
7 minute read
Clubes em ação Pág
CLUBES EM AÇÃO
RC DE MONTES CLAROS - CURSO DE SECRETÁRIA DO LAR
Advertisement
Em outubro, mês do Desenvolvimento Econômico e Comunitário, celebramos nosso progresso e compromisso em ajudar a desenvolver economias locais. O Rotary Club de Montes Claros, em parceria com a Divina Providência, ofereceu o curso de Secretária do Lar para oito mulheres, escolhidas através da Instituição Paula Elizabeth, com o objetivo de capacitá-las e conseguir inseri-las no Mercado de Trabalho. Segundo Glycéia Leão, “estamos incentivando o crescimento e desenvolvimento da economia e ajudando as comunidades. Através deste Projeto, buscamos dar dignidade a estas famílias, visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que nos incentivam a erradicar a pobreza, capacitar as mulheres e criar parcerias globais para o desenvolvimento e sustentabilidade”.

RC DE SÃO GOTARDO - BANCO DE ÓCULOS
Em mais uma grande prestação de serviços à comunidade o Rotary Club de São Gotardo, através do recém implantado Banco de Óculos Solidário, Projeto Imagine Uma Boa Visão, inicia suas ações beneficiando crianças com idade até 7 anos, que apresentam dificuldade visual. As 10 primeiras beneficiadas pelo projeto receberam óculos e consulta subsidiados pelo Rotary, em parceria com profissionais e empresas do município de São Gotardo. A primeira fase atendeu crianças que pertencem a grupos familiares com renda per capta de um quarto do salário mínimo e que tenham dificuldades de aprendizado, em virtude de problemas de visão detectadas pelas escolas (Secretária Municipal de Educação). A segunda etapa já está em andamento, com mais 10 crianças em fase de marcação de consulta. “Temos consciência de que com muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, contando o apoio da comunidade, o Projeto Banco de Óculos Solidário a cada dia se destaca mais e mais, em virtude de sua importância na transformação da vida daqueles que são atendidos”, disse a Presidente do RC de São Gotardo, ano rotário 2022-2023, Josiane Karla Ribeiro de Camargos .


CLUBES EM AÇÃO
RC DE BOM DESPACHO RC DE CAMPOS ALTOS
O Rotary Club de Bom Despacho está desenvolvendo um projeto de cercamento da mata do sétimo batalhão da região e que possui 38 hectares de floresta densa com duas nascentes d’água e várias espécies de animais e pássaros silvestres. A área será totalmente cercada por uma empresa já contratada. No mês de outubro, o Rotary Club de Campos Altos realizou a entrega de cobertores para a Santa Casa de Misericórdia de Campos Altos e promoveu, no Dia das Crianças, lanches e brincadeiras para 150 crianças da Creche Municipal Olavo Iliodonio.




A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis recebeu a doação de 10 cadeiras de rodas realizada pelo Rotary Club BH Novas Gerações e Rotary E-club Estrada Real.


CLUBES EM AÇÃO
RC DE PATOS DE MINAS
O Rotary Club de Patos de Minas, em parceria com empresários e outras entidades, anunciou a doação de uma torre de vídeo-laparoscopia para a Santa Casa de Misericórdia. A compra já foi feita e é questão de tempo até que ele esteja instalado e pronto para o uso. Segundo a médica e rotariana Amélia Maria Mota, “a aquisição do equipamento será um marco na história da Santa Casa de Misericórdia, porque quase 100% das cirurgias são feitas por vídeo-laparoscopia e na Santa Casa ainda não havia este serviço”.

RC DE CONTAGEM
O grupo de resgate voluntário Anjos do Asfalto/ MG ministrou o curso de atendimento básico de primeiros socorros para os membros do Rotary. Participaram os clubes de Rotary, Rotaract e Interact de Contagem. Todos tiveram a oportunidade de conhecer informações que SALVAM VIDAS!!!


RC DE CAPITÃO ENÉAS
Em parceria com a prefeitura, o Interact e a Casa da Amizade, o Rotary Club Capitão Enéas comemorou os 52 anos de sua fundação com o projeto de plantio de 52 árvores. As mudas foram doadas pela RIMA Industrial S/A e, durante o plantio, os rotarianos buscaram padrinhos para as árvores plantadas, como uma garantia ao crescimento de cada uma delas.


RC DE MONTES CLAROS LIBERDADE

Festa da Criança promovida pelo Rotary Club de Montes Claros Liberdade.

Casa da Amizade - RC de Buritizeiro
Casa da Amizade - RC de Patos de Minas Campanha da Casa da Amizade de Buritizeiro



Casa da Amizade - Patos de Minas Guaratinga

Casa da Amizade - RC de Patos de Minas Paranaíba Casa da Amizade - RC de Lagoa Formosa



Doação de fraldas geriátricas
A Casa da Amizade do Rotary Club de Lagoa Formosa faz doações mensais de fraldas geriátricas à Casa de Repouso Olien José do Nascimento (Criolo do Quim) e a outros usuários acamados ou com alguma deficiência. Essa iniciativa conta com parcerias de pessoas físicas e jurídicas, além de recursos da própria Casa da Amizade e que são adquiridos por meio da realização de bazares e outros eventos.

CRÔNICA
O livro MOMENTOS, de Luiz de Paula, é amor e flor da natureza. Em Várzea da Palma, nas beiras do Guaicuí, em Montes Claros, ou em qualquer parte do mundo. Um livro realmente bom, mesmo que em leitura ligeira. Prosa e poesia de verdade, na seca ou nas chuvas. Tem quer ser, porque o autor foi batizado duas vezes, uma pelo ferreiro Bertolino, outra pelo padre da desobriga, e, por isso, virou poeta. MOMENTOS é livro desafio, trabalho em espanto de vida, aceitação de mistério. Suas páginas foram escritas em áureo e doce dealbar de músicas e de sonhos. Tudo plural: douradas iluminuras nas capas e, no interior, coloridos entre o branco e o preto, tudo bem serenado em universo de ideias. Um luxo!
Como disse o próprio Luiz de Paula, textos e pretextos de MOMENTOS nasceram como brotos das chuvas de São Miguel, multifacetada confissão entre o sacro e profano. Todo broto de vegetação foi visto em lupa de saudades. Visíveis encanto e filosofia, memória poética e pinceladas de vida. Tudo pintura com acenos de ser em tudo fiel às origens. Escrivão de sonhos, menestrel de doces lembranças, Luiz é compositor de ritmos, sem direito a esquecimento. Que tenham registros os currais de gado, os caminhos entre veredas, os bois de cem oitavas, a arte de navegar e fazer telhas, Imortalizem-se os bandeirantes, os vaqueiros, as partes da cozinheira ladina... Imortalizem-se a grandeza das pequenas coisas e os mínimos pedaços de espaço-tempo. cas, Neco Meireles, oficial abridor de cisternas, a parteira Siá Clara! Todo respeito para a professora Júlia, sessentona, de régua e tabuada, todo respeito para a rezadeira Regina, sacerdotisa de benzeduras para cura de um tudo, palavras e gestos seus como que tirando doença com a mão. Carinhoso desfilar de antigas profissões, com toda a certeza de que o tempo não atravessa duas vezes o mesmo rio.
MOMENTOS é o registro fiel de um maravilhoso tempo de pura ternura, trato vivencial de gente parceira de Deus. Só podia ser escrito por Luiz de Paula Ferreira, autor de Montes Claros Vovó Centenária, garimpador do ouro mais puro. Declaro-me feliz, muito feliz, e sinto-me identificado com o Vale do São Francisco, por estar manuscritando estas mal traçadas linhas numa mesinha da Estação das Docas, em Belém do Pará, de onde contemplo as infindáveis águas da Amazônia e sinto uma imensa saudade das planícies e dos claros montes de Minas Gerais, território dos nosso querido Distrito 4760.
Por Wanderlino Arruda
