1 minute read

Um pulmão verde onde se respira

Com cerca de 4800 habitantes, Monte Córdova é um autêntico “pulmão verde” do concelho de Santo Tirso. Ali, em plena serra que dá nome à freguesia, mais exatamente na aldeia de Redundo, nasce o rio Leça, cuja reabilitação está prestes a tornar-se uma realidade.

Em 2022, a Câmara Municipal de Santo Tirso transferiu para a Junta de Freguesia de Monte Córdova cerca de 122,7 mil euros. Verbas que, nas palavras da presidente da autarquia, Andreia Correia, foram decisivas para a concretização de vários projetos.

Advertisement

Se o fim de ruas em terra tem sido um caminho para o desenvolvimento da freguesia, obras como a construção da rede de saneamento, que segue em ritmo acelerado, constituem um avanço histórico fundamental.

Andreia Correia, presidente da Junta de Monte Córdova desde as eleições autárquicas de 2021, considera que os “apoios dados pela Câmara Municipal de Santo Tirso têm sido fundamentais para a concretização de vários projetos na freguesia”.

A autarca destaca o investimento realizado no âmbito do plano de erradicação de ruas em terra, sublinhando que, no caso de Monte Córdova, “são bastante extensas, pelo que a respetiva pavimentação envolve valores muito significativos”.

Sem as verbas transferidas pela Câmara Municipal, que em 2022 ascenderam a 100 mil euros, “a Junta de Freguesia jamais conseguiria concretizar esse objetivo de acabar com os caminhos em terra”.