1 minute read

Venda interna de papel nacional cresce e ocupa espaço de importação menor

Os fabricantes nacionais de papéis para imprimir e escrever (I&E) aumentaram em 4,4% suas vendas internas, o equivalente a 21 mil toneladas a mais no primeiro quadrimestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2012. Este excedente veio da redução das exportações, da ordem de 15%, 55 mil toneladas que deixaram de ser ofertadas ao mercado externo. No mesmo intervalo, as empresas brasileiras frearam as importações em 10%, comprando 23 mil toneladas a menos em relação ao ano anterior. Os dados fazem parte do relatório Conjuntura Setorial da Bracelpa, divulgado mensalmente com os principais números do setor de papel e celulose.

Deacordocomodocumento,dejaneiro aabrilaprodução total de papel nacional foi 3.435 mil toneladas, deste total 868 mil toneladas correspondem aos papéis para imprimir e escrever, apenas 5 mil toneladas a mais que nos primeiros quatro meses do ano anterior Desta produção, 499 mil toneladas foram vendidas internamente e 301 mil toneladas foram exportadas. Até abril de 2012, a produção geral foi de 3.369 mil toneladas, sendo 863 mil toneladas de I&E, das quais 478 mil toneladas saíram como venda doméstica e 356 miltoneladascomdestinoàexportação.

Advertisement

Ainda segundo dados do relatório, no primeiro quadrimestre de 2013 as importações somaram 196 mil toneladas, considerando todos os tipos de papéis destinados à impressão e escrita. No período equivalente de 2012, foram importadas 219 mil toneladas destes itens.

Nos dados sobre o consumo aparente, o relatório considera a produção, as entradas e saídas de papéis, sem levar em consideração as vendas domésticas dos fabricantes nacionais. Com isso, o total inclui o possível estoque acumulado nos pátios industriais. Se considerados apenas os papéis ofertados ao mercado, o consumo ficou praticamente estável, com discreta redução de 0,3%.

Nos quatro primeiros meses deste ano foram consumidas 695 mil toneladas de papéis para imprimir e escrever, sendo 499 mil toneladas produzidas internamente e 196 mil toneladas importadas. Da mesma forma, entre janeiro e abril de 2012, o mercado brasileiro consumiu 697 mil toneladas, das quais 478 mil toneladas provenientes de vendas domésticas e 219 mil toneladas fabricadas em outros países.

This article is from: