Page 1

Edição no.9 Janeiro/2013

zinco em fertilizantes Ministério da Agricultura da China estende a recomendação para uso dos fertilizantes com zinco nas safras de outono e inverno

A implementação total da recomendação para uso nas safras de trigo e batata vai adicionar cerca de 150.000 toneladas de fertilizantes com zinco ao mercado chinês Os fertilizantes com zinco estão sendo recomendados pelo Ministério da Agricultura da China (MoA) como parte do “Guia de Recomendação Científica de Fertilizantes para as safras de outono/inverno de 2012”. A recomendação cobre safras de outono e inverno, tais como trigo, batata, chá, maçã e laranja, em regiões deficientes em zinco. Essa recomendação vai melhorar a produção da safra, sua qualidade e a nutrição humana; também trará o fertilizante com zinco para o domínio da gestão de fertilizantes balanceados e aumentará a produção e uso de fertilizantes com zinco na China.

Nesta edição: O crescimento do zinco no setor agrícola está atraindo investidores

2

Resenha de publicação científica: fertilizantes ajudam no crescimento das culturas E contribuem para melhorar a saúde

2

Benefícios do zinco enfatizados em Conferência sobre micronutrientes na Argentina

5

Importância do Zinco em cultivos e pessoas é reforçada durante a FertBio 2012

6

Plant and Soil publica edição especial sobre zinco

6

Agenda de eventos

7

O micronutriente que apresenta maior deficiência na China é o zinco, atingindo 51% do solo, ou seja, aproximadamente 49 milhões de hectares de terras agrícolas. Os solos calcários com alto pH e baixo material orgânico, típicos do Norte da China, são os mais deficientes em zinco. As maiores safras do Norte da China são trigo e batata, com o total de 23,6 milhões de hectares e 8,4 milhões ha, respectivamente, de áreas plantadas. Se 50% das áreas produtivas de trigo e batata deficientes em zinco tiverem a aplicação do Continua na pág. 2...

Produtores de batata no Distrito de Anding, China. Crédito fotográgico: Adrienne Chu. “Bottom Up.” IFPRI. 3.22.12.

1


...Continuação da pág. 1

fertilizante recomendada pelo MoA, de 15 a 30 kg ZnSO4/ha (de 5 a 10 kg Zn/ ha), 75.000 a 150.000 toneladas de fertilizante com zinco serão utilizadas. Essa é a terceira recomendação para o uso de fertilizante com zinco feita pelo MoA em 2012, que agora atinge a maioria das culturas básicas e muitas outras comerciais. Estima-se que a implementação completa dessas três recomendações resulte em até 300.000 toneladas de zinco no mercado de fertilizantes chinês. Para maiores informações sobre as atividades da Iniciativa Nutriente Zinco (ZNI) na China, contate o Dr. Ming Xian Fan ou visite o site http://www.zinc.org/info/zni_china.

O crescimento do zinco no setor agrícola está atraindo investidores Em um artigo publicado no Resource Investing News, James Wellstead, pesquisador da área de extração de recursos, observa que a capacidade do zinco ser usado tanto para melhorar a produção da safra como na alimentação humana está atraindo a atenção dos investidores.1 “No caso da explosiva demanda agrícola mundial… o papel do zinco como micronutriente pode se tornar crucial e lucrativo”, afirma Wellstead. Cada vez mais os fertilizantes com zinco estão sendo usados para reduzir as deficiências de zinco no solo, nas culturas e na saúde humana, principalmente em países onde a deficiência em zinco nos solos é abrangente, como ocorre na China e na Índia. Hoje, pelo menos 50% de toda a produção de zinco são direcionadas para o uso industrial, tal como aço galvanizado. Mas devido às projeções de ampliação do uso de fertilizante com zinco, Wellstead afirma que “os produtores de zinco estão rapidamente se dando conta de que a demanda para o metal se estenderá para além da área industrial, em direção às terras agrícolas”. Para ler o artigo completo clique aqui.

Resenha de publicação científica: fertilizantes ajudam no crescimento das culturas e contribuem para melhorar a saúde Em uma publicação recente, o International Plant Nutrition Institute (IPNI) aponta a oportunidade para influenciar o uso de fertilizantes, baseandose na melhoria da nutrição e saúde de pessoas vulneráveis ao redor do mundo, especialmente com a provisão dos micronutrientes que são fundamentais para uma vida saudável.

zinco em fertilizantes: janeiro 2013

Novo aplicativo do IPNI: biblioteca fotográfica sobre a deficiência do zinco nutriente Baseado no popular aplicativo do IPNI, Crop Nutrient Deficiency Image Collection, um novo aplicativo para smartphone desenvolvido pelo IPNI possui fotos reveladoras da clássica deficiência do zinco nutriente, documentadas a partir de laboratórios de pesquisa e campos agrícolas, com 14 culturas comuns. A deficiência em zinco está proeminentemente caracterizada em 11 dessas culturas. Além disso, há textos de apoio e ilustrações das deficiências no nutriente. De acordo com o Dr. Terry Roberts, Presidente do IPNI, “Esse é nosso primeiro negócio em aplicativos móveis. Achamos que essa oferta vai gerar muito Interesse… naqueles que precisam de ajuda para identificar os sintomas da deficiência em zinco em culturas comuns”. O aplicativo pode ser baixado em aparelhos de iPhone, iPad ou iPod Touch. Para maiores informações, visite: http:// www.ipni.net/ndapp.

“Enquanto o fertilizante tem sido muito influente na melhoria da quantidade de alimentos produzidos, ele também possui um enorme potencial para melhorar o bem-estar humano, melhorando a qualidade da alimentação”, afirma Rajul PandyaLorch, do Instituto de Pesquisa para Políticas de Alimentação Internacional (IFPRI).2 Novas pesquisas demonstram que além de produzir mais calorias, os fertilizantes também possuem um papel essencial no combate à má-nutrição, oferecendo os micronutrientes necessários para o corpo humano. As deficiências em micronutrientes afetam as vidas de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo. Continua na pág. 3... 1. Wellstead, James. “Zinc to Play Role in Agriculture Boom.” Resource Investing News. Web. 09.07.12 2. IPNI Press Release. http://www.ipni.net/article/IPNI-3269. Data: 13 de Novembro de 2012.

2


zinco em fertilizantes: janeiro 2013

...Continuação da pág. 2

O livro dá vários exemplos da necessidade essencial de micronutrientes, tais como o uso de fertilizante com zinco na Anatólia Central, na Turquia, e a fertilização com potássio para aumentar a concentração de antioxidantes no tomate e soja. “A indústria de fertilizantes está consciente de que os esforços para promover a segurança da alimentação e da nutrição deveriam ser feitos no contexto de melhores práticas de gestão de fertilizantes, como a Gestão de Nutrientes 4R,” acrescenta Luc Maene, antigo Diretor Geral da IFA.

Seminário Anual FAI 2012, Agra, Índia A Associação de Fertilizantes da Índia (FAI) realizou seu Seminário Anual de 10 a 12 de Dezembro de 2012. Havia mais de 1400 participantes, incluindo 200 conferencistas estrangeiros de 40 países, tornando essa uma das maiores conferências sobre fertilizantes realizadas na Índia. Além de sua apresentação nessa conferência, a IZA contou com um estande da Iniciativa Nutriente Zinco, que foi visitado por mais de 100 conferencistas, inclusive autoridades governamentais, representantes da indústria de fertilizantes e de organizações nacionais e internacionais, o que levou a discussões frutíferas e a propostas de vários projetos de parcerias. Para maiores informações sobre o Seminário Anual da FAI ou atividades da ZNI na Índia, contate o Dr. Soumitra Das. Informações sobre o Prêmio IZA-FAI, apresentadas durante o seminário, podem ser encontradas em um artigo nesta página.

A publicação revisada está disponível em capa dura e é composta de 11 capítulos com três seções temáticas, que incluem: 1) Segurança da Alimentação e Nutrição, 2) Alimentos Funcionais, e 3) Redução de Riscos. Maiores informações sobre essa publicação podem ser obtidas pelo IPNI no endereço: http://info.ipni.net/FCIHH.

Ministro do Estado para Químicos e Fertilizantes do governo da Índia, Sr. Srikant Kumar Jena, apresenta o Prêmio Zinco. Uma importante premiação para “Promover o uso de zinco na agricultura indiana” foi apresentada para o Dr. U. S. Sadana, Professor e Chefe do Departamento de Ciências do Solo, para o Projeto AICRP de Micronutrientes - Projeto de Pesquisa Coordenada em toda a Índia, para o ICAR (Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola) e para a Universidade Agrícola Punjab. O Prêmio Individual de 100.000 rúpias foi apresentado para o Dr. Sadana por Srikant Kumar Jena, Ministro do Estado para Químicos e Fertilizantes do governo da Índia, durante a Cerimônia de Abertura do Seminário Anual da FAI, em 10 de Dezembro de 2012. O prêmio foi instituído pela IZA em 2010, juntamente com a FAI, para aumentar o conhecimento sobre a importância de fertilizantes com zinco. Cerca de 50% dos solos da Índia são deficientes em zinco, cuja projeção para 2025 atinge 63%. Adicionar fertilizantes com zinco a culturas que crescem em solos deficientes em zinco leva ao cultivo de safras mais saudáveis e abundantes, proporcionalmente aumentando a renda dos agricultores e melhorando a saúde de animais e humanos, que dependem das safras como fontes principais de alimentos. “Dr. Sadana e seus associados fizeram um trabalho incrível ao transferir sua tecnologia para o gerenciamento mais eficiente da deficiência em zinco em situações diferentes de solo e de cultura,” disse o Dr. Andrew Green, Diretor da Iniciativa Zinco Nutriente. “Suas pesquisas de indexação do nutriente e mapas de deficiência do zinco, juntamente com os artigos sobre o assunto, entrevistas no

Foto (da esquerda para a direita): Dr. U.S. Sadana (recebedor do prêmio), Sr. R.G. Rajan (Diretor-Geral, FAI), Sr. Srikant Kumar Jena (Ministro do Estado para Químicos e Fertilizantes, Governo da Índia), Sr. S.S. Continua na pág. 4... Nandurdikar (Co-Diretor, FAI) e Sr. Rakesh Kapur (Co-Diretor, FAI).

3


...Continuação da pág. 3

rádio e televisão, palestras no campo, workshops e experimentos ajudaram muito a criar o conhecimento sobre os benefícios do zinco na agricultura”. O primeiro Prêmio IZA-FAI foi apresentado ao AICRP de Micronutrientes, um projeto nacional realizado pelo ICAR. Em 2011, o segundo Prêmio IZA-FAI foi para o Dr. K. P. Patel, Cientista Pesquisador, Projeto Micronutriente (ICAR), da Universidade Agrícola de Anand. Para maiores informações sobre o Prêmio IZA-FAI, entre em contato com Dr. Soumitra Das. Para maiores informações sobre o Seminário Anual da FAI, veja a barra lateral página 3.

Relatório holandês pede maior foco nas questões de deficiência em micronutrientes, inclusive parcerias públicas ou privadas, para prover zinco para crianças, solo e animais Grandes partes de solos agrícolas do mundo são deficientes em minerais, tais como o zinco, limitando a produção de alimentos e levando a doenças causadas por essa deficiência em humanos e animais. Todo ano, estima-se que 800.000 pessoas morrem de doenças causadas pela deficiência em zinco, principalmente em países em desenvolvimento. Em relatório e memorando de recomendação recente para o governo holandês, a Plataforma Holandesa para a Agricultura, Inovação e Sociedade enfatiza o papel principal que os micronutrientes - principalmente o zinco - têm na segurança de alimentos global.3 A Plataforma aconselha que o governo holandês dê prioridade urgente à deficiência do micronutriente em agendas nacionais, europeias e internacionais, principalmente em quatro áreas políticas: matéria-prima, agricultura, desenvolvimento de cooperação e inovação.

zinco em fertilizantes: janeiro 2013

Primeira edição chinesa do boletim Zinco em Fertilizantes A edição de agosto do Boletim Zinco em Fertilizantes foi a primeira a ser traduzida para o chinês, devido ao crescente interesse pelo zinco na agricultura chinesa. As traduções chinesas de material adicional sobre a Iniciativa Nutriente Zinco podem ser encontradas na página da ZNI da China, no website da IZA, no endereço: http://www.zinc.org/ info/zni_china.

Recomendações específicas incluem uma pesquisa mundial sobre a disponibilidade de micronutrientes nos solos, a ser coordenada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e por um programa europeu semelhante à Iniciativa Micronutriente canadense, pública e privada, cujo objetivo é oferecer zinco às crianças de países desenvolvidos, além de visar os solos e os animais.

Fertilizante com zinco promovido em uma demonstração especial e treinamento em Ninxia, na China A IZA e o Centro de Serviço e Extensão Tecnológica Agrícola Nacional da China NATESC - organizaram um programa de treinamento especial para a região noroeste da China para promover o uso de fertilizante com zinco em culturas agrícolas de terras altas em Yinchuan, Ninxia. Mais de 130 pesquisadores agrícolas, profissionais da área e representantes da indústria de fertilizantes compareceram ao treinamento, cujos temas foram questões críticas da nutrição da cultura, tecnologia de fertilizantes e gestão de produção agrícola em terras altas. Dentre os palestrantes estavam Dr. Li Tiesheng, Vice-Diretor Geral da NATESC; Dr. Gao Xiangzhao, Diretor do Departamento de Agricultura, Tecnologia e Conservação de Águas, e Dr. Fan Mingxian, Diretor do ZNI da China, que relatou e demonstrou os últimos desenvolvimentos do projeto, principalmente os resultados impressionantes da pesquisa. Continua na pág. 5... 3. A Plataforma Holandesa para Agricultura, Inovação e Sociedade é um conselho independente do Ministério de Economia, Agricultura e Inovação. A missão da Plataforma é identificar questões sociais em áreas de agricultura, pesca, habitat natural e qualidade de alimentos, relacionando-os à ciência e tecnologia. Para maiores informações acesse www.platformlis.nl.

4


zinco em fertilizantes: janeiro 2013

...Continuação da pág. 4

Os conferencistas também visitaram locais de experiências em Yinchuan, Ninxia, para observar os efeitos de fertilizantes com zinco em produções de arroz e vegetais. Para maiores informações sobre esse evento do programa da IZA na China, contate Dr. Ming Fan.

Fertilizantes com zinco discutidos pela primeira vez em esfera estadual em Chhattisgarh State, Índia INDIA

Chhattisgarh

Colaboradores de longa data, IZA e FAI (Associação de Fertilizantes da Índia) fizeram uma conferência recentemente em Raipur, na Índia, sobre “Zinco nas safras e na saúde humana em Chhattisgarh State”. M. K. Raut, do IAS, Alto Comissário da Secretaria de Produção Agrícola, Departamento de Agricultura do Governo de Chhattisgarh, observou que pela primeira vez os fertilizantes com zinco foram tema em um fórum de esfera estadual. Ele expressou preocupação com o percentual de 42% dos solos do estado de Chhattisgarh serem deficientes em zinco e que a disponibilidade de fertilizantes na época ideal no estado parece ser limitada. Raut falou sobre a falta de atividades de extensão, pedindo a todos os conferencistas do estado que tomem a iniciativa de uma campanha para promover o assunto nos campos agrícolas. Ele também pediu ao vice-chanceler da Universidade Agrícola, em Raipur, para transformar os 20 Centros de Ciência Agrícola (KVKs) em centros de conhecimento para disseminação do treinamento exigido para o zinco aos agricultores do estado, dizendo que os programas sobre zinco deveriam ser incluídos nas reuniões e seminários dos agricultores. Convidado de honra, Dr. S. K. Patil, vice-chanceler da Universidade Agrícola Indira Gandhi, recomendou aos agricultores do estado que apliquem 25 kg ZnSO4 por hectare, sempre que houver deficiência em zinco. Ele também mencionou que na Universidade Agrícola de Raipur o programa de Biofortificação em Zinco foi progredindo com sucesso, com a colaboração do Departamento de Ciência e Tecnologia. Duas linhas genéticas foram identificadas na variedade de arroz ‘Swarna’, com 30 ppm de concentração de zinco nos grãos. Raipur é o único centro do país a identificar essas linhas. A conferência foi vista por aproximadamente 85 participantes, que representavam os Departamentos de Agricultura e Saúde & Bem-estar da Família, Universidades Agrícolas Estaduais, Instituo ICAR, Centros de Ciência Agrícola (KVKs) e a indústria de fertilizantes. Para maiores informações sobre essa conferência ou atividades da ZNI na Índia, contate o Dr. Soumitra Das.

Benefícios do zinco enfatizados em Conferência sobre micronutrientes na Argentina Em Novembro de 2012, a FERTILIZAR e a INTA organizaram a “Jornada Técnica de Micronutrientes” em Pergamino, na Argentina, para promover o uso de micronutrientes, principalmente zinco, nos campos agrícolas da região dos Pampas, na Argentina. O evento atraiu 150 participantes e foi patrocinado pela IZA, LATIZA e pela Produquímica, membro afiliado. A importância do zinco foi enfatizada em todas as apresentações. Dr. Andrew Green apresentou uma visão geral das atividades mundiais Continua na pág. 6... 5


zinco em fertilizantes: janeiro 2013

...Continuação da pág. 5

da Iniciativa Nutriente Zinco e a oportunidade oferecida pelos fertilizantes com zinco para minimizar o impacto da deficiência em zinco nos humanos. João Moraes, Diretor do Programa Brasileiro da ZNI, apresentou uma visão geral das práticas agronômicas para reconhecer a deficiência em zinco nas culturas. A prevalência da deficiência em zinco e seu impacto negativo na soja, milho e plantações de trigo na Argentina foram bem documentados por Gabriel Espósito, da Universidade de Río Cuarto, Gustavo Ferraris, Dr. Hernán Sainz Rozas e Dr. Ricardo Melgar, do INTA. As apresentações incluíram um mapa de uma importante região produtora de grãos da Argentina, em que 50% dos solos são deficientes em zinco. José Francisco da Cunha, da Agroprecisa, apresentou uma visão geral sobre o mercado de fertilizantes no Brasil e sobre a prática brasileira atual de usar soja na cultura principal, e milho na segunda, assim cobrindo o solo para promover a reciclagem de nutrientes na matéria orgânica. Para maiores informações sobre essa conferência ou sobre as atividades da ZNI na América do sul, contate João Moraes, Diretor da ZNI no Brasil.

Importância do Zinco em cultivos e pessoas é reforçada durante a FertBio 2012 Mais de 2.500 pessoas de instituições nacionais e internacionais se reuniram para a FertBio 2012, organizada pela Universidade Federal de Algoas e promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Muitas palestras e trabalhos discutiram o papel do zinco em plantas e humanos, incluindo o Dr. José Oswaldo Siqueira, do Instituto Tecnológico Vale, quem reforçou a importância do zinco, e também o Dr. Estêvão Vicari Mellis, do IAC, que demonstrou incrementos significativos de até 18% na produtividade da cana-de-açúcar em seus experimentos com doses e fontes de zinco. Para maiores informações spbre essa conferência ou as atividades da ZNI na América Latina, favor contatar Joao Moraes, Diretor, ZNI-Brasil.

Plant and Soil publica edição especial sobre zinco

Artigos do 3o. Simpósio Internacional de Zinco agora disponíveis para download Plant and Soil, uma revista internacional líder na área das relações entre plantação e solo, lançou uma edição especial sobre zinco em Novembro de 2012, contendo 23 artigos originais relacionados ao zinco, a maioria apresentados no 3o. Simpósio Internacional de Zinco, em outubro de 2011. “Recomendo essa Edição Especial sobre zinco para aqueles que se interessam pela pesquisa sobre o zinco em nível agronômico, produção de safras, fisiologia da cultura, biologia molecular, meioambiente e nutrição humana. Ela contém discussões muito valiosas, conclusões e resenhas de obras sobre zinco”, disse Dr. Ismail Cakmak, Presidente do Simpósio. Dentre os artigos dessa edição estão: “Envelhecimento do zinco em solos muito desgastados ricos em ferro”, “Biofortificação do trigo com zinco pela fertilização com zinco em sete países”, “Biofortificação com zinco do grão de trigo pela aplicação de lamas de depuração”, e “Mecanismos moleculares de absorção e translocação de zinco no arroz” Plant and Soil é uma publicação vinculada à Royal Netherlands Society of Agricultural Science. Para ler ou fazer o download da Edição Especial sobre Zinco da Plant and Soil, visite o site: http://link.springer.com/journal/11104/361/1/page/1.

ZNI dá boasvindas aos novos membros associados:

Fundada em 2007, a Kronos Micronutrients está localizada na região central do estado de Washington nos Estados Unidos. A Kronos Micronutrients fabrica produtos com sulfato de zinco líquido e monohidrato de sulfato de zinco pó. Além de sua fábrica no estado de Washington, a Kronos Micronutrients possui armazéns em Dakota do Norte e Nebraska. Para maiores informações sobre a Kronos Micronutrients, visite: www. kronosmicronutrients. com.

6


zinco em fertilizantes: janeiro 2013

País em destaque: Um olhar sobre a deficiência em zinco ao redor do mundo.

Bangladesh

• Na Ásia, Bangladesh é #1 no percentual da população em risco por deficiência em zinco (54,8%).1 • Bangladesh é também #1 na ocorrência de atrofias na população (50,4%).1 • 93% dos solos de Bangladesh possuem algum tipo de deficiência em zinco – um terço dos solos é altamente deficiente em zinco.2 • A deficiência em zinco dos solos afeta o arroz e o trigo. Alguns estudos em Bangladesh revelaram a possibilidade de baixas concentrações de zinco em uma grande variedade de alimentos e comidas para animais: frutas, legumes, verduras, grãos, pastos e comidas animais.3 • Atualmente, a IZA juntou-se a um projeto em andamento em Bangladesh com o IFDC – Centro Internacional para Desenvolvimento de Fertilizantes, a fim de testar e avaliar o uso da nova tecnologia de fertilizantes com zinco e ureia para melhorar a absorção de zinco nas safras. 1. IZiNCG, 2004 2. Bangladesh Agricultural Research Council (BARC): 2005 3. Alloway, B. Zinc in Soils and Crop Nutrition. 2008

Agenda de eventos: Conferência de Zn e ZnO 2013, Cancun, México, de 24 a 26 de Fevereiro de 2013

A International Zinc Conference 2013 é o melhor evento do ano, apresentando as novidades e desafios industriais. Em conjunto, haverá a International Zinc Oxide Industry Conference 2013, que oferecerá a oportunidade única de aprender sobre novas pesquisas e inovações do mercado. Ambas as conferências são excelentes oportunidades para construir relações de negócios e networking com colegas. Inscrições abertas. Para maiores informações, visite: http://www.zinc. org/about/zn_zno_conference. Zinco em Fertilizantes é um informativo publicado pela Associação Internacional do Zinco (IZA). uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, Bélgica. A IZA inaugurou a Iniciativa Nutriente Zinco (ZNI) em resposta ao problema crítico causado pela deficiência de zinco nos solos, cultivos e pessoas.Para maiores informações, favor visitar http://www.zinc.org/info/zni_brazil. Diretor, ZNI-Brasil: João Moraes. ©2012 International Zinc Association.

7

Zinco em Fertilizantes, Jan 2013  

The Zinc in Fertilizers Newsletter in Portuguese

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you