__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

2019

RELATÓRIO DE ATIVIDADES


ÍNDICE

02_introdução 10_redes

28_comunicação

03_linha do tempo

13_ações

34_finanças

17_informações

36_parceiros e colaboradores

05_projetos

26_advocacy


FORTALECENDO E INOVANDO PARA MELHORAR O CAMINHAR NAS CIDADES O ano de 2019 foi de reflexões, amadurecimento e resiliência para o SampaPé!. Em um ano de tantas conturbações políticas, re-encontrar os espaços, ter fôlego e avançar nas pautas e alcance foi um desafio constante. Nossas frentes de atuação Relacionamento com Poder Público e Mobilizações; Estudos, Pesquisas e Seminários; Mapas e Mapeamentos; Engajamento Comunitário; Caminhadas e Passeios a Pé; Comunicação ganharam novas dimensões e novas formas de realização, com mais parcerias e projetos de contratação direta.

Fomos para outras cidades e países para reforçar o tema, sua relevância e encontrar outras redes e articulações. Nos destacamos na atuação e discussão sobre legibilidade urbana - como a cidade se comunica com quem está a pé na produção de conteúdo e prática de cidades que acolham e garantam liberdade às mulheres e meninas. Realizamos diversas oficinas e capacitações e tivemos projeção internacional da nossa atuação.

Intervenção urbana realizada na Paulista com a Consolação em São Paulo


LINHA DO TEMPO janeiro Aparições em mídias valorizando os projetos e caminhar nas cidades. Recepção de líderes urbanos globais. Início da colaboração no Plano Piloto de Arborização de Calçadas com a dimensão da caminhabilidade.

março

as o d res ã ç a e tinu Mulh n o o . !. C es d antes ACTO õ ç a inh aN Cam inar d b e ial We ços d o soc a ã Esp icipaç a do t . par icipal eman S n mu tação 2019. p a ar C inh m Ca

fevereiro

maio

Av al

iaç ão

tro n ina con ingto emin a. n E sh ibi an aF lid cam Wa eranç o Urb a O d inh fici e N Lid estã ab na s aka de G ilid m na cinas bilida ad oluçõ ura en . M e Ofi inha SC. as. Manifesto do ponto de m E Ur apa a Sa s de Ca sos S rban d ba U nis o Bi úde. Papo cidade com ônibus ideal para o Id chas . x m Pedro Gouveia. e Pra o tá iga. cy meninas e mulheres. r B oca Ca ças tico v Aula de advocacy FGV. d Passeio a pé no Jardim mi A nh mais Articulação Semana do áve Nakamura. is. Caminhar. Índice Cidadão de Vá a Pé Rio de Janeiro. Caminhabilidade na Rotas Escolares Saúde. Seguras Jardim Advocacy sobre Nakamura. patinetes.

leg

abril

junho


julho

. har n i o Cam em Sã o d r ive ana Sem uisa V estre. q Pes lo: Ped how e S Pau crete ua do R n Co curso Concurso em n o de . a C o d #descobriapé. ili os ur Fut inhab istóric Jornada Cidade para Cam tros H S. RB n Mulheres. U e . C a ape vist Caminhabilidade em Igu go Re i São Carlos. Art Conexão com Ribeirão Preto para Ruas Abertas. Camiseta comemorativa Paulista Aberta.

agosto

setembro

As

novembro

as lític o P ia es lher iênc Aud icas Mu s l Púb inhante o t Cam jamen 020 e 2 Plan tégico a Estr

sem W blé alk2 Índ ice Inter ia An 1 em Téc na u R nic cion al da otte r od a F e C l de eder dam. P a a sen min edes ção NACTO em Toronto. sív hab tres ilid el . Mapas Bixiga a Pé Vá a Pé CPTM. em a Gê ade Viagens de mulheres n Pa Contagem de fluxos les Curi ero t em ônibus em Curitiba t i metrô Saúde. ra SE ba. Mapeamento Espaços SC Semana da Mobilidade. . Públicos Publicação Webinar Mulheres em #Descobriapé. Movimento Arena ANTP. Entrevista Paulista Aberta no FAAP Advocacy HUB. Relato sobre Walk 21

outubro

dezembro


Projetos são iniciativas mais extensas, que conseguimos criar algo novo, articular e implementar mudanças nos territórios. Para realizar os projetos ampliamos a equipe, fazemos parcerias locais e com outras organizações e geramos novos conhecimentos. É extremamente desafiador mas certamente quando promovemos maiores mudanças.

PROJETOS


Passeia Jardim Nakamura

CONFIRA

Parceria de coordenação: Instituto COURB. Parceiros locais: Favela da Paz, Ciclo social arte, Manifestintação, Fluxo imagens, FNK, escolas municipais e estaduais no bairro. Apoio: Casa Cidades - via edital.

Matéria na Globo

Projeto de legibilidade cidadã para melhorar a experiência do caminhar com coesão social e valorização do território. Processo de engajamento, mapeamento, co-construção, mutirão, roteirização e capacitação para implantar um sistema de sinalização para pedestres de indicação, localização e informação em bairro da periferia de São Paulo junto com a comunidade.

Promovendo história e ativos locais, como com a criação de marcos por graffitis realizados por coletivos locais. Além disso, foi realizada a capacitação em roteirização e passeios com realização de um passeio a pé no território. Esse projeto foi iniciado em 2018 e encerrado em 2019.

Vídeo do projeto

Publicação sobre processo de Legibilidade Cidadã


Mulheres Caminhantes!

CONFIRA

Parceria de coordenação: Rede MAS. Parceiros locais: Fórum de Mulheres da Zona Norte.

Publicação final das ações do projeto

Apoio: Casa Cidades - via edital.

Projeto de participação de cidadã na avaliação e construção de ações e políticas para que o ambiente urbano seja mais seguro e acolhedor para meninas e mulheres. Essa etapa consistiu em realização de ações para chamar atenção e melhorar questões antes diagnosticada pelas mulheres participantes, gerando o discurso da cidade para mulheres. Como principais ações neste ano houve o grafittaço de

empoderamento, a construção do manifesto do ponto de ônibus ideal e a audiência pública na Câmara Municipal.

Vídeo do projeto

Artigo Revista URBS Esse projeto foi iniciado em 2018 e encerrado em 2019.


Caminhabilidade Saúde Parceria de realização: Ecobairro. Parceiros locais: Horta da Saúde, Subprefeitura Vila Mariana, Agenda 2030. Apoio: Voluntárias SampaPé!

Projeto de inserção de melhorias de caminhabilidade por meio análise e proposta colaborativa com conselheiros e conselheiras e cidadãos no bairro da Saúde em São Paulo. Realizamos o Índice Cidadão de Caminhabilidade com as pessoas para inserir propostas e melhorias a partir do Plano Piloto de Arborização da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Subprefeitura do bairro.

Esse projeto foi iniciado em 2019 e continua em 2020 principalmente para realização de ações e como um exemplo de ações cidadãs combinadas à ações públicas.

CONFIRA Texto sobre aplicação do Índice Cidadão de Caminhabilidade


Caminhabilidade e Gênero Curitiba Parceria de realização: Metrópole 1:1. Parceiros locais: IPPUC Curitiba Apoio: BID

assim como, ter efeitos longo prazo do tema em projetos futuros realizados pelas pessoas participantes.

CONFIRA Apostila da Metodologia do Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero

Projeto de capacitação e aplicação de metodologia para avaliação de gênero e caminabilidade para implantação em projeto de melhoria de transporte público na cidade de Curitiba. Elaboramos metodologia e apostila, curso e capacitação no tema, aplicação no espaço público e depois análise dos resultados. A capacitação aos técnicos da prefeitura de Curitiba tem como objetivo adicionar elementos de gênero e caminhabilidade no projeto,

Matéria na Globo Curitiba


Redes corresponde a nossa articulação ou participação em outras redes de organização e atores/atrizes do cenário da transformação dos ambientes urbanos em lugares mais caminháveis para fortalecer a atuação.

REDES


Semana do Caminhar EVENTOS DAS

A Semana do Caminhar é um ORGANIZAÇÕES evento anual criado e coordenado pela SampaPé! que aconteceu em sua terceira edição em 2019. O evento ocorre abrigando o Dia Mundial do Pedestre (8 de agosto) e articula cidades e organizações de todo o Brasil para essa celebração. Esse ano o tema foi "aprender caminhando" e teve pesquisa sobre pedestres em São Paulo, transformação de espaços públicos em Florianópolis, muitas caminhadas em Belém entre outras.

CONFIRA Site do Evento CAMPANHA “APRENDER CAMINHANDO”

CONCURSO “DESCOBRI A PÉ”

Balanço da Semana do Caminhar 2019 Publicação #DescobriAPé


Outras redes FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE PEDESTRES

Estivemos presentes na Assembléia Geral da IFP (International Federation of Pedestrians) a qual fazemos parte junto a organizações do mundo todo.

● ● ● ● ●

REDE LATINOAMERICANA CAMINHÁVEIS

POR

CIDADES

Continuamos junto com diversas organizações da América Latina trocando experiências e criando um modelo de rede e colaboração. REDE DE MOBILIDADE E SUSTENTABILIDADE SÃO PAULO Articulada pela Rede Nossa São Paulo estivemos nos reunindo o ano todo ente diversas organizações em São Paulo para combinar as agendas de mobilidade e sustentabilidade, nos fortalecer e criar formas de avaliar e gerar mais impacto nesses temas.

Colaboração no Guia de Cidades Sustentáveis da Fundação Tide Setubal Encontro Caminhos do Urbanismo Tático do WRI Jornada Cidade para Mulheres Think Olga Reunião com o Movimento Ruas Vivas em Ribeirão Preto Semana da Mobilidade com várias organizações Índice de Mobilidade Corporativa


Ações são mais rápidas, táticas para ativar pessoas, espaços e promover mudanças ainda que efêmeras que levem a reflexão e a outras demandas e alterações a mais longo prazo. Adoramos colocar a mão na massa nas cidades e aprendemos muito sobre o comportamento das pessoas nessas ações.

AÇÕES


Intervenções PAULISTA X CONSOLAÇÃO Realizamos intervenção de urbanismo tático na Paulista com a Consolação junto com voluntários da WeWork para celebrar o dia da terra e deixar o espaço mais caminháveis.

CONFIRA Vídeo da ação da Paulista com a Consolação

Matéria da Globo Texto sobre a ação


MAPAS BIXIGA

EMPLACANDO A CIDADE

Fixamos alguns mapas do Bixiga a Pé no território em fachadas de parceiros e estratégicas para quem estiver passeando pelo bairro.

Lançamos a iniciativa para colocar comunicações hackers nas cidades como forma de facilitar, demandar e estudar a interação das pessoas

CONFIRA

CONFIRA

Texto sobre mapas Bixiga a Pé

Texto sobre a iniciativa

Mapa no celular


Passeios PASSEIO LÍDERES GLOBAIS URBANOS

PASSEIO BIXIGA SESC

Fizemos um Passeios a Pé com pessoas de diversos lugares do mundo, participantes do programa Global Governance Futures, para ajudá-las a refletir sobre os desafios urbanos através da andança observadora por São Paulo.

Fizemos o passeio pelo Bixiga, desta vez com esta turma animada do SESC Carmo e com muita música do Adoniran Barbosa. A atividade foi regada com muita música, e também reflexão sobre o “progresso” da cidade que ele tanto retratou, o cenário, convivência e as múltiplas pessoas do Bixiga que o inspiraram.


Informar, formar, capacitar também é o que buscamos por meio de diversos formatos, sejam materiais gráficos, mapeamentos, oficinas formativas, metodologias participativas, palestras e debates. Assim, ampliamos o alcance e o conhecimento sobre caminhar nas cidades para estimular cidades mais caminháveis e ter mais aliadas e aliados nessa busca.

INFORMAÇÕES


Palestras e Debates SUMMIT GROW

CONCRETE SHOW

A Leticia participou do primeiro Summit da Grow de Micromobilidade e Segurança reforçando a importância e prioridade da mobilidade a pé.

Com o tema Caminhabilidade e Ruas do Futuro a Leticia palestrou na feira Concrete Show na área da ABCP (Associação Brasileira de Cimentos Portland). Em que também foi jurada do concurso de Ruas do Futuro promovido pela associação.

CONFIRA Vídeo do debate

EXPO JORGE WILHEIM BRECHAS URBANAS O encontro mensal promovido pelo Itaú Cultural teve como tema experimentar a cidade e pudemos contar sobre muitos dos nossos projetos que usam a experiência como ferramenta de sensibilização e engajamento.

CONFIRA Vídeo da conversa

Como parte da exposição sobre o Jorge Wilheim no SESC Consolação participamos da Conversa na Praça sobre Ruas para Pedestres, falando sobre a Paulista Aberta e outros princípios e conhecimentos.

● ● ● ●

EREM (Encontro Regional Estudantes de Medicina) Pesquisa Paulista Aberta Apresentação Pesquisa Pedestre CPF SESC Apresentação de Artigo na ARENA ANTP


Formações PAPO CIDADE

ÍNDICE CIDADÃO DE CAMINHABILIDADE

ADVOCACY PAULISTA ABERTA

Realizamos algumas formações da metodologia participativa original do SampaPé! para avaliar caminhabilidade nas ruas junto aos SESCs Ipiranga, Guarulhos, Carmo e São Carlos.

Nos cursos de Advocacy na FGV e do Advocacy HUB fomos convidadas a apresentar o caso de mobilização e incidência para a Paulista Aberta.

Também fizemos uma oficina para formar novas pessoas para facilitar a metodologia junto com a gente nos nossos projetos. MAPAS E APLICATIVOS MOBILIDADE Realizamos para os SESCs durante a Semana de Prevenção de Quedas de Idosos oficinas sobre aplicativos que ajudam a se deslocar pela cidade.

CAMINHABILIDADE HISTÓRICOS

EM

CENTROS

Fomos a Iguape no encontro da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) sobre mobilidade em centros históricos para ensinar sobre conceitos e soluções de caminhabilidade, assim como promover uma atividade prática.

CONFIRA Vídeo da Formação

Iniciamos projeto que convida especialista de outras cidades que estão visitando São Paulo a compartilhar conhecimento técnico de experiência em promoção de caminhabilidade em suas cidades. GRUPO DE ESTUDOS PENSAR A CIDADE Realizamos um encontro do nosso grupo de estudos que acontece desde 2017 para discutir textos teóricos sobre urbanismo e caminhar nas cidades.


Mapas Criação de conteúdos e materiais com base em mapas e mapeamentos para estimular o caminhar, ampliar o conhecimento territorial e trazer informações para reflexão e desenvolvimento do pensamento urbano das cidades. Nesse sentido, ampliamos os mapas Vá a Pé! que indicam o tempo a pé entre estações de transporte consolidadas na cidade, lançando versão atualizada de São Paulo, versão do Rio de Janeiro em parceria com Caminha Rio e Giro Urbano e também a versão de estações da CPTM dentro do território do município de São Paulo.

Além disso, a Leticia participou do mapa Guia de Pinheiros indicando lugares que só quem caminha vê, passa e permanece, como atalhos. Demos continuidade com o mapa do Bixiga a Pé lançando as versões online e instalando o mapa no bairro, para quem passa a pé. E em projetos especiais realizamos um mapeamento de praças e espaços públicos para a Smart Fit para promover atividades esportivas em espaços públicos.

CONFIRA Mapa online do Guia de Pinheiros Mapa online do Bixiga (abre no google maps) Mapa do Bixiga em PDF para impressão


Vá a Pé

CONFIRA

bit.ly/vaapesp

bit.ly/vaaperj

bit.ly/vaapecptm


Conferências Estivemos presentes em três eventos internacionais: encontro promovido pelo BID em Washington de Liderança Feminina na Gestão Urbana, NACTO Design Cities em Toronto e no Walk 21 em Rotterdam. Apresentamos nossos projetos, fizemos conexões internacionais e encontramos amigas/os e colegas atuando em diversos lugares do mundo, ampliando nosso repertório e possibilidades de atuação.

CONFIRA Encontro no BID Painel no NACTO Design Cities Texto sobre Walk21

Toronto - Canadá NACTO Design Cities

Washington - Estados Unidos Liderança Feminina na Gestão Urbana no BID

Rotterdam - Holanda Walk21 Rotterdam


Webinars Em fevereiro a Leticia, diretora do SampaPé!, apresentou (em inglês) sobre o processo de mobilização da Paulista Aberta no webinar da NACTO com o tema: Ruas para Pessoas, o caso de ruas abertas. Em novembro apresentou (em espanhol) sobre caminhabilidade e gênero com ênfase nos projetos Mulheres Caminhantes! e no Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero no webinar do Mujeres en Movimiento. Ambas oportunidades demonstram a validação internacional dos projetos realizados e também ampliam o alcance e conexões.

CONFIRA Webinar da NACTO Webinar Mujeres en Movimiento


Prêmios PAULISTA ABERTA FINALISTA NO UNICEF CHILD FRIENDLY CITIES INITIATIVE

CONFIRA

A Paulista Aberta foi a única iniciativa da América Latina finalista do Prêmio da UNICEF de Iniciativas Urbanas Amigáveis para Crianças.

Vídeo que conta sobre a iniciativa e benefícios para crianças


Publicações ARTIGOS ●

¿Cómo observar y evaluar el espacio público con las mujeres para contribuir con la construcción de ciudades seguras y sostenibles? - Alice Junqueira, Ana Carolina Nunes, Leticia Leda Sabino - acesse

Sociedade Civil Organizada Amplia a Participação na Lei de Calçadas de São Paulo - Kelly Cristina Fernandes Augusto, Hérika Klafke Pritsch, Leticia Leda Sabino acesse

MANUAIS/GUIAS Intervenciones urbanas hechas por ciudadanos: Estrategias hacia mejores espacios públicos Fomos citados no manual criado pelo "Ocupa tu Calle" de Lima com a mobilização e realização da Paulista Aberta.

CONFIRA Baixe o manual

NOSSOS MANUAIS E GUIAS Legibilidade Cidadã

Índice Caminhabilidade e Gênero


Advocacy é nossa frente de relação com o poder público não para capacitar e fazer projetos juntos, mas sim para fiscalizar, demandar, incidir e expressar opiniões públicas sobre as ações.

ADVOCACY


Advocacy MUNICIPAL SÃO PAULO

FEDERAL

CONFIRA

Acompanhamento e participação da Câmara temática de Mobilidade a Pé

Nota pública "Radares salvam vidas"

Nota de indignação por 2 anos de sanção do Estatuto do Pedestre

Nota pública Mudanças no CTB Reunião mensal com Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes. Reunião sobre decreto de micromobilidade na cidade Audiências do plano de Segurança Viária Estatuto do pedestre Rotas Escolares Seguras Nakamura Participação em reuniões e demanda por atuação mais efetiva no território.

Nota Pública "Radares Salvam Vidas" Nota Pública "Mudança no CTB vão na contramão da vida"


Expor, dizer, contar, comunicar é uma das nossas frentes mais importantes. Isso se dá porque estamos trabalhando para desestabilizar e desconstruir uma lógica estabelecida: da predominância de deslocamentos sobre pneus, da segregação espacial e social e do individualismo.

COMUNICAÇÃO


Canais Online FACEBOOK

LINKED IN

fb/sampape.sp Rede que temos mais pessoas nos seguindo (aproximadamente 23 mil), onde publicamos com frequência conteúdo em geral, nossos eventos e também os vídeos de projetos e aparições em mídias.

SampaPé! Começamos a publicar também na rede mais importante profissional sobre nossos projetos.

INSTAGRAM @sampapesp Rede que fazemos publicações institucionais sobre os projetos e nossas atuações. Com 3.790 seguidores, também começamos a usar o IGTV. YOUTUBE ONG SampaPé! Canal que manetmos os vídeos institucionais.

MEDIUM @sampape Blog onde publicamos textos dos projetos e nossa newsletter do que realizamos mês a mês. ISSUU sampape Plataforma onde estão todos os nossos manuais e apostilas em PDF para leitura e consulta. SITE sampape.org

CONFIRA Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro


Blog Carta Capital Escrevemos com frequência no nosso blog na Carta Capital onde abordamos questões urbanas e sua relação com o caminhar. No total foram 7 artigos - que são disponibilizados também no nosso medium.

CONFIRA Você aí ,a pé, está sendo multado! Qual é o lugar da "micromobilidade" na cidade? Mulheres são as que mais caminham, e as que menos decidem nas cidades O perigo de “focar no pedestre” em vez de prioriza-lo 5 dicas para reduzir - ou acabar - com mortes de pedestres Idosos têm o direito de caminhar dignamente pelas cidades do Brasil Melhorar a caminhabilidade garante oportunidades e acesso a serviços


Mídia Janeiro: Capital Natural na Band News para falar sobre Mobilidade a Pé Hello Cidades sobre o SampaPé! TV Câmara sobre o mapa Vá a Pé! Fevereiro: Ambiente é o meio na Rádio USP

Março: SP1 Passeia Jardim Nakamura G1 Passeio no Jardim Nakamura Abril: Criança e Natureza Maio: Instituto Claro Net Embratel Bom dia São Paulo sobre a intervenção na Paulista x Consolação


Julho: Editorial turismo Folha sobre Bixiga a Pé

Agosto: Jornal da Cultura para comentar sobre Mobilidade e Urbanismo Metrópoles sobre patinetes CBN Mobilidade a Pé SPTV sobre Pesquisa Pedestres Setembro: Podcast "Mas você vai sozinha?" Outubro: Globo Paraná Índice Caminhabilidade e Gênero Novembro Archdaily


Produtos CAMISETAS COMEMORATIVAS PAULISTA ABERTA POR JULIANA RUSSO Para celebrar o sucesso desse grande programa de ressignificação de espaços públicos da cidade — que temos orgulho de haver idealizado e impulsionado — pedimos para a Juliana Russo criar uma estampa especial. Vendida nos nossos eventos e com possibilidade de encomenda online.


FINANÇAS As receitas do SampaPé! De 2019 foram em grande parte por meio de prestação de serviços e projetos como formações, oficinas, palestras, metodologias, pesquisas e análises. Sendo bastante dependente de realização de projetos para clientes a partir do expertise da organização. Não conta com financiadores e apoio institucional, e por isso as receitas são bastante imprevisíveis. E o valor doações também não é regular. Deve buscar mais estabilidade e sustentabilidade financeira para a atuação.

Receitas 2019 Projetos para Organismos Multilaterais

R$ 138.262,12

Projetos para Instituições Socioculturais

R$ 41.694,00

Outros Projetos

R$ 25.254,65

Editais

R$ 13.500,00

Doações

R$ 7.438,65

Total Receitas 2019

R$ 226.149,42


DESPESAS 2019

7% 8%

85%

Pessoas

85%

Materiais

8%

Institucional e Operacional

7%

É possível observar que se mantém uma estrutura de custo organizacional enxuta e gasta-se conforme há projetos para que sejam realizados. Isso se dá devido a irregularidade dos recursos e deve se equilibrar nos próximos anos.


PARCEIROS

Principais parceiros este ano que viabilizaram os projetos e tambĂŠm que realizaram conosco


COLABORADORES Diretoria e coordenação: Leticia Leda Sabino.

Contabilidade: Raul Torres Contabilidade.

Comunicação: Ana Carolina Nunes.

Design: Marina Fraguas, Daó Design e Giulia.

Formações ICC: Andrew Oliveira, Ana Laura Costa, Fernanda Pitombo e Nataly Cardoso.

Audiovisual: Fluxo (Néné), Patricia França e Rachel Schein.

Semana do Caminhar: Alix de Parades e Andrew Oliveira. Mapa Bixiga: Nara Rosetto. Estágio de verão internacional: Mathilde Weill e Frederico Levy Articulação Local: Roger Beats, Kamila Gomes e Daiane Zitto. Assessoria Jurídica: Larissa Sabino.


LINHAS DE ATUAÇÃO 2020 Promover a cultura do caminhar

(IN)FORMAR E CAPACITAR PESSOAS

TRANSFORMAR OS ESPAÇOS

cidades mais caminháveis

PRODUZIR CONHECIMENTO CRIAR E ARTICULAR REDES

ENGAJAR O PODER PÚBLICO Humanizar as cidades


Profile for SampaPé!

Relatório de Atividades 2019 - SampaPé!  

Confira nossas atividades em 2019. Como parte da nossa estratégia de transparência fizemos o relatório de atividades do ano de 2019, a ser...

Relatório de Atividades 2019 - SampaPé!  

Confira nossas atividades em 2019. Como parte da nossa estratégia de transparência fizemos o relatório de atividades do ano de 2019, a ser...

Profile for sampape
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded