional
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Publicações
Ouvidoria
Serviço Social
Coordenações de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Conselhos de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
NAPe3
REITORIA Reitor Vice-reitor
Pró-Reitoria Acadêmica
Coordenação Geral de Graduação
Colegiado de Cursos, NDE9
Coordenações de Curso de Graduação em EaD
CCQL NEMESC10
CoEP4 CEUA5 CAM6
Secretaria Geral
Secretaria de Graduação
Secretaria de Pós-Graduação
Registro de Diplomas
Atendimento Acadêmico
Conexão Carreiras São Camilo
Núcleo de Apoio aos Estágios
Assistência Acadêmica
Pronto Atendimento
Coordenações de Curso de Graduação Presencial Apoio Psicológico e Psicopedagógico
Núcleo de Direitos Humanos e Saúde Mental
Biblioteca
Escritório de Pesquisa
Laboratórios
Alta Gestão
Conselhos Deliberativos
Órgãos ligados à Reitoria
Órgãos, núcleos e setores ligados às Pró-Reitorias
Colegiados e Núcleos de Apoio
Órgãos e setores ligados aos gestores de serviços e cursos/programas
Coordenações Gerais
1 - Comissão de Controle de Qualidade de Laboratórios / 2 - Comitê de Pesquisa / 3 - Núcleo de Acessibilidade Pedagógica / 4 - Comitê de Ética em Pesquisa / 5 - Comissão de Ética no Uso de Animais / 6 - Comissão de Apoio à Monitoria / 7 - Conselho de Administração Superior / 8 - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão / 9 - Núcleo Docente Estruturante / 10 - Núcleo de Educação Médica São Camilo / 11 - Núcleo de Educação Continuada Docente
Financeiro
Contabilidade
Contas a Pagar
Contas a Receber
PROMOVE
Núcleo de Educação a Distância
Coordenação Geral de PósGraduação Lato Sensu
Colegiado de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu
Coordenações de Cursos de Pós-Graduação
Lato Sensu Presencial
Coordenações de Cursos de Pós-Graduação
Lato Sensu em EaD
Educação Continuada
Coordenação de Polos EAD
Centro de Simulação Realística
Laboratório de Empreendedorismo e Inovação
Pró-Reitoria
Administrativa
Eventos
Pastoral Universitária Captação
Relacionamento
Central de Relacionamentos
Relacionamento Escolas e Empresas
Eventos Captação
Extensão Comunitária
Clínica de Psicologia
Relações Internacionais
Operações e Pessoas
Departamento Pessoal
Gestão de Pessoas
Comunicação e Marketing
Fiscal
Controladoria
Custos
Tecnologia da Informação
Conteúdo
Comunicação Institucional (Alunos e Colaboradores) Marketing Digital Mídias
Infraestrutura e Telecomunicação
Service Desk e Help Desk
Operações
Segurança do Trabalho Projetos e Obras
Suprimento e Logística
Compras
Estoque
Logística/Transporte
Criação
Sistemas e Desenvolvimento
Laboratório de Informática e Tecnologia da Educação
Segurança da informação
SÃO CAMILO EM NÚMEROS
Graduação
Guia da Faculdade Estadão 2024
Cursos do Centro Universitário São Camilo avaliados com quatro estrelas.
Centro Universitário São Camilo na cidade de São Paulo se destaca entre as Instituições de Ensino Superior.
Pós-Graduação Lato Sensu
Pós-Graduação Stricto Sensu
Programa de Residência Médica
QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS POR CAMPUS 12-2024
ÓRGÃOS ESTUDANTIS
Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão às Secretarias, ao Departamento Financeiro e à Gestão de Pessoas por sua colaboração e apoio na tabulação e envio dos dados.
3 FORMAÇÃO QUE TRANSFORMA
(Jornada Acadêmica Integral)
GRADUAÇÃO
Bases do conhecimento
Celina Camargo Bartalotti Coordenadora Geral da Graduação
A Educação Superior nos impulsiona a olhar sempre para o futuro. Os nossos alunos de hoje serão os profissionais que atuarão por décadas a partir da colação de grau.
A expectativa do mundo do trabalho indica que é preciso olhar para a formação para além das competências técnicas; é preciso desenvolver competências para a construção da carreira em um mundo imprevisível.
As tecnologias e a inteligência artificial têm trazido muito avanço, mas também insegurança – será que meu trabalho será substituído pela IA? Será que as competências que desenvolvo ao longo da minha formação serão suficientes para garantir uma carreira sólida e de sucesso ao longo de toda a minha vida profissional?
Já respondo que não!
Primeiro porque os conhecimentos avançam de forma avassaladora. Mal terminamos de aprender algo e já temos outra coisa, mais nova, mais avançada, lançada à nossa frente.
E depois porque, por mais que os futurologistas tentem, não há como prever como será o futuro do trabalho daqui a 10, 20, 30 anos.
Mas então isso quer dizer que a formação que oferecemos é inútil, uma vez que pode se tornar obsoleta? De maneira nenhuma. Mas sim, é preciso olhar criticamente para o conhecimento e, talvez, principalmente, para a forma com que atuamos para a construção desse conhecimento.
Vivemos em um tempo em que muito do conhecimento disponível (talvez a maior parte dele) está acessível a um toque na tela dos smartphones. Quantos de nós, educadores, já fomos confrontados por alunos que, ao ouvirem uma explicação, pesquisam e obtêm algo diferente, por vezes contraditório? Que desafio para o professor.
Porque, como se costuma dizer, “a internet aceita tudo”.
Penso que aí está o papel insubstituível do educador nesses tempos: o desenvolvimento junto aos alunos do pensamento crítico, da capacidade de pesquisa, da confrontação dos dados, da seleção das informações confiáveis e relevantes para a compreensão do problema que se propõe a resolver.
Isso exige que os professores compreendam e se preparem para o seu papel nesse tempo em que vivemos. Não cabe mais usar como modelo os professores que tivemos em nossa formação, por mais que os achássemos excepcionais.
Os quatro pilares da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser –, propostos no Relatório da UNESCO em 20101, a partir do trabalho de uma comissão presidida por Jacques Delors, continuam sendo um norte para a construção de currículos que vão além dos conteúdos tradicionais.
Na introdução do relatório, Delors fala da educação como uma “utopia necessária”. Ele afirma que:
No desfecho de seus trabalhos, a Comissão fez questão de afirmar sua fé no papel essencial da educação para o desenvolvimento contínuo das pessoas e das sociedades: não como um remédio milagroso, menos ainda como um “abre-se sésamo” de um mundo que tivesse realizado todos os seus ideais, mas como uma via [...] a serviço de um desenvolvimento humano mais harmonioso e autêntico, de modo a contribuir para a diminuição da pobreza, da exclusão social, das incompreensões, das opressões, das guerras (2010, p. 5).
Vivemos tempos polarizados e tempos em que ouvimos, até desacreditados, pessoas diminuindo a importância da educação, particularmente da educação superior. Sabemos, no entanto, que esse discurso falacioso não se sustenta – com raras exceções, são os oriundos da educação superior que ocuparão os
1Educação – um tesouro a descobrir. Relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/ pf0000109590. Acesso em: 19 abr. 2025.
papéis de liderança, que construirão carreiras sólidas, que verão sua condição socioeconômica mudar drasticamente.
Mas sim, o diploma não é suficiente. O termo da atualidade é “lifelong learning”. Ainda na introdução do referido relatório, Delors afirma que:
[...] parece-nos imperativo impor o conceito de educação ao longo da vida com suas vantagens de flexibilidade, diversidade e acessibilidade no tempo e espaço. É a ideia de educação permanente que deve ser, simultaneamente, reconsiderada e ampliada; com efeito, além das necessárias adaptações relacionadas com as mudanças da vida profissional, ela deve ser uma construção contínua da pessoa, de seu saber, de suas aptidões, assim como de sua capacidade de julgar e agir. Ela deve permitir que cada um venha a tomar consciência de si próprio e de seu meio ambiente, sem deixar de desempenhar sua função na atividade profissional e nas estruturas sociais (2010, p. 12).
Desta forma, para a Educação Superior, apresenta-se o desafio de transcender as fronteiras das salas de aula para que nossos alunos se construam como profissionais na realidade do meio social em que atuarão.
Mais ainda, temos a desafiadora missão de produzir encantamento pelo saber.
Em tempos em que tudo parece pronto e disponível rapidamente, em que a atenção está pulverizada em vídeos de três minutos, em redes sociais com tela infinita nas quais passamos rapidamente de um post para outro sem nem prestar muita atenção no conteúdo, ajudar nossos alunos a perceberem que a construção de conhecimento relevante e consistente exige esforço, dedicação, tempo, é uma missão quase que hercúlea. Se a lenda dos 12 trabalhos de Hércules fosse transposta para nosso tempo, poderíamos, talvez, pensar no 13o: produzir experiências para os jovens que os tirassem das telas de seus smartphones parece, realmente, um trabalho para um semideus.
Mas nós, mortais educadores, não podemos nos furtar a enfrentar essa realidade. Certamente essa precisa ser uma tarefa coletiva – dificilmente um professor, por mais empenhado que seja, conseguirá promover mudanças isolado em sua sala de aula.
A construção de coletivos de discussão, de oportunidades de formação por pares, grupos de estudo, formação continuada para os professores, precisa ser preocupação central da Instituição de Ensino Superior.
Criar uma comunidade em que se respire paixão por conhecer e que, portanto, seja inspiração para estudantes, professores e demais membros da comunidade acadêmica, é parte de nossa missão, e fortalecidos pela certeza de que promover educação é transformar vidas, seguimos com os pés fortemente ancorados em nossos inegociáveis valores, e com os olhos sempre olhando para o futuro.
E pensando em nosso papel como professores nesse conturbado século XXI, termino com um pequeno conto de Eduardo Galeano, publicado em O Livro dos Abraços (2005), que, penso, traduz poeticamente nosso papel de encantar nossos alunos e ajudá-los a enxergar a beleza de conhecer:
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovakloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: –Pai, me ensina a olhar.
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Especialização com excelência
Silvia Novaes Barreto Coordenadora Geral da Pós-Graduação Lato Sensu
A coordenação geral de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo gerencia estrategicamente os programas de Pós-Graduação, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Seu objetivo é expandir a oferta de cursos e o número de estudantes, atendendo às demandas do mercado profissional. Os programas seguem a Resolução no 1 de 2018, complementando a formação acadêmica e desenvolvendo novos perfis profissionais. A equipe inclui uma coordenação geral, vinte e uma coordenações de cursos, seis coordenações pedagógicas parceiras, um analista e um auxiliar de Pós-Graduação. A área elabora e atualiza projetos pedagógicos e currículos, interagindo com diversas áreas da instituição para garantir qualidade acadêmica e bom relacionamento com os alunos. Além disso, colabora com todas as áreas do Centro Universitário São Camilo para assegurar uma estrutura que atenda aos alunos tanto academicamente quanto no relacionamento com a instituição.
Ações realizadas em 2024
Em 2024, a Pós-Graduação Lato Sensu passou por revisão e ajustes, racionalizando processos e operações conforme as perspectivas mercadológicas. O curso “MBA em Gestão da Experiência e do Cuidado Centrado no Paciente”, inicialmente desenvolvido para São Paulo, ganhou notoriedade no Norte e Nordeste devido à carência de formação nessas regiões. Em parceria com os polos Macapá e Fortaleza, o projeto pedagógico foi customizado para atender às necessidades do público-alvo, resultando em uma turma com mais de 45 alunos matriculados.
Alunos matriculados – 2024
No ano de 2024, o setor de Pós-Graduação Lato Sensu totalizou a matrícula de 4.562 alunos nas modalidades EaD Assíncrono, EaD Síncrono (on-line ao vivo), presencial e EaD Assíncrono/Parceria.
Gráfico 1. Percentual de matrículas por modalidade de oferta
Fonte: Sistemas de inscritos – Pós-Graduação Lato Sensu
A maioria dos estudantes opta pela modalidade EaD assíncrono, que oferece flexibilidade de tempo e local. No entanto, essa modalidade não é adequada para cursos assistenciais. Os cursos presenciais são preferidos para o desenvolvimento de práticas e habilidades que exigem presença física. A terceira modalidade, EaD síncrono, permite interação em tempo real entre docentes e estudantes via plataforma digital.
Parcerias estratégicas
Tabela 1. Parcerias estratégicas e cursos oferecidos
Parceiro Cursos oferecidos
J.J. Gomes Consultoria
ABO Nacional – Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman
Clínica de Psicologia Osternack S/S Ltda.
EA Estudos Avançados Ltda.
NST APTEYK Desenvolvimento Ltda. + Associação de Educação e Novas Tecnologias Phorte
Associação de Educação e Novas Tecnologias Phorte
033/2024
Espirituais e Capelania em Unidades de Saúde
Farmácia Clínica e Hospitalar
em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal
em Compliance, Governança e ESG na Saúde
em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior
Tabela 3. Detalhamento
074/2024
076/2024
em Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica
Avançada
036/2024 Fisioterapia Neurofuncional
- Enfermagem em Estomaterapia
- Estética Avançada
- MBA em Gestão Estratégica em Ouvidoria Pública e Privada
- Neuropsicologia
- Psicologia Jurídica
- Psicanálise Contemporânea
- Farmácia Hospitalar e Oncológica
- MBA em Medicina Farmacêutica e Formação em Medical Science Liaison (MSL)
- Microbiologia Clínica e Industrial
- Cursos diversos – EaD Assíncronos
037/2024 Gerontologia e Interdisciplinaridade 396
023/2024 Hematologia e Terapia Celular 368
075/2024 MBA em Gestão de Saúde 432
035/2024 MBA em Gestão Estratégica em Ouvidoria Pública e Privada 384
038/2024 Psicanálise Contemporânea 364
Ensino a distância Assíncrono
Ensino a distância On-line ao vivo
Ensino a distância Assíncrono
Ensino a distância On-line ao vivo
Ensino a distância On-line ao vivo
Participação no 9o Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo
Em 2024, a Pós-Graduação Lato Sensu, por meio do “Projeto Aplicado”, incentivou o desenvolvimento de ideias empreendedoras em saúde e educação. Em parceria com o Laboratório de Empreendedorismo e Inovação, apresentou 11 projetos no Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo.
Cerimônia de encerramento
Em 2024, uma cerimônia de encerramento comemorativa dos cursos de PósGraduação foi realizada, atendendo ao desejo de muitos alunos que se formaram durante a pandemia da covid-19 e que não tiveram a oportunidade de participar de uma colação de grau. O evento foi bem aceito e a ideia é mantê-lo ao final de cada semestre letivo. Cursos participantes: Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto; Enfermagem em Urgência e Emergência; Enfermagem Obstétrica; Estética Avançada; Fisioterapia Hospitalar; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia Pediátrica e Neonatal; Neuropsicologia e Reabilitação Musculoesquelética.
Figura 1. Cerimônia de Encerramento da Pós-Graduação Lato Sensu de 2024
Fonte: Setor de Eventos do Centro Universitário São Camilo (2024).
PÓS-GRADUAÇÃO
STRICTO
SENSU
–MESTRADO PROFISSIONAL EM NUTRIÇÃO: DO NASCIMENTO À ADOLESCÊNCIA
Aline de Piano Ganen Coordenadora Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu
O Mestrado Profissional em Nutrição – do Nascimento à Adolescência do Centro Universitário São Camilo – SP, aprovado pela CAPES em 2012, iniciou sua primeira turma em 2013. O programa forma profissionais de excelência na saúde, com foco na aplicação da metodologia científica e atuação multidisciplinar. O curso oferece qualificações específicas, destacando-se no mercado de trabalho por capacitar para vagas de maior responsabilidade e remuneração, promover intercâmbio entre o mundo acadêmico e o profissional e possibilitar carreira docente. Além disso, desenvolve a autonomia do aluno, proporcionando uma visão crítica e permitindo a conciliação entre trabalho e estudo, sem exigir dedicação exclusiva.
Desafios da implementação dos mestrados profissionais
• Adaptação às exigências do mercado.
• Alinhamento dos cursos às demandas do setor produtivo sem comprometer a qualidade acadêmica.
• Formação de um núcleo de pesquisa composto por docentes experientes e com publicações relevantes em suas respectivas linhas de pesquisa.
• Falta de recursos financeiros e financiamento adequados.
• Dificuldades em garantir infraestrutura, materiais de apoio e recrutamento de docentes qualificados.
• Dependência de parcerias com empresas para sustentabilidade financeira.
• Necessidade de uma política pública consistente de financiamento e apoio institucional.
• Carga horária reduzida em comparação aos programas acadêmicos tradicionais.
• Necessidade de conciliar estudos com atividades profissionais.
• Flexibilidade nas instituições de ensino para criar formatos que permitam essa conciliação (aulas presenciais e on-line, práticas supervisionadas e estágios).
• Lidar com situações cíclicas e sazonais que aumentam a carga de trabalho (ex.: preenchimento de Sucupira e Seminário de Meio Termo).
• Aprender novas tecnologias para tratamento de dados e elaboração de relatórios.
• Entender normas institucionais e governamentais para compreender o fluxograma das decisões.
• Conhecer políticas públicas educacionais que afetam os PPGs.
• Gerir o processo de autoavaliação do PPG.
• Atender ao sistema administrativo.
• Lidar com mudanças econômicas.
Os mestrados profissionais são voltados para atender às demandas do mercado, focando em áreas específicas e preparando profissionais altamente qualificados com conhecimento aplicado. Parcerias entre universidades e empresas promovem inovação e aumentam a empregabilidade dos alunos. Em 2024, o Mestrado Profissional em Nutrição: do Nascimento à adolescência desenvolveu cinco projetos de pesquisa financiados pela empresa “Flor do Abacate Comércio e Indústria Ltda”. É essencial que o currículo dos mestrados profissionais seja flexível e consiga integrar a teoria acadêmica com a prática cotidiana das profissões. Diante disso, o nosso curso de Pós-Graduação Stricto Sensu oferece a disciplina eletiva “Estágio em nutrição pediátrica e hebiátrica” na Clínica-Escola Promove, proporcionando vivência prática e interdisciplinaridade. A pesquisa aplicada visa resolver problemas reais, contribuindo com inovações significativas. Nossos projetos de pesquisa são desenvolvidos em colaboração com diversas instituições, gerando soluções práticas que impactam diretamente os processos e a eficiência dessas organizações. Um exemplo é o protótipo do aplicativo “FEEDIT” para prevenção e tratamento da obesidade infantil, desenvolvido com alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, que passará por ajustes e aprimoramentos antes de ser lançado no mercado.
Compromisso com a responsabilidade social
Nosso PPG apresenta uma diversidade de ações, atividades e projetos com relevante impacto social, dentre eles:
• “A Win-Win Food Systems Approach to Improve Nutrition” (projeto em andamento desde 2021).
• Quatro projetos voltados para crianças com Transtorno do Espectro Autista.
• Dois projetos com fomento CNPQ: O Programa de Educação Alimentar –Integrando Ciência, Escola e Saúde (PEDUCA), desenvolvido pela docente do CUSC Ana Paula de Queiroz Mello em colaboração com a profa. Dra. Nágila R. T. Damasceno da USP, recebeu o Prêmio Josué de Castro na Categoria Pesquisa Científica.
• Três projetos desenvolvidos no Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL).
• Projeto “In)Segurança Alimentar e Consumo Alimentar em Adolescentes Quilombolas do Município de Macapá-AP”.
Internacionalização dos mestrados profissionais
A internacionalização é crucial para o crescimento dos mestrados profissionais, pois oferece aos alunos a chance de expandir seus horizontes acadêmicos e profissionais. Além disso, é um aspecto destacado na avaliação Quadrienal da CAPES. Nosso Programa de Mestrado Profissional em Nutrição do Centro Universitário São Camilo oferece:
• Visitas técnicas, cursos de curta duração e parcerias em projetos com universidades internacionais;
• Atuação dos docentes em editorias e peer-reviews em periódicos científicos internacionais, tais como BMC Public Health, Clinical Nutrition, e Pediatric Obesity, entre outros;
• Intercâmbios, parcerias internacionais e participação em eventos científicos, como o Congresso Europeu de Nutrição Materno-Infantil, realizado anualmente em Portugal. Destaque para a egressa Laís Strobel Fakri que recebeu o prêmio de 1o Lugar em 2024 na categoria Saúde da Mulher.
Métodos de avaliação e reconhecimento
A avaliação dos programas de mestrado profissional considera a qualidade do corpo docente, a relevância do currículo, a infraestrutura das instituições e o impacto na formação dos alunos. A ficha de avaliação dos Programas de Stricto Sensu da área de Nutrição inclui os seguintes itens: Programa, Formação e Impacto na Sociedade.
Projetos, defesas e qualificações:
• Projetos de pesquisa em andamento e concluídos em 2023: 27 em andamento e 11 concluídos.
• Projetos de pesquisa em andamento e concluídos em 2024: 29 em andamento e 14 concluídos.
• Número de qualificações e defesas realizadas em 2023: 15 qualificações e 11 defesas.
• Número de qualificações e defesas realizadas em 2024: 11 qualificações e 14 defesas.
Gráfico 1. Análise comparativa das produções bibliográficas e técnicas dos anos de 2023 e 2024
Os mestrados profissionais desempenham um papel estratégico na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que oferecem uma educação que integra teoria e prática. Apesar dos desafios financeiros, da carga horária reduzida e da necessidade de adaptação curricular, esses programas são fundamentais para o desenvolvimento profissional contínuo, a inovação e a responsabilidade social.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
Priscila Rocha Xavier Coordenadora do NEAD
A partir de 2024, o setor de Educação a Distância do Centro Universitário São Camilo se tornou um núcleo estratégico, ampliando sua atuação e oferecendo soluções completas em produção audiovisual. Com a colaboração de vários setores, foram produzidos mais de 28 projetos, consolidando sua posição na inovação educacional e comunicação institucional. O setor alinha tecnologia, andragogia e design para melhorar a experiência de ensino e aprendizagem, apoiando disciplinas EaD, híbridas e presenciais com materiais didáticos de alta qualidade e melhores práticas educacionais. Além disso, atende setores institucionais e parceiros com soluções especializadas e personalizadas.
1. Conteúdos de Graduação, Pós-Graduação e Colégio produzidos pelo NEAD
Figura
Figura 2. Detalhamento de produção em colaboração com setores parceiros
Resultados e conquistas
Em 2024, antecipamos a produção dos cursos para dois semestres, o que resultou em maior qualidade do conteúdo, menos erros na plataforma e maior eficiência para a equipe e os setores envolvidos, beneficiando também os alunos. A área de Ambientes Virtuais de Aprendizagem foi realocada para o setor de Tecnologia da Informação, focando na produção de conteúdo, no design do layout e na experiência do usuário. O grupo de tutores passou a responder diretamente às Coordenações Gerais de Graduação e Pós-Graduação, promovendo uniformidade e flexibilidade nos processos.
Desafios enfrentados
• Sensibilizar os proponentes sobre a importância de iniciar a produção com antecedência.
• Desenvolver um novo desenho instrucional para os cursos de Enfermagem e Nutrição.
• Gerenciar a alta demanda concentrada em um mesmo período.
• Lidar com a quantidade limitada de objetos de cena e mobiliário.
Perspectivas futuras
Produzir uma variedade maior de objetos de aprendizagem; revisar e reformular os desenhos instrucionais de todos os segmentos para torná-los mais inovadores e dinâmicos; atualizar os conteúdos desenvolvidos antes de 2023; adequar os cursos EaD às novas diretrizes do MEC, considerando as exigências do novo marco regulatório de 2025 e aumentar a abrangência do nosso raio de atuação, sendo suporte para a produção de conteúdo educacional e/ou corporativo para toda a obra Camiliana.
Figura 3. Comparativo de ações NEAD de 2021 a 2024
FLEXIBILIDADE E ALCANCE COORDENAÇÃO DE POLOS EAD
Sérgio Pedro de Freitas Coordenador de Polos
A coordenação de Polos EaD é responsável pela implantação de novos polos, pelo acompanhamento das rotinas dos polos credenciados, pela garantia de que as estruturas físicas e técnicas dos polos estejam conforme as diretrizes institucionais, pela asseguração de que nossos alunos e candidatos recebam o mesmo atendimento e acolhimento praticados pelas nossas equipes de apoio, e pela intermediação das tratativas administrativas entre os polos e o Centro Universitário São Camilo. A coordenação de Polos iniciou suas atividades em janeiro de 2023 com seis polos credenciados junto ao MEC.
O conceito para polo de ensino, segundo o Ministério da Educação (MEC):
Polo de educação a distância, ou polo de apoio presencial, é o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.
Ações realizadas em 2024
Em 2024, estabelecemos novas parcerias com instituições de ensino e da Rede Hospitalar São Camilo, expandindo para 16 polos em diversos estados brasileiros: São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Amapá e Pará.
Tabela 1. Lista de polos
Polo Estado Cidade
Campus Pompeia São Paulo
São Paulo
Campus Ipiranga São Paulo São Paulo
Polo Tatuapé São Paulo São Paulo
Polo ABC São Paulo São Bernardo do Campo
Polo Cachoeiro Espírito Santo Cachoeiro de Itapemirim
Polo Vitória Espírito Santo Vitória
Polo Fortaleza Ceará Fortaleza
Polo Juazeiro Ceará Juazeiro
Polo Itapipoca Ceará Itapipoca
Polo Tianguá Ceará Tianguá
Polo Tauá Ceará Tauá
Polo Crateús Ceará Crateús
Polo Santarém Pará Santarém
Polo Macapá Amapá Macapá
Polo Ponta Grossa Paraná Ponta Grossa
Polo Porto União Santa Catarina Porto União
Polo Encantado Rio Grande do Sul Encantado
Gráfico 1. Evolução do credenciamento de polos
Aplicação de provas presencial
Tabela 2. Vestibular agendado 2024
Tabela 3. Provas aplicadas – Cursos de Gestão e Pedagogia em 2024
Gráfico 2. Número de alunos matriculados nos cursos de graduação e PósGraduação
Nosso maior desafio em 2024 foi a publicação da Portaria nº 528, de 06 de junho de 2024, pelo MEC, que cancelou temporariamente a abertura de novos polos em todo o território nacional. Dessa forma, não conseguimos seguir com o planejamento de expansão de polos. Como próximos desafios após a publicação do novo marco temporal do EaD, planejamos expandir os polos para outros estados, acompanhar as normas e diretrizes estabelecidas pelo MEC e levar educação de qualidade a todos os nossos alunos.
(Espaços de Aprendizado Avançado)
4 INOVAÇÃO E PRÁTICA
Livia Maria Rodrigues Alves Coordenadora do setor de Laboratórios
LABORATÓRIOS
O setor de Laboratórios é responsável pela gestão dos ambientes didáticos onde ocorrem as práticas de ensino previstas nos projetos pedagógicos dos cursos (do ensino profissionalizante à Pós-Graduação), sejam das ciências da vida ou das habilidades e especialidades profissionais, incluindo: aulas práticas, monitoriais e cursos livres; além de atividades de pesquisa (iniciações científicas, trabalhos de conclusão experimentais); atividades extensionistas e das ligas acadêmicas; eventos; cessões de espaço; empréstimo de materiais e o LabTour (visita guiada pelos laboratórios).
Nossa atuação:
Ø Gestão das reservas dos ambientes;
Ø Especificação técnica para aquisição de materiais e insumos;
Ø Preparo e fornecimento de materiais, insumos e equipamentos para as práticas;
Ø Apoio técnico antes, durante e após as aulas;
Ø Controle dos estoques e acervos;
Ø Rotinas de calibração, limpeza e manutenções dos equipamentos laboratoriais, manequins e simuladores;
Ø Elaboração de procedimentos para as análises laboratoriais;
Ø Definição de normas de utilização e aplicação das Boas Práticas Laboratoriais (BPLs) para garantir a segurança dos usuários, zelo pelas instalações físicas e meio ambiente;
Ø Proposição de melhorias na infraestrutura laboratorial;
Ø Indicação de novas tecnologias para ensino prático em saúde.
Ações realizadas em 2024
Em 2024, processamos 1095 planilhas de aulas práticas, resultando em 5455 reservas de laboratórios. Além disso, acolhemos 2066 reservas para programas de monitoria e atendemos 63 solicitações de empréstimos de materiais e equipamentos.
Gráfico 1. Distribuição de reservas de Laboratório Pompeia/Ipiranga/ Promove – 2024
No Labtour, uma ação conjunta com os setores de Relacionamento e o Centro de Simulação Realística (CSR), a equipe técnica realizou 193 visitas guiadas nos Laboratórios Ipiranga, resultando em 41 novas matrículas (taxa de conversão de 21,24%). Nos Laboratórios Pompeia foram realizadas 67 visitas guiadas, resultando em 24 novas matrículas (taxa de conversão de 35,82%).
Destaques
Ø Atuação em eventos e parcerias acadêmicas
• Capacitação para Atendimento de Emergência no Campo de Futebol, promovida em parceria com a Federação Paulista de Futebol e o CSR (fevereiro de 2024).
• XII Congresso Médico Universitário São Camilo, com montagem das oficinas práticas, disponibilização de materiais, equipamentos e simuladores (abril de 2024).
Laboratórios na mídia
Figura 1. Gravação no Laboratório de Microbiologia, com a profa. Jeane Facioli sobre os riscos de contaminação em latas e garrafas de bebidas, para a TV Record (fevereiro de 2024).
Figura 2. Gravação para a TV Globo, com a profa. Marcela Shimazaki, coordenadora do curso de Estética Avançada, no Laboratório de Eletroterapia, campus Pompeia (junho de 2024).
Missa ao cadáver
Em setembro, em parceria com a Pastoral Universitária, promovemos a Missa ao Cadáver, nos Laboratórios de Anatomia Ipiranga e Pompeia, respectivamente.
Atividades extensionistas nos laboratórios
Em parceria com a Extensão Comunitária, realizamos duas Campanhas de Doação de Sangue no campus Ipiranga, avaliando 237 candidatos e coletando 195 bolsas. Também promovemos uma campanha de cadastro de doadores de medula óssea no sistema REDOME.
Treinamentos
• Atualização em Fundamentos Práticos de Química Geral e Analítica – 20 horas.
• Curso básico para a utilização de animais em ensino e pesquisa científica –24 horas.
• Processamento de chapas acrílicas – 20 horas.
• Participação no I Workshop da Comissão de Ética no Uso de Animais.
• Curso de Moulage Avançada – 09 horas.
Desafios e expectativas
Os números e a diversidade de ações realizadas pelo setor, por si só, refletem o grande desafio que é operacionalizar todas as reservas de laboratórios e suas especificidades, atendendo à expectativa dos clientes (docentes, discentes, e/ou outros proponentes), com o direcionamento dos recursos adequados, acompanhamento por uma equipe técnica capacitada e engajada, articulandose aos demais setores e serviços da IES.
Perspectivas futuras
Para 2025, almejamos desenvolver novos projetos intersetoriais, conquistar a primeira publicação da equipe técnica, o “Manual de Segurança e Boas Práticas de Laboratórios”, e refinar projetos de instalações de alguns laboratórios, a fim de melhor atender novas matrizes e/ou produtos, modernizar ambientes e trazer recursos inovadores para o ensino em saúde.
LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO (LEISC)
Daniela Sakumoto Sriubas Coordenadora do LEISC
O Laboratório de Empreendedorismo e Inovação do Centro Universitário São Camilo é um espaço multidisciplinar que auxilia alunos e a comunidade no empreendedorismo. Ele oferece conhecimentos em gestão e empreendedorismo, apoia empreendedores com desafios na gestão de negócios e conecta empreendedores a alunos para experiências práticas. Além disso, acolhe e orienta projetos inovadores de alunos, direcionando-os para parcerias com instituições de tecnologia.
Produtos desenvolvidos
Dois aplicativos voltados para a gestão da saúde e educação alimentar foram desenvolvidos em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Os protótipos estão em fase de ajustes para lançamento no mercado.
Consultoria de Recursos Humanos
Em 2024, o projeto “Consultoria de Recursos Humanos” continuou reunindo alunos de Psicologia para estudar Gestão de Pessoas e prestar consultoria gratuita a empresas.
Consultoria de Marketing
O projeto de “Consultoria de Marketing”, ativo desde 2023, oferece materiais sobre Marketing Digital, Planejamento Estratégico, Redes Sociais, Produção de Conteúdo e Acompanhamento de Resultados.
Premiação dos Projetos Aplicados da Pós-graduação
Durante o 9o Congresso Multiprofissional, o LEISC promoveu a “Premiação dos Projetos Aplicados da Pós-Graduação”. Todos os projetos indicados receberam uma vaga no programa de mentoria do LEISC, e os vencedores foram contemplados com uma bolsa de Pós-Graduação.
Parceria Santander Explorer
Em 2024, a parceria com o programa “Santander Explorer” continuou oferecendo mentorias de 12 semanas em formato on-line. Projetos apoiados pelo LEISC foram contemplados com vagas no programa.
Oficinas e eventos
• Oficina “Ferramentas de Interação Profissional” sobre Netiqueta (02/04/2024).
• Semana do Empreendedorismo Digital em parceria com o SEBRAE (de 10 a 14/06/2024).
• Oficina “Neuromarketing e a Ciência do Consumo” (outubro de 2024).
• Trilha de Empreendedorismo em parceria com o SEBRAE (de 25 a 28/11/ 2024).
Escritório experimental MEDISC
O Escritório Experimental MEDISC abriu edital para a admissão de novos membros. Para a gestão 2024/2025, foram selecionados novos integrantes comprometidos com a promoção dos objetivos previstos no regimento do órgão.
Inauguração do posto SEBRAE Aqui
Em setembro de 2024, foi inaugurado o posto “SEBRAE Aqui” no campus Pompeia. Entre setembro e dezembro, o posto realizou 560 atendimentos. Esta iniciativa demonstra a responsabilidade social e o compromisso do Centro Universitário com o desenvolvimento regional.
Figuras 1, 2 e 3. Inauguração do posto SEBRAE Aqui
Figura 4. E-book Manual para candidatos, coordenado pelos professores Luciano Sewaybricker e Daniela Sakumoto, lançado em março de 2024
Hackathon
Durante o 9o Congresso Multiprofissional, foi realizado o 1o Hackathon em Saúde em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. As melhores soluções foram premiadas, e novas edições do evento estão previstas para 2025.
Perspectivas futuras
Em 2025, os projetos iniciados em 2024 continuarão a ser desenvolvidos. Cursos e eventos terão novas edições, alguns deles aprofundando os conteúdos já abordados. A parceria com a Clínica-Escola Promove proporcionará novas experiências aos alunos interessados na gestão de instituições de saúde. Além disso, há planos para expandir as atividades junto aos cursos de Pós-Graduação e promover outra edição do Hackathon em Saúde.
Figura 5. 1o Hackathon em Saúde
CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA (CSR)
André da Silva Barros Coordenador do CSR
O CSR tem como objetivo proporcionar treinamento prático de habilidades técnicas, comportamentais e emocionais por meio de cenários que simulam ambientes profissionais, especialmente hospitalares. Isso estimula o protagonismo dos alunos e profissionais, desenvolvendo raciocínio crítico, liderança, comportamento ético e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares. Além de gerenciar sua infraestrutura, o CSR foca na elaboração de cursos e treinamentos customizados, utilizando metodologias ativas como simulação realística, OSCEs, PDCRs, dramatizações e escape rooms. O CSR é também um centro de treinamento internacional certificado pela American Heart Association.
Ações realizadas em 2024
Quadro 1. Total de reservas de ambientes de simulação realizadas por público e período
Atualmente, 68% da demanda do setor é atendida por acadêmicos da IES, com um crescimento anual nas atividades de simulação para esse público. Este ano, o LabSim registrou uma maior taxa de utilização, especialmente devido ao curso de Medicina no campus Ipiranga.
Quadro 2. Total de reservas de ambientes de simulação realizadas por unidade
TOTAL DE RESERVAS POR CAMPUS
Gráfico 1. Percentual de uso dos ambientes de simulação por público
O CSR utiliza ambientes geridos por outros departamentos, como salas de aula e laboratórios, conforme necessário. Em 2024, foram produzidos 81 cenários inéditos para práticas de simulação, demonstrando a expansão do acervo e oferecendo novas alternativas de casos clínicos para os cursos da IES.
Gráfico 2. Quantidade total de novos cenários por ano
Além do apoio na estruturação e aplicação de cenários clínicos, o CSR também atuou no suporte a outras metodologias ativas, tais como dramatização, escape rooms para raciocínio clínico, Práticas Deliberadas de Ciclo Rápido (PDCR), e avaliações no formato Objective Structured Clinical Examination (OSCE).
Cursos
e eventos desenvolvidos pelo CSR
• Total de cursos: 49.
• Participantes: 905 alunos.
• Programas internacionais: 316 alunos. American Heart Association (AHA), American College of Surgeons (ACS).
• Novos cursos: Suporte Avançado de Vida em Pediatria (SAVP – PALS-AHA) e Suporte Avançado de Vida no Trauma (SAVT – ATLS-ACS).
• Aumento de participação: 448% em cursos próprios do CSR comparado ao ano anterior.
Gráfico 3. Total de participantes em cursos livres e eventos do CSR
Destaques
1a Escola de Férias – Versão Inverno
A Escola de Férias foca na conexão das carreiras da saúde e na Educação Interprofissional (EIP), promovendo colaboração, compreensão e respeito entre diferentes profissões. O evento destacou pontos em comum e potencializou competências únicas dos alunos. A 2a edição ocorrerá nas férias de início de 2025 (versão verão).
I Workshop de Simulação Clínica São Camilo
O I Workshop promovido pelo CSR em novembro de 2024 abordou o tema “Atuação da Equipe Interprofissional na Jornada do Paciente”. Patrocinado por cinco empresas de educação em saúde, o evento contou com 15 facilitadores e 47 participantes.
Participação em eventos científicos
O CSR participou dos principais eventos científicos de simulação em 2024, apresentando dois pôsteres no Congresso de Simulação Clínica SUN Brasil e nomeando André Barros como 2o Diretor de Pesquisa e Inovação da SOBRASSIM. Em novembro, também esteve presente no 1o Encontro Ibero-Americano de Educação Baseada em Simulação (RETS-SIM) e no 9o Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo.
Apoio à formação continuada
• Capacitação em Simulação Realística
• Treinamento anual dos socorristas – com a participação de 66 colaboradores.
• Curso Primeiros Socorros para Leigos – Centros Educacionais Infantis (CEIs Camilianos), capacitando 480 pessoas em 16 unidades.
• Cursos American Heart Association para Hospitais Camilianos.
Atendimento às entidades camilianas: uma grande parcela do público treinado pelo CSR em 2024 foi decorrente de parcerias que foram construídas com outras unidades mantidas pelos camilianos no Brasil.
O CSR aumentou sua participação no desenvolvimento de competências dos alunos, melhorando fluxos, processos e infraestrutura para garantir ensino de qualidade. Destaca-se na área comercial da IES, oferecendo cursos com certificações internacionais. Em 2024, a receita bruta superou 1,4 milhão, um aumento de 68% em relação a 2023, com um crescimento de 99% nos ganhos com cursos próprios.
Perspectivas futuras
Os indicadores mostram a evolução da área, destacando o compromisso do CSR em fornecer um ambiente de produção de conhecimento técnico-científico para aprimoramento profissional e pesquisa na saúde, visando à segurança e ao bemestar do paciente. Para o próximo período, o CSR pretende alinhar e fortalecer seu propósito institucional de educar para promover a saúde, implementando ações que melhorem a qualidade de vida na sociedade.
CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DRA. NISE DA SILVEIRA
Glaucia Rosana Guerra Benute Coordenadora da Clínica de Psicologia
A Clínica-Escola de Psicologia Dra. Nise da Silveira – associada ao curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo – fundamenta-se no compromisso social e ético de atendimento às populações em risco e em condições de vulnerabilidade social. Situada no campus Pompeia, oferece atendimento gratuito para toda a comunidade. Em 2024, foram atendidas 1.400 pessoas.
Seguindo as normativas do Conselho Federal de Psicologia, a clínica conta com duas responsáveis técnicas, que são psicólogas e que atuam durante todo o período de funcionamento da clínica. Dentre as funções exercidas, pode-se destacar a supervisão técnica e administrativa das rotinas do serviço orientando e mantendo controle de todos os registros dos atendimentos.
Todo atendimento realizado é supervisionado por um professor que tem formação em Psicologia e vasta experiência de atuação na área clínica. Tradicionalmente, são oferecidos atendimentos clínicos nas modalidades de triagem psicológica; psicodiagnóstico, atendimento clínico e orientação vocacional, que podem ocorrer de forma individual, grupal, familiar e/ou de casal.
Tendo em vista a natureza da atuação voltada para a vulnerabilidade social, iniciamos, em 2024, o Projeto de Atendimento a Vítimas de Violência. Considerando que a violência é um fenômeno social complexo e de grande incidência, impactando diretamente na saúde física e mental das vítimas, e que ainda há deficiência no número de equipamentos públicos que garantam o atendimento às vítimas em suas especificidades, o curso de Psicologia estabeleceu parceria com as Varas da Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de São Paulo para encaminhamento das vítimas de violência de gênero que ingressaram com denúncia no âmbito da Justiça.
Como consequência da violência sofrida, as vítimas podem apresentar quadros como estresse pós-traumático, sintomas depressivos, ansiosos, baixa autoestima, entre outros sofrimentos psicológicos, além da dificuldade de entender seus direitos e buscar políticas públicas de proteção e suporte social. Deste modo, tendo em vista a criação de estratégias de intervenção que permitem abranger tais demandas e necessidades, propiciando assistência adequada,
esse projeto, desafiador do ponto de vista clínico e social, está sendo conduzido pela professora Rosemeire Aparecida do Nascimento, que tem congregado um valioso conhecimento aos nossos alunos no aprendizado da condução efetiva dos atendimentos e encaminhamentos para essas mulheres e, mais do que isso, oferecendo atendimento de qualidade com suporte adequado às pessoas vítimas de violência, auxiliando-as na elaboração de seus sofrimentos e no enfrentamento da condição de vulnerabilidade.
Para o ano de 2025, sob a responsabilidade da professora Cristiane Mendes de Almeida Duarte, estão sendo retomadas as avaliações neuropsicológicas de adultos e idosos, e iniciaremos a avaliação neuropsicológica voltada para demandas de crianças e adolescentes. Trata-se de um procedimento complexo e amplo de investigação das funções cognitivas, comportamentais e emocionais e sua relação com as funções do sistema nervoso central.
Será também implementado o projeto que visa instituir um Serviço de Psicologia Escolar – sob a responsabilidade da professora Lilian Veronesi – que permitirá, para além das avaliações clínicas realizadas a partir da queixa pedagógica/escolar, a compreensão da dinâmica estabelecida entre todos os atores que permeiam o desempenho escolar, buscando práticas que incluam a compreensão de todos os processos pedagógicos envolvidos no aprendizado visando à melhor adequação do desempenho pedagógico e da vivência das crianças encaminhadas. Serão atendidas crianças entre seis e dez anos de idade, com queixa de dificuldade escolar. Para compreensão do processo, será realizada avaliação clínica, orientação aos familiares e/ou responsáveis, e será estabelecido contato com os agentes escolares. Assim, para além do diagnóstico, busca-se a compreensão e a relação entre todos os atores, possibilitando práticas que possam promover mudanças no desempenho pedagógico e na vivência escolar das crianças atendidas.
O trabalho desenvolvido na Clínica-Escola Dra. Nise da Silveira reforça o compromisso ético do Centro Universitário São Camilo, que tem como missão “Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da saúde, educação e socialização, segundo os valores camilianos”.
CLÍNICA-ESCOLA PROMOVE SÃO CAMILO
Leonardo Azevedo Mobilia Alvares Gestor
da Clínica-Escola Promove
A Clínica-Escola Promove São Camilo é o principal polo de estágios dos cursos de saúde do Centro Universitário São Camilo, integrando ensino, pesquisa e assistência. Oferece aos alunos de diversas áreas da saúde a oportunidade de realizar atendimentos supervisionados. A clínica possui uma infraestrutura de excelência, com setenta consultórios, três ginásios de fisioterapia, salas de procedimentos, tutorias, auditórios, uma cozinha experimental e um moderno laboratório de pesquisa.
Tabela 1. Resumo das atividades e estágios na Clínica-Escola Promove
Área Responsáveis Atividades
Enfermagem Enfermeiras, auxiliares e estagiárias
Farmácia
Biomedicina
Fisioterapia Fisioterapeutas
Organização dos serviços, desinfecção e esterilização de materiais, consultas de enfermagem, atendimento ambulatorial e emergência (de 2a a 6a feira, manhã e tarde)
Estágios
Saúde mental e diabéticos (6a manhã), consulta de enfermagem adulto e idoso (2a e 3a manhã), consulta ginecológica (2a, 3a, 5a e 6a manhã), saúde da criança (2a, 3a, 5a e 6a manhã)
Atenção farmacêutica (4 a manhã e 5a tarde)
Aconselhamento genético (3a, 5a e 6a tarde)
Organização do serviço, atendimento de emergência (de 2a a 6a feira, manhã e tarde)
Fisioterapia musculoesquelética (2a, 4 a e 6a), neurofuncional adulto (2a, 4 a e 6a), cardiorrespiratória (todos os dias, manhã e tarde), fisioterapia do esporte, neurofuncional pediátrica e dermatofuncional (3a e 5a, manhã e tarde), uroginecofuncional (2a tarde), geriatria (5a manhã e tarde), gestantes e puérperas (4 a manhã e tarde), funcionalidade (6a manhã e tarde)
Medicina Médicos
Organização do serviço
Nutrição Nutricionistas
Psicologia Psicólogas
Psicologia Pós-Graduação
Serviço Social Assistentes sociais
Organização do serviço, consultas de nutrição, atendimento interdisciplinar, reuniões multidisciplinares, oficinas culinárias, palestras
Organização do serviço, triagem psicológica
São 33 especialidades, incluindo acupuntura, cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, medicina da família, neurologia, oftalmologia, pediatria, psiquiatria, reumatologia (de 2a a 6a feira, manhã e tarde)
Saúde coletiva (de 2a a 6a feira, manhã e tarde), nutrição clínica (de 2a a 6a feira, manhã e tarde), nutrição esportiva (de 2a a 6a feira, manhã e tarde), nutrição em marketing (de 2a a 6a feira, manhã)
Psicodiagnóstico, psicodiagnóstico interventivo, atendimento clínico, ambulatório de perdas e luto, organizações da saúde (de 2a a 6a feira, manhã e tarde; sábado manhã)
Neuropsicologia (de 2a a 6a feira, manhã e tarde; sábado manhã)
Organização do serviço, viabilização de recursos, mapeamento da rede de entorno do paciente, inclusão e atualização de familiares/usuários em vulnerabilidade social, referência e contrarreferência, atendimento e acompanhamento de pacientes/ cuidador/familiar durante o processo terapêutico
Tabela 2. Dados comparativos – Clínica-Escola Promove
pedagógicas/atividades multidisciplinares
Tabela 3. Centro de Promoção e Reabilitação em Saúde e Integração Social –Promove São Camilo
Atendimentos de emergência na unidade 93
Em abril de 2024, o Mutirão da Saúde atendeu 218 pacientes e realizou 141 testes de Hepatite B. Já em novembro de 2024, o Mutirão da Saúde atendeu 263 pacientes em diversas áreas.
Projeto Ingressantes
O Projeto Ingressantes, coordenado pelas professoras Sílvia Martinez e Ana Maria Auricchio, envolveu 36 alunos em atividades de acolhida, estudos de caso, oficinas, visitas setoriais e capacitação para o mutirão.
Tabela 4. Pesquisas na unidade Promove/participação em congressos
Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia 01 resumo apresentado
Congressos Internacionais 08 resumos enviados e apresentados
ECSS 02 resumos apresentados
ICO 03 resumos apresentados
46th ESPEN 03 resumos apresentados
I Brazilian Conference on Nutrition, Gut Microbiome, Health, and Disease & III Simpósio Internacional 01 resumo apresentado
Simpósio Internacional 01 resumo enviado e apresentado
Publicações
02 artigos aceitos para publicação em revistas internacionais (publicação prevista para 2025)
Parcerias institucionais
A Clínica-Escola foca no atendimento social e humanitário, oferecendo suporte a populações vulneráveis. Por meio de parcerias estratégicas, como com a Cáritas Brasileira, o programa amplia seu impacto positivo, proporcionando acesso a serviços essenciais como saúde, educação e apoio psicossocial.
Tabela 5. Treinamentos e ações de saúde
22/03/2024
19/04/2024
22/04/2024
24-26/04 e 06/05/2024
26/04/2024
03/05/2024
03/05/2024
15/05/2024
21/05/2024
Atualização do fluxo de emergência com exposição dialogada, dinâmica e recursos audiovisuais
Treinamento sobre higienização de superfícies realizado pela equipe de enfermagem
Ação para detecção de hipertensão arterial e diabetes mellitus com supervisão da prof. responsável
Campanha de vacinação contra Influenza, com capacitação de discentes em vacinação
Treinamento em processamento de materiais (CME) para colaboradores novos
Ação para detecção precoce de câncer de mama e útero, com foco em diagnóstico e educação
Treinamento em biossegurança em saúde para novos colaboradores
Oficinas de autocuidado e parentalidade com prática corporal para pais de crianças com transtornos de neurodesenvolvimento
Ação educativa em saúde cardiovascular e controle da hipertensão com atividades interativas e distribuição de cadernetas
6. Atividades educacionais e oficinas nutricionais
Data Nome da atividade
20/02/2024
19/03/2024
23/04/2024
21/05/2024
11/06/2024
25/10/2024
29/10/2024
31/10/2024
31/10/2024
01/11/2024
01/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
22/11/2024
22/11/2024
05 e 06/12/2024
Palestra “Troca inteligente”
Palestra “A importância do café da manhã”
Palestra “Monte seu prato”
Palestra “Ultraprocessados”
Palestra “Mitos e verdades sobre ultraprocessados”
Oficina Adultos com obesidade
Oficina de crianças com obesidade
Oficina adultos com Diabetes tipo 2
Oficina de chá
Oficina de crianças com obesidade: Refeições principais e intermediárias
Oficina Criança com obesidade
Diabetes Mellitus tipo 2
Oficina de contagem de carboidratos
Oficina de adolescentes com obesidade: importância da proteína
Oficina Sarcopenia
Ceia de Natal
Tabela
Reuniões multidisciplinares
Realizadas 157 reuniões/encontros multidisciplinares ao longo do ano de 2024, promovendo integração e aprendizado entre áreas e cursos.
Conquistas
Houve um crescimento de 20% no número de consultas realizadas, ampliando os perfis ambulatoriais para estágios dos cursos de saúde. O número de pesquisas, estagiários e docentes também aumentou, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e prática assistencial. A mobilidade acadêmica cresceu, com mais alunos externos solicitando experiências na Clínica-Escola, refletindo a visão positiva de outras instituições de ensino.
Desafios e avanços da unidade em 2024
Em 2024, a unidade enfrentou desafios ao alinhar novos currículos de saúde com a assistência à população vulnerável. O Promove superou esses desafios com estratégias clínicas e pedagógicas, programas de desenvolvimento profissional e uma abordagem integrada ao cuidado e à formação. Outro desafio foi planejar um novo setor de Medicina para 2025, viabilizado por parcerias estratégicas com áreas-chave.
Perspectivas futuras
• Iniciar a operação do novo setor de Medicina, integrando mais alunos e docentes e ampliando o número de pacientes atendidos.
• Aumentar o número de estágios oferecidos pelo setor de Psicologia conforme o avanço do curso de Psicologia Ipiranga.
• Desenvolver a equipe técnico-administrativa para operar a unidade de forma mais robusta, com um aumento de atendimentos de cerca de 60% em relação a 2024.
(Estruturas de Apoio Acadêmico)
5 SUPORTE AO SABER
NÚCLEO DE ACESSIBLIIDADE PEDAGÓGICA (NAPe)
O NAPe tem como objetivo implantar a política de acessibilidade e inclusão, atendendo alunos com deficiência ou transtornos de neurodesenvolvimento/ aprendizagem, garantindo oportunidades equitativas de aprendizado. Com uma equipe multidisciplinar, o Núcleo delineia estratégias pedagógicas adaptativas.
A participação dos estudantes é fundamental, com aprendizes e monitores promovendo inclusão e diversidade. O NAPe também orienta coordenadores e docentes sobre adaptações pedagógicas. As ações incluem entrevistas iniciais e de acompanhamento, reuniões com diversos stakeholders e suporte para provas com acessibilidade. Monitores selecionados recebem bolsa de 10% para atuar no Núcleo.
Ações
realizadas em 2024
Em 2024, o Núcleo contava com 136 alunos e efetivou 64 entrevistas para inclusão de novos alunos. Além disso, fizemos 141 reuniões com nossos estudantes para orientação, devolutiva ou acompanhamento do seu desenvolvimento e aprendizagem.
Gleidis Roberta Guerra Coordenadora do NAPe
Gráfico 1. Ações com discentes inscritos no NAPe
Além desses atendimentos, foram efetivadas:
• Reuniões de colaborador do NAPe com coordenação de cursos: 18.
• Reuniões de colaborador do NAPe com professores de cursos: 03.
• Reuniões da equipe do NAPe com coordenação de curso e família de discente: 02.
• Reuniões de colaborador do NAPe com outros setores do CUSC: 05.
• Reuniões de colaborador do NAPe com profissional externo: 03.
• Aplicações de provas realizadas pelos monitores do NAPe1 (com tempo estendido e local separado): 81.
Ações da coordenação do NAPe
• Reuniões com alunos: 11
• Reuniões com coordenadores de curso e/ou professores: 11
• Reuniões com colaboradores NAPe: 11
• Reuniões com colaboradores de outros setores: 04
• Reuniões com aprendiz discente: 02
• Reuniões com o departamento de TI: 04
• Reuniões com a Secretaria Geral: 04
1 Os monitores que aplicam as provas são selecionados a partir de processo seletivo próprio
• Reuniões com os monitores do NAPe: 12
• Entrevistas para processo seletivo: 04
• Grupos de trabalho junto às coordenações de curso e professores para orientação de adaptações pedagógicas em estágios (GT Estágio): 07
• Reuniões com colaboradores do RH para formação: 03
• Oficinas para formação docente: 08
• Formação de colaboradores: 01
• Cursos de Libras para colaboradores do CUSC: 09
• Publicações: 03
• Trabalhos apresentados em congressos: 04
• Entrevista para a imprensa: 01
• Reuniões com avaliadores do MEC: 02
As entrevistas e formulários do NAPe ajudam a organizar ações de esclarecimento sobre inclusão para docentes e coordenadores. Em 2024, foi criado um Grupo de Trabalho para discutir estágios, resultando em protocolos específicos para cada curso, fortalecendo a inclusão nos campos de estágio. O NAPe, em parceria com o Apoio Psicológico, participou do I Ciclo de Formação Docente, promovendo encontros focados em inclusão e saúde mental.
Figura 1. E-books “Orientações e sugestões práticas para estudantes” e “Orientações e sugestões práticas para professores”, lançados em novembro de 2024
Quanto à percepção dos alunos incluídos no Núcleo sobre as nossas ações, seguem algumas observações por eles realizadas ao preencherem o Forms de acompanhamento para o primeiro e segundo semestre de 2024: “Acho um espaço incrível”; “Acredito que não tenho nenhuma sugestão, apenas agradecimento a vocês pelo suporte e carinho sempre”; “Fico muito orgulhosa de ser camiliana por ver ações acontecendo assim, ter um núcleo de pessoas se preocupando com alunos com dificuldades faz toda a diferença na experiência vivida na faculdade”
Muito caminhamos desde a formação do Núcleo, mas o grande desafio ainda é a promoção de uma cultura de inclusão e diversidade, que envolva a todos os atores do Centro Universitário São Camilo, em busca de uma educação equitativa e de qualidade.
NÚCLEO DE APOIO AOS ESTÁGIOS (NAE)
Rosilaine Lima Batista Coordenadora do Núcleo de Apoio aos Estágios
O NAE garante que os estágios obrigatórios e remunerados sejam realizados conforme a Lei no 11.788/2008. Ele formaliza convênios, emite Termos de Compromisso de Estágio Obrigatório e gerencia assinaturas dos Termos de Estágio Remunerado. O NAE também fomenta estágios remunerados em parceria com agentes de integração como CIEE, Global e Nube. Os alunos podem se cadastrar com esses agentes nos campi e concorrer às vagas disponíveis. As vagas são divulgadas em um mural virtual, no site institucional e no Instagram® do departamento.
Ações realizadas em 2024
Em 2024, 582 novos alunos ingressaram no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado, um crescimento de 17% em relação a 2023. O NAE, em parceria com a Coordenação de Extensão, auxilia no Programa Bolsa Talentos, com oito alunos entre 2022 e 2023 e um aluno em 2024. O Escritório de Relações Internacionais promove estágios no exterior, com 11 alunos entre 2022 e 2024, incluindo Portugal, Índia, Espanha e EUA, e quatro alunos da Holanda e Argentina no Promove. O Promove também recebe alunos externos para mobilidade acadêmica, com atividades de 30 a 60 dias, incluindo alunos de várias regiões do Brasil e residentes de hospitais. Considerando todas as modalidades, desde a implantação efetiva da Mobilidade Acadêmica, junto ao Promove, já tivemos 53 alunos externos estagiando nas dependências da Clínica-Escola.
Gráfico 1. Comparativo dos alunos que ingressaram no estágio em 2023 e 2024
Em 2024, o NAE registrou um aumento significativo na tramitação de termos de estágio, refletindo a crescente demanda por estágios extracurriculares e o contínuo crescimento no número de novos alunos. Enquanto em 2023 foram processados 16.679 contratos de estágio, em 2024 esse número subiu para 18.147, evidenciando a expansão das oportunidades de estágio e o fortalecimento da conexão entre acadêmicos e o mercado de trabalho.
Com o objetivo de proporcionar mais agilidade aos preceptores parceiros, alunos e empresas, em 2024, o NAE, em parceria com o Conexão Carreiras São Camilo, integrou o fluxo de assinaturas de termos de estágio à plataforma do Conexão Carreiras. Essa iniciativa permitiu otimizar o processo de formalização dos contratos, tornando-o mais eficiente para todas as partes envolvidas. Desde a implantação do novo sistema, 330 contratos de estágios extracurriculares foram assinados digitalmente por meio da plataforma ao longo do ano.
Em 2024, o NAE divulgou 1.515 vagas de estágio, conectando estudantes a preceptores parceiros e empresas, facilitando a inserção dos alunos no mercado de trabalho. O Centro Universitário São Camilo, comprometido com o sucesso e desenvolvimento profissional dos alunos, integrou o Núcleo de Acompanhamento aos Estágios ao Conexão Carreiras São Camilo. Essa unificação fortalece a atuação estratégica, dedicando-se tanto ao estágio quanto ao desenvolvimento de carreira dos estudantes.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DOCENTE (NECD)
Luciane Pedro
Coordenadora do Núcleo de Educação Continuada Docente
O Núcleo de Educação Continuada Docente (NECD) apoia a formação continuada dos docentes de Graduação e Pós-Graduação, oferecendo suporte à qualificação, consultoria na atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e organizando workshops de Formação Docente semestrais. Em 2024, o NECD consolidou seu propósito institucional ao oferecer formação continuada baseada nas demandas dos professores e nas tendências da educação superior. O núcleo é composto pelos professores Leticia Aquino, Luciane Pedro e Rafael Ribeiro, com suporte da Reitoria, Pró-Reitoria Acadêmica e Coordenações Gerais de Graduação e Pós-Graduação.
Ações realizadas em 2024
Workshop de Integração e Formação Docente, semestral
Evento que inaugura cada semestre letivo, promovendo formação, troca de experiências e alinhamento pedagógico entre docentes e coordenações, fortalecendo o planejamento das práticas acadêmicas nos cursos.
Período Título
2024-01 XXXIV Workshop de Integração e Formação Docente
2024-02 XXXV Workshop de Integração e Formação Docente
Competências Socioemocionais na era da Inteligência Artificial: o Ensino Superior em transformação
Formação docente por meio de oficinas práticas de metodologias ativas e uso de tecnologia como recurso docente e de ensino e aprendizagem; compartilhamento de práticas docentes voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais, assim como de estratégias de curricularização da extensão. Planejamento docente com as coordenações de curso
O perfil do estudante na atualidade: desafios e possibilidades na prática docente
Discussão e reflexão coletiva das características das novas gerações, para ampliação do repertório e melhores mediações pedagógicas e relações com os estudantes mais alinhadas com a atualidade, além do planejamento docente com as coordenações de curso
Cerimônia de entrega do certificado – Curso de Especialização: Práticas
Pedagógicas e Inovação na Educação Superior
O Curso de especialização lato sensu, destinado aos docentes, iniciou em outubro de 2022 e finalizou em dezembro de 2023. A proposta foi fortalecer e qualificar a ação docente no Ensino Superior, integrando reflexão e mudanças pedagógicas para formar futuros profissionais adaptados às transformações contemporâneas.
Dados gerais do curso: Práticas Pedagógicas e Inovação no Ensino Superior
Carga horária total: 360 horas - Turma 1 (outubro de 2022 a dezembro de 2023)
Modalidade: EaD, encontros síncronos a distância e mensais
Metodologia de avaliação: atividades avaliativas (participação e frequência - relatórios do AVA e de acesso aos vídeos), frequências nos encontros síncronos; feedback ao final de cada disciplina; produção de propostas pedagógicas (projetos) associadas às disciplinas de Inovação Pedagógica.
Titulação concedida ao concluinte: certificado de “Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Práticas Pedagógicas e Inovação na Educação Superior - Nível Especialização”
Coletânea de E-books
Indicadores que analisam o desempenho ao longo do curso e os impactos das ações implementadas após sua conclusão:
1) 82 docentes formados com a titulação de Curso de Pós-Graduação
Lato Sensu, Práticas Pedagógicas e Inovação na Educação Superior - Nível Especialização; das 150 vagas oferecidas inicialmente, 106 docentes iniciaram o curso.
2) Apresentação de 28 projetos de inovação em educação, que foram testados, aplicados e validados pelos docentes em sala de aula, apresentando novas soluções e experiências pedagógicas
3) Organização de um workshop de integração e formação docente, evento que acontece semestralmente na instituição, mas que em 202401 contou com 75% (30h) da sua programação oferecida pelos docentes da casa concluintes do curso, e suas experiências exitosas, por meio de oficinas e treinamentos.
4) Avaliação positiva dos docentes concluintes sobre o curso, especialmente quanto ao caráter prático, personalizado e direcionado às expectativas e necessidades dos docentes da casa.
Ações em 2024
- Em 13 de março de 2024, ocorreu a cerimônia da Formatura dessa primeira turma, evento marcado pela presença da Reitoria e grande parte dos professores, demonstrando a importância desse projeto para a instituição.
- Em dezembro de 2024, foi lançado o primeiro volume da coletânea de e-books, concebida como resultado dessas ações. A obra reúne contribuições de autores que participaram das formações, refletindo os aprendizados e as experiências compartilhadas ao longo do processo.
Em 2024, o setor de Publicações do Centro Universitário São Camilo aprovou a publicação de uma coletânea de e-books para debater os desafios do Ensino Superior e da docência. A proposta surgiu a partir de estudos e experiências do Curso de Especialização: Práticas Pedagógicas e Inovação na Educação Superior. O primeiro volume foi publicado em dezembro de 2024, consolidando os primeiros resultados do projeto.
Ciclos de Formação Continuada Docente
Em 2024, o NECD adotou ciclos de formação específicos para fortalecer a capacitação e o suporte aos docentes, promovendo espaços de troca, diálogo e reflexão. Essas iniciativas visaram aprofundar questões emergentes e qualificar as práticas pedagógicas.
Ciclos de formação
I Ciclo de Formação Continuada Docente: Inclusão e diversidade
II Ciclo de Formação Continuada Docente: Metodologia com o apoio da simulação realística
Informações
20/04/2024 - TDAH e dislexia
25/05/2024 - Transtorno de Ansiedade e Depressão
22/06/2024 - Transtorno do Espectro Autista
28/09/2024 – Comportamentos autolesivos e ideação suicida
26/10/2024 - Comunicação alternativa: Libras e Braille.
Juntamente com a equipe do Centro de Simulação Realística - 16, 23 e 30 de outubro e 06 de novembro de 2024
Resultados
Em parceria com o NAPe e Núcleo de Apoio Psicológico, foram realizadas oficinas de informação, sensibilização, instrumentalização pedagógica e reflexões sobre as diversidades e estratégias de inclusão, e como o docente pode lidar com essa realidade na perspectiva da educação inclusiva.
Capacitar o docente para uso mais eficiente e frequente da metodologia de simulação realística como ensino e aprendizagem.
Desafios enfrentados
Os workshops de formação docente se consolidaram como eventos de referência, com bons resultados e impacto positivo na prática docente. Em 2024, enfrentamos desafios de adesão aos ciclos de formação devido à incompatibilidade de horários e datas. Para 2025, planejamos usar tecnologias educacionais, integrar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e oferecer encontros híbridos para aumentar a flexibilidade e o engajamento dos docentes.
Perspectivas futuras
Para 2025, manteremos os workshops semestrais e publicaremos os três e-books para completar a coletânea “Práticas Pedagógicas”. Estamos elaborando uma trilha formativa no AVA para docentes de Graduação e Pós-Graduação, acessível de forma contínua e no ritmo de cada docente, incluindo suporte para novos professores. Também organizaremos ações focadas na avaliação do ensino e da aprendizagem, considerando instrumentos, conceitos e avaliação de competências.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MÉDICA SÃO CAMILO (
NEMESC)
Coordenador
Raphael Eduardo Marques Goncalves
do Núcleo de Educação Médica São Camilo
O NEMESC, juntamente com a Coordenação do Curso de Medicina, constituiu o Núcleo de Avaliação de Ensino no ano de 2024, que tem como principal objetivo o de primar pelo alto nível de ensino por meio da capacitação e avaliação do processo avaliativo implementado, atualmente, no curso. Ele é composto pelos professores Dr. Marcelo Iampolsky e Dra. Debora Stinik. Em resumo, tem a função de verificar se os objetivos educacionais propostos no PPC e nos planos de ensino das disciplinas estão sendo cobrados de forma integral e sistemática nos processos avaliativos durante o percurso formativo.
O processo se iniciou por uma auditoria interna, em caráter amostral, envolvendo o processo de criação de provas, metodologias de ensino e critérios de desempenho de notas. Foram identificados, em todas as etapas, pontos de fortalezas e fragilidades no nosso processo, evidenciando, assim, as principais necessidades de nosso corpo docente.
Uma apresentação dos resultados foi realizada para todos os docentes, coordenadores e supervisores dos cursos de Medicina, trazendo propostas de melhoria e ajustes com a finalidade de elevar ainda mais a qualidade das avaliações.
A partir deste trabalho, o NEMESC participou de atividades com os docentes, apoiando e auxiliando conforme necessidades apontadas em busca de soluções e orientações do processo acadêmico avaliativo.
A avaliação, a identificação e o planejamento do processo avaliativo foram a base para que o NEMESC desenvolvesse treinamentos de elaboração de questões escritas e testes no Workshop Docente de julho de 2024, e o NEMESC participou ativamente na criação do processo avaliativo ambulatorial para todas as disciplinas, que ocorrem no 7o e 8o semestres do curso.
A fim de dar continuidade a educação docente continuada após o recesso acadêmico, foram elaborados vídeos explicativos sobre o processo de avaliação a serem adotados já no início de 2025.
O NEMESC também realizou treinamento em formação de metodologias ativas em raciocínio clínico, ou Case-Based Learning (CBL) para os docentes do 7o semestre e para os novos docentes de semestres anteriores.
Esse esforço conjunto tem fortalecido as competências dos nossos docentes e discentes, qualificando continuamente nossa força de trabalho e preparando os alunos para um mundo mais dinâmico e em constante mudança.
APOIO PSICOLÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO
Lydiane Regina Fabretti Streapco Coordenadora do Apoio Psicológico e Psicopedagógico
O Apoio Psicológico e Psicopedagógico (Apoio Psi) é um núcleo de apoio aos alunos, focado na inclusão e fortalecimento do senso de pertencimento. A equipe divulga seus serviços amplamente e oferece conteúdo sobre saúde mental no Instagram @apoiopsi_sãocamilo. Os alunos podem se inscrever para atendimento individual, com planos de quatro a oito sessões, e são orientados a acessar outros tratamentos conforme necessário.
Ações realizadas em 2024
No ano de 2024, o perfil dos alunos que vieram para os atendimentos foi majoritariamente da graduação (92%) e, dentre eles, o principal canal de acesso foi a partir do encaminhamento dos docentes e da coordenação dos cursos (50%), seguido da procura espontânea (26%).
Gráfico 1. Volume de alunos que foram atendidos pelo nível do curso no qual estão matriculados
Fonte: Gráfico compilado a partir do controle de fluxo interno do Apoio Psi.
Houve casos atendidos em nosso serviço por indicação de outros alunos (11%), reforçando o senso de pertencimento e comunidade, uma cultura promovida por nossa equipe em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos e Saúde Mental. Outra parceria importante é com o Núcleo de Acessibilidade Pedagógica (NAPe), com reuniões quinzenais para desenvolver ações de acolhimento e inclusão. Uma parcela significativa (9%) dos alunos que acessam os atendimentos psicológicos provém desse cuidado integrado.
Gráfico 2. Número de alunos a partir dos canais de acesso
Fonte: Gráfico compilado a partir do controle de fluxo interno do Apoio Psi.
Os docentes se tornaram uma importante fonte de encaminhamento de alunos para o serviço de Apoio. Em 2022, 52% dos alunos chegaram por busca espontânea, enquanto em 2023 esse número caiu para 38%, devido ao fortalecimento da parceria com os docentes por meio de oficinas e formações. Em parceria com o NAPe, discutiu-se educação inclusiva e saúde mental no Ensino Superior. As principais demandas dos alunos foram sintomas de ansiedade (31%) e preocupações com os estudos (21%).
Gráfico 3. Principais demandas apresentadas pelos alunos no formulário de inscrição
Fonte: Gráfico compilado a partir do controle de fluxo interno do Apoio Psi.
Oficinas e ações realizadas em 2024
• Oficina “Keep calm: entrei na faculdade”.
• Roda de conversa “Troca de ideias entre universitários: descomplicando a ansiedade”.
• Oficina de escrita, gesto e corpo.
• Oficina “Hora das provas: como preparar seu emocional”.
• Oficina mensal “Organize seus estudos e tenha um desempenho melhor”.
Parcerias com equipes administrativas e acadêmicas
• Intercâmbio: Palestra “Desafios emocionais do intercâmbio”.
• Curso de socorristas: treinamento em primeiros socorros psicológicos.
• Escola Camiliana de Escutadores: Projeto-piloto em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos e Saúde Mental.
• Dia do Psicólogo: Participação na 17a edição do Biblio Connect, refletindo sobre a escolha do curso de Graduação e o percurso profissional do psicólogo.
• Podcast Biblio Connect: Participação na segunda edição, discutindo o tema Saúde Mental.
Perspectivas futuras
O Núcleo de Saúde Mental, fundamentado na filosofia humanista camiliana, busca constantemente o aprimoramento de sua equipe e estratégias de serviço. Participando ativamente das reuniões da Rede de Saúde Mental do SEMESP e do grupo Forsa, reconhece a urgência dos temas de bem-estar e saúde mental. Para o próximo ano, a equipe tem como objetivo oferecer atendimentos breves e focais, além de buscar recursos inovadores em tecnologias e comunicação. Trabalharemos para melhorar o aproveitamento dos alunos em atividades grupais, diversificando horários e ampliando a divulgação dos eventos, em parceria com ligas, atléticas e centros acadêmicos.
SISTEMAS DE BIBLIOTECAS
Luciana Vitalino Camelo Coordenadora das Bibliotecas
As Bibliotecas São Camilo têm como objetivo oferecer suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão na área da documentação e informação, intermediando o conhecimento e auxiliando o desenvolvimento da pesquisa técnico científica, de forma profissional e ágil em todas as unidades das bibliotecas. A gestão integrada de bibliotecas possibilita a interação das unidades de bibliotecas em diferentes aspectos como: recursos tecnológicos e financeiros, equipe profissional qualificada, otimização dos serviços técnicos e qualidade nos serviços prestados. Tem também como ponto forte, a realização de ações participativas, proporcionando um bom relacionamento entre a Instituição e a comunidade acadêmica, com ações culturais, sociais e de capacitações.
Ações realizadas em 2024
Lançamento do Repositório
Digital do Centro Universitário São Camilo
Em 2024, lançamos o Repositório Institucional, um espaço digital para preservar e compartilhar a produção científica e acadêmica. Este repositório fortalece a disseminação da informação, gera novos conhecimentos e aumenta a visibilidade da instituição, com impactos significativos no âmbito acadêmico-científico.
Biblio Connect
O Biblio Connect, lançado em 2021, é um boletim das Bibliotecas do Centro Universitário São Camilo – SP, que divulga artigos científicos dos periódicos assinados pela Instituição. Em quatro anos, atendeu a 321 solicitações. Em 2023, foi lançado o Podcast Biblio Connect, disponível no Spotify, abordando temas atuais com especialistas. Em 2024, gravamos três episódios com docentes e colaboradores.
Eventos culturais
Quadro 1. Resumo de todas as ações realizadas durante o ano
Nome da ação
Cartas que conectam
Leia para sua mãe
Memórias com meu pai
II Correio Elegante Literário + Ativações
1o Edição – Clube do Livro
2o Edição – Clube do Livro
Categoria Número de participantes Quantidade de itens arrecadados
313 -
4 -
26 -
1261 -
61 -
63 -
2o Edição – Correio Elegante Literário Cultural 1024 -
V Feira de troca de livros + Ativações
Aluno assíduo 2024
Natal solidário
1.246 -
Premiação - -
784 caixas de panetones/ chocotones
392
250 livros para crianças de 0 a 11 anos
Treinamento: Bases de dados Medline Complete Capacitação 42 -
Treinamento: Bases de dados UpToDate e Lexicomp Capacitação 57 -
Curso de acesso às bases de dados Capacitação 169 -
Destaques
Clube do Livro
Lançado em 2024, o Clube do Livro promoveu encontros nas Bibliotecas Ipiranga e Pompeia para discutir livros em comum. Na primeira edição, “A Revolução dos Bichos” contou com 61 participantes, mediada pela profa. Luciana Sartori. Na segunda edição, “A Biblioteca da Meia-Noite” reuniu 135 participantes, mediada pela profa. Cristiane Ruiz.
Correio Elegante Literário e Ativações
O Correio Elegante é um dos eventos mais populares das Bibliotecas. Em 2024, inovamos com ativações como Sarau Literário, Soletrando, Quadrilha Junina e Dança das Cadeiras, totalizando 1.261 participações.
Clube do Livro
Correio Elegante
V Feira de troca de livros e Ativações
A “V Feira de Troca de Livros” das Bibliotecas se tornou ainda mais engajada. Após o sucesso das ativações anteriores, foram introduzidas as atividades Panda Gênios e Panda Musical. O evento contou com um total de 1.246 participações.
Integração de Colaboradores das Bibliotecas
Desde 2018, a Coordenação de Bibliotecas promove a integração dos colaboradores das unidades Ipiranga e Pompeia. Em 2024, a “X Integração de Colaboradores das Bibliotecas” foi realizada em conjunto com a equipe de Eventos, com palestras sobre “Respeitar as diferenças de cada um, somos todos diferentes” e “Gestão do tempo”.
Integração de colaboradores das Bibliotecas
Campus Pompeia
Campus Ipiranga
Biblioteca em números - 2024
(Produção Científica Responsável)
6 PESQUISA E ÉTICA
COMITÊ DE PESQUISA E ESCRITÓRIO DE PESQUISA
Prof. Dr. Fabio Mitsuo Lima
Coordenador de Pesquisa e do Comitê de Pesquisa (CPq)
A contribuição científica é essencial para o Centro Universitário São Camilo (CUSC)
São Paulo. Desde 2020, o Escritório de Pesquisa apoia pesquisadores na condução de projetos, fortalece parcerias e amplia oportunidades, garantindo qualidade e ética. A Coordenação de Pesquisa promove o desenvolvimento científico por meio de gestão estratégica, monitoramento de indicadores, captação de projetos, divulgação científica e busca de financiamentos.
Ações realizadas no ano de 2024
O apoio ao desenvolvimento de projetos e a melhoria contínua dos serviços e da experiência de orientadores e alunos foram destaques nas ações realizadas pela Coordenação de Pesquisa no ano de 2024. Essas iniciativas visaram fortalecer um ambiente de desenvolvimento pessoal e profissional, gerando valor para todos os envolvidos. Destacamos as seguintes ações:
• Criação e promoção do I Simpósio Multiprofissional de Pesquisa Científica: um evento voltado para alunos do CUSC e de outras instituições interessadas em pesquisa, promovendo nossos projetos e proporcionando oportunidades de troca de experiências entre pesquisadores e consolidação de parcerias.
• Obtenção de sete bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) do governo, a serem ofertadas anualmente até 2027 para projetos institucionais (sete por ano).
• Recebimento do Selo “Instituição de Ensino Superior amiga da Iniciação Científica”: selo fornecido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP) para instituições que promovem a ciência e pesquisa.
• Continuidade da parceria com o Banco Santander: uma parceria firmada em 2021 para a condução de estudos científicos por meio do Programa Santander Universidades, financiando três projetos institucionais nas grandes áreas de Medicina Esportiva, Genômica e Fisiologia, com um aporte financeiro total de R$ 200.000,00.
• Criação do Programa de Iniciação Científica com foco em Ligas Acadêmicas (PICLA): uma modalidade de pesquisa, implementada pela primeira vez em 2024, que permite ligas acadêmicas regularmente matriculadas em nossa instituição proporem e conduzirem projetos de pesquisa inéditos junto a seus mentores.
• Realização da 4 a edição do Programa de Iniciação Científica com foco no Discente (PICD): Uma modalidade de pesquisa que possibilita alunos proporem e conduzirem projetos de pesquisa inéditos, com a orientação de professores escolhidos por eles.
• Apoio financeiro a pesquisadores do CUSC para participação em congressos e em eventos científicos, bem como para a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos de alto impacto e reconhecimento.
• Participação em eventos e programas que visam ao fortalecimento da internacionalização em pesquisa, como a 1a edição do Programa Move La América do Governo Federal e a 1a International Fair do Centro Universitário São Camilo.
• Participação em eventos de divulgação científica para o público geral, como o Pint of Science, uma iniciativa global que reúne simultaneamente cientistas e especialistas para trazer a ciência ao público de uma forma diferente e divertida.
• Implementação de um novo fluxo de feedback, permitindo que alunos e docentes vinculados a projetos de pesquisa tragam ideias e oportunidades de melhoria ao setor de uma forma mais próxima.
• Implementação de um novo fluxo para lembrete, entrega e análise de relatórios parciais e finais, permitindo melhor organização por parte de docentes e alunos quanto à entrega dos relatórios de atividades de pesquisa, bem como auxílio para a publicação futura dos resultados por meio de feedbacks mais estruturados.
• Fortalecimento da identidade visual e promoção de oportunidades de pesquisa no perfil oficial do Instagram (@Pesquisa.CUSC), facilitando o contato com alunos e pesquisadores de nossa e outras instituições, além de promover nossas produções, rotina e vagas disponíveis.
• Digitalização da assinatura de Termos de Compromisso de Iniciação
Científica: uma medida que permitiu, por meio da plataforma ClickSign, otimizar o fluxo de assinatura, bem como reduzir despesas com materiais de escritório, retrabalho e necessidade de deslocamento físico às unidades.
Coordenação de Pesquisa em números
• 38 projetos de pesquisa científica concluídos.
• 36 novos editais de pesquisa publicados.
• 141 alunos aprovados em projetos de Iniciação Científica.
• 27 bolsas ofertadas para alunos em atividades de pesquisa.
• 89 artigos publicados em periódicos científicos.
• Colaboração com aproximadamente 215 instituições para publicação de artigos científicos em periódicos, distribuídas em 15 países.
• Alta satisfação dos alunos com projetos de pesquisa, demonstrada por meio de pesquisas de satisfação junto à Comissão Própria de Avaliação (CPA), obtendo média 8,7.
Comitê de Pesquisa (CPq) em números
O Comitê de Pesquisa (CPq) é um órgão de assessoria multidisciplinar formado por docentes independentes, com a missão de analisar e emitir pareceres sobre os projetos de pesquisa no CUSC. Ele planeja, coordena e acompanha as atividades técnico-científicas de forma educativa e formativa para potencializar a produção científica. Em 2024, o CPq:
• Analisou 59 novos projetos de pesquisa, 44 reapresentações e quatro ementas.
• Acompanhou o desenvolvimento de 40 alunos de Iniciação Científica.
Figura 1. I Simpósio Multiprofissional de Pesquisa Científica do Centro Universitário São Camilo
Figura 2. Material de divulgação acerca do reconhecimento do CUSC como Instituição de Ensino Superior Amiga da Iniciação Científica (imagem à esquerda) e obtenção de bolsas PIBIC/CNPq (imagem à direita)
Figura 3. Nova identidade visual do perfil da Coordenação de Pesquisa no Instagram (@Pesquisa.CUSC)
Perspectivas futuras
O Escritório de Pesquisa do Centro Universitário São Camilo prevê uma grande expansão para 2025, com aumento no número de projetos, discentes envolvidos e bolsas ofertadas. A visão é transformar o mundo por meio da ciência, com ações que já têm tido impacto positivo. Para alcançar esse objetivo, estão sendo implementadas iniciativas em capacitação, melhoria contínua, inovação e visibilidade.
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CoEP)
Adriana Garcia Peloggia de Castro Coordenadora do CoEP
O Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) do Centro Universitário São Camilo – SP foi criado em abril de 1997 e credenciado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde, sendo recredenciado, sucessivamente, em 1999, 2004, 2007, 2011, 2014, 2018, 2021 e 2024.
O CoEP analisa projetos de pesquisa desenvolvidos com seres humanos provenientes do Centro Universitário São Camilo – SP; dos Hospitais São Camilo (unidades: Santana, Pompeia e Ipiranga), do Hospital Geral de Itapevi – Cruzada Bandeirante São Camilo Assistência Médica, Reabilitação e Cuidados Paliativos São Camilo e projetos externos provenientes de outras instituições quando encaminhados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
O Comitê é composto por uma coordenadora, uma vice-coordenadora, 18 membros de diversas áreas do saber, três representantes de participantes de pesquisa e uma funcionária administrativa. Os membros do Comitê representam as seguintes áreas: Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Medicina, Nutrição, Psicopedagogia e Psicologia, todos com formação em Mestrado, Doutorado e/ou Pós-doutorado.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) do Centro Universitário São Camilo é um colegiado interdisciplinar e independente que visa salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes dos projetos de pesquisa. Ele emite pareceres independentes e realiza avaliações éticas de todas as pesquisas envolvendo seres humanos na instituição. Além disso, contribui para a reflexão sobre a função da pesquisa no desenvolvimento institucional e no avanço social da comunidade.
Ações realizadas em 2024
No ano de 2024, foram realizadas 10 reuniões ordinárias híbridas com quatro horas de duração cada uma, modalidade autorizada pela CONEP por meio da Plataforma Teams®, cujo acesso é permitido com uso de e-mail institucional e senha. Para os membros externos, o acesso se dá por meio do e-mail pessoal com necessidade de liberação pela coordenadora do CoEP, garantindo que apenas os membros efetivos do colegiado participem das reuniões.
Tabela 1. Análise dos projetos de pesquisa em 2024
Todos os projetos de pesquisa foram lidos e relatados por dois pareceristas que apresentaram suas considerações em reunião plenária para debate e finalização dos pareceres. A partir da reunião de outubro, a distribuição dos projetos novos foi feita para um parecerista, e não dois por projeto. A média de tempo entre o aceite do projeto após triagem documental e a liberação do parecer na Plataforma Brasil foi de 22.80 dias, dentro do prazo preconizado pela CONEP – 30 dias. Em agosto de 2024, ocorreram dois encontros para discutir a Lei no 14.874, de 2024, que regula a pesquisa com seres humanos. No primeiro encontro, a coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo e membro da CONEP conversou com os membros do CoEP sobre a lei. No segundo encontro, a lei foi apresentada à pró-reitoria acadêmica, à coordenadora do CoEP, à vice-coordenadora do CoEP e ao coordenador do CPq. Treinamentos para novos membros do CoEP são realizados regularmente, com o último tendo ocorrido em setembro de 2024.
COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS (CEUA)
Maria Letícia Baptista Salvadori Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais
As reuniões da CEUA têm como objetivo analisar e discutir projetos de pesquisa e protocolos para aulas práticas envolvendo animais vertebrados, garantindo um olhar ético conforme as resoluções do CONCEA. Após a análise, o parecer é encaminhado ao pesquisador ou docente. A CEUA também discute atualizações normativas, fiscaliza o biotério e os protocolos durante os experimentos para garantir o bem-estar animal, e oferece cursos de capacitação para alunos, pesquisadores e funcionários. As datas das reuniões são divulgadas previamente na página institucional.
Periodicidade das reuniões
As reuniões ocorrem mensalmente, com exceção dos meses de janeiro e de julho, por tratar-se de período de férias ou recesso de docentes e discentes.
Tabela 1. Comparativo quantitativo de projetos e reuniões entre 2023 e 2024
Estrutura e funcionamento
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) foi criada segundo a Lei Arouca (Lei no 11.794, de 2008) e tem como principal dever defender o bem-estar dos animais, além de zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino com elevados padrões éticos e acadêmicos. A CEUA oferece atendimento à comunidade interna e externa e em dezembro de 2024, a comissão recebeu a aprovação do Registro de Renovação de CIAEP.
Tabela 2. Composição da CEUA indicando nome, função e área de atuação profissional
Nome Função
André Luiz de Moura
Beatriz Duarte Palma Xylaras
Carolina Guilherme Prestes Beyrodt
Danila Torres Leite
Fernando Luiz Zanoni
Fabíola Eloísa Setim
Juliana Almada Colucci Barros
Maria Letícia Baptista Salvadori
Milton Kolber
Renato Borges Tesser
Sueli Marques Pereira
Formação
Membro titular Farmácia
Vice-coordenadora Ciências Biomédicas
Membro titular Ciências Biológicas
Membro titular Ciências Biomédicas
Membro titular Medicina Veterinária
Avaliador ad hoc Medicina Veterinária
Membro Suplente Biomedicina
Coordenadora Medicina Veterinária
Membro Suplente Medicina Veterinária
Membro Suplente Ciências Biológicas
Secretária Administração Hospitalar
Papel Consultivo e Educativo da CEUA
Plano de capacitação
A CEUA conta com recursos financeiros institucionais para a realização de capacitação de seus membros e dos funcionários de laboratórios que desejam aprender sobre manutenção, cuidados e ética com os animais, sejam eles usados em projetos de pesquisa ou peças anatômicas para as aulas práticas.
Aspectos positivos
• A plataforma Teams ajudou a manter a dinâmica de apresentação e discussão dos projetos sem atrasos.
• Em 17 de outubro de 2024, ocorreu o I Workshop da Comissão de Ética no Uso de Animais no campus Ipiranga, com 79 participantes e palestras sobre manuseio de medicamentos, coleta de sangue e bem-estar animal.
• Em dezembro de 2024, a profa. Dra. Maria Letícia Baptista Salvadori assumiu o cargo de Responsável Técnica do Biotério CUSC.
Desafios éticos e operacionais
• Nenhum projeto faltou com a ética, mas alguns foram devolvidos para melhor justificativa devido às atualizações do CONCEA, priorizando o bemestar animal e a substituição de peças anatômicas.
Procedimentos de confidencialidade
• A plataforma Teams foi recomendada para garantir o sigilo das discussões, com acesso restrito aos membros da CEUA.
PUBLICAÇÕES
Bruna San Gregório Coordenadora de Publicações
O Setor de Publicações do Centro Universitário São Camilo é essencial para disseminar o conhecimento produzido na instituição. Ele edita e produz livros, e-books, anais de eventos, informativos, boletins e periódicos científicos, apoiando o ensino e o debate acadêmico. O setor busca destacar o Centro Universitário como referência científica, promovendo debates e divulgando resultados de pesquisas em várias disciplinas, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
Ações realizadas em 2024
concluídas
Fonte: Setor de Publicações. Base: 2024.
*N/A – Não se aplica.
**Em agosto de 2022 o boletim Biblio Connect passou a ser trimestral.
Destaques
Plataforma ISSUU
A integração dos materiais do setor à plataforma ISSUU expandiu significativamente seu alcance, chegando a leitores tanto no Brasil quanto em outros países, e aumentando a visibilidade da instituição.
Figura 1. Print do ISSUU – Informativo Legal – No 9 – Ano 6 – Setembro – 2024
Quadro 2. Estatísticas de visualizações – ISSUU
Publicação Impressões Leituras Tópicos abordados
Em Pauta no 07 3.334 139
Em Pauta no 08 489 49
Anuário 2024 – Ano-base 2023 9.682 142
Informativo Legal no 9 865 6
Informativo Legal no 10 1.034 19
Informativo Legal no 11 687 14
Informativo Legal no 12 615 17
Tema de capa: Precisamos falar sobre o aquecimento global e a crise ambiental
Tema de capa: Precisamos falar sobre partir
A publicação reúne indicadores do ensino de Graduação e Pós-Graduação, das atividades de pesquisa e extensão, de cultura, prestação de serviços à comunidade e do quadro de pessoal docente e técnico-administrativo institucional.
O Informativo Legal é uma publicação do Departamento Jurídico, em parceria com o Setor de Publicações do Centro Universitário São Camilo/SP.
O Informativo Legal é uma publicação do Departamento Jurídico, em parceria com o Setor de Publicações do Centro Universitário São Camilo/SP.
O Informativo Legal é uma publicação do Departamento Jurídico, em parceria com o Setor de Publicações do Centro Universitário São Camilo/SP.
O Informativo Legal é uma publicação do Departamento Jurídico, em parceria com o Setor de Publicações do Centro Universitário São Camilo/SP.
Visualizações/ países
Brasil, EUA, França, Alemanha, Itália e Angola
Brasil, Colômbia e Argentina
Brasil, EUA, Portugal, Colômbia, Panamá, Peru, Filipinas e Porto Rico
Brasil
Brasil e EUA
Brasil
Brasil e EUA
Fonte: Setor de Publicações. Dados coletados em 09 de janeiro de 2025.
• Em 2024, incentivamos autores de e-books a gravarem vídeos curtos (30 segundos) para transformarmos em reels. A estratégia, divulgada no Instagram e TikTok®, superou 4 mil visualizações.
Rede
Figura 2 – Prints dos reels de e-books publicados em 2024 na conta do setor de Publicações no Instagram (@publicasaocamilo.sp).
Fonte: Setor de Publicações. Dados coletados em 14 de março de 2025.
Quadro 3. Estatísticas de visualizações – Redes sociais
Fonte: Setor de Publicações. Dados coletados em 19 de dezembro de 2024.
• Programa de Apoio à Editoração
Em 2024, o Programa de Apoio à Editoração consolidou-se como um marco importante e uma novidade para o setor, visando fomentar ainda mais a produção de conteúdos e produtos desenvolvidos na instituição. O Edital 103/2024 aprovou 32 projetos, o resultado foi divulgado em 15 de março de 2024. Desses projetos, 46,88% foram publicados no mesmo ano, 43,75% estão em processo de publicação para 2025 e 9,38% foram cancelados.
Capacitação profissional
• 27/03/2024 – Webinar: Impactos e Desafios de uma IES Digital (promovido pelo SEMESP).
• De 05/06/2024 a 07/06/2024 – 3a Edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos 2024. Atibaia, SP (promovido pela CBL).
• De 15/10/2024 a 24/10/2024 – Minicursos ABEC Meeting 2024: sobre temas essenciais para a boa gestão da revista O Mundo da Saúde
• De 05/11/2024 a 07/11/2024 – ABEC Meeting 2024 (evento realizado na EAESP/ FGV em São Paulo).
Figura 3. Stories realizados durante o evento “3a Edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos 2024” e publicados na conta do setor de Publicações no Instagram (@publicasaocamilo.sp)
Figura 4. Equipe de Publicações no “ABEC Meeting 2024”
Revista O Mundo da Saúde
A revista O Mundo da Saúde é uma publicação científica do Centro Universitário São Camilo, dedicada a estudos e pesquisas na área da saúde e campos relacionados. Em 2024, a revista se tornou trilíngue (português, inglês e espanhol) e expandiu suas diretrizes de submissão para incluir relatos de caso e artigos de revisão. A inclusão de resumos gráficos nos artigos foi uma conquista importante, facilitando a compreensão das pesquisas. O editor científico, Prof. Dr. Edison Barbieri, foi reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo pelo oitavo ano consecutivo.
O professor Edison Barbieri ministrou, em fevereiro de 2024, a aula “Escrita científica: o que é e dicas para escrever um artigo científico” para os alunos do curso de Medicina, parceria entre o setor e o COMUSC.
Figura 5. Print do post realizado pelo perfil do Centro Universitário São Camilo no Instagram (@saocamilosp)
Novos indexadores – Revista O Mundo da Saúde:
• Master Journal List – julho de 2024.
• Zeitschriften DatenBank – setembro de 2024.
• OpenAlex – setembro de 2024.
• Semantic Scholar – setembro de 2024.
• OUCI – Open Ukrainian Citation Index – dezembro de 2024.
• Diadorim – dezembro de 2024.
Quadro 4. Comparativo – Submissão de artigos de 2021 a 2024
Revista O Mundo da Saúde 2021 2022 2023 2024
Fonte: Revista O Mundo da Saúde. Dados coletados em 13 de março de 2025.
Gráfico 1. Avaliações – Revista O Mundo da Saúde, 2024
Fonte: Revista O Mundo da Saúde. Base: 2024.
Figura 6. Duração do processo avaliativo, 2024
Figura 7. Duração do processo avaliativo, 2024
Fonte: Revista O Mundo da Saúde. Base: 2024.
Fonte: Revista O Mundo da Saúde. Base: 2024.
Gráfico 2. Distribuição geográfica dos autores dos artigos publicados – Visão geral (2024)
Fonte: Revista O Mundo da Saúde. Base: 2024.
Perspectivas futuras
Para 2025, nossa perspectiva é aumentar ainda mais a produção de materiais para disseminar conhecimento. Nosso objetivo é incluir a revista O Mundo da Saúde na SciELO e em outros indexadores relevantes, ampliando a visibilidade dos artigos. Nosso objetivo é alcançar um público mais amplo e diversificado, expandindo nossas publicações. Além disso, queremos fortalecer a comunidade acadêmica e incentivar a inovação, superando desafios com determinação e dedicação.
7 EXTENSÃO E IMPACTO SOCIAL
(Conexão com a Comunidade)
EXTENSÃO COMUNITÁRIA
Márcia Maria Gimenez
Coordenadora da Extensão Comunitária
A Extensão Comunitária realiza atividades que vão além do âmbito acadêmico. Essas atividades integram ensino (Graduação e Pós-Graduação), pesquisa e ações sociais, levando os resultados desses processos para a sociedade. O objetivo é fortalecer o vínculo entre Ensino, Pesquisa e ação social, direcionando as ações para a comunidade. A visão da Extensão Comunitária é desenvolver linhas de pesquisa e projetos focados na saúde humana e ambiental, promovendo sustentabilidade e qualidade de vida, reforçando esses valores na Instituição.
Projeto Narizes de Plantão – 2024
Em 2024, o Projeto Narizes de Plantão começou com uma palestra de Gabriela Argento, palhaça do Cirque du Soleil, sobre a aplicação dos princípios do circo no mercado de trabalho. Durante o ano, o projeto realizou 24 oficinas de treinamento com convidados ilustres, incluindo Bella Marcatti, Thaís Ferrara, Roberta Calza, Priscila Jácomo, Márcio Douglas e Thiago Andreuccetti. Os palhaços também se apresentaram na Avenida Paulista/SP, realizaram uma aula aberta para amigos e familiares, e fizeram 76 visitas a hospitais, totalizando 6.840 encontros com pacientes, acompanhantes e colaboradores. Em novembro, o projeto comemorou 14 anos, atraindo mais alunos orgulhosos de participar.
Imagem 1. Oficinas de Treinamento Narizes de Plantão
Programa 5Rs – 2024
Em 2024, o Programa 5Rs focou na sustentabilidade e qualidade de vida, promovendo a Gincana do Descarte e a Tour com o 5Rs nos campi Ipiranga e Pompeia para orientar sobre o descarte correto de resíduos. Participou da 1a Edição do Movimento Filantropia na Cidade, coletando 205 kg de lixo eletrônico, 93 kg de pilhas e baterias, e 56 kg de filmes radiográficos. Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, promoveu a campanha de descarte de resíduos eletroeletrônicos. O Centro Universitário São Camilo recebeu o “Selo Instituição Socialmente Responsável” pela participação na 20a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, concedido pela ABMES.
Imagem 2. Gincana do Descarte – Programa 5Rs
Programa Saúde para Todos – 2024
O Programa Saúde para Todos oferece atenção primária e prevenção em saúde por meio de atendimentos ambulatoriais. Em 2024, participou de duas edições do Mutirão de Atendimento no Promove, realizando 359 atendimentos no primeiro semestre e 263 no segundo semestre, com a participação de 177 e 186 alunos, respectivamente.
Programa Extensionista Camiliano
Atividade Participantes
Projeto Ribeirinhos São Camilo -
Escola Camiliana de Extensionista (6a edição) 25
Programa de Integração Discente
Atividade Participantes
Recepção intercursos de ingressantes -
Campanha de doação de sangue
190 bolsas, 230 candidaturas
Projeto de Atenção Básica e Promoção à Saúde no Promove 37 (1o semestre), 37 (2o semestre)
Programa Direitos Humanos
Atividade Total
Arrecadação - Instituto Amor em Mechas 254 mechas arrecadas
Campanha Dignidade Menstrual 99 kits com itens de higiene
Campanha Sacolinha Solidária 150 doadores
Escola Camiliana de Direitos Humanos 20
Projeto Amor em Mechas 15 alunas
Aula Aberta - Projeto Amor em Mechas
13 (10 alunos do Centro Universitário São Camilo, 2 colaboradores administrativos, 1 participante externo)
Programa Cultura
Atividade Participantes
Publicação mensal da Agenda Cultural 28.840 usuários
Exposição Vila Pompeia e sua história 06 discentes
Exposição Descobrindo o Ipiranga 07 discentes
Projeto Panda Vocal 14 participantes
(Estrutura Operacional)
8 GESTÃO EFICIENTE
APOIO ADMINISTRATIVO
Mônica Gomes Abel
Secretaria Geral
SECRETARIA GERAL
A Secretaria Geral desempenha um papel crucial na gestão e coordenação de todas as atividades administrativas vinculadas à vida acadêmica dos alunos. Seu objetivo é assegurar que todos os processos acadêmicos ao longo da trajetória do estudante sejam conduzidos de forma eficiente, transparente e em conformidade com as normas institucionais e a legislação educacional vigente. A Secretaria Geral Acadêmica é, assim, um pilar essencial na jornada do aluno, oferecendo suporte e orientação em todas as etapas de seu percurso acadêmico.
Figura 1. Jornada do aluno na Secretaria Geral
Resultados e conquistas
• Aquisição de nova ferramenta para secretaria digital, o que possibilitará a integração de acervo acadêmico, diploma digital, documentos em um único sistema.
• Reformulação de todos os regulamentos acadêmicos com atualização das normas, práticas atuais e legislação educacional.
• Revitalização dos layouts dos regulamentos com a introdução de uma diferenciação visual clara entre as modalidades. Agora, os regulamentos são apresentados em cores distintas para Institucional, Graduação e PósGraduação. Essa atualização tem como objetivo facilitar a identificação e a busca pelos regulamentos específicos de cada área, tornando a navegação mais intuitiva e eficiente.
3. Regulamentos acadêmicos com nova identidade visual
Figura 2. Organograma da área
Figura
Desafios enfrentados
• Gestão de várias ferramentas: o acervo acadêmico, documentos on-line e diplomas digitais são gerenciados por plataformas diferentes, causando lentidão e falta de padronização. Foi aprovada a aquisição de uma nova plataforma para integrar todos esses processos em uma única ferramenta.
• Cumprimento de prazos: garantir que os processos acadêmicos sejam realizados dentro dos prazos estabelecidos, especialmente quando dependemos de análises ou processos de áreas parceiras ou empresas externas.
• Gestão de documentos das unidades desativadas.
• Adaptação às mudanças: as alterações constantes nas legislações educacionais, regulamentações e tecnologias impactaram os fluxos e processos realizados na Instituição.
Perspectivas futuras
• Utilizar ferramentas da Microsoft® para aprimorar a gestão de indicadores.
• Padronizar a utilização de uma ferramenta específica para a gestão de projetos.
• Promover a integração das equipes com eventos semestrais e reuniões mensais presenciais.
• Aprimorar as práticas de experiência ao aluno.
• Fortalecer o desenvolvimento das equipes com avaliações de desempenho consistentes, feedbacks e PDI.
• Implantar uma Política de Acervo Acadêmico.
Central de Atendimento Acadêmico
A Central de Atendimento Acadêmico é o principal canal de comunicação para discentes e ex-discentes (exceto do nível técnico), facilitando o contato com diversas áreas da instituição. Oferece atendimento presencial, por e-mail, telefone e portal acadêmico, proporcionando acesso rápido a informações institucionais, regulamentos e calendário acadêmico, além de suporte em diversos procedimentos, garantindo uma experiência acadêmica contínua e de alta qualidade.
Ações realizadas em 2024
Figura 4. Central de Atendimento em números
Resultados e conquistas
A implementação de novos serviços e a otimização de processos trouxeram melhorias na experiência dos alunos, conforme podemos observar a seguir:
Figura 5. Projetos e resultados 2024
5a Edição do Evento “Melhores do Ano”
Figura 6. Parte dos colaboradores premiados, evento promovido pela liderança do departamento
Desafios superados e lições aprendidas pela Central de Atendimento em 2024
• Processo de Assinatura de Formulários.
• Atraso na entrega de projetos por parte dos fornecedores.
• Testes e implementações de sistemas.
• Alteração no fluxo de cadastro na SPTrans.
• Comunicação sobre acessos de Pós-Graduação.
• Impactos de processos internos na baixa de documentos pendentes.
Lições aprendidas
• Padronização e organização reduzem retrabalho.
• Monitoramento contínuo de fornecedores é essencial.
• Testes antecipados minimizam impactos.
• A comunicação com os alunos deve ser prioridade.
• Processos devem ser avaliados constantemente.
Com esses aprendizados e melhorias implementadas ao longo do ano, a Central
de Atendimento fortaleceu sua atuação e aprimorou seus processos, garantindo maior eficiência e qualidade no suporte prestado à comunidade acadêmica.
Perspectivas futuras
Tendo como base os desafios enfrentados e superados ao longo do último ano, a Central de Atendimento segue comprometida com a melhoria contínua de seus processos. Com base nas experiências adquiridas, algumas iniciativas serão priorizadas para 2025:
• Conscientização das áreas quanto aos prazos em processos compartilhados.
• Antecipação de informações.
• Fortalecimento da comunicação integrada entre áreas.
• Precisão da estatística de matrículas.
• Liberação da plataforma omnichannel.
• Maior envolvimento do time em grandes projetos.
• Vivências profissionais durante as férias da Gestão.
• Treinamentos rápidos para equalização de processos.
Secretaria de Graduação
Em 2024, a Secretaria de Graduação geriu os processos acadêmicos de mais de 5.500 alunos por semestre, acompanhando ingressos, evasões e conclusões de curso. Além de manter dados e documentos conforme a legislação, prestou informações em plataformas externas como Prouni, PEC-G, Censo, ENADE e validação profissional no exterior. O foco foi ampliar a descentralização da gestão, promovendo autonomia e desenvolvimento profissional dos colaboradores. A análise de indicadores permitiu aprimorar processos, incluindo formulários internacionais, com a colaboração de Relações Internacionais, Assessoria de Coordenação e Central de Atendimento. Os indicadores também mostraram a necessidade de revisar o processo de enturmação, que já não atendia às necessidades pedagógicas dos alunos. Isso levou à criação do novo Regulamento de Avaliação de Aprendizagem, cuja metodologia será implementada no primeiro semestre de 2025.
Outra necessidade de adequação foi a alteração da ferramenta utilizada para gerir as atividades junto à equipe, visto que a plataforma Bitrix® se tornou obsoleta por ter limitação de permissão na função gratuita. Portanto, a gestão das atividades passou a ser realizada por meio do Planner da Microsoft®. A Secretaria de Graduação atua com duas vertentes de atividades, subdivididas em processamento acadêmico e emissão de documentos, além dos grandes processos de enturmação, colação e saneamento de dados no sistema:
Quadro 1. Demandas executadas pela Secretaria, separadas por tipo de produção
Tramitações Secretaria de Graduação
Figura 7. Capa do novo Regulamento aprovado em CEPE/CAS
Fonte: Sistema Totvs.
Quadro 2. Demandas executadas pela Secretaria, separadas por tipo de demanda de processamento
Demandas de processamento tramitadas em 2024 Tipo 2024
Alteração de dados cadastrais 43
Aproveitamento de estudos 130
Bolsa Mérito – PEC-G 02
Cancelamento de matrícula 387
Cancelamento de turno invertido 15
Chamados internos 111
Colação de grau simples 51
Destrancamento de matrícula 64
Diversos 102
Eletiva 44
Inclusão e exclusão de disciplina 1828
Opção de ênfase 388
Reanálise de transferência 06
Reintegração ao curso 70
Rematrícula fora do prazo 22
Trancamento de matrícula 194
Transferência externa 105
Transferência interna 862
Turno invertido 509
Total 4933
Fonte: Sistema Totvs.
Quadro 3. Demandas executadas pela secretaria, separadas por tipo de demanda de expedição de documentos
Demandas de documentos tramitadas em 2024 Tipo 2024
Assinatura de formulários 129
Atestados e declarações 313
Certidão de conclusão 120
Certificado de extensão 27
Conteúdo programático 270
Correção de documentos 48
Documentos em inglês 97
Histórico desmembrado 56
Histórico escolar 1385
Levantamento acadêmico 02
Ofício visita 104
TOTAL 2551
Secretaria de Pós-Graduação
A Secretaria de Pós-Graduação faz acompanhamento dos registros acadêmicos dos alunos, do ingresso ao término do curso, de acordo com a legislação. Com foco principal na melhoria contínua nos processos, nossas principais atividades são cadastro de cursos, turmas, matrizes curriculares, matrícula, processos de transferência, aproveitamento, emissão de documentos, emissão de relatórios, entre vários outros processos que envolvem o registro acadêmico dos alunos.
Projetos 2024
• Revitalização das fórmulas de apuração.
• Revisão dos cadastros e registros.
• Implementação de processos casados com intuito de minimizar problemas de acesso.
• Envio de e-mail de boas-vindas com orientações sobre acessos às plataformas.
• Envio de notificação quando o aluno é matriculado em uma disciplina do AVA.
• Envio de comunicados com orientações pontuais sobre acesso à plataforma.
• Revisão dos cadastros assim que realizada matrícula, com intuito de corrigir as informações inseridas pelo aluno e que impactam no envio de senhas.
Perspectivas futuras
• Melhor acompanhamento das turmas de Pós-Graduação com uso de ferramentas de gestão de processos.
• Melhoria da comunicação com o aluno de Pós-Graduação.
• Implementação do processo de cobrança de documentos, possibilitando atualização dos registros de prontuário e futuramente a emissão de certificado sem necessidade de entrega de documentos.
• Foco na melhoria dos indicadores da área.
Fonte: Sistema Totvs.
Indicadores – Pós-Graduação
Figura 8. Indicadores de eficácia e produtividade
Indice de satisfação do cliente (alunos, docentes e coordenadores)
Atendimento Secretaria de Pós-Graduação
Figura 9. Pesquisa Microsoft Forms® Qualidade de Atendimento
Fonte: Relatórios Sistema Totvs.
Figura 10. Pesquisa Microsoft Forms
Avaliação Sobre o Tempo de Retorno da Solicitação
Setor de Diplomas
O Setor de Diplomas tem como principal atribuição análise, expedição e registro dos diplomas dos cursos de Graduação e Stricto Sensu, bem como os certificados de Pós-Graduação Lato Sensu e Residência Médica, em conformidade com a legislação educacional. A área também é responsável pela emissão de levantamento acadêmico e certificados das unidades desativadas do Centro Universitário São Camilo.
No ano de 2024, foram emitidas, ao todo, 5.588 ações/documentos.
Figura 11. Principais atividades do setor
Quadro 4. Números do setor (de janeiro a dezembro de 2024), com base em requerimentos e e-mails
Registros de certificados Pós-Graduação parceiros 1619
Digitalização e input no GED - Certificados parceiros 422
Resposta @diplomas 397
Descritivo das ações no ano de 2024
• Conclusão do projeto de migração dos documentos da rede para a plataforma de secretaria digital.
• Implantação do sistema de gerenciamento de atividades via ferramenta Trello.
• Finalização da digitalização e indexação dos documentos da Unidade RJ na plataforma digital.
• Aquisição de nova plataforma de diploma digital, com integração Totvs e demais áreas da Secretaria Geral.
• Implantação das reuniões semanais para alinhamento das demandas da semana.
Perspectivas futuras
• Implantação do certificado de Pós-Graduação em formato digital.
• Organização do repositório de documentos no SharePoint®.
• Implantação da pesquisa de satisfação.
• Revisão de todos os fluxos (mapeamento e fluxograma) com ênfase na melhoria da experiência do aluno.
APOIO À COORDENAÇÃO
PRONTO ATENDIMENTO AO DOCENTE
Figura 1. Cenário de dados relacionados às atividades gerenciadas pela equipe de Apoio Acadêmico durante os anos de 2022, 2023 e 2024
Treinamentos e capacitações
A gestão e lideranças da área, visando desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes nos nossos colaboradores, promoveram, em parceria com a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Gestão de Pessoas, a participação de todos em treinamentos focados nas carências da área ou atualização de conhecimentos sob demanda do mercado de trabalho
Integração anual e apresentação de resultados alcançados pela equipe de apoio acadêmico, ações, metas e novos projetos
Integração e confraternização com os colaboradores da equipe, Liderança e Coordenação, com a palestra motivacional “Como impulsionar a carreira profissional”.
Integração – Dezembro de 2024
Perspectivas futuras
A gestão e as lideranças de área visam à implementação contínua de melhorias nos fluxos e processos. Para 2025, planejamos as seguintes soluções, em desenvolvimento com as áreas parceiras:
SERVIÇO SOCIAL
Ana Lucia Caro Antonio Agostinho Coordenadora de Assistência Social Coordenadora do PROUNI
O serviço social do Centro Universitário São Camilo atende alunos da Graduação e dos Cursos Técnicos, oferecendo um atendimento humanizado. Em 2024, o setor focou em atender diversas necessidades, principalmente financeiras, oferecendo bolsas assistenciais e complementares ao PROUNI. O acompanhamento é essencial para orientar os alunos e garantir o sucesso na solicitação de bolsas. O serviço social também promove a inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade e cotas raciais. O objetivo é que, por meio das bolsas, os alunos possam resgatar sua dignidade e melhorar suas condições de vida e de suas famílias.
Ações realizadas em 2024
Devido à mudança para o atendimento home office, os alunos foram atendidos online por e-mails, videochamadas via WhatsApp® ou ligações. Atualmente, 3.894 alunos estão cadastrados no WhatsApp para um acesso mais rápido e suporte nas
dúvidas. Esse atendimento remoto visa oferecer suporte e acolhimento durante o distanciamento social, mantendo os alunos próximos ao Centro Universitário São Camilo – São Paulo. Os feedbacks indicam um impacto positivo, proporcionando informações e tranquilidade aos alunos. O Serviço Social, por meio dos Programas do Santander, seleciona alunos com maior vulnerabilidade e melhor desempenho acadêmico para os Programas Facilita e Graduação.
Tabela 1. Alunos contemplados em 2024
Santander Facilita 2024
Santander Graduação 2024/2025
Perspectivas futuras
O Serviço Social está planejando, para 2025, um apoio aos alunos bolsistas na parte acadêmica, e promoverá lives para levantamento das dificuldades com com o objetivo de formar grupos de reforço em disciplinas com maior índice de reprovação.
ÁREAS ESTRATÉGICAS
GESTÃO DE PESSOAS
Thiago Fernando Soares Simões Coordenador de Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal
A força da Gestão de Pessoas na construção de um ambiente educacional de excelência
Em 2024, a área de Gestão de Pessoas consolidou-se como um pilar estratégico e humano, promovendo inovação nos processos e na experiência dos colaboradores. O compromisso é criar um ambiente que favoreça o crescimento, a valorização e o bem-estar, alinhado às necessidades das pessoas e aos valores do Centro Universitário e Colégio São Camilo.
Oportunidades e crescimento interno
Em 2024, criamos 216 novas oportunidades de trabalho – um aumento de 63 vagas em relação a 2023. Destas, 48 foram preenchidas por colaboradores internos, evidenciando nosso foco na valorização e no crescimento profissional dentro da Instituição. Além disso, investimos em iniciativas estratégicas para fortalecer carreiras e promover um ambiente em que cada profissional possa crescer, inovar e se sentir parte essencial da nossa jornada.
Destaques
• Perfil das novas contratações:
o 24 Aprendizes
o 09 Pessoas com deficiência (PCDs)
o 05 Egressos
o 04 Bolsas Talentos (alunos da IES)
o 09 Estagiários
• Processos seletivos aprimorados:
o Em 2024, realizamos 2243 contatos com candidatos, reforçando nosso alcance na captação de talentos.
o Lançamos um projeto piloto para capacitação de gestores no processo de seleção, preparando nossas lideranças para identificar e desenvolver talentos de forma mais estratégica.
Desenvolvimento profissional
O Programa Anual de Treinamento (PAT), baseado no Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), garantiu a oferta de capacitações alinhadas às reais demandas dos colaboradores e da Instituição.
• 7.724 horas de treinamento realizadas, um crescimento de 11,49% em relação ao ano anterior.
• 55% das capacitações foram conduzidas por talentos internos, reforçando o compartilhamento de conhecimento e fortalecendo nossa cultura organizacional.
• 451 colaboradores treinados, 158 temas abordados e 1.029 capacitações concluídas.
Gráfico 1. Carga horária total de capacitação
Um diferencial em 2024 foi o fortalecimento de treinamentos realizados por nossos talentos internos: técnicos administrativos e docentes que apoiaram a Gestão de Pessoas no desenvolvimento de capacitações aos nossos colaboradores. Esses talentos fizeram com que as capacitações internas representassem mais de 55% do total de capacitações.
Gráfico 2. Quantidade de capacitações por tipo de treinamento
451 Colaboradores treinados
158 Temas abordados
1029 Total de capacitações
Principais temas de capacitação
• Comunicação organizacional e digital.
• Gestão de conflitos e relacionamento interpessoal.
• LGPD e segurança de dados.
• Liderança e desenvolvimento de equipes.
• Simulação realística para atendimento profissional.
A capacitação contínua é o motor que impulsiona nossa evolução e prepara cada colaborador para desafios futuros.
Participação em cursos, eventos e congressos
• CONARH 2024 – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas.
• FAUBAI 2024 – Internacionalização do Ensino Superior.
• COBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médica.
• XX Congresso Internacional de Gestão e Inovação.
Capacitação – Equipe GP
• Curso de Libras – 40 horas.
• Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL): Em 2024, consolidamos o PDL estruturado para fortalecer a atuação das lideranças da Instituição e preparar gestores para desafios dinâmicos.
Impactos do PDL
• 32 líderes capacitados de diversos níveis hierárquicos.
• Melhoria significativa no desempenho das equipes sob gestão dos participantes.
• Maior engajamento e alinhamento com os valores institucionais.
Além disso, em 2024, a Gestão de Pessoas retomou a realização da Integração de Novos Colaboradores para o formato presencial.
Gráfico 3. Integração de novos colaboradores
Qualidade de vida e benefícios
• Expansão do TotalPass – Mais opções de academias, bem-estar e saúde mental (Total Mind, com parcerias com Zen APP e Psicologia Viva).
• Novas parcerias para descontos em educação, idiomas, lazer e serviços.
• Revisão e aprimoramento de benefícios, como vale-refeição e plano de saúde.
• Ações de qualidade de vida, como eventos de conscientização e programas de apoio psicológico.
• Implantação do RB Serviços para otimizar a gestão do vale-transporte.
Gráfico 4. Bolsas concedidas por nível de ensino
Perspectivas futuras
• Ampliação das iniciativas de desenvolvimento de líderes.
• Novas estratégias de retenção de talentos.
• Aprimoramento dos benefícios e incentivos corporativos.
• Expansão do programa de qualidade de vida e bem-estar.
• Modernização das políticas de Gestão de Pessoas.
• Implementação do processo de Avaliação de Desempenho.
• Reajuste do vale-refeição.
• Gestão de empréstimos consignados.
• Chatbot de benefícios.
• Análise detalhada do resultado da CPA.
A Gestão de Pessoas como motor da inovação e do sucesso institucional
A área de Gestão de Pessoas transforma desafios em oportunidades, focando nas pessoas. Além de administrar processos, promove desenvolvimento, reconhecimento e pertencimento. Com estratégias inovadoras e uma cultura de aprendizado contínuo, impulsiona a evolução da Instituição, alinhando crescimento organizacional à qualidade de vida e bem-estar, desenvolvendo líderes inspiradores e fortalecendo o capital humano.
O futuro é construído por pessoas, e é nelas que depositamos nossa maior confiança, empenho e investimento!
DEPARTAMENTO PESSOAL
Inovação e Departamento Pessoal: combinam?
Quando pensamos em Departamento Pessoal (DP), a primeira coisa que vem à cabeça são burocracias, cálculos e um monte de leis para seguir à risca. É o setor que garante que tudo esteja dentro dos conformes: folha de pagamento, férias, encargos sociais... enfim, tudo que envolve o lado técnico das relações de trabalho. Mas aí surge a pergunta: será que dá para inovar em uma área tão amarrada por regras? E, mais ainda, como é que a gente se destaca em um ambiente onde a criatividade parece ter pouco espaço? A maior dificuldade está na essência do trabalho do DP. A legislação trabalhista no Brasil, por exemplo, é extremamente detalhista e cheia de regrinhas. Isso exige um nível de conformidade altíssimo. Nesse cenário, pensar “fora da caixa” parece quase impossível. Além disso, muitos dos processos já são automatizados, seguindo padrões bem rígidos. Mas será que inovar trata apenas de quebrar padrões? Ou dá para ir além?
Onde dá para inovar no DP?
Quando falamos em inovação, é comum imaginar coisas supermodernas, como Inteligência Artificial revolucionando tudo, ou mudanças gigantes. Só que a inovação não precisa ser um big bang. No DP, ela pode ser mais simples, mas ainda assim trazer impacto. Por exemplo:
• Automatização inteligente: já temos ferramentas automatizando várias tarefas, mas dá para ir além. Que tal usar Inteligência Artificial para diminuir erros em cálculos ou até antecipar problemas, como aumento de absenteísmo ou risco de turnover? Isso é inovação na prática.
• Experiência do colaborador: inovar também é pensar no lado humano. Plataformas que deixem os colaboradores mais autônomos, como consultar a folha de pagamento em tempo real ou solicitar férias de forma rápida, fazem toda a diferença.
• Educação e transparência: outro caminho é ajudar os colaboradores a entenderem melhor seus direitos e benefícios. Isso cria um ambiente de confiança e aproxima o DP das pessoas.
E a cultura de resistência?
Agora, um ponto importante: a cultura organizacional. O DP sempre foi visto como uma área “certinha”, em que o foco é seguir regras e evitar riscos. Isso cria uma resistência natural à inovação, porque muita gente acha que esse não é o lugar de experimentar novas ideias. Para mudar isso, é preciso questionar o que é feito e como é feito, sem medo de propor soluções diferentes.
Dá para se destacar mesmo assim?
Com certeza! Mesmo com tantas limitações, é possível brilhar no DP. O segredo está em fazer o básico de forma excepcional e encontrar pequenas maneiras de melhorar processos e humanizar o trabalho. Não precisa ser uma revolução; às vezes, pequenas mudanças já têm um impacto enorme. Além disso, buscar conhecimento e estar por dentro das novidades tecnológicas é um diferencial. O profissional que combina técnica, criatividade e visão estratégica não só se destaca, mas também mostra que o DP pode, sim, ser uma área inovadora.
E aí, combinamos ou não combinamos?
Acreditamos que inovação e Departamento Pessoal podem combinar, desde que mudemos a forma de enxergar inovação. Mesmo com as limitações das leis e da burocracia, é possível ser criativo e eficiente. As regras devem ser vistas como guias para encontrar o equilíbrio entre cumprir obrigações e pensar em melhorias. Inovar é fazer melhor, encontrando formas mais inteligentes de resolver desafios diários e transformar o DP em uma área que faz a diferença para a organização e para as pessoas. É isso que buscamos fazer em 2024.
Para descontrair: ser um “PANDA” no Departamento Pessoal
Uma (um) “panda” no DP seria uma (um) profissional que combina as características fofas, acolhedoras e, ao mesmo tempo, práticas de um panda! Brincadeiras à parte, o conceito pode ser visto de forma divertida e simbólica:
• P: Pragmática(o)
Assim como o panda, que sabe viver de forma simples (comendo bambu o dia inteiro), a “panda do DP” lida com a rotina pesada com objetividade, sem complicar processos que já são naturalmente complexos. Resolve problemas com praticidade e busca simplificar para todos.
•
•
A: Acolhedora(o)
O DP não é só números, envolve pessoas. Uma (um) “panda” no DP é aquele perfil que transmite calma e acolhimento aos colaboradores. Está sempre pronta(o) para ouvir, ajudar e trazer soluções com empatia, sem perder o foco nos resultados.
N: Norteadora(or)
O panda do DP tem um instinto de “guia” – orienta os colegas sobre direitos, deveres e processos, garantindo que todos saibam o que precisam fazer.
Sabe como interpretar as leis e aplicar na prática, tornando tudo mais claro para a equipe.
•
D: Dinâmica(o)
Embora o panda pareça tranquilo, ele tem seus momentos ágeis quando necessário. No DP, a “panda” lida bem com prazos apertados e demandas urgentes, mantendo a serenidade enquanto entrega resultados.
•
A: Adaptável
O panda é uma espécie resiliente, sobrevivendo em ambientes desafiadores. No DP, uma “panda” se adapta rapidamente a mudanças na legislação, novas tecnologias e diferentes perfis de colaboradores.
No fundo, ser uma (um) “panda” no DP é encontrar o equilíbrio entre o rigor técnico, o acolhimento humano e a eficiência nos processos, tudo isso com um toque de serenidade e bom humor. Afinal, quem disse que lidar com burocracia e prazos não pode ter um pouco de leveza?
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Denis Rodrigo de Lima Coordenador de Tecnologia da Informação
O Departamento de TI atua proativamente por meio de suas subdivisões e canais de informação, com atendimento presencial e/ou remoto, sempre focado na manutenção, na prevenção, no desenvolvimento e na evolução dos ativos e serviços de TI, serviços gráficos, e de Tecnologia da Educação (TE), por meio de seus processos, rotinas e projetos, sempre de acordo com o planejamento financeiro e em compliance com a LGPD, as políticas de TI e de Segurança da Informação, acompanhando as tendências tecnológicas que possam agregar valor ao negócio, inovando sempre que possível.
Subdivisões: Gráfica Digital (1), HelpDesk (6), Infraestrutura (5), Segurança da Informação (1), Sistemas (13) e Tecnologia da Educação (11).
Ações e principais projetos alcançados em 2024
Tabela 1. Alunos e professores (todos os níveis de ensino)
ministrados remotamente 96 88 16 7
Eventos remotos acompanhados 46 37 21 28
Gráfico 1. Demonstração de indicadores, fonte Administration Center Microsoft e GLPI
Solicitações técnicas
Gráfico 2. Quantidade de atendimentos remotos e presenciais – 2023 e 2024
Fonte: GLPI.
Gráfico 3. Quantidade de projetos atendidos em 2023 e 2024
Fonte: Site projetos de TI SharePoint.
Equipe de Sistemas
• Indicadores estratégicos: uso de Interact e Power BI para informações em tempo real.
• Reservas de laboratórios: monitoramento via Intranet.
• Sistema de estágio: personalização para cursos de saúde.
• Controle de horas: integração com ERP Totvs.
• Disciplinas avulsas: oferta segmentada na Graduação.
• Segurança e Front-End: melhoria na experiência do usuário.
• Gestão de fila: sistema para triagem na Clínica Promove.
• Integração com ClickSign: expansão para setores CPQ.
• Área do aluno: melhorias na organização e navegação.
Equipe de infraestrutura e Segurança da Informação
• Projeto de atualização de rede: modernização da rede com Switches UniFi e fibra óptica multimodo 10GBps.
• Projeto de atualização de rede: troca de Switches UniFi e Backbone para Fibra Multimodo 10GB.
• Projeto de migração para o SharePoint: migração para uma central de arquivos moderna, com mais segurança e automação. Coordenação e Supervisões de TI
Eventos
• Summit AWS: participação em agosto.
• Universo Totvs: participação em julho.
• Evento Internacional APIX: participação em maio.
• Bett Educar Brasil: participação em abril.
• Encontro sobre Segurança da Informação e LGPD: organização em junho, com apoio do GP e Comitê LGPD, em parceria com a LBCA.
• Evento AWS – IA na Educação Superior: participação em setembro.
• VII Edição do evento Internacional Metared TICs: acompanhamento em outubro/novembro.
• Workshop de Integração de TI: participação em dezembro.
Ações
• Projeto EducAI: assistente virtual com IA para Administração.
• Gamificação via Minecraft: inovação em Enfermagem.
• Parceria Trivium/Microsoft: colaboração com São Camilo.
• Cibersegurança: treinamento e dicas.
• Gerenciamento de Projetos: 93 projetos revitalizados, 18 na unidade ES (15 concluídos).
• Políticas de TI e Segurança: atualizações realizadas.
• Educação Continuada: liderança em grupos de trabalho e comitês.
• Treinamentos gratuitos: soluções Microsoft Power e IA Copilot.
• Capacitação de equipes: treinamento em TI.
• Adequação de processos: foco no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
• Revisão de contratos: redução de custos em 3,8%.
Equipe de Suporte e Helpdesk
• Manutenção preventiva em todos os equipamentos administrativos fisicamente alocados na instituição.
• Upgrade de memória e/ou HD para a tecnologia SSD (maior performance em 50 computadores administrativos da instituição).
• Revitalização de inventário de TI.
• Troca de 37 notebooks
• Troca de 55 desktops.
Equipe de Tecnologia da Educação
• Treinamentos e vídeos tutoriais atualizados para toda a comunidade acadêmica, com foco nas soluções de produtividade Office365
• Manutenção preventiva em todos os equipamentos acadêmicos fisicamente alocados na instituição.
• Upgrade de memória e disco rígido com a tecnologia SSD em 30 computadores acadêmicos da instituição.
• Troca de 35 computadores em laboratório de informática.
• Troca de 11 desktops de sala de aula.
• Aplicação de endpoints de segurança.
• Acompanhamento e suporte aos professores e alunos frente ao projeto de gamificação em parceria com o curso de Graduação em Enfermagem e a empresa Trivium/Microsoft.
Gráfica Digital:
• Quantidade de requisições gráficas atendidas em 2024: 1.270, quantas provas: 767.
• Quantidade de requisições gráficas atendidas em 2023: 1.336, quantas provas: 283.
FINANCEIRO
Angelina Cecília Lacanna Ludwig Coordenadora Financeira
A Coordenação Financeira é responsável pelas áreas Financeira e Contábil, sendo sua principal atividade zelar pela maximização dos recursos econômicos/ financeiros da instituição, com vistas à sustentabilidade, ao crescimento e ao desenvolvimento do negócio de forma segura e ética.
Setores:
• Contabilidade.
• Contas a pagar.
• Contas a receber.
• Contratos.
• Custos.
• Fiscal.
• Patrimonial.
Bolsas e descontos
A instituição possui uma política para concessão de bolsas e descontos. A aprovação é de responsabilidade da Reitoria, enquanto o Financeiro faz a operacionalização dos cadastros e os controles. Nos programas que têm por objetivo o atendimento a alunos(as) em situação de vulnerabilidade social, contamos sempre com o Serviço Social, que faz a análise socioeconômica para as concessões. O valor total de concessões nos programas de bolsas, durante o ano de 2024, foi de R$ 47.096.610,00, sendo distribuído nos tipos de bolsas/descontos elencados a seguir.
Tabela 1. Comparativo de bolsas e descontos entre 2020 e 2024
e descontos
Investimentos realizados em 2024
O Centro Universitário São Camilo, com o compromisso de proporcionar a melhor experiência à sua comunidade discente, docente e administrativa, segue em constante evolução e renovação. Os investimentos realizados são frutos deste compromisso e planejados para melhorar a estrutura física da instituição, assim como capacitar, desenvolver e aprimorar seus recursos humanos.
2. Descritivo de investimentos em 2024
de imóvel na Rua Barão de Bananal para ampliação das áreas
Tabela
JURÍDICO
Juliana Vale dos Santos Coordenadora do Setor Jurídico
O departamento Jurídico garante que as Entidades Educacionais Camilianas atuem conforme a legislação, oferecendo assessoria consultiva e preventiva aos setores administrativos e acadêmicos. Atua no contencioso judicial e administrativo, dentro das normas regulatórias educacionais, cíveis, trabalhistas, consumeristas e tributárias. Também gerencia contratos, desde a elaboração até o encerramento, e cuida do relacionamento com o consumidor, adaptando-se às leis.
Campus de atuação
• Unidades de São Paulo: Centro Universitário São Camilo (Ipiranga e Pompeia), Colégio São Camilo, Promove.
• Faculdade São Camilo Rio de Janeiro.
• Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo.
• Centro Educacional São Camilo – Espírito Santo.
• Sociedade Beneficente São Camilo: Centros Educacionais.
• Fundação Nossa Senhora do Ó: Centros Educacionais.
• Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó: Centros Educacionais.
• Círculo Social São Camilo: Centro Educacional.
• União Social Camiliana: Centros Educacionais.
Ações realizadas em 2024
• Análise e aprovação de documentos: média de 250 documentos avaliados por mês.
• Relatórios: 28 relatórios apresentados para demandas judiciais e administrativas.
• Ações Judiciais: 21 novas ações judiciais e 34 novas reclamações no Procon em 2024.
• Processos ativos: 100 processos geridos, com nove julgados (sete improcedentes e dois parcialmente procedentes).
• Prazos e audiências: 239 prazos judiciais atendidos e 54 audiências realizadas.
• Gestão de contratos: 1500 contratos ativos geridos remotamente, garantindo celeridade e economia.
• E-mails respondidos: em torno de 1.400 por mês.
• Atendimentos presenciais e telepresenciais: 650.
• Pareceres emitidos: 638.
• Reuniões: mais de 400.
O Projeto “Informativo Legal” continua a desempenhar sua função social de disseminar informações jurídicas relevantes para o cotidiano das pessoas. Em 2024, o projeto completou seu sexto ano de edição, com um total de 12 edições publicadas.
O departamento Jurídico manteve seu compromisso com a conformidade legal e regulatória, prestando suporte essencial e orientações precisas aos departamentos institucionais. Atualizou procedimentos e tornou processos internos mais ágeis, seguros e eficientes, impactando positivamente outros setores. Reafirmou seu compromisso com a qualidade, a excelência e o aprimoramento contínuo dos serviços prestados.
OUVIDORIA
Valeria Koren Simoni Responsável pela Ouvidoria
A Ouvidoria (Ombudsman) do Centro Universitário São Camilo representa os alunos e a comunidade acadêmica, acolhendo suas inquietações e sugestões para melhorias. Trabalha com equilíbrio e equidade, levando as manifestações à Reitoria, que as transforma em melhorias nos processos acadêmicos e administrativos. A interação respeitosa com todos os setores é fundamental, seguindo os Valores Camilianos de Humanização, Ética e Respeito. Em 2024, a Ouvidoria participou do Congresso Anual da ABO, discutindo temas importantes como ética, comunicação colaborativa e mediação de conflitos. Para 2025, continuará investindo em tecnologias e conhecimentos para o crescimento profissional.
Manifestações publicadas no Reclame Aqui
De 1o de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2024 = 92.
Total geral = 791.
Manifestações acolhidas em 2024
OPERAÇÕES
Thiago Fernando Soares Simões Coordenador de Operações
A Coordenação de Operações é responsável pela infraestrutura, manutenção, segurança e melhorias das unidades do Centro Universitário São Camilo. Em 2024, o setor consolidou seu papel estratégico, investindo em inovação, tecnologia e capacitação para garantir uma experiência aprimorada para estudantes, colaboradores e visitantes. O compromisso com a melhoria contínua resultou em diversas intervenções estruturais, reformas e projetos voltados para acessibilidade, conforto e eficiência operacional.
Campus de atuação: Ipiranga, Colégio, Pompeia, Promove e Residência Estudantil. Entre as principais ações realizadas pela equipe da Coordenação de Operações estão:
Campus Ipiranga
Imagem 1. Adequação de acessibilidade em rampa e escada de acesso no bloco A
Imagem 2. Criação de deck coberto
Imagem 3. Mudança de Local UltraCoffee
Imagem 4. Melhorias na Copa dos Colaboradores e sala de descanso
CaImagem 5. Melhorias na copa dos discentes
Imagem 6. Ampliação das áreas de conforto
Imagem 7. Instalação de barreiras para pombos
Imagens 8, 9 e 10. Residência estudantil
Imagem 11. Área de convivência – Praça de alimentação
Imagem 12. Copa dos colaboradores – Substituição de geladeira
Imagem 13. Adequação e acessibilidade - Corredor Psicologia/Nutrição
Imagem 14. Adequação e acessibilidade – Auditório 2o andar
Imagem 15. Adequação e acessibilidade e substituição de tela – Auditório Térreo
Imagens 16 e 17. Reforma portaria e adequação do guarda-corpo
Gráficos 1 e 2. Prestação de serviço via Inspeção – 2024
Gráfico 3. Prestação de serviço via chamados QR code – 2024
Gráfico 4. Chamados por categoria – 2024
Coleta Água Pluvial
Em dezembro de 2024, alcançamos 4 milhões de litros de água coletada e reutilizada, motivando-nos a expandir ainda mais o sistema.
Energia Limpa
O Centro Universitário São Camilo – SP reduziu 100% de sua emissão de carbono em 2024, consumindo 1704,446 MWh de energia renovável, equivalente ao plantio de 449 árvores.
Coleta seletiva
Temos pontos de descarte com lixeiras de coleta seletiva e uma central de armazenagem de recicláveis. Essas iniciativas evitaram o desmatamento de cerca de 122 árvores e ajudaram a preservar a bauxita, fonte natural do alumínio.
Gráficos 5. Resíduos recicláveis em Kg gerados em 2024
A equipe de Projetos e Obras do Centro Universitário São Camilo gerencia e executa projetos arquitetônicos, focando na eficiência, segurança e qualidade. Em 2024, unificou suas funções para uma integração mais eficiente, essencial para a continuidade dos projetos e adaptação das instalações às necessidades acadêmicas, destacando sua capacidade de lidar com demandas complexas.
Tabela 1. Demandas de projetos e obras – 2024
Tabela 2. Demandas de jardinagem – 2024
Tabela 3 - Demandas de manutenção e marcenaria – 2024
Segurança do trabalho
Treinamentos
• Brigada de incêndio e abandono – NR 23.
• Socorristas – NR 07.
CIPA – NR 05
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A importância da CIPA: promove a segurança e saúde no trabalho, conduzindo eleições, treinando membros, elaborando mapas de riscos, definindo planos de trabalho e acompanhando reuniões mensais. Organiza a SIPAT anualmente para conscientizar sobre prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Perspectivas futuras
Em 2024, a área de Operações se consolidou como um pilar estratégico para a qualidade e eficiência das unidades do Centro Universitário e Colégio São Camilo. Com foco na inovação, na sustentabilidade e no bem-estar, garantimos um ambiente seguro e funcional. Para 2025, buscamos melhorar ainda mais a infraestrutura e os serviços, visando a um futuro mais inovador e eficiente.
9 COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
(Conexões internas e externas)
COMUNICAÇÃO E MARKETING
Lucas Soares Gonçalves Coordenador de Comunicação e Marketing
A área de Comunicação e Marketing do Centro Universitário São Camilo desempenha um papel essencial na promoção e no fortalecimento da Instituição, tanto no ambiente acadêmico quanto junto à comunidade externa. Sua atuação abrange a gestão da marca e reputação, além do desenvolvimento de estratégias de comunicação para engajar alunos, professores, colaboradores e o público em geral. Além disso, um de seus pilares fundamentais é a captação de novos estudantes, por meio de ações estratégicas que destacam os diferenciais da São Camilo no cenário educacional.
Ações realizadas em 2024
Em 2024, a área de Comunicação e Marketing do Centro Universitário São Camilo atendeu cerca de 7.600 solicitações internas, enviou mais de 685 comunicados por e-mail (totalizando mais de um milhão de envios) e manteve um trabalho ativo nas redes sociais, incluindo a criação de um perfil no TikTok. A presença digital da instituição foi fortalecida, refletindo o compromisso com as tendências digitais e as preferências do público.
Tabela 1. Redes sociais utilizadas pelo Centro Universitário São Camilo – SP
Figura 1. Algumas publicações nas redes sociais em 2024
Tabela 2. Atendimentos realizados nas redes sociais em 2024
Além das redes sociais, o Blog São Camilo foi desenvolvido como um canal de comunicação para compartilhar conquistas, curiosidades, notícias e projetos acadêmicos. Em 2024, foram publicados 83 posts, gerando mais de 33 mil visualizações e 26 mil usuários ativos.
Tabela 3. Números de campanha
Impressões 153.459.141
Cliques 1.208.285
Peças criadas 2116
Filmes 196
Fonte: Agência Oribá. Período: a partir de 03 de junho de 2024.
Em 2024, o Centro Universitário São Camilo garantiu ampla cobertura midiática com mais de 700 publicações, 40 minutos de reportagens na TV e de 2 horas e 50 minutos em rádios, fortalecendo sua imagem como referência em educação de qualidade.
Figura 2. Assessoria de imprensa | Divulgação de matérias
Em 2024, o Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo melhorou sua divulgação com uma nova identidade visual e um site reformulado, aumentando o engajamento. Isso resultou em um crescimento de 31,1% no número de trabalhos aprovados e 23,6% nas inscrições do congresso. O crescimento total de inscritos em todos os eventos foi de 61,3%.
Perspectivas futuras
A velocidade das transformações no ambiente digital está cada vez maior, exigindo uma adaptação contínua e estratégica para acompanhar as tendências e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, enfrentamos um cenário de ofertas diversificadas, que demandam inovação e diferenciação constantes. Nossa missão é não apenas nos adequarmos a essas mudanças, mas também liderá-las, assumindo a vanguarda em inovações e fortalecendo a percepção de qualidade e excelência do Centro Universitário São
Camilo. Para isso, apostamos em propostas inovadoras, como novas estratégias digitais, experiências personalizadas para os alunos e iniciativas tecnológicas que impulsionam o aprendizado e a conexão com o mercado.
RELACIONAMENTO
Tatiane Teixeira Rodrigues Coordenadora de Relacionamento
Em 2024, a área de Relacionamento do Centro Universitário São Camilo consolidou estratégias e aprimorou processos para fortalecer o vínculo com seus públicos. As ações focaram na personalização do atendimento, ampliação de parcerias estratégicas e otimização dos fluxos de captação, alinhadas à missão e aos valores da instituição. Este anuário destaca os principais indicadores e resultados, melhorias implementadas e capacitações realizadas. Com uma abordagem orientada por dados e inovação, a instituição aprimorou a jornada do candidato e reforçou sua atuação no mercado educacional, evidenciando o compromisso com a excelência e a captação de alunos.
Processos de captação
O subsistema de Processos de captação otimiza a jornada do candidato, garantindo eficiência e automação desde a captação de leads até a conversão em matrículas. Principais atividades incluem melhorias nos fluxos de automação, funil de relacionamento, e rotinas de e-mails e captura de leads.
Central de Relacionamento com o candidato
Figura 1. Canais de atendimento
Comunicação ativa (captação)
Figura 2. Indicador: volumetria
Inscrições acompanhadas
Chamadas realizadas
E-mails manuais (não contabiliza conversação)
E-mails automáticos
WhatsApp (não contabiliza conversação)
*Com a ampliação do uso do WhatsApp, houve uma redução nas chamadas ativas, tornando o atendimento mais ágil e personalizado. O uso desta ferramenta segue todas as normas da Meta, garantindo segurança e conformidade.
Figura 3. Indicador: conversão (média entre campanhas do período)
Inscritos para matriculados Inscritos para inscritos pagantes
Inscritos para matriculados
Inscritos para matriculados
Inscritos para matriculados Inscritos para matriculados
*Embora a conversão da Pós-Graduação seja calculada de forma geral, há variações significativas entre os cursos, com taxas que vão de 20% a 92%.
Programa de visitas monitoradas e LabTour – O programa de visitas monitoradas teve avanços expressivos em 2024, proporcionando uma experiência imersiva aos futuros alunos e consolidando a decisão pela escolha da instituição.
Principais melhorias:
• Criação de uma Landing Page (LP) para apresentação do programa de visitas e agendamento on-line, otimizando a gestão dos fluxos de visitas.
• Integração do programa com o CRM, permitindo um acompanhamento mais preciso dos visitantes, disparando ações automáticas de relacionamento.
• Inclusão da Clínica-Escola Promove no programa de visitas, agregando valor à experiência do candidato.
Tabela 1. Atendimentos × Conversão
Gráficos 1, 2 e 3. Pesquisa de atendimento
Como você avalia o atendimento durante a visita?
Como você classifica o esclarecimento das suas dúvidas?
O que você achou da nossa infraestrutura?
Pompeia Ipiranga
185
Parcerias ativas
(empresas e filiadas)
Figura 4. Relacionamento corporativo
26
Ativações
Estande, captação de leads
7
Palestras
874
Divulgação interna
Peças de: e-mail mkt, site, cartazes etc.
Participação em eventos em 2024:
• COREN – Corrida dos Enfermeiros
• COREN – Dia da Mulher
• Deixe Vivo – Dia do Transplantado
• SINCOFARMA – Workshop
Melhorias implementadas
136
Matrículas
• XXVI Congresso de Ouvidores
• CRF – Dia Internacional do Farmacêutico
• CRF – Pharma Expert
• Promoção de palestras e ações promocionais em empresas parceiras.
• Implementação de um sistema de gestão de parcerias.
• Estruturação de um funil de prospecção de empresas.
Relacionamento com escolas
Figura 5. Ações nas escolas 80
Feiras profissões 56 Palestras/plantão de dúvidas
7.359 Leads gerados 03 Oficinas 24 Visitas nos campi
A penetração nas escolas de Ensino Médio permanece crescente.
Figura 6. Conversão (Matrículas das ações de 2023 – Ingresso 2024)
1o semestre
Matrículas
1o semestre
Proporção ingressantes
2o semestre Matrículas
2o semestre
Proporção ingressantes
134 15% 51 13%
Com base nos ingressantes do vestibular
Melhorias implementadas
Com base nos ingressantes do vestibular
Em 2024, foram implementadas melhorias como a padronização do cadastro de nomes de colégios entre CRM e Totvs, a implantação do processo seletivo ABITUR e a adequação do processo seletivo IB, atendendo às demandas de parceiros estratégicos.
Eventos realizados
A estratégia de eventos, com 178 ações, ampliou a visibilidade institucional e fortaleceu relacionamentos, distribuindo cerca de 32.200 folders e brindes.
Destaque
A Trilha de Experiência Camiliana foi um evento imersivo que conectou estudantes ao universo acadêmico do CUSC, oferecendo vivências práticas e interações com professores. O evento resultou na matrícula de 16 novos alunos para 2025.
Treinamentos realizados
• Técnicas de vendas
• Libras (Língua Brasileira de Sinais)
• Curso de Inteligência Artificial
• Gestão do Relacionamento B2B
• Comunicação organizacional em interações digitais
CONEXÕES E CARREIRAS
Rosilaine Lima Batista Coordenadora de Conexões e Carreiras
O Conexão Carreiras São Camilo é um setor focado no desenvolvimento profissional dos alunos e egressos, visando melhorar sua empregabilidade e inserção no mercado de trabalho. Originalmente criado como NACE, foi reformulado em 2024 para expandir suas atividades. Em novembro de 2024, as funções do Núcleo de Apoio aos Estágios foram integradas ao Conexão Carreiras, centralizando o suporte aos estudantes. Atualmente, oferece ajuda na busca por empregos, estágios e programas de trainee, além de promover oficinas de currículo, LinkedIn, simulação de entrevistas e desenvolvimento profissional. Por meio de sua plataforma, conecta talentos camilianos a empresas e instituições parceiras, atuando como um elo entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho.
Ações realizadas em 2024
Em 2024, o Conexão Carreiras passou por um rebranding, ampliou seus serviços e, por meio de novas parcerias e eventos, aumentou as oportunidades para os alunos. A união com o NAE no final de 2024 fortaleceu ainda mais o suporte e ampliou as oportunidades de estágio e empregabilidade.
• Plataforma Conexão Carreiras: 13.292 acessos, 562 inscrições, 271 novas parcerias, 144 oportunidades de emprego.
• Eventos: realizou 25 eventos com 2.445 participantes, um crescimento de 72% em relação ao ano anterior.
• Consultorias: expansão das consultorias, incluindo LinkedIn, ajudando alunos e egressos a fortalecerem sua presença profissional on-line.
• Parcerias: colaboração com a diretoria do COMUSC para produzir conteúdo robusto para o podcast “Fala aí, Egresso”. Em 2024, o podcast realizou 17 episódios, com um total de 2.044 visualizações.
• Eventos estratégicos: realização do 1o Café da Manhã com as Empresas e a 3a Feira de Carreiras, estreitando laços com o setor empresarial.
• Projeto piloto do WhatsApp: tornou-se permanente em 2024, melhorando a comunicação institucional.
• Programa Trainee em Enfermagem: lançado em parceria com o Hospital São Camilo São Paulo, atraiu 123 candidatos para seis vagas exclusivas para recém-formados.
Gráfico 1. Comparativo entre 2023 e 2024
Desafios enfrentados e lições aprendidas
• Adaptação e expansão: a principal dificuldade foi adaptar e expandir as ações para atingir um público crescente, especialmente nas plataformas digitais.
• Projeto piloto do WhatsApp: consolidado como um canal definitivo de comunicação, facilitando a disseminação de informações.
Oficina de Soft Skills: trilha de eventos composta por oito oficinas que apresenta as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos recrutadores e destaca a importância de incluí-las no currículo.
Ampliação nos serviços
Além das simulações de entrevistas e análise de currículos, foi introduzida a consultoria de LinkedIn, que analisou aproximadamente 500 perfis ao longo do ano, tornando-os mais atrativos para recrutadores.
Perspectivas futuras
Para 2025, o Conexão Carreiras planeja expandir parcerias com empresas e fortalecer eventos, visando enriquecer a experiência dos participantes. O objetivo é ampliar serviços e eventos focados no desenvolvimento de habilidades profissionais, com ênfase na empregabilidade. Além disso, pretende-se produzir mais conteúdo para o podcast e ampliar a consultoria de LinkedIn. Outro objetivo é aumentar as vagas do Programa de Trainee em Enfermagem e expandir a oferta para outros cursos, criando novas oportunidades para alunos e egressos.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Rayssa da Silva Rios
Coordenadora de Relações Internacionais
A internacionalização é um dos pilares que impulsionam o crescimento acadêmico e profissional dos camilianos, abrindo portas para experiências transformadoras e conexões globais. Em 2024, consolidamos ainda mais nossa presença no cenário internacional, proporcionando oportunidades únicas de mobilidade acadêmica, colaboração com universidades renomadas e iniciativas inovadoras, como o MBA Global. Cada conquista reflete nosso compromisso em formar cidadãos do mundo, preparados para os desafios e as oportunidades de um ambiente cada vez mais interconectado.
Mobilidade Acadêmica Internacional – Editais de mobilidade
Ao longo do ano, foram publicados mais de sete editais de mobilidade acadêmica, contemplando diferentes modalidades:
• Curta duração: intercâmbios de curta permanência para estudantes e docentes.
• Longa duração: programas de um semestre acadêmico.
• Estágios internacionais: oportunidades de experiência profissional em instituições estrangeiras.
• Mobilidade virtual: intercâmbios remotos, promovendo a internacionalização em casa.
No total, mais de 30 discentes e docentes participaram de programas de intercâmbio, tanto virtual quanto presencial, em instituições no exterior.
Figura 1. O programa de estágio na Clínica-Escola Promove recebeu estudantes estrangeiros de universidades conveniadas
Figura 2. Palestra Dra. Cristina Muñoz sobre humanização na saúde para alunos de Enfermagem, Psicologia e Medicina (abril de 2024)
International Fair
Em 25 de setembro de 2024, realizamos a 1a International Fair da São Camilo, reunindo expositores e parceiros internacionais. O evento ofereceu aos alunos informações sobre programas de intercâmbio e oportunidades acadêmicas no exterior.
MBA Global
Em 2024, começou o desenvolvimento do MBA Global, uma parceria entre São Camilo, CESPU (Portugal) e Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru). O programa, com aulas em dois idiomas e certificação internacional, visa oferecer uma formação globalizada e diferenciada.
Tradução de documentos acadêmicos
Em 2024, o projeto de tradução de documentos acadêmicos avançou significativamente, beneficiando alunos e egressos do Centro Universitário São Camilo. Mais de 50 documentos, como históricos acadêmicos, certificados e declarações de conclusão, foram traduzidos.
Participação em eventos internacionais
Brasil)
• FUBAI 2024 (abril,
• EAIE 2024 (setembro, Toulouse – França)
• Visita ao Centro de Humanización San Camilo – Espanha
Novos convênios e parcerias
Atualmente, contamos com mais de 26 universidades conveniadas, ampliando as oportunidades para alunos e docentes.
Perspectivas futuras
• Expandir os programas de mobilidade acadêmica para novas regiões.
• Ampliar a oferta de mobilidade virtual, promovendo maior acessibilidade aos estudantes.
• Fortalecer os laços com instituições internacionais por meio de novas parcerias estratégicas.
• Desenvolver eventos e iniciativas que promovam a internacionalização do currículo.
COMISSÃO DE ENDOMARKETING
Pe. Anísio Baldessin Coordenador da Comissão de Endomarketing
A Comissão de Endomarketing é responsável pelas ações direcionadas aos colaboradores, com o objetivo de engajar e motivar pessoas, desenvolvendo os sentimentos de orgulho e pertencimento e contribuindo para o clima organizacional, por meio de eventos de integração repletos do carisma Camiliano. Dentre suas principais ações destacam-se aquelas comemorativas do Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia de São Camilo de Lellis, Dia do Camiliano,
Festa Junina, Homenagem por tempo de casa (Projeto Orgulho de Ser Camiliano), Dia dos Professores, Festa de Final de Ano, entre outras.
Em agosto de 2023, a comissão suspendeu suas atividades oficialmente, mas manteve ações enraizadas na cultura institucional, como o “Vale Camilianinho”, o Projeto Orgulho de Ser Camiliano, e a entrega de ovos de Páscoa e kits de Natal.
Em outubro de 2024, a comissão retomou suas atividades com a mesma equipe, sob a coordenação do Vice-Reitor Pe. Anísio Baldessin. O primeiro grande desafio foi organizar a Festa de Final de Ano em dois meses, que contou com 560 inscritos e teve como tema “Tropical”, realizada no Clube de Campo São Camilo em Cotia.
Figura 1. Homenagem dos colaboradores na reapresentação do Pe. Anísio Baldessin
Figura 2. Comissão de Endomarketing
A pesquisa de satisfação da festa de confraternização contou com 161 colaboradores, que avaliaram aspectos como local, tema, programação, alimentação, entretenimento, decoração, sorteio e transporte. O objetivo foi coletar feedback para entender expectativas, identificar melhorias e reconhecer pontos positivos. Todos os critérios receberam notas acima de 4,0, indicando uma avaliação extremamente positiva.
Figura 3. Alguns comentários compartilhados na questão aberta do formulário de pesquisa
Os resultados obtidos são analisados cuidadosamente, o que nos permite aprimorar futuras confraternizações e assegurar que cada evento seja ainda mais especial e significativo para todos.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)
Juliana Mazoco Figueiredo Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação
O Centro Universitário São Camilo – SP tem como política de avaliação institucional:
Assegurar o desenvolvimento de processos de autoavaliação que promovam análise crítica e contínua da qualidade dos serviços prestados, assim como garantir a transparência dos processos e resultados para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza avaliações quantitativas e qualitativas, cujos resultados são utilizados para aprimorar a instituição. Os relatórios gerados identificam potencialidades e fragilidades, auxiliando na tomada de decisões e ações político-pedagógicas. O trabalho da CPA, em parceria com gestores acadêmicos e administrativos, impacta o planejamento de cada área. Anualmente, durante o Planejamento Integrado (PI), os resultados das avaliações internas são utilizados para identificar oportunidades de crescimento e melhorias. Assim, a CPA busca continuamente melhorar a qualidade do ensino, a infraestrutura e os serviços educacionais.
Além das pesquisas já previstas no planejamento da CPA e que são realizadas anualmente, em 2024, foram incluídas: Pesquisa de Acompanhamento das Iniciações Científicas e Pesquisa de Avaliação dos Projetos de Extensão
Pesquisas aplicadas em 2024-1
Avaliação do XXXIV Workshop de Integração e Formação Docente
Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem e material didático pelos discentes
Avaliação do tutor de curso pelos discentes
Avaliação dos coordenadores de curso pelos discentes
Avaliação dos coordenadores de curso pelos docentes
Avaliação dos docentes pelos discentes
Avaliação dos internatos médicos
Perfil do aluno ingressante – Graduação
Perfil do aluno ingressante – Pós-Graduação
Pesquisa de acompanhamento das iniciações científicas
Pesquisa de satisfação de final de curso – Pós-Graduação
Pesquisa de satisfação da Clínica-Escola Promove São Camilo
Pesquisas aplicadas em 2024-2
Avaliação do XXXV Workshop de Integração e Formação Docente
Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem e material didático pelos discentes
Avaliação do AVA, material didático e tutor pelos discentes – Disciplinas EaD dos cursos presenciais
Avaliação de campo e supervisor/preceptor de estágio pelos discentes*
Avaliação da curricularização da extensão pelos docentes
Avaliação dos internatos médicos
Avaliação dos laboratórios de simulação realística pelos discentes
Avaliação dos laboratórios de simulação realística pelos docentes
Avaliação da infraestrutura e serviços pelos discentes – Cursos presenciais e a distância
Avaliação da infraestrutura e serviços pelos docentes – Cursos presenciais e a distância
Avaliação das condições institucionais pelos coordenadores de curso
Avaliação das condições institucionais pelos colaboradores do corpo técnico-administrativo
Avaliação dos projetos de extensão pelos discentes
Avaliação dos programas de Residência Médica
Perfil do aluno ingressante – Graduação*
Perfil do aluno ingressante – Pós-Graduação
Pesquisa de acompanhamento das iniciações científicas
Pesquisa de satisfação de final de curso – Graduação
Pesquisa de satisfação de final de curso – Pós-Graduação*
Pesquisa de satisfação da Clínica-Escola Promove São Camilo
Em 2024, a CPA do Centro Universitário São Camilo aderiu à Rede de Autoavaliação Institucional do SEMESP. Durante um ciclo avaliativo de um ano, as IES participantes refletiram sobre seus objetivos, modos de atuação e resultados em cinco áreas de avaliação institucional, considerando as 10 dimensões do Sinaes. Em setembro, no 26o FNESP, foi entregue o certificado às instituições que concluíram a autoavaliação. Os resultados ajudarão as instituições a entender seu status atual, compromissos de curto prazo e metas de médio e longo prazo.
Figura 1. Integrantes da Rede de Autoavaliação Institucional receberam certificação durante o 26o FNESP – Setembro 2024
Figura 2. Certificado recebido pelo Centro Universitário São Camilo pela participação no Ciclo do Projeto de Autoavaliação Institucional do SEMESP –2023/2024
SOLUÇÕES CORPORATIVAS
Silvia Novaes Barreto Coordenadora de Soluções Coorporativas
Em 2024, a área de Soluções Corporativas passou por uma mudança administrativa e de nome, reforçando seu papel no desenvolvimento profissional com capacitações, treinamentos personalizados e cursos in company. Com foco em ser um hub de negócios, atende tanto internamente quanto ao mercado corporativo, promovendo o aprendizado contínuo (lifelong learning) para manter a competitividade no mercado de trabalho. A atualização constante é essencial devido às inovações tecnológicas e demandas do mercado, ampliando a capacidade de adaptação, criatividade e resolução de problemas. Além das formações tradicionais, cursos livres e treinamentos são meios acessíveis para esse aprendizado contínuo, garantindo relevância e preparação para mudanças na sociedade.
Em 2024, a área de Soluções Corporativas evoluiu com processos mais estruturados e a introdução do Marketplace São Camilo, que modernizou a oferta de cursos livres e métodos de pagamento. A área reforçou conexões com o mercado externo e a rede de Hospitais Camilianos, ampliando treinamentos e parcerias estratégicas. Desde 2022, a área tem se desenvolvido como um departamento estratégico, expandindo seu escopo para atender tanto o público interno quanto o mercado de saúde.
Pilares estratégicos:
• Oferta de cursos livres: cursos de curta duração para certificações rápidas e desenvolvimento profissional.
• Treinamentos para o mercado externo: capacitações personalizadas para instituições, utilizando a expertise do corpo docente.
• Atendimento aos hospitais camilianos: capacitação para mais de 40 hospitais, fortalecendo a imagem do Centro Universitário.
Em 2024, houve fortalecimento de parcerias, prospecção de novos projetos e expansão de cursos livres, consolidando o Centro Universitário São Camilo como um player relevante no mercado de educação continuada.
Principais resultados da área
Os resultados do ano demonstram o impacto crescente das ações da área. A seguir, destacam-se alguns indicadores:
• 24 turmas ofertadas, totalizando 553 alunos, com destaque para cinco cursos gratuitos.
• 16 turmas de cursos com atividades práticas em laboratório e Simulação Realística.
• Mais de oito áreas do conhecimento abordadas (Enfermagem, Fisioterapia, Radiologia, Nutrição, Gestão etc.).
• Nove ações de treinamentos, com impacto em 743 alunos, com destaque para: Cursos personalizados para a Prefeitura da cidade de São Paulo, Treinamentos in company em outros estados do Brasil.
• Total de alunos capacitados/treinados em 2024: 1.296.
Perspectivas futuras
• Ampliar e consolidar parcerias externas.
• Expandir projetos de capacitação para profissionais internos e da rede hospitalar Camiliana.
• Otimizar processos e fluxos para oferecer mais com custo operacional controlado.
• Implementar uma nova plataforma digital para cursos assíncronos, proporcionando maior flexibilidade e ampliando a receita dos cursos livres.
10COLÉGIO TÉCNICO SÃO CAMILO
Denis Ricardo Senerino Diretor do Colégio São Camilo
No ano letivo de 2024, a gestão escolar e a equipe do Colégio São Camilo comprometeram-se a manter a excelência educacional, focando no aluno, na educação moderna, nas metodologias de ensino, nas tecnologias e nos valores, como respeito, disciplina e solidariedade. A colaboração entre professores, funcionários e estudantes foi essencial para superar os desafios, refletindo união e perseverança. O compromisso com a formação de cidadãos críticos e conscientes é resultado do trabalho árduo e apaixonado de todos, transformando o Colégio São Camilo em um espaço de aprendizado e crescimento contínuo.
Tabela 1. Número de alunos referente a dezembro de 2024
Técnico em Enfermagem 411
Técnico em Radiologia 82
Especializações técnicas 26
Qualificações profissionais 21
*Turmas no formato modular apresentam variação em seus números ao longo do ano letivo. Cursos e turmas
O Colégio São Camilo oferece diversos cursos de extensão e aprimoramento, beneficiando alunos e candidatos externos ao desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Destaques incluem cursos de Tomografia Computadorizada para Iniciantes, Cálculo de Medicação e Cuidados de Enfermagem, Aleitamento Materno, Prevenção e Controle de Infecção em Feridas com Foco em Curativos, e Assistência de Enfermagem na PCR. Desenvolvimento de equipes
No início de 2024, foi realizada uma reunião pedagógica com docentes, direção e coordenação para refletir sobre os avanços de 2023 e planejar o novo ano letivo. A reunião incluiu uma dinâmica de integração para fortalecer o trabalho coletivo e
o engajamento. A equipe administrativa participou de uma atividade no Escape Hotel para aprimorar a colaboração, comunicação e resolução de desafios em grupo.
Projetos Integradores
O Colégio São Camilo destaca o Projeto Integrador em sua matriz curricular, que visa conectar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os alunos, em colaboração com os docentes, são incentivados a contribuir ativamente para as comunidades, propondo soluções e implementando ações práticas. Isso fortalece o trabalho em equipe, a empatia e a responsabilidade social, enfatizando a capacidade de cada aluno de transformar realidades comunitárias.
Tabela 1. Arrecadações dos Projetos Integradores de 2024
Brinquedos 354 unidades
Materiais escolares
Alimentos não perecíveis
180 itens
3.490 kg
Doces 3.411 unidades
Higiene
300 itens
Figura 1. Equipe administrativa no Escape Hotel
Tabela 2. Ações e eventos – Colégio Técnico 2024
Março | Projeto de Doação IBCC
Maio | XV Semana de Enfermagem: cuidando com empatia – A arte da Enfermagem além do técnico
Agosto Dourado
Setembro Amarelo
Em março, mês dedicado à mulher, alunos se uniram para arrecadar produtos de beleza, com o objetivo de apoiar mulheres que enfrentam desafios e promover a solidariedade.
Esta edição destacou como a prática da Enfermagem transcende as habilidades técnicas, integrando o toque humano como elemento essencial no processo de cura e bem-estar.
Outubro Rosa
Novembro Azul e Radiologia 360°
Campanha de conscientização que ocorre anualmente no mês de agosto, com o objetivo de promover o aleitamento materno.
Celebrado com a “Árvore do Setembro Amarelo” que teve como objetivo principal promover a conscientização sobre saúde mental e a valorização da vida, incentivando o diálogo e o cuidado emocional na comunidade escolar.
Com o apoio do @projetonutrionco e @institutoprotea, foi realizada uma palestra com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em novembro, os cursos técnicos de Radiologia e Enfermagem, com a participação dos alunos, promoveram uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina, destacando a importância da prevenção e cuidados regulares.
Durante a Semana da Radiologia, foram realizadas diversas palestras educativas e uma exposição sobre a história da Radiologia, organizada pelos próprios alunos.
Tabela 3. Colégio em números
Atendimentos presenciais 1468
Atendimentos telefônicos 1492
E-mails respondidos 1292
Atendimentos agendados 865
Processos pedagógicos 1277
Documentos emitidos 1401
Matrículas recebidas 174
Número de alunos rematriculados 812
Processos de reintegração recebidos 207
Cancelamentos e trancamentos 111
Congresso Multiprofissional
No 9o Congresso Multiprofissional, 14 trabalhos de alunos e professores foram aprovados para apresentação, reafirmando nosso compromisso com a qualidade do ensino e a relevância das produções acadêmicas.
Parcerias
O colégio estabelece parcerias com empresas para promover o aprimoramento pessoal e profissional dos candidatos, fortalecendo o compromisso com a sociedade e preparando-os para o mercado de trabalho. Destaques incluem o Instituto Jovem Profissional – FJP e a BSL Saúde.
Visitas técnicas: conectando teoria e prática
As visitas técnicas são essenciais para os alunos dos cursos técnicos, proporcionando imersão prática no mercado de trabalho e permitindo a aplicação do conhecimento teórico em ambientes reais.
Cerimonial de conclusão dos cursos técnicos
A formatura celebra a conclusão dos cursos, reconhecendo o esforço e as conquistas dos alunos. O evento homenageia os formandos, celebrando suas trajetórias com famílias, amigos e a comunidade escolar, fortalecendo os laços e o sentimento de pertencimento à instituição.
11EVENTOS E EXPERIÊNCIAS
(Vivências memoráveis)
PASTORAL UNIVERSITÁRIA
Padre Manoel Roberto Gonçalves de Pinho Coordenador de Pastoral
A Pastoral Universitária é a ação evangelizadora da Igreja, compreendendo, cada vez mais, o âmbito universitário. Sempre buscando um olhar acolhedor e dinâmico aos alunos e colaboradores. A exemplo de São Camilo de Lellis, buscamos “Mais coração nas mãos”, auxiliando a Comunidade Universitária a articular, de maneira adequada, sua vida acadêmica, pessoal e social com a fé.
Ações da pastoral no ano de 2024
No ano de 2024, tivemos algumas mudanças administrativas devido à mudança de cargo do nosso Capelão, Padre Lucas Rodrigo da Silva.
1o semestre/2024
• Não tivemos as missas semanais nos campi e na Clínica-Escola Promove.
• Mantivemos as seguintes atividades: Momentos de oração nos setores; Intervalo musical; Atendimentos na sala da Pastoral aos alunos e colaboradores; Momentos de musicalização ao piano no campus Pompeia; Momentos de oração nas capelas.
2o semestre/2024
• Acolhemos o novo Capelão, Padre Manoel Roberto Gonçalves de Pinho.
• Retomamos as missas semanais, os ensaios do coral, as estratégias de fluxo e ações da Pastoral.
• Implementamos novas ações, como grupos de diálogo com os alunos.
Tabela 1. Contribuições da Pastoral Universitária em eventos diversos, atendendo ao convite do setor de Eventos e seus respectivos proponentes
Data Atividade
05 e 09/02/2024
19/02/2024
20/02/2024
20 a 27/06/2024
07/03/2024
08/03/2024
28/03/2024
10/04/2024
12/04/2024
16/04/2024
26/04/2024
15/07/2024
Agosto
02/10/2024
09/11/2024
Participação na recepção dos alunos ingressantes de Medicina (campus Ipiranga), cantando e acolhendo a chegada dos alunos
Participação na recepção dos alunos ingressantes dos cursos presenciais na unidade Pompeia, com apresentação de piano e voz
Participação na recepção dos alunos ingressantes dos cursos presenciais na unidade do Ipiranga, com apresentação de violão e voz
Participação na Campanha da Fraternidade de 2024, desde o regulamento até a distribuição dos alimentos arrecadados
Intervalo musical Especial Dia da Mulher, com apresentação musical e entrega de uma rosa nas unidades do Ipiranga e Promove
Intervalo musical Especial Dia da Mulher, com apresentação musical e entrega de uma rosa na unidade da Pompeia
Missa da Ceia do Senhor no campus Ipiranga, presidida pelo Capelão universitário Pe. Lucas Silva
Intervalo musical no campus Pompeia, promovendo alegria e interação nos intervalos dos alunos
Participação na Palestra da Humanização, com a presença da enfermeira Cristina Muñoz (Espanha)
Intervalo musical no campus Ipiranga, realizado no refeitório para maior participação dos alunos
Intervalo musical no Promove, com bons resultados de interação dos alunos em estágio
Celebração do Dia de São Camilo de Lellis no campus Ipiranga, com missa presidida pelo Superior Provincial
Momento de espiritualidade nas colações de grau da Graduação e do Colégio Técnico
Apresentação musical na abertura do “Retrospectiva COP XXVIII – Laudato Si’ Juntos no cuidado integral na pessoa humana e da criação”
Contribuição no 9o Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo
15 e 16/12/2024 Momento de Espiritualidade nas Colações de Grau
20/12/2024
Missa de final de ano, com apresentação do Coral Orgulho de Ser Camiliano e apoio na organização da festa
EVENTOS
Luciana Vitalino de Oliveira Camelo Coordenadora de Eventos
O Setor de Eventos do Centro Universitário e Colégio São Camilo planeja, gerencia e acompanha todos os eventos da instituição, desde iniciativas institucionais até eventos de parceiros externos. Em 2024, celebrou três anos após uma reestruturação, consolidando-se como um pilar estratégico para experiências acadêmicas e institucionais. A equipe, dedicada e especializada, garante a excelência e conformidade dos eventos, incorporando a missão camiliana de humanização e respeito, transformando cada evento em uma oportunidade de aprendizado e impacto positivo na comunidade acadêmica.
Ações realizadas em 2024
• Realizou 454 eventos, promovendo aprendizado, celebração, cultura e networking.
• Implementou ClickUp para melhorar gestão e eficiência operacional.
• Ações estratégicas como Panda Food e Feira Camiliana fortaleceram o relacionamento com a comunidade.
• Fortaleceu presença digital no Instagram (@eventossaocamilo).
Eventos institucionais realizados em 2024
• Workshops de Integração e Formação Docente.
• Recepção de ingressantes.
• COMUSC.
• Fórum de inclusão do curso de Pedagogia.
• Semana da Enfermagem.
• Cerimônia do Jaleco.
• Simpósio de atualização em Psicologia.
• Agosto Dourado.
• Simpósio de Farmácia.
• Simpósio de Fisioterapia.
• Congresso Multiprofissional.
• Dia da Biomedicina.
• Cerimônias de colação de grau.
• Conclusão de Curso Técnico.
Eventos Administrativos em 2024
• Santa Missa de Páscoa.
• Dia das Mães.
• Dia de São Camilo de Lellis.
• Dia dos Pais.
• Santa Missa de Final de Ano e Confraternização.
Figura 1. Feedbacks de eventos realizados
Para 2025, o Setor de Eventos se prepara para novos desafios, buscando aprimorar ainda mais a experiência dos eventos acadêmicos e institucionais. Entre as prioridades, estão a ampliação das iniciativas de inovação, o fortalecimento das parcerias estratégicas e a otimização contínua dos processos, garantindo mais eficiência e impacto. Com dedicação e compromisso, a equipe segue alinhada aos valores camilianos em cada evento realizado.
GALERIA DE MOMENTOS MARCANTES
No Centro Universitário São Camilo, são muitas as celebrações que unem os colaboradores, mas duas delas são a marca da nossa instituição. Em julho, realizamos a Festa de São Camilo, um momento de devoção e alegria que reforça nossos valores. Em dezembro, a Festa de Confraternização - que, em 2024 teve o tema Tropical, o que trouxe cores vibrantes e muita animação, encerrando o ano com muita alegria.
A união entre todos os colaboradores representa os princípios camilianos e é a força motriz da nossa instituição. O sucesso compartilhado prova que o esforço conjunto valoriza cada contribuição individual, permitindo alcançar grandes feitos.
Aproveite nossa Galeria de Momentos Marcantes: as fotos das festas de julho e dezembro de 2024 capturam a essência dessas celebrações, eternizando os sorrisos e a alegria de nossa comunidade camiliana.